daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old February 5th, 2009, 07:00 AM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 574

RS – Porto Alegre – Zona Sul – Os bairros da Vila Conceição e Pedra Redonda (quase desconhecidos)

Salve, amigos foristas! Cá estou eu retornando ao SSC.

Já mostrei aqui alguns bairros da Zona Sul de Porto Alegre tais como o Cristal, a Tristeza, a Vila Assunção, Ipanema e a Vila Nova. (Para acessar esses threads, basta clicar nos nomes dos bairros.)

Agora o intuito é mostrar mais um bairro da Zona Sul. Na verdade, dois bairros. Desta vez, a quase desconhecida Vila Conceição e um pedaço da Pedra Redonda, ambos junto à orla do Lago Guaíba.

Com o predomínio de residências de alto padrão, a Vila Conceição e a Pedra Redonda são, talvez, os menores bairros de Porto Alegre em extensão, e também os menos povoados. Mas devem estar entre os de maior renda per capita.

Surgida na década de 30 do século passado, e transformada em bairro nos anos 50, a Vila Conceição se estende sobre um morro que avança sobre o Guaíba e tem suas casas construídas em meio a uma natureza exuberante. Por se localizar em um morro, praticamente todos os seus terrenos são íngremes, como vocês verão nas fotos abaixo. No lado sul do bairro, na parte baixa e estreita ao longo do Guaíba está o bairro da Pedra Redonda.

A Vila Conceição é um bairro 100% residencial, inexistindo nela qualquer forma de comércio. Na Pedra Redonda, eu encontrei pelo menos um restaurante de luxo.

Devido a uma arborização intensa, praticamente cada casa na Vila Conceição está construída em meio a uma floresta. Assim sendo, o que a maioria dos moradores do bairro vê quando abre a janela de suas casas são árvores e mais árvores, e alguns, o Lago Guaíba. É um dos poucos bairros urbanos de Porto Alegre onde impera o som dos cantos dos pássaros e não os dos motores dos carros.

Na Vila Conceição está a Ponta dos Cachimbos, um dos locais mais próximos em linha reta da cidade de Guaíba, do outro lado do lago. Na Ponta dos Cachimbos há uma pequena praia, sem condições de balneabilidade, que é um dos pontos preferidos para despachos e oferendas feitos por membros de religiões afro-brasileiras. É também um ótimo local para apreciar o pôr-do-sol tomando chimarrão. E se você for lá, não importando a hora do dia, não se surpreenda se você se deparar com pessoas fumando drogas ilícitas. É prática comum no local. É apenas uma mera coincidência com o nome oficial do local.

Do Paço Municipal, no centro de Porto Alegre, até a Ponta dos Cachimbos são cerca de 12km de carro. Não há transporte público que adentre a Vila Conceição. As linhas de ônibus e lotação passam pela avenida Wenceslau Escobar, sem entrar nas ruas internas do bairro.

As fotos aqui postadas foram todas tiradas por mim em três momentos diferentes.

As mais antigas são as que mostram a Ponta dos Cachimbos, tiradas em 27/03/2004, por volta do meio-dia.

As fotos que mostram a praia da Pedra Redonda foram tiradas na tarde do dia 27/09/2008.

As fotos que mostras as residências e ruas da Vila Conceição foram tiradas na tarde do dia 04/02/2009.

Portanto, vou dividir esse thread em três partes de acordo com a data em que as fotos foram tiradas.

Parte I – A Ponta dos Cachimbos (na Vila Conceição, mostrando apenas a natureza e o Guaíba);

Parte II – A Pedra Redonda (mostrando a pequena praia que ali existe);

Parte III – A Vila Conceição (mostrando algumas de suas residências, ruas, praças e a Ponta dos Cachimbos).

Espero que gostem!

Primeiro, os mapas:

MAPA 1 – A localização da Vila Conceição em relação ao centro de Porto Alegre. São cerca de 11km em linha reta e 12km de carro.

MAPA 2 – Visão ampliada da Vila Conceição, dentro da área marcada em vermelho. Abaixo dela, um pedaço do bairro Pedra Redonda.

PARTE I – A PONTA DOS CACHIMBOS
Essas fotos foram tiradas no final do verão de 2004. As águas do Guaíba apresentavam uma tonalidade azul esverdeada, resultado da combinação de algas que proliferaram no lago com o baixo nível das águas por falta de chuvas. Neste ano, o fenômeno não aconteceu.

Foto 01

Foto 02

Foto 03

Foto 04

Foto 05

Foto 06

Foto 07

Foto 08

Foto 09

Foto 10

PARTE II – A PEDRA REDONDA
Há muitas residências e condomínios de luxo, além de clubes, na Pedra Redonda cujos fundos dão para o Guaíba. Não os fotografei. Essas fotos mostram apenas uma praia pequena na Praia Redonda, logo abaixo o morro por onde se estende a Vila Conceição. Nessa praia, muitos praticam esportes náuticos, especialmente o windsurfe.

Foto 11 – A entrada de um condomínio de luxo, o único que fotografei na Pedra Redonda.

Foto 12

Foto 13

Foto 14

Foto 15

Foto 16

Foto 17

PARTE III – A VILA CONCEIÇÃO
Essas fotos mostram algumas residências e ruas do bairro. Há algumas da Ponta dos Cachimbos, também.

Foto 18

Foto 19

Foto 20 – Lá do outro lado, a cidade de Guaíba. Foto tirada da Ponta dos Cachimbos.

Foto 21

Foto 22 – Gostei muito do telhado ecológico desta residência, repleto de grama.

Foto 23 – Percebi que uma das características das residências do bairro é ter portões de entrada muito bem construídos e cuidados.

Foto 24 – Esta casa está na parte baixa do bairro e tem um estilo Gramado-Canela. É bonita, mas não combina com Porto Alegre. Ela ficaria melhor na Serra.

Foto 25 – Eu acho essa casa feita em madeira a mais interessante do bairro, apesar da simplicidade em comparação às demais. Aqui, vê-se os fundos da casa.

Foto 26 – A mesma casa da foto acima, agora mostrando a sua frente.

Foto 27 – A mesma casa das duas fotos anteriores, agora mostrando o seu hall de entrada.

Foto 28

Foto 29 – Lá pelas tantas, a gente vê residências assim, quase que escondidas no meio da mata. Eu estou na calçada. A casa lá embaixo. E nos fundos dela, o Lago Guaíba.

Foto 30 – As ruas do bairro têm duas características: (1) são todas de paralelepípedos e (2) são sempre em curva, acompanhando o contorno do morro.

Foto 31

Foto 32 – Gosto de casas assim, feitas com tijolos à vista e pintadas de branco. Ficam bem charmosas. Há muitas assim no bairro.

Foto 33 – Isto não é uma casa. É uma garagem. Eis outra característica das residências da Vila Conceição: como os terrenos são íngremes, muitas das garagens são construídas no nível da rua e em forma de casinhas, ao passo que a casa dos moradores é construída em nível abaixo do da rua. Outro charme.

Foto 34 – Pensam que essas casas geminadas são pequeninhas? Que nada. O terreno onde elas foram construídas é um dos mais íngremes do bairro. Abaixo dela tem o equivalente a uns 3 andares para baixo.

Foto 35 – Achei essa casa um belo exemplo de harmonia de uma bela arquitetura com a natureza ao redor. Esta casa está para alugar. Fiquei me imaginando naquela sala com as paredes externas toda de vidro, apreciando a natureza e o Guaíba.

Foto 36 – Um trecho da praia da Pedra Redonda. Como havia muito vento na orla de Porto Alegre, pequenas ondas se formaram no Guaíba, deixando o local ideal para a prática de windsurfe.

Foto 37

Foto 38 – Lá embaixo, dois morros na orla do Guaíba. O primeiro, é o famoso Morro do Sabiá e marca o final do bairro Pedra Redonda. Depois dele, começa o bairro de Ipanema. Hoje, o Morro do Sabiá é uma propriedade particular e é restrita a circulação nele. Antigamente, havia um restaurante no topo dele e era um dos locais mais interessantes para se passar a tarde em Porto Alegre. Há uma capela católica abandonada ao lado do prédio que servia como restaurante e uma escadaria de pedras que leva do topo do morro mata adentro até chegar na beira do lago. Pena que não é mais possível visitá-lo.

Foto 39

Foto 40

Foto 41

Foto 42

Foto 43 – Gostei muito desta casinha. É bem simples em comparação às outras. Gostei das chaminés o do seu estilo Três Porquinhos.

Foto 44

Foto 45 – Uma casa coberta de vegetação. Achei-a linda.

Foto 46

Foto 47

Foto 48 – A exemplo da foto 33, mais uma casinha-garagem no nível da rua, enquanto o terreno despenca atrás dela.

Foto 49

Foto 50

Foto 51 – Rua Apolinário Porto Alegre. Esta rua fica no topo do morro da Vila Conceição. Ela e outras do bairro estão repletas de plátanos dos dois lados. Plátanos são árvores com folhas caducas, com formato semelhante à folha da bandeira do Canadá. São mais abundantes na Serra Gaúcha. No outono, elas mudam de cor e depois caem. Vou ter que voltar a esta rua no meio do outono!

Foto 52 – Gostei muito desta casa, mas achei ela mais bonita pessoalmente do que na foto. Há muitas casas assim na Vila Conceição, com telhados pontudos.

Foto 53

Foto 54

Foto 55 – Eu não sei o que funciona nesta casa. Parece ser um atelier. Há essa figura religiosa esculpida na entrada, e outra lá atrás, também religiosa.

Foto 56 – A Praça Paraíso.

Foto 57 – Uma casa com telhado pontudo enxaimel-fake. Combina mais com a Serra Gaúcha. Mas ficou bonita aqui em meio a esse tanto de árvores.

Foto 58 – A rua ao redor da Praça Paraíso com plátanos.

Foto 59

Foto 60 – A mesma casa da foto 57, vista de outro ângulo.

Foto 61

Foto 62

Foto 63 – Isto não é uma rua. É a entrada de uma casa no topo do morro.

Foto 64 – Gostei muito desta casinha lá embaixo.

Foto 65 – Se houvesse uma cruz no topo do telhado, teríamos uma capelinha. Na verdade, a exemplo das fotos 33 e 48, trata-se apenas de mais uma garagem no nível da rua, desta vez da casinha da foto anterior (foto 64). E ela combina com a casinha.

Foto 66

Foto 67 – Mais um portão bem cuidado.

Foto 68

Foto 69 – Rua Nossa Senhora de Aparecida. Mais uma rua cheia de plátanos nos dois lados.

Foto 70 – Outro portão interessante.

Foto 71 – Rua Professor Emílio Meyer, no início da Vila Conceição a partir da entrada pela Wenceslau Escobar.

Foto 72 – A casa dos meus pais cabe inteira neste gramado antes da entrada da garagem, e ainda sobre espaço.

Foto 73 – Residência na parte baixa da Vila Conceição. O outro lado da rua, na frente desta casa, é o bairro Pedra Redonda.

Foto 74

Espero que tenham gostado das fotos!
Abraçoa a todos e até mais!

Last edited by renehass; February 5th, 2009 at 07:08 AM.
renehass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 5th, 2009, 11:52 AM   #2
RG
RG

RG's Avatar

Likes (Received): 0

Encantadora essa região de Poa, ainda quero conhecê-la pessoalmente. Algumas casas são muito bonitas e parecem aconchegantes!
RG no está en línea   Reply With Quote
Old February 5th, 2009, 12:23 PM   #3
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 24

Amei a Vila Conceição e Pedra Redonda.

Fiquei impressionado com a diversidade das casas, o que mostra que os moradores não são influenciados uns pelos outros e cada família possui sua identidade

Esta região do Guaiba é fantástica! Se bem que se eu morasse em Poa gostaria de morar na muvuca do centro e ter uma casa aí para poder descansar nos finais de semana. Claro que deve ser caríssimo morar aí, não?
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old February 5th, 2009, 01:45 PM   #4
Farrapo
.

Likes (Received): 217

Adorei o thread e os bairros!

Olha, gostei mais da Vila Conceição que da "badalada" Vila Assunção (o Pedra Redonda não apareceu muito, heheh)... Bah, achei o bairro gostosíssimo, super agradável, bonito, bem cuidado... Curti as casas também, são bonitas e muitas nem muros têm... Adorei mesmo!

Bah, não sei como tem gente que acha Porto Alegre feia, fala que não tem belezas naturais... Que é isso... Mas enfim... aí vão alguns comentários:

19. Bonitona!
21. Uma gracinha...
22. Também gostei muito desse telhado...
26. Simplesmente adorei essa casa! Muitíssimo estilosa!
43. Muito bonitinha!
44. Bonita! Essa eu já conhecia... Se eu não me engano, apareceu num thread do Gerson...
45. É um mato total, mas eu amei, hahah!
51. Muito linda essa rua!
52. Bem bonita, mas uma tintinha caía bem, heheh...
53. Gosto muito de casas assim, com telhadões...
62. Bonita!
64. Muito bonitinha!
68. Bonitinha também...
69. Bela rua!

Valeu pelas fotos! Ficaram muito boas!
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old February 5th, 2009, 01:49 PM   #5
VitorCPH
preparando novo thread...

VitorCPH's Avatar

Likes (Received): 0

Que paisagens! Muito bonito essa região.
E coincidentemente, se não me engano, tenho amigos que moram no enxaimel da 57
Parabéns, ótimo thread

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=654683
VitorCPH no está en línea   Reply With Quote
Old February 5th, 2009, 11:18 PM   #6
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Nossa, POA tem bairros encantadores. Valeu pelas fotos!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2009, 12:41 AM   #7
RVpoa
Orgulho de ser Gaúcho

RVpoa's Avatar

Likes (Received): 823

Credo q bairro lindo...eu não conheço nada mesmo dessa cidade, lindas casas, lindas ruas, tudo fecha, e o guaíba que espetáculo, realmente fiquei fascinado com este bairro.
ótimo trabalho, mais uma das faces dessa cidade multifacetada que engana a quem sobrepõe sobre ela um olhar superficial. É uma cidade que precisa ser observada nos detalhes para descobrir suas belezas, e que belezas, amo a minha capital, apesar das suas deficiencias ainda é uma baita cidade.
RVpoa no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2009, 01:06 AM   #8
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 2933

Fotos fantásticas! Parabéns

Que bom que existe o SSC para vermos essas pérolas!
Old February 6th, 2009, 01:52 AM   #9
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by tchelllo View Post
Esta região do Guaiba é fantástica! Se bem que se eu morasse em Poa gostaria de morar na muvuca do centro e ter uma casa aí para poder descansar nos finais de semana. Claro que deve ser caríssimo morar aí, não?
Eu imagino que o custo de morar na Vila Conceição seja o mesmo que o da Vila Assunção. Curiosamente, ao contrário da Vila Assunção quando lá estive para fotografá-la, eu não vi tantas casas à venda na Vila Conceição. E acho que a maioria dos moradores são proprietários das casas. Mas sei que algumas são alugáveis pois tive uma amiga que ali morou em uma casa alugada. Os valores devem ser altos, pois todas as casas são de alto padrão.

A única coisa que acho preocupante na Vila Conceição é a segurança. As ruas são desertas e, apesar de haver guaritas espalhadas pelo bairro, eu vi apenas uma guarita, logo na entrada do bairro, com um segurança dentro. E vi poucas residências com câmeras filmando quem se aproxima dos portões.

Abraços!
Old February 6th, 2009, 01:58 AM   #10
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Farrapo View Post
Curti as casas também, são bonitas e muitas nem muros têm... Adorei mesmo!

Bah, não sei como tem gente que acha Porto Alegre feia, fala que não tem belezas naturais... Que é isso... Mas enfim...
Na verdade, todas as casas têm muro ou cerca. Não me lembro de ter visto alguma sem. Em algumas fotos não aparecem as cercas porque eu passei a câmera digital pela cerca para que as fotos ficassem melhores.

Eu também já ouvi gente falar que Porto Alegre não tem belezas naturais. Parece que no conceito brasileiro de cidade com beleza natural, apenas aquelas que ficam na beira do oceano levam essa classificação.

Porto Alegre é a única capital brasileira localizada na margem de um lago. E tem um delta junto ao centro da cidade onde deságuam os principais rios do estado. E há morros espalhados por toda a cidade. Quem afirma que Porto Alegre não tem beleza natural ou é cego ou faz questão de não ver.

Abraços!
Old February 6th, 2009, 02:05 AM   #11
portoimagem-II
Forno Alegre

Likes (Received): 3069

Lindas as tuas fotos !

Adorei o Guaiba verde.

A parte mais alta também é chamada de Sétimo Céu e, em seu topo, que está a invasão dos índios no Morro do Osso.

Eu adoro a Vila Conceição ! Conheço todas essas casas. No local onde estão as casas 18 e 19 há uma mini-orla livre, com um muro antigo e charmoso, e que ENCHE de gente nos fins de semana pra sentar ali e tomar chimarrão, gente muito bonita.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2009, 02:07 AM   #12
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by VitorCPH View Post
E coincidentemente, se não me engano, tenho amigos que moram no enxaimel da 57
Legal! Pede para eles acessarem esse thread e ver as fotos, então.

Abraços!
Old February 6th, 2009, 02:09 AM   #13
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Obrigado a todos os demais pelos comentários.

Abraços!
Old February 6th, 2009, 02:24 AM   #14
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Lindas as tuas fotos !

Adorei o Guaiba verde.

A parte mais alta também é chamada de Sétimo Céu e, em seu topo, que está a invasão dos índios no Morro do Osso.

Eu adoro a Vila Conceição ! Conheço todas essas casas. No local onde estão as casas 18 e 19 há uma mini-orla livre, com um muro antigo e charmoso, e que ENCHE de gente nos fins de semana pra sentar ali e tomar chimarrão, gente muito bonita.
O morro por onde se estende a Vila Conceição é, na verdade, um prolongamento do Morro do Osso. É o “braço” do morro que avança pelo Guaíba. O restante do morro se estende pelos bairros Tristeza, Ipanema, Cavalhada e Camaquã.

Eu só fotografei as casas dentro da área marcada em vermelho dentro do mapa 2 no início deste thread. Quando nos meus textos eu me refiro à parte mais alta do morro, quero dizer a parte mais alta dentro daquela área marcada em vermelho no mapa 2.

O Sétimo Céu e o restante do Morro do Osso, com a invasão dos índios guaranis, estão fora da área marcada em vermelho no Mapa 2. O Sétimo Céu é considerado bairro Tristeza.

Abraços!
Old February 6th, 2009, 02:38 AM   #15
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Likes (Received): 15

Muito interessante o tópico! Tem algumas casas muito legais.

Pela foto a casa da Foto 57 me parece um tipo de "neo-medieval" que foi bem comum no Brasil inteiro, um pouco antes da popularização do modernismo (concomitantemente com aquele "estilo missões"/neocolonial espanhol)

Acho que Gramado nem era desenvolvida o bastante para ter uma casa dessas de alvenaria na época!
thesapox no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2009, 05:46 PM   #16
Farrapo
.

Likes (Received): 217

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Na verdade, todas as casas têm muro ou cerca. Não me lembro de ter visto alguma sem. Em algumas fotos não aparecem as cercas porque eu passei a câmera digital pela cerca para que as fotos ficassem melhores.
Ih, propaganda enganosa, hein... =P

De qualquer maneira, não deve ser nada encandaloso, até por "permitir" tirar fotos pela grade...

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
A única coisa que acho preocupante na Vila Conceição é a segurança. As ruas são desertas e, apesar de haver guaritas espalhadas pelo bairro, eu vi apenas uma guarita, logo na entrada do bairro, com um segurança dentro. E vi poucas residências com câmeras filmando quem se aproxima dos portões.
Hmmm, não vejo isso como algo negativo, que indique insegurança... Pelo contrário, se as casas não possuem câmeras, se o bairro tem poucos seguranças e guaritas, eu vejo como um sinal de que ainda é um local seguro... Odeeeio andar por esses bairros atulhaaados de seguranças, guaritas e câmeras... Não tem nada mais desagradável que caminhar à noite por umas partes do Moinhos e uma luz insuportável da segurança de um prédio ser apontada na tua cara... Isso sem falar quando tu tá tirando foto de algum prédio ou casa e aparece um segurança pra te encher o saco, como se tu fosse um assaltante...
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2009, 06:30 PM   #17
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 4019

Há muitíssimo tempo tinha visto umas fotos aéreas de POA onde aparecia essa região, e tinha ficado curioso para ver fotos ao nível da rua desse morro lotado de verde.

Uau, que lugar embasbacante!
Muito lindo as casas, o verde, o lago... Charmosão.
Old February 6th, 2009, 06:57 PM   #18
Eduhaus
...

Eduhaus's Avatar

Likes (Received): 316

Este thread é sem dúvida o melhor que apareceu nos últimos tempos por aqui. Eu acho esta região realmente incrível, mas menosprezada pela maior parte da população da cidade. Tenho uma colega e amiga que nasceu aí e sempre morou no bairro. Conhece a história do lugar, etc. Conta que tem hábitos interioranos e de vizinhança.

Estas casas em estilo "Gramado" se deve ao fato de que nesta região muitos alemães e descendentes tinham suas casas de moradia e veraneio, ao lado dos clubes de velas Veleiros e Jangadeiros, fundados por alemães e acho que combina com o lugar sim, lembra muito os bairros com lagos nas cercanias de Berlim.

E tomara que a especulação imobiliária não destrua mais este lugar. Por enquanto só constroem condomínios horizontais. Resta saber até quando.
Eduhaus no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2009, 07:38 PM   #19
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Farrapo View Post
Pelo contrário, se as casas não possuem câmeras, se o bairro tem poucos seguranças e guaritas, eu vejo como um sinal de que ainda é um local seguro...
Nem tanto, infelizmente, Farrapo.

Deixa eu contar uma história meio triste que ilustra um pouco a fragilidade do bairro em relação à segurança.

Uma amiga minha do interior morou uma época em uma casa alugada na Vila Conceição. Ele e o marido vieram morar em POA porque o marido havia conseguido um emprego em uma grande empresa da cidade.

Numa noite, ela e o marido foram surpreendidos no quarto por um ladrão que entrou na casa enquanto eles estavam dormindo. Ela viu o vulto do homem primeiro e acordou o marido, que resolveu reagir. Pronto, nem precisa dizer que a “merda” aconteceu, com o perdão da palavra. O marido foi morto, na frente dela, e o homem fugiu da casa sem nada levar.

Obviamente, essa história com fim trágico poderia acontecer em qualquer bairro de qualquer cidade brasileira. Mas penso que as ruas desertas da Vila Conceição, todo aquele verde (que torna as ruas escuras à noite) e os muros das casas (muitas vezes baixinhos), acabam por vez facilitando a ação de criminosos.

Viúva e com dois filhos ainda crianças, hoje ela mora novamente no interior.

Abraços!
Old February 6th, 2009, 07:40 PM   #20
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Eduhaus View Post
Este thread é sem dúvida o melhor que apareceu nos últimos tempos por aqui. Eu acho esta região realmente incrível, mas menosprezada pela maior parte da população da cidade. Tenho uma colega e amiga que nasceu aí e sempre morou no bairro. Conhece a história do lugar, etc. Conta que tem hábitos interioranos e de vizinhança.

Estas casas em estilo "Gramado" se deve ao fato de que nesta região muitos alemães e descendentes tinham suas casas de moradia e veraneio, ao lado dos clubes de velas Veleiros e Jangadeiros, fundados por alemães e acho que combina com o lugar sim, lembra muito os bairros com lagos nas cercanias de Berlim.

E tomara que a especulação imobiliária não destrua mais este lugar. Por enquanto só constroem condomínios horizontais. Resta saber até quando.
Obrigado, Eduhaus. Fico lisonjeado com o comentário.

Realmente o bairro tem um aspecto bastante interiorano e, pelo seu tamanho compacto, todos devem se conhecer. Todos devem fazer parte de uma “grande vizinhança”. Há apenas casas no bairro, nenhum edifício, três praças bem conservadas, nenhum comércio, com exceção de uma casa onde o dono fabrica velas para barcos.

Eu não sabia da origem germânica do bairro. Isso talvez explique o fato de muitas das casas mais antigas terem telhados pontudos e uma arquitetura mais serrana.

Em relação à especulação imobiliária, infelizmente ela já está chegando. Eu vi pelo menos três condomínios de luxo prontos e um sendo construído. O que eu espero é que eles nunca destruam as casas que lá existem atualmente. Ainda há poucos terrenos sem nada construído. Que os especuladores imobiliários usem apenas os terrenos vazios para construírem seus condomínios de luxo.

Abraços!

Reply

Tags
brasil, porto alegre, rio grande do sul

Thread Tools

Posting Rules