|
|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Global Announcement |
|
SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info! |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#41 |
|
Registered User
Likes (Received): 45
|
as imagens são muito bonitas. eles fazem-me orgulhoso de ser brasileiro!
|
|
|
#42 |
|
Dias lotados...
Likes (Received): 282
|
Campinas imbatível hehe
Achei que Blumenau e Itajaí não apareceriam na lista, que bom: 3 catarinenses
|
|
|
#43 |
|
Dias lotados...
Likes (Received): 282
|
Aliás Cubatão não entraria na lista, ou tem alguma "distorção" evidente?
|
|
|
#44 |
|
Annoying Moderator
|
Faz parte de RM.
|
|
|
#45 |
|
Registered User
Likes (Received): 2
|
gostaria de salientar tambem que Foz do Iguaçu apesar de possuir uma população quase
igual a de Maringá só está nessa lista devido ao fato da Usina de Itaipu ser localizada em seu território, assim como portos e cidades exploradoras de petroleo distorcem o seu PIB real, uma cidade que possui uma usina hidrlétrica também não possui o seu PIB real refletido. Somente uma comparação, apesar de Foz e Maringá terem praticamente as mesmas populaçãoes, Maringá possui quase o dobro da frota de automóveis que Foz do Iguaçu (205.000 automoveis para Maringá contra 107.000 automoveis de Foz). Assim, deve ser levado em conta o PIB que é produzido e que realmente fica na cidade. E nao aquele que vai para os cofres de orgaos do governos, autarquias, fundações...
Zona sul de Maringá: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=777210 Maringá - PR http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=854430 Maringá - PR (parte 2) http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=854460 |
|
|
|
|
|
#46 |
|
Annoying Moderator
|
Agora é crime explorar petróleo, hidrelétrica e mineração porque "distorcem" os dados.
Oras, não pagam royalties e impostos às prefeituras que assim podem investir no municipio? Vamos tirar os bancos de são paulo porque distorcem o PIB da cidade. Vamos tirar a Embraer de são josé dos campos porque está distorcendo a economia local.
|
|
|
#47 |
|
Registered User
Likes (Received): 710
|
|
|
|
|
|
|
#48 | |
|
Off-road urbano
Likes (Received): 636
|
Quote:
Não existe PIB "distorcido", existem visões distorcidas.
|
|
|
|
|
#49 |
|
Registered User
Likes (Received): 6
|
![]() Disse tudo.
|
|
|
#50 | |
|
Registered User
Likes (Received): 149
|
Vejam bem senhores, antes da criação deste tópico, eu pesquisei razoavelmente para entender estas questões de "distorção do PIB", e o que necessária significa PIB.
Pelo que pude constar, o que determinantemente distorce o PIB, é a indústria extrativa. Comércio, Serviços e Indústria de Transformação não distorcem o PIB. Vale salientar que, existem excessões. No caso de Foz do Iguaçu, por exemplo, é verdade que possui um pouco do PIB distorcido, mas vejam bem, Itaipu é uma das maiores hidrelétricas do mundo, nota-se isto. Houve alguém que insinuou que PIB não possui nenhuma relação com a renda. Isto não é correto. O que é correto, é afirmar que o PIB não expressa necessáriamente "a renda", mas sem dúvida alguma, o PIB tem uma relação predominantemente direta com a renda da população, e o desenvolvimento dos lugares. Se isto fosse algo tão surreal assim, senhores, i PIB não seria o que seria. Notem que, o PIB é considerado, mundialmente, o principal indicador de riqueza, em qualquer lugar do mundo. Enfim, e resumidamente, o que causa distorção no PIB MUITO grande, é determinantemente o Petróleo. Existem outros fatores que podem gerar pequenas distorções, mas o Petróleo, é a maior delas. E justamente, foi por esta razão que eu decidi apenas não incluir as cidades que dependem diretamente do Petróleo, pois causa uma distorção muito grande. Ou seja, adversos a isto, não são incluidas. E eu não pretendo discordar do que economistas do mundo inteiro defendem. ------- Quote:
Veja bem, vamos comparar uma fábrica automobilistica, com uma plataforma de exploração de petróleo. O primeiro aspecto a se considerar é o seguinte: Geração de emprego. Plataformas petrolíferas, geram uma quantidade de emprego muito aquém do que os outros meios de investimentos, como uma fábrica automobilistica, simplesmente porque o processo é absolutamente todo automatizado (e primário). Quando a plataforma é posta no mar, em primeiro aspecto, o petróleo é automaticamente extraído, ou seja, o petróleo não é produzido por "homens" diretamente, e é matéria-prima, assim como os minérios. Note que eu não estou dizendo que o petróleo não emprega nada, mas sim que, emprega muito pouco em relação a outros, é evidente que existem operadores nas plataformas. Mas o petróleo, por ser matéria-prima, ele não movimenta outros setores da economia subsequentes. A fábrica automobilistica, por exemplo, incentiva a produção tanto dos estofados, quanto dos parafusos, até chegar ao próprio próprio Petróleo. O máximo que uma indústria petrolífera faz após a extração, é ir para as indústrias petroquímicas que também distorcem o PIB, como é o caso de Paulínia. Mas de modo geral, o petróleo não faz a economia se movimentar, e não gera demanda, na realidade, o petróleo é a demanda em si, ao contrário de uma indústria automobilistica. Outra questão dos Royalties é o seguinte: Você já foi a Campos dos Goytacazes? Pois eu já fui. Apesar de a cidade ser a maior produtora nacional de Petróleo, salvo enagno meu, a população da cidade não usufrui destes benefícios, o dinheiro fica com a Petrobras. De onde acha que a Petrobras tira bilhões e bilhões para investir? Isso sem falar que o IDH de Campos é muito aquém de diversas outras cidades existentes, e isto é uma relação direta. Ou seja, eu poderia explicar mais, e citar exemplos como o da Angola, que apesar de ter tido um crescimento de PIB de quase 20% em um ano devido a extração de Petróleo, a população que vive na extrema pobreza naquele país, não variou absolutamente nada, na realidade variou 2%. Mas enfim, espero que a questão do Petróleo tenham sido esclarecidas, caso não a tenha, posso responder com mais detalhes, e mais questões, caso surjam dúvidas. Last edited by Rajude; April 2nd, 2009 at 11:56 PM. |
|
|
|
|
|
|
#51 |
|
Off-road urbano
|
"O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região."
"Em economia, renda ou rendimento é o valor recebido como remuneração de uma atividade produtiva ou não, individual ou coletiva." Fonte: Wikipedia O fato de PIB e Renda quase sempre serem diretamente proporcionais, não significa que sejam a mesma coisa. Quando um carro é produzido, o valor daquele carro entra no PIB, já os salários das pessoas envolvidas no processo de produção daquele carro constituem renda. O que há eventualmente, portanto, é uma desproporcionalidade entre o PIB e a renda da população de um local. E isso não ocorre apenas na indústria extrativa. Isso ocorre também no setor de serviços. Instituições financeiras, operadoras de leasing e seguradoras são alguns exemplos de empresas que prestam serviços no país inteiro, mas o produto desses serviços é computado apenas para o município onde as empresas estão sediadas. Boa parte do PIB de SP e do RJ, por exemplo, vem daí. Ninguém questiona isso porque como são as maiores cidades do país, é natural que tenham os maiores PIBs, então essa "distorção" acaba se tornando imperceptível em grandes economias. Mas se pegarmos Barueri como exemplo, essa "distorção" fica bem mais visível.
|
|
|
|
#52 | |
|
Registered User
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#53 | |
|
Registered User
Likes (Received): 6
|
Quote:
Simplesmente porque o IDH é de 2000, e a atual lei dos royalties que foi instituída no fim da década de 90, com Campos e Macaé passando a receber altos valores de royalties a partir de 98/99. Logo nesses dados de 2000, o IDH campista está bem mais ligado a questões históricas como o cultivo da cana, coronelismo e por aí vai.
|
|
|
|
#54 | |
|
Registered User
|
Quote:
Outra questão a ser ressaltada, é que por mais que o município teoricamente se desenvolva, o IDH é algo que cresce gradualmente, não é como outros indicares que podem crescer ou decrescer abruptamente em um relativo curto período de tempo, isto ocorre pelo seguinte motivo: O IDH está incluso a expectativa de vida, por exemplo, e é absolutamente impossível que a expectativa de vida, por exemplo, de um salto enorme em uma década, pelas razões na qual, creio eu, você deve entender, assim como os índices de alfabetização, renda, mortalidade infantil, e outros aspectos. E quanto a questão de que a população não usufrui destes benefícios, note o seguinte, e é importante salientar muito bem isto, quando eu faço esta afirmação, não estou dizendo que a cidade ganha absolutamente NADA com o Petróleo, mas estou dizendo sim, e sem dúvida, que a relação entre os benefícios gerados para a população, a produção do petróleo, o impacto do PIB, e portanto a relação entre o PIB e desenvolvimento do bem-estar da população, não se desenvolvem no mesmo ritmo, ou seja, não se correspondem, e portanto, dizemos que isto gera uma distorção, enfim, espero ter sido feliz em meus esclarecimentos nesta ocasião nesta questão. Até mais. |
|
|
|
|
|
|
#55 |
|
Registered User
Likes (Received): 329
|
Concordo plenamente.Isso tudo quer dizer que, por exemplo, se Campos tivesse um PIB desse mas sem petróleo, apenas sei lá, com indústria automobilística, a renda média da cidade acabaria sendo maior.
|
|
|
#56 | |
|
Off-road urbano
|
Quote:
Mas vendo o IDH dos estados em 2000 e em 2005, percebe-se que em alguns estados o IDH teve um incremento significativo em apenas 5 anos. Pos. Estado | IDH 2005 | IDH 2000 | Variação 1 Distrito Federal | 0,874 | 0,844 | 0,030 2 Santa Catarina | 0,840 | 0,822 | 0,018 3 São Paulo | 0,833 | 0,820 | 0,013 4 Rio Grande do Sul | 0,832 | 0,814 | 0,018 5 Rio de Janeiro | 0,832 | 0,807 | 0,025 6 Paraná | 0,820 | 0,787 | 0,033 7 Espírito Santo | 0,802 | 0,765 | 0,037 8 Mato Grosso do Sul | 0,802 | 0,778 | 0,024 9 Minas Gerais | 0,800 | 0,773 | 0,027 10 Goiás | 0,800 | 0,776 | 0,024 11 Mato Grosso | 0,796 | 0,773 | 0,023 12 Amazonas | 0,780 | 0,713 | 0,067 13 Amapá | 0,780 | 0,753 | 0,027 14 Rondônia | 0,776 | 0,735 | 0,041 15 Tocantins | 0,756 | 0,710 | 0,046 16 Pará | 0,755 | 0,723 | 0,032 17 Acre | 0,751 | 0,697 | 0,054 18 Roraima | 0,750 | 0,746 | 0,004 19 Sergipe | 0,742 | 0,682 | 0,060 20 Bahia | 0,742 | 0,688 | 0,054 21 Rio Grande do Norte | 0,738 | 0,705 | 0,033 22 Ceará | 0,723 | 0,700 | 0,023 23 Paraíba | 0,718 | 0,661 | 0,057 24 Pernambuco | 0,718 | 0,705 | 0,013 25 Piauí | 0,703 | 0,656 | 0,047 26 Maranhão | 0,683 | 0,636 | 0,047 27 Alagoas | 0,677 | 0,649 | 0,028 Veja o caso do Amazonas por exemplo, houve um incremento de 0,067 no IDH. Pra 5 anos apenas, eu achei muito.
Last edited by BR 364; April 5th, 2009 at 11:16 PM. |
|
|
|
|
|
|
#57 |
|
hey, hey, hey.
Likes (Received): 16
|
ótimo trédi!
|
|
|
|
|
|
#58 |
|
Registered User
Likes (Received): 390
|
Gostei do critério usado para montar o thread!
|
|
|
|
#59 | |
|
Off-road urbano
|
Quote:
![]() Já arrumei, valeu. Bom, de qualquer forma, só RS, RJ e AC estavam errados, o resto tava correto. Acho que inverteram o IDH do RS e do RJ. Já o do Acre, não sei o que aconteceu, mas enfim...
|
|
|
|
|
#60 |
|
Riopretense
Likes (Received): 119
|
A questão do Petróleo é como comparar dois caras responsáveis por matar outros 2 caras...só que um deles utiliza uma 9mm, ao passo que o outro vai na porrada mesmo. Os 2 venceram, o da 9mm ganha por uma pequena vantagem de tempo e de estrago. Entretanto, é inegável que o mérito maior é o do que matou só no soco mesmo. O mesmo acontece com o petróleo. Campos mereceria sim ser incluída neste ranking. Se lá produzem quantidades enormes de petróleo, então nada mais justo que isto seja levado em conta no cálculo do PIB da cidade, e nada mais justo que a mesma apareça entre as primeiras posições. Entretanto, é inegável que não há muito mérito nisto senão ter descoberto o petróleo. Campos simplesmente deu a sorte de seu fundador, por intervenção divina ou por ter sido guiado por algum Deus, feitiçaria ou coisa do tipo, ou como eu acredito, por pura SORTE, ter fundado a cidade em cima duma bacia daquela. É como o cara que aposta na Mega-Sena...
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|