|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#1 |
|
Registered User
Likes (Received): 5
|
Coimbra | Solum em 68 fotos
(faltou uma para o número mágico
)Em Janeiro, eu e o meu grupo de estudo fizemos um levantamento fotográfico da zona da Solum, para um trabalho académico. Agradeçam as fotos ao Edgar Almeida, o nosso fotógrafo de plantão. Ele fez um excelente trabalho, o tempo estava muito pior do que aparenta nas fotos, e já estava a escurecer... Reparem que apesar de ser uma zona densa, há, entre muitos edifícios, bastante espaço, ocupado por pequenas zonas ajardinadas e parques de estacionamento. Apesar dessas zonas ajardinadas não servirem como zonas de lazer, ajudam a aliviar alguma da densidade e da proximidade dos prédios. Comentem, porque já estou fartinho de escrever sobre a Solum :P Começamos o percurso na rua pedonal que passa mesmo ao lado do Dolce Vita, cuja entrada lateral é esta: ![]() Ao fundo da rua, está a nossa Escola Superior de Educação, do IPC ![]() ![]() ![]() Mais a frente, a esquerda, está a Praça Heróis do Ultramar, onde antigamente se realizava a feira da Associação Comercial e Industrial de Coimbra ![]() Em frente à praça, está a Escola Secundária Infanta D. Maria, a melhor escola pública do país, já ha alguns anos ![]() No meio da praça, uma estátua em homenagem aos heróis do Ultramar ![]() Piscinas Municipais, com a passagem suspensa para o Dolce Vita à direita, e o Pavilhão Multiusos (que não se vê na foto) ![]() O Pavilhão por dentro, casa da equipa de basket da AAC ![]() Entrada principal do DV ![]() Piscinas Municipais por dentro (normalmente não se pode tirar fotos, mas tivemos sorte, estava a decorrer uma competição )![]() Isto é na rua General Humberto Delgado, entre o DV e os pavilhões ![]() ![]() Depois fomos dar a volta ao Estádio ![]() La em cima, à esquerda, os polémicos apartamentos (que supostamente não poderiam ter sido construídos aí) ![]() Isto será a entrada VIP? ![]() ![]() À direita, o viaduto de acesso aO Bairro ![]() Praça 25 de Abril ![]() ![]() Apeadeiro (futura estação do Metro?) ![]() Daqui vamos para o bairro de São José (ou seria Calhabé? Já ouvi dizerem os dois nomes) sempre com o Estádio a espreitar ![]() ![]() ![]() O Tarzan mora na Solum ![]() ![]() De volta ao Estádio ![]() CC Girassolum, um clássico de Coimbra, cercado por prédios ![]() E a famosa rotunda das palmeiras. Aqui começamos a entrar na parte mais cara da Solum ![]() O terreno onde vai ser construída mais uma escola (na Solum já há 6 estabelecimentos de ensino, num raio de mais ou menos 350m) ![]() Prédios carotes, construídos mais ou menos a partir do Euro 2004 (que modificou bastante esta parte da cidade) ![]() ![]() ![]() ![]() A torre da pala ![]() ![]() À frente está o parque infantil, e lá ao fundo o Mc Donalds ![]() ![]() E voltamos a encontrar o Gira (adoro as escadas )![]() A salvação da nossa fome às 2 da manhã ![]() ![]() Torres modernistas :P ![]() ![]() Começamos a subir a minha rua, Carolina Michaellis... ![]() ![]() O meu prédio, com revestimento de tijoleira ![]() ![]() até chegar à rotunda... à esquerda, o Cidral, em frente, a Quinta da Maia ![]() Mas fomos para a direita. Estas são as "ruínas" da entrada da quinta que deu origem a Solum (e mais tijoleira) ![]() ![]() ![]() Fomos ter à Elísio de Moura, que vem do Tovim, e que tem umas casas com uns jardins interessantes ![]() O terceiro CC da Solum, o AtriumSolum ![]() Pavilhão da AAC/OAF ![]() Mais arquitectura dos anos 60/70 ![]() ![]() ![]() ![]() Outra vez, o prédio da pala ![]() Uma das características da Solum são esses "pátios" suspensos atrás de alguns edifícios ![]() ![]() Rua Fernando Namora ![]() ![]() Aqui, começa outra série de fotos (só mais 8). Este percurso começa nas escadas ao lado do Atrium, na Elísio de Moura ![]() Virando para trás, vamos até o Cidral, a atravessar a Carolina Michaellis ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() E aqui terminamos o passeio (isto ja é numa rua depois da praça Heróis do Ultramar ![]()
|
|
|
|
|
|
#2 |
|
Barra for Friends
Likes (Received): 143
|
gostei bastante das fotos... é uma das melhores zonas de Coimbra
|
|
|
#3 |
|
O Prof Godin
Likes (Received): 2
|
…era…com o shoping, está a rebentar pelas costuras…
|
|
|
#4 |
|
Registered User
Likes (Received): 83
|
Fotos do Iguana!
|
|
|
|
|
|
#5 |
|
Αλέξανδρος
Likes (Received): 3
|
o Tarzan no Solum
mto bem, cobriste o bairro todo
|
|
|
|
|
|
#6 |
|
Registered User
Likes (Received): 145
|
tenho de arranjar uma objectiva dessas.. é qual, uma 10-20?
|
|
|
|
|
|
#7 |
|
E.I.!
Likes (Received): 15
|
boa fotoreportagem
|
|
|
|
|
|
#8 |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
Adorei as fotos!!, estas fotos sao excelentes para ver como sao ruas "normais" onde vivem muitas das pessoas e conhecer em maior profundidade os lugares que vêem no seu dia a dia.
Jaja, estou a ver que ali também há graffittis no solo :p.
Existe al menos un rincón del universo que con toda seguridad puedes mejorar, y eres tú mismo (Huxley). Last edited by napolit; February 11th, 2009 at 02:02 AM. |
|
|
|
|
|
#9 | |
|
Registered User
Likes (Received): 5
|
acertaste
![]() Quote:
e n é só no solo k ha graffittis :P |
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
BANNED
Likes (Received): 1
|
não acredito que gostaram das fotos... estou mais impressionado com as reacções que com as fotos.
|
|
|
|
|
|
#11 | |
|
Home, sweet home
Likes (Received): 43
|
Quote:
Se as fotos são bonitas, ou feias, não interessa... Há aqui um grande trabalho, que merece ser respeitado. Bom trabalho, Filipe FT! ![]() p.s. Se quisesse fotos bonitas, o Filipe tinha ido à Póvoa!
Last edited by Miguel_Arq; February 11th, 2009 at 02:45 PM. |
|
|
|
|
|
|
#12 |
|
Registered User
Likes (Received): 7
|
Bom trabalho, gostei das fotos, mas não deveria também haver fotos da Igreja de S. José, o Prédio que parece um "barco"
, um outro que tem a CGD por baixo mesmo ao lado da Igreja de S. José, a nova esquadra da polícia, o Átrium Solum, D. Maria, etc...? Estes são apenas alguns de que me lembrei que julgo terem alguma importância...Também gostei da objectiva, dá uma perspectiva diferente à paisagem urbanística. |
|
|
|
|
|
#13 | |
|
BANNED
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#14 |
|
Registered User
|
O Infanta e o Atrium aparecem nas fotos, e a igreja também aparece, sem foco nela, mas está lá. A essa tua lista junto a Eugénio de Castro, a Brotero, os jardins-escola, a escola nº10, o grande parque infantil na zona mais recente, dois mini-parques infantis perto da igreja, o bingo, clínica,...
Em relação à estação dos caminhos-de-ferro, não vai ser recuperada, uma vez que o troço da solum alternativo foi aprovado. |
|
|
|
|
|
#15 |
|
Registered User
|
Não concordo que a solum esteja a 'rebentar pelas costuras…' por causa do shopping... tirando o Natal e alguns fins-de-semana chuvosos, a influência do DolceVita não é causadora de problemas... Os problemas foram criados durante a renovação do estádio com a extinção do tráfego na alameda D. João III, nada a ver com ter shopping ou não... digo eu...
|
|
|
|
|
|
#16 |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
Eu acho que conheço esse Tarzan,
vive no Solum, trabalha numa empresa de construções do Pombal, e gosta de ir comer leitão à Anadia. Last edited by Sesnando; February 15th, 2009 at 11:46 AM. |
|
|
|
![]() |
| Tags |
| coimbra, solum |
| Thread Tools | |
| Display Modes | Rate This Thread |
|
|