daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Projectos e construção > Norte

Norte Minho, Douro e Trás-os-Montes

Closed Thread

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old January 25th, 2009, 12:10 AM   #21
Karlussantus
Registered User

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by Daniel_Portugal View Post
LOL... pra ti eh tudo continuidades... nunca ha o factor rede, movimentos pendulares.

entao o quadrilatero pura e simplesmente não pode existir sob os teus padrões.

a AMP vai chegar aos 2milhoes quer queiras quer não. Podes "não ceder a tua Braga" para uma grande metrópole policêntrica de 3milhoes.... mas as tuas teorias não vão fazer com que a AMP deixe de ter 2milhões. Está para breve

anti-portuense duma figa... realmente este país é um atraso de vida. e querem um norte forte na aldeia XPTO tambem estão a discutir neste momento o centralismo bracarense LOL! isto eh cada aldeia com a sua super centralidade, quando partilhamos a zona mais densamente povoada deste país, e uma das zonas mais populosas da União Europeia. Vocês com essa treta toda de independentismo do Porto numa grande área... a unica coisa que conseguem eh ser pequenos.

E já agora: eu nao disse que a AMP sao os concelhos que citei. disse que o conjunto dos concelhos que citei, fazem a tal mancha de 2milhoes com densidade 1100, independentemente da area administrativa de onde estão.
"anti-portuense duma figa..."

Chama-lhe o que quiseres, na minha opinião estaria a ser anti portuense se dissesse que não é grande Porto, mas sim um conjunto de cidades onde Gaia tem a tendencia para ser a maior!!

O "Grande Porto" a rede urbana nitidamente centrada no Porto são os 6 concelhos. Todos os restantes não têm os 25% da população ligados ao concelho do Porto...

A AM Porto que orbita em torno do Porto ronda o 1M de habitantes, o resto é inflação...

O Norte Litoral sempre foi mais povoado que o resto do país, e o Porto sempre foi a maior cidade. Agora existe esta febre de anexarem tudo, e não de construirem um Norte policentrico... Porque da forma que os fundos comunitários estão a ser aplicados, e da forma que a AMP funciona, não é certamente para construirem um Norte policentrico. Mas sim um Norte apenas centrado no Porto.

P.S. Já agora mostra lá os movimentos pendulares que demonstrem a metropole de 2 a 3M que falas...

Last edited by Karlussantus; January 25th, 2009 at 12:19 AM.
Karlussantus no está en línea  

Sponsored Links

Old January 25th, 2009, 12:23 AM   #22
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

Não é nada... isso é o que tu julgas ser, pelo simples facto de haver uma multiplicidade de grandes investimentos estatais e privados no Porto, quando na verdade, esses investimentos são investimentos que já deveriam ter sido feitos há muito tempo, e que são perfeitamente plausíveis para a dimensão da zona. Há uma certa centralidade no Porto, é certo. Mas é uma centralidade saudável. Só a nível do aeroporto, e de grandes investimentos internacionais no que toca a lojas e tal. Há uma rede funcional entre o Porto e as cidades em redor dele, quer nas autoestradas, quer nos comboios urbanos.

Quanto à anexação, o que dizes não podia ser mais longe da verdade, uma vez que são os próprios concelhos que pedem permissão de entrada, e não a AMP que os suga sem que eles queiram. A AMP nem sequer propõe que eles entrem. Eles pedem, e a AMP aceita ou não. É assim que tem acontecido desde 2001, quando a AMP deixou de ser apenas o Grande Porto.

E mais uma vez digo: tu afirmas que é errada uma certa união por não ser tudo 100% Porto. Mas foda-se, o mesmo não dizes para o quadrilátero Bracarense, com quase metade da densidade (600) da "tal união Porto 2milhões/1100densidade". É como te digo, a grande metrópole policêntrica de 3milhões, depende da postura de Braga. Já a metrópole macrocéfila de mais de 2milhões não. E acho que não faz o minimo sentido qualquer Bracarense ir contra a metrópole de 2milhões, quando ela própria propõe um quadrilátero muitíssimo menos denso. Enxerga-te um pouco! Não tenhas nojo do Porto só porque sim... o Porto tem desempenhado um papel importantíssimo para a futura regionalização, para o investimento de fundos em toda a região Norte. O Porto tem desenvolvido parcerias científicas e não só com Braga e não só, criando um super cluster a nível nacional e com muita representatividade internacional. O Porto tem aumentado a sua rede de autoestradas, ligando-as a imensas zonas até 50km de distância... oferecendo a todas essas zonas melhor mobilidade e proximidade, nomeadamente ao aeroporto e à A1. etc. Nenhum portuense é anti-Braga. nenhum portuense quer mal para Braga. Vê a postura dos portuenses deste fórum, nos threads com projectos para Braga. Todos ficamos contentes, todos queremos o melhor. E queremos também, uma união saudável.
Old January 25th, 2009, 12:25 AM   #23
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

E sinceramente... não tenho muito mais a dizer sobre este assunto, e para este thread.

Até porque se está a repetir exactamente a mesma conversa que tivemos há dias. E isso é desnecessário.

Aliás, quanto este assunto, ao que parece, já tu sabes a minha opinião e já eu sei a tua, pelo que não vale a pena entrar mais em desacordo. Só quero que fiques ciente de que ninguém do Porto está contra Braga. Já o contrário não se pode dizer. Felizmente não é toda a gente. Por exemplo na defesa do Sá Carneiro, muitas foram as vozes bracarenses que se levantaram. E também sobre a regionalização, nas conferências do Porto. Nós estamos unidos, embora tu queiras que não.
Old January 25th, 2009, 12:40 AM   #24
Karlussantus
Registered User

Quote:
Não é nada... isso é o que tu julgas ser, pelo simples facto de haver uma multiplicidade de grandes investimentos estatais e privados no Porto, quando na verdade, esses investimentos são investimentos que já deveriam ter sido feitos há muito tempo, e que são perfeitamente plausíveis para a dimensão da zona. Há uma certa centralidade no Porto, é certo. Mas é uma centralidade saudável. Só a nível do aeroporto, e de grandes investimentos internacionais no que toca a lojas e tal. Há uma rede funcional entre o Porto e as cidades em redor dele, quer nas autoestradas, quer nos comboios urbanos.

Quanto à anexação, o que dizes não podia ser mais longe da verdade, uma vez que são os próprios concelhos que pedem permissão de entrada, e não a AMP que os suga sem que eles queiram. A AMP nem sequer propõe que eles entrem. Eles pedem, e a AMP aceita ou não. É assim que tem acontecido desde 2001, quando a AMP deixou de ser apenas o Grande Porto.

E mais uma vez digo: tu afirmas que é errada uma certa união por não ser tudo 100% Porto. Mas foda-se, o mesmo não dizes para o quadrilátero Bracarense, com quase metade da densidade (600) da "tal união Porto 2milhões/1100densidade". É como te digo, a grande metrópole policêntrica de 3milhões, depende da postura de Braga. Já a metrópole macrocéfila de mais de 2milhões não. E acho que não faz o minimo sentido qualquer Bracarense ir contra a metrópole de 2milhões, quando ela própria propõe um quadrilátero muitíssimo menos denso. Enxerga-te um pouco! Não tenhas nojo do Porto só porque sim... o Porto tem desempenhado um papel importantíssimo para a futura regionalização, para o investimento de fundos em toda a região Norte. O Porto tem desenvolvido parcerias científicas e não só com Braga e não só, criando um super cluster a nível nacional e com muita representatividade internacional. O Porto tem aumentado a sua rede de autoestradas, ligando-as a imensas zonas até 50km de distância... oferecendo a todas essas zonas melhor mobilidade e proximidade, nomeadamente ao aeroporto e à A1. etc. Nenhum portuense é anti-Braga. nenhum portuense quer mal para Braga. Vê a postura dos portuenses deste fórum, nos threads com projectos para Braga. Todos ficamos contentes, todos queremos o melhor. E queremos também, uma união saudável.
Eu compreendo que alguns estejam de boa fé, mas depois o que vemos são 2 AE paralelas entre o Porto e o sul da AMP, com uma distancia de 100 a 500 metros uma da outra, sem edificios no meio, e para o Distrito de Braga, Viana do Castelo e Bragança, temos o IC Braga-Monção e o Braga-Chaves metidos na carteira. Temos a linha ferroviária de 6 estações e 6km que seria a espinha dorsal dos já esgotados Transportes Urbanos de Braga, metida na carteira, e temos uma Linha Porto-Trofa com cerca de 12km e 9 estações anunciada. Entre centralizações do Turismo, etc...
Quando observamos os valores globais do PIDDAC nos ultimos 10 anos e observamos os valores dos fundos comunitários(distribuidos na CCDR-norte sedeada no Porto) de 2000 a 2006, vemos nitidamente que há um norte e o restante norte.

E já antevemos o que será a regionalização... se os restantes municipios não lutarem melhor pelo seu espaço.
Old January 25th, 2009, 12:43 AM   #25
Karlussantus
Registered User

Quote:
E sinceramente... não tenho muito mais a dizer sobre este assunto, e para este thread.

Até porque se está a repetir exactamente a mesma conversa que tivemos há dias. E isso é desnecessário.

Aliás, quanto este assunto, ao que parece, já tu sabes a minha opinião e já eu sei a tua, pelo que não vale a pena entrar mais em desacordo. Só quero que fiques ciente de que ninguém do Porto está contra Braga. Já o contrário não se pode dizer. Felizmente não é toda a gente. Por exemplo na defesa do Sá Carneiro, muitas foram as vozes bracarenses que se levantaram. E também sobre a regionalização, nas conferências do Porto. Nós estamos unidos, embora tu queiras que não.
O Sá Carneiro como já disse para mim é um erro continuar a investir nele... uma pista... com capacidade máxima de 15M, se querem servir os tais 6M parece-me manifestamente pequeno...

Seria preferível pensarem entre 2020 a 2030 numa nova localização e libertarem aquele espaço para zona a urbanizar.

Entre a Povoa-Esposende-Barcelos seria a melhor localização, pelas infraestruturas rodoviárias que já existem, pela melhor localização, e pela muito maior capacidade de expansão futura.
Old January 25th, 2009, 12:52 AM   #26
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

É como digo amigo.

Há duas hipóteses no contexto da regionalização.

1. Uma metrópole policêntrica de 3,4 milhões de habitantes, com distribuição calibrada de poder de decisão e investimento de dinheiro, consoante a população.

2. Um cenário em que cada um quer ter a sua centralidade, no qual teremos um Porto com mais de 2milhões, uma Braga com 600mil, (e outras micro-areas). Onde a segunda, apesar de ter muito peso, ficará colocada em segundo plano e não terá a visibilidade face ao seu tamanho, por estar ao lado de outra maior totalmente colada.

Agora, se pensas que a metrópole policêntrica é uma estratégia unicamente Pro-Porto, então pá, faz o que quiseres. Mas acredita que seria bom para todos, passarmos a ser oficialmente uma das dez maiores áreas metropolitanas da União Europeia. Com a desagregação, teremos uma Braga praticamente inexistente em contextos europeus (porque além de ser pequena nesse mesmo contexto, está ao lado da tal maior que irá levar com uma boa dose de investimentos por parte de outrem), e um Porto mais fraco, que apesar de estar "no mapa", não será tão forte quanto poderia ser.

Eu não sou de frases feitas, mas lá que a união faz a força, sem dúvida. Vês-me triste com o Instituto de Nanotecnologia de Braga? Com o Mega Investimento para a zona de Viana? Com os grandes investimentos turísticos na zona do Douro? Sinceramente, achas que estou a pensar "hey.. deveria ser no Porto!". Não, podes ter a certeza que não. Fico contentíssimo, uma vez que esta zona é extremamente populosa, e o Porto sozinho tem sérias dificuldades para meter toda a região em níveis médios satisfatórios. Quero o melhor para este grande arco policêntrico e denso, e não quero minimamente que Braga se subjogue ao Porto. Agora uma coisa é certa, com Braga a tentar lutar contra o Porto, não me parece que haja um futuro muito risonho para Braga. Até porque convenhamos, não há a mínima razão para que isso aconteça. A mim ninguém me tira a ideia de que esta metrópole policêntrica deveria ser controlada numa escala 2/1. O Porto e área envolvente ficaria com o dobro dos investimentos feitos em Braga, e teria o dobro do poder de decisão. Face às dimensões de cada uma isto era excelente para Braga. Com uma Braga isolada, esta terá bem menos poder e muito provavelmente dinheiro lá investido.
Old January 25th, 2009, 01:27 AM   #27
Portvscalem
a revolta da francesinha

Portvscalem's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Karlussantus View Post
Concordo contigo, mas há nitidamente um aproveitamento do Porto do restante norte.

O "Grande Porto" na realidade tem cerca de 1M, e ouvimos vezes sem conta, através da inclusão de outras áreas, falar de um Grande Porto de 2M e 3M, mas na realidade a população que gira em torno do Porto concelho rondará os 500 a 600 habitantes, e os restantes trabalham noutros concelhos...
Por exemplo enquanto o concelho do Porto tem cerca de 120.000 empregos, o de Lisboa tem 390.000 e o de Braga tem 60.000.

A sucessiva centralização que tem vindo a ocorrer, e com a tendência politica que se observa, é obvio que Braga e as restantes cidades do Minho têm que se unir, e lutar para ocuparem um lugar digno, num norte policentrico.

É apenas isso... Distrito de Braga e o Minho não são arredores do Grande Porto, mas têm que funcionar juntamente com ele num Litoral Norte que se quer realmente policentrico.

Lá está a sucessiva tentativa de irem anexando partes do Distrito de Braga. E a separação em Vale do Cávado e Vale do Ave, só demonstra isso mesmo.

O quadrilatero tem 600.000 habitantes (Braga, Guimarães, Barcelos, Famalicão) e o Porto concelho que o Mesquita se refere tem 220.000. Mas em termos de população a diferença entre os dois concelhos é pequena, a grande diferença está no resto.
E o quadrilatero pretende ser o inicio de uma GAMM, que foi entertanto dissolvida pelas "forças ocultas".

O Grande Porto NUTS tem 1,2M de habitantes. O real Grande Porto tem 1M, e se lhe começam a adicionar distrito de Braga, distrito de Aveiro é que chegam aos 2M.

Para mim o "Grande Porto cidade" é o concelho do Porto e grande parte de Matosinhos, Gaia, Gondomar, Maia, Valongo(Ermesinde).

Quando se aplica o que o Portvscalem referiu, "não os podes vencer, junta-te a eles....", temos concelhos como a Trofa e Santo Tirso, que estão inseridos na zona urbana do Vale do Ave, a juntarem-se à AMP, e a receberem de prendinha uma linha de metro, para "meia duzia de utentes"... e depois fica tudo chocado quando em Braga se fala num Metro/Linha Ferroviária com 6 estações, com um potencial numero de utentes muito superior.

É este o Norte policentrico que vamos ter...
Tu és sensato.

Obviamente o Quadrilátero não tem potencial de internacionalização. Quando chegarem ao quadirlátero de avião, os "internacionais" vão ler "bem vindos ao aeroporto do Porto", quando lerem as revistas turísticas lerão "Porto e Norte de Portugal, uma região a descobrir", ou algo parecido. Braga igualmente não é grande referência numa vasta região, pois leva logo com o Porto a Sul, e Vigo a Norte, e olhando para o interior, a maior referência é sem dúvida o Porto. E o Porto possui um estatuto de referência mesmo num contexto ibérico, se bem que fragilizado. Com isto quero apenas dizer que o factor "internacionalização", não parece ter grande potencial para o quadrilátero... e olhem que para o Governo aceitar o próprio Porto como zona de internacionalização, já foi uma bela conquista, pois dantes a única plataforma de Portugal para o mundo era Lisboa....

Mas o que eu verdadeiramente queria dizer Karluss, é que discordo quando dizes o "verdadeiro Grande Porto"... parece que estás a falar numa Area Metropolitana Real... Mas esse verdadeiro grande Porto, mais se assimila a uma Cidade Real, sendo que esta cidade real, tem os seus próprios subúrbios, e cidades satélite.

ou seja, a primeira coroa metropolitana do "verdadeiro Porto", começa na Trofa, Vila do Conde, ou Sta Maria da Feira e Espinho.

É algo no mesma categoria da cidade de braga, ou esticando um pouco a coisa, do municipio de braga. Não tem paralelismo com o quadrilátero. Com o quadrilátero, talvez tenha paralelismo a actual AMP. Sendo que as fronteiras entre ambos não são sequer claras...

Já agora, "Grande Porto" parece-me um conceito sem grande potencial de futuro. É mais um referência estatística...

Portanto, discordo do uso do "grande", chama-lhe Porto....

De resto creio que estamos de acordo. como antes disse, és sensato, e percebes que o Porto é para Braga uma janela de oportunidades.
Portvscalem no está en línea  
Old January 25th, 2009, 01:31 AM   #28
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

Eu acho mais que ele acha que nós vemos Braga como uma janela de oportunidades para nos afirmarmos como uma das 10 maiores metrópoles da União num curto prazo.

Essa seria a vantagem principal para o Porto, fruto desta união. As vantagens de Braga é que ESTA TAMBÉM faria parte dessa metrópole, e iria deter um poder político grande sobre esta. Não ia estar ao nível do Porto? Não... mas também não estará se se quiser isolar.
Old January 25th, 2009, 01:35 AM   #29
costa
Registered User

costa's Avatar

Likes (Received): 34

Já existe outro Quadrilátero?
costa no está en línea  
Old January 25th, 2009, 01:42 AM   #30
Portvscalem
a revolta da francesinha

Portvscalem's Avatar

Quanto á questão de "emprego" e de "orbitar à volta do "Porto", a ideia de cidade mais abrangente contraria logo isso.

Podes dizer que o municipio do Porto é centro de emprego, e matosinhos, maia, gaia, etc, são dormitórios.

Mas tb podes dizer que a baixa e a boavista são centros de emprego, e que campanhã e nevogilde são dormitórios, e que o centro de gaia é centro de emprego, e ermesinde dormitório, mas em contrapartida matosinhos é centro de emprego, assim como a senhora da hora, mas perafita já é dormitório.

Ou seja, a noção do municipio do Porto como centro de emprego, é irreal. O Porto é uma cidade muito mais vasta, com vários centros, e várias zonas residenciais. e os movimentos pendulares, são para esses centros distribuidos pela "cidade", oriundos de dentro da própria cidade ( com mais de 900.000 habitantes, logo com muita gente a empregar), ou de fora, restante AMP, e não só....

Quem diz trabalhar tb diz fazer compras, ou estudar ( e o Porto tem faculdades fora do municipio). Serralves, por exemplo, até quer fazer um pólo na senhora da hora.

Para analisar o Porto enquanto uma cidade mais vasta, é preciso, obrigatóriamente, deixar de parte a ideia mental do municipio. Eu na minha proposta dde um novo porto, fiz uma divisão em bairros, e a maioria dos bairros são freguesias de municipios diferentes.

É uma forma de olhar o Porto distinta, como tu olhas para o municipio de braga, ou guimarães. E a minha proposta, tinha a mesma area que o municipio de guimarães. Não é uma "região", ou area metropolitana... é um municipio comum em area. Só que muitíssimo mais povoado.

Ninguém chama ao municipio de Braga "Grande Braga". Acho que podia ter dito só esta última, que chegava... e tb não quero divagar mais, que este post, foi complementar o outro, mas já sai em off-topic.
Old January 25th, 2009, 01:43 AM   #31
Portvscalem
a revolta da francesinha

Portvscalem's Avatar

Quote:
Eu acho mais que ele acha que nós vemos Braga como uma janela de oportunidades para nos afirmarmos como uma das 10 maiores metrópoles da União num curto prazo.

Essa seria a vantagem principal para o Porto, fruto desta união. As vantagens de Braga é que ESTA TAMBÉM faria parte dessa metrópole, e iria deter um poder político grande sobre esta. Não ia estar ao nível do Porto? Não... mas também não estará se se quiser isolar.
10 não é de certeza....
Old January 25th, 2009, 01:55 AM   #32
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

Pois não. Era 15ª
Old January 25th, 2009, 01:58 AM   #33
mister B
Registered User

mister B's Avatar

Olha!!! as marias alucinadas voltaram ao ataque!!!
impressionante, ja a algumas horas nao atacavam, estava a ficar preocupado....
Old January 25th, 2009, 02:03 AM   #34
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

Old January 25th, 2009, 02:18 AM   #35
Portvscalem
a revolta da francesinha

Portvscalem's Avatar

Quote:
Originally Posted by mister B View Post
Olha!!! as marias alucinadas voltaram ao ataque!!!
impressionante, ja a algumas horas nao atacavam, estava a ficar preocupado....
Honestamente, acho que é ao contrário. Mas só nestes pontos concretos, que de resto é só alucinação...
Old January 25th, 2009, 02:36 AM   #36
alentejolover
Cidade-Museu

alentejolover's Avatar

Likes (Received): 180

Anexar Anexar Anexar Anexar Anexar Anexar Anexar Anexar Anexar Anexar Anexar...An..exa..r....An...e...x...ar

/
alentejolover no está en línea  
Old January 25th, 2009, 06:56 PM   #37
Degolador
Registered User

Só gostava de saber o que andaram a beber para verem Famalicão na AMP. Deve ser mesmo forte...
Degolador no está en línea  
Old January 25th, 2009, 07:32 PM   #38
A_Voz_Da_Figueira
e de Portugal no geral

DPT, tu não estás a adicionar os concelhos com mais relações com o Porto, mas os que têm mais população...
Old January 26th, 2009, 01:34 AM   #39
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Likes (Received): 43

O Quadrilátero Braga-Barcelos-Famalicão-Guimarães já existe oficialmente.
Inclusivé, ganharam a candidatura ao Polis XXI, no âmbito do programa "Redes de Cidades".

"O projecto Quadrilátero emerge da nova Política de Cidades POLIS XXI, na sua linha “Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação”. Pretende projectar internacionalmente a rede urbana constituída pelas cidades de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães, e promovê-la como a terceira concentração urbana e de conhecimento do País." fonte: www.quadrilatero.org

Para mais informações, vejam AQUI o site oficial do Quadrilátero.
Miguel_Arq no está en línea  
Old January 26th, 2009, 01:42 AM   #40
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Likes (Received): 43

Famalicão é mesmo importante, andam os Portuenses e os Bracarenses a lutar pela adesão deste Município à sua Região!
Nem Braga nem Porto, Famalicão a metrópole!

Miguel_Arq no está en línea  

Closed Thread

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules