daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Reply

Thread Tools Display Modes
Old June 3rd, 2009, 05:41 AM   #61
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Sim, é uma primeira etapa, sendo que estão previstas mais 3 etapas. Todas as etapas são as seguintes:

· 1ª Etapa: Terminal Barreiros até o Terminal Porto e melhorias no corredor
formado pelo eixo da na Av. Nossa Senhora de Fátima e Av. Antônio Emmerick;

· 2ª Etapa: Extensão até o Terminal Valongo;

· 3ª Etapa: Extensão até a Estação de Transferência Ferry Boat (Ponta da Praia);

· 4ª Etapa: Terminal Barreiros até Samaritá.

Além disso, independente das etapas, haverá integração tarifária, ou seja, os usuários se deslocarão até alguma estação de transferência, e de lá seguirão de VLT até seu destino ou até alguma outra estação de transferência, completando seu trajeto com mais alguma condução por ônibus, caso necessário (ou mesmo Ferry Boat, na segunda etapa). As linhas de ônibus que seriam concorrentes com o VLT terão seus trajetos encurtados, para alimentarem o VLT, e com isso, serão menos ônibus operando, e com intervalos possivelmente menores (por conta dos trajetos menores).
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old June 3rd, 2009, 01:03 PM   #62
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Likes (Received): 564

Seria muito bom que a 3a etapa fosse pensada em conjunto com a (ainda hipotética) ponte/túnel do Guarujá. Pelo tamanho da população do Guarujá, deveria haver uma extensão para lá. Um VLT na ponte ocuparia menos espaço que uma pista para carros.
gerd.jak no está en línea   Reply With Quote
Old June 3rd, 2009, 03:15 PM   #63
FMoretti
VLT no ABC!

FMoretti's Avatar

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by Tiago Costa View Post
Sim, é uma primeira etapa, sendo que estão previstas mais 3 etapas. Todas as etapas são as seguintes:

· 1ª Etapa: Terminal Barreiros até o Terminal Porto e melhorias no corredor
formado pelo eixo da na Av. Nossa Senhora de Fátima e Av. Antônio Emmerick;

· 2ª Etapa: Extensão até o Terminal Valongo;

· 3ª Etapa: Extensão até a Estação de Transferência Ferry Boat (Ponta da Praia);

· 4ª Etapa: Terminal Barreiros até Samaritá.

Além disso, independente das etapas, haverá integração tarifária, ou seja, os usuários se deslocarão até alguma estação de transferência, e de lá seguirão de VLT até seu destino ou até alguma outra estação de transferência, completando seu trajeto com mais alguma condução por ônibus, caso necessário (ou mesmo Ferry Boat, na segunda etapa). As linhas de ônibus que seriam concorrentes com o VLT terão seus trajetos encurtados, para alimentarem o VLT, e com isso, serão menos ônibus operando, e com intervalos possivelmente menores (por conta dos trajetos menores).
Mais isso ainda é, diganmos, uma primeira fase. Depois disso, o VLT pode se extender ainda a outros lugares da baixada. É só ter alguém capaz de fazer.
FMoretti no está en línea   Reply With Quote
Old June 4th, 2009, 02:49 AM   #64
Ricardosivi
Ricardosivi

Ricardosivi's Avatar

Likes (Received): 0

Olá a todos.

Legal Tiago Costa, amanhã eu me entendo com o SkycraperCity e te passo o meu e-mail, vi um edital no começo de maio desse ano em um programa de televisão da região, se o que você tiver for o mesmo vai me poupar um grande trabalho.

Eu sei que prometi algumas coisas pra hoje, vou ficar devendo. Daqui a pouco começa o jogo do Corinthians, sabe como é né, hehehe.

De qualquer forma, essa informação dos 20 km/h não surgiu do nada, seque o link de uma página da prefeitura de santos.

http://www.santos.sp.gov.br/cgi-bin/...icias.pl?55300

Agora pra achar esse link acabei encontrando outro que até então não tinha visto.

http://www.santos.sp.gov.br/cgi-bin/...icias.pl?51580

Fui pessoal, a patroa está me tirando do computador.
Old June 4th, 2009, 02:58 AM   #65
FMoretti
VLT no ABC!

FMoretti's Avatar

Realmente, a primeira matéria fala em 20Km/h. Mas realemente, não dá para saber sem o projeto ficar pronto.

E ainda por cima, matérias são susetíveis a erros.
Old June 4th, 2009, 03:46 AM   #66
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Sim, o erro é o clássimo "velocidade média" x "velocidade máxima". Ali não cita qual das duas é, mas fica óbvio, pelos dados técnicos, que é a velocidade média, o que não é nada ruim para um sistema com as características da distância média entre estações. É um errinho que pode ser até bastante grave, mas uma melhor pesquisa esclareceria os fatos, como a segunda reportagem mostrada pelo Ricardosivi.
Old June 6th, 2009, 02:19 AM   #67
Ricardosivi
Ricardosivi

Ricardosivi's Avatar

Olá a todos de novo, estou de volta.

Tem duas imagens que gostaria de dividir com vocês, uma é bem conhecida.

A outra não é tão conhecida assim, é justamente esse o problema.

Notem na comparação com a primeira foto que o VLT não é tão integração assim, a região que ele vai atender é a que melhor é servida pelo transporte coletivo hoje, com no mínimo três dezenas de linhas. As regiões mais distantes e que mais sofrem com esse transporte não serão beneficiadas com esse projeto, pelo contrário, irão precisar de três conduções para chegar a seu destino, uma para chegar até o VLT, a outra é o próprio VLT e uma terceira pra completar sua viagem. Se nós estivéssemos falando de um transporte de Santos até Peruíbe seria outra coisa, mas não é. São exatos 11 km, com pontos a menos de 1 km um do outro e com uma velocidade média de 20 km/h. Isso não é VLT, é bonde.

A decisão pelo VLT foi POLÍTICA e isso é minha maior crítica. Em 2006 o secretário de transportes metropolitano Jurandir Fernandes fez um projeto que pensava a RMBS de forma mais global.

Este projeto previa a utilização de um corredor de ônibus onde pretendem implantar o VLT. A difereça é que o corredor iria atender diversas regiões de São Vicente e Praia Grande e do outro lado, em Santos, iriam para regiões diferentes da cidade, com integração entre elas, é claro. Segue o link para o Projeto http://www.pitu.stm.sp.gov.br/piturm..._Baixada_1.pdf
Essa proposta não estava ideal mas era um avanço e tinha a flexibilidade de poder sofrer alterações de itinerário.

No próximo comentário eu conto um pouco sobre criar dificuldades pra vender facilidades.

Agora para descontrair um pouco, uma idéia que a primeiro momento parece maluca, será que é mesmo? Num programa da discovery sobre obras vi a construção do motrô de Atenas, lá dizia que a forma mais barata de construir um metrô era cavando um buraco, instalando a infra-extrutura e cobrindo depois. Se isso é verdade, uma linha de metrô passando pelos Jardins da Orla e seguindo pela Linha Amarela, por baixo do que hoje seria o VLT e emergindo em São Vicente para cruzar o Mar Pequeno via ponte e seguindo até a Padre Manuel da Nóbrega, passando por todos aqueles bairros distantes. Isso sim seria uma integração metropolitana. O único problema é que iria ligar a parte nobre, orla de Santos, a parte pobre, área continental, região que mais precisa de melhoria no transporte público.

Ih, em Santos ninguém vai querer isso!

PS. Se a ironia foi demais, por favor me perdoem, é só me avisar Tiago que manero mais nos comentários.
Abraço a todos.

Last edited by Ricardosivi; June 6th, 2009 at 02:57 AM.
Ricardosivi no está en línea   Reply With Quote
Old June 6th, 2009, 04:20 AM   #68
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Ricardo, você ainda não entendeu o conceito da velocidade média. A velocidade média é de 20 km/h contando já o tempo com os trens parados, em aceleração e desaceleração, ou seja, eles vão acelerar de 0 a 70 km/h (pelo menos no projeto, as notícias falavam em 60 km/h, não sei qual das duas velocidades será a máxima), e então frear até parar nas estações. Em alguns trechos, eles vão reduzir a velocidade para passar por cruzamentos, não sei em quantos trechos. Mas a velocidade máxima deverá ser atingida em praticamente todos os trechos, se não em todos eles. Para você ter uma ideia da comparação, a Linha 1 do Metrô-SP tem como velocidade média cerca de 32 km/h. Mas se você observar, verá que os trens não andam a 32 km/h, por quê? Porque esses 32 km/h significam a velocidade média, já contando com o tempo parado nas estações.

Quanto ao projeto de integração, veja que em momento nenhum é citada a integração com os ônibus, pois isso faz parte do SIM (Sistema Integrado Metropolitano), e tanto a licitação quanto o projeto atualmente apresentado pela EMTU falam exclusivamente do VLT, sem detalhar como será a integração com os ônibus, como faziam anteriormente. Então faltam detalhes para que você e todos nós possamos conhecer o projeto como um todo. Acho que essa é uma falha da EMTU na divulgação. Eu também estou curioso para saber como podemos ver mais detalhes sobre isso. Vou enviar uma mensagem para a ouvidoria da EMTU, questionando isso.

Sobre o método de construção que você falou que é mais barato, trata-se do VCA (Vala a Céu Aberto), um método altamente destrutivo e que causa muitas interferências na superfície. No entanto, é de fato mais barato, dependendo da quantidade de desapropriações a serem realizadas. Mas ele é evitado ao máximo, por "roubar" a superfície por um bom tempo, "asfixiando" tudo ao seu redor (residências e comércio, especialmente), sendo os métodos NATM e TBM/shield (tatuzão) os preferidos.

Saiba mais sobre métodos de construção (superfície, elevado e subterrâneo - e os vários métodos de escavação subterrânea) nos links abaixo:

http://www.metro.sp.gov.br/tecnologi...perficie.shtml
http://www.metro.sp.gov.br/tecnologi...eelevado.shtml
http://www.metro.sp.gov.br/tecnologi...terraneo.shtml
Old June 7th, 2009, 05:53 AM   #69
FMoretti
VLT no ABC!

FMoretti's Avatar

Vendo a imagem do satélite, pode se chegar a uma conclusão. O SIM é um projeto, que se mantido um ritmo de investimentos, terá várias expansões. Acho que ele deve ser encarado como uma Linha 1. Foi a primeira, não atendia toda a cidade, mas era útil (isso não sei se realmente será, só quem usa saberá). E que com o tempo teve várias integrações, em uma rede que passou a atender a cidade melhor (em mais aréas, mais rapidamente, e com mais gente transportada).

Pelo que eu vejo, esse VLT tem de ser ampliado ao longo do tempo. E se for, uma bela rede pode se fazer na RMBS.
Old June 7th, 2009, 09:30 PM   #70
Urbano Santista
Santista Tricampeão

Urbano Santista's Avatar

Likes (Received): 38

Quote:
Originally Posted by Ricardosivi View Post
Olá a todos de novo, estou de volta.

Notem na comparação com a primeira foto que o VLT não é tão integração assim, a região que ele vai atender é a que melhor é servida pelo transporte coletivo hoje, com no mínimo três dezenas de linhas. As regiões mais distantes e que mais sofrem com esse transporte não serão beneficiadas com esse projeto, pelo contrário, irão precisar de três conduções para chegar a seu destino, uma para chegar até o VLT, a outra é o próprio VLT e uma terceira pra completar sua viagem. Se nós estivéssemos falando de um transporte de Santos até Peruíbe seria outra coisa, mas não é. São exatos 11 km, com pontos a menos de 1 km um do outro e com uma velocidade média de 20 km/h. Isso não é VLT, é bonde.

Este projeto previa a utilização de um corredor de ônibus onde pretendem implantar o VLT. A difereça é que o corredor iria atender diversas regiões de São Vicente e Praia Grande e do outro lado, em Santos, iriam para regiões diferentes da cidade, com integração entre elas, é claro. Segue o link para o Projeto http://www.pitu.stm.sp.gov.br/piturm..._Baixada_1.pdf
Essa proposta não estava ideal mas era um avanço e tinha a flexibilidade de poder sofrer alterações de itinerário.

No próximo comentário eu conto um pouco sobre criar dificuldades pra vender facilidades.

Agora para descontrair um pouco, uma idéia que a primeiro momento parece maluca, será que é mesmo? Num programa da discovery sobre obras vi a construção do motrô de Atenas, lá dizia que a forma mais barata de construir um metrô era cavando um buraco, instalando a infra-extrutura e cobrindo depois. Se isso é verdade, uma linha de metrô passando pelos Jardins da Orla e seguindo pela Linha Amarela, por baixo do que hoje seria o VLT e emergindo em São Vicente para cruzar o Mar Pequeno via ponte e seguindo até a Padre Manuel da Nóbrega, passando por todos aqueles bairros distantes. Isso sim seria uma integração metropolitana. O único problema é que iria ligar a parte nobre, orla de Santos, a parte pobre, área continental, região que mais precisa de melhoria no transporte público.

Ih, em Santos ninguém vai querer isso!

PS. Se a ironia foi demais, por favor me perdoem, é só me avisar Tiago que manero mais nos comentários.
Abraço a todos.
Ricardo, o objetivo mais importante do projeto SIM, que tem o VLT como tronco, é racionalizar o transporte na Baixada. Hoje são 954245 linhas passando pela avenida da praia, a divisa Santos-São Vicente fica um caos na hora do rush. Há dezenas de linhas intermunicipais que têm 80% do trajeto idêntico ao de linhas municipais, isso é um transporte burro, que só piora o trânsito das cidades.
Não vejo nada de tão negativo em fazer baldeações, desde que haja integração gratuita e o tempo de espera seja curto. É muito melhor do que ter uma linha de ônibus que te leva diretamento ao destino, mas demora meia hora pra passar e fica parado no trânsito.
As regiões que não serão atendidas na 1ª etapa do projeto devem, se tudo correr bem, ser contempladas com extensões do sistema no futuro.
Urbano Santista no está en línea   Reply With Quote
Old June 8th, 2009, 01:09 AM   #71
xcleitonx
Inimigo Público

xcleitonx's Avatar

Likes (Received): 11

apesar de tudo a RMBS tem uma vantagem quanto a grande São Paulo, as ciclovias, da pra ver que são muito utilizadas em horário de pico, mas mesmo assim há muito trânsito e ônibus lotados.

e o BRT, não vai sair? Os dois fariam uma integração perfeita com os ônibus municipais e muito melhor seria também esse sistema eletrificado.

Runaway Train, running right off the track
xcleitonx está en línea ahora   Reply With Quote
Old June 8th, 2009, 09:34 PM   #72
Ricardosivi
Ricardosivi

Ricardosivi's Avatar

Quote:
Originally Posted by Urbano Santista View Post
Hoje são 954245 linhas passando pela avenida da praia, a divisa Santos-São Vicente fica um caos na hora do rush. Há dezenas de linhas intermunicipais que têm 80% do trajeto idêntico ao de linhas municipais, isso é um transporte burro, que só piora o trânsito das cidades.
Não vejo nada de tão negativo em fazer baldeações, desde que haja integração gratuita e o tempo de espera seja curto. É muito melhor do que ter uma linha de ônibus que te leva diretamento ao destino, mas demora meia hora pra passar e fica parado no trânsito.
As regiões que não serão atendidas na 1ª etapa do projeto devem, se tudo correr bem, ser contempladas com extensões do sistema no futuro.
Concordo em Gênero, número e grau. Isso é que é criar dificuldade pra vender facilidade. Para racionalizar as linhas de ônibus e fazer uma integração gratuíta é só pensar e trabalhar, não precisa gastar R$ 430 milhões, nem comprar 14 VLTs, nem aparecer pra galera como se diz. É só trabalhar direito, se depois disso tudo quiserem fazer um VLT, tudo bem, mas por que só terei essa integração depois de gastarem tanto dinheiro se o mais importante é quase de graça?
Old June 8th, 2009, 10:44 PM   #73
FMoretti
VLT no ABC!

FMoretti's Avatar

Mas é exatamente isso que vão fazer. E pelo que eu entendi, a maior parte comum do trajeto, será trocada pelo VLT. O que diminuirá o tempo de viagem e aumentará a capacidade do sistema.

Last edited by FMoretti; June 9th, 2009 at 03:39 AM.
Old June 9th, 2009, 03:34 AM   #74
Ricardosivi
Ricardosivi

Ricardosivi's Avatar

Olá pessoal, o último post foi feito meio nas coxas porque estava com pressa, agora está mais calmo para comentar.

Como o amigo Urbano Santista bem disse, as linhas têm 80% de seus trajetos idênticos, falta organização e uma integração das linhas, e isso pode ser feito agora.

Essa é a ideia clássica de criar dificuldade pra vender facilidade. O sistema está ruim e pode ser melhorado mas eles só vão mecher nisso quando for adotado o VLT, legal mas a reorganização do transporte e a integração das linhas não necessitam obrigatoriamente do VLT. Pode ser feito independente deste.

As ampliações também são outro negócio nebuloso, a segunda etapa vai levar o VLT pela Av. Conselheiro Nébias até o Centro, quem conhece esta avenida imagina como vai ficar uma maravilha o VLT circulando nela. A terceira etapa também é outra maravilha, o VLT vai seguir pela Afonso Pena, entrar no Canal 4 e pegar a Pedro Lessa. MEU DEUS! Não seria mais fácil fazer o trecho do samaritá logo nessa primeira fase, aí sim seria um projeto decente.

Na nossa região já vimos muitas obras que não sairam do papel, caso algum treze aconteça, não sai nem o VLT, nem a integração das linhas (via BOM que já existe em São Paulo e não precisou de VLT para isso) nem a reorganização das linhas.

Então existe interesses muitos estranhos para isso estar do jeito que está, não vejo que seja lobby da empresa de ônibus já que independente da formatação ela continuará transportanto o mesmo contingente de passageiros. Daí a gente pode imaginar que o interesse é morder alguma grana da obra para campanha, convenhamos que isso não pode ser descartado nunca.

Falando em obras que não saem do papel, será que alguém já abriu um thread sobre a ponte de Santos e Guarujá? Rsrsrsrs, tem gente que leva o Governador a sério.

Voltando ao assunto da integração metropolitana. Alguém discorda da imperatividade do túnel Zona-Leste/Zona-Noroeste? Pois bem vejam a prioridade que a prefeitura de Santos dá pra essa obra. Segue as três páginas da reportagem e a última é a melhor porque é a mais recente.
http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0238.htm
http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0238b.htm
http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0238c.htm

Voltando ao assunto do metrô da orla, o Tiago postou alguns links bem legais do metrô de São Paulo, lá se lê que a maior parte do metrô na capital foi feito por essa técnica de Vala a Céu Aberta, justamente por ser mais econômica. Na orla da praia e na Linha Amarela existe a condição ideal para a sua utilização. Não tenha dúvidas que seria bem mais caro que o VLT mas seria também um dinheiro bem gasto, se é pra resolver o problema essa seria a solução.
O Jardim foi interditado para a construção da ciclovia então a construção de um metrô não deve ser problema lá. Quase toda a estenção da Via Amarela também pode ser escavada prejudicanto pouco o tráfego. Ninguém levantou essa bola mas eu acho que é viável sim.

Pessoal, pra semana acho que consigo uma cópia do projeto executivo. Vamos torcer.

Abraço a todos.

Last edited by Ricardosivi; June 10th, 2009 at 02:42 AM.
Old June 12th, 2009, 03:26 AM   #75
Ricardosivi
Ricardosivi

Ricardosivi's Avatar

Olá pessoal,

Teve uma audiência na segunda, dia 08/06/2009. Eu li a reportagem na A Tribuna de terça. Quem tiver acesso a reportagem integral e puder postar pra gente, ia ser bem legal.

Enquanto isso seque as duas chamadas do Jornal, uma de domingo criando a espectativa para o evento e a repercussão na terça.

Abraço a todos.

http://atribunadigital.globo.com/bn_...416539&opr=103

http://atribunadigital.globo.com/bn_...416718&opr=103
Old June 12th, 2009, 03:40 AM   #76
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Nossa, que legal essa audiência! Eu adoraria ter ido nela, pois falou-se muito justamente do que discutimos aqui: as tecnologias escolhidas, as características dos veículos, e a integração entre os ônibus.
Old June 12th, 2009, 05:31 AM   #77
xcleitonx
Inimigo Público

xcleitonx's Avatar

Likes (Received): 11

fontes de águas de Lindóia me disseram que essa audiência não foi muito esclarecedora, deixando um monte de dúvidas.

Runaway Train, running right off the track
xcleitonx está en línea ahora   Reply With Quote
Old June 13th, 2009, 01:42 AM   #78
Ricardosivi
Ricardosivi

Ricardosivi's Avatar

Olá Pessoal,

Consegui escanear a reportagem de A Tribuna da terça, acho que não tem problema pois já é matéria antiga e de qualquer forma está preservado o crédito da fonte.

Chama a atenção justamente a falta de informação que todos tem inclusive o pessoal da EMTU. É por isso que eu acho que isso é só um projeto eleitoreiro.

O VLT da Argentina é muito bonito, vi um video dele ontem, o transporte na região da baixada é problemático. A gente merece pelo menos seriedade e principalmente honestidade de todos os envolvidos. Pela reportagem vocês vão perceber que estão brincando com a gente. É uma pena para todos.

Gostaria de saber qual a opinião de vocês quanto ao ato da prefeitura de Santos de trocar o túnel da zona leste/noroeste pela ampliação do bonde turístico, vale lembrar que já existia uma linha e o dinheiro foi para ampliação (Urgente? Prioritária?).

Abraço a todos.

Last edited by Ricardosivi; June 13th, 2009 at 01:56 AM.
Old June 14th, 2009, 04:52 AM   #79
rkj
Registered User

Likes (Received): 19

O que disse que usa VLP em São Paulo ou ABC viajou na maionese. Temos corredores de ônibus, mas não VLPs por aqui.
rkj no está en línea   Reply With Quote
Old June 18th, 2009, 05:36 AM   #80
Ricardosivi
Ricardosivi

Ricardosivi's Avatar

Olá pessoal, um companheiro nosso levantou a bola, em São Bernardo não tem VLP, concordo, aquilo é mesmo um corredor de ônibus metropolitano. Agora o Expresso Tiradentes é VLP ou corredor de ônibus. Um artigo no Wikipedia diz que não é VLP... Mas então o que diferencia um do outro?

De qualquer forma, acho que um veículo inspirado na experiência curitibana seria o ideal aqui na Baixada.

Uma outra pergunta que não quer se calar, como uma viagem feita por um ônibus mais o VLT mais um outro ônibus (afinal isso é a integração) pode ter o mesmo preço que uma viagem num único ônibus, como é feito agora?

Responda-me quem puder.

Reply

Tags
emtu, vlt

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules