daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Display Modes
Old April 6th, 2009, 01:14 PM   #21
UrbanistaArquiteto
a linha curva

UrbanistaArquiteto's Avatar

Likes (Received): 307

Quote:
Originally Posted by pdm View Post
Eu fiz na mesma ordem usada no Metrô, como pode ser visto em várias páginas no site deles. As linhas são:
Jabaquara - Tucuruvi
Alto do Ipiranga - Vila Madalena
Corinthians-Itaquera - Palmeiras-Barra Funda
Luz - Vila Sônia
Capão Redondo - Largo Treze

É claro que, dentro dos trens, devem existir mapas das duas formas, de acordo com o lado do trem em que é colocado e seu destino. Mas num caso como o nosso acho que não faz muita diferença, depende da percepção da pessoa ou do quanto ela está familiarizada com o mapa completo das linhas. Esse é um mapa lógico, não geográfico, a intenção é indicar a ordem das estações e suas integrações. O mapa geográfico ainda estou preparando. E, por último, quem disse que o norte tem que ficar sempre pra cima?
bem, não sei quem disse, não fui eu quem disse...
Mas de qq forma é uma convenção [e todos sabemos porque convencionou-se assim, mas isso nao tem nada a ver com o metrô], e de qq forma convenções como esta facilitam a compreensão (o leste sempre - que possivel - à direita e o oeste à esquerda) e apesar da qualidade gráfica do seu mapa eu não enxerguei mesmo necessidade de se fugir a essa convenção (se se tratasse da linha 1, por exemplo, norte-sul, aí haveria necessidade de se fugir disso, rpa coloca-la na vertical). Pelo menos isso é o que a gente aprende sobre mapas e plantas, sempre que possível nao fugir da convenção do norte pra cima [e mapas esquemáticos ainda são mapas]. (Inclusive, mesmo nos mapas de qualidade as vezes questionável da cmsp acho q a linha sempre aparece palmeiras > corinthians, nao? fiquei em duvida agora, mas que teria reparado, da mesma forma que reparei no seu).
Mas claro, isso nao interfere na qualidade e simplicidade gráfica do seu desenho...

Sponsored Links

Old April 6th, 2009, 09:10 PM   #22
FMoretti
VLT no ABC!

FMoretti's Avatar

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by Martini87 View Post
Realmente, muito bom o mapa. Adorei a linha 11 paralela e a inclinação indicando sua continuação a leste. Agora, eu não gostei do espaçamento e alinhamento dos ícones da CPTM e metrô. Os da CPTM não estão num espaçamento horizontal constante, mas o que realmente me incomodou foi a falta de alinhamento vertical entre os logotipos da CPTM e do metrô. Não vi nenhuma justificativa para esse desalinhamento. Mas de qualquer maneira é minha humilde opinião (não se ofenda, por favor, ele ficou realmente muito bom).

Fiquei sabendo que os trens da CAF vão ter uma mapa dinâmico sobre as portas com tanto as linhas 1 e 3 (pq como os trens poderão rodar nas duas linhas, há essa necessidade, e devo confessar, o layout ficou muito bom). No final desse ano todo mundo vai ficar sabendo, mas não posso falar mais por enquanto.
Não dá para fazer uma painel de LCD, ou micro tubos de carbono. Assim se faria uma painel dinâmico de qualquer linha.
FMoretti no está en línea   Reply With Quote
Old April 6th, 2009, 09:22 PM   #23
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

Likes (Received): 716

Bem que o metrô de SP poderia adotar um mapa dinâmico semelhante à esse:
Ramos no está en línea   Reply With Quote
Old April 6th, 2009, 09:33 PM   #24
FMoretti
VLT no ABC!

FMoretti's Avatar

Esse não geraria confusão. Mas esse não indica exatamente a estação. Digo, não parece existir uma bolinha exatamente onde está escrito o nome de cada estação.
Old April 6th, 2009, 09:37 PM   #25
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

Likes (Received): 716

Quote:
Originally Posted by FMoretti View Post
Esse não geraria confusão. Mas esse não indica exatamente a estação. Digo, não parece existir uma bolinha exatamente onde está escrito o nome de cada estação.
Tem bolinha embaixo do nome das estações e entre elas. E ainda por cima indica a estação atual através do led que fica piscante quando o trem está na estação.
Ramos no está en línea   Reply With Quote
Old April 6th, 2009, 09:46 PM   #26
xcleitonx
Inimigo Público

xcleitonx's Avatar

Likes (Received): 15

eu não gostei, parece uma árvore de natal...

ao invés da bolinha, porque não o nome da estação?

Runaway Train, running right off the track
xcleitonx no está en línea   Reply With Quote
Old April 6th, 2009, 10:35 PM   #27
pdm
Registered User

pdm's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Martini87 View Post
Realmente, muito bom o mapa. Adorei a linha 11 paralela e a inclinação indicando sua continuação a leste. Agora, eu não gostei do espaçamento e alinhamento dos ícones da CPTM e metrô. Os da CPTM não estão num espaçamento horizontal constante, mas o que realmente me incomodou foi a falta de alinhamento vertical entre os logotipos da CPTM e do metrô. Não vi nenhuma justificativa para esse desalinhamento. Mas de qualquer maneira é minha humilde opinião (não se ofenda, por favor, ele ficou realmente muito bom).

Fiquei sabendo que os trens da CAF vão ter uma mapa dinâmico sobre as portas com tanto as linhas 1 e 3 (pq como os trens poderão rodar nas duas linhas, há essa necessidade, e devo confessar, o layout ficou muito bom). No final desse ano todo mundo vai ficar sabendo, mas não posso falar mais por enquanto.
Não é entre CPTM e Metrô, mas há desalinhamento entre as linhas que passam pelo Brás (10, 11 e 12) e as demais (1, 7 e 8). Isso foi erro meu. Obrigado pelo toque!

Quote:
Originally Posted by UrbanistaArquiteto View Post
bem, não sei quem disse, não fui eu quem disse...
Mas de qq forma é uma convenção [e todos sabemos porque convencionou-se assim, mas isso nao tem nada a ver com o metrô], e de qq forma convenções como esta facilitam a compreensão (o leste sempre - que possivel - à direita e o oeste à esquerda) e apesar da qualidade gráfica do seu mapa eu não enxerguei mesmo necessidade de se fugir a essa convenção (se se tratasse da linha 1, por exemplo, norte-sul, aí haveria necessidade de se fugir disso, rpa coloca-la na vertical). Pelo menos isso é o que a gente aprende sobre mapas e plantas, sempre que possível nao fugir da convenção do norte pra cima [e mapas esquemáticos ainda são mapas]. (Inclusive, mesmo nos mapas de qualidade as vezes questionável da cmsp acho q a linha sempre aparece palmeiras > corinthians, nao? fiquei em duvida agora, mas que teria reparado, da mesma forma que reparei no seu).
Mas claro, isso nao interfere na qualidade e simplicidade gráfica do seu desenho...
O Metrô não tem mapas isolados das linhas, só dentro dos trens. Neles, como eu já disse, existem das duas formas, de acordo com o lado em que é colocado. Porém, em qualquer lista que faça, sempre segue a ordem Itaquera - Barra Funda. De qualquer modo, seu comentário é importante porque vai direto no ponto chave desse tipo de mapa, a simplicidade, e o comentário se torna ainda mais valioso vindo de alguém que parece entender disso.
pdm no está en línea   Reply With Quote
Old April 6th, 2009, 10:40 PM   #28
pdm
Registered User

pdm's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ramos View Post
Com uma letrinha miúda assim, quem é que vai enxergar de longe? Até pode ser nesse estilo, mas tem que estar num tamanho compatível...
pdm no está en línea   Reply With Quote
Old April 6th, 2009, 10:44 PM   #29
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Likes (Received): 3

Não gostei nenhum pouco desse mapa, muito feio! Fora que o nome das estações estão pequenos e perdidos no meio de tantos LEDs. Acho mais interessante da forma como o metrô SP Implantou na linha 2.
Old April 6th, 2009, 10:44 PM   #30
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 148

mas será que é pequeno assim pq tem muitas estações e não caberia??? repare que o mapa ocupa praticamente todo o espaço acima da porta
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2009, 03:00 PM   #31
richter30

richter30's Avatar

Megatatuzão fecha estação República

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Jornal da Tarde

Interdição será entre sábado e domingo e vai ocorrer para a passagem do equipamento

Daniel Gonzales, daniel.gonzales@grupoestado.com.br

A Estação República, no centro da capital, uma das mais movimentadas da Linha 3 (Vermelha) do Metrô, vai permanecer fechada neste fim de semana, entre 1h de sábado e meia-noite de domingo, para a passagem do megatatuzão (shield) utilizado na construção da Linha 4 (Amarela). O bloqueio ocorre durante a Virada Cultural, quando as linhas 1, 2 e 3 do Metrô funcionarão sem interrupção na madrugada de domingo.

A escavadeira está parada ali desde janeiro, depois de ter cavado 4,8 km de túneis desde Pinheiros, zona oeste. Agora, terá que atravessar a Linha 3 transversalmente, cerca de 12 metros acima do túnel atual, puxada em trilhos acomodados em um berço de concreto armado. A operação vai mobilizar 320 pessoas.

Na terceira semana de maio, por volta do dia 15, a máquina será religada na outra "ponta" da Estação República para, a partir dali, escavar o último trecho que falta para completar a extensão total da Linha 4: 1,1 km até a Estação da Luz, também no centro. Dos 12,8 km da Linha Amarela, 11,7 km já estão abertos. O último pedaço, segundo o Consórcio Via Amarela, deve ser completado pelo tatuzão até julho.

Linha opera normalmente

A operação da Linha 3 não vai ser paralisada. Os trens circularão entre Corinthians-Itaquera e Anhangabaú, em uma ponta (com intervalo de 153 segundos), e entre Santa Cecília e Palmeiras-Barra Funda, na outra (com 195 segundos de intervalo).

Entre Anhangabaú e Santa Cecília (e vice-versa), ônibus farão o trajeto gratuitamente. Quem precisar usar os coletivos deverá retirar senhas, com validade de uma hora, nessas duas estações.

Para acomodar os trilhos da Linha 4 e ser atravessada pelo tatuzão, a Estação República passou por uma operação de transferência do peso de sua estrutura para novos pilares, construídos ao lado dos antigos, sem que a Linha 3, a mais movimentada do Metrô, deixasse de operar.

-----------------------------------------------------------------

Estação República ficará fechada na Virada Cultural

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Folha de S. Paulo

DO "AGORA" - DA REPORTAGEM LOCAL

A estação República do metrô, na região central, ficará fechada no final de semana, quando ocorre a Virada Cultural. Ao lado da estação estará um dos palcos do evento, dedicado ao rock brasileiro.

A medida não tem relação com a Virada, disse o Metrô -o fechamento será para a passagem do megatatuzão usado na construção da linha 4-amarela.

Assim, a linha 3-vermelha, no sentido Itaquera-Barra Funda, circulará só até a estação Anhangabaú.

Lá, o usuário terá de descer do trem, pegar um tíquete e seguir, de ônibus gratuito, até a estação seguinte à República, a Santa Cecília. O mesmo esquema será adotado no sentido contrário. O metrô distribuirá 400 mil panfletos que tratam da mudança.

24 horas

O restante do metrô vai funcionar sem paradas nas 24 horas do evento, que ocorre das 18h de sábado às 18h de domingo.

Ainda em razão da Virada, a Secretaria Municipal dos Transportes anunciou uma mudança: o Bilhete Amigão -que, aos domingos e feriados, permite até quatro viagens no período de oito horas, com uma só tarifa- valerá no sábado.

A Polícia Militar usará cerca de 2.100 homens em três turnos na segurança do evento.

A 5ª edição da Virada terá cerca de 800 atrações. A expectativa é receber 3,5 milhões de espectadores.

http://www.sptrans.com.br/clipping/pagina1.htm
Old April 30th, 2009, 04:18 PM   #32
FMoretti
VLT no ABC!

FMoretti's Avatar

Mas não falta nenhuma estação, e todas estão com os nomes corretos. Só embaixo que está escrito Linha Leste - Oeste.

Puts, essa Virada Cultural vai ser o caos. Ônibus do PAESE disputando com as linhas regulares da SPTrans. Fora as interdições em República. E o trajeto entre GBU e CEC não é direto. Então vai ser bem complicado. Quero só ver como vai ser.
Old April 30th, 2009, 04:25 PM   #33
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Likes (Received): 731

Pra que ir de metrô, se haverá tantas atrações na superfície? O negócio é ir caminhando, cantando e seguindo a canção.
gerd.jak no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2009, 04:29 PM   #34
FMoretti
VLT no ABC!

FMoretti's Avatar

Mas para quem deseja chegar em BFU, DEO?! Ou quem pretende chegar a ZL?! !
Old April 30th, 2009, 04:57 PM   #35
Honda Power
Registered User

Honda Power's Avatar

Likes (Received): 107

Ao menos alguns jornais divulgaram a notícia...
Honda Power no está en línea   Reply With Quote
Old May 1st, 2009, 01:17 AM   #36
richter30

richter30's Avatar

edit
Old May 1st, 2009, 05:30 PM   #37
rkj
Registered User

Likes (Received): 19

Detalhe que o ônibus do PAESE liga Anhangabaú a Santa Cecília sem passar por República, pelo que deu para entender... quem iria acessar o metrô pela República, vai ter que andar até Anhangabaú, né ?
rkj no está en línea   Reply With Quote
Old May 1st, 2009, 09:48 PM   #38
BrunoB.
Registered User

BrunoB.'s Avatar

Likes (Received): 35

Quote:
Originally Posted by Honda Power View Post
Ao menos alguns jornais divulgaram a notícia...
aliás, no estadao de hj tem uma propaganda de pagina inteira, colorida, falando sobre a interdicao da linha, com uma propaganda do GESP sobre o expansao Sp....
BrunoB. no está en línea   Reply With Quote
Old May 1st, 2009, 11:39 PM   #39
Luuuke
Registered User

Luuuke's Avatar

Eu vi na televisão também, uma "expansete" falando do expansão SP e o motivo da interdição
E segundo a explicação dela, parece que não passa na República não

Last edited by Luuuke; May 1st, 2009 at 11:50 PM.
Luuuke no está en línea   Reply With Quote
Old May 2nd, 2009, 11:19 AM   #40
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 13

Quote:
Originally Posted by Ramos View Post
Mas em São Paulo já existe este mapa com leds piscando a estação na linha do metrô que vai até o Capão Redondo.
tchelllo no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules