daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old February 1st, 2009, 06:10 AM   #1
luisaugusto
Clube do Remo

luisaugusto's Avatar

Likes (Received): 33

Cametá / PA - Cidade histórica, terra dos notáveis, do mapará com açaí e do carnaval antigo

Recentemente fui passar as férias em Cametá, cidade que fica no nordeste do estado do Pará, sendo minha terra natal, então to postando algumas fotos, mas antes vou escrever um pouco sobre a cidade

* Para quem não sabe, MAPARÁ é uma espécie de peixe comum na região, e o açaí, aquele fruto cor de vinho

* A designação de "Terra dos Notáveis" deve-se ao desempenho de alguns filhos ilustres, no Pará e em todo o Brasil, homens que se destacaram na política, na religião e no social. O que explica, em parte, o orgulho que o cametaense sente de sua terra.

* O povoado é datado em 1617 e a data da fundação oficial em 1635, sendo uma das mais antigas cidades da amazônia. A cidade foi capital do Estado do Pará por um período de 11 meses no período da Cabanagem.

O município de Cametá está localizado às margens do Rio Tocantins, por cerca de 3 km de extensão.
A cidade de Cametá limita-se ao norte com o município Limoeiro do Ajurú, ao sul com Mocajuba, ao leste com Igarapé Mirim e ao oeste com Oeiras do Pará. DISTÂNCIA DE BELÉM : 150 km em linha reta da capital paraense.

COMO SE CHEGA:
Chega-se à cidade de Cametá fazendo um singular passeio entre o rio e a floresta, a viagem é alternada entre barco e ônibus ou somente barco, dura aproximadamente 4 horas. Ou quem preferir ir de carro, tem que pegar 3 balsas pois a cidade fica do outro lado do rio tocantins.
A cidade também dispõe de um aeroporto, recentemente, revitalizado, mas que só é disponível para vôos fretados. Ainda não existe um serviço regular de transporte aéreo para a localidade.

HISTÓRIA:
Fundação 24 de dezembro 1635, sendo uma das cidades mais antigas da amazônia
A palavra Cametá é de origem Tupi e deriva de "Cáa" (mato floresta) e "Mutá" ou "Mutã", uma espécie de degrau instalado em galhos de árvores feitos pelos índios para esperar a caça ou para morar. Segundo o historiador Carlos Roque, o significado literal de Cametá é "degrau no mato".
Atribui-se a Frei Cristóvão de São José, um frade capuchinho, o episódio da fundação do primeiro povoado, por volta do ano de 1620, que deu origem ao município de Cametá.

CULTURA:
A cidade de Cametá, além de estar cercada pela bela natureza amazônica e ter um povo simpático e hospitaleiro, possui uma grande riqueza cultural. A cultura cametaense é marcada pela mistura de várias etnias: indígena, francesa, portuguesa, e tais influencias são nitidamente visíveis no jeito de ser cametaense que chama a atenção: a forma de falar, cantar, dançar ou vestir.
A própria culinária cametaense apresenta-se sob a forma de pratos tipicamente indígenas como o saboroso “mapará com açaí” ou ainda a torta de camarão e a sopa de “aviú”, um minúsculo camarão. E depois de uma maravilhosa refeição e um cochilo na rede é só esperar pelo tacacá das 17h, que já é tradição pelas ruas da cidade
Pode-se dizer, ainda que Cametá é marcada pelo forte catolicismo devocional ou popular, baseado nas devoções aos santos, sendo os mais conhecidos: São João Batista (padroeiro da cidade), São Benedito, Nossa Senhora das Mercês, Santa Rita de Cássia, entre outros.
Muitos aspectos colocam a cidade de Cametá como uma grande opção turística no estado e não são apenas os atrativos naturais de suas praias ou as belezas da cidade que tornam a visita obrigatória por quem deseja conhecer o que há de melhor no Pará. Dois grandes eventos da cultura popular cametaense, pelo menos, “arrastam” para essa cidade milhares de pessoas todos os anos: o carnaval e as festas juninas.
Apesar das influências do resto do país, o cametaense não cansa de se nutrir do gosto das coisas da terra, a sua essência, que não lhe deixa partir.

Carnaval
Carnaval em Cametá: A folia mais marcante festejada pelos cametaenses acontece no Carnaval, no mês de fevereiro, festejo de fundamental importância para a identidade cultural do município de Cametá e que faz deslanchar a economia local com a vida de turistas de diversos municípios do Pará e de fora do estado. Há diversões para todos os gostos, desde os adolescentes que curtem uma versão moderna do carnaval eletrônico até os nostálgicos fãs do carnaval das marchinhas. Existe uma programação oficial montada pela Prefeitura Municipal que prepara todas uma infra-estrutura para o evento. Um dos momentos mais esperados pela população é o desfile das escolas de samba, baseadas nos modelos do carnaval carioca, mas exibindo modelos bem regionais mobilizando a cidade numa disputa gostosa. Além das escolas de samba, também passam pelo corredor da folia blocos infantis, religiosos, abadas e blocos tradicionais que aproveitam para fazer uma crítica política e social por meio de suas marchinhas carnavalescas.

CURIOSIDADES:
A cidade de Cametá teve o papel destacado, durante todo o movimento da Cabanagem, foi de Cametá que o Dr. Ângelo Corrêa, foi a Belém, atendendo ao chamado do Governo Cabano chefiado por Antônio Vinagre, para assumir a presidência da província, após uma série de desentendimentos, não pôde assumir o governo. E retorna a Cametá onde toma posse do cargo perante a Câmara Municipal. Assim, por um breve período, Cametá foi a sede do Governo da Província. Convém ressaltar que o Município sempre teve destacado papel na história do Pará.

Nas últimas décadas o Município passou por alguns ciclos econômicos, daqueles típicos da Amazônia. Assim, se favoreceu bastante dos ciclos da borracha e do cacau, mas o último com bastante importância foi a época da pimenta-do-reino, embora não caracterizada como tal. Esses ciclos favoreceram algumas melhorias nas condições de vida da população.

Apesar da cidade de Cametá ter sido declarada Patrimônio Histórico Nacional poucos são os benefícios advindos disto.

Fonte: http://cametaonline.com

FOTOS DA VIAGEM...
Obs.: Fotos album photobucket Lúís Augusto

Como eu fui de carro, peguei 3 balsas e tirei algumas fotos no caminho, essa são da região das ilhas, famílias ribeirinhas.

Ja chegando na cidade de balsa, essa é a visão da praia da aldeia, fica no bairro da aldeia em cametá

Ja na cidade, fui logo na praia, é essa postada acima

Agora no centro histórico da cidade

Sede da Prefeitura

Escola antiga da cidade (ensino público)

Museu do município

Munumento dos notáveis

Monumento e ao fundo a igreja de são joão batista

Igreja das mercês

Antigo convento das Mercês, agora escola das Mercês

Prédio público antigo

Casarão antigo

Fotos de várias praças da cidade

Orla da cidade

Navio afundado para tentar conter a erosão da orla

Outro navio afundado, no total são 3 navios

Pra finalizar, umas fotos do balneário CUPIJÓ, um dos vários balneários da cidade!

Pra quem não sabe como se apanha o AÇAÍ e a BACABA (parecido com o açaí)

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DA MINHA QUERIDA CIDADE NATAL!

CONTINUA A SEGUIR...

Belém, cidade acolhedora, cidade das mangueiras, cidade morena, cidade da rainha da amazônia, cidade do Clube do Remo, capital do verde e uma das metropoles da amazônia...

Last edited by luisaugusto; February 3rd, 2009 at 09:00 PM.
luisaugusto no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 1st, 2009, 06:15 AM   #2
luisaugusto
Clube do Remo

luisaugusto's Avatar

PARA QUEM NÃO SABE A HISTÓRIA DA CIDADE, EU SCANNEEI UMA REVISTA MINHA, TEM FOTOS ANTIGAS E ATUAIS DA CIDADE, TEXTOS COM A HISTÓRIA E IMAGENS DE OBRAS DE ARTE!

FONTE: REVISTA VER-O-PARÁ
DATA: SET/2005

TÍTULO: CAMETÁ-Terra do Romualdos e de muitos notáveis

capa

apresentação

ao fundo o monumentos em homenagem aos notáveis

frente da cidade

foto antiga das praças das Mercês, agora reformada e postada no início

barco afundado para conter erosão da frente da cidade

prédios antigos e a orla da cidade

igrejas da cidade

hotéis

praias, igarapés e balneários

arte

história

os notáveis

o paraense que sagrou Dom Pedro II

frente da cidade

mais história

A coroação, obra de arte do momento que Dom Romualdo de Seixas sagra o imperador Dom Pedro II

Esse que estava coroando o Imperador Dom Pedro II era o Cametaense Dom Romualdo de Seixas, ele é um dos notáveis da cidade, é um dos Romualdos!

Estão convidados a conhecer a cidade...

Belém, cidade acolhedora, cidade das mangueiras, cidade morena, cidade da rainha da amazônia, cidade do Clube do Remo, capital do verde e uma das metropoles da amazônia...

Last edited by luisaugusto; December 12th, 2009 at 04:01 PM.
Old February 1st, 2009, 06:17 AM   #3
Jorge Luís
Just..The Doctor..

Jorge Luís's Avatar

Likes (Received): 360

Uau Luis!!! não conheço Cametá (aliais eu mal conheço Belém haha), bela cidade, belos verdes, belo tredi!!!

showw

Old February 1st, 2009, 06:29 AM   #4
amazongate
Sub Lege Progrediamur

amazongate's Avatar

Likes (Received): 983

Luís,cara...meus parabéns meeeesmo!!!

Pqp,o teu thread ficou excelente!

E és o primeiro a fazer um thread de Cametá,e fazendo isso tu contribui e muito,para que a tua cidade fique mais exposta e visível na NET,ajudando a mesma,ainda mais com essas fotos espetaculares!

O thread ficou bem informativo,a cidade e seu entorno são lindos,meus parabéns!
Old February 1st, 2009, 12:16 PM   #5
CHRM_Rec
Registered User

CHRM_Rec's Avatar

Likes (Received): 4

Massa, a cidade parece ser bastante bem cuidada em vários pontos.
Parabens pelo Thread!!
Old February 1st, 2009, 02:04 PM   #6
haznobe
Brasiliense da Bahia!

haznobe's Avatar

Likes (Received): 59

Uau!
Muito bonita a cidade!
Parabens pelo thread! ótimas fotos!
haznobe no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2009, 02:18 PM   #7
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Muito simpática a cidade, a natureza das redondezas é exuberante!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2009, 04:38 PM   #8
luisaugusto
Clube do Remo

luisaugusto's Avatar

Obrigado pessoal!
Que bon que tao gostando, pena que eu nao tive mais tempo para tirar mais fotos da cidade, faltou muita coisa ainda!

Old February 1st, 2009, 04:39 PM   #9
Rodriogs
Registered User

Rodriogs's Avatar

Likes (Received): 2388

muito bonita a cidade...

Sempre que eu vejo as comunidades ribeirinhas do Pará, me chama atenção que as casas ficam bem no meio das árvores... são todas assim? Aqui a grande maioria fica naqueles campos que ficam entre o rio e a floresta.
Rodriogs está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 1st, 2009, 04:41 PM   #10
Rodriogs
Registered User

Rodriogs's Avatar

Likes (Received): 2388

''grande maioria'' oi
Rodriogs está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 1st, 2009, 04:55 PM   #11
luisaugusto
Clube do Remo

luisaugusto's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rodriogs View Post
muito bonita a cidade...

Sempre que eu vejo as comunidades ribeirinhas do Pará, me chama atenção que as casas ficam bem no meio das árvores... são todas assim? Aqui a grande maioria fica naqueles campos que ficam entre o rio e a floresta.
Obrigado Rodriogs

É sim, no Pará, as comunidades ribeirinhas ficam no meio das árvores na beira do rio, é para facilitar o acesso a outras localidades já que, quase sempre, as casas ficam no caminho entre cidades, assim se torna mais fácil para os moradores pegar o barco para as cidades, muitos vendem frutos, pescado, e outras coisas da floresta na cidade, sem contar que fica mais fácil para eles realizarem pescar também!

Old February 1st, 2009, 05:40 PM   #12
Scantlebury2
/lixa

Scantlebury2's Avatar

Likes (Received): 25

Égua da cidade linda! É uma das cidades que mais tenho vontade de conhecer no Pará, principalmente por causa dos casarões antigos

Thread excelente! Adorei!

facebook
Instagram: scantlebury
Email: victorscantlebury@hotmail.com
Scantlebury2 no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2009, 05:42 PM   #13
herlan1989
Brasil

herlan1989's Avatar

Likes (Received): 70

Muito simpática da cidade.

Uma pérola da Amazônia!
herlan1989 no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2009, 06:48 PM   #14
Sr.França
\,,/

Sr.França's Avatar

Likes (Received): 4

Meus parabéns. As fotos ficaram ótimas. A cidade parece calma e bem harmoniosa. Gostei das praças. As igrejas tbm são lindas.
Sr.França no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2009, 07:34 PM   #15
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 507

Que bela surpresa! A cidade é muito bonita, bem cuidada, limpa. Vixe, notei tantas coisas legais! Gostei do acervo histórico e das várias praças e monumentos bem cuidados.

Parabéns!

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros no blog "O Brasil de Tito"

Acesse também e curta a Fanpage no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2009, 08:33 PM   #16
dricobel
OFF

dricobel's Avatar

Likes (Received): 1334

confesso que fiquei surpreso por Cametá! A cidade está bem arrumadinha!! A natureza exuberante ao redor é espetacular!!

Meus parabéns, thread MARA!!!
Old February 1st, 2009, 11:37 PM   #17
Nunez
Amazônida!!

Nunez's Avatar

Likes (Received): 175

Gostei das fotos
Bem limpinha a cidade! Tenho muita vontade de conhecer Cametá e as belezas naturais das suas redondezas...

Brilhas Belém, na primeira estrela.
Nunez no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2009, 11:51 PM   #18
Luiz
Registered User

Luiz's Avatar

Likes (Received): 12

adorei a parte histórica!!!!!
Luiz no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2009, 02:15 AM   #19
odilson_sa
Registered User

odilson_sa's Avatar

Likes (Received): 1207

Já conheço Cametá! Fiquei contente de ver que seu prédios históricos passaram por um processo de revitalização o que deram um belo visual a cidade dos Romualdos! Não tive o prazer de ir a praia da Aldeia e nem de tomar banho em seus inúmeros igarapés. Mas agora, com o estreitamento dos nossos laços de amizade, quem sabe que em um belo dia os forista de Belém desembarquem com malas e cuias, nessa bela cidade do rio Tocantins, com o luisaugusto servido de guia turístico. Parabéns pelo belo thread!
odilson_sa está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 2nd, 2009, 02:26 AM   #20
luisaugusto
Clube do Remo

luisaugusto's Avatar

Eu não ia a cidade faz tempo, gostei muito de ver que a cidade está sendo bem cuidada, ganhando ruas bonitas, praças novas, nova arborização e o melhor, as ruas estão sendo adaptadas a portadores de necessidades especiais. A cidade ta muito linda mesmo!

Reply

Thread Tools

Posting Rules