|
|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina |
| Global Announcement |
|
SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info! |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#1 |
|
Santa e Bela Catarina
Likes (Received): 199
|
Superthread! 153 fotos! As praias da 3ª cidade mais antiga do Brasil!
Então vamos lá! 153 fotos garimpadas do Flickr e Panoramio, das praias de São Francisco do Sul, aqui do ladinho de Joinville! Devidos créditos (que não são poucos!!) no final. São Francisco do Sul tem outras praias, como a Praia do Mota, Praia dos Ingleses e Vila da Glória, mas isso é assunto para outro thread!
Pra começar, um mapinha pra entenderem do que eu estou falando! ![]() Pra fazer em ordem, vou começar da Praia do Ervino e terminar na Praia do Paulas. Só que nas fotos da praia eu não vou por em ordem na localização delas, pois seria muuuuuuuuito trabalho. ![]() Praia do Ervino. Talvez a praia que eu menos conheça, e a mais longe do Centro da cidade. Do outro lado do canal ao sul fica a cidade de Balneário Barra do Sul. 01. ![]() clauskam; Panoramio 02. ![]() Eliza Galo; Panoramio 03. ![]() mara 24; Panoramio 04. É uma das poucas coisas que eu lembro do Ervino, o Caminho dos Namorados. ![]() Marisa Turassi; Panoramio 05. Estrada que leva a Praia Grande. ![]() MBDNDX4X4; Flickr 06. ![]() Observatório do Litoral Catarinense; Flickr Praia Grande. A maior praia da Ilha, possui aproximadamente 19km de extensão. Pelo que me informaram possui a maior quantidade de restinga conservada do mundo. Pudera, apenas o primeiro quilômetro da praia é habitado, o resto são só dunas e mato. 07. Jipes brincando nas dunas. ![]() BEDENE; Panoramio 08. Uma casa nas pedras e toda a praia ao fundo. ![]() Lucas L. Heil (luki); Flickr 09. ![]() MarcelaEloisa; Flickr 10. Pessoas brincando nas dunas. Tem algumas altas, porém elas são bem fáceis de descer, pois não são íngremes. ![]() Marcelo Parise Petaz; Panoramio 11. Um navio que encalhou na praia há uns anos. Como dá pra ver, ele ficou bem na areia, eu cheguei a encostar nele. O mar da Praia Grande é muito traiçoeiro, e os navios tem que ir bem para fora antes de passar por lá, e esse deve ter se perdido. O desencalhe desse navio foi muito engraçado. Trouxeram vários rebocadores da Europa pra tentar tira-lo e ninguém conseguia, até que um dia o capitão ligou o motor e foi embora. Hahaha ![]() ![]() naclinho.com 12. Indo para a Praia do Ervino. ![]() Observatório do Litoral Catarinense; Flickr 13. Vista parcial da Prainha (as casas e carros parados) e Praia Grande ao fundo. ![]() Pablo Crocetta Biazin; Panoramio 14. ![]() Rogério Kreidlow [rogerkrw]; Flickr 15. Dunas. ![]() Tamy Yasue; Flickr 16. ![]() Thomaiz; Flickr 17. ![]() Thomaiz; Flickr 18. Outra vez indo para o Ervino. ![]() wagnerueno; Panoramio 19. Outra do navio. ![]() www*.*sfs*.*com*.*br Prainha. É digamos que o point jovem da Ilha. À noite os barzinhos enchem, e a rua fica intransitável. De dia há muitos surfistas e menininhas-paga-pau-de-surfista. Pena que ultimamente tem caído a qualidade dos frequentadores, tem muito mané agora lá. (Mané que eu digo são os "manos" que param seu carro que ganhou de brinde na compra do som pra carro, que colocam música de gosto duvidoso em volume alto e ficam bebendo cerveja da sua própria caixa térmica, assobiando pra qualquer gordinha que passa na rua e às vezes encarando os outros. Odeio).20. Pequena trilha que leva pras pedras, na divisa com a Praia Grande. É um Sambaqui. ![]() BrunoNoumeh; Panoramio 21. Prainha com Praia Grande ao fundo. ![]() engpado; Panoramio 22. ![]() Gerson Luiz; Flickr 23. ![]() Guilherme Dedekind; Panoramio 24. ![]() Island of Sao francisco Do Sul,Brazil; Flickr 25. Parte da Prainha com o mar da Praia da Enseada e Ubatuba ao fundo, não chega a pegar Itaguaçu. ![]() Lucas L. Heil (luki); Flickr 26. Prainha e Praia Grande. ![]() Lucas L. Heil (luki); Flickr 27. Prainha. Há muita vida noturna jovem aí à noite, pois há vários barzinhos na praia. ![]() mariohahn; Panoramio 28. ![]() Marisa Turassi; Panoramio 29. ![]() Mauro Edson Swarofsky; Panoramio 30. ![]() Mauro Edson Swarofsky; Panoramio 31. Praia Grande, Prainha, Enseada... ![]() raphael fanezze; Panoramio 32. Pequena trilha que não leva a lugar algum no meio do Sambaqui. ![]() rodrigo dittmar; Panoramio 33. Homenagem a um surfista. A Prainha é o point dos surfistas. ![]() rodrigo dittmar; Panoramio 34. Adorei essa foto, hahaha. ![]() Tetto Sports; Flickr 35. Tchibum. ![]() Urresta; Flickr 36. Os bares. A foto parece ser antiga, mas acho que não é não. Não deve ter mais que 5 anos. ![]() vitor albano; Flickr 37. Uma ondinha. ![]() wgauterio; Panoramio Praia do Molhe. Tem esse nome porque é ao lado do Molhe da Petrobrás. É provavelmente a menor praia da Ilha. 38. ![]() Ana And e Lili; Flickr 39. Molhe da Petrobrás. A praia tem esse tamainho mesmo. ![]() Walter J Steppan; Panoramio Praia da Enseada. Essa é a favorita dos farofeiros, pois é a com melhor infra-estrutura da Ilha e por ter um mar calmo, sem ondas, sem repuxo, com água quente (de fontes duvidosas ) e água que é possível chegar no fundo a poucos passos da areia. Ruas asfaltadas, calçadão e bastante comércio fazem a Enseada ser a praia mais cheia da Ilha. É uma das poucas que possui vida fora da temporada.40. ![]() bruxinha84; Panoramio 41. ![]() Carlos José S. Martins; Panoramio 42. ![]() carlosmoraes; Flickr 43. ![]() carlosmoraes; Flickr 44. Os navios não ficam tão perto assim. :P ![]() cocuroci; Flickr 45. Praia do Molhe no canto, vista do Mirante da Enseada. ![]() Cristiano Monteiro; Flickr 46. Deve ser muito legal voar de parapente, um dia eu faço isso! Ao fundo as praias de Ubatuba e Itaguaçu e mais ao fundo a Baía da Babitonga, onde ficam as praias do Forte, Capri e Paulas. ![]() fabricio Rosa; Panoramio 47. ![]() fredi.cardozo; Flickr 48. ![]() Gabriel Jabur; Flickr 49. ![]() Henrique Serpa; Panoramio 50. ![]() HOMOIMAGO; Flickr 51. ![]() Island of Sao francisco Do Sul,Brazil; Flickr 52. ![]() Janete Maurer; Flickr 53. Praia Grande, Prainha, Molhe, Enseada e Ubatuba. ![]() Jon Cwb; Panoramio 54. ![]() L. Henrique S.; Panoramio 55. ![]() Luiz H. Bassetti; Panoramio 56. ![]() Mauro Edson Swarofsky; Flickr 57. ![]() Mauro Edson Swarofsky; Flickr 58. ![]() Oilson; Panoramio 59. ![]() peggyhr; Flickr 60. ![]() silvio manoel mira; Panoramio 61. ![]() silvio manoel mira; Panoramio 62. ![]() Siribinha; Panoramio 63. ![]() SVianna; Panoramio 64. ![]() T Mazutti; Flickr 65. ![]() T Mazutti; Flickr Praia de Ubatuba. É praticamente irmã da vizinha Itaguaçu. As duas possuem ruas praticamente todas de lajotinha ou barro/areia. A beira da praia (entre a rua e a areia) é de gramado. E é aí que eu tenho casa. No carnaval é um inferno, porque tem trio elétrico e tenda na praia, que ficam bem na frente da minha casa. Se fosse a umas três quadras da minha casa seria perfeito. ![]() 66. ![]() foto minha 67. ![]() foto minha 68. ![]() foto minha 69. Essa rua agora é lajotadinha, os moradores mandaram fazer. Mas boa parte das ruas da praia e também de Itaguaçu (que é praticamente a mesma) são assim ainda. Eu particularmente acho fantástico! ![]() foto minha 70. ![]() foto minha 71. Caminhão dos bombeiros enchendo o tanque no hidrante na frente da minha casa (essa de cerca viva). ![]() foto minha 72. Helicóptero, provavelmente indo socorrer alguém. ![]() fredi.cardozo; Flickr 73. ![]() fredi.cardozo; Flickr 74. Desde o Japonês (como é conhecida a Pousada Varandas do Mar) até o final de Itaguaçu a parte entre a praia e a rua é de grama. Eu acho muito bonito, não sei se prefiro assim ou um calçadão, porém o Ibama é MUITO chato e não deixa nem aparar a grama direito, por isso tem uns trechos que tem um mato enorme (mato mesmo, e não restinga). Acho vergonhoso. ![]() Island of Sao francisco Do Sul,Brazil; Flickr 75. Pousada Varandas do Mar. Ubatuba de fato vai até o Rio Acaraí, que divide Ubatuba da Enseada, mas para mim Ubatuba vai até essa pousada aí... ![]() m4rc10; Panoramio 76. ![]() Simone Kalbusch; Panoramio 77. Kitesurf. Esse eu não tenho muita vontade de praticar não... ![]() spychalski; Flickr 78. ![]() Thomas Koch; Panoramio 79. ![]() Thomas Koch; Panoramio 80. Totens no início da minha rua. Asfalto só na Estrada do Forte e no início dessa rua, logo ali na frente já fica rua de calçamento (ainda bem!) ![]() ubatuba262; Flickr Praia de Itaguaçu. Seu nome na verdade é Praia Itaguaçu de Ubatuba, e Ubatuba é Praia Itamirim de Ubatuba. Itaguaçu significa pedra grande (que são as da divisa com a praia do Forte) e Itamirim significa pedra pequena (que são as da divisa de Ubatuba com Itaguaçu). Mas pouca gente sabe disso. 81. ![]() Cris Nakaj; Flickr 82. Vista da praia pelas pedras no morro da ponta da praia... Esse verão eu queria atravessar as pedras de Itaguaçu para o Forte, porém justamente no dia que eu tinha previsto pra ir começou a chover. ![]() cveiss; Panoramio 83. ![]() Irionn; Flickr 84. Mesma coisa da 82. ![]() Irionn; Flickr 85. Barcaça da Norsul que virou numa noite do verão passado. Eu lembro que eu acordei e fui para o mar, quando olhei pra um lado vi isso aí, achei muito estranho e nem identifiquei o que era. Hahaha, era um OSNI, Objeto Submerso Não Identificado ![]() ![]() Oclinhos (Thiago Araujo); Flickr 86. Uma casa nas pedras da divisa com Ubatuba. ![]() ubatuba262; Flickr 87. Coruja Marinha ou Coruja Buraqueira. ![]() Yuri Bittar; Flickr Ilhas da Paz, dos Veados e do Cação. São as ilhas que dá para se ver das praias de Enseada, Ubatuba e Itaguaçu. Tem também a Ilha do Prático, não sei se é esse o nome, mas é assim que a gente chama, assim como chamamos a Ilha da Paz de Ilha do Farol, por causa do farol que há lá em cima. Prático é o piloto do navio. 88. Ilha do Cação e dos Veados. Não sei porque esse nome, acredito que não tenha nenhum veado lá, nem animal nem humano. :P ![]() bacia; Panoramio 89. Ilha do Farol (ou Ilha da Paz). Em 2001 tive oportunidade de descer nessa ilha e passar a tarde, com autorização da Marinha (é uma base militar, não é aberta a visitas). É muito bonito lá. ![]() FlavioPrestes; Panoramio 90. ![]() gerson inglat; Panoramio 91. construções um tanto quanto abandonadas. Não sei hoje se ainda está assim ou se deram uma revitalizada. Em 2001, quando fui, estava mais conservado. ![]() GuidoCavalcanti; Panoramio 92. Ilha dos Veados. ![]() Mario Wagner; Panoramio 93. Ilha do Farol. ![]() Ricardo Riesenberg; Panoramio 94. Ilha do Prático, nada mal essa casa dele. ![]() silvio manoel mira; Panoramio 95. ![]() Walter J Steppan; Panoramio 96. ![]() Walter J Steppan; Panoramio 97. ![]() Walter J Steppan; Panoramio Praia do Forte. Tem esse nome por causa do Forte Militar. 98. Vista do topo do Forte Militar. O Forte foi construído em 1909 e desativado em 1977. Hoje abriga um museu e tem essa vista espetacular. ![]() Cíntia Heinzelmann Luckow; Flickr 99. ![]() Cíntia Heinzelmann Luckow; Flickr 100. ![]() Cláudia Cristino; Flickr 101. ![]() eliane heidrich; Flickr 102. ![]() eliane heidrich; Flickr 103. ![]() esf shadow; Panoramio 104. ![]() huachu; Flickr 105. ![]() Irochadel; Flickr 106. Ilha do Farol vista do Forte. ![]() laura volpato (:; Flickr 107. Praia do Forte e Capri mais ao fundo. Itapoá do outro lado da Baía. ![]() Marlon R Silva; Panoramio 108. As ilhas que já postei acima. ![]() MBDNDX4X4; Flickr 109. ![]() MBDNDX4X4; Flickr 110. ![]() MBDNDX4X4; Flickr 111. ![]() Observatório do Litoral Catarinense; Flickr 112. ![]() rafadvogata; Panoramio 113. ![]() rdglucas; Flickr 114. ![]() Renan Accioly Wamser; Flickr 115. ![]() Ricardo Riesenberg; Panoramio 116. ![]() Rosângela e Alexandre Souza; Flickr 117. ![]() Rosângela e Alexandre Souza; Flickr 118. ![]() valerianogueiraeik; Flickr 119. ![]() valerianogueiraeik; Flickr 120. ![]() Vall Silva; Panoramio Praia do Capri. Provavelmente a praia mais tranquila da Ilha, e também tem um acesso meio "chato". É uma estrada de mais de 3km de barro que começa quase no final da Estrada do Forte (a estrada que liga a Rod. Duque de Caxias ao Forte). 121. Não é nessa parte, mas quando eu era menor eu e minha família sempre íamos no Capri pegar siri. ![]() ![]() Alan Emmerich; Panoramio 122. Foto apenas para mostrar um dos eventos realizados no Capri, o Rally Náutico. ![]() Alison Martins; Flickr 123. ![]() André Carvalho; Panoramio 124. As lanchas do Prático. O mar do Capri é muuuuuuuito tranquilo. ![]() André Carvalho; Panoramio 125. ![]() andreriekes; Flickr 126. ![]() andreriekes; Flickr 127. ![]() andreriekes; Flickr 128. ![]() andreriekes; Flickr 129. Capri Iate Clube. ![]() BEDENE; Panoramio 130. Capri Iate Clube. ![]() Celso Müller; Panoramio 131. Capri Iate Clube. ![]() Celso Müller; Panoramio 132. Acredito que isto já foi um trapiche. ![]() Irionn; Flickr 133. Capri Iate Clube. ![]() jucalodetti; Panoramio 134. Rua Argentina. As ruas no Capri são assim, e os moradores não querem que mude. Assim como não querem que asfalte Ubatuba/Itaguaçu. ![]() Irlisboa; Panoramio 135. Já as casas no Capri não são todas assim. As que ficam de frente para o canal são "um pouco" maiores, e a maioria possui um trapiche particular na frente, do outro lado da rua. Humildade. ![]() ![]() Marcelo Wendel; Panoramio 136. Canoa num trapiche particular. ![]() MBDNDX4X4; Flickr 137. ![]() MBDNDX4X4; Flickr 138. Capri Iate Clube. ![]() MBDNDX4X4; Flickr 139. Uma canoa um pouco maior... Não sei se é esse aí, mas pelo que sei o maior barco do Capri Iate Clube é um de 98 pés, do vô de uma prima minha. Pobreza. ![]() MBDNDX4X4; Flickr 140. Eu deveria ter posto essa foto no início, mas só vi agora ela aqui, e mudar todas as legendas que fiz agora daria muito trabalho. ![]() ![]() MBDNDX4X4; Flickr 141. Capri Iate Clube. ![]() MBDNDX4X4; Flickr 142. ![]() narloch65; Flickr 143. Capri Iate Clube. Adoro essa foto. ![]() velarcbrasil.divulgar-sc*.*com Praia do Paulas. É bem desconhecida como praia, tem mais pescadores que turistas. Veranistas mesmo nem sei se tem. 144. ![]() Celso Müller; Panoramio 145. ![]() Faustino Filho; Flickr 146. Morro da Cruz ao fundo. ![]() Faustino Filho; Flickr 147. ![]() Faustino Filho; Flickr 148. Sei lá. Hahaha. Sei que fica em São Francisco, mas não tenho certeza se na Praia de Paulas, pois não me lembro de ter reparado nele. ![]() Gberstel; Panoramio 149. ![]() saffis; Panoramio 150. ![]() Sigwalt; Flickr 151. ![]() Walter J Steppan; Panoramio 152. ![]() Walter J Steppan; Panoramio 153. ![]() Walter J Steppan; Panoramio Ufa! É isso! Espero que vocês gostem, e comentem, porque deu um trabalhão (principalmente os créditos)!
|
|
|
|
|
|
#2 |
|
Registered User
Location: Londrina(PR)/ Bela Vista do Paraíso (PR)/ Rio de Janeiro (RJ)
Likes (Received): 0
|
sempre tive curiosidade de como são as praias de são francisco do sul.
essa região onde ficam as praias superou as minhas expectativas. as praias e as construçoes parecem ser bem bonitas. |
|
|
|
|
|
#3 |
|
Legalize sua liberdade
Likes (Received): 90
|
Sao Francisco do Sul eh no lado de Joinville sim, separada apenas pela baia da babitonga de varios pontos de Joinville se ve a ilha, la do ultimo andar do Hanover vc consegue ver o porto de Sao Chico ou Babitonga, como os joinvilenses chamam a ilha.
A praia do Ervino eh a minha favorita, gosto muito de la, ja passei algumas temporadas la, a principio parece ser uma praia deserta, mas o movimento de la eh muito grande, a praia grande, mas parece aquelas praias de Los Angeles, extensas e qse nada, a prainha e enseada eh o agito, itaguacu e ubatuba, acho praias mais de familias, paulas tem um grande hotel la, as demais sao bonitas, mas poucos frequentadas por joinvilenses. O maior decaso do governo eh a Rod. BR 280, ainda nao estar duplicada, eh um caos, em um trecho de 45km se leva 4 a 6 horas para se percorrer, a fila vai desde a Vega do Sul ate Joinville.
|
|
|
#4 |
|
Registered User
Likes (Received): 4
|
São Francisco é muito linda. Para ser bem sincero, eu prefiro as praias do que o centro histórico. Os joinvilenses invadem São Chico no verão hahaha
![]() Resumindo, quem vai pra enseada tem um nivel médio baixo digamos assim, Ubatuba tem um nivel médio e a medida que chega em Itaguaçu vai aumentando. O forte é muito legal, a primeira vez que eu fui lá eu era pequeno e com uma excursão com o colégio. Vendo a foto do caminhão dos bombeiros, me veio a mente algo que me falaram quando eu estava no hospital. Segundo um dos enfermeiros não existe "bombeiros voluntários" no sudeste. Ele era do interior de SP e nunca havia ouvido isso. haha Essa coletânia ficou ótima. Parabéns
|
|
|
|
|
|
#5 |
|
Likes (Received): 628
|
Desconheço essa região, mas essa fotos me deu muita vontade de visitar. Adorei o visual aéreo da Praia Grande, Prainha e enseada. Cito também a rua de chão da Praia Grande, e a foto 35 do tchibum deu até medo, e engraçado a história do navio encalhado. Enfim excelente escolha de fotos, ótima sequencia.
|
|
|
|
#6 |
|
Special Edition !
Likes (Received): 0
|
Lindas fotos!
Não conhecia as praias de São Francisco do Sul, agora fiquei curioso para visitar o lugar. O navio gigante encalhado chega a ser uma atração ![]() Valeu pelas fotos
|
|
|
|
|
|
#7 |
|
Santa e Bela Catarina
|
São Francisco do Sul é muito legal mesmo! Não é à toa que meu bisavô escolheu lá para passar o verão e ninguém mudou desde então! Hahaha. Não deixem de visitar!
Obrigado pelos comentários! |
|
|
|
|
|
#8 |
|
Registered User
Likes (Received): 192
|
Belas praias,Belo thread!!! As aguas dessas praias são muito frias?
|
|
|
|
|
|
#9 |
|
Santa e Bela Catarina
|
Obrigado!
Eu achava a água de lá um tanto gelada às vezes, mas depois que entrei no mar em Guarda do Embaú não são não! ![]() A água no geral não é quente nem fria, às vezes vem uma corrente gelada no pé, ou quando entra a água do rio o mar fica um pouco mais quentinho (e fica marrom, mas não de sujeira, é a cor do rio mesmo). Pra mim o mar ali tem a temperatura ideal.
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
Quase Desligado do Fórum!
Likes (Received): 2
|
![]() Muito Agradável! |
|
|
|
|
|
#11 |
|
רפאל Ігор - Raphael Igor
Likes (Received): 45
|
Sempre fiquei curioso pra conhecer essa cidade, mas tinha uma imagem diferente do lugar. Gostei do que vi por aqui!
Boas fotos que você achou! Deve ter dado um trabalhão fazer esse thread! |
|
|
|
|
|
#12 |
|
etc
Likes (Received): 63
|
A foto 13 está demais, gostei da cidade
|
|
|
|
|
|
#13 |
|
.
|
Que fotos massa, o litoral catarinense é muito belo!
|
|
|
|
|
|
#14 |
|
Santa e Bela Catarina
|
Cidadaoris, como era a visão que você tinha? Vale lembrar que o Centro Histórico é longe desse lugar.
![]() Qualquer dia eu vou pra lá e faço um thread do Centro Histórico.. Trabalho? Entre achar as fotos, selecionar, redimensionar, colocar na internet, colocar os comentários e devidos créditos gastei umas 20 horas (sem brincadeira!) Por isso eu digo: obrigado pelos comentários, amo vocês!
|
|
|
|
|
|
#15 | |
|
רפאל Ігор - Raphael Igor
Likes (Received): 45
|
Quote:
. Mas era por ai mesmo, do Centro histórico e das vilas de pescadores, devo ter visto isso em algum lugar, mas é bem mais que isso. Enfim, gostei das praias e dos lugares, deve ser um lugar bem visitado na temporada, principalmente pelo povo de Joinville não? Em algumas fotos até lembra o litoral norte de SP e sul do RJ. Agora trabalhão, mas vlw a pena! ![]() Abraços Last edited by Cidadaoris; February 14th, 2009 at 03:04 AM. |
|
|
|
|
|
|
#16 |
|
F.O.A.D.
|
Como eu sempre digo, nao gosto de praias... Mas vou puxar a sardinha pra São Chico que po... 3ª cidade mais antiga do Brasil... Belos achados... Tente procurar também fotos do centro histórico para postar... Eu já fui e é coisarada, muito bem cuidado!
|
|
|
|
#17 |
|
Likes (Received): 628
|
Vou até salvar a casa da foto 78 é um modelo assim que penso em Rancho Queimado. Vou citar agora a foto 85 da Barcaça da Norsul, virada e a foto 87 das corujas e esta uma ótima captura, hein. Todas as outras fotos estão perfeitas.
|
|
|
|
#18 |
|
Dias lotados...
Likes (Received): 277
|
Tópico bem completo!
Essa região é linda e eu infelizmente ainda não a conheço,, mas acho que esse ano vou para aí, já estou até combinando com minha esposa hehe
|
|
|
#19 |
|
Santa e Bela Catarina
|
Cidadaoris, é bem visitado pelos joinvilenses sim! Chuto que 50% dos veranistas sejam de Joinville, 25% de Curitiba e 25% de outros lugares...
Kelsen, não vai se arrepender! ![]() Kelsen, Mr.Canello, Thina e Cidadaoris, obrigado pelos comentários.
|
|
|
|
|
|
#20 |
|
Registered User
Likes (Received): 4
|
Tava lembrando aqui, o Pib per capita da cidade já é alto, com o terminal da Petrobrás indo pra lá o Pib per capita vai aumentar ainda mais.
|
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|