daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Outros Temas > Além-Fronteiras / Around The World

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old January 29th, 2009, 11:48 AM   #1
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 29

Bairro de Itaquera, na periferia de São Paulo!

Olá amigos portugueses! Gostaria de mostrar-lhes um bairro da periferia de São Paulo: Itaquera.

O bairro fica no extremo da zona leste da cidade de São Paulo a cerca de 18 km de distância do centro e é bastante populoso e diversificado.

Fiz o passeio há poucos dias atrás e honestamente eu também não conhecia o lugar. Achei-o interessante por desmistificar a idéia de que lugares pobres em São Paulo sejam apenas favelas e lugares não urbanizados.

Espero que gostem!

Um Pouco da história do lugar
Colonização

Em Itaquera por volta de 1620, apareceram as primeiras referências a "Roça Itaquera", localizada nas proximidades da Aldeia de São Miguel. No final do século 17 aregião passou a ser citada como povoamento de São Miguel, no fim do século 18, como território da freguesia da Penha e por último como bairro do distrito de São Miguel Paulista. Em 1920 passou a ser um "Distrito Autônomo".

Desenvolvimento

O desenvolvimento do distrito foi em grande parte sob a forma clássica de loteamentos e vilas. Em 1837 somente existiam duas fazendas: Fazenda Caguaçú e a fazenda do Dr. Rodrigo Pereira Barreto, também conhecida como Sítio Caguaçu.

Após 14 anos as fazendas foram divididas em lotes e foram vendidas, os compradores fizeram casas no local e ergueram uma capela em louvor a Santa Ana, surgindo assim a Vila Santana. A Fazenda Caguaçú foi vendida a Companhia Pastoril e Agricola, esta fazenda era delimitada aproximadamente pelo Rio Jacu de um lado, pela linha do trem de outro, pelo Rio Aricanduva de outro, abarcava as áreas que hoje são conhecidas como Vila Carmosina, Colonia Japonesa, Jardim do Carmo e Parque do Carmo. O primeiro "loteamento" ocorrido na região foi na no Sitio Caaguassu, que foi dividido em lotes de 10 mil metros cada um, sendo vendido para area de veraneio e chacaras para pessoas pessoas como Sabbado D'Angelo (empresário conhecido na região) Famili Baumann, e politicos como David Domingos Ferreira e Dr. Alvaro de Mendonça. Posteriormente a Companhia Pastoril e Agricola vendeu parte da Fazenda Caaguassu para o Sr. Oscar Americano (área do Jardim e do Parque do Carmo) Fez um loteamento de cunho popular e urbano plenamente planejado (um dos primeiros da Zona Leste de São Paulo) no que hoje conhecemos como Vila Carmosina, e fez loteamentos de cunho rural, na área hoje conhecida como Colonia Japonesa. Assim Itaquera passou a ser povoada, em ritmo acelerado.

01

02

03 Aquilo em vermelo ao fundo que parece ser outra estação é o pátio do metrô.

04

05

06

07Olha o capricho. Como percebem, a estação fica no meio do nada. o Centro de Itaquera é aquilo láááá ao fundo.

08

09

10

11

12

13

14

15

16 Os dois primeiros viadutos são do metrô e os outros dois do trem.

17

18 Este prédio gigantesco ao lado é o PoupaTempo, um órgão do governo do estado criado para que a população tire rapidamente quaisquer documentos. O prédio é imenso e atende a toda a região!

19

20 E colado ao PoupaTempo fica o novo shopping Itaquera.

21 Reparem ao fundo. Há uma ligação entre o shopping e o PoupaTempo. E depois, há uma ligação interna entre o PoupaTempo e o terminal de trem-metrô e ônibus da Itaquera. Ou seja, o bairro está bem servido em infraestrutura não?

22

24

25 Como dei a volta pelo terminal. está foto diz respeito a entrada dele vindo de dentro do PoupaTempo que não pude fotografar dentro devido aos apelos dos seguranças

26 Bom, aqui eu desci no terminal de ônibus para pedar algum que me levasse ao centro do bairro.

27 Queria tirar fotos do trajeto de dentro do ônibus mas o vidro da minha janela estava tão sujo de poeira que desisti Eis o centro de Itaquera!

28 Paróquia Nossa Senhora do Carmo. A igreja completou 80 anos em julho do ano passado.

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47 Vista para o centrinho do bairro. Gente lamentavalmente, eu fui andando sem destino, afinal não conhecia o bairro e depois de passar o viaduto e andar nesta outra parte do bairro, eu acabei pegando um ônibus para ir até o Parque do Carmo, imaginando que na volta eu desceria aí no centro outra vez e terminaria de registrar as ruas comerciais. Porém na volta, já estava escurecendo e eu acabei pegando um ônibus em frente ao parque que fez um trajeto direto ao terminal do metrô. Uma pena, pois faltou registrar as agitadas ruas comerciais do bairro.

48

49

50

51

52

53

54

55 Entrando no Parque do Carmo!

56 Vista de parte do bairro!

57

58

59

60

61

62

63

64 Parque do Carmo é muuuuuito grande. Basta dizer que é maior do que o Ibirapuera.

65

66 Olha que interessante estas árvores. Não entendi porquê estão digamos "peladas". Parece até inverno europeu Alguém que curta plantas e paisagismo arrisca um palpite?

67

68

69

70

71

72

73

74

75 Olha, que inveja dos moradores de Itaquera, por possuírem um parque tão grande, bonito e bem cuidado!

76

77

78

79 Não há nada melhor do que comer hotdog no parque após fazer A caminhada.

80 Fiquei com muito medo deste cachorro. Percebam o olhar dele de "mais um pouco vou pular em você e roubar seu lanchinho..."

81

82

Fim
tchelllo no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 30th, 2009, 12:21 AM   #2
Bruno GV
Brasil é meu país!

Bruno GV's Avatar

Likes (Received): 2248

Para desmistificar mesmo...muito agradável a região na minha opinião!
Old January 30th, 2009, 01:07 AM   #3
Bluesence
Registered User

Bluesence's Avatar

Likes (Received): 138

Agradável.
Muito autocarro. E muito eucalipto

Portugal
Bluesence está en línea ahora   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules