daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário



Reply

 
Thread Tools Rating: Thread Rating: 2 votes, 5.00 average.
Old March 25th, 2009, 02:41 AM   #1
CSLou
Eu sou a mosca...
 
CSLou's Avatar
 
Join Date: Aug 2008
Posts: 1,483
Likes (Received): 125

Ponte Salvador - Ilha de Itaparica (BA)

Governo da Bahia apresenta projeto da ponte que liga Salvador à Ilha de Itaparica

Com aproximadamente 12 quilômetros de extensão, seis faixas de tráfego, duas pistas de acostamento e um trecho móvel, com largura de 160 metros. Este foi o projeto básico selecionado para a ponte Salvador-Itaparica, por meio do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), realizado pelo Governo da Bahia. O resultado do PMI, que será publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (30), foi apresentado na tarde desta quinta (29), na Fundação Luís Eduardo Magalhães, em evento com a presença do governador Jaques Wagner, secretários de Estado, entre outras autoridades.

A ponte Salvador-Itaparica deve ser iniciada em 2014 e concluída em 2018. As intervenções têm investimentos estimados em até R$ 7 bilhões. Os recursos serão dos governos federal e estadual e da iniciativa privada. A previsão é que as obras comecem por Salvador, entre o berço do terminal de São Joaquim e a área de ampliação do porto, chegando à Gameleira, em Vera Cruz. O objetivo é garantir maiores condições de mobilidade e segurança a todos que trafegarem pela via.

O projeto prevê que o espaçamento entre as pilastras de sustentação da obra deve ser de 250 metros. Haverá um vão central, de espaçamento de 700 metros de largura e 70 metros de altura, utilizado para a passagem de embarcações destinadas aos portos de Salvador e Aratu, e uma profundidade de 25 metros, que possibilitará o atracamento de embarcações, a exemplo de navios.

Também estão previstas duas pilastras de sustentação que se movimentarão em torno de seu eixo central, para permitir a passagem de embarcações mais altas pela estrutura como plataformas. Outra novidade é a criação de um mirante, que servirá como mais um ponto turístico e de onde os visitantes poderão apreciar a Baía de Todos-os-Santos, Salvador e a Ilha de Itaparica.

Nas próximas etapas serão realizados estudos de impacto ambiental

Para as próximas etapas está prevista a realização de estudos de viabilidade técnica e econômica, além de impacto ambiental. A previsão é que todo este processo, mais a licitação estejam prontos até 2014, quando as obras devem começar.

“Vamos aprofundar o projeto até o edital de licitação para que a modelagem final aconteça. Tenho certeza que um bom projeto da integração da ilha a Salvador vai atrair investidores do mundo inteiro. O que estamos fazendo não é apenas uma ponte, é um projeto de desenvolvimento, arrojado, que deve garantir 30 a 40 anos de desenvolvimento para toda esta região beneficiada pela ponte”, afirmou o governador Jaques Wagner.

Empreendimento será compatível com expansão do porto de Salvador

O secretário do Planejamento, Zézeu Ribeiro, explicou que o projeto preserva padrões estéticos da baía, além de ser compatível com a expansão do Porto de Salvador e a viabilidade das operações portuárias no interior da Baía de Todos-os-Santos, garantindo ainda a implantação de estaleiros e unidades industriais nos municípios do entorno da baía.

O prefeito municipal de Vera Cruz, Antonio Magno, disse que a ponte será um instrumento de desenvolvimento para o município. “Esta é uma oportunidade ímpar que temos para a sustentação econômica da cidade e torná-la planejada e mais desenvolvida”.

Integração

As cidades de Salvador, Vera Cruz e Itaparica sofrerão impactos positivos com a ponte, que se integrará à BA-001 e às BR’s 101, 116 e 242. Em Salvador, o Centro Antigo será dinamizado e haverá integração com as obras de mobilidade. Em Vera Cruz e Itaparica, a expectativa de aumento populacional fará com que ocorra um amplo desenvolvimento urbano, inclusive com revisões nos Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano (PDDU) desses municípios, de forma a assegurar a sustentabilidade ambiental.

Sistema Viário Oeste

A partir da ponte será construído o Sistema Viário Oeste, proporcionando a duplicação das BA’s 001 e 046, nos trechos entre Bom Despacho, Nazaré e Santo Antônio de Jesus, e ainda implantada nova rodovia, ligando os municípios de Santo Antônio de Jesus e Castro Alves. A partir daí, ocorrerá duplicação da BA-493 até o entroncamento com a BR-116.

Projetado como um indutor de desenvolvimento econômico e social, o Sistema Viário Oeste será elemento fundamental na dinamização de toda a Bahia. Haverá um novo impulso ao eixo litorâneo sul, permitindo a criação de um novo polo industrial e logístico no Recôncavo Baiano, ancorado por investimentos já em curso (estaleiros em São Roque do Paraguaçu) ou projetados (nova retroárea do porto de Salvador).

Com essas intervenções, a expectativa é que sejam abertas três vertentes de desenvolvimento. A primeira soluciona um gargalo logístico, criando uma nova conexão do complexo portuário da Baía de Todos-os-Santos com as BRs 101, 116 e 242, encurtando a distância entre 100 e 200 quilômetros para quem vier do sul e do oeste.

As obras também permitirão a retomada do desenvolvimento de regiões fragilizadas economicamente, entre as quais a Ilha de Itaparica, Recôncavo baiano e o baixo sul. O projeto criará ainda um novo eixo de expansão urbanística, diminuindo a pressão sobre as áreas urbanas de Salvador e do litoral norte. O turismo nos municípios ao longo da BA-001, desde Salvador até Ilhéus, também será estimulado.

Veja abaixo o vídeo com a projeção da ponte Salvador-Itaparica



Áudio da Coletiva:
http://www.comunicacao.ba.gov.br/rad...ad/arquivoAlta

Fonte: http://www.comunicacao.ba.gov.br/not...a-de-itaparica

Last edited by CSLou; September 30th, 2011 at 01:37 AM.
CSLou no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old March 25th, 2009, 02:51 AM   #2
Njggah'z Heppin'
Registered User
 
Join Date: Sep 2008
Posts: 4,838

Acho que a ponte será uma boa alternativa, alavancará o crescimento da região do recôncavo, além de facilitar o transporte, que via ferry-boat é péssimo. Não sei se essa construção é algo real ou mais uma promessa de campanha. Se for pra valer, espero que seja algo bem feito, e não um mega viaduto. Além disso quero que seja feito no melhor lugar possível, para reduzir custos e não prejudicar a vista e o transporte marítimo pela baía de Todos os Santos. Vamos ver o que sairá daqui pra frente.
Njggah'z Heppin' no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2009, 02:54 AM   #3
RodrigoVix
Rodrigo!
 
RodrigoVix's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: Vitória - ES - Brasil
Posts: 9,439
Likes (Received): 446

Caramba que massa, seria uma obra que mudaria completamente a região de Salvador.
RodrigoVix no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2009, 03:29 AM   #4
Kaique
Registered User
 
Kaique's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Fortaleza/Balneário Camboriú
Posts: 7,107
Likes (Received): 127

Pensava que essa ponte não fosse sequer cogitada.
Tomara que contemple um ramal ferroviário para uma eventual ligação de transporte de massa.

E algo muito importante é o plano diretor da Ilha, para que a mesma não perca seus encantos naturais.
Kaique no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2009, 04:26 AM   #5
rodrigorc
BBMP!
 
rodrigorc's Avatar
 
Join Date: Mar 2009
Location: Salvador da Bahia
Posts: 4,170
Likes (Received): 950

Quero uma igual a essa...


PONTE RION ANTIRION - GRÉCIA

rodrigorc no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2009, 04:52 AM   #6
Romers
Campinas/Sampa
 
Romers's Avatar
 
Join Date: Dec 2005
Posts: 1,014
Likes (Received): 0

Duvido que uma ponte de 14 quilometros (fora acessos tal) custe 1,5bilhão de reais. Pela nosssa experiencia tupiniquim deve custar uam bagaterla mais.

Acho que esse dinheiro todo deveria ser investido no metrô ou melhorias na infra-estrutura (haja vista aidna muito precaria em varias regios) de da mancha atual de Salvador

Por fim so concordo come ssa ponte se realmente surgirem investidores privados com grana e interesse (ahco dificil quererem investir mta grana) poara bancar a maior parte dos custos. Senão acho total fora de prioridade para os proximos 5 anos pelo menos
__________________
Mais 4 anos de PTralhas!
Romers no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2009, 04:58 AM   #7
Belcity
Carioca
 
Belcity's Avatar
 
Join Date: May 2006
Location: Belém - Pará - Amazônia
Posts: 15,878
Likes (Received): 88

muito bom
por onde passaria essa ponte?
alguem sabe?
__________________
PARÁ - OBRA-PRIMA DA AMAZÔNIA
Belcity no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2009, 06:22 AM   #8
BrunoInteriorano
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA
 
BrunoInteriorano's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: Eixo do Mal (Caçapava-SP)
Posts: 7,099
Likes (Received): 1

Wagner e Lula anunciam ponte Salvador-Itaparica


Em 1980, a Construtora Norberto Odebrecht apresentou uma maquete da ponte que ligaria Salvador à Ilha de Itaparica (foto acima). Mas o governo estadual não quis o projeto porque a Odebrecht exigiu explorar o pedágio por 25 anos. Os mesmos governantes deram, depois, 25 anos para a TWB explorar o Ferry Boat.

Salvador - Enfim, uma grande notícia para os moradores, veranistas e para o turismo da Bahia. O governador Jaques Wagner entregou hoje (24) ao presidente Lula o projeto da ponte que ligará Salvador à Ilha de Itaparica. Com extensão de 14 quilômetros, a ponte vai exigir investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão.

Na Ilha de Itaparica estão localizadas as melhores praias baianas. Com águas mornas e protegidas, o ilha já foi, até o início dos anos 90, uma grande atração para veranistas e turistas. Mas, a construção da Linha Verde, ligando Salvador às praias do Litoral Norte, o abandono dos governos - principalmente os de César Borges e Paulo Souto - e o sucateamento do sistema ferry-boat depois da privatização, foram determinantes para que ocorresse a degradação do local.

A entrega do projeto da ponte a Lula foi uma surpresa na 1ª Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, que aconteceu na manhã desta terça-feira (24) no Centro de Convenções da Bahia. Os detalhes do empreendimento foram divulgados parcialmente pelo governo. Sem dúvida a ponte Salvador-Itaparica será o grande carro-chefe para a campanha de reeleição do governador Jaques Wagner em 2010.

Projeto - A ponte Salvador-Ilha de Itaparica integrará o Plano de Mobilidade Urbana, que preparará Salvador para sediar um dos grupos da Copa do Mundo de 2014. A obra deverá ser orçada em R$ 1,5 bilhão e, provavelmente, será construída por intermédio de uma Parceria Público Privada (PPP). Entre outros benefícios, ela criará um novo vetor de expansão urbana na Região Metropolitana de Salvador, uma vez que a capital já não possui áreas disponíveis em quantidade suficiente para acompanhar seu crescimento.

“Iniciaremos conversas com as prefeituras de Itaparica e Vera Cruz, e também com as comunidades locais, para estabelecermos um plano diretor que atenda às transformações que a nova ponte provocará na Ilha de Itaparica”, disse o governador. “O importante”, explicou, “é melhorar a qualidade de vida de quem mora ou veraneia no local”.

Há dois modelos principais de projetos que podem ser utilizados. A partir de um deles, seria erguida uma ponte fixa com vãos capazes de permitir a passagem de embarcações de grande porte. Há ainda a possibilidade da construção de uma ponte móvel para permitir a circulação dessas embarcações na Baía de Todos os Santos.

Os estudos para a construção da ponte ligando Salvador à Ilha não são recentes, porém, até agora haviam sido mantidos no âmbito administrativo. Em agosto de 2008, quando de uma viagem aos Estados Unidos em que visitou a sede da multinacional Pepsico, Wagner conheceu as particularidades de pontes que conectam a ilha de Manhattam, em Nova York, ao continente.

A futura ponte guarda semelhanças com outros equipamentos, como a ponte Rio-Niterói, com 13,2 quilômetros de extensão e a Vasco da Gama, sobre o Rio Tejo, em Portugal, com 17,3 quilômetros. A distância média entre Salvador e Itaparica é de 14 quilômetros. A profundidade da Baía de Todos os Santos chega a 42 metros.
__________________
conscientize-se
BrunoInteriorano no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2009, 06:23 AM   #9
Peixoto
Registered User
 
Peixoto's Avatar
 
Join Date: Aug 2008
Location: Terra de Nosso Senhor
Posts: 1,998

Notícia maravilhosa!
Peixoto no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2009, 06:26 AM   #10
rodrigorc
BBMP!
 
rodrigorc's Avatar
 
Join Date: Mar 2009
Location: Salvador da Bahia
Posts: 4,170
Likes (Received): 950

Quote:
Originally Posted by Belcity View Post
muito bom
por onde passaria essa ponte?
alguem sabe?
Levando em conta que serão 14km, to achando estranho.. Teria que sair da ribeira. Não seria uma localização muito interessante, subúrbio, longe.


Last edited by rodrigorc; March 25th, 2009 at 06:38 AM. Reason: reenviei a foto e corrigi os dados de distancias..
rodrigorc no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2009, 06:28 AM   #11
BrunoInteriorano
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA
 
BrunoInteriorano's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: Eixo do Mal (Caçapava-SP)
Posts: 7,099
Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by Kaique View Post
Pensava que essa ponte não fosse sequer cogitada.
Tomara que contemple um ramal ferroviário para uma eventual ligação de transporte de massa.

E algo muito importante é o plano diretor da Ilha, para que a mesma não perca seus encantos naturais.
Concordo plenamente, principalmente com o segundo quesito. Seria deprimente ver a Ilha de Itaparica transformada em uma Niterói/São Gonçalo da vida (deixo bem claro meu afeto por NIterói, expressado em outros threads)...
__________________
conscientize-se
BrunoInteriorano no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2009, 06:30 AM   #12
Peixoto
Registered User
 
Peixoto's Avatar
 
Join Date: Aug 2008
Location: Terra de Nosso Senhor
Posts: 1,998

Quote:
Originally Posted by Belcity View Post
muito bom
por onde passaria essa ponte?
alguem sabe?
Não sei, mas uma boa opção seria seria que ela partisse da Via Expressa Baía de Todos os Santos:


A distância entre Salvador e Santo Antônio de Jesus seria exatamente 102km, ou seja 91km a menos para qualquer cidade da latitude de Salvador pro sul. O trecho de ponte teria 15km.


Mas nessa sugestão a ponte passaria justamente sobre a area de manobra dos navios no porto de Salvador. Nesse trecho teria que ser ou muito alta(pensil ), ou submersa.

Last edited by Peixoto; March 25th, 2009 at 06:35 AM.
Peixoto no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2009, 06:43 AM   #13
BrunoInteriorano
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA
 
BrunoInteriorano's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: Eixo do Mal (Caçapava-SP)
Posts: 7,099
Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by Peixoto View Post
Não sei, mas uma boa opção seria seria que ela partisse da Via Expressa Baía de Todos os Santos:
...

A distância entre Salvador e Santo Antônio de Jesus seria exatamente 102km, ou seja 91km a menos para qualquer cidade da latitude de Salvador pro sul. O trecho de ponte teria 15km.
...

Mas nessa sugestão a ponte passaria justamente sobre a area de manobra dos navios no porto de Salvador. Nesse trecho teria que ser ou muito alta(pensil ), ou submersa.
Seria perfeito a ponte saindo da Via Portuária, pois esta abrangerá toda a cidade.

Quanto ao porto, a Rio Niterói está ao lado dos dois portos, assim como ficaria a de Salvador.
__________________
conscientize-se
BrunoInteriorano no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2009, 07:50 AM   #14
CSLou
Eu sou a mosca...
 
CSLou's Avatar
 
Join Date: Aug 2008
Posts: 1,483
Likes (Received): 125

Quote:
Originally Posted by Romers View Post
Duvido que uma ponte de 14 quilometros (fora acessos tal) custe 1,5bilhão de reais. Pela nosssa experiencia tupiniquim deve custar uam bagaterla mais.

Acho que esse dinheiro todo deveria ser investido no metrô ou melhorias na infra-estrutura (haja vista aidna muito precaria em varias regios) de da mancha atual de Salvador

Por fim so concordo come ssa ponte se realmente surgirem investidores privados com grana e interesse (ahco dificil quererem investir mta grana) poara bancar a maior parte dos custos. Senão acho total fora de prioridade para os proximos 5 anos pelo menos
Não é não cara. Se construída, além do acesso mais fácil à Ilha de Itaparica e seus dois Municípios (Itaparica e Vera Cruz), a ponte seria um canal de escoamento fantástico, interligada com a BA001 e a BR101. Imagine uma carga que chega no Porte e precisa ir ao interior da BA ou sul do país, ela poderia já ser transportada de caminhão direto a 101, sem necessidade de se percorrer toda a cidade de SSA, pegar a 324, etc., etc. Estamos falando de algumas centenas de kms economizadas.
Além disso, o acesso facilitado tornaria a Ilha um novo vetor de crescimento, o que é ainda mais interessante devido ao aumento de violência que ela vivencia, muito em virtude do ostracismo após a ascensão do litoral norte. As praias da Ilha são infinitamente mais bonitas que as do litoral norte, além de terem melhores condições de banho. Infelizmente, devido ao acesso dificultado, ela foi passada para trás pelo Litoral Norte.


Quote:
Originally Posted by rodrigorc View Post
Levando em conta que serão 14km, to achando estranho.. Teria que sair da ribeira. Não seria uma localização muito interessante, subúrbio, longe.
Mas, isso pode ser por uma questão técnica, imaginando o impacto que teria se construída próxima ao porto. Se for na Ribeira, permite-se tranquilamente as manobras e atracamento de navios no porto. Além disso, pode ser uma oportunidade de revitalizar aquela área da penísula itapagipana e o subúrbio ferroviário como um todo.
CSLou no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2009, 09:06 AM   #15
BrunoInteriorano
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA
 
BrunoInteriorano's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: Eixo do Mal (Caçapava-SP)
Posts: 7,099
Likes (Received): 1

mas o problema é o acesso... A ponte precisaria de um acesso por uma via larga de trânsito rápido e a Via Portuária seria perfeita!
__________________
conscientize-se
BrunoInteriorano no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2009, 09:48 AM   #16
Rekarte
Libertarian
 
Rekarte's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Posts: 21,118
Likes (Received): 3296

Rapaz,eu nem penso a ilha,como uma area turistica
mas sim,na nossa Manhattan,com varios arranha-céus!
praria e turismo,vc faz em qualquer lugar(até no Kiribati)
mas eu duvido,que essa ponte seja construida!
Rekarte no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2009, 01:09 PM   #17
rodrigorc
BBMP!
 
rodrigorc's Avatar
 
Join Date: Mar 2009
Location: Salvador da Bahia
Posts: 4,170
Likes (Received): 950

Quote:
Originally Posted by Rekarte View Post
Rapaz,eu nem penso a ilha,como uma area turistica
mas sim,na nossa Manhattan,com varios arranha-céus!
praria e turismo,vc faz em qualquer lugar(até no Kiribati)
mas eu duvido,que essa ponte seja construida!
Se preocupe não Rekarte, Wagner teve a idéia da ponte fortificada depois que ele viu a ponte de Manhattan, quando se reuniu com o gov de Nova York.

Ele vai realmente fazer a algo parecido, ilha de itaparica mudará de nome para "New Manhattan".
rodrigorc no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2009, 02:50 PM   #18
urbanrecycle
BANNED
 
Join Date: Jul 2007
Posts: 2,914
Likes (Received): 3

Voces não sabiam quem ja foi construido um pilar dessa ponte,,, o Faroll da Barra....



brincadeira mas poderia sair em curva( por um tunel ) da da Av. Luiz Tarquinio e na metade do caminho subia ponte. seria um misto ponte tunel..... E tranformar Itaparia em Manhattan é um sonho vai dar vida urbana a uma local ao meu ver com pouca vida.
urbanrecycle no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2009, 02:57 PM   #19
Rekarte
Libertarian
 
Rekarte's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Posts: 21,118
Likes (Received): 3296

Quote:
Originally Posted by rodrigorc View Post
Se preocupe não Rekarte, Wagner teve a idéia da ponte fortificada depois que ele viu a ponte de Manhattan, quando se reuniu com o gov de Nova York.

Ele vai realmente fazer a algo parecido, ilha de itaparica mudará de nome para "New Manhattan".
Espero
bem,que ao inves de uma ponte,poderia ser um tunel!
ja imaginou,um tunel,com um metro ultravelox,ligando Salvador,até "New Manhattan"!!!
New Manhattan,com megas projetos,ao estilo de Dubai!
Uns 10 arranha-céus,dos seus 300 a 500 metros de altura!
uns 50 entre seus 100 a 300 metros!!!
Fanmtastico!
Rekarte no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2009, 02:57 PM   #20
Soteros
Registered User
 
Soteros's Avatar
 
Join Date: Sep 2006
Location: Salvador
Posts: 4,137
Likes (Received): 75

Sou favorável a construção da Ponte, mas realmente sobre um modelo de PPP, com exploração de pedágio, assim podemos acreditar que a obra sairía rapidamente, pois só poderão cobrar o pedágio quando ela tivesse pronta.

Ah! Que foto linda esta da Ponte Rion Antirion, realmente um belo modelo a ser seguido.
Soteros no está en línea   Reply With Quote


Reply

Tags
itaparica, ponte, salvador, salvador - brasil

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 02:03 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu