daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Reply

Thread Tools Display Modes
Old March 10th, 2009, 05:29 PM   #101
Ap_Recife
Terra do Frevo

Ap_Recife's Avatar

Likes (Received): 212

Eis as divisões. O círculo branco mostra, a grosso modo, a região que Eduhaus percorreu. Perceba o Capibaribe serpenteando a cidade. Ele ainda visitou a Praça do Derby, esse bairro faz parte do centro expandido.

Sponsored Links

Old March 10th, 2009, 05:33 PM   #102
Romão
#CAFETINA ROUSSEFF

Romão's Avatar

Likes (Received): 240

Quote:
Originally Posted by bsbals View Post
O tread ficou fantástico.. ficou a impressão de que a administração atual deve estar cuidando bem da cidade. Outra coisa que pensei aqui foi o seguinte: sempre vejo aqui pessoas debatendo sobre as maiores cidades do país e tal.. cada um puxa a sardinha para a sua cidade, claro... e o parâmetro é sempre a população.. Recife já foi uma das 3 maiores cidades do país e hoje nem sei se está entre as 10 maiores.. e eu acho que isso significa qualidade de vida.. é como se a cidade diminuísse o ritmo de crescimento para se embelezar, se cuidar.. Já Brasília e Salvador, também cidades lindas, estão crescendo assustadoramente e perdendo a qualidade e até parte da beleza (pelo excesso de carros, algumas periferias cada vez mais inchadas e horrorosas, congestionamentos por toda parte e a toda hora, etc). Acho que Belo Horizonte foi outra que conseguiu a mesma proeza que Recife e tem melhorado geometricamente seu urbanismo. Fugi do tema do tread? desculpem.. mas deu vontade de compartilhar com vcs o pensamento.
Interessante esse teu pensamento, importante notar que a região metropolitana do Recife passou e passará mais ainda por um forte crescimento,principalmento a região metropolitana sul devido ao desenvolvimento do complexo de Suape, Recife é uma cidade que pode ser considerada pequena em área territorial,sendo assim a RM recebe grande parte do crescimento populacional,quanto a administração pública municipal infelizmente não é das melhores....
Old March 10th, 2009, 05:46 PM   #103
MasterPE
Registered User

MasterPE's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Osmar Carioca View Post
Onde fica o lugar abordado no thread? Fica próximo de Boa Viagem?
Pôxa Osmar, como mostrado no GE, é justamente o outro extremo da cidade . Boa Viagem é zona Sul e lá é algo como "Noroeste" .
"Monotonia é achar que o Brasil é um país que oferece qualidade de vida por se construir vários shopping centers e condomínios fechados"

Last edited by MasterPE; March 10th, 2009 at 05:52 PM.
MasterPE no está en línea   Reply With Quote
Old March 10th, 2009, 06:11 PM   #104
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

Likes (Received): 36

Opa, que legal, o que é isso aqui, uma antiga parada de bondes? E onde fica, exatamente?

GRGM no está en línea   Reply With Quote
Old March 10th, 2009, 06:13 PM   #105
Ap_Recife
Terra do Frevo

Ap_Recife's Avatar

Likes (Received): 212

Nós passamos na frente, GRGM. É a estação Ponte D"uchôa, fica perto do Parque da Jaqueira. Acho q a cor tá diferente. Já foi estação de bondes, sim.
Old March 10th, 2009, 06:13 PM   #106
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ap_Recife View Post
Talvez agora vc entenda pq eu falei que 2 dias eram pouquíssmo tempo para te mostrar Recife.
Ah, mas disso eu nunca tive dúvidas, hehehe, não dá pra conhecer nenhuma cidade grande em dois dias, muito menos uma com a história e o patrimônio de Recife... mas graças a você esses dois dias foram totalmente otimizados!

E obviamente pretendo ir muitas outras vezes ao Recife, inclusive no Carnaval
Old March 10th, 2009, 06:19 PM   #107
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Bah, que fotos lindas, Edu ! ! !

Mérito teu, que é um fotógrafo nota 10 !

Calma, recifenses, o mérito também é de Recife !
Por que esse destaque no "dEEEE Recife"? Por acaso você diz "o mérito também é dEEEE Rio de Janeiro"?
Old March 10th, 2009, 08:05 PM   #108
Inconfidente
Farewell

Inconfidente's Avatar

Likes (Received): 2

Parabéns Edu! As fotos estão muito boas e o lugar muito aprazível!
Inconfidente no está en línea   Reply With Quote
Old March 10th, 2009, 09:33 PM   #109
Lucas_Wild
Registered User

Lucas_Wild's Avatar

Likes (Received): 34

Recife é verdadeiramente uma das cidades mais belas do mundo, e mais bela do Nordeste(na minha opinião)!
Lucas_Wild no está en línea   Reply With Quote
Old March 10th, 2009, 10:09 PM   #110
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 601

Quote:
Não se preocupe, vc não é o único.

É que esses bairros de Recife não fazem parte de roteiros turísticos. Nada como conhecer moradores da cidade para umas dicas. Estou me candidatando para ser o guia na sua próxima viagem ao Recife.

P.S. Vou mostrar essa região no GE, bem como a localização em relação à Boa Viagem e ao centro histórico.. Aguarda aí...
Quote:
Originally Posted by Romão View Post
Fica razoávelmente longe osmar,saindo de Boa Viagem é preciso atravessar todo centro da cidade...
Quote:
Eis as divisões. O círculo branco mostra, a grosso modo, a região que Eduhaus percorreu. Perceba o Capibaribe serpenteando a cidade. Ele ainda visitou a Praça do Derby, esse bairro faz parte do centro expandido.
Quote:
Originally Posted by MasterPE View Post
Pôxa Osmar, como mostrado no GE, é justamente o outro extremo da cidade . Boa Viagem é zona Sul e lá é algo como "Noroeste" .
Ap Recife, ROmão e Master PE,

Eu achava que a Recife turística limitava-se à Boa Viagem e ao Centro Histórico. E mais: achava que fora de Boa Viagem e do Centro Histórico não havia mais nada a ser admirado (exceção é claro ao castelo do instituto Ricardo Brennand). No entanto, por intermédio deste thread, descobri que Recife vai muito além destas duas regiões.

Outra coisa que me surpreendeu é que a região mostrada no thread tem prédios residenciais de alto padrão. Minha surpresa decorre do fato que achava que a classe média e classe média alta morava unicamente em Boa Viagem. E fora de Boa Viagem não haveria mais nada de interessante a ser admirado.

Por que esta região é tão pouco divulgada? Ela me pareceu ser tão gostosa, tão bucólica, tão arrumada!

Ap Recife, convite feito, convite aceito. Minha próxima viagem ao Recife eu o contato para você me ciceronar por lugares que só os recifenses conhecem!
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote
Old March 10th, 2009, 10:59 PM   #111
Charles Tôrres
Ex - CharlesBH

Charles Tôrres's Avatar

Likes (Received): 13

Quote:
Originally Posted by bsbals View Post
O tread ficou fantástico.. ficou a impressão de que a administração atual deve estar cuidando bem da cidade. Outra coisa que pensei aqui foi o seguinte: sempre vejo aqui pessoas debatendo sobre as maiores cidades do país e tal.. cada um puxa a sardinha para a sua cidade, claro... e o parâmetro é sempre a população.. Recife já foi uma das 3 maiores cidades do país e hoje nem sei se está entre as 10 maiores.. e eu acho que isso significa qualidade de vida.. é como se a cidade diminuísse o ritmo de crescimento para se embelezar, se cuidar.. Já Brasília e Salvador, também cidades lindas, estão crescendo assustadoramente e perdendo a qualidade e até parte da beleza (pelo excesso de carros, algumas periferias cada vez mais inchadas e horrorosas, congestionamentos por toda parte e a toda hora, etc). Acho que Belo Horizonte foi outra que conseguiu a mesma proeza que Recife e tem melhorado geometricamente seu urbanismo. Fugi do tema do tread? desculpem.. mas deu vontade de compartilhar com vcs o pensamento.
Penso exatamente a mesma coisa que você! Já vi muitas pessoas aqui no SSC discutir se tamanho é = desenvolvimento. Você citou BH, justamente minha referência nesse pensamento. Quando eu morava lá, nos anos 90, a cidade era a 3 maior do país. Mas lembro que BH estava muito subdesenvolvida na época. O centro era horrível, sujo, fedido. Haviam muitos mendigos espalhados pela cidade, pivetes aos montes... lembro-me que sair a pé no centro, Savassi, Lourdes e região a noite era quase pecado. Em 2000 vim morar em Brasília e desde então, vou a BH em média duas vezes no ano. É impressionante como a cidade melhora e se desenvolve a cada vez que vou! BH parou de crescer, pelomenos no tamanho. As cidades vizinhas e as montanhas não lhe cedem espaço físico para tal expanção. Com isso, BH já deixou de ser a 3 maior do país, deixou de ser almejada pelos povos do interior a procura de emprego e qualidade de vida. A população de BH agora cresce mais em virtude da natalidade e da migração universitária, já que a cidade possui uma das melhores universidades do Brasil. Isso tudo faz BH se desenvolver mais, melhorar o que já tem e criar novas oportunidades. Já não é mais uma cidade aonde a maioria é pobre e no centro reina o caos, como era antigamente. Agora BH está trilhando um futuro brilhante. E isso está acontecendo com muitas metrópoles brasileiras, Porto Alegre, Recife, Goiânia...

blog: BHUMAFOTOPORDIA.COM
Charles Tôrres no está en línea   Reply With Quote
Old March 10th, 2009, 11:03 PM   #112
raul lopes
Registered User

raul lopes's Avatar

Likes (Received): 151

pois é essa regiao é muito pouco divulgada... apesar de concentrar a maioria dos museus e dos melhores restaurantes da cidade...

nao possui flats e nem hoteis.. é uma regiao estritamente residencial e comercial..

a zona norte é onde mora a burguesia recifense, seus melhores e mais tradicionais clubes.. os verdadeiros ricos ....:-)

a zona sul é mais emergente.. um tipo de barra da tijuca.. os novos ricos, milionarios que gostam de um estilo de vida mais miamesco:-)

por isso amo essa cidade.. esses contrastes... a cidade é tao separada que os habitantes da zona norte quase nunca frequentam a zona sul e a mesma coisa acontece com os moradores da zona sul.. quase nunca se perdem pela zona norte..
raul lopes no está en línea   Reply With Quote
Old March 10th, 2009, 11:21 PM   #113
observador_bh
Registered User

observador_bh's Avatar

Likes (Received): 64

Quote:
Originally Posted by raul lopes View Post
pois é essa regiao é muito pouco divulgada... apesar de concentrar a maioria dos museus e dos melhores restaurantes da cidade...

nao possui flats e nem hoteis.. é uma regiao estritamente residencial e comercial..

a zona norte é onde mora a burguesia recifense, seus melhores e mais tradicionais clubes.. os verdadeiros ricos ....:-)

a zona sul é mais emergente.. um tipo de barra da tijuca.. os novos ricos, milionarios que gostam de um estilo de vida mais miamesco:-)

por isso amo essa cidade.. esses contrastes... a cidade é tao separada que os habitantes da zona norte quase nunca frequentam a zona sul e a mesma coisa acontece com os moradores da zona sul.. quase nunca se perdem pela zona norte..

Estive em Recife no carnaval e , em uma livraria pela qual passei, folheei um livro que fala sobre a ocupação de Boa Viagem.
Lá dizia que até os anos 50 a região tinha acesso precário, via Imbiribeira, e por isso era uma região de veraneio e não opção de moradia para classe média.
Com isso a burguesia de Recife se estabeleceu na zona norte.

Quando foram construidas as pontes e Boa Viagem "ficou perto", a zona norte já estava consolidada. Com isso Boa Viagem cresceu como uma região emergente, bem classe média. Naturalmente há ocorrencia de classe alta na orla, mas o que predomina no bairro é a classe média-média e um pouco de média-alta. Já a zona norte é uma área de classe média-alta e alta.

Concordo que falta divulgação da zona norte, até mesmo para melhorar a imagem de Recife.
O que se escuta dizer de quem conhece a cidade a turismo é que fora de Boa Viagem não há nada, apenas bairros populares. E como Boa Viagem não tem dos melhores urbanismos , muita gente tem uma imagem errada de Recife.
observador_bh no está en línea   Reply With Quote
Old March 10th, 2009, 11:31 PM   #114
Eduhaus
...

Eduhaus's Avatar

Quote:
A audiência desse thread faz jus à qualidade do mesmo. Já são 5 páginas de um dia para o outro.

Recife andava meio ausente aqui na principal...

Parabéns, Edu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Opa, Obrigado AP Recife!!!

Mais uma vez agradeço tb o CD que vc me deu, muito bom, espero um dia poder retribuir.

Quanto ao thread, apenas retrarei a beleza que a cidade tem a mostrar, que não é pouca. Agradeço a audiência do thread. Valeu

Last edited by Eduhaus; March 10th, 2009 at 11:39 PM.
Eduhaus no está en línea   Reply With Quote
Old March 10th, 2009, 11:38 PM   #115
FelixMadero
Rio 2016 Olympic Games

FelixMadero's Avatar

Likes (Received): 122

Sempre gostei do Recife, mas não imaginava que a urbanização fosse tão boa como nesse bairro.

Lindas fotos ED!
FelixMadero no está en línea   Reply With Quote
Old March 10th, 2009, 11:58 PM   #116
sul_mp
Tá Limpo!

sul_mp's Avatar

Likes (Received): 93

Gostei bastante. Em algumas fotos, me lembrou a região do bairro Água Verde em Curitiba.
Old March 11th, 2009, 12:01 AM   #117
MasterPE
Registered User

MasterPE's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Osmar Carioca View Post
Ap Recife, ROmão e Master PE,

Outra coisa que me surpreendeu é que a região mostrada no thread tem prédios residenciais de alto padrão. Minha surpresa decorre do fato que achava que a classe média e classe média alta morava unicamente em Boa Viagem. E fora de Boa Viagem não haveria mais nada de interessante a ser admirado.

Por que esta região é tão pouco divulgada? Ela me pareceu ser tão gostosa, tão bucólica, tão arrumada!
Pois é o que muita gente pensa, mas o bairro de melhor padrão de vida não é nem BV, é Jaqueira , mostrado na foto 04 , na zona norte . Aliás o que se chama de zona norte ,são 12 bairros aprox. que uns estão até mais ao "noroeste" bem distantes da praia .

Apesar de alguns atrativos como em Apipucos , onde tem o casarão de Gilberto Freire e um bairro bem bucólico, com casinhas e mansões históricas chamado Poço da panela mostrado nas fotos 48 e 49, a região é praticamente residencial .

Acho até que NÃO EXISTE interesse dos moradores em tornar aquela região turística e consequentemente ameaçar sua tranquilidade .

O turismo fica limitado ao Recife antigo, Boa Viagem, sítio histórico de Olinda e o litoral sul, que tem Porto de galinhas e outras praias .

Quote:
Originally Posted by observador_bh View Post
Com isso a burguesia de Recife se estabeleceu na zona norte..
Exatamente, só vou adicionar que além da zona norte/Oeste , a Rua da Aurora no centro era um dos endereços mais privilegiados da capital .
"Monotonia é achar que o Brasil é um país que oferece qualidade de vida por se construir vários shopping centers e condomínios fechados"

Last edited by MasterPE; March 11th, 2009 at 12:09 AM.
MasterPE no está en línea   Reply With Quote
Old March 11th, 2009, 12:23 AM   #118
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

Likes (Received): 584

Quote:
Originally Posted by observador_bh View Post
Estive em Recife no carnaval e , em uma livraria pela qual passei, folheei um livro que fala sobre a ocupação de Boa Viagem.
Lá dizia que até os anos 50 a região tinha acesso precário, via Imbiribeira, e por isso era uma região de veraneio e não opção de moradia para classe média.
Com isso a burguesia de Recife se estabeleceu na zona norte.

Quando foram construidas as pontes e Boa Viagem "ficou perto", a zona norte já estava consolidada. Com isso Boa Viagem cresceu como uma região emergente, bem classe média. Naturalmente há ocorrencia de classe alta na orla, mas o que predomina no bairro é a classe média-média e um pouco de média-alta. Já a zona norte é uma área de classe média-alta e alta.

Concordo que falta divulgação da zona norte, até mesmo para melhorar a imagem de Recife.
O que se escuta dizer de quem conhece a cidade a turismo é que fora de Boa Viagem não há nada, apenas bairros populares. E como Boa Viagem não tem dos melhores urbanismos , muita gente tem uma imagem errada de Recife.
É verdade, Boa Viagem apesar de ter seu núcleo urbano formado há 300 anos, até o Século XIX/primeira metade do XX era basicamente um banco de areia ocupado por uma comunidade de pescadores, enquanto isso as Zonas Norte e Oeste se desenvolviam a partir dos engenhos de açúcar e de estâncias de veraneio às margens do Capibaribe, para onde ia a aristocracia pernambucana. O resultado não poderia ser diferente: Mesmo enchendo os olhos de muita gente a maior parte de Boa Viagem ainda se recente dessa origem pouco nobre pois nunca sofreu grandes intervenções urbanas fora da orla. Num exemplo exagerado, seria como se uma favela fosse substituída por prédios de luxo, mantendo suas ruas estreitas e sem muita preocupação urbanística.
רסיפה, ערש היהדות באמריקה
Mascate no está en línea   Reply With Quote
Old March 11th, 2009, 12:32 AM   #119
Eduhaus
...

Eduhaus's Avatar

Aguardem para breve (final de semana, provavelmente) as fotos da região central do Recife!!!!

Estou na fase da seleção das fotos
Old March 11th, 2009, 12:53 AM   #120
Leonardo López
Bora BahêêaA

Leonardo López's Avatar

Likes (Received): 108

o thread ficou massa, parabens
hoje em dia prefiro a regiao da BV, perto da praia
mas essa regiao é show, parece ser mais tranquila
Tem tambor que é a fonte de nós e que no fundo é a voz de um povo só.
Leonardo López no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules