|
|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Norte Minho, Douro e Trás-os-Montes |
| Global Announcement |
|
SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info! |
![]() |
|
|
Thread Tools | Rate Thread | Display Modes |
|
|
#1 | |||
|
Registered User
Likes (Received): 10
|
Braga - Castro de Monte Redondo
Castro de Monte Redondo Resumo (com citações abaixo colocadas) "Castro de Monte Redondo", edificado no topo do Monte que lhe deu nome, na Freguesia de Guisande. Possui três linhas de muralha, a 1ª delas com 1050m de perímetro a segunda contém uma porta para o lado poente, ambas bem conservadas, e a terceira está muito destruída. O Castro do Monte Redondo é talvez o maior povoado proto-histórico do concelho de Braga, e tem dimensões semelhantes ao da Citânia de Briteiros. Possui estruturas indicativas da existência original de habitações de planta predominantemente circular e rectangular na área interna delimitada pelo muralhado. A única intervenção arqueológica foi realizada em 1900 por Albano Belino. A falta de interesse por parte do município e da junta freguesia, levam a que este Monumento Nacional continue por estudar e recuperar. ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Quote:
Quote:
Quote:
|
|||
|
|
|
|
|
#2 |
|
Αλέξανδρος
Likes (Received): 12
|
precisa ser escavado e estudado mais a fundo, assim a olho nu parece grandalhão de facto, a nossa arqueologia precisa urgentemente de um "mecenas" ao bom velho estilo de Martins Sarmento, a arqueologia actual resume-se a intervenções de " emergencia e salvamento", quando o arqueologo chega ao local já as máquinas andam a trabalhar em redor, uma tristeza.
|
|
|
|
|
|
#3 |
|
Home, sweet home
Likes (Received): 44
|
Uma parte deste Castro fica no Concelho de Famalicão (Freguesia de Portela).
|
|
|
|
|
|
#4 | |
|
Registered User
|
Quote:
http://sig.ine.pt/viewer.htm Mais um motivo para se recuperar/estudar o Castro, e ligá-lo as duas cidades... |
|
|
|
|
|
|
#5 | |
|
Home, sweet home
|
Quote:
A zona que está classificada abrange as freguesias de Portela, Guisande e Esporões. |
|
|
|
|
|
|
#6 |
|
Registered User
Likes (Received): 13
|
Que mistura que aqui vai...
As fotos a cores são das ruínas do palácio suevo em Santa Marta das Cortiças, em Esporões. As últimas são do penedo das letras em Oliveira S. Pedro, mesmo perto do limite com a freguesia de Portela. |
|
|
|
|
|
#7 |
|
Registered User
|
Quanto as limites do INE, estão errados pois nos montes traçam rectas. O que na realidade é falso.
A freguesia da portela, de facto, pelo que falam, intersecta uma parte da 3ª muralha. No entanto as divisões não estão definidas. Mas o castro fica maioritariamente em Guisande. Actualmente nos terrenos do castros existem plantações de árvores. Não sei qual é o objectivo daquilo... Last edited by gomesccm; March 15th, 2009 at 01:31 AM. |
|
|
|
|
|
#8 |
|
Home, sweet home
|
O Penedo das Letras não fica nos limites de Oliveira com Telhado?
|
|
|
|
|
|
#9 |
|
Registered User
|
|
|
|
|
|
|
#10 | |
|
Registered User
|
Quote:
O ponto mais alto, "em terra" do monte do Penedo das Letras é o cruzamento dos limites das três freguesias. O próprio penedo das letras, melhor um conjunto de penedos, fica na encosta norte, freguesia de Oliveira. O topo do penedo é mais alto que o de "terra". Mas ficou para Olivera, porque a divisão foi feita pelas linhas de água. Se a água cai para Oliveira é de Oliveira, pro outro lado é conforme os "mecos" de divisão de Telhado e Portela (se é que eles ainda lá estão, pois na década de 80 e 90 andaram a rouba-los...) |
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
Registered User
|
Esta divisão, alinhada pelas linhas de água só foi aplicada na zona do penedo das letras. O restante limite desconheço o critério. Até porque em certas zonas a água cai para norte, concelho de Braga, mas a crista do monte pertence a Famalicão.
|
|
|
|
|
|
#12 |
|
Registered User
|
Já agora este monte redondo e seu castro, e o penedo das letras, estão cheios de lendas.
Entre Mouros, o alfabeto em ouro de D. Dinis, cordões d'oiro, o harém do mouro rico que deixou tudo por uma camponesa local, o desespero de D. Miguel... e os feitiços do penedo das letras! Enfim, um local com potencial, mas completamente abandonado... |
|
|
|
|
|
#13 | |
|
Registered User
|
Quote:
http://www.ippar.pt/pls/dippar/PHOTO...neForm?id=2209 Não são do Castro de Monte Redondo? |
|
|
|
|
|
|
#14 |
|
Home, sweet home
|
|
|
|
|
|
|
#15 | |
|
Registered User
|
Quote:
Talvez a primeira imagem a pb seja. Mas as restantes não são. |
|
|
|
|
|
|
#16 |
|
Whatever
Likes (Received): 214
|
como é que é possível que há mais de 100 anos não se faça nada por este monumento nacional?
|
|
|
#17 | |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
Quote:
Pois, ia agora mesmo referir isto, mas já está tudo esclarecido. As fotos a cores são das ruínas das edificações do palácio suevo na Santa Marta das Cortiças. A primeira foto a preto e branco desconheço. A segunda é mesmo a do Penedo das Letras, que fica situado efectivamente na freguesia de Oliveira S.Pedro. A título de curiosidade há mais uma lenda associada a este penedo, consta que quem ler o livro de S. Cipriano à meia noite de trás para a frente, o penedo abrirá e aparecerá um enorme tesouro em ouro. |
|
|
|
|
|
|
#18 | |
|
Registered User
|
Quote:
Descrição das fotos em questão: 1ª Castro de Monte Redondo Braga / Braga / Guisande Vista Parcial do Castro / Sondagens arqueológicas / Vestígios de construções de planta predominantem... Carlos Miguel Rodrigues Gomes 31/10/2006 2ª Castro de Monte Redondo Braga / Braga / Guisande Vista Parcial do Castro / Sondagens Arqueológicas / Vestígios de construções de planta predominantem... Carlos Miguel Rodrigues Gomes 31/10/2006 3ª Castro de Monte Redondo Braga / Braga / Guisande Vista Parcial do Castro / Sondagens Arqueológicas / Vestígios de construções de planta predominantem... Carlos Miguel Rodrigues Gomes 31/10/2006 4ª Castro de Monte Redondo Braga / Braga / Guisande Vista Parcial do Castro / Sondagens Arqueológicas / Vestígios de construções de planta predominantem... Carlos Miguel Rodrigues Gomes 31/10/2006
|
|
|
|
|
|
|
#19 | |
|
Registered User
|
Quote:
![]() Conheço perfeitamente os locais, e te garanto que, excepto a primeira foto a pb, nenhuma é do castro do monte redondo. |
|
|
|
|
|
|
#20 |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
Ola....
Bem...grandes asneiras aqui foram ditas,mas tambem muita coisa foi dita baseada na realidade. Quero em primeiro apresentar-me...sou um habitante da freguesia da portela,á qual pertence cerca de 50% deste castro....o mesmo que desde a minha infancia me desperta curiosidade,entusiasmo....chuguei até a recolher pequenos vestigios de ceramica pra apresentar á minha professora de historia,essa que perante o interesse dos vestigios me indicou um dos maiores na altura ,arqueologos portugueses,Francisco (nao sei qué ) que foi o responsabel pela descoberta da fonte /termas romanas em pousada de seramagos(famalicao),um dos maiores achados da peninsula iberica!!!!!!!!Derigi-me entao á universidade lusiada onde ele lecionava,tivemos um breve mas interessante encontro.Ele tinha/tem um profundo conhecimento do castro em questao e explicou-me que embora de grandes dimensoes,já teria sido mais ou menos explorado por A.Belino no inicio do seculo xx,ao qual este nao deu grande relevo!!!!nao sei porque!!!!pois conheço o castro como ninguem,e direi que é RIQUISSIMO,como toda a zona circundante...terminou,dando-me uma serie de referencias pra na eventualidade de eu ter tempo,explorar,como por exemplo,o lugar de cristelo(residecia por curiosidade dos meus avós),o qual ele associou a castelo...mas sinceramente,nada por ali me dava indicaçoes de alguma existencia de qualquer castelo!!!Mas,adiante......hoje ,o meu tempo nao me permite passar mais tempo no castro em questao como passava em jovem,trabalho,e tempo,é coisa q n disponho infelizmente,mas podem achar paranoia!!!a minha vontade de por aquilo a céu aberto,é algo que penso constantemente,por varios motivos...as minhas raizes,os tempos que por lá passei na infancia,a ligaçao turistica á nascente do rio pelhe(que atravessa a cidade de famalicao),ao parque natural da freguesia da portela(unico no conselho),e fundamentalmente,a crença que este é um dos maiores e mais ricos castros da peninsula.......só que,os terrenos sao propriedade de uma famiia muito rica de Guizande,os Ribeiros!!!residentes na sua maioria na cidade do Porto,e que tal a abundancia de terrenos/fortuna,nao estao minimamente interessados em trazer á luz do dia,aquilo que faz parte da nossa historia,aquilo que é de nós todos,e nao deles,só por serem donos dos terrenos em questao........... A arqueologia,sempre foi um sonho meu de criança,mas desde cedo me apercebi,que nao era uma forma de me realizar economicamente,é mal paga,é dura,mas bela!!!!!!!!!!!!!!e faz-me sentir frustado,pois amo o local,amo a arqueologia,mas os governos apostam mais ou apoiam mais,empresarios texteis e outros....pudera,nao é barata a manutençao de ferraris e outros do genero...enfim!!! Termino...nao sei se estas minhas palavras foram em vao,mas,conheço bem a zona e as suas lendas,pois passei parte da minha infancia por la.....se alguem me quiser contactar/ajudar,fica aqui o meu mail pra contacto...................vaskosilva@hotmail.com Grato pela atençao/paciencia ![]() Forte abraço Vasco Silva |
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | Rate This Thread |
|
|