daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 15 votes, 5.00 average.
Old March 8th, 2009, 03:54 AM   #1
Arceu
Registered User

Arceu's Avatar

Likes (Received): 0

Porto Alegre: Parque Farroupilha (Redenção)

Hoje pela manhã fiz umas fotos do Parque Farroupilha, popularmente chamado de Redenção pelos gaúchos.

O Parque fica no centro de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul e ocupa uma área de 37,51hectares.

"Doado a cidade em 24 de outubro de 1807 pelo governador Paulo José da Silva Gama, o local foi inicialmente chamado de Potreiro da Várzea ou Campos da Várzea do Portão, passando mais tarde a denominar-se Campos do Bom Fim, devido a proximidade da Igreja do Nosso Senhor do Bom Fim (1867) e das festas que ali se realizavam. Em 9 de setembro de 1884, a Câmara propôs a denominação de Campos de Redenção em homenagem à libertação dos escravos do terceiro distrito da Capital.

O primeiro ajardinamento ocorreu em 1901, quando já existiam na área do parque a Escola Militar (1872) e a Escola de Engenharia (1896).

Com a Exposição Comemorativa do Centenário da Revolução Farroupilha, em 1935, o parque tornou-se Parque Farroupilha, pois o evento transitório efetivou a ocupação total deste espaço. No dia 19 de setembro de 1935, Campos da Redenção recebeu a denominação de Parque Farroupilha, através do decreto municipal 307/3.

Os recantos Jardim Alpino, Jardim Europeu e Jardim Oriental foram implantados em 1941. Em 1978 foi criado o Brique da Redenção e em 1997 efetuado o tombamento do Parque como Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre.

Na área do parque, existem diversos serviços, como Parque de Diversões, passeios de Trenzinho e Pedalinhos, Mercado do Bom Fim (onde há lojas de conveniências e lancherias), Café do Lago, Posto da Brigada Militar e Feira Ecológica (aos sábados pela manhã) .

Além de diversos recantos, como Orquidário, Mini Zôo, Recanto Alpino, Recanto Oriental, Recanto Europeu, Solar, Fonte Luminosa , Espelho d’água e Auditório Araújo Viana, o parque conta ainda com 38 monumentos, com destaque para o Monumento ao Expedicionário.

A vegetação apresenta cerca de 8.500 árvores, de espécies como chal-chal, pitangueira, paineira, tipuana, cocão, palmeira da Califórnia, grinalda de noiva, jacarandá, ipê-Roxo e cipreste."

Texto fonte: "http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smam/default.php?p_secao=49"

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34 - Avenida João Pessoa com o Parque à direita - Lá no fim é o centro de Porto Alegre.

35 - Avenida João Pessoa no sentido bairro, com o parque à esquerda.

36 - O Monumento ao Expedicionário

37

38

39

40 - Auditório Araújo Viana

41

42 - Avenida Osvaldo Aranha, sentido centro/bairro com o parque à direita.

43 - Entorno do Parque - o prédio no fundo é o Instituto de Educação General Flores da Cunha

44 - Entorno do Parque - Prédios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

45

Last edited by Arceu; March 8th, 2009 at 05:35 AM. Reason: Operation error
Arceu no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 8th, 2009, 07:07 AM   #2
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P

Gui_Poa's Avatar

Likes (Received): 354

Opaaa, valeu pelas fotos.

Precisam urgente fechar esse parque, é pra ser um dos mais belos de Poa, porem, o vandalismo atrapalha isso.

Se cercarem ele e calçarem, vai ficar perfeito.

Eu queria mesmo é umas fotos dos prédios e lojas na rua onde tem o brique, pra mim, uma das ruas mais charmosas de Poa.

=D

Parabens pelas fotos.
Gui_Poa no está en línea   Reply With Quote
Old March 8th, 2009, 07:25 AM   #3
Mr.Canello
SUL LIVRE!

Mr.Canello's Avatar

Dei umas voltas neste parque quando fui a POA! Bem interessante, como eu disse em outro thread, tinha tudo quanto é tipo de pessoas freqüentando desde famílias inteiras até punks...
Tinha uma parte onde tinha uns gatinhos que o pessoal dava ração, fiquei meio comovido, pois adoro gatos, e tinha uns bem magros Mas pareciam conviver bem com o movimento do parque, só que não gosto muito disto, sempre tem um FDP para maltratar...
Old March 8th, 2009, 09:11 PM   #4
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 7838

Um dos primeiros lugares que visitei em Porto Alegre foi justamente o Parque da Redenção. Era um pena que não fazia sol, mas gostei muito do parque, sobretudo do número de famílias que vão lá matear e do Brique (que eu fiquei dando umas voltas, vendo as barracas). O único porém é que o Parque está precisando de uma pequena revitalização.
Old March 8th, 2009, 09:35 PM   #5
gaucho
PAPALEGUAS

gaucho's Avatar

Likes (Received): 555

Belas fotos, pena q não tirou fotos do Brique...
Old March 8th, 2009, 09:41 PM   #6
amsincero1
S2

Bonito lugar...
amsincero1 no está en línea   Reply With Quote
Old March 9th, 2009, 09:05 PM   #7
ronin(POA)
Gremio: Força e Raça!!

ronin(POA)'s Avatar

Likes (Received): 3

Muito boas as fotos, e seja bem vindo!

A redençao eh muito linda, mas esta em pessimo estado de conservaçao (assim como as avenidas Joao Pessoa e Osvaldo Aranha). Nao acho q seja preciso cercar, so uma revitalizaçao das avenidas e do parque ja melhoraria bastante (iluminaçao, urbanismo e segurança)

Ano passado saiu uma noticia de q a Pepsi ia adotar a orla e a redençao, mas eu so vi mudanças na orla ate agora http://www.skyscrapercity.com/showth...4#post19392324

Se tu nao te importas eu vou postar aqui as noticias pro pessoal q nao viu:

01 de abril de 2008
Empresas vão adotar a orla do Guaíba e a Redenção
Os dois pontos turísticos receberão cerca de R$ 1,4 milhão anuais

Amanhã, em frente à Fonte Luminosa da Redenção, uma cerimônia marcará a maior adoção de área pública já realizada na Capital.

Todo o Parque da Redenção e um trecho da orla do Guaíba passarão a receber investimentos das empresas Pepsi e Sinergy Novas Mídias, que ganharão, em troca, o direito de colocar placas indicativas da cooperação com a prefeitura. O acordo prevê uma injeção anual de R$ 1,4 milhão nos dois locais.

- Foram dois anos e meio de conversas com as empresas até fecharmos essa adoção. E não significa que a prefeitura sai do Parque Farroupilha (o nome oficial da Redenção). O investimento público segue - afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch.

Na beira do Guaíba, as empresas adotarão o trecho que vai da Usina do Gasômetro até a Avenida Guaíba, com exceção da área do Estaleiro Só. A Pepsi e da Sinergy assumiram o compromisso de oferecer um novo projeto paisagístico, que inclui nova iluminação, bem como a construção e a manutenção de áreas de lazer e práticas esportivas na orla.

Na Redenção, a adoção prevê, além da revitalização dos recantos, o fornecimento à prefeitura de materiais e serviços relacionados à conservação e à manutenção das áreas e dos monumentos. A primeira meta é a renovação da Fonte Luminosa, que deverá receber uma iluminação especial. O espaço central do parque também abrigará atividades culturais à noite. Mas os moradores não precisam se preocupar, tranqüiliza Moesch: estão descartados shows barulhentos, que prejudiquem o sono dos vizinhos.

- A Redenção é o parque mais freqüentado do Brasil, temos pesquisa sobre isso. Aos domingos, chega a até receber 200 mil visitantes - diz o secretário, dimensionando a importância da adoção.

Pelo projeto, as obras de revitalização, que terão duas etapas, começarão neste mês. A orla concentrará os investimentos da primeira fase, que deve ficar pronta no início do próximo ano. A etapa seguinte transfere os esforços das empresas para o parque da Redenção.

Além das placas indicativas da adoção, o acordo com a Secretaria do Meio Ambiente permite ainda que a Pepsi e a Sinergy instalem quatro equipamentos borrifadores de água (do tipo conhecido como "cuca fresca") e a realização de até três eventos anuais de caráter cultural no Anfiteatro Pôr-do-Sol A parceria tem validade de dois anos, mas pode ser prorrogada, se houver o interesse das empresas e da prefeitura.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zeroh...568&section=67

02 de abril de 2008
Reforma em parque

A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em executar as obras de recuperação parcial do Parque Marechal Mascarenhas de Moraes será feita amanhã pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Em outubro do ano passado foi iniciado o processo de concorrência pública para a execução das obras, que têm custo estimado de R$ 505 mil.

Onde ocorrerá a obra

- Banheiros
- Quadras esportivas
- Pista de skate, dos passeios e estares
- Bancos e churrasqueiras
- Equipamentos de ginástica

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zeroh...574&section=67

Adoção prevê R$ 2,8 milhões para Redenção e Orla

Para Fogaça, medida garante mais qualidade de vida e segurança

A adoção do Parque Farroupilha (Redenção) e parte da Orla do Guaíba foi oficializada na manhã de hoje, 2, durante cerimônia realizada no próprio parque. O evento contou com a participação do prefeito José Fogaça, do titular da Secretaria Municipal do Meio-Ambiente (Smam), Beto Moesch, e representantes das empresas adotantes, Pepsi Co. e Sinergy Novas Mídias. As obras de revitalização têm início marcado para abril e serão divididas em duas etapas. Até o início do próximo ano, acontecerá a revitalização da orla. Na segunda etapa, os esforços estarão concentrados na revitalização do Parque Farroupilha. O investimento total das empresas será de R$ 2,8 milhões. À Smam caberá a fiscalização das áreas contempladas.

Após conferir a apresentação do projeto, Fogaça afirmou que a iniciativa visa à revitalização e conservação dos espaços públicos, assim como a preservação das áreas naturais. "A cooperação humana é a base da comunidade. Este projeto é a garantia de mais qualidade de vida e segurança, porque o ato de adoção representa vida nas nossas praças e parques", disse o prefeito.

Parceria - Aos adotantes será permitida a colocação de placas indicativas da cooperação, a instalação de quatro equipamentos borrifadores de água (do tipo conhecido como “cuca-fresca”) e a realização de até três eventos anuais de caráter cultural junto ao Anfiteatro Pôr-do-Sol. A parceria tem validade de dois anos, podendo ser prorrogada, conforme interesse de ambas as partes.

De acordo com o secretário Beto Moesch, as melhorias dos parques e praças da Capital só foi possível com a Governança Solidária Local que impulsionou a comunidade. Ele informou que em 2005 Porto Alegre contava com cerca de 19 praças adotadas e nenhum parque. Atualmente o número de praças aumentou para 72 e a Capital já tem quatro parques adotados: Marcarenhas de Moraes, Germânia, Parcão e Redenção (incluindo o Minizôo). "É um presente para a cidade nesses seus 236 anos. Queremos garantir mais qualidade de vida aos porto-alegrenses com a preservação e a revitalização de todos os espaços importantes e tão queridos da população", concluiu o secretário

As melhorias

A orla do Guaíba receberá um novo projeto paisagístico com a plantação de árvores tipo palmeira, nova iluminação, reforma dos banheiros públicos, novas áreas para a prática de exercícios, recuperação de quadras poliesportivas, áreas de contemplação, nova sinalização com dicas de esportes, saúde, conservação e meio-ambiente. Também serão instalados equipamentos como bancos e lixeiras para reciclagem, ao longo de toda a orla.

Para a Redenção estão previstos, além de manutenção e melhorias de paisagismo, novas áreas de recreação infantil, contemplação e relaxamento, sinalização, iluminação, marcação de cooper e ciclismo, bancos e lixeiras.

Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs...&di=2008-04-02

Porto Alegre infrastructure for 2014 World Cup

█████████
█████████
█████████
ronin(POA) no está en línea   Reply With Quote
Old March 9th, 2009, 09:28 PM   #8
gwv
Registered User

gwv's Avatar

Quote:
Originally Posted by Xinah_Poa to Gui_Poa View Post
Opaaa, valeu pelas fotos.

Precisam urgente fechar esse parque, é pra ser um dos mais belos de Poa, porem, o vandalismo atrapalha isso.

Se cercarem ele e calçarem, vai ficar perfeito.

Eu queria mesmo é umas fotos dos prédios e lojas na rua onde tem o brique, pra mim, uma das ruas mais charmosas de Poa.

=D

Parabens pelas fotos.
bah cara, descordo de ti. cercamento nao resolve, é caro e tira a sensação de liberdade do parque...

cercamento não abre mão de policiamento / vigias.... sendo assim, q tenha apenas os vigias...
gwv no está en línea   Reply With Quote
Old March 10th, 2009, 01:50 AM   #9
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 3507

Gentem, esse parque é muito charmoso

Quanto estive em POA, dei um passeio pelo parque. Pena que o tempo não ajudou.

As fotos ficaram excelentes! Parabéns!!!
Old March 10th, 2009, 06:32 AM   #10
PeterPOA
Sirvam nossas façanhas

PeterPOA's Avatar

Likes (Received): 49

Adoro a Rendereca, pena que naum evolui e anda bem mal-cuidada... como quase toda a cidade Como o Xinah falou, o vandalismo tah acabando com o parque (e com boa parte da cidade).

Viver e não ter a vergonha de ser feliz!!!
PeterPOA no está en línea   Reply With Quote
Old March 10th, 2009, 08:53 AM   #11
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P

Gui_Poa's Avatar

Likes (Received): 354

Quote:
Originally Posted by gwv View Post
bah cara, descordo de ti. cercamento nao resolve, é caro e tira a sensação de liberdade do parque...

cercamento não abre mão de policiamento / vigias.... sendo assim, q tenha apenas os vigias...

O parque Germania é cercado, e é um belo parque, esta em ótimo estado, acho que se la funcionou, por que em outros não funcionaria?

=D
Gui_Poa no está en línea   Reply With Quote
Old March 11th, 2009, 07:15 PM   #12
gwv
Registered User

gwv's Avatar

Quote:
O parque Germania é cercado, e é um belo parque, esta em ótimo estado, acho que se la funcionou, por que em outros não funcionaria?

=D
Sei lá cara... o Germânia é muito novo, e tem seguranças independente do cercamento... se tem que ter seguranças, pra que cercar entao? E na boa, por mais que seja moderno, tenha ficado bonito e tal, eu não curto o Germânia... a começar dos frequentadores.... não troco a redenção ou Gasômetro por aquilo...sei lá.... mas isso já é uma questão de gosto

Aprofundando a questão do "Cercamento não é garantia de preservação", pensa bem no caso do Parque Farroupilha ( nossa querida Redenção ): a começar seria um investimento de alto custo, é área pra cercar cara, não pode ser uma cerquinha fuleira, tem que ter toda uma estrutura, vai um bom dinheiro ali, que diga-se de passagem não está sobrando. Uma vez cercado, pula-se pra dentro do parque em praticamente qualquer ponto, ainda mais que é todo tapado de árvore. Uma vez lá dentro, pode-se fazer o que quiser que é muito fácil se esconder... vai diminuir um pouco o movimento noturno do parque, mas os caras que estão afim de vandalismo, vão achar até mais legal o desafio de pular, pichar, quebrar, deixar a sua marca e poder vangloriar-se para sua galera. Ou seja, de qualquer forma o que realmente importa é que se mantenha vigias, patrulhando parque, afim de preservar o patrimônio e coibir criminosos... e ainda assim não se resolve 100%.

Resumindo minha opinião:

O cercamento dos parques de Porto Alegre, além de gerar ônus pra implantação e manutenção, não dispensa o mantenimento de vigias, esses sim mais eficientes do que cercas. Sendo assim, que invista-se em emprego para vigias de parques e deixe a paisagem livre, nos únicos lugares que isso ainda é possível.

gwv no está en línea   Reply With Quote
Old March 13th, 2009, 12:19 AM   #13
FlicK
Arquiteto e Urbanista

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1664

Sou totalmente contra o cercamento da redenção. Insensatez achar que isto seria uma solução. O que é necessário é investir em segurança, não somente naquele local, mas em toda a cidade, e também destinar mais verbas para a manutenção de espaços públicos.

Falar que a Redenção precisa de revitalização é uma besteira, me desculpem. Ó local é bem vivo, não precisa ser 'revitalizado', o que necessita é de manutenção e algumas pequenas qualificações. E só.

Quanto ao thread, fantástico, parabéns! Seja bem vindo ao forum, e que traga mais fotos e threads deste nível!

Só para completar o thread, algumas fotos aéreas da Redenção, mostrando a harmonia entre a rígida geometria do eixo visual contínuo à Rua Santana e as curvas orgânicas do estilo jardim inglês. Para mim, a Rendeção é o 'coração' de Porto Alegre!

FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old March 13th, 2009, 02:30 AM   #14
GersonLDN
-*-*-*-

GersonLDN's Avatar

Likes (Received): 2860

Quote:

=D
Olha, quando estive no topo do Karphatos/FK p/ fotografar(em frente ao Germania) em Dezembro passado o seguranca do edificio me disse que mesmo com o cercamento e estando em uma area mais nobre da cidade o parque eh regularmente frequentado por gangues e tb sofre vandalismo....fiquei chocado com a afirmacao dele!!
GersonLDN no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
porto alegre

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules