daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Centro - Oeste > Notícias da Região

Reply
 
Thread Tools
Old March 31st, 2009, 01:36 AM   #1
david!bsb
David Rodrigues
 
david!bsb's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: Brasília
Posts: 2,541
Likes (Received): 102

Mais desenvolvimento e investimentos para a região Centro-Oeste



Almoço entre governadores da região discute ampliação de investimentos para o crescimento econômico do Centro-Oeste e a recriação da Sudeco. Governadores dos estados de Minas Gerais e Tocantins foram incluídos no debate

Fortalecer o desenvolvimento econômico da região Centro-Oeste junto ao governo federal. Esse foi o objetivo do Fórum dos Governadores do Centro-Oeste realizado nesta segunda-feira (30), na Residência Oficial do governador do DF, José Roberto Arruda. A ativação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) foi um dos principais assuntos abordados no encontro, que reuniu além dos governadores da região, o ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger .

Do almoço entre os governadores resultou a Carta de Brasília, documento que contém as principais reivindicações e idéias debatidas, que será encaminhada ao presidente Lula pelo ministro Unger. Em 60 dias, os governadores apresentarão um termo de referência para a revisão do Plano Estratégico de Desenvolvimetno do Centro Oeste (2007). ”A região Centro –Oeste tem tudo para ter um modelo de desenvolvimento mais acelerado, tem um bom clima, tem terras férteis e tem estradas”, avaliou o governador Arruda.

Os governadores decidiram procurar o presidente Lula para agilizar a efetivação da Sudeco, recriada por Lei Complementar em janeiro deste ano. O objetivo do órgão é dar fomento econômico para os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal por meio de um Plano de Desenvolvimento Regional que estabeleça programas e ações para o crescimento das regiões. Os governadores querem incluir ainda na Sudeco o noroeste de Minas Gerais e Tocantins, estados limítrofes da região e que possuem as mesmas necessidades do Centro-Oeste. O noroeste mineiro, por exemplo, tem problemas climáticos, de escoamento de produção, de energia e na área de segurança, comuns ao Centro-Oeste.

A participação de Minas e Tocantins na Sudeco pode fortalecer a atuação da superintendência. “O que nós estamos fazendo, a partir dessa reunião, é incorporar a força política de Minas para que nós possamos ter uma Sudeco forte com fundos garantidos orçamentariamente. Estamos também incorporando o estado de Tocantins, que tem as mesmas demandas do estado do Centro-Oeste”, observou o governador de Minas Gerais, Aécio Neves.

A ampliação da participação dos governadores na gestão do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro- Oeste (FCO) foi outro assunto tratado durante o almoço. Para isso os governadores propuseram a instalação do Conselho Deliberativo do Centro-Oeste para assegurar maior integração nas decisões de aplicação dos recursos do FCO e do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO).

Investimentos contra a crise

Depois de quase quatro horas de reunião, os governadores reivindicaram ainda a ampliação de recursos para aplicação nos estados da região Centro-Oeste como forma de enfrentar a crise econômica global. “Devemos ver a crise como uma imensa oportunidade de acelerar o que toda nação mais quer, que é a reconstrução do modelo de desenvolvimento. O que nós discutimos aqui é uma construção programática e política de um projeto abrangente para o Centro-Oeste”, disse o ministro Mangabeira Unger.

Participaram do encontro os governadores Aécio Neves (MG), Marcelo Miranda (TO), Alcides Rodrigues (GO), além dos vice-governadores do DF, Paulo Octávio, do Mato Grosso , Silval Barbosa e do Mato Grosso do Sul, Murilo Zauith.

Cinara Lima – Agência Brasília


Governadores do Centro-Oeste, de Minas Gerais e Tocantins discutiram as possibilidades de desenvolvimento econômico da região
Foto: George Gianni
david!bsb no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old March 31st, 2009, 04:21 AM   #2
LeoJr_GYN
Registered User
 
LeoJr_GYN's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: Goiânia/BH/Chicago
Posts: 1,611
Likes (Received): 40


Ó o Cidinho trocando olhares provocantes com o Kassab
__________________
G.E.C.
LeoJr_GYN no está en línea   Reply With Quote
Old March 31st, 2009, 04:42 AM   #3
RobertoBarrich26
Eng. Tráfego e Designer
 
RobertoBarrich26's Avatar
 
Join Date: Jan 2009
Location: Centro-Oeste - GYN Melância
Posts: 13,601
Likes (Received): 629

Quote:
Originally Posted by LeoJr_GYN View Post

Ó o Cidinho trocando olhares provocantes com o Kassab
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Boa... muito boa... rs


Mas ao assunto... só espero q a SUDECO funcione dessa vez...
__________________
Informações em tempo real sobre o trânsito e transportes de Goiânia e RM: http://www.facebook.com/TransitoGoianiago
-------------------------

Outros Threads Meus de: GOIÁS / MATO GROSSO
RobertoBarrich26 no está en línea   Reply With Quote
Old March 31st, 2009, 06:36 PM   #4
Renan-CG
Registered User
 
Renan-CG's Avatar
 
Join Date: Jul 2008
Location: Campo Grande-MS
Posts: 1,451
Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by LeoJr_GYN View Post

Ó o Cidinho trocando olhares provocantes com o Kassab
AHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAAHAHAHAHHAHA



Renan-CG no está en línea   Reply With Quote
Old March 31st, 2009, 08:30 PM   #5
danieldefranca
Registered User
 
Join Date: Sep 2007
Posts: 2,367
Likes (Received): 40

Quote:
Originally Posted by LeoJr_GYN View Post

Ó o Cidinho trocando olhares provocantes com o Kassab
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, so faltou o lula para completar a turma da marvada
danieldefranca no está en línea   Reply With Quote
Old March 31st, 2009, 09:49 PM   #6
WP Gyn
.
 
WP Gyn's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Goiânia
Posts: 9,502
Likes (Received): 1019

Quote:
Originally Posted by LeoJr_GYN View Post

Ó o Cidinho trocando olhares provocantes com o Kassab


Olha lá, é mesmo.
WP Gyn no está en línea   Reply With Quote
Old March 31st, 2009, 10:38 PM   #7
LeoJr_GYN
Registered User
 
LeoJr_GYN's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: Goiânia/BH/Chicago
Posts: 1,611
Likes (Received): 40

E o Aécio olhando desconfiado pra câmera.

Com certeza uma parceria muito salutar para todos os estados envolvidos.
__________________
G.E.C.
LeoJr_GYN no está en línea   Reply With Quote
Old April 4th, 2009, 08:47 AM   #8
Pesquisadorbsb
BANNED
 
Join Date: Jan 2006
Posts: 25,717
Likes (Received): 8

Esforço para recriar Sudeco

A saída para o desenvolvimento sustentável do Distrito Federal é encarar o Entorno como uma região de oportunidade para a instalação de empresas que possam oferecer emprego e renda para cada região. Essa posição ficou clara no seminário Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável do DF e seu Entorno, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae/DF) e parceiros. Representantes dos governos envolvidos se posicionaram a favor da recriação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), assim como da criação de um banco de desenvolvimento para a região.

“É uma visão estreita pensar no Entorno apenas como fonte de problemas para o Distrito Federal”, disse a diretoria do Sebrae/DF, Maria Eulalia Franco. Na avaliação de Eulalia, é do interesse do governo do Distrito Federal o desenvolvimento de ações integradas para promover a expansão sustentável da região. Só assim, o GDF evitará a sobrecarga em termos de infraestrutura, empregos e serviços, que hoje recaem sobre Brasília.

O economista Júlio Miragaya, vice-presidente do Instituto Brasiliense de Estudos da Economia Regional (Ibrase) concorda. Ele defende a industrialização como forma de gerar renda e emprego em toda a região. Para o DF, o economista disse que o ideal é atrair investimentos para a área de informática. “Temos pessoal capacitado para trabalhar nas áreas de ponta”, observou. Já no Entorno, ele disse que a melhor opção é a instalação de indústrias intensivas em mão de obra, como a indústria têxtil, alimentícia, metalúrgica e de calçados.

Segundo o economista, o índice de desemprego no Entorno metropolitano de Brasília é por volta de 20%, mais do que o dobro do índice nacional. Esse percentual, no entanto, não é captado na pesquisa feita pelo Dieese, que é restrita ao Distrito Federal. “Os desempregados do DF somam cerca de 230 mil pessoas. No Entorno temos outras 150 mil”. De acordo com Miragaya, só para evitar o aumento do desemprego é preciso gerar, na região, 60 mil novos postos de trabalho por ano. “O setor público, que já foi a força motriz da cidade, não é mais capaz de gerar emprego suficiente para absorver o crescimento da População Economicamente Ativa”, observou.

Para o Secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional, Henrique Villa Ferreira, as ações necessárias para estimular o desenvolvimento e reduzir a discrepância hoje existente transpõem divisas. “A integração deve ser sempre considerada quando pensarmos em políticas públicas. Caso contrário, não surtirá o efeito desejado”, explicou.

O deputado Rodrigo Rollemberg destacou o potencial consumidor da região, que é a terceira maior do país, além do potencial turístico de toda a área. “É preciso uma política de substituição de importações, para passarmos a consumir o que produzirmos aqui”, explicou. O assessor econômico da Federação das Indústrias de Brasília (Fibra), Diones Cerqueira, ressaltou a importância da criação de indústrias e a capacitação de pessoal para estimular o desenvolvimento desejado. “A indústria vai ser o principal agente do desenvolvimento da região, mas é preciso prever a participação do setor no Entorno de forma organizada e complementar à cadeira produtiva”, complementou.


Os desempregados do DF somam cerca de 230 mil pessoas. No Entorno, temos outras 150 mil


Júlio Miragaya, vice-presidente do Ibrase

Fonte: http://www2.correiobraziliense.com.b...i_eco_181.htm?
Pesquisadorbsb no está en línea   Reply With Quote
Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 08:04 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu