daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Geografia, Urbanismo e Demografia

Reply

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old February 9th, 2009, 02:19 AM   #41
PedroGabriel
BANNED

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by Miguel_Arq View Post
Pensas bem?
És mestrado em ordenamento do território?!

Fica com a tua que eu fico com a minha.
O futuro dará razão a um!

Concorrência coma Póvoa?
Nós não concorremos com terras com menos de 100.000 habitantes.

Cidade pequena? Famalicão tem no seu perímetro urbano 40.000 habitantes.

tipo, ok. Eu deixo-te tar com o teu "bairrismo", porque dah.
PedroGabriel no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 9th, 2009, 02:56 AM   #42
PedroGabriel
BANNED

Quote:

Pedro, não se pode chegar a Joane ou Riba de Ave ou Ribeirão e dizer: a partir de hoje não se constroi mais aí, vocês vão ficar aí paradinhos e decadentes. Sabes o que acontecia? Eles piravam-se para os concelhos vizinhos.

Guimarães está a reforçar a cidade mas ao mesmo tempo também reforça as centralidades de Taipas e Pevidém.
Não se pode simplesmente congelar um concelho inteiro só para a cidade ganhar vantagem.

Olha, na Póvoa, apostou-se e muito bem, na criação de uma centralidade urbana, com alguma força já, entre Balazar e Rates (Fontainhas).
Mesmo os centros das freguesias mais rurais apresentam já alguns niveis de urbanidade interessantes. Estou a lembrar-me de Terroso e Laundos.
tudo bem, mas é verdade que ouço cada vez mais falar em Ribeirão e até Joane, mas Famalicao nem aparece mencionada. Eu até pensava que Joane era Guimaraes. Por isso, até me estás a informar.

A Povoa nao está apostar nada disso. A Povoa está a apostar em Rates para centralidade da zona rural. Balazar desenvolve-se por causa da Santa Alexandrina e As Fontainhas sempre teve industria, até deveria ser freguesia.

Sabes que o pessoal das aldeias pensa que um predio é desenvolvimento. tem é que os educar, porque destrois o territorio.

Terroso é uma preocupação e ja lancei alertas e o PS já sugeriu criar ali um parque em volta da cividade, o que o PSD gostou. A construção deve ser totalmente interdita no monte, é uma aldeia muito interessante, mais do que possa parecer, tal como é Rates, nao lhe fica atras. Logo convem preservar. Há muita construção na planicie, mas ai nao se está a criar qualquer centralidade, aqui está a ser criada suburbanidade, com depedencia directa da cidade que pouco tem a ver com terroso. Se pouparem a aldeia e o monte, não ha nada a dizer.

Onde a Povoa está a criar uma urbanidade é em Aguçadoura, e discordo que seja separada, deve ser anexada à cidade como está a ser Aver-o-Mar, alias é um ultrage de outra forma, a Aguçadoura é poveirissima em tudo e a pequena porção de terra que a separa de Aver-o-Mar pela costa, vai ser ocupada por um hotel e o resto vai ser um pequeno parque de praia. Logo, faz todo o sentido a cidade se espalhar até á Aguçadoura. Espero nao ver a labreguisse de "Vila" adicionada ao nome da freguesia como aconteceu em Aver-o-Mar.

No proximo PU, devem ser anexados Aguçadoura, Amorim e Beiriz. Por isso, a zona que foge à cidade, é mesmo balazar. A nao ser que aquilo se torne tao popular como Fatima é que será uma preocupação.

Resumindo, Povoa e Famalicao são dois concelhos bastante diferentes no que toca a centralidade, tb é mais pequeno, é verdade. No Grande Porto, nao tenho duvidas em afirmar que é, de longe, o concelho que melhor centralidade faz no seu concelho, Vila do Conde já falha até na cidade e para a Póvoa, ou seja, a centralidade da Povoa, vai para alem das suas fronteiras, tanto para Sul, mas tb para Norte. Estou a excluir o "Porto" e Espinho por ser minusculo, o Porto é logico que é o grande responsavel das questoes em concelhos fortes e dinamicos como Matosinhos ou Maia, que tb puxam para si zonas de outros concelhos, o sul de Vila do Conde puxa um pouco para Matosinhos.
Old February 11th, 2009, 02:01 PM   #43
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Likes (Received): 43

Quote:
Originally Posted by PedroGabriel View Post
mais falar em Ribeirão e até Joane, mas Famalicao nem aparece mencionada. Eu até pensava que Joane era Guimaraes.
Andas mal informado então!
Aliás, percebe-se que os teus conhecimentos não vão além da ... Póvoa!
Não discuto questões de planeamento com tipos que só entendem de pesca...

Last edited by Miguel_Arq; February 11th, 2009 at 02:54 PM.
Miguel_Arq no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 02:53 PM   #44
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Quote:
tipo, ok. Eu deixo-te tar com o teu "bairrismo", porque dah.
Eu é que sou o bairrista!?

Quantos threads eu já criei dedicados à minha cidade!?
ZEROOOOO!

Não sou eu que anda aqui a poluir o forum com threads criados a torto a a direito, sem qualquer interesse.

Tipo:
Póvoa de Varzim, pouco movimento.
Póvoa de Varzim, novo estádio do Varzim.
Póvoa de Varzim, parque da cidade.
Póvoa de Varzim, rua xpto.
Póvoa de Varzim, urbanização bla, bla.
Póvoa de Varzim, matadouro remodelado.
bla, bla, bla
bla, bla, bla
...
Póvoa de Varzim, nova cagadeira pública.
Póvoa de Varzim, padre apanhado na cama com catequista.
Póvoa de Varzim, a cidade mais linda do Mundo e quiça, da Europa.
...
Old February 11th, 2009, 03:23 PM   #45
PedroGabriel
BANNED

Nao nao és. Desculpa é obvio. é preciso ser muito "dah" para usar aldeias no cu de judas para dizer que é grande, quando é mais pequena. Mas se fosse só o tamanho...

Esse é o novo modelo do forum, antes tb so havia um thread para a Povoa. E, acho que era um modelo melhor. O novo modelo é um thread por empreendimento.

Lamento que Famalicao, andes 3 ruas e ja estás fora da cidade, uma cidade onde o McDonalds era (se calhar ainda é) o grande ponto de interesse da cidade, revela muito da mentalidade.

Relativamente aos meus conhecimentos sobre ou em famalicao.

quanto ao forum e até aos threads

compara:

Mais Um !!!!! Retail Park na Via Norte vai criar 2300 empregos
(respostas, views)
41 568

PÓVOA DE VARZIM | Centro Empresarial Agros
19 648

realmente o Centro da Agros, com tudo e mais alguma coisa, nao tem interesse nenhum comparado com um Retail Park. tens razao mesmo pros pobres coitados com a mania e que passam o fim-de-semana num shopping, nao tem interesse mesmo.
Old February 11th, 2009, 05:38 PM   #46
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Quote:

Lamento que Famalicao, andes 3 ruas e ja estás fora da cidade, uma cidade onde o McDonalds era (se calhar ainda é) o grande ponto de interesse da cidade, revela muito da mentalidade.
Deves ter algum trauma com alguém de Famalicão!
Aliás, dever ter alguns traumas com toda a gente que não é da Póvoa!

MacDonald´s? Já reparaste que és o único que fala nisso?!
Gostavas de ter um na Póvoa, era?!
Mas podes vir a Famalicão, fica à vontade, eu não frequento esse tipo de restaurantes.

Fica sabendo que a nível de equipamentos, a tua bela cidade nem chega aos calcanhares de Famalicão.
A nível cultural, então, nem se compara.
Nós não precisamos de ir ao Porto para ter acesso a boa cultura...
Quando vieres cá tenta não olhar só para o MacDonald's

Casa das Artes recebeu 78 mil pessoas em 2008

Os espectáculos da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão registaram a presença de um total de 78 mil pessoas, um número que representa um aumento superior a 10% em relação ao ano de 2007.
“Nos últimos anos, a Casa das Artes tem conquistado um lugar de reconhecido mérito a nível nacional, e mesmo internacional, o que se constata se analisarmos a proveniência do público que nos visita”, afirma Armindo Costa, lembrando que, para além das pessoas oriundas de várias cidades do Norte, e mesmo de outras regiões do País, a Casa das Artes de Famalicão acolhe um pessoas provenientes de Espanha, França, Inglaterra, Polónia, Bélgica e Holanda, que aproveitam a passagem pelo Minho para assistirem aos espectáculos realizados em Famalicão. "Mas há casos em que muitos dos espectadores se deslocam de propósito de países europeus. Foi o que aconteceu, por exemplo, nos concertos de Rufus Wainwriggh, em que tivemos 35 pessoas que vieram de Londres, e de John Cale, com cerca de 20 pessoas de vários países, nomeadamente da Bélgica e Espanha"

Casa de Camilo, eleito melhor museu de 2006.

Mas este thread é para falar das elevações a vila.
Ficamos por aqui...

Last edited by Miguel_Arq; February 11th, 2009 at 05:50 PM.
Old February 11th, 2009, 06:08 PM   #47
PedroGabriel
BANNED

por acaso nao tenho trauma com ninguem de famalicao, pelo contrario. Salvo os forumers no SCC. Nem sequer falei de que foi algo aqui. Era um toque para dizer que conheço Famalicom, e mais do que isso. Mas acho melhor ficar por aqui, que nao vale a pena mesmo. lolex. Alias eu nem comecei nada, foste tu. vai ver um threads atrás, se te doi algo, poe fita-cola que estanca.
Old June 9th, 2009, 07:15 PM   #48
Jorge MCG
Villa Sol

Jorge MCG's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Eu é que sou o bairrista!?

Quantos threads eu já criei dedicados à minha cidade!?
ZEROOOOO!

Não sou eu que anda aqui a poluir o forum com threads criados a torto a a direito, sem qualquer interesse.

Tipo:
Póvoa de Varzim, pouco movimento.
Póvoa de Varzim, novo estádio do Varzim.
Póvoa de Varzim, parque da cidade.
Póvoa de Varzim, rua xpto.
Póvoa de Varzim, urbanização bla, bla.
Póvoa de Varzim, matadouro remodelado.
bla, bla, bla
bla, bla, bla
...
Póvoa de Varzim, nova cagadeira pública.
Póvoa de Varzim, padre apanhado na cama com catequista.
Póvoa de Varzim, a cidade mais linda do Mundo e quiça, da Europa.
...

A Póvoa não tem MC Donald´s!!! Agora é que vou mesmo rebolar da cadeira
Old June 10th, 2009, 01:32 AM   #49
GAMM
Registered User

GAMM's Avatar

Galegos(santa Maria), no municipio barcelense, deve ser elevada a vila em breve...
Old June 13th, 2009, 01:51 AM   #50
sjay
Registered User

Likes (Received): 15

sempre houve uma coisa que me intrigou no ordenamento do territorio do concelho de Braga. Braga tem quase 200 mil habitantes e nem uma vila tem. Não faltam freguesias que facilmente poderiam adquirir o estatuto de vila. Mas, a maior do parte das freguesias prefere pertencer a Braga que pertencer a um pequenia vilasita.
sjay no está en línea   Reply With Quote
Old June 13th, 2009, 02:21 AM   #51
Andre_Filipe
Registered User

Andre_Filipe's Avatar

Likes (Received): 40

Conheça as novas cidades de Portugal

A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, a elevação de 22 povoações a vilas e a criação de cinco cidades, numa votação que foi seguida por várias dezenas de populares, a partir das galerias do Parlamento.

As propostas tiveram origem em todas as bancadas parlamentares e foram votadas depois de terem sido debatidas na Subcomissão para a Criação de Novos Municípios, Freguesias, Vilas e Cidades, no âmbito da Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território.

Foram elevadas a cidade as localidades de Valença (Viana do Castelo), Senhora da Hora (Matosinhos), S. Pedro do Sul (sede do concelho), Samora Correia (Benavente) e Borba (Évora).

À categoria de vilas passaram as localidades de Castro Laboreiro (Melgaço) e Soajo (Arcos de Valdevez), ambas no distrito de Viana do Castelo, Arões de S. Romão (Fafe), no distrito de Braga, Lordelo, distrito de Vila Real, e Ancede (Baião), Guifões (Matosinhos), Vilarinho (Santo Tirso), Senhora Aparecida (Lousada) e Madalena (Vila nova de Gaia), todas no distrito do Porto.

No distrito de Aveiro passaram à categoria de vila as povoações de Soza (Vagos) e Valongo do Vouga (Águeda), enquanto o distrito de Coimbra viu subir a vila as localidades de S. Pedro, Marinha das Ondas, Lagos e Tarazede, todas no município da Figueira da Foz.

O Parlamento aprovou também a elevação a vila das povoações de Foz do Arelho e À-dos-Francos, ambas nas Caldas da Rainha, distrito de Leiria, e Olival (Ourém), distrito de Santarém.

Passaram ainda a vila as localidades de Prior Velho (Loures), Casal de Cambra (Sintra) e Montelavar (Sintra), no distrito de Lisboa, e Bensafrim (Lagos), distrito de Faro.
Andre_Filipe no está en línea   Reply With Quote
Old June 13th, 2009, 03:18 AM   #52
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Finalmente temos uma cidade no Distrito de Viana do Castelo.
Até agora a única cidade existente era a própria capital de Distrito.
Contudo, penso que Ponte de Lima era que vila que tinha mais condições para ser promovida. Parece que os Limianos se recusam a ser cidade...

Last edited by Miguel_Arq; June 14th, 2009 at 02:39 AM.
Old June 13th, 2009, 06:51 PM   #53
Jorge MCG
Villa Sol

Jorge MCG's Avatar

Lordelo (Concelho de Vila Real).
Foram pouco inteligentes, mais valia serem cidade do que vila. Lordelo está colada a cidade de Vila Real, ia fazer parte do novo perimetro urbano, juntamente com Mateus, Parada de Cunhos, Folhadela, etc.
Mas enfim, deve ser o primeiro caso de uma localidade preferir ser vila do que freguesia urbana de cidade.
Old June 13th, 2009, 11:43 PM   #54
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Quote:
Originally Posted by Jorge MCG View Post
Foram pouco inteligentes, mais valia serem cidade do que vila. Lordelo está colada a cidade de Vila Real, ia fazer parte do novo perimetro urbano, juntamente com Mateus, Parada de Cunhos, Folhadela, etc.
Mas enfim, deve ser o primeiro caso de uma localidade preferir ser vila do que freguesia urbana de cidade.
Aqui temos um caso semelhante.
Calendário, que está no perímetro Urbano de Famalicão também queria ser vila.
Old June 13th, 2009, 11:48 PM   #55
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Quote:
Lordelo não é onde está o Hospital de Vila Real?
Old June 13th, 2009, 11:57 PM   #56
Jorge MCG
Villa Sol

Jorge MCG's Avatar

Exactamente.
Old June 14th, 2009, 12:01 AM   #57
A_Voz_Da_Figueira
e de Portugal no geral

Quote:
Originally Posted by Andre_Filipe View Post
Conheça as novas cidades de Portugal

A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, a elevação de 22 povoações a vilas e a criação de cinco cidades, numa votação que foi seguida por várias dezenas de populares, a partir das galerias do Parlamento.

As propostas tiveram origem em todas as bancadas parlamentares e foram votadas depois de terem sido debatidas na Subcomissão para a Criação de Novos Municípios, Freguesias, Vilas e Cidades, no âmbito da Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território.

Foram elevadas a cidade as localidades de Valença (Viana do Castelo), Senhora da Hora (Matosinhos), S. Pedro do Sul (sede do concelho), Samora Correia (Benavente) e Borba (Évora).

À categoria de vilas passaram as localidades de Castro Laboreiro (Melgaço) e Soajo (Arcos de Valdevez), ambas no distrito de Viana do Castelo, Arões de S. Romão (Fafe), no distrito de Braga, Lordelo, distrito de Vila Real, e Ancede (Baião), Guifões (Matosinhos), Vilarinho (Santo Tirso), Senhora Aparecida (Lousada) e Madalena (Vila nova de Gaia), todas no distrito do Porto.

No distrito de Aveiro passaram à categoria de vila as povoações de Soza (Vagos) e Valongo do Vouga (Águeda), enquanto o distrito de Coimbra viu subir a vila as localidades de S. Pedro, Marinha das Ondas, Lagos e Tarazede, todas no município da Figueira da Foz.

O Parlamento aprovou também a elevação a vila das povoações de Foz do Arelho e À-dos-Francos, ambas nas Caldas da Rainha, distrito de Leiria, e Olival (Ourém), distrito de Santarém.

Passaram ainda a vila as localidades de Prior Velho (Loures), Casal de Cambra (Sintra) e Montelavar (Sintra), no distrito de Lisboa, e Bensafrim (Lagos), distrito de Faro.
Tavarede S. Pedro de qual margem é? Lagos a vila? Marinha das Ondas?
Old June 14th, 2009, 03:11 AM   #58
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Likes (Received): 2

…nada disto faz sentido…são mais lugares para políticos…como no caso da Senhora da Hora… …

É a própria vida que tem de mudar…

Crónicas de Coimbra,…país profundo…
O Prof Godin no está en línea   Reply With Quote
Old June 14th, 2009, 05:08 AM   #59
Valeriofarnese
Registered User

Valeriofarnese's Avatar

Quote:
Finalmente temos uma cidade no Distrito de Viana do Castelo.
Até agora a única cidade existente era a própria capital de Distrito.
Contudo, penso que Ponte de Lima era que vila que tinha mais condições para ser promovida. Parece que os Limianos se recusam a ser cidade...

claro que sim: caso contrário, perderia o título de "vila mais antiga de Portugal".
Valeriofarnese no está en línea   Reply With Quote
Old June 14th, 2009, 05:10 AM   #60
Valeriofarnese
Registered User

Valeriofarnese's Avatar

Quote:
Realmente Lordelo não faz sentido nenhum...a não ser por reminiscência histórica, já que chegou a ser concelho.
mas há mais exemplos parecidos, como A-ver-o-Mar, na Póvoa, colada à cidade, como o Pedro Gabriel aí de cima poderá confirmar.

Outro caso que não entendo é Castro Laboreiro. Vila? A que propósito?
Valeriofarnese no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules