daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old February 10th, 2009, 06:04 PM   #41
DouG Wq
Registered User

DouG Wq's Avatar

Likes (Received): 389

Quote:
Originally Posted by Raul Neto View Post

Macaé: pode não estar no apogeu mas cheira a progresso além de ser bela, o que não se pode dizer de Campos,
Eu não disse que Macaé não cheira a progresso e caso você conheça a cidade como um todo e nem digo que seja necessário atravessar a Ponte da Barra (do lado Norte parece que a cidade parou), basta ir a nova sede da Petrobras, ali tem uma favela rente a linha férrea há mais de 20 anos, que apenas após a construção da nova sede a prefeitura foi lá e deu uma maquiada, reformando as casas e retirando algumas, ou na Praia Campista atravesse a Rodovia Amaral Peixoto e verá a discrepância em poucos metros da orla para o restante do bairro do outro lado da rodovia. O progresso na cidade é super limitado e isso não é bom, basicamente reservado a Orla Sul, enquanto em Campos os investimentos estão migrando para a periferia e como um todo, a cidade de Campos apesar de precisar de diversas melhorias, possui um aspecto físico mais homogêneo que Macaé.
Acompanhando as notícias de novos investimentos, novos variados setores é nítido perceber que ultimamente os municípios mais ao Norte do estado, como Quissamã, São João da Barra e principalmente Campos vem recebendo mais investimentos que Macaé, até mesmo devido ao Complexo Portuário do Açu, já em construção e ao futuro Complexo de Barra do Furado, ou seja, tendo um maior crescimento econômico que é a pergunta do thread.

Last edited by DouG Wq; February 10th, 2009 at 06:51 PM.
DouG Wq no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 10th, 2009, 06:41 PM   #42
WP Gyn
.

WP Gyn's Avatar

Likes (Received): 1402

1° Aparecida de Goiânia
2° Senador Canedo
3° Luziania

As 2 primeiras estão na RMGyn e a 3ª na RideBSB

Estas 3 são as que mais crescem em Goiás economicamente e demograficamente.
WP Gyn está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 05:10 AM   #43
Fernando_Brasil
Piu Forte, porra!

Fernando_Brasil's Avatar

Likes (Received): 115

Quote:
É verdade, mas vai ser dífícil encontrar cidade mais feia, mal administrada e que cresça pior que Guarulhos. Em qualquer avaliação de São Paulo, entendo eu, deve entrar Campinas (a maior metrópole brasileira que não é capital), Ribeirão Preto (ainda a California brasileira) e a Grande Santos (ninguém lembra que esta região está bombando há muito tempo e já se aproxima dos 2 milhões de habitantes e com excelente padrão)

Aqui no Rio:

Macaé: pode não estar no apogeu mas cheira a progresso além de ser bela, o que não se pode dizer de Campos,

Nova Friburgo: próspera, organizada, limpa, receptiva, muito bonita e com excelente standard de vida para os padrões brasileiros,

Niterói: foi sempre uma coadjuvante do Rio, mas hoje está super valorizada, organizada, linda e tão próspera que já está entre as melhores do Brasil nos indicadores sociais,
Olha lá,surpresa ver a minha cidade ser citada em um thread deste.Concordo em partes com que o Raul disse,embora não posso deixar de frisar que Friburgo atualmente é a cidade de menor crescimento demográfico do estado dentre os munícipios com mais de 50 mil habs.E quanto ao crescimento econômico,hoje a cidade anda dando umas patinadas.Mas sim,houve um boom no passado que garante até hoje esse ar de organização e limpeza que Friburgo ainda passa,apesar da decadência profunda nos anos 80 e 90.

Poderia eu aqui descorrer sobre o processo de industrialização precoce da cidade,entre o início do séc. XX e a década de 50,era de ouro em que Friburgo foi alçada a posição de segundo maior parque industrial do estado,atrás apenas da capital bem como a influência decisiva dos colonizadores alemãs para tal fenômeno.Mas prefiro falar das repercussões...

Um dia desses eu discutia com a minha mãe sobre o padrão de vida de Rio das Ostras.Enquanto eu alegava os inegáveis progressos que a cidade tem sofrido nos últimos 10 anos,que a cidade hoje dá um relho em Friburgo em empreendedorismo e qualidade de vida,ela lembrou-me de algo fundamental que ainda faz a velha cidade serrana um lugar melhor para se viver;tradição.
Friburgo tem uma geração inteira na região urbana(a zona rural de Friburgo tem outra história) que desconheceu analfabetismo,fome ou desemprego.E isso permitiu a formação de uma sociedade crítica,inventiva,empreendedora e conscia dessa realidade.Isso permitiu que a cidade resistisse à crise a partir da década de 80 bem como o parcial desmantelamento do parque industrial friburguense na década de 90.E me perdoem pelo tom indiscutivelmente bairrista,mas é isso que faz Friburgo ainda ser (quase) uma exceção honrosa ao mar de degradação que assola o Rio de Janeiro.Parecidas como Friburgo,só Resende e Petrópolis.

Penso logo que mais do que crescimento econômico ou populacional acelerado,uma cidade próspera e civilizada nasce a partir da coesão da sua sociedade,que se entende pertencente a uma realidade comum.Não adianta a cidade ter PIBs exorbitantes ou uma população de imigrantes que nem se identificam com aquele chão.É preciso criar uma identidade entre população e cidade.Uma população que se sente pertencente àquela cidade,trabalha por ela,interessa-se por seus problemas e se dispõe a faze-la um lugar melhor.
para colorir tuas pálidas faces, aurora.

Carlos Drummond de Andrade
Fernando_Brasil no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 09:03 PM   #44
CEARENSE
É apenas recalque...

CEARENSE's Avatar

Likes (Received): 827

Quote:
Originally Posted by D'Neto View Post
Economicamente. (CE)

- Fortaleza: no mais recente estudo divulgado pelo IBGE (2006), o PIB da capital teve um crescimento de 14,5% em relação ao ano anterior.
De 2000 a 2006, Fortaleza triplicou seu PIB.
- Caucaia: Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
- Aquiraz.

Demograficamente: (CE)

- Fortaleza: nas duas últimas décadas, a capital dobrou sua população.
- Eusébio: consequência do crescimento de Fortaleza, já que a capital não tem mais espaço para crescer, então cresce em direção ao Eusébio, cidade que vem recebendo dezenas de condomínios (horizontais e verticais) de alto padrão.
- Maracanaú.
Eu não acredito que vc colocou o PECÉM sendo do município de CAUCAIA
É ruim hein !

My threads:
CEARENSE no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 10:49 PM   #45
sul_mp
Tá Limpo!

sul_mp's Avatar

Likes (Received): 496

Quote:
Originally Posted by schmidt View Post
É claro que existem cidades menores que crescem às vezes seus 100% num ano por causa de um grande investimento isolado, mas entre as maiores:

Economicamente:
A: Itajaí - até as enchentes o crescimento do porto é que puxava a economia pra frente, vai dar uma parada esse ano, mas tem tudo a voltar ao ritmo anterior, especialmente se duplicarem a BR-470; também vale a pena mencionar a instalação de sedes de algumas indústrias por lá.
B: Jaraguá do Sul - a cidade está se consolidando como pólo industrial e o PIB está à beira de passar Blumenau, o 4o maior do estado.
C: Chapecó - a agroindústria é o motor da economia do oeste catarinense, e Chapecó sendo a cidade-polo da região é a que mais ganha com isso.

Demograficamente: (MG)
A: Florianópolis - tanto a capital como a RM crescem num ritmo espantoso, a capital já está alcançando inclusive a maior cidade do estado e tenderá a passá-la nos próximos 10 ou 20 anos.
B: Balneário Camboriú - de um mero balneário a cidade já se tornou uma das 10 com mais de 100 mil habitantes no estado, e continua crescendo forte.
C: Itajaí - com 180 mil habitantes, está se distanciando inclusive de Jaraguá do Sul e deverá passar Criciúma logo.
Concordo com a lista. Jaraguá só teve retração no ano de 2006, tem que esperar os próximos dados. Mas acredito que Jaraguá já se recuperou de forma sólida, só a WEG - a maior empresa da cidade - mais que dubrou o tamanho de seu parque fabril II, além de abrir sedes na Índia e China nos últimos anos. As outras grandes empresas mantém o ritmo de crescimento que sempre tiveram. Ano passado saiu uma reportagem na VEJA sobre a economia de Jaraguá. No wikipedia ( ) saiu que Jaraguá foi a cidade que mais cresceu economicamente nos últimos anos. Acredito que breve deverá passar Blumenau, sim. Afinal, Jaraguá teve, ao que parece, só um ano ruim (2006) e Blumenau foi praticamente um década de retração (90's), meu pai me disse que Jaraguá quase passou Blumenau na década de 80 ou 90, ele disse que foi culpa do PT.
Old February 11th, 2009, 11:11 PM   #46
Dydasko10
BANNED

Likes (Received): 3

PIB per capta de 60 mil reais nao é um mal negocio...
Dydasko10 no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2009, 12:44 AM   #47
CampoGrandense
CGr / MS / C-O / BR

CampoGrandense's Avatar

Likes (Received): 1498

MATO GROSSO DO SUL

- Economicamente:
Três Lagoas: inauguração do "pólo papeleiro" (International Paper + Votorantim Papel e Celulose), que aumentará em 300% o PIB da cidade. Com ela, várias outras indústrias estão chegando, como metal-mecânicas. Há outras grandes indústrias em implantação na área siderúrgica, de refrigeradores e até de automóveis (Gurgel).
Campo Grande: chegada de siderúrgicas, usina de álcool, frigoríficos, indústrias texteis e grandes construtoras. O comércio está crescendo bastante, tanto é que devem ser inaugurados, pelo menos, mais 3 grandes shoppings nos próximos 2 anos, além dos pequenos.
Corumbá: Com a crise, vem enfrentando alguns problemas (talvez seja a cidade do MS mais afetada). A pecuária e o turismo são fortes no município, mas o destaque é a mineração. Com a possibilidade de instalação do Pólo Gás-Químico, a cidade pode voltar a ser a 2ª cidade do Estado, ou mesmo manter a 3ª posição, ameaçada pelo crescimento estrondoso de Três Lagoas.
Batayporã: Duas novas usinas de álcool com investimentos que chegam quase a R$1,5 bilhão.
Nova Alvorada do Sul: instalação de grandes usinas de álcool e a proximidade com Campo Grande. A indústria alimentícia e de produtos agrícolas são fortes na cidade e se expandem rapidamente.
Rio Brilhante: tem posição geográfica privilegiada, pois fica entre Campo Grande e Dourados, ou seja, duas regiões que concentram cerca de 1,5 milhão de pessoas. A indústria sucroalcooleira e de produtos agrícolas está se expandindo.

- Demograficamente:
Três Lagoas: em números absolutos, ainda perde para Campo Grande, mas em porcentagem é, muito provavelmente, a cidade que mais cresce demograficamente no MS e uma das que mais crescem no Brasil. Reflexo da demanda de empregados, especialmente os qualificados.
Campo Grande: capital do Estado, com boa oferta de empregos e perspectiva de crescimento na carreira. Déficit habitacional cada vez menor e boa infra-estrutura na periferia, com terrenos, nestes locais, com preço acessível.
Chapadão do Sul: cidade com o 2º maior PIB per capita do MS (atrás de Alcinópolis) e melhor IDH. Possui muitos empregos ligados ao campo (alta tecnologia). Talvez seja a maior concentração de ricos do MS e já possui universidade, mesmo com população de cerca de 25.000 pessoas.
Dourados: segunda cidade do MS, com muitos empregos no campo (alta tecnologia) e comércio. Já começa a desenvolver seu setor de construção civil. Oferece ótima infra-estrutura à população.
São Gabriel d'Oeste: Também possui muitos empregos no campo, especialmente aqueles ligados à agricultura de alta tecnologia. Mesmo pequena, já possui uma grande universidade.
CampoGrandense no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2009, 01:30 AM   #48
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1644

Quote:
Originally Posted by FlicK View Post
No RS destaco duas do Litoral Norte.

Economicamente

Osório
PIB em 2003: R$ 293 milhões
PIB per capita em 2003: R$ 7.598

Estimativas para 2008
PIB em 2008: R$ 2.400 milhões
PIB per capita em 2008: R$ 60.000

Crescimento de cerca de 820% em 5 anos.

Entre 1992 e 2002 a cidade se destacou como a que menos crescia economicamente no RS. Saiu da lanterna para a primeira posição do ranking de crescimento econômico.

Demograficamente

Tramandaí
Embora não seja a que mais cresce no RS, entre as cidades com mais de 30 mil habitantes é uma das que mais se destaca em crescimento.

Errata!

O PIB de Osório em 2008 foi de 2,3 bilhões de DÓLARES, e não 2,4 bilhões de Reais que informei, segundo mostra o Correio do Povo e outros órgãos de imprensa do RS.

Ou seja, PIB de R$ 5,3 bilhões em 2008, o que significa um PIB per capita de R$ 132.500.

*Convertendo ao dólar de 2,3, cotação da época da divulgação dos estudos.

Levando em consideração o PIB de 2003, foi um crescimento de mais de 1800% em apenas 5 anos!

Fontes:

http://www.cwaclipping.com/jornal/de...41208/cp07.pdf
http://www.cwaclipping.com/jornal/de...41208/cp09.pdf
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old February 15th, 2009, 02:40 AM   #49
Pernambucano Soul
Registered User

Pernambucano Soul's Avatar

Likes (Received): 1331

Em Pernambuco acho que sao essas:

Economicamente:
Recife ( turismo, negocios, industrias e servicos, so que sua populacao nao passa dos 1.6 milhao ha algum tempo, quem cresce muito e a sua Regiao Metropolitana)
Ipojuca (Porto de Suape)
Cabo de Santo Agostinho
Salgueiro (Grnades Investimentos com aTransnordestina)

Economicamente e Demograficamente:
Caruaru (Polo de Confeccoes e Inestimentos nas Industrias)
Santa Cruz do Capibaribe ( Grandioso Polo de Confeccoes)
Toritama ( Producao de Jeans- Segundo Maior Produtora de Jeans do Pais)
Petrolina ( Producao de Frutas)
Araripina ( Producao de Gesso / 95% do Gesso do Brasil se concentra la)
Goiana ( Polo Farmacoquimico),
essas sao algumas cidades de PE que vive um grande momento em crescimento economico e demografico.
Old February 15th, 2009, 04:16 AM   #50
WP Gyn
.

WP Gyn's Avatar

Quote:
Originally Posted by Pernambucano Soul View Post
Goiana ( Polo Farmacoquimico),
Juro que levei um susto, pensei "porque o cara colocou Goiânia na lista de Pernambuco?" Daí lembrei que existe uma Goiana Pernambucana.
Old February 15th, 2009, 04:17 AM   #51
rmello
Registered User

Likes (Received): 72

Minas Gerais:
Econômico:
1º Eixo BBC(Belo Horizonte, Betim, Contagem)
2º Uberlândia
3° Ipatinga

Demográfico:
1º Grande BH em geral
2º Uberlândia
3º Nova Serrana
rmello no está en línea   Reply With Quote
Old February 15th, 2009, 04:59 AM   #52
Pernambucano Soul
Registered User

Pernambucano Soul's Avatar

Likes (Received): 1331

Sim aqui em PE, tem uma GOIANA.

Quote:
Originally Posted by WP Gyn View Post
Juro que levei um susto, pensei "porque o cara colocou Goiânia na lista de Pernambuco?" Daí lembrei que existe uma Goiana Pernambucana.

A Goiana daqui fica a 50 kms. norte do Recife,
se eu nao me engano e uma das cidades mais antigas
de Pernambuco e do Brasil.
Ai vao uma lista de uma das mais antigas cidades de Pernambuco:
Igarassu 1535
Olinda 1535
Recife 1537
Itamaraca
Goiana ano de sua fundacao nao sei ainda. Sei que tem mais de 300 ano.
( Sei que teu m acervo historico muito rico)
Cabo de Santo Agostinho
Jaboatao dos Guararapes.

Vc nao e o primeiro que leva um susto confundindo-se entre Goiana-PE e Goiania-GO.
Old February 15th, 2009, 05:22 PM   #53
WP Gyn
.

WP Gyn's Avatar

Então esta Goiana é bem diferente, a nossa aqui ainda é um bebê de 64 anos.
Old February 15th, 2009, 05:39 PM   #54
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 7670

Quote:
Originally Posted by sul_mp View Post
Concordo com a lista. Jaraguá só teve retração no ano de 2006, tem que esperar os próximos dados. Mas acredito que Jaraguá já se recuperou de forma sólida, só a WEG - a maior empresa da cidade - mais que dubrou o tamanho de seu parque fabril II, além de abrir sedes na Índia e China nos últimos anos. As outras grandes empresas mantém o ritmo de crescimento que sempre tiveram. Ano passado saiu uma reportagem na VEJA sobre a economia de Jaraguá. No wikipedia ( ) saiu que Jaraguá foi a cidade que mais cresceu economicamente nos últimos anos. Acredito que breve deverá passar Blumenau, sim. Afinal, Jaraguá teve, ao que parece, só um ano ruim (2006) e Blumenau foi praticamente um década de retração (90's), meu pai me disse que Jaraguá quase passou Blumenau na década de 80 ou 90, ele disse que foi culpa do PT.
Sim, a década de 90 foi terrível pra Blumenau. Mas a cidade superou, e desde o início da década retomou seu crescimento. Para alcançar Blumenau, Jaraguá tem que dobrar seu PIB, e Blumenau tem que parar de crescer. Não acho que isso vá ocorrer (não nos próximos anos, pelo menos). Ademais, pelos últimos dados apresentados, a cidade teve um crescimento de mais de 500 milhões de reais no PIB em um ano, o que não é nada insignificante.
Barriga-Verde no está en línea   Reply With Quote
Old February 15th, 2009, 06:03 PM   #55
zolin
Grande Campinas (S.Paulo)

zolin's Avatar

Quote:
É verdade, mas vai ser dífícil encontrar cidade mais feia, mal administrada e que cresça pior que Guarulhos. Em qualquer avaliação de São Paulo, entendo eu, deve entrar Campinas (a maior metrópole brasileira que não é capital), Ribeirão Preto (ainda a California brasileira) e a Grande Santos (ninguém lembra que esta região está bombando há muito tempo e já se aproxima dos 2 milhões de habitantes e com excelente padrão)

Aqui no Rio:

Nova Friburgo: próspera, organizada, limpa, receptiva, muito bonita e com excelente standard de vida para os padrões brasileiros,

Niterói: foi sempre uma coadjuvante do Rio, mas hoje está super valorizada, organizada, linda e tão próspera que já está entre as melhores do Brasil nos indicadores sociais,

Realmente, eu concordo em relação a Guarulhos.!!!
O que me impreciona, é que Guarulhos é uma cidade que tem sede de grandes empresas, que dão inveja a muitos municipios.!!!
E tem o maior aéroporto deste pais.!!!
Mas é a cidade mais feia e orrivel que ja vi na periferia.!!!
Da tristeza, andar pela periferia de Guarulhos, onde as pessoas moaram em ruas sem asfalto, sem rede de esgoto, sem um minimo de seus direitos como cidadão.!!! ( que no minimo todo brasileiro merece por direito ).!!!
Não precisa entrar em guarulhos, para ir as periferias da cidade.!!!
Da dutra ja da para se ter uma idéia.!!!
zolin no está en línea   Reply With Quote
Old February 15th, 2009, 07:59 PM   #56
sul_mp
Tá Limpo!

sul_mp's Avatar

Quote:
Originally Posted by Barriga-Verde View Post
Sim, a década de 90 foi terrível pra Blumenau. Mas a cidade superou, e desde o início da década retomou seu crescimento. Para alcançar Blumenau, Jaraguá tem que dobrar seu PIB, e Blumenau tem que parar de crescer. Não acho que isso vá ocorrer (não nos próximos anos, pelo menos). Ademais, pelos últimos dados apresentados, a cidade teve um crescimento de mais de 500 milhões de reais no PIB em um ano, o que não é nada insignificante.
os dados são de 2005 e 2006, acredito que são meio antigos, então não posso dizer nada.

Old February 16th, 2009, 06:48 PM   #57
Mr.Canello
Registered User

Mr.Canello's Avatar

Ah eu realmente gostaria de ter números atuais para poder responder a minha maneira... O que eu acho é que Florianópolis mesmo (ilha e pedacinho de continente) não deve crescer mais que Joinville em população, já a RM de Florianópolis (composta de outras cidades) sim parece estar crescendo mais...
São Francisco do Sul tem chances de virar uma potência maior do que já é se receber uma estação da petrobrás que estão cogitando...
Mr.Canello no está en línea   Reply With Quote
Old February 16th, 2009, 07:23 PM   #58
Cruvinel
Gyn Tônica

Likes (Received): 33

Goiás

Economicamente:

1ª Goiânia: Comércio em expansão e acúmulo de capitais com a agroindústria em expansão no interior e forte administração

2ª Aparecida de Goiânia: Maior parque industrial do estado, ultrapassando Anápolis no ano passado

3ª Anápolis: Industrialização em alta com indústrias automotivas, porto seco, e localização privilegiada

4ª Catalão: Muitas indústrias chegando e altos indicadores sociais

5ª Rio Verde: Forte agroindústria e agropecuária, mas com pouco aproveitamento e visão de seus políticos - senão já estaria bem próxima de Anápolis que sofre do mesmo mal administrativo

6ª São Simão: Melhores indicadores sociais do estado

7ª Alto Horizonte: Maior exportadora do estado com o sulfeto de cobre e futuro promissor como o de São Simão

...

Demograficamente:

1ª Aparecida de Goiânia: Proximidade com Goiânia e menor custo de vida, ainda mais com o que resta da área do município de Goiânia

2ª Águas Lindas de Goiás: Proximidade com Brasília e menor custo de vida

3ª Valparaíso de Goiás: Proximidade com Brasília e possível crescimento econômico

4ª Luziânia: Proximidade com Brasília e talvez a mais estruturada do Entorno

5ª Rio Verde: Atração de pessoas pela publicidade e oferta de empregos - em queda com a crise

6ª Formosa: Proximidade com Brasília

7ª Caldas Novas: É considerada a cidade que mais cresce na região centro-oeste com a atração de turistas, mas acho que nem tanto na questão demográfica, econômica e especialmente publicitária, mas ainda é uma grande promessa
Cruvinel no está en línea   Reply With Quote
Old February 16th, 2009, 07:45 PM   #59
WP Gyn
.

WP Gyn's Avatar

Cruvi, as que mais cresceram demograficamente em Goiás são, em ordem:

1ª Aparecida de Goiânia (RMGYN)
2ª Luziânia (RIDEBSB)
3ª Senador Canedo (RMGYN)
4ª Goianira (RMGYN)
5ª Vila Boa (RIDEBSB)
6ª Bonfinópolis (RMGYN)
7ª Santo Antônio de Goiás (RMGYN)
8ª Águas Lindas de Goiás (RIDEBSB)
9ª Valpaíso (RIDEBSB)
10ª Cidade Ocidental (RIDEBSB)
Old February 16th, 2009, 11:23 PM   #60
sul_mp
Tá Limpo!

sul_mp's Avatar

Quote:
Originally Posted by Mr.Canello View Post
Ah eu realmente gostaria de ter números atuais para poder responder a minha maneira... O que eu acho é que Florianópolis mesmo (ilha e pedacinho de continente) não deve crescer mais que Joinville em população, já a RM de Florianópolis (composta de outras cidades) sim parece estar crescendo mais...
São Francisco do Sul tem chances de virar uma potência maior do que já é se receber uma estação da petrobrás que estão cogitando...
Outra cidade que acredito que irá crescer muito (populacionalmente e, principalmente, demograficamente) é Itapoá quando o tal porto ficar pronto. Parece que vai ser grande.

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules