daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Reply

Thread Tools Display Modes
Old August 1st, 2009, 07:02 PM   #121
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 141

Eu imagino as máscaras bem no estilo dos trens da linhas 2, 3 e 5....
richter30 no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old August 1st, 2009, 07:09 PM   #122
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Likes (Received): 3

A mascara do budd eh mais inclinada, talvez fique parecida com a mascara dos novos da CAF.
Old August 14th, 2009, 03:37 AM   #123
fcordeiros
Registered User

fcordeiros's Avatar

Likes (Received): 0

Nossa senhora! O que aconteceu hoje na linha 1? Um Budd quebrou no horário de pico.

Eram 18:35, eu estava descendo a escada rolante da estação Vergueiro e havia um trem em cada plataforma. Como eu estava descendo, não consegui embarcar sentido Tucuruvi. Eu não corri, porque sabia que chegaria um outro trem em em menos de três minutos. No entanto, passaram-se 20 minutos e nada do Budd aparecer. Do outro lado, na plataforma sentido Jabaquara, cinco trens passaram nesse período. Então, os fiscais de embarque avisaram: "Pessoal, não é para embarcar no próximo trem, ele servirá apenas para desembarque".

Eu estava no fim da plataforma para entrar na última porta do último carro. O "próximo trem" chegou e o aviso sonoro de que era para "desembarcar nesta estação" (Vergueiro) e de que houve problemas técnicos na estação Paraíso. O Metrô-SP não informou quais foram esses problemas. Curiosamente, o último carro já estava completamente vazio. Tanto os operadores da Vergueiro quanto os do trem informavam incessantemente que aquele trem não prestaria mais serviço sentido Tucuruvi.

O trem estava com um cheiro de borracha queimada muito forte e continuou parado na plataforma por uns cinco minutos. Acredito que muitas pessoas demoraram para sair dele. Nem preciso dizer que ele veio lotado do Paraíso e que quase não cabia mais gente na plataforma da Vergueiro.

Logo, apareceu outro Budd, mas já estava cheio, não consegui embarcar. Entrei no segundo também lotado. Como é comum, quando há problemas, o trem operou com a velocidade reduzida, fora o abre-e-fecha das portas a cada estação, o que o atrasou mais ainda. Só na Luz, ficou parado uns cinco minutos por causa disso. Eu cheguei no Tucuruvi em 35 minutos. Normalmente, no horário de pico, o trajeto leva uns 25 minutos apenas.

Alguém tem ideia do que pode ter acontecido? Eu uso a linha 1 todo dia e já tinha enfrentado vários problemas, mas nunca como hoje. Levei 27 minutos só para embarcar.

O interessante é que apesar da demora, os passageiros se comportaram bem. Todos respeitaram os agentes de embarque e não entraram no trem. Além disso, ninguém tentou depredá-lo. Eu só vi um "cidadão" chutando o Budd após não conseguir embarcar na estação São Joaquim. Muitos até levavam na brincadeira, como um casal de estrangeiros que dizia: "Tem muita gente em San Pablo".
fcordeiros no está en línea   Reply With Quote
Old August 14th, 2009, 03:50 AM   #124
Luuuke
Registered User

Luuuke's Avatar

Ontem embarquei na Sé L1, no final da tarde, e anunciaram que o trem ia ficar parado lá 3 minutos por problemas nos freios e que a linha operava com velocidade reduzida.
Luuuke no está en línea   Reply With Quote
Old August 14th, 2009, 03:54 AM   #125
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

Likes (Received): 15

Pois é.. por que que o mesmo povo nao se comporta assim na CPTM ? Duvidas existenciais...
Old August 19th, 2009, 04:46 PM   #126
pa007
Aguardando L17...

pa007's Avatar

Likes (Received): 7

JHSF deve vender shopping Metrô Santa Cruz
O negócio, de cerca de 200 milhões de reais, está sendo mediado pelo banco Itaú e será concluído nas próximas semanas.
Por Renata Agostini | 18.08.2009 | 21h26

A incorporadora paulista JHSF está negociando a venda do shopping Metrô Santa Cruz, na zona sul de São Paulo. O negócio, de cerca de 200 milhões de reais, está sendo mediado pelo banco Itaú e será concluído nas próximas semanas.

Com 132 lojas e faturamento superior a 20 milhões de reais, o shopping é considerado um dos mais bem sucedidos projetos de centro comercial integrado a estação de metrô. A venda, no entanto, é necessária num momento em que a empresa busca ajustar seu perfil de investimento e se capitalizar para seguir com projetos de shoppings em Manaus e Salvador. Entre as empresas interessadas na compra do shopping Santa Cruz estaria a Br Malls, do grupo GP.

A intenção da JHSF seria vender também o shopping Metrô Tucuruvi, empreendimento ainda em construção na zona norte da cidade. A gestão dos shoppings Metrô Santa Cruz e Metrô Tucuruvi estaria fora do perfil de investimento da JHSF, cujo foco está em empreeendimentos para a classe A e de uso misto, que incluem imóveis residenciais e comerciais.

A venda dos shoppings significaria um reforço ao caixa da empresa, que atualmente é de 229 milhões de reais. Com a retomada das vendas nos últimos meses, a JHSF espera acelerar projetos em curso, como da Fazenda Boa Vista, no interior paulista, e os já anunciados shoppings no Norte e Nordeste.

O avanço das obras em empreendimentos lançados no ano passado e o aquecimento das vendas fez com que a empresa apresentasse lucro de 5,5 milhões de reais no segundo trimestre de 2009. No último trimestre de 2008, a JHSF teve prejuízo de 16 milhões de reais e, nos três primeiros meses do ano, lucro de apenas 300 mil reais.
"Nós estávamos encantados pelos avanços técnicos que conseguimos, enebriados pelos números. Nem pensávamos na relação entre ciência, técnica e política. Eramos apenas técnicos. Até vermos a bomba arrasando dezenas de milhares de vida e descobrirmos que não há ciência e técnica sem politica. Quem faz ciência e técnica achando que é neutro e isento, é ingênuo ou mal-intencionado". William Harthworth, físico envolvido no Projeto Manhattan, que desenvolveu a bomba atômica para os EUA.
pa007 no está en línea   Reply With Quote
Old August 19th, 2009, 04:55 PM   #127
Honda Power
Registered User

Honda Power's Avatar

Likes (Received): 88

Quote:
Originally Posted by pa007 View Post
A intenção da JHSF seria vender também o shopping Metrô Tucuruvi, empreendimento ainda em construção
Em construção onde???? Tucuruvi está do mesmo jeito do que há dez anos atrás. Não moveram um tijolo sequer. Acho que o corredor Tucuruvi-Guarulhos fica pronto antes deste mítico Shopping.
Honda Power no está en línea   Reply With Quote
Old August 19th, 2009, 05:47 PM   #128
FMoretti
VLT no ABC!

FMoretti's Avatar

Likes (Received): 1

Eu acho que o Cinemark tinha que comprar. E fazer tudo sala de cinema e ampliar o terminal. são as únicas coisas que são legais naquele shopping.
FMoretti no está en línea   Reply With Quote
Old August 19th, 2009, 06:32 PM   #129
HGP
Viagem Interna

Likes (Received): 17

Quote:
Originally Posted by FMoretti View Post
Eu acho que o Cinemark tinha que comprar. E fazer tudo sala de cinema e ampliar o terminal. são as únicas coisas que são legais naquele shopping.
O pior é que não tem mais para onde crescer... Ou sober para os pisos de estacionamento ou invade a área da Estação Santa Cruz, rsrsrsr. Falaram até que vc teria acesso direto da plataforma para o piso novo do shopping, olha a viagem....
Old August 19th, 2009, 06:36 PM   #130
f.c.r.
Registered User

Quote:
Com 132 lojas e faturamento superior a 20 milhões de reais, [B]o shopping é considerado um dos mais bem sucedidos projetos de centro comercial integrado a estação de metrô
Bem sucedido do ponto de vista financeiro, pois a circulação de pedestres no mezanino da estação ficou muito congestionada e o acesso ao terminal de ônibus muito confuso, tendo de ser feito através do shopping.

Um centro de compras construído no espaço de um prédio-garagem aproveitando cada centímetro quadrado não foi uma boa solução para o conforto do usuário.

Vamos ver o que vão cometer contra a arejada e bem iluminada estação Vila Madalena, conforme anunciado recentemente - isso se realmente concretizarem os planos do shopping lá.

Esse assunto abre uma outra questão que é a proliferação de boxes nos espaços de circulação do metrô e da CPTM. Os prós todos conhecemos - receita, conveniência-, mas os contras do ponto de vista do bem estar dos passageiros são pouco discutidos.

Basta lembrar, entre outros fatores, que arquitetos quebram a cabeça para dimensionar espaços de circulação com base no fluxo previsto de passageiros. Confinar esse fluxo num momento de aumento de demanda não é a solução ideal.

Barra Funda é sintomática, mas também Brás, com um minishopping no acesso à CPTM, São Bento, com 1/3 do mezanino da área paga com lojas, e até Paraíso, em que uma farmácia popular fechou um salão inteiro, estão apertadas no horário de pico.

Consolação, que tem lojas previstas no projeto original, se ressente da falta desses espaços, pois tem apenas um mezanino, já bastante cheio mesmo fora do pico. A partir do ano que vem muitos entrarão pelos bloqueios da Augusta/Haddock Lobo para pegar a esteira rolante até a L4, o que pode resultar em mais aperto.
f.c.r. no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2009, 05:16 PM   #131
pa007
Aguardando L17...

pa007's Avatar

Likes (Received): 7

BR Malls pagará R$ 188,1 milhões à JHSF por shopping

A administradora de shopping center BR Malls e a incorporadora JHSF confirmaram na noite de ontem que celebraram um acordo relativo ao Shopping Metrô Santa Cruz, em São Paulo. De acordo com o fato relevante divulgado ao mercado, a BR Malls encaminhou à JHSF uma proposta para adquirir 95% do shopping e a totalidade dos direitos de exploração do estacionamento no local.

O valor da aquisição será de R$ 188,1 milhões e já inclui ajustes e diligências. Nos próximos 15 dias, de acordo com o fato relevante, as empresas irão celebrar o contrato de compra e venda do Shopping Metrô Santa Cruz.
"Nós estávamos encantados pelos avanços técnicos que conseguimos, enebriados pelos números. Nem pensávamos na relação entre ciência, técnica e política. Eramos apenas técnicos. Até vermos a bomba arrasando dezenas de milhares de vida e descobrirmos que não há ciência e técnica sem politica. Quem faz ciência e técnica achando que é neutro e isento, é ingênuo ou mal-intencionado". William Harthworth, físico envolvido no Projeto Manhattan, que desenvolveu a bomba atômica para os EUA.
pa007 no está en línea   Reply With Quote
Old August 22nd, 2009, 08:11 PM   #132
OsascoStation2007
Land of the 1st flight

OsascoStation2007's Avatar

Likes (Received): 42

Quote:
Originally Posted by f.c.r. View Post
Bem sucedido do ponto de vista financeiro, pois a circulação de pedestres no mezanino da estação ficou muito congestionada e o acesso ao terminal de ônibus muito confuso, tendo de ser feito através do shopping.

Um centro de compras construído no espaço de um prédio-garagem aproveitando cada centímetro quadrado não foi uma boa solução para o conforto do usuário.

Vamos ver o que vão cometer contra a arejada e bem iluminada estação Vila Madalena, conforme anunciado recentemente - isso se realmente concretizarem os planos do shopping lá.

Esse assunto abre uma outra questão que é a proliferação de boxes nos espaços de circulação do metrô e da CPTM. Os prós todos conhecemos - receita, conveniência-, mas os contras do ponto de vista do bem estar dos passageiros são pouco discutidos.

Basta lembrar, entre outros fatores, que arquitetos quebram a cabeça para dimensionar espaços de circulação com base no fluxo previsto de passageiros. Confinar esse fluxo num momento de aumento de demanda não é a solução ideal.

Barra Funda é sintomática, mas também Brás, com um minishopping no acesso à CPTM, São Bento, com 1/3 do mezanino da área paga com lojas, e até Paraíso, em que uma farmácia popular fechou um salão inteiro, estão apertadas no horário de pico.

Consolação, que tem lojas previstas no projeto original, se ressente da falta desses espaços, pois tem apenas um mezanino, já bastante cheio mesmo fora do pico. A partir do ano que vem muitos entrarão pelos bloqueios da Augusta/Haddock Lobo para pegar a esteira rolante até a L4, o que pode resultar em mais aperto.
O mais engraçado é que o ideal é não consumir/comprar/vender nada nos trens, e mesmo assim vemos tantas lojinhas e os ambulantes...
Sobre o espaço, preciso antes contar uma pequena novela:

Na quinta eu sai do trabalho a pé (17h30) e fui até o Largo de Osasco (15 min. de caminhada), daí ao invés de pegar a L8 peguei a L9 e desci em Rebouças-Eldorado (esse deveria ser o nome para mim). Fui até o shopping e como não consegui comprar o que queria, resolvi ir embora para o curso (Vila Mariana - Estação Santa Cruz). Para minha surpresa caia uma chuva absurda lá fora então foi aquele transtorno da porta do mall até o ponto de ônibus do corredor da Rebouças. Rapidamente parou um ônibus escrito Metrô Paraíso. O plano seria perfeito, desceria no ponto final, entraria na L1 e pronto. Foi só plano, enquanto o mundo caia, eu dormia enquanto já tinha mudado de ideia. Eu desceria na primeira estação da L2 na Paulista (Consolação). Tudo isso porque o corredor simplesmente não andava e a hora em contrapartida parecia correr desenfreadamente. Acordei exatamente na hora de descer, mas a Paulista estava irreconhecível, toda cheia d'água, tinha até ondas com o andar dos carros. Parecia aquela cena do filme O Dia Depois de Amanhã, que os bueiros vão transbordando e NY começa a ficar inundada. Chegando na Estação Consolação, a água da chuva ia descendo em direção ao mezanino, parecia algo muito ruim, somente melhor que o tamanho da fila e o número de pessoas que estavam entrando para pegar os trens sentido Alto do Ipiranga. Fui espremido até Paraíso, troquei para a L1 e finalmente desci em Santa Cruz, 5 minutos antes do curso começar (20h30).

Essa foi só uma pequena história de alguém que geralmente não faz isso sempre. Daí fica a reflexão: como será para quem faz isso todos os dias para sobreviver?! Também ficam para mim alguns fatos:

- semana que vem vou de carro até Vila Madalena e de lá pego a L2.
- a L4 faz MUITAAAAA falta.
- existem ônibus demais nos corredores.
- é necessário aumentar o número de linhas e conexões entre essas linhas, criando outras alternativas para que as pessoas cheguem em seus destinos.

Proposta de monotrilho de Osasco enviada para a prefeitura: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128

KMZ com toda a rede de trilhos e pneus: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128

Artigo/Crítica sobre o Hopi Hari com várias sugestões, inclusive de solução de transporte sobre trilhos: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128
OsascoStation2007 no está en línea   Reply With Quote
Old August 22nd, 2009, 10:11 PM   #133
rkj
Registered User

Likes (Received): 19

Quote:
Originally Posted by OsascoStation2007 View Post
- é necessário aumentar o número de linhas e conexões entre essas linhas, criando outras alternativas para que as pessoas cheguem em seus destinos.
Troncalização dos corredores, sugestão de 5 entre 5 foristas da SSC... mas, o que isso tem com a L1 ?
rkj no está en línea   Reply With Quote
Old August 23rd, 2009, 03:28 AM   #134
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

Likes (Received): 514

Quote:
Originally Posted by f.c.r. View Post

Nenhuma estação do metrô e da CPTM foi projetada para comportar lojas, quiosques e qualquer outro empreendimento nas áreas pagas. A instalação desses empreendimentos (sem nenhum projeto) é prejudicial aos usuários e deveria ser revista.
Ramos está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 23rd, 2009, 04:50 AM   #135
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 141

Quote:
Originally Posted by OsascoStation2007 View Post
O mais engraçado é que o ideal é não consumir/comprar/vender nada nos trens, e mesmo assim vemos tantas lojinhas e os ambulantes...
Sobre o espaço, preciso antes contar uma pequena novela:

Na quinta eu sai do trabalho a pé (17h30) e fui até o Largo de Osasco (15 min. de caminhada), daí ao invés de pegar a L8 peguei a L9 e desci em Rebouças-Eldorado (esse deveria ser o nome para mim). Fui até o shopping e como não consegui comprar o que queria, resolvi ir embora para o curso (Vila Mariana - Estação Santa Cruz). Para minha surpresa caia uma chuva absurda lá fora então foi aquele transtorno da porta do mall até o ponto de ônibus do corredor da Rebouças. Rapidamente parou um ônibus escrito Metrô Paraíso. O plano seria perfeito, desceria no ponto final, entraria na L1 e pronto. Foi só plano, enquanto o mundo caia, eu dormia enquanto já tinha mudado de ideia. Eu desceria na primeira estação da L2 na Paulista (Consolação). Tudo isso porque o corredor simplesmente não andava e a hora em contrapartida parecia correr desenfreadamente. Acordei exatamente na hora de descer, mas a Paulista estava irreconhecível, toda cheia d'água, tinha até ondas com o andar dos carros. Parecia aquela cena do filme O Dia Depois de Amanhã, que os bueiros vão transbordando e NY começa a ficar inundada. Chegando na Estação Consolação, a água da chuva ia descendo em direção ao mezanino, parecia algo muito ruim, somente melhor que o tamanho da fila e o número de pessoas que estavam entrando para pegar os trens sentido Alto do Ipiranga. Fui espremido até Paraíso, troquei para a L1 e finalmente desci em Santa Cruz, 5 minutos antes do curso começar (20h30).

Essa foi só uma pequena história de alguém que geralmente não faz isso sempre. Daí fica a reflexão: como será para quem faz isso todos os dias para sobreviver?! Também ficam para mim alguns fatos:

- semana que vem vou de carro até Vila Madalena e de lá pego a L2.
- a L4 faz MUITAAAAA falta.
Você poderia ter retornado para a estação hebraica rebouças, andado 2 estações, descido na C.Universitária e ai pegar a ORCA para a V.Madalena. Dai de lá até Santa cruz seria um pulo via L2 + L1
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Old August 23rd, 2009, 09:00 PM   #136
OsascoStation2007
Land of the 1st flight

OsascoStation2007's Avatar

Likes (Received): 42

a L9 estava impossível até ali, imagina dali para frente... e Ponte POrca?! Cut it out! Duvido que seria melhor, ainda mais com chuva...

Proposta de monotrilho de Osasco enviada para a prefeitura: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128

KMZ com toda a rede de trilhos e pneus: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128

Artigo/Crítica sobre o Hopi Hari com várias sugestões, inclusive de solução de transporte sobre trilhos: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128
OsascoStation2007 no está en línea   Reply With Quote
Old August 26th, 2009, 12:58 AM   #137
Lro A C
Registered User

Lro A C's Avatar

Likes (Received): 70

Falando em linha 1

Um dos novos TUEs em fabricação na Espanha.

http://www.planodeexpansaosp.com.br/...s_int.php?n=12

Last edited by Lro A C; August 26th, 2009 at 03:59 AM.
Lro A C no está en línea   Reply With Quote
Old August 26th, 2009, 01:45 AM   #138
leolis
Metrô hoje e sempre!

leolis's Avatar

Likes (Received): 35

Quote:
Originally Posted by Lro A C View Post
Um dos novos TUEs em fabricação na Espanha.

Este tem todo o jeito de ser CPTM (tem antiencavalante diferente do padrão Metrô, painel de aviso lateral, altura maior, etc.)

Aqui uma foto da primeira caixa dos trens do Metrô, divulgada há algum tempo atrás (está mais adiantada).

Por redes metroferroviárias condizentes com as cidades brasileiras
leolis no está en línea   Reply With Quote
Old August 26th, 2009, 01:59 AM   #139
Eduardo GJF
VPT - BUT

Eduardo GJF's Avatar

Likes (Received): 441

Tem uma outra foto, das que apareceram agora, que mostra um carro com abertura para uma porta entre carros. Mais um sinal de que é ,de fato, da CPTM. Ou os do Metrô também vão ter?

Índice de Threads de Fotos - Minhas páginas em redes sociais

ORDINATIO - DISPOSITIO - DIATHESIS - ΕΥΡΥΘΜΙΑ -ΣΥΜΜΕΤΡΙΑ - DECOR - DISTRIBUTIO - OECONOMIA
Eduardo GJF no está en línea   Reply With Quote
Old August 26th, 2009, 02:26 AM   #140
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Lro A C, toda vez que você posta uma imagem que não foi você que fez/tirou, coloque junto dela o link de onde ela veio. Faça isso com a foto que você postou, por favor. Basta editar o post da sua foto.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
linha 1, metro, subway

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules