daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste > Notícias da Região

Reply

Thread Tools
Old March 17th, 2009, 04:48 AM   #1
brunohdb
Registered User

brunohdb's Avatar

Likes (Received): 9

Descoberta de jazidas de minérios de ferro na Paraiba

Missão chinesa descobre jazidas de ferro no município de Cajazeiras

O município de Cajazeiras distante 483 km da capital do estado, após ser anunciada a cidade que mais cresce no interior paraibano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), recebe mais uma boa noticia, que impulsionará ainda mais o desenvolvimento regional. Um missão chinesa no Brasil descobriu a existência de jazidas de ferro e vários outros minérios na cidade, através de estudos técnicos desenvolvidos há vários anos e só agora divulgado.

Um grupo de empresários chineses foi recebido pelo governador José Maranhão na ultima semana apresentando um “ mapa de mineralogia” do estado. O empresários estarão visitando a cidade de Cajazeiras nesta terça-feira(17), onde serão recebidos pelo prefeito Léo Abreu para apresentação do mapa de exploração dos minérios encontrados no município.

Segundo informações do ex-prefeito Antonio Quirino de Moura, no mapa consta a existência de ferro e vários outros minérios que deverão ser explorados pelas empresas chinesas.

O prefeito Léo Abreu está entusiasmado com a noticia, e aguarda a chegada da missão chinesa, que tem planos robustos de exploração de minério de ferro em Cajazeiras.

A possível descoberta já rende expectativas na população. Segundo informações preliminares, as jazidas foram descobertas há vários anos, tendo sido mantido um silêncio sobre a existência e o tamanho das reservas existentes no município, como estratégia de exploração, o chamado período de silêncio, determinado pela Comissão de Valores Mobiliários para as empresas que pretendem ingressar na Bolsa de Valores.

‘‘O que posso dizer é que estará se desenvolvendo pesquisas em busca de novas reservas e áreas, mas só após a visita do grupo de empresários chineses a Cajazeiras é que termos uma posição mais concreta da dimensão destas jazidas e quais ous outros minérios encontrados em nosso município” afirmou Antonio Quirino.

“Posso dizer que o item que mais pesa para o projeto é o minério de ferro, sem dúvida’’, disse. Ele observou que executivos, apresentaram ao governo os planos de expansão e os investimentos em logística que seriam necessários para dar suporte ao crescimento. O projeto incluiria a construção de um minerioduto integrado a uma ferrovia.

‘‘Eles nos disseram que tinham esse projeto e interesse de desenvolvê-lo junto com o governo. Se por acaso o governo não tivesse recursos eles teriam condições de fazer por conta própria, demonstrando segurança e determinação em implantá-lo. Mas uma parceria com eles seria muito importante. Esperamos que os estudos, quando concluídos, possam se complementar’’, frisou Quirino, acrescentando que, uma vez concluídos os levantamentos, a expectativa é que as partes se reúnam para discutir mais uma vez os projetos. ‘‘Qualquer reserva que a empresa conseguir confirmar só reforça a viabilidade disso’’, disse ainda.

fonte: http://www.diariodosertao.com.br/art...20090316105147

Sponsored Links

Old March 17th, 2009, 04:50 AM   #2
brunohdb
Registered User

brunohdb's Avatar

Likes (Received): 9

E lembrando que já começaram os estudos para exploração de petróleo no município de Sousa.

Last edited by brunohdb; March 17th, 2009 at 04:56 AM.
brunohdb no está en línea   Reply With Quote
Old March 17th, 2009, 04:53 AM   #3
Luiz alberto
Correspondente Alagoas

Luiz alberto's Avatar

Likes (Received): 322

Os poços de SOUSA já irão para leilão.

Um pouco mais de Maceió, bem mais um pouco de Alagoas: http://alagoasbytonicavalcante.blogspot.com/

lulafontes5@hotmail.com
Luiz alberto no está en línea   Reply With Quote
Old March 17th, 2009, 04:59 AM   #4
gabjp
lolwut

gabjp's Avatar

Likes (Received): 0

Grandes notícias, aposto como existem muito mais riquezas escondidas nos interiores desse nordeste, deste Brasil.

Isso foi descoberto graças aos chineses >D
vou comprar uns mp3 players pra comemorar...
gabjp no está en línea   Reply With Quote
Old March 17th, 2009, 05:00 AM   #5
IvoJP
Amável, charmoso e mortal

IvoJP's Avatar

Location: Philipéia de N.S. das Neves - Frederikstad - Parahyba - João Pessoa
Likes (Received): 623

Seria uma notícia perfeita se o produto fosse beneficiado aqui na PB, mas como não é...Só vai causar mais impacto ambiental.

Quanto ao petróleo na região de Sousa - Porque a maior parte fica em outros municípios e não em Sousa.

No Café Parahyba foi postado uma notícia recente em relação ao poços.

Quote:
Originally Posted by IvoJP View Post
Poços de petróleo começam a ser perfurados no Sertão

Continuam os trabalhos da primeira fase de exploração da Petrobras na bacia petrolífera do Rio do Peixe nos municípios de Santa Helena e Triunfo. De acordo com a assessoria de imprensa da estatal no Rio Grande do Norte, essa etapa, iniciada no ano passado, consiste na realização de levantamentos sísmicos, uma espécie de “radiografia” do solo para confirmar a existência ou não do petróleo.

A assessoria de impressa da Petrobras não soube informar quando os trabalhos terminam, mas disse que podem demorar até um ano. “Depois do processamento e interpretação desses dados geológicos é que vai ser possível identificar a presença de áreas de poços exploratórios”, explicou a estatal.

Estariam envolvidos nessa primeira etapa dos trabalhos cerca de 130 homens e 50 veículos entre tratores, caminhões e caminhonetes, segundo informaram sites de notícias durante o dia de ontem.

A assessoria de imprensa da Petrobras, entretanto, não confirmou os números. De acordo com o assessor de imprensa que está acompanhando os técnicos na Paraíba, Daniel Dantas, as informações sobre contrato são de responsabilidade de uma gerência específica, independente da unidade do Rio Grande do Norte (responsável pelos trabalhos em solo paraibano), que ainda não repassou os dados. Ele também não confirmou se a empresa responsável pelos trabalhos é mesmo a norte-americana Geokinetics Company.

A Petrobras é apenas uma das empresas que vão trabalhar na exploração de Petróleo na Bacia do Rio do Peixe. Posta em licitação em novembro de 2007, a Bacia do Rio do Peixe teve arrematados 12 dos 19 blocos colocados em oferta. Os lotes atingem os municípios de Santa Helena, São João do Rio do Peixe, Marizópolis, Sousa e Triunfo.

http://www.portalcorreio.com.br/noti...p?newsId=72751
Old March 17th, 2009, 05:06 AM   #6
gabjp
lolwut

gabjp's Avatar

Sobre o beneficiamento dos minérios, realmente é uma pena, mas isso já é de praxe no Brasil, O empreendimento gerará riquezas, pessoas trabalhando nas minas, ferrovias e no porto, claro. Mas geraria muito mais se houvesse um polo metalurgico.

Se o governo tiver um pouco de visão poderá exigir que parte do minério fique aqui em troca da infra-estrutura, e conceder incentivos fiscais para siderurgicas e metalurgicas que viessem se instalar na paraíba.

Seria uma boa, ou melhor, uma ótima =D
Old March 17th, 2009, 05:09 AM   #7
gabjp
lolwut

gabjp's Avatar

- Double post -
Old March 17th, 2009, 05:11 AM   #8
IvoJP

IvoJP's Avatar

É verdade, Gabi. Tomara que o produto sai pelo nosso Estado e não pelos portos vizinhos. tudo aqui sai por fora, perdendo receitas. Está na hora da Paraíba se impor e ser mais independente, todos puxam para o seu, só a PB que abre as pernas e dá uma de boazinha! João Pessoa que o diga, só agora que está começando a sair da sombra e mostrando quem ela é desde 1585...Temos que mudar esse pesadelo histórico!
Old March 17th, 2009, 05:19 AM   #9
Hall_CG
Guinness Book

Hall_CG's Avatar

Likes (Received): 13

É verdade. Não está escrito em lugar nenhum que a Paraíba deve ficar na sombra de ninguém. Precisamos de representantes que vejam o nosso estado assim como o vemos e, principalmente, assim como deve ser. Está na hora de acordar.

Campina Grande - Uma cidade Multifacetada

"Eterno Poema de Amor à Beleza"

Meus threads:
Hall_CG no está en línea   Reply With Quote
Old March 18th, 2009, 05:00 PM   #10
IvoJP

IvoJP's Avatar

Quote:
Originally Posted by Hall_CG View Post
É verdade. Não está escrito em lugar nenhum que a Paraíba deve ficar na sombra de ninguém. Precisamos de representantes que vejam o nosso estado assim como o vemos e, principalmente, assim como deve ser. Está na hora de acordar.

Old March 18th, 2009, 07:17 PM   #11
gabjp
lolwut

gabjp's Avatar

Hall pra governador o/
Old March 18th, 2009, 07:58 PM   #12
MasterPE
Registered User

MasterPE's Avatar

Likes (Received): 27

juntinho da divisa com o Ceará .
Old March 18th, 2009, 09:01 PM   #13
IvoJP

IvoJP's Avatar

Quote:
Originally Posted by gabjp View Post
Hall pra governador o/
Claro que eu voto nele! rsrsrs

Mas eu quero um cargo de confiança e...
Old March 18th, 2009, 09:32 PM   #14
gabjp
lolwut

gabjp's Avatar

Quote:
Originally Posted by MasterPE View Post
juntinho da divisa com o Ceará .
De fato, acho que a ferrovia seguirá pra fortaleza, já que está está mais de 50km mais perto que João Pessoa, como é o porto daí, ele tem alguma estrutura pra navios graneleiros?
Old March 18th, 2009, 11:36 PM   #15
Leoxjs
Nothing left to fear

Leoxjs's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
De fato, acho que a ferrovia seguirá pra fortaleza, já que está está mais de 50km mais perto que João Pessoa, como é o porto daí, ele tem alguma estrutura pra navios graneleiros?
Oxe, não seria mais fácil ampliar e melhorar o Porto de Cabedelo, ao invés de mandar pro Ceará?
Old March 19th, 2009, 01:22 AM   #16
IvoJP

IvoJP's Avatar

Nada!!! Aqui tudo, como de praxe, vai por Suape mesmo e o CE seria uma exceção. Não custa nada fazer um "mimo" ao CE, afinal, também é nosso vizinho e irmãozinho.
Old March 19th, 2009, 02:31 AM   #17
Hall_CG
Guinness Book

Hall_CG's Avatar

Quote:
Hall pra governador o/
kkkkkkkkkkkkk

Só se RC for meu vice

Quote:
Originally Posted by IvoJP View Post
Claro que eu voto nele! rsrsrs

Mas eu quero um cargo de confiança e...
e o q, amigo?

Meus threads:
Old March 19th, 2009, 02:32 AM   #18
Hall_CG
Guinness Book

Hall_CG's Avatar

Quote:
Originally Posted by Leoxjs View Post
Oxe, não seria mais fácil ampliar e melhorar o Porto de Cabedelo, ao invés de mandar pro Ceará?
Concordo em gênero, número e grau.

Meus threads:
Old March 19th, 2009, 03:21 AM   #19
MasterPE
Registered User

MasterPE's Avatar

Likes (Received): 27

Quote:
Eu não acho muito "jogo" exportar esse minério logo , porque os preços vão aumentar , e dependendo da quantidade da Jazida se pode fazer um terminal em Cabedelo .

Ah Suape já exporta minério de Jucurutu/RN, mas em pouco tempo não vai ter muito espaço em Suape, tem muitos projetos em andamento .

Sim, tem fortes indícios de Minério também em FLORESTA/PE e já foi encontrado em São José Belmonte/PE :

"A Vale do Rio Doce pediu autorização para pesquisar 27 áreas em Floresta, a Vtech está autorizada a pesquisar em 15 áreas do mesmo município e a Conan pode pesquisar em três áreas. “Não temos conhecimento que tenha ferro em Floresta. O preço dos metais estava alto e esse pode ser o motivo dessa demanda”, explicou o chefe da turma de lavra, segurança e controle ambiental do DNPM, Marcos Holanda. Ele acrescentou também que a única jazida de ferro conhecida no Estado fica em São José do Belmonte.

O interesse das empresas pode estar ocorrendo porque foi encontrada Ilmenita em Floresta. Ilmenita é o minério que contém titânio usado na fabricação de tintas. Geralmente, a Ilmenita tem ferro. “Mas é um ferro residual sem interesse econômico”, explicou Holanda. "

http://www.sje.pe.gov.br/index.php?o...news&Itemid=50
Old March 19th, 2009, 05:17 AM   #20
gabjp
lolwut

gabjp's Avatar

Eu falei que poderia ser exportado por fortaleza, porque fortaleza é efetivamente mais perto (em linha reta) que João Pessoa de cajazeiras. (350km pra fortal e 410 pra cabedelo)

Mas o que eu torço mesmo é que seja exportado por aqui, nada contra o ceará, só que lá também devem ter recursos, acho que o porto de cabedelo merece uma atividade de exportação forte.

Suape realmente tá ficando muito cheio, é fora de questão ir por lá.

Sobre o preço do minérios, acho que a tal compania chinesa já deve ter os direitos de exploração, pra ter divulgado as jazidas, elas já estavam pesquisando lá há alguns anos em segredo, continuam fazendo sondagens, parece que existem outros minérios também, nas redondezas, se já for da compania, ela quem decide o que faz com o minério (estou certo? Não sei NADA da legislação brasileira, como foi constatado no tópico da reserva do paiva)

Mesmo se não estiver, daqui que a mina e a ferrovia forem construídas o preço das commodities já deve ter voltado ao normal no mercado internacional (assumi que você esteja falando da baixa dos preços por causa da crise atual).

Ilmenita é uma boa, aqui em mataraca tem uma compania que explora (Ivo me disse isso um dia desses, não sabia).
Reply

Thread Tools

Posting Rules