daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old April 3rd, 2009, 05:14 AM   #1
pdm
Registered User

pdm's Avatar

Likes (Received): 3

Metrô-SP | Linha 3-Vermelha [Thread Oficial]

A linha 3 - Vermelha (inicialmente Leste-Oeste) foi a segunda a ser construída. Hoje é a linha de metrô que mais passageiros transporta
no país.

De acordo com o projeto inicial do consórcio HMD, a linha 3 - Vermelha, então chamada de Linha Leste, deveria ter apenas 7 km, ligando a
Casa Verde à Vila Maria e deveria ser totalmente subterrânea.
Proposta do consórcio HMD para o Metrô de São Paulo

O resultado foi outro: três vezes mais longa e com uma configuração totalmente diferente, foi construída na superfície, aproveitando o leito
da via férrea da antiga Rede Ferroviária Federal. Assim, depois de um amplo debate, foi constituído um convênio pelo qual a linha 3 -
Vermelha teria direito a compartilhar um trecho de 23 km de via férrea. A Linha "Nova Leste", como passou a denominar-se na época
(1972), teria, então, mais de 30 km entre a Praça da Sé e Guaianases, paralela aos trilhos da ferrovia. Posteriormente, seria construído o
trecho Guaianases-Calmon Viana (no município de Poá) utilizando plenamente o leito ferroviário. O grande ganho desta alteração: um custo
equivalente a 1/3 do orçamento original. A grande crítica era de que o novo traçado era redundante e beneficiava áreas já servidas pela
ferrovia.

Novamente, os planos são alterados: o Metrô seria construído apenas até Itaquera. Porém, ganhou um trecho na direção oeste. A decisão
foi mais tranquila, as alternativas eram mais óbvias e a Estação da Barra Funda foi o ponto de encontro do Metrô com a malha ferroviária
(FEPASA - Ferrovia Paulista S.A. e Estrada de Ferro Santos-Jundiaí).
Inauguração da estação Brás (1979)

Se na construção da linha 1 - Azul, já havia uma grande preocupação com a nacionalização, a linha 3 - Vermelha foi muito além. Assim, em
1977, eram nacionais 100% das obras civis, 90% dos estudos e projetos, 100% da via permanente e 85% do material rodante.

Em 1979, foi entregue ao público o trecho que liga a Praça da Sé ao Brás e em 1988 a linha estava concluída, ligando a Estação Barra
Funda a Corinthians-Itaquera e, com seus 22 km de extensão e 18 estações, transportando 310 milhões de passageiros por ano.
Trem deixando o pátio Itaquera (1987)

01/03/1975 - Início da construção da linha 3 - Vermelha
10/03/1979 - Inauguração do trecho Sé - Brás
23/08/1980 - Inauguração da estação Bresser
05/09/1981 - Inauguração da estação Belém
05/11/1981 - Inauguração da estação Tatuapé
24/04/1982 - Inauguração da estação República
26/11/1983 - Inauguração da estação Anhangabaú
10/12/1983 - Inauguração da estação Santa Cecília
31/05/1986 - Inauguração do trecho Tatuapé - Penha
25/08/1988 - Inauguração do trecho Penha - Guilhermina-Esperança
17/09/1988 - Inauguração do trecho Guilhermina-Esperança - Artur Alvim
01/10/1988 - Inauguração da estação Corinthians-Itaquera
17/12/1988 - Inauguração do trecho Santa Cecília - Barra Funda

Dados gerais

Ano de inauguração: 1979
Extensão: 22 km
Estações: 18
Estações de transferência: 1
Estações de integração com a CPTM: 4
Estações com terminais de ônibus urbanos: 10
Estações com terminais rodoviários: 1
Intervalo mínimo entre trens: 101 segundos

Frota

Número de trens da frota: 47 (282 carros)
Número de trens utilizados nas horas de pico: 42 (252 carros)
Velocidade máxima: 87 km/h
Velocidade comercial: 42 km/h
Trens: Frotas C (Cobrasma, Brasil, 1982-86, 25 trens), D (Mafersa, Brasil, 1986-88, 22 trens) e H (CAF, Espanha e Brasil, 2008-10, 10 trens)
Numeração: 301-325 (Cobrasma), 326-347 (Mafersa)
Trens fabricados pela Mafersa (esq.) e CAF

Demanda

Entrada de passageiros
Code:
ENTRADA ................ 2008 .......... 2009

Total .................. 312.756.000 ... 319.716.000
Por km de linha ........ 14.216.182 .... 14.532.545
Média dos dias úteis ... 1.045.665 ..... 1.078.332
Média dos sábados ...... 596.462 ....... 610.072
Média dos domingos ..... 346.234 ....... 359.233
Máxima diária .......... 1.157.387 ..... 1.193.986
Nos horários de pico são transportados aproximadamente: 84 mil passageiros/hora/sentido (2009; 80 mil em 2008)

Entrada de passageiros por estação, média dos dias úteis, em milhares
Code:
ESTAÇÃO ................. 2008 ... 2009

Corinthians-Itaquera .... 101 .... 100 
Artur Alvim ............. 69 ..... 69  -
Patriarca ............... 24 ..... 24  -
Guilhermina-Esperança ... 24 ..... 24  -
Vila Matilde ............ 29 ..... 29  -
Penha ................... 36 ..... 37  
Carrão .................. 47 ..... 50  
Tatuapé ................. 65 ..... 67  
Belém ................... 45 ..... 46  
Bresser-Mooca ........... 32 ..... 33  
Brás .................... 97 ..... 102 
Pedro II ................ 22 ..... 27  
Sé ...................... 45 ..... 46  
Anhangabaú .............. 88 ..... 91  
República ............... 59 ..... 59  -
Santa Cecília ........... 33 ..... 35  
Marechal Deodoro ........ 36 ..... 36  -
Palmeiras-Barra Funda ... 194 .... 202 

Status das estações
  1. Corinthians-Itaquera .... Em operação desde 01/10/1988; integração tarifada com a linha 11 - Coral
  2. Artur Alvim ............. Em operação desde 17/09/1988
  3. Patriarca ............... Em operação desde 17/09/1988
  4. Guilhermina-Esperança ... Em operação desde 25/08/1988; chamava-se Vila Esperança até o final de 1988
  5. Vila Matilde ............ Em operação desde 25/08/1988
  6. Penha ................... Em operação desde 31/05/1986
  7. Carrão .................. Em operação desde 31/05/1986
  8. Tatuapé ................. Em operação desde 05/11/1981; integração tarifada com as linhas 11 - Coral e 12 - Safira
  9. Belém ................... Em operação desde 05/09/1981
  10. Bresser-Mooca ........... Em operação desde 23/08/1980; chamava-se Bresser até 25/07/2006
  11. Brás .................... Em operação desde 10/03/1979; integração com as linhas 10 - Turquesa, 11 - Coral e 12 - Safira
  12. Pedro II ................ Em operação desde 10/03/1979
  13. Sé ...................... Em operação desde 10/03/1979; integração com a linha 1 - Azul
  14. Anhangabaú .............. Em operação desde 26/11/1983
  15. República ............... Em operação desde 24/04/1982
  16. Santa Cecília ........... Em operação desde 10/12/1983
  17. Marechal Deodoro ........ Em operação desde 17/12/1988
  18. Palmeiras-Barra Funda ... Em operação desde 17/12/1988; integração com as linhas 7 - Rubi e 8 - Diamante; chamava-se
    Barra Funda até 27/04/2006

Fontes e créditos:
http://www.metro.sp.gov.br/
Banner e diagrama: pdm
Mapa HMD: lipe_andreense
Foto trem (Mafersa): RRC
Foto trem (CAF): Eduardo GJF
Demais fotos: http://www.metromemoria.com.br
Texto: http://www.metro.sp.gov.br/empresa/h...historia.shtml

Last edited by pdm; July 19th, 2010 at 11:18 PM.
pdm no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 3rd, 2009, 05:14 AM   #2
pdm
Registered User

pdm's Avatar

2009

Nota: são incluídas apenas as licitações específicas da linha ou de suas estações e entorno. As licitações ainda em andamento estão indicadas em negrito.

2009

Last edited by pdm; April 2nd, 2010 at 03:13 AM.
Old April 3rd, 2009, 05:15 AM   #3
pdm
Registered User

pdm's Avatar

(reservado2)
Old April 3rd, 2009, 05:15 AM   #4
pdm
Registered User

pdm's Avatar

(reservado3)
Old April 3rd, 2009, 05:16 AM   #5
pdm
Registered User

pdm's Avatar

Quote:
Originally Posted by RRC
Oi pessoal, para uma melhor organização das discussões sobre o metrô estamos abrindo trheads específicos para cada linha, desse modo as discussões, notícias, fotos etc sobre a linha correspondente deve ser postadas no seu thread correspondente, e as notícias genéricas sobre o Metrô podem ser postadas no thread oficial, tal como ocorre nos threads da CPTM.

Aqueles que quiserem ajudar fiquem a vontade para colaborar. Aproveito para pedir a quem tenha o talento para fazer um banner para ser colocado no topo do primeiro post.

Façam bom proveito
Por uma questão de falta de tempo, o RRC não poderá manter todos os tópicos abertos por ele (ficará com o principal e das linhas 2 e 4), mas seu pedido continua valendo: Façam bom proveito!
Old April 3rd, 2009, 06:12 AM   #6
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 802

Esse mapa da linha 3 com todas as conexões existentes ficou tudo de bom. O metrô deveria usar esse mapa no lugar daquele que não informa nada praticamente. o seu dá de 10 a 0 no oficial do metrô.

Me colocando no lugar de um usuário que não conhece a linha e as conexões, olhando pra esse mapa claro e objetivo, da pra saber perfeitamente as estações de transferência e quais linhas tem disponiveis.

Parabéns !!! fez um trabalho de primeira!

Envie esse mapa para o metrô como sugestão....

uma outra sugestão que tenho é de você pegar o mapa do transporte metropolitano e colocar destacado o traçado da linha 3 com as demais linhas em tom mais fraco, pra mostrar onde ela está no mapa e por onde passa....
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Old April 3rd, 2009, 06:24 AM   #7
pdm
Registered User

pdm's Avatar

Quote:
Originally Posted by richter30 View Post

Esse mapa da linha 3 com todas as conexões existentes ficou tudo de bom. O metrô deveria usar esse mapa no lugar daquele que não informa nada praticamente. o seu dá de 10 a 0 no oficial do metrô.

Me colocando no lugar de um usuário que não conhece a linha e as conexões, olhando pra esse mapa claro e objetivo, da pra saber perfeitamente as estações de transferência e quais linhas tem disponiveis.

Parabéns !!! fez um trabalho de primeira!

Envie esse mapa para o metrô como sugestão....

uma outra sugestão que tenho é de você pegar o mapa do transporte metropolitano e colocar destacado o traçado da linha 3 com as demais linhas em tom mais fraco, pra mostrar onde ela está no mapa e por onde passa....
Muito obrigado! Esse diagrama com as estações eu já venho aprimorando há um bom tempo, só não tinha divulgado ainda. Dá pra quebrar bem a cabeça elaborando!

Sobre o mapa metropolitano com a linha em destaque, eu já estou providenciando isso, já estava em meus planos . Assim como um mapa em escala, nos moldes desse aqui: http://upload.wikimedia.org/wikipedi...e/Ligne_11.gif.

O tópico ainda está no começo, as alterações vão aparecer aos poucos, sem pressa. O primordial para isso é que todos colaborem dando sugestões, como você fez. Obrigado mais uma vez!
Old April 3rd, 2009, 01:37 PM   #8
UrbanistaArquiteto
.

Likes (Received): 866

realmente mto bom os eu mapa [um pouquinho confuso na estação brás], muito melhor que o que o metrô tem utilizado.
Mas uma pergunta, porque o leste está a esquerda e o oeste a direita??
UrbanistaArquiteto no está en línea   Reply With Quote
Old April 3rd, 2009, 04:35 PM   #9
pdm
Registered User

pdm's Avatar

Quote:
Originally Posted by UrbanistaArquiteto View Post
realmente mto bom os eu mapa [um pouquinho confuso na estação brás], muito melhor que o que o metrô tem utilizado.
Mas uma pergunta, porque o leste está a esquerda e o oeste a direita??
Eu fiz na mesma ordem usada no Metrô, como pode ser visto em várias páginas no site deles. As linhas são:
Jabaquara - Tucuruvi
Alto do Ipiranga - Vila Madalena
Corinthians-Itaquera - Palmeiras-Barra Funda
Luz - Vila Sônia
Capão Redondo - Largo Treze

É claro que, dentro dos trens, devem existir mapas das duas formas, de acordo com o lado do trem em que é colocado e seu destino. Mas num caso como o nosso acho que não faz muita diferença, depende da percepção da pessoa ou do quanto ela está familiarizada com o mapa completo das linhas. Esse é um mapa lógico, não geográfico, a intenção é indicar a ordem das estações e suas integrações. O mapa geográfico ainda estou preparando. E, por último, quem disse que o norte tem que ficar sempre pra cima?
Old April 3rd, 2009, 04:45 PM   #10
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Caracas, gostei demais dos mapas e do índice das linhas do Metrô-SP e da CPTM. Excelente trabalho, pdm!
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old April 3rd, 2009, 10:00 PM   #11
pranda2009
PRANDA

pranda2009's Avatar

Likes (Received): 7

É Fantástico o nivel de conhecimento técnico, de capacidade de organização de vários foristas, como bem exemplifica este maravilhoso trabalho do PDM, realmente a qualidade que encontrei aqui é incrivel !!!

Parabéns PDM e todos os demais colaboradores.
pranda2009 no está en línea   Reply With Quote
Old April 3rd, 2009, 10:09 PM   #12
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Cara seus mapas são lindos! o Metrô e a CPTM precisam te contratar para fazer os mapas oficiais pq o deles é um lixo!
Old April 4th, 2009, 12:43 AM   #13
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 802

Quote:
Originally Posted by Tlag View Post
Cara seus mapas são lindos! o Metrô e a CPTM precisam te contratar para fazer os mapas oficiais pq o deles é um lixo!
Qdo é feito com paixão tudo fica perfeito!

como seria bom se o mapa do metrô oficial nas estações e trens fossem com um nivel excelente e rico em detalhes, porém limpo como esse.

O que falta (principalmente na CPTM) é organização...eles são mto relaxados.
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Old April 4th, 2009, 05:14 AM   #14
togepi2br
Registered User

togepi2br's Avatar

Likes (Received): 22

Pessoal,

alguém viu as 'reformas' na estação Santa Cecília? Foram instalados muitos monitores LCD de 50" passando vídeos, mapas da região, etc.. Além de painéis sobre a Semana de Arte Moderna, vários escritores brasileiros... também fizeram uma 'praça de convivência', além de um quiosque da Nestlé diferente dos que haviam anteriormente, e mais uma livraria Nobel, se não me engano... Além disso, melhoraram a iluminação e arrumaram o piso da estação... gostei bastante... tudo cosmético, mas deu um ar mais moderno e mais seguro pra estação.
togepi2br no está en línea   Reply With Quote
Old April 4th, 2009, 05:32 AM   #15
Martini87
Registered User

Likes (Received): 1

Realmente, muito bom o mapa. Adorei a linha 11 paralela e a inclinação indicando sua continuação a leste. Agora, eu não gostei do espaçamento e alinhamento dos ícones da CPTM e metrô. Os da CPTM não estão num espaçamento horizontal constante, mas o que realmente me incomodou foi a falta de alinhamento vertical entre os logotipos da CPTM e do metrô. Não vi nenhuma justificativa para esse desalinhamento. Mas de qualquer maneira é minha humilde opinião (não se ofenda, por favor, ele ficou realmente muito bom).

Fiquei sabendo que os trens da CAF vão ter uma mapa dinâmico sobre as portas com tanto as linhas 1 e 3 (pq como os trens poderão rodar nas duas linhas, há essa necessidade, e devo confessar, o layout ficou muito bom). No final desse ano todo mundo vai ficar sabendo, mas não posso falar mais por enquanto.
Martini87 no está en línea   Reply With Quote
Old April 4th, 2009, 05:41 AM   #16
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Fiquei curioso com as informações que você obteve (sou muito curioso, ehehe)! Sobre algumas das características dos trens, existe um documento de uma audiência pública realizada em 2007 que detalha um pouco o que esses trens terão:

http://www.cptm.sp.gov.br/licitacoes...OS_METROSP.pdf

Last edited by Tiago Costa; April 4th, 2009 at 05:54 AM.
Old April 4th, 2009, 05:54 AM   #17
Martini87
Registered User

Aparentemente as linhas serão paralelas neste mapa, acho que a vermelha am cima da azul, se não me engano. Como a posição dos LEDs é pré-estabelecida pelo fabricante, os designers tiveram que cagar sangue pra conseguir compatibilizar o mapa de duas linhas, mas ficou bem legal.

A nova orientação no metrô é colocar as linhas da CPTM em cinza, porém com as bolinhas coloridas com o número das linhas embaixo (igual ao mapa do pdm). Essa comunicação visual ainda vai ser implantada, mas vai demorar um pouco.

Bem, a grosso modo é isso
Old April 4th, 2009, 05:57 AM   #18
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Uau, adorei saber desses detalhes ! Pena que não tem mais. Não tem como contar mais nada ?
Old April 4th, 2009, 06:06 AM   #19
Martini87
Registered User

Bem, eu vi isso já faz um tempo, não lembro de mais detalhes. Mas já dá pra se ter uma idéia. O fato é que existiu essa grande limitação no layout por causa dos LEDs, que condicionou o projeto.

Mais detalhado só vendo mesmo, mas eu não tenho esse arquivo.
Old April 4th, 2009, 03:55 PM   #20
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

Likes (Received): 421

eu me lembro disso. num documento falava de painéis de mapa com 30 leds ou mais, algo assim.

Reply

Tags
metro, metro-sp, subway

Thread Tools

Posting Rules