daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro



Reply

 
Thread Tools
Old February 11th, 2009, 08:56 AM   #1
Bruno BHZ
.
 
Bruno BHZ's Avatar
 
Join Date: Nov 2002
Location: Belo Horizonte (e S.Paulo)
Posts: 12,724
Likes (Received): 5289

Cemitério do Bonfim - Um museu a céu aberto de Belo Horizonte, inédito no SSC!

Segunda-feira visitei o Cemitério do Bonfim pela primera vez. Há um certo interesse da prefeitura de Belo Horizonte em incentivar visitas turísticas ao local, que é o mais antigo cemitério da cidade, mas até agora pouco foi feito na prática. O local é meio largado, mas, de fato, tem grande potencial.

LOCALIZAÇÃO
No centro do mapa. Afastei bastante para termos a referência da Zona Planejada dentro da avenida do Contorno



HISTÓRIA...
O Cemitério do Nosso Senhor do Bonfim tem 112 anos, foi inaugurado em fevereiro de 1897. Para quem ainda subestima a importância e potencial histórico de BH por causa de sua idade, dois aspectos interessantes: esse cemitério é mais antigo que a própria cidade, e mesmo seguindo um estilo que foi abandonado já na década de 1930, quando os cemitérios passaram a adotar o conceito de parque, tem obras grandiosas que, claro, foram possibilitadas em uma cidade tão jovem porque ela já nasceu capital e importante.

Quote:
O Cemitério de Nosso Senhor do Bonfim foi erguido junto com a cidade. Na verdade uma das primeiras medidas tomadas pela Comissão Construtora da Nova Capital em relação à organização espacial da nova capital foi determinar a proibição dos sepultamentos que se faziam no adro da Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem. Ordenou-se a construção de um cemitério provisório até que se concluísse o definitivo. Este localizava-se onde hoje cruzam as ruas Rio de Janeiro, dos Tamóios, São Paulo e dos Tupis.

O cemitério definitivo, "Bonfim", foi erguido numa área que escapava ao perímetro urbano traçado e determinado pela Comissão Construtora. Ocupando uma área de aproximadamente 170.036 metros quadrados num lugar denominado "Alto dos Meneses" foi projetado e construído sob a supervisão técnica da mencionada comissão. Os responsáveis pelos desenhos e plantas foram Hermano Zickler, José de Magalhães e Edgard Nascentes Coelho.

Com traçado arquitetônico semelhante ao da cidade possui 54 (cinqüenta e quatro) quadras divididas entre alamedas principais e ruas secundárias. Até o final do ano de 1996 haviam sido registrados 185.247 sepultamentos
fonte: http://www.rhr.uepg.br/v3n2/marcelina.htm

Famílias de imigrantes europeus que se instalaram na cidade dominaram o "mercado" de esculturas e adornos do cemitério, sendo as grandes responsáveis pelo desenvolvimento artístico do local. Esses imigrantes também marcaram as obras públicas e residências ilustres da cidade.

Quote:
Além da atuação dos técnicos da Comissão Construtora da Nova Capital, o cemitério contou com atuação de escultores e marmoristas que, ao decorarem túmulos e mausoléus, criaram naquele local um belo e intrigante espetáculo artístico. Muitos foram os artistas/artesãos que registraram seu talento nos túmulos e mausoléus do cemitério. Tomando como ponto de partida o período circunscrito desde sua inauguração até meados da década de 20 (1), pudemos identificar alguns nomes que ali atuaram. São eles: os irmãos Natali (Ernesto, Trento, Carlo e Augusto, filhos de Oreste Natali), Carlo Bianchi, João Amadeu Mucchiut, Gino Ceroni, Nicola Dantolli, Antônio Folini, Lunardi, Alfeu Martini e José Scarlatelli.





No geral, o cemitério superou minhas expectativas. De fato, como pensava, dá para contar nos dedos os túmulos muito grandiosos. Mas há mais túmulos médios, médio-grandes, do que eu pensava, e mesmo o mar de túmulos pequenos e simples forma um conjunto bem interessante com o imponente Necrotério antigo e a vista que se tem da cidade, sempre presente aos fundos.


1 - Entrada do cemitério

By brunlana, shot with DSC-T70 at 2009-02-10



2 - Uma visão geral de parte do cemitério, com o antigo Necrotério se destacando, e prédios do centro da cidade e a Serra. Essa foto não mostra nem 1/10 dos túmulos, tem muita coisa atrás do ponto onde estou, para a direita, para trás do necrotério... Como disse antes, apesar de túmulos mais suntuosos estarem só nas bordas das alamedas, eu achei que esse conjunto de túmulos simples, com esse monte de cruzes, torres, "Jesuses e Marias", deu um aspecto interessante.



3 - Túmulos desse "porte" são bastante comuns, e não os esperava em tal quantidade



4 - Túmulo de Raul Soares. O mais foda. O estilo monumental é explicado pela autoria: Ettore Ximemes, que também esculpiu o belíssimo

monumento à Independência de São Paulo.




5 - Se estivesse na rua seria um belíssimo monumento para BH! Todas as figuras humanas estão em tamanho real!


Um pouco da história:

Quote:
Túmulo de Raul Soares encanta

Um dos mausoléus mais suntuosos do Cemitério do Bonfim, o túmulo de Raul Soares atrai o olhar dos visitantes. O altar em bronze e granito foi esculpido pelo italiano Ettore Ximenes, artista com forte inclinação para a temática mitológica e autor de inúmeras obras na Itália, Estados Unidos e Argentina. No Brasil, uma de suas obras de maior destaque é o famoso Monumento à Independência, em São Paulo; trabalho que assina juntamente com o arquiteto Manfredo Manfredi.

Rico em detalhes e de linhas severas, o altar sobre o túmulo de Raul Soares foi inaugurado em junho de 1926 - dois anos após sua morte. Ao centro, ergue-se majestosa e imponente a figura da Pátria, empunhando os símbolos do Direito e da Vitória. À sua esquerda está a Força, caracterizada pela espada que defende; enquanto à direita encontra-se a representação da Eloquência, figura com mão espalmada e postura discursiva, como a “boca que doutrina”.

Em plano médio, debruçados sobre os últimos degraus do altar encontram-se duas outras figuras, a História (reflexiva e compenetrada sobre um livro) e o Amor à Pátria, representado por um jovem que beija comovido o manto que se arrasta além do colo central. Por fim, ao chão, ladeando o busto de Raul Soares, encontram-se os anjos que, com suas lamparinas, estão encarregados de iluminar seu caminho além-vida.
fonte: http://<br /> <br /> http://www.ie...566&Itemid=156
6 - Outro... Atrás aparece o túmulo de Olegário Maciel, que também é grandioso, e meio decó... Veremos mais dele



7 - Essas estátuas tristes e a cidade ao fundo compõem um belo cenário. É mais bonito ao vivo, na foto parece que a vista é muito distante!


8 - O túmulo de Olegário Maciel


9 -


10 - A estátua que mais gostei, com um bairro ao fundo. Queria saber que Igreja é aquela!



11 - Mais uma bela estátua triste.



12 - "Área nobre"



13 - Parece que algum militar está nesse aí hehe



14 - Aproximando do Necrotério... Esse belíssimo prédio é bem antigo, tem mais de 100 anos. Ele dá um aspecto monumental, que marca a paisagem,

mesmo quando só tem túmulo baixo ao redor.


15 - Mármore escuro é o mais comum



16 - Pena as pastilhas coloridas...


17 - As duas alamedas principais são marcadas por túmulos desse porte ou pouco maior, quase sempre em pedra escura, fica bem homogêneo


18 - Aqui é perto do canto ... As bordas do cemitério tem túmulos mais simples



19 - Necrotério mais de perto. É bem grande... Acho uma construção diferente do resto de construção antiga que se tem na cidade


20 - Família Falci


21 - De perto



22 - Um dos mais belos


23 - Os anteriores estão nesta alameda, toda escura e com mesmo porte...



24 - Uma "casinha", não muito comum...

By brunlana, shot with DSC-T70 at 2009-02-10

25 -


26 -

By brunlana, shot with DSC-T70 at 2009-02-10

27 - A intenção era mostrar grandes túmulos em fila, subindo o morro, mas não dá para ver bem...

By brunlana, shot with DSC-T70 at 2009-02-10


28 - Casinha desfocada

By brunlana, shot with DSC-T70 at 2009-02-10


29 - Mais uma combinação com a cidade ao fundo

By brunlana, shot with DSC-T70 at 2009-02-10


30 -



31 - Alguma família tosca decidiu fazer um túmulo modernista no meio de tudo isso! Mas vale pela vista, que ao vivo é bem legal!


32 - Atrás desses belos fica uma parte bem pobre e simples, como falei, perto do canto. O muro é o fim do cemitério.


33 -



34-



35 -



36 - + lamento...



37 - um lado mais zoado do Necrotério. As calçadas, asfalto e iluminação estão bem ruins, apesar do bom estado dos túmulos. A prefeitura precisa dar uma

boa arrumada, fazer a parte dela.


38 -


39 -


40 - um bairro nada nobre atrás


41 - fotos mais feias de fim de thread...



42 -




43 -


44 -


Depois de ter tirado toooodas essas fotos um guarda municipal me interrompeu dizendo que não era permitido! hehehe Mas foi super gente-boa, disse que era só pedir autorização na hora na entrada do cemitério, que davam... Enfim, burocracia boba... Acho que ainda não acostumaram com a idéia de ser um ponto turístico, as pessoas me estranharam ali. Engraçado que já há um cartaz de "túmulos mais visitados" na entrada!!


45 - Uma única foto do bairro Bonfim. Ele é bem antigo, tem muitas construções da primeira metade do século passado. Infelizmente, o aspecto geral é bem
zoado, de bairro pouco valorizado (talvez por isso mesmo ainda tenha tantas casas), mas na pracinha o conjuntinho era bem simpático. Merece uma ida num

futuro hehehe O bairro tem belas vistas para a cidade e a serra, ainda melhores que as do cemitério, pois fica num morro e só tem construções baixas.


By brunlana, shot with DSC-T70 at 2009-02-10


Aqui não tem nada a ver, são duas fotos tiradas do meu ap, um pôr-do-sol tão bonito, com umas cores maravilhosas no céu. Não vale um thread, então

despacho aqui mesmo!! hehehe


__________________
=)

Last edited by Bruno BHZ; February 11th, 2009 at 09:06 AM.
Bruno BHZ no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old February 11th, 2009, 11:48 AM   #2
UrbanistaArquiteto
.
 
Join Date: Jan 2009
Location: .
Posts: 2,229
Likes (Received): 866

mto bonito, parace muito mesmo com o cemitério são francisco, em sao paulo...

31. Familia tosca nada, diversidade, eu gostei do tumulo modernista...
UrbanistaArquiteto no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 12:17 PM   #3
salengasss
Registered User
 
salengasss's Avatar
 
Join Date: Jul 2007
Location: Brasília
Posts: 5,609
Likes (Received): 3

É...... a galera aí investe grana de verdade, enfeitando os túmulos, hein!? Bacana o cemitério!!!!
__________________
Céu de Brasília, traço do arquiteto...... Gosto tanto dela assim!!!!!!!!
salengasss no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 12:24 PM   #4
Manilov
Registered User
 
Manilov's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Quixadá / Fortaleza
Posts: 1,293
Likes (Received): 100

Lindo demais, cara. Adorei

As combinações com a cidade ficaram ótimas. Bom que o relevo de BH permite isso.

Um amigo meu vive me chamando para irmos ao cemitério mais antigo daqui. Ele diz que rende belas fotos e, de quebra, faz-se um passeio pela história da cidade. Espero, um dia, trazê-las pra cá.
__________________
Minhas fotos de Fortaleza
Manilov está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 12:44 PM   #5
Danzin
Danielz - xdanielz
 
Join Date: Jan 2006
Posts: 1,683
Likes (Received): 10

Muito bom! Parabens... cemiterios sao locais bem interessantes...
Danzin no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 02:05 PM   #6
jowmatrix
This is...
 
jowmatrix's Avatar
 
Join Date: Aug 2008
Location: São Paulo
Posts: 363
Likes (Received): 0

Muito bom, o ultimo recanto de muita gente importante
__________________
Just taking a look
jowmatrix no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 02:35 PM   #7
Lucianors
Na metrópole mineira
 
Lucianors's Avatar
 
Join Date: Oct 2006
Location: Belo Horizonte-MG
Posts: 4,356
Likes (Received): 674

Achei absolutamente surpreendente, sempre ouvia falar no Cemitério do Bonfim mas não achei que fosse isso tudo, belíssimos monumentos, lembra muito o cemitério da Recoleta em Buenos Aires, alguns túmulos são até mais grandiosos, fiquei estupefato.
__________________
Belo Horizonte, Cidade-sede da Copa do Mundo de 2014.
Lucianors no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 03:06 PM   #8
dfbm
Registered User
 
dfbm's Avatar
 
Join Date: Jul 2006
Location: Belo Horizonte
Posts: 3,937
Likes (Received): 135

Quote:
Originally Posted by Lucianors View Post
Achei absolutamente surpreendente, sempre ouvia falar no Cemitério do Bonfim mas não achei que fosse isso tudo, belíssimos monumentos, lembra muito o cemitério da Recoleta em Buenos Aires, alguns túmulos são até mais grandiosos, fiquei estupefato.
Nossa, é incrível como o bairrismo consegue distorcer tanto a sua visão. É cada coisa, viu...

É, o maior túmulo do Bonfim deve ser maior que o menor da Recoleta mesmo...

Deixa de ser sem noção!

__________________
Brian: You don't need to follow me, you don't need to follow anybody! You've got to think for your selves! You're all individuals!
The Crowd: Yes! We're all individuals!
Brian: You're all different!
The Crowd: Yes! We're all different!
Man in crowd: I'm not...
The Crowd: Schhh!!!
dfbm no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 03:19 PM   #9
dfbm
Registered User
 
dfbm's Avatar
 
Join Date: Jul 2006
Location: Belo Horizonte
Posts: 3,937
Likes (Received): 135

Agora comentando, heheheh

Não tinha a mínima idéia de que existia esse necrotério, gostei dele e de como se insere na paisagem, com a cúpula prateada, tipo a foto 2. Chegou a ver como é por dentro?

O do Raul Soares é o mais bonito mesmo, gostei também do Olegário Maciel, do 22 e do 25.

Também não esperava taaantas estátuas assim, fiquei surpreso. Mas não é porque tem estátua e gente morta que vai lembrar a Recoleta né.
__________________
Brian: You don't need to follow me, you don't need to follow anybody! You've got to think for your selves! You're all individuals!
The Crowd: Yes! We're all individuals!
Brian: You're all different!
The Crowd: Yes! We're all different!
Man in crowd: I'm not...
The Crowd: Schhh!!!
dfbm no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 03:48 PM   #10
Cadu-BH
¬¬
 
Cadu-BH's Avatar
 
Join Date: May 2008
Location: Belo Horizonte
Posts: 396
Likes (Received): 0

sempre acho meio mórbido, em princípio, esse tipo de atenção sobre cemitérios ou coisa que valha, mas é só em princípio mesmo. é que todo esse simbolismo com a morte é feito por quem fica e, a rigor a rigor, para quem fica - ainda que em memória de alguém. de modo que passa a ser apreciável sim. e realmente o é.

eu não conhecia o cemitério e acabei ficando surpreso com a sua nobreza. a foto 2 ficou muito boa mesmo. sem falar no túmulo de Raul Soares que é artisticamente fantástico, fiquei de cara com a construção simbólica dele. e há muitas esculturas que revelam lamentos, mas eu acho que há como enxergar mais que isso em um cemitério. talvez amor, fraternidade, respeito, reconhecimento...

valeu pelo thread!
__________________
on the sunny side of the street
Cadu-BH no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 06:44 PM   #11
coquito
Registered User
 
Join Date: Jul 2005
Location: Guayaquil
Posts: 1,164
Likes (Received): 5

Muy lindas las esculturas del cementerio - algunas hasta se parecen al cementerio de mi ciudad.
__________________
Guayaquil, Ecuador (Largest & Fastest Urban Renewal by the UN) [English][Español][Português]
Quito, Ecuador (First World Heritage Site by UNESCO) [English][Español][Português]
Cuenca, Ecuador (World Heritage Site by UNESCO) [English][Español][Português]
coquito no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 06:50 PM   #12
Lucianors
Na metrópole mineira
 
Lucianors's Avatar
 
Join Date: Oct 2006
Location: Belo Horizonte-MG
Posts: 4,356
Likes (Received): 674

Quote:
Originally Posted by dfbm View Post
Nossa, é incrível como o bairrismo consegue distorcer tanto a sua visão. É cada coisa, viu...

É, o maior túmulo do Bonfim deve ser maior que o menor da Recoleta mesmo...

Deixa de ser sem noção!

É sempre assim dfbm, uns pecam pelo bairrismo, outros por um certo complexo de inferioridade, achando que não há como fazer algumas comparações e que "a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa". Quem esteve ao vivo no Cemitério da Recoleta, como eu estive, vai concordar comigo. Há túmulos no Bonfim tão grandiosos quanto lá e a própria foto por vc postada mostra isso. Lógico que o Bonfim não é a Recoleta (que é imenso), assim como BH não é Buenos Aires, mas é preciso ressaltar nosso patrimônio, ainda mais algo tão surpreendente e belo como esse cemitério do Bonfim. Pode chamar de bairrismo se quiser, não ligo não.
__________________
Belo Horizonte, Cidade-sede da Copa do Mundo de 2014.

Last edited by Lucianors; February 11th, 2009 at 06:59 PM.
Lucianors no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 11:28 PM   #13
dfbm
Registered User
 
dfbm's Avatar
 
Join Date: Jul 2006
Location: Belo Horizonte
Posts: 3,937
Likes (Received): 135

Eu não preciso fazer comparações descabidas para 'ressaltar o patrimônio'.

O Bonfim é o que temos mais próximo de uma Recoleta mesmo, mas daí para jogar uma afirmação solta assim, "alguns túmulos são até mais grandiosos", é coisa de quem não consegue enxergar a realidade das coisas.
__________________
Brian: You don't need to follow me, you don't need to follow anybody! You've got to think for your selves! You're all individuals!
The Crowd: Yes! We're all individuals!
Brian: You're all different!
The Crowd: Yes! We're all different!
Man in crowd: I'm not...
The Crowd: Schhh!!!
dfbm no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2009, 11:50 PM   #14
Bruno BHZ
.
 
Bruno BHZ's Avatar
 
Join Date: Nov 2002
Location: Belo Horizonte (e S.Paulo)
Posts: 12,724
Likes (Received): 5289

Quanto à "polêmica"...

O Recoleta é para nós, brasileiros, a maior referência de cemitério desse tipo, de túmulos com esculturas. É natural a gente pensar nele, cheguei a pensar em colocar no título do thread "nosso mini-Recoleta".

Pensando em tudo que o Recoleta representa, a fama, a opulência, um dos mais conhecidos no mundo, numa cidade que era top mundial no começo do século passado, quando isso estava em moda... E pensando no Bonfim, na jovem e pobrecita BH, antes de visitá-lo, que tinha ouvido falar uma ou outra vez, sempre nessas reportagens de jornais locais que você não dá muita confiança, não sabe se virou matéria porque é interessante mesmo ou porque "é ruim, mas é a única coisa que a cidade tem disso, vamos ter que falar disso mesmo". Eu fui esperando bem pouco. Das poucas fotos que tinha visto tinha a impressão que apenas o túmulo do Raul Soares era grandioso, e o resto era "encheção de linguiça".

De fato, me surpreendeu mesmo, achei um passeio muito legal. Como falei, são poucos túmulos bem grandiosos (mas esse do Raul Soares e o do Olegário Maciel seriam dos mais lindos e impactantes do Recoleta também), mas acho que é um cemitério que consegue ser um passeio interessante independente da grandiosidade dos túmulos.

O Recoleta, como mostra essa foto do dfbm, tem muitas "casinhas", essa foto é uma sequência de casinhas. Já uma alameda boa de Belo Horizonte é o da foto 23, que apesar de serem bem menores, de alguma forma eu gosto até mais, eu prefiro escultura a essas casinhas. É claro que o Recoleta também tem váaarias esculturas também, mas muito do tamanho vem dessas "casinhas", com a escultura lá em cima, em volta... Sei lá, ele é um cemitério bem denso, bem plano, e puro túmulo. Já o Bonfim é mais arejado, terreno irregular, com vista para a cidade, com um necrotério bem marcante. Por exemplo, esse tipo de vista da foto 2 é tirada do nível da calçada, andando... No Recoleta você está sempre cercado de túmulos grandes, não tem essas visões.

Não tenho intenção nenhuma de comparar, nem tem muito sentido. É claro que o Recoleta tem monumentos muitíssimo mais significativos e grandiosos, seria covardia. O que eu acho importante é dizer que, como passeio, eu achei o Bonfim genuinamente interessante. Ele tem um nível que o faz ser, de fato, um lugar que merece uma visita por suas próprias qualidades, não porque "é o único que temos em BH, vamos enfiar no guia turístico só para constar". Eu acho que ele tem potencial, mesmo! O que precisa é uma boooa arrumada nas alamedas, árvores etc.
__________________
=)
Bruno BHZ no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2009, 01:22 AM   #15
renehass
Rene Hass
 
renehass's Avatar
 
Join Date: Dec 2006
Location: Porto Alegre Continente de São Pedro
Posts: 3,812
Likes (Received): 689

Eu gosto de arte cemiterial.

Em muitos lugares do mundo, cemitérios são atrações turísticas, como o da Recoleta, em Buenos Aires, e o Père Lachaise, em Paris, embora o que mais atraia as pessoas a esses lugares são os túmulos dos famosos, em primeiro lugar, e a arte cemiterial propriamente dita, em segundo.

Aqui em Porto Alegre temos o Cemitério da Santa Casa, que se assemelha ao Cemitério do Bonfim em BH, com túmulos imensos assim e onde estão sepultadas muitas personalidades da história do Rio Grande do Sul, sendo que alguns ocupam uma área maior que a casa de muita gente.

Parabéns pelas fotos.
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2009, 02:19 AM   #16
luizhbh
Registered User
 
Join Date: Feb 2009
Location: Belo Horizonte-MG
Posts: 33
Likes (Received): 0

Vamos lá...

Quote:
Originally Posted by salengasss View Post
É...... a galera aí investe grana de verdade, enfeitando os túmulos, hein!? Bacana o cemitério!!!!
O povo GASTAVA! heheh! ! hoje nao gasta mais... se estou correto, essa era dos grandes túmulos do Bomfim(tem gente que escreve assim porque é a junção das palavras BOM e FIM, adequadas a um cemitério, assim como escrevem BEMVINDO, nem tão adequado assim... hehehe!) se encerrou já faz um tempo, primeiro que o cemitério já tá quase lotado ou até mesmo já lotou, os tumulos lá agora são normais. Infelizmente eu já "enterrei" os pais e mães de cinco amigos meus lá de 88 pra cá, e todos foram em tumulos comuns, e andei observando os mausoleus, e nao há nenhum datado da década de 70~80 pra cá.

Quanto à igreja da foto 10, Bruno, é a igreja de S. Francisco das Chagas, que fica na rua Teofilo Otoni/Padre Eustáquio com Espinosa, no bairro Padre Eustáquio.

A foto 31 tem uma interessante vista dos prédios do Belvedere então os fãs do Belvs podem começar a fazer um planejamento para ficar ali quando a "hora" chegar.. heheeh!

Nas fotos 18 e 42 podemos notar o maldito e hediondo prédio inacabado do hotel(?) hospital(?) com a espiral no topo. No canto esquerdo inferior das fotos.

Ese cemitério é realmente algo muito interessante... o bairro em volta é meio do "balacobaco".. hehehe! ! Quem tem acima de 30 aqui vai se lembrar dos inumeros estabelecimentos dedicados ao prazer da carne que haviam na região, ainda hoje existe uma casa lá que é uma "república" de várias mocinhas da New Sagitarius. .ehheheh!

Atualmente tem muita oficina de carro, retíficas, escritorios de transportadoras, e comercio atacadista em geral... tá meio largado... eu pessoalmente nao acho um lugar muito belo nao... meio claustrofóbico e sujo...
luizhbh no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2009, 02:24 AM   #17
Rcrd
GoldMember
 
Rcrd's Avatar
 
Join Date: Nov 2004
Posts: 5,306
Likes (Received): 7

O cemiterio de Montes Claros tb tem muitas estatuas.
Eu gostava de andar la dentro...

Se nao me engano acho que ja fiz um thread desse cemiterio ha uns anos aqui no SSC.
Rcrd no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2009, 03:02 AM   #18
Tito
:)
 
Tito's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Aracaju - Brasil
Posts: 18,378
Likes (Received): 491

Lindos túmulos! Nunca tinha notado a existência deste cemitério.

Parabéns pelo thread!
__________________


Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros no blog "O Brasil de Tito"

Acesse também e curta a Fanpage no Facebook



> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2009, 03:55 AM   #19
daniel.zs.rj
Registered User
 
daniel.zs.rj's Avatar
 
Join Date: Aug 2008
Location: Rio de Janeiro
Posts: 6,065
Likes (Received): 987

Nossa.....muito interessante.

Deu até vontade de fazer um thread com o São João Batista aqui no Rio.

Mas esse de BH me parece mais bem cuidado que o daqui, acredite!
daniel.zs.rj no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2009, 05:55 AM   #20
Charles Tôrres
BH - Uma Foto Por Dia
 
Charles Tôrres's Avatar
 
Join Date: Nov 2008
Location: Belo Horizonte
Posts: 3,449
Likes (Received): 85

BH consegue ser show até na hora da morte! Rsrsrs, brincadeira gente, esse cemitério é realmente maravilhoso, mas... BH tem outros cemitérios e, na real, estão horríveis! Esse e o Bosque da Esperança são os melhores. Ano retrasado, infelizmente, "enterrei" minha avó num desses outros cemitérios ruins, não me lembro bem o nome dele... é um cemitério que fica num bairro pobre, num morro. O cemitério inclusive fica numa descida. Que cemitério horrível! Vocês não fazem idéia...
Mas em compensação, temos esse belíssimo cemitério, que serve de ponto turístico de BH.

Parabéns pelo thread. Ficou maravilhoso, principalmente as fotos com BH ao fundo!!
__________________
fanpage: FACEBOOK/BHUMAFOTOPORDIA

blog: BHUMAFOTOPORDIA.COM

Last edited by Charles Tôrres; February 12th, 2009 at 11:14 PM.
Charles Tôrres no está en línea   Reply With Quote


Reply

Tags
belo horizonte, cemitério

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 05:44 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu