daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old February 11th, 2009, 12:54 AM   #1
xistracinho
Santa e Bela Catarina

xistracinho's Avatar

Likes (Received): 1035

Superthread! 153 fotos! As praias da 3ª cidade mais antiga do Brasil!

Então vamos lá! 153 fotos garimpadas do Flickr e Panoramio, das praias de São Francisco do Sul, aqui do ladinho de Joinville! Devidos créditos (que não são poucos!!) no final. São Francisco do Sul tem outras praias, como a Praia do Mota, Praia dos Ingleses e Vila da Glória, mas isso é assunto para outro thread!

Pra começar, um mapinha pra entenderem do que eu estou falando!

Pra fazer em ordem, vou começar da Praia do Ervino e terminar na Praia do Paulas. Só que nas fotos da praia eu não vou por em ordem na localização delas, pois seria muuuuuuuuito trabalho.

Praia do Ervino. Talvez a praia que eu menos conheça, e a mais longe do Centro da cidade. Do outro lado do canal ao sul fica a cidade de Balneário Barra do Sul.

01.

clauskam; Panoramio
02.

Eliza Galo; Panoramio
03.

mara 24; Panoramio
04. É uma das poucas coisas que eu lembro do Ervino, o Caminho dos Namorados.

Marisa Turassi; Panoramio
05. Estrada que leva a Praia Grande.

MBDNDX4X4; Flickr
06.

Observatório do Litoral Catarinense; Flickr

Praia Grande. A maior praia da Ilha, possui aproximadamente 19km de extensão. Pelo que me informaram possui a maior quantidade de restinga conservada do mundo. Pudera, apenas o primeiro quilômetro da praia é habitado, o resto são só dunas e mato.

07. Jipes brincando nas dunas.

BEDENE; Panoramio
08. Uma casa nas pedras e toda a praia ao fundo.

Lucas L. Heil (luki); Flickr
09.

MarcelaEloisa; Flickr
10. Pessoas brincando nas dunas. Tem algumas altas, porém elas são bem fáceis de descer, pois não são íngremes.

Marcelo Parise Petaz; Panoramio
11. Um navio que encalhou na praia há uns anos. Como dá pra ver, ele ficou bem na areia, eu cheguei a encostar nele. O mar da Praia Grande é muito traiçoeiro, e os navios tem que ir bem para fora antes de passar por lá, e esse deve ter se perdido. O desencalhe desse navio foi muito engraçado. Trouxeram vários rebocadores da Europa pra tentar tira-lo e ninguém conseguia, até que um dia o capitão ligou o motor e foi embora. Hahaha

naclinho.com
12. Indo para a Praia do Ervino.

13. Vista parcial da Prainha (as casas e carros parados) e Praia Grande ao fundo.

Pablo Crocetta Biazin; Panoramio
14.

Rogério Kreidlow [rogerkrw]; Flickr
15. Dunas.

Tamy Yasue; Flickr
16.

Thomaiz; Flickr
17.

Thomaiz; Flickr
18. Outra vez indo para o Ervino.

wagnerueno; Panoramio
19. Outra do navio.

www*.*sfs*.*com*.*br

Prainha. É digamos que o point jovem da Ilha. À noite os barzinhos enchem, e a rua fica intransitável. De dia há muitos surfistas e menininhas-paga-pau-de-surfista. Pena que ultimamente tem caído a qualidade dos frequentadores, tem muito mané agora lá. (Mané que eu digo são os "manos" que param seu carro que ganhou de brinde na compra do som pra carro, que colocam música de gosto duvidoso em volume alto e ficam bebendo cerveja da sua própria caixa térmica, assobiando pra qualquer gordinha que passa na rua e às vezes encarando os outros. Odeio).

20. Pequena trilha que leva pras pedras, na divisa com a Praia Grande. É um Sambaqui.

BrunoNoumeh; Panoramio
21. Prainha com Praia Grande ao fundo.

engpado; Panoramio
22.

Gerson Luiz; Flickr
23.

Guilherme Dedekind; Panoramio
24.

Island of Sao francisco Do Sul,Brazil; Flickr
25. Parte da Prainha com o mar da Praia da Enseada e Ubatuba ao fundo, não chega a pegar Itaguaçu.

26. Prainha e Praia Grande.

27. Prainha. Há muita vida noturna jovem aí à noite, pois há vários barzinhos na praia.

mariohahn; Panoramio
28.

Marisa Turassi; Panoramio
29.

Mauro Edson Swarofsky; Panoramio
30.

Mauro Edson Swarofsky; Panoramio
31. Praia Grande, Prainha, Enseada...

raphael fanezze; Panoramio
32. Pequena trilha que não leva a lugar algum no meio do Sambaqui.

rodrigo dittmar; Panoramio
33. Homenagem a um surfista. A Prainha é o point dos surfistas.

rodrigo dittmar; Panoramio
34. Adorei essa foto, hahaha.

Tetto Sports; Flickr
35. Tchibum.

Urresta; Flickr
36. Os bares. A foto parece ser antiga, mas acho que não é não. Não deve ter mais que 5 anos.

vitor albano; Flickr
37. Uma ondinha.

wgauterio; Panoramio

Praia do Molhe. Tem esse nome porque é ao lado do Molhe da Petrobrás. É provavelmente a menor praia da Ilha.

38.

Ana And e Lili; Flickr
39. Molhe da Petrobrás. A praia tem esse tamainho mesmo.

Walter J Steppan; Panoramio

Praia da Enseada. Essa é a favorita dos farofeiros, pois é a com melhor infra-estrutura da Ilha e por ter um mar calmo, sem ondas, sem repuxo, com água quente (de fontes duvidosas ) e água que é possível chegar no fundo a poucos passos da areia. Ruas asfaltadas, calçadão e bastante comércio fazem a Enseada ser a praia mais cheia da Ilha. É uma das poucas que possui vida fora da temporada.

40.

bruxinha84; Panoramio
41.

Carlos José S. Martins; Panoramio
42.

carlosmoraes; Flickr
43.

carlosmoraes; Flickr
44. Os navios não ficam tão perto assim. :P

cocuroci; Flickr
45. Praia do Molhe no canto, vista do Mirante da Enseada.

Cristiano Monteiro; Flickr
46. Deve ser muito legal voar de parapente, um dia eu faço isso! Ao fundo as praias de Ubatuba e Itaguaçu e mais ao fundo a Baía da Babitonga, onde ficam as praias do Forte, Capri e Paulas.

fabricio Rosa; Panoramio
47.

fredi.cardozo; Flickr
48.

Gabriel Jabur; Flickr
49.

Henrique Serpa; Panoramio
50.

HOMOIMAGO; Flickr
51.

52.

Janete Maurer; Flickr
53. Praia Grande, Prainha, Molhe, Enseada e Ubatuba.

Jon Cwb; Panoramio
54.

L. Henrique S.; Panoramio
55.

Luiz H. Bassetti; Panoramio
56.

Mauro Edson Swarofsky; Flickr
57.

Mauro Edson Swarofsky; Flickr
58.

Oilson; Panoramio
59.

peggyhr; Flickr
60.

silvio manoel mira; Panoramio
61.

62.

Siribinha; Panoramio
63.

SVianna; Panoramio
64.

T Mazutti; Flickr
65.

T Mazutti; Flickr

Praia de Ubatuba. É praticamente irmã da vizinha Itaguaçu. As duas possuem ruas praticamente todas de lajotinha ou barro/areia. A beira da praia (entre a rua e a areia) é de gramado. E é aí que eu tenho casa. No carnaval é um inferno, porque tem trio elétrico e tenda na praia, que ficam bem na frente da minha casa. Se fosse a umas três quadras da minha casa seria perfeito.

66.

foto minha
67.

foto minha
68.

foto minha
69. Essa rua agora é lajotadinha, os moradores mandaram fazer. Mas boa parte das ruas da praia e também de Itaguaçu (que é praticamente a mesma) são assim ainda. Eu particularmente acho fantástico!

foto minha
70.

foto minha
71. Caminhão dos bombeiros enchendo o tanque no hidrante na frente da minha casa (essa de cerca viva).

foto minha
72. Helicóptero, provavelmente indo socorrer alguém.

fredi.cardozo; Flickr
73.

fredi.cardozo; Flickr
74. Desde o Japonês (como é conhecida a Pousada Varandas do Mar) até o final de Itaguaçu a parte entre a praia e a rua é de grama. Eu acho muito bonito, não sei se prefiro assim ou um calçadão, porém o Ibama é MUITO chato e não deixa nem aparar a grama direito, por isso tem uns trechos que tem um mato enorme (mato mesmo, e não restinga). Acho vergonhoso.

75. Pousada Varandas do Mar. Ubatuba de fato vai até o Rio Acaraí, que divide Ubatuba da Enseada, mas para mim Ubatuba vai até essa pousada aí...

m4rc10; Panoramio
76.

Simone Kalbusch; Panoramio
77. Kitesurf. Esse eu não tenho muita vontade de praticar não...

spychalski; Flickr
78.

Thomas Koch; Panoramio
79.

Thomas Koch; Panoramio
80. Totens no início da minha rua. Asfalto só na Estrada do Forte e no início dessa rua, logo ali na frente já fica rua de calçamento (ainda bem!)

ubatuba262; Flickr

Praia de Itaguaçu. Seu nome na verdade é Praia Itaguaçu de Ubatuba, e Ubatuba é Praia Itamirim de Ubatuba. Itaguaçu significa pedra grande (que são as da divisa com a praia do Forte) e Itamirim significa pedra pequena (que são as da divisa de Ubatuba com Itaguaçu). Mas pouca gente sabe disso.

81.

Cris Nakaj; Flickr
82. Vista da praia pelas pedras no morro da ponta da praia... Esse verão eu queria atravessar as pedras de Itaguaçu para o Forte, porém justamente no dia que eu tinha previsto pra ir começou a chover.

cveiss; Panoramio
83.

Irionn; Flickr
84. Mesma coisa da 82.

Irionn; Flickr
85. Barcaça da Norsul que virou numa noite do verão passado. Eu lembro que eu acordei e fui para o mar, quando olhei pra um lado vi isso aí, achei muito estranho e nem identifiquei o que era. Hahaha, era um OSNI, Objeto Submerso Não Identificado

Oclinhos (Thiago Araujo); Flickr
86. Uma casa nas pedras da divisa com Ubatuba.

ubatuba262; Flickr
87. Coruja Marinha ou Coruja Buraqueira.

Yuri Bittar; Flickr

Ilhas da Paz, dos Veados e do Cação. São as ilhas que dá para se ver das praias de Enseada, Ubatuba e Itaguaçu. Tem também a Ilha do Prático, não sei se é esse o nome, mas é assim que a gente chama, assim como chamamos a Ilha da Paz de Ilha do Farol, por causa do farol que há lá em cima. Prático é o piloto do navio.

88. Ilha do Cação e dos Veados. Não sei porque esse nome, acredito que não tenha nenhum veado lá, nem animal nem humano. :P

bacia; Panoramio
89. Ilha do Farol (ou Ilha da Paz). Em 2001 tive oportunidade de descer nessa ilha e passar a tarde, com autorização da Marinha (é uma base militar, não é aberta a visitas). É muito bonito lá.

FlavioPrestes; Panoramio
90.

gerson inglat; Panoramio
91. construções um tanto quanto abandonadas. Não sei hoje se ainda está assim ou se deram uma revitalizada. Em 2001, quando fui, estava mais conservado.

GuidoCavalcanti; Panoramio
92. Ilha dos Veados.

Mario Wagner; Panoramio
93. Ilha do Farol.

Ricardo Riesenberg; Panoramio
94. Ilha do Prático, nada mal essa casa dele.

95.

96.

97.

Praia do Forte. Tem esse nome por causa do Forte Militar.

98. Vista do topo do Forte Militar. O Forte foi construído em 1909 e desativado em 1977. Hoje abriga um museu e tem essa vista espetacular.

Cíntia Heinzelmann Luckow; Flickr
99.

Cíntia Heinzelmann Luckow; Flickr
100.

Cláudia Cristino; Flickr
101.

eliane heidrich; Flickr
102.

eliane heidrich; Flickr
103.

esf shadow; Panoramio
104.

huachu; Flickr
105.

Irochadel; Flickr
106. Ilha do Farol vista do Forte.

laura volpato (:; Flickr
107. Praia do Forte e Capri mais ao fundo. Itapoá do outro lado da Baía.

Marlon R Silva; Panoramio
108. As ilhas que já postei acima.

MBDNDX4X4; Flickr
109.

MBDNDX4X4; Flickr
110.

MBDNDX4X4; Flickr
111.

112.

rafadvogata; Panoramio
113.

rdglucas; Flickr
114.

Renan Accioly Wamser; Flickr
115.

Ricardo Riesenberg; Panoramio
116.

Rosângela e Alexandre Souza; Flickr
117.

Rosângela e Alexandre Souza; Flickr
118.

valerianogueiraeik; Flickr
119.

valerianogueiraeik; Flickr
120.

Vall Silva; Panoramio

Praia do Capri. Provavelmente a praia mais tranquila da Ilha, e também tem um acesso meio "chato". É uma estrada de mais de 3km de barro que começa quase no final da Estrada do Forte (a estrada que liga a Rod. Duque de Caxias ao Forte).

121. Não é nessa parte, mas quando eu era menor eu e minha família sempre íamos no Capri pegar siri.

Alan Emmerich; Panoramio
122. Foto apenas para mostrar um dos eventos realizados no Capri, o Rally Náutico.

Alison Martins; Flickr
123.

André Carvalho; Panoramio
124. As lanchas do Prático. O mar do Capri é muuuuuuuito tranquilo.

André Carvalho; Panoramio
125.

andreriekes; Flickr
126.

andreriekes; Flickr
127.

andreriekes; Flickr
128.

andreriekes; Flickr
129. Capri Iate Clube.

BEDENE; Panoramio
130. Capri Iate Clube.

Celso Müller; Panoramio
131. Capri Iate Clube.

Celso Müller; Panoramio
132. Acredito que isto já foi um trapiche.

Irionn; Flickr
133. Capri Iate Clube.

jucalodetti; Panoramio
134. Rua Argentina. As ruas no Capri são assim, e os moradores não querem que mude. Assim como não querem que asfalte Ubatuba/Itaguaçu.

Irlisboa; Panoramio
135. Já as casas no Capri não são todas assim. As que ficam de frente para o canal são "um pouco" maiores, e a maioria possui um trapiche particular na frente, do outro lado da rua. Humildade.

Marcelo Wendel; Panoramio
136. Canoa num trapiche particular.

MBDNDX4X4; Flickr
137.

MBDNDX4X4; Flickr
138. Capri Iate Clube.

MBDNDX4X4; Flickr
139. Uma canoa um pouco maior... Não sei se é esse aí, mas pelo que sei o maior barco do Capri Iate Clube é um de 98 pés, do vô de uma prima minha. Pobreza.

MBDNDX4X4; Flickr
140. Eu deveria ter posto essa foto no início, mas só vi agora ela aqui, e mudar todas as legendas que fiz agora daria muito trabalho.

MBDNDX4X4; Flickr
141. Capri Iate Clube.

MBDNDX4X4; Flickr
142.

narloch65; Flickr
143. Capri Iate Clube. Adoro essa foto.

velarcbrasil.divulgar-sc*.*com

Praia do Paulas. É bem desconhecida como praia, tem mais pescadores que turistas. Veranistas mesmo nem sei se tem.

144.

Celso Müller; Panoramio
145.

Faustino Filho; Flickr
146. Morro da Cruz ao fundo.

Faustino Filho; Flickr
147.

Faustino Filho; Flickr
148. Sei lá. Hahaha. Sei que fica em São Francisco, mas não tenho certeza se na Praia de Paulas, pois não me lembro de ter reparado nele.

Gberstel; Panoramio
149.

saffis; Panoramio
150.

Sigwalt; Flickr
151.

152.

153.

Ufa! É isso! Espero que vocês gostem, e comentem, porque deu um trabalhão (principalmente os créditos)!
xistracinho no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 11th, 2009, 01:15 AM   #2
Max_Paraná
Registered User

Max_Paraná's Avatar

Location: Londrina(PR)/ Bela Vista do Paraíso (PR)/ Rio de Janeiro (RJ)
Likes (Received): 1

sempre tive curiosidade de como são as praias de são francisco do sul.
essa região onde ficam as praias superou as minhas expectativas. as praias e as construçoes parecem ser bem bonitas.
Max_Paraná no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 01:26 AM   #3
David de andrade
Joinville-SC

David de andrade's Avatar

Likes (Received): 533

Sao Francisco do Sul eh no lado de Joinville sim, separada apenas pela baia da babitonga de varios pontos de Joinville se ve a ilha, la do ultimo andar do Hanover vc consegue ver o porto de Sao Chico ou Babitonga, como os joinvilenses chamam a ilha.

A praia do Ervino eh a minha favorita, gosto muito de la, ja passei algumas temporadas la, a principio parece ser uma praia deserta, mas o movimento de la eh muito grande, a praia grande, mas parece aquelas praias de Los Angeles, extensas e qse nada, a prainha e enseada eh o agito, itaguacu e ubatuba, acho praias mais de familias, paulas tem um grande hotel la, as demais sao bonitas, mas poucos frequentadas por joinvilenses.

O maior decaso do governo eh a Rod. BR 280, ainda nao estar duplicada, eh um caos, em um trecho de 45km se leva 4 a 6 horas para se percorrer, a fila vai desde a Vega do Sul ate Joinville.
Old February 11th, 2009, 01:30 AM   #4
Cristian _
Registered User

Cristian _'s Avatar

Likes (Received): 17

São Francisco é muito linda. Para ser bem sincero, eu prefiro as praias do que o centro histórico. Os joinvilenses invadem São Chico no verão hahaha

Resumindo, quem vai pra enseada tem um nivel médio baixo digamos assim, Ubatuba tem um nivel médio e a medida que chega em Itaguaçu vai aumentando.

O forte é muito legal, a primeira vez que eu fui lá eu era pequeno e com uma excursão com o colégio.

Vendo a foto do caminhão dos bombeiros, me veio a mente algo que me falaram quando eu estava no hospital. Segundo um dos enfermeiros não existe "bombeiros voluntários" no sudeste. Ele era do interior de SP e nunca havia ouvido isso. haha

Essa coletânia ficou ótima. Parabéns
Cristian _ no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 01:56 AM   #5
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Likes (Received): 3634

Desconheço essa região, mas essa fotos me deu muita vontade de visitar. Adorei o visual aéreo da Praia Grande, Prainha e enseada. Cito também a rua de chão da Praia Grande, e a foto 35 do tchibum deu até medo, e engraçado a história do navio encalhado. Enfim excelente escolha de fotos, ótima sequencia.
Old February 11th, 2009, 02:33 AM   #6
Vinii
Special Edition !

Vinii's Avatar

Likes (Received): 0

Lindas fotos!
Não conhecia as praias de São Francisco do Sul, agora fiquei curioso para visitar o lugar. O navio gigante encalhado chega a ser uma atração
Valeu pelas fotos
Vinii no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 04:35 AM   #7
xistracinho
Santa e Bela Catarina

xistracinho's Avatar

São Francisco do Sul é muito legal mesmo! Não é à toa que meu bisavô escolheu lá para passar o verão e ninguém mudou desde então! Hahaha. Não deixem de visitar!

Obrigado pelos comentários!
Old February 11th, 2009, 04:46 AM   #8
IcaroSP
Registered User

IcaroSP's Avatar

Likes (Received): 344

Belas praias,Belo thread!!! As aguas dessas praias são muito frias?
IcaroSP no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 04:58 AM   #9
xistracinho
Santa e Bela Catarina

xistracinho's Avatar

Obrigado!

Eu achava a água de lá um tanto gelada às vezes, mas depois que entrei no mar em Guarda do Embaú não são não!

A água no geral não é quente nem fria, às vezes vem uma corrente gelada no pé, ou quando entra a água do rio o mar fica um pouco mais quentinho (e fica marrom, mas não de sujeira, é a cor do rio mesmo). Pra mim o mar ali tem a temperatura ideal.
Old February 11th, 2009, 10:57 AM   #10
Sr. Mauá
Estamos por aí....

Sr. Mauá's Avatar

Likes (Received): 33

Muito Agradável!
Old February 12th, 2009, 01:04 AM   #11
Cidadaoris
רפאל Raphael

Cidadaoris's Avatar

Likes (Received): 138

Sempre fiquei curioso pra conhecer essa cidade, mas tinha uma imagem diferente do lugar. Gostei do que vi por aqui!
Boas fotos que você achou!
Deve ter dado um trabalhão fazer esse thread!
Cidadaoris no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2009, 04:20 AM   #12
Observador_SJC
etc

Observador_SJC's Avatar

Likes (Received): 565

A foto 13 está demais, gostei da cidade
Observador_SJC no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2009, 07:11 PM   #13
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Que fotos massa, o litoral catarinense é muito belo!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2009, 09:48 PM   #14
xistracinho
Santa e Bela Catarina

xistracinho's Avatar

Cidadaoris, como era a visão que você tinha? Vale lembrar que o Centro Histórico é longe desse lugar.
Qualquer dia eu vou pra lá e faço um thread do Centro Histórico..

Trabalho? Entre achar as fotos, selecionar, redimensionar, colocar na internet, colocar os comentários e devidos créditos gastei umas 20 horas (sem brincadeira!)

Por isso eu digo: obrigado pelos comentários, amo vocês!
Old February 13th, 2009, 04:21 AM   #15
Cidadaoris
רפאל Raphael

Cidadaoris's Avatar

Likes (Received): 138

Quote:
Originally Posted by xistracinho View Post
Cidadaoris, como era a visão que você tinha? Vale lembrar que o Centro Histórico é longe desse lugar.
Qualquer dia eu vou pra lá e faço um thread do Centro Histórico..

Trabalho? Entre achar as fotos, selecionar, redimensionar, colocar na internet, colocar os comentários e devidos créditos gastei umas 20 horas (sem brincadeira!)

Por isso eu digo: obrigado pelos comentários, amo vocês!
Verdade nem sei bem ao certo . Mas era por ai mesmo, do Centro histórico e das vilas de pescadores, devo ter visto isso em algum lugar, mas é bem mais que isso. Enfim, gostei das praias e dos lugares, deve ser um lugar bem visitado na temporada, principalmente pelo povo de Joinville não?
Em algumas fotos até lembra o litoral norte de SP e sul do RJ.

Agora trabalhão, mas vlw a pena!
Abraços

Last edited by Cidadaoris; February 14th, 2009 at 03:04 AM.
Cidadaoris no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2009, 04:43 AM   #16
Mr.Canello
Registered User

Mr.Canello's Avatar

Como eu sempre digo, nao gosto de praias... Mas vou puxar a sardinha pra São Chico que po... 3ª cidade mais antiga do Brasil... Belos achados... Tente procurar também fotos do centro histórico para postar... Eu já fui e é coisarada, muito bem cuidado!
Mr.Canello no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2009, 03:40 PM   #17
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Likes (Received): 3634

Vou até salvar a casa da foto 78 é um modelo assim que penso em Rancho Queimado. Vou citar agora a foto 85 da Barcaça da Norsul, virada e a foto 87 das corujas e esta uma ótima captura, hein. Todas as outras fotos estão perfeitas.
Old February 14th, 2009, 05:51 PM   #18
Kelsen
Dias lotados...

Kelsen's Avatar

Likes (Received): 3023

Tópico bem completo! Essa região é linda e eu infelizmente ainda não a conheço,, mas acho que esse ano vou para aí, já estou até combinando com minha esposa hehe

As andorinhas gritam por falta de uma clave de sol.
Kelsen no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2009, 11:09 PM   #19
xistracinho
Santa e Bela Catarina

xistracinho's Avatar

Cidadaoris, é bem visitado pelos joinvilenses sim! Chuto que 50% dos veranistas sejam de Joinville, 25% de Curitiba e 25% de outros lugares...

Kelsen, não vai se arrepender!

Kelsen, Mr.Canello, Thina e Cidadaoris, obrigado pelos comentários.
Old February 16th, 2009, 03:43 AM   #20
Cristian _
Registered User

Cristian _'s Avatar

Likes (Received): 17

Tava lembrando aqui, o Pib per capita da cidade já é alto, com o terminal da Petrobrás indo pra lá o Pib per capita vai aumentar ainda mais.
Cristian _ no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
santa catarina, são francisco do sul

Thread Tools

Posting Rules