daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old March 6th, 2009, 11:24 PM   #1
Emanuel Paiva
C|A|R|I|O|C|A

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 2507

Cidade e município é a mesma coisa?

Segundo o dicionário Aurélio:

“Município é uma circunscrição administrativa autônoma do estado, governada por um prefeito e uma câmara de vereadores”, o que impede que uma região seja tratada como município, mas não impede que seja nomeada como cidade.

“Cidade é uma mancha urbana estruturada com as características que determinam certa autonomia, mas não, necessariamente, com a autonomia administrativa”

Last edited by Emanuel Paiva; March 9th, 2009 at 03:55 PM.
Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 6th, 2009, 11:25 PM   #2
Emanuel Paiva
C|A|R|I|O|C|A

Emanuel Paiva's Avatar

Quem concorda com a afirmação acima também deve concordar que São Paulo teria 20 milhões de pessoas ao invés de 10 milhões, e o Rio teria 12 milhões ou invés de 6 milhões.

Tudo isso porque a Região Metropolitana faria parte de um todo
Old March 6th, 2009, 11:37 PM   #3
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Likes (Received): 1687

Bem, fica claro que não é a mesma coisa. Mas é muito comum as pessoas falarem cidade se referindo ao município (o contrário já não ocorre). Por isso, quando há alguma discordância de opiniões, é sempre bom se certificar do que a outra pessoa está falando, se é da cidade mesmo ou se é do município.

E sim, dentro do conceito de cidade, uma RM pode ser entendida como sendo uma única cidade, ainda que seja composta por vários municípios.

Mas na minha opinião, isso só se aplica quando há conurbação entre as cidades. Se houver uma faixa de uns 500 metros sem nada, ou um rio sem ponte entre duas cidades, eu já não considero conurbação. Mas claro que essa é só a minha opinião pessoal, o meu critério pessoal.
Old March 6th, 2009, 11:43 PM   #4
Emanuel Paiva
C|A|R|I|O|C|A

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post
Bem, fica claro que não é a mesma coisa. Mas é muito comum as pessoas falarem cidade se referindo ao município (o contrário já não ocorre). Por isso, quando há alguma discordância de opiniões, é sempre bom se certificar do que a outra pessoa está falando, se é da cidade mesmo ou se é do município.

E sim, dentro do conceito de cidade, uma RM pode ser entendida como sendo uma única cidade, ainda que seja composta por vários municípios.

Mas na minha opinião, isso só se aplica quando há conurbação entre as cidades. Se houver uma faixa de uns 500 metros sem nada, ou um rio sem ponte entre duas cidades, eu já não considero conurbação. Mas claro que essa é só a minha opinião pessoal, o meu critério pessoal.
Seguindo o seu raciocínio, bons exemplos de conurbação seriam: Rio-Niterói? Recife-Olinda? Sampa-Guarulhos? Vitória-Vila Velha?
Old March 7th, 2009, 12:10 AM   #5
silvinho_j
Registered User

silvinho_j's Avatar

Likes (Received): 76

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Seguindo o seu raciocínio, bons exemplos de conurbação seriam: Rio-Niterói? Recife-Olinda? Sampa-Guarulhos? Vitória-Vila Velha?
Olinda tem muita fama, e só. A segunda cidade mais rica de Pernambuco é Jaboatão dos Guararapes, acho que Recife-Jaboatão justificaria mais do que Olinda
silvinho_j no está en línea   Reply With Quote
Old March 7th, 2009, 12:25 AM   #6
Lukinhaaaz
Registered User

Lukinhaaaz's Avatar

Likes (Received): 54

cidade é a área urbana do município. Dependendo da região, próxima a uma grande metrópole ou no interior, ou até de sua área, o município pode ter ou não sua área total como cidade (área urbana).
Exemplo: São Caetano do Sul, 15,3 km²; está totalmente conurbada com São Paulo, Santo André e São Bernardo do Campo. O município é inteiramente uma cidade.
Já Guarulhos, possui uma área territorial maior, mantendo uma intensa conurbação com São Paulo, mas mantendo também uma área natural!

DIURBE SP (Facebook): https://www.facebook.com/diurbesp?ref=hl
Lukinhaaaz no está en línea   Reply With Quote
Old March 7th, 2009, 12:31 AM   #7
Emanuel Paiva
C|A|R|I|O|C|A

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by silvinho_j View Post
Olinda tem muita fama, e só. A segunda cidade mais rica de Pernambuco é Jaboatão dos Guararapes, acho que Recife-Jaboatão justificaria mais do que Olinda
Ué, mas Recife e Olinda não são conurbadas, pensei que fossem?
Old March 7th, 2009, 02:16 AM   #8
Ap_Recife
Terra do Frevo

Ap_Recife's Avatar

Likes (Received): 1086

São, sim.

Existe conurbação entre Recife, Jaboatão, Camaragibe, Olinda e Paulista.

Esse mapa do GE mostra bem a conurbação das cidades que citei. Note-se que Jaboatão é uma continuação do litoral de Recife na direção sul. O centro de Jaboatão é que não é conurbado.

Last edited by Ap_Recife; March 7th, 2009 at 02:24 AM.
Ap_Recife no está en línea   Reply With Quote
Old March 7th, 2009, 02:45 AM   #9
haznobe
Brasiliense da Bahia!

haznobe's Avatar

Likes (Received): 46

Em Brasília há essa confusão, pois as cidades do DF não são municípios. Antes era comum falar cidade satélite, mas o termo satélite foi abolido e tals.
É muito comum pessoas que nunca vieram ao DF, se confundirem com o fato de ouvirem que o Gama é uma cidade, mas não tem prefeito.
Por mais que se diga por aqui, no DF há cidades como Taguatinga que pela sua distância do Plano(uns 20 KM) e pela sua dinâmica comercial, fluxo, parece outra cidade, nada parecida com a Brasília do Plano Piloto, assim como o Núcleo Bandeirantes que parece uma cidadezinha de interior bem aconchegante. Há similaridades entre algumas cidades, mas no geral cada uma tem suas particularidades, seu traçado. Por isso nem sempre o termo bairro é bem adequado quando tratamos do DF.
haznobe no está en línea   Reply With Quote
Old March 7th, 2009, 03:12 AM   #10
Danzin
Danielz - xdanielz

Likes (Received): 10

Grandes cidades como Rio,SP,BH e muitas outras nao devem e nao sao mais tratadas como "cidades" apenas. São imensos territórios urbanizados.
A grande maioria das pessoas que vivem nesses lugares podem lá muitos anos e nunca terem contato com a maior parte desta "cidade".
Este é um grande problema discutido no meio dos arquitetos e urbanistas atualmente. O que são as cidades atualmente, quem tem o poder de decidir sobre essas cidades e qual é o papel dos arquitetos nesse contexto.
Old March 7th, 2009, 03:18 AM   #11
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 2100

Municipio é MUnicipio
e Cidade é Cidade ué
A Cidade esta no municipio e não contrario
Rekarte está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 7th, 2009, 03:32 AM   #12
Allan Fonseca
Registered User

Allan Fonseca's Avatar

Likes (Received): 350

Pra mim, municipio é toda área pertencente a uma unidade administrativa, urbanizada ou não. E cidade, é a parte urbanizada principal e contínua do município, sendo as áreas urbanizadas secundárias e não contínuas, chamada de distritos. A cidade pode ter área total do município, como é o caso de BH, e os distritos, antes fora da cidade, passam a fazer parte dela quando há continuidade, como no caso de Venda Nova e o Barreiro em BH, antes afastado da mancha urbana mas dentro do municipio, e hoje englobados pela mancha urbana. A mancha urbana pode passar os limites do municipio, mas acho que a parte da mancha fora de um municipio não faz parte do que se chama cidade. Temos, por exemplo, o distrito de Justinopólis que é completamente contíguo com BH e afastado da sede de Ribeirão das Neves. Para mim, Justinópolis tem que ser chamado de distrito de Neves estando fora da cidade (sede) de Neves e não faz parte da cidade de BH, mesmo conurbado com este. Esta é uma opinião pessoal e não sou estudioso do assunto, portanto não coloco-a como uma propensa verdade.
Old March 7th, 2009, 03:43 AM   #13
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Likes (Received): 1687

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Ih, existe uma porrada de exemplos... Belém/Ananindeua/Marituba, Cuiabá/Várzea Grande, Volta Redonda/Barra Mansa, e por aí vai...
Old March 7th, 2009, 04:12 AM   #14
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 764

Alguns referem-se a Distritos como Cidades, mas não o são. Oficialmente, só é cidade quem é município.
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old March 7th, 2009, 04:35 AM   #15
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 612

Bom acho que pra mim está bem claro que não são a mesma coisa, município está mais relacionado ao território, ao limite físico e tal, a cidade é o espaço urbano desse município.
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old March 7th, 2009, 05:15 AM   #16
eric_montezão
Carioca

eric_montezão's Avatar

Likes (Received): 2

Se eu não me engano, aqui no Brasil, semanticamente falado, apesar de significarem coisas diferentes, é aceitável que se use "cidade" como sinônimo de "município" e vice-versa.

Aqui essa diferença é muito mais tênue que em outros países...
Old March 7th, 2009, 04:38 PM   #17
Poni
Soteropolitano

Poni's Avatar

Likes (Received): 1

Muito bom,sou do municipio de Salvador,a cidade tem Lauro de Freitas,Simões Filho...
Old March 7th, 2009, 06:26 PM   #18
UrbanistaArquiteto
a linha curva

UrbanistaArquiteto's Avatar

Likes (Received): 793

Na verdade não é discutível e nem passível de diferentes opiniões. as definições sao simples e claras, apenas desconhecidas da maioria das pessoas.

Municipio eh uma das esferas da federação, é um "estado", um território delimitado com organização politica administrativa e [certa] autonomia.

[nota: é por isso que o distrito federal nao tem municipios, por que "estados" semi-autonomos só podem ficar dentro de outros "estados"... como Belo Horizonte, que fica dentro de Minas Gerais que fica dentro do Brasil - Três estados - . Como todos os núcleos do DF ficam dentro de um distrito da federação apenas e nao um estado da federação, eles tb nao podem ser estados]

Distrito - beeeem diferente do que a maioria pensa - é apenas o nome dado à divisão territorial que se pode fazer - ou nao - dentro de um municipio [na maioria das vezes com pouca utilidade].
aquela vilazinha [núcleo urbano] que tem na área rural do municipio e que o povo chama de distrito não eh propriamente o distrito. Distrito eh o território - neste caso rural no qual aquele pequeno nucleo urbano se insere - e em geral leva o seu nome. Distrito eh uma área, um território fruto de uma subdivisão pseudo-administrativa do territorio do municipio e nao um núcleo urbano.

Núcleo urbano todo mundo sabe o que eh neh? eh um aglomerado continuo de pessoas. Todo municipio, independentemente de sua divisão ou nao em distritos e de como se dê esta divisão, tem UM ou MAIS núcleos urbanos. No caso de ter mais de um núcleo urbano, é chamado de "cidade" nada mais nada menos que o núcleo urbano onde se localiza a prefeitura e a câmara de vereadores, ou seja, o núcleo urbano SEDE (da administração do "estado" municipio), os outros são apenas nucleos urbanos [ou vilas, povoados, aldeias e o que mais preferirem]

- Voltando a definição de distrito [q eh a menos dominada pelas pessoas]. Os municipios podem se dividir - ou nao - em distritos e podem faze-lo como melhor lhes aproverem, independemente da quantidade, localização, distribuição e tamanho dos núcleos urbanos neste municipio.
Assim um distrito pode conter dentro de si mais de um núcleo urbano e - e isto acontece em são paulo por exemplo - pode conter dentro de si apenas parte de um núcleo urbano. Um núcleo urbano tb pode perpassar por vários distritos. ou - e isso acontece em belo horizonte por exemplo - o municipio inteiro pode ser formado por um distrito só.

Desculpe de fui confuso em alguns pontos. mas deu pra entender?
Old March 7th, 2009, 07:40 PM   #19
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 764

Quote:
Originally Posted by UrbanistaArquiteto View Post
Na verdade não é discutível e nem passível de diferentes opiniões. as definições sao simples e claras, apenas desconhecidas da maioria das pessoas.

Municipio eh uma das esferas da federação, é um "estado", um território delimitado com organização politica administrativa e [certa] autonomia.

[nota: é por isso que o distrito federal nao tem municipios, por que "estados" semi-autonomos só podem ficar dentro de outros "estados"... como Belo Horizonte, que fica dentro de Minas Gerais que fica dentro do Brasil - Três estados - . Como todos os núcleos do DF ficam dentro de um distrito da federação apenas e nao um estado da federação, eles tb nao podem ser estados]

Distrito - beeeem diferente do que a maioria pensa - é apenas o nome dado à divisão territorial que se pode fazer - ou nao - dentro de um municipio [na maioria das vezes com pouca utilidade].
aquela vilazinha [núcleo urbano] que tem na área rural do municipio e que o povo chama de distrito não eh propriamente o distrito. Distrito eh o território - neste caso rural no qual aquele pequeno nucleo urbano se insere - e em geral leva o seu nome. Distrito eh uma área, um território fruto de uma subdivisão pseudo-administrativa do territorio do municipio e nao um núcleo urbano.

Núcleo urbano todo mundo sabe o que eh neh? eh um aglomerado continuo de pessoas. Todo municipio, independentemente de sua divisão ou nao em distritos e de como se dê esta divisão, tem UM ou MAIS núcleos urbanos. No caso de ter mais de um núcleo urbano, é chamado de "cidade" nada mais nada menos que o núcleo urbano onde se localiza a prefeitura e a câmara de vereadores, ou seja, o núcleo urbano SEDE (da administração do "estado" municipio), os outros são apenas nucleos urbanos [ou vilas, povoados, aldeias e o que mais preferirem]

- Voltando a definição de distrito [q eh a menos dominada pelas pessoas]. Os municipios podem se dividir - ou nao - em distritos e podem faze-lo como melhor lhes aproverem, independemente da quantidade, localização, distribuição e tamanho dos núcleos urbanos neste municipio.
Assim um distrito pode conter dentro de si mais de um núcleo urbano e - e isto acontece em são paulo por exemplo - pode conter dentro de si apenas parte de um núcleo urbano. Um núcleo urbano tb pode perpassar por vários distritos. ou - e isso acontece em belo horizonte por exemplo - o municipio inteiro pode ser formado por um distrito só.

Desculpe de fui confuso em alguns pontos. mas deu pra entender?
Perfeito.

Acho a divisão brasileira bem fácil de entender.
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old March 7th, 2009, 09:21 PM   #20
Kaique
Registered User

Kaique's Avatar

Likes (Received): 84

Quote:
Originally Posted by silvinho_j View Post
Aproveitando o que o ArquitetoUrbanista postou.

Pelo conceito de cidade, Jaboatão não pode ser a 2ª cidade mais rica do Pernambuco porque é parte da cidade mais rica do Pernambuco.

Se Jabiatão não fosse município, mas distrito de Recife seria exatamente como é.
Pois o que conta para o desenvolvimento é o lugar onde o capital é investido, no Brasil, com raras exceções isso só acontece envolta das capitais.

No CE, a segunda cidade mais rica não é Maracanaú, como o Prefeito de lá gosta de dizer, mas sim o Cariri. A mancha urbana de Crato-Juazeiro do Norte-Barbalha é que forma o segundo conglomerado urbano mais economicamente desenvolvido do estado.

Acredito que em PE seja Petrolina, ou Caruaru.

E pode não parecer mas essa falta de domínio sobre esse determinado conhecimento causa graves problemas, senão é a principal causa do nosso caos urbano. Como as cidades são administradas por células autônomas não cooperativas que são os municípios, elas dificilmente conseguem sanar seu problemas de maneira coordenada e definitiva.

Lá no "thread" sobre a criação de novos municípios dissertei a respeito da criação de um novo modelo administrativo de esfera local para substituir os malogrados municípios.

Last edited by Kaique; March 7th, 2009 at 09:27 PM.
Kaique no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules