daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Display Modes
Old February 19th, 2009, 11:47 PM   #61
Mr.Canello
F.O.A.D.

Mr.Canello's Avatar

Quote:
Originally Posted by Bracht View Post
Hmm... e o pessoal de Joinville vê com bons olhos esse possível aumento populacional? A cidade estaria preparada em questões de infraestrutura?
Eu sou bem pessimista em relação ao crescimento populacional, Joinville já sofreu com isto na década de 70 para 80, veio muita gente de fora principalmente de outras partes do interior de SC e do interior do Paraná, a cidade que não tinha favelas passou a ter alguns núcleos favelizados, mas com o tempo estes lugares foram se urbanizando, e na década de 90 a prefeitura teve uma ação bem forte em cimas destes núcleos que hoje em dia estão bem longe de parecerem-se com favelas...

Quanto a estar preparada, basta perguntar a qualquer prefeito de qualquer cidade do Brasil, ele irá dizer que certamente está preparado, quando na realidade sabemos que não é bem assim, tem a lei de responsabilidade fiscal, tem as terras da união (áreas de proteção ambiental, principalmente mangues) que se depender do governo federal, eles deixam todo mundo invadir, para depois de não sei quantos anos quando já estiver tudo degradado vir pra cima da prefeitura... Complicado este nosso país burocrático, isto que me faz ser pessimista...
Mr.Canello no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 19th, 2009, 11:53 PM   #62
Positronn
Registered User

Positronn's Avatar

Likes (Received): 324

Eu acho que a população flutuante crescerá muito nos próximos anos (estudantes). Com a vinda da PUC-PR, campus da UFSC, expansão da UDESC, da Univille, o já pronto campus novo da SOCIESC, trarão muitas vantagens e algumas desvantagens. Creio que parte dessa população atraída de outras cidades acabe ficando por aqui mesmo.
Old February 20th, 2009, 12:08 AM   #63
Bracht
Registered User

Bracht's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Mr.Canello View Post
Eu sou bem pessimista em relação ao crescimento populacional, Joinville já sofreu com isto na década de 70 para 80, veio muita gente de fora principalmente de outras partes do interior de SC e do interior do Paraná, a cidade que não tinha favelas passou a ter alguns núcleos favelizados, mas com o tempo estes lugares foram se urbanizando, e na década de 90 a prefeitura teve uma ação bem forte em cimas destes núcleos que hoje em dia estão bem longe de parecerem-se com favelas...
Quanto as favelas, nunca vi nenhuma em Joinville, pelo menos eu acho que as favelas de Blumenau são muito mais evidentes, não que eu conheça muito Joinville... mas na minha visão me parece que existe muito espaço pra ser utilizado e com um bom planejamento acho que seria possível absorver esse número de imigrantes de uma maneira sustentável...
Bracht no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2009, 12:09 AM   #64
xistracinho
Santa e Bela Catarina

xistracinho's Avatar

Likes (Received): 199

Estimo eu que se ocorrer um novo boom não passe de 650.000 habitantes. E futuramente acho que fica estagnado em 750, 800 mil... Mas claro, só achismos, sem me basear em nada
xistracinho está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 20th, 2009, 12:16 AM   #65
Mr.Canello
F.O.A.D.

Mr.Canello's Avatar

Quote:
Quanto as favelas, nunca vi nenhuma em Joinville, pelo menos eu acho que as favelas de Blumenau são muito mais evidentes, não que eu conheça muito Joinville... mas na minha visão me parece que existe muito espaço pra ser utilizado e com um bom planejamento acho que seria possível absorver esse número de imigrantes de uma maneira sustentável...
É por isto que eu disse, não são mais núcleos favelizados, a prefeitura fez um trabalho incrível em cima disto, haviam lugares horríveis em bairros retirados da cidade, atualmente já são bairros até que bem estruturados, ainda há umas partes meio detonadas, mas daí boa parte é culpa das pessoas que não está nem aí com estética e limpeza (como por exemplo: roçar terrenos baldios, jogar lixo em terrenos baldios)...

Sim há lugares de sobra, mas Ibama, Fatma e outros órgãos são bem rígidos aqui em Joinville, e com razão, aqui é mata atlântica, e todos sabemos que a mata atlântica é a mais degradada do Brasil, ou seja, os caras fazem de tudo para embargar obras de tudo quanto é sorte, basta ver o aeroporto de Joinville, a pista de pouso poderia ter uns 3km, mas acho que isto jamais vai acontecer já que o lugar que poderia ser feita tem um riozinho e um mangue atrás... Eu realmente não sei se é tão bom o progresso a todo custo, daí pedem para fazer revisão, enrola daqui, dali... Muita coisa acaba ficando apenas no papel ou no projeto...

Last edited by Mr.Canello; February 20th, 2009 at 12:24 AM.
Old February 20th, 2009, 12:17 AM   #66
alexBr
Registered User

alexBr's Avatar

Vivi em Joinville num período em que mesmo sendo de fora percebia um grande fluxo migratório. Hoje não vivo mais em Joinville, mas, como ex-morador também acredito que se não forem feitas melhorias de infra-estrutura urgentes um caos no trânsito e nos serviços básicos (como a saúde) pode se instaurar.

Mas, por outro lado, é uma perspectiva intrínseca de qualquer cidade - crescer, basta para isso que os governantes estejam sintonizados e reajam pro-ativamente às necessidades.

Pretendo um dia voltar a viver em Joinville e espero, sinceramente que se isso ocorra, os governantes estejam mesmo empenhados em atender às necessidades de infraestrutura da população.

Grande abraço a todos.
alexBr no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2009, 12:25 AM   #67
Cristian _
Registered User

Cristian _'s Avatar

Likes (Received): 4

O crescimento da população e as invasões começaram novamente. Já estão ocorrendo principalmente no final do bairro Guanabara (eu falo isso pq eu moro no começo do Guanabara, e ultimamente eu não tenho saido para os bairros mais afastados, nos outros bairros eu não sei qual é a situação)

Daí vem a prefeitura dá uma casa pra eles lá na pqp e pronto. Eu que sou joinvilense e vivo aqui não ganho casa e esse pessoal que nem daqui é ganha. Fora que a prefeitura tá cansada de tirar familias que se instalam nas margens da BR 101. Pelo menos não criam favelas. É justo tirar dali, mas não dar casa de graça.
Cristian _ no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2009, 12:29 AM   #68
Cristian _
Registered User

Cristian _'s Avatar

Quote:
Hmm... e o pessoal de Joinville vê com bons olhos esse possível aumento populacional? A cidade estaria preparada em questões de infraestrutura?
Não, não estaria! E eu prefiro qualidade de vida, claro que eu não gostaria de viver em uma cidade de 20 mil habitantes com um IDH 0,999. Mas 500 mil pessoas já está ótimo para um IDH de 0,857(espero o IDH de 2010 ), não precisa mais população. Falta melhorarem a estrutura da cidade, e investir onde tem que investir.
Old February 20th, 2009, 12:32 AM   #69
Mr.Canello
F.O.A.D.

Mr.Canello's Avatar

Quote:
Originally Posted by Cristian _ View Post
O crescimento da população e as invasões começaram novamente. Já estão ocorrendo principalmente no final do bairro Guanabara (eu falo isso pq eu moro no começo do Guanabara, e ultimamente eu não tenho saido para os bairros mais afastados, nos outros bairros eu não sei qual é a situação)

Daí vem a prefeitura dá uma casa pra eles lá na pqp e pronto. Eu que sou joinvilense e vivo aqui não ganho casa e esse pessoal que nem daqui é ganha. Fora que a prefeitura tá cansada de tirar familias que se instalam nas margens da BR 101. Pelo menos não criam favelas. É justo tirar dali, mas não dar casa de graça.
De fato já vi mesmo umas pseudo casas na beira da 101 lá perto da entrada da estrada bonita...

Estas ações da prefeitura me lembra as velhas lendas do Freitag, se chegava em Joinville na rodoviária, não tinha trabalho, não tinha dinheiro, com bagagem exagerada, não tinha nada, prefeitura pagava passagem de volta hauhahuahu Não sei se era bem assim, mas já vi uma vez uma notícia em um blog (não posso dizer se é real) de que um caminhão tinha deixado um grupo grande de pessoas na beira da BR 101 e que a prefeitura foi lá e pagou pasagem de volta pra todo mundo uhauhahuauh Será que aconteceu mesmo?
Old February 20th, 2009, 12:33 AM   #70
Bracht
Registered User

Bracht's Avatar

Eu gostaria muito que a prefeitura de Blumenau tomasse essas providências que foram botadas em prática em Joinville, pois há muitas localidades na periferia da cidade que parecem simplesmente abandonadas pelo poder público... eu ainda espero que a catástrofe recente abra os olhos da prefeitura e faça um trabalho parecido com o que foi implantado aí em Joinville.
Bracht no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2009, 12:36 AM   #71
Cristian _
Registered User

Cristian _'s Avatar

Minha tia mora em Itajaí/BC e em Itajaí tem um controle bastante forte nessa questão. A um tempo atrás, ela dizia que a prefeitura pagava para os mendigos voltarem para suas respectivas cidades. Se ele fosse de Itajaí, era encaminhado para um lugar lá.

Em Joinville, na época do Freitag deve ter ocorrido sim, mas atualmente nenhum político fará isso. Baseado nos achismos do cotidiano tenho percebido que o numero de gauchos na cidade vem aumentando e que geralmente eles tem um bom padrão de vida.
Old February 20th, 2009, 12:38 AM   #72
Cristian _
Registered User

Cristian _'s Avatar

Quote:
Eu gostaria muito que a prefeitura de Blumenau tomasse essas providências que foram botadas em prática em Joinville, pois há muitas localidades na periferia da cidade que parecem simplesmente abandonadas pelo poder público... eu ainda espero que a catástrofe recente abra os olhos da prefeitura e faça um trabalho parecido com o que foi implantado aí em Joinville.
Foi implatado porque era Wittich Freitag, e depois o LHS deu continuidade e o Tebaldi fiscalizou melhor os loteamentos que estavam surgindo na cidade, mas porque o Tebaldi é Engenheiro Sanitarista. Hoje em dia eu não ponho fé em nenhum político, nessa questão. Tenho uma visão muito pessimista quanto a habitação em Joinville para os próximos 20 anos
Old February 20th, 2009, 12:45 AM   #73
Mr.Canello
F.O.A.D.

Mr.Canello's Avatar

Pior que agora com prefeito do PT, capaz de aparecer até MST por aqui uhahuahua Isola!
Old February 20th, 2009, 12:48 AM   #74
Cristian _
Registered User

Cristian _'s Avatar

Hahaha nem fala =x
Old February 20th, 2009, 01:09 AM   #75
sul_mp
Tá Limpo!

sul_mp's Avatar

Likes (Received): 93

putz, entrou PT, né?

sem comentários
Old February 20th, 2009, 01:12 AM   #76
xistracinho
Santa e Bela Catarina

xistracinho's Avatar

Likes (Received): 199

É a hora de salvarmos a cidade do neocrescimento desordenado! Tan tantan, tantantantan!
xistracinho está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 20th, 2009, 01:28 AM   #77
Jiherih
BANNED

Quote:
Não, ninguém acredito eu, vê algo de bom nisso. Não só em Joinville, mas em qualquer outra cidade do país. Até por uma questão de preservação e conservadorismo, o pessimismo pesa em questões do tipo. A cidade ainda sofre o impacto e gasta muita verba com infra-estrutura, deficitária desde as grandes migrações na década de 60, 70 e começo dos anos 80. Agora com planejamento e monitoramento das áreas ocupadas, a expansão da cidade até então, está sob controle.
Jiherih no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2009, 02:49 AM   #78
David de andrade
Legalize sua liberdade

David de andrade's Avatar

Likes (Received): 90

Pelo fato de agora temos uma outra oposicao, eh ke teremos esse crescimento de pessoas de baixa renda, pq ate entao o creswcimento de Joinville, vem sendo de pessoas de alta renda.

Soh ke agora eh um jogo politico dos outros, para fazer com que o PT nao se saia bem aqui em Joinville, assim vindo muitas pessoas de fora ( baixa renda ), os problemas aumentam, o que ira desgastar o PT aqui em Joinville.

Engracado o Tebaldi falava que as contas estavam em dia da prefeitura, mas na verdade tem um grande rombo. Tebaldi deveria eh ser pre...so isso sim pelo o que fez aqui em Joinville. Nao que ele nao fez obras aqui em Joinville, mas o que se perdeu de dinheiro que vcsa sabem como e onde foi parar, eh muito grande.

Legalize sua liberdade
David de andrade no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2009, 03:00 AM   #79
GemaBR
Registered User

Likes (Received): 2

Sendo que o Carlito é a favor de aumentar a area urbana.. :/
ainda que tirando a GM, Faculdades e shopping.. a Perini ira no mínimo duplicar de tamanho.. do novo condomínio industrial na zona sul.. e da nova area tecnológica..
vai dar um BOMMM
GemaBR no está en línea   Reply With Quote
Old February 21st, 2009, 08:39 AM   #80
eng.quimico.cxs
Registered User

eng.quimico.cxs's Avatar

Likes (Received): 1

ótimas fotos, a 8 e a 9 são muito interessantes, numa região não plana, elas se destacaram por serem planas... acho lindo quando dá pra ver um skyline e atrás montanhas... linda cidade.. parabéns pelas fotos!
eng.quimico.cxs no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules