daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Reply

Thread Tools Display Modes
Old August 17th, 2012, 02:57 PM   #8961
Guga <->
Registered User

Guga <->'s Avatar

Likes (Received): 0

Ri alto em TAT, BAS, PSE, GBU e REP.

Ramos, acho que em SAC 2 ainda é ATO e mesmo assim, as outras portas funcionam com o CBTC mas irei confirmar melhor essa parte do CBTC.

Sobre o funcionamento, elas sabem quando o trem está na plataforma pela posição dos eixos, contagem desses (ou só no CBTC?) e quando as portas se abrem ela dá o comando para abertura também.

Last edited by Guga <->; August 17th, 2012 at 03:18 PM.
Guga <-> no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old August 17th, 2012, 04:22 PM   #8962
Vicente A.O. Junior
Registered User

Likes (Received): 47

Se não me engano, em SAC, no sentido VPT, alinha-se em ATO e passa-se pra CBTC. Não sei se a abertura é feita em ATO.

Na via sentido VMD, é alinhado em CBTC, abre, fecha, depois passa pra ATO e segue.

Quote:
Originally Posted by celosantos View Post
Guga e Vicente:

Os testes eu já estava ciente que já estavam acontecendo, mas o trecho da #L3 ainda não tem CBTC, certo? Então, o controle das portas será feito como? Eu não conheço nada de como isso funciona, até peço desculpas pela "ignorância".

Acho que as portas de plataforma darão outro gás e cara a L3. Melhoraram e muito o embarque.
Sim, ainda não temos CBTC. Nas madrugadas, montam a infra (antenas, cabeamento, etc) e depois de tudo pronto, será testado o software.
Como o Ramos disse, as portas são projetadas para funcionar com CBTC, pra funcionar com ATC/ATO tem de ajustar a eletrônica e software delas.
Nós também torcemos pra que isso se resolva. É tenso alinhar o trem com a plataforma lotada, vocês não fazem ideia .
Sem falar em uma questão de acesso a equipamentos do trem, que as PSD's deixam horrível dependendo de como o trem parar.
Vicente A.O. Junior no está en línea   Reply With Quote
Old August 17th, 2012, 05:55 PM   #8963
OOOPS
Registered User

OOOPS's Avatar

Likes (Received): 121

Quote:
Originally Posted by Vicente A.O. Junior

Se não me engano, em SAC, no sentido VPT, alinha-se em ATO e passa-se pra CBTC. Não sei se a abertura é feita em ATO.

Na via sentido VMD, é alinhado em CBTC, abre, fecha, depois passa pra ATO e segue.

Sim, ainda não temos CBTC. Nas madrugadas, montam a infra (antenas, cabeamento, etc) e depois de tudo pronto, será testado o software.
Como o Ramos disse, as portas são projetadas para funcionar com CBTC, pra funcionar com ATC/ATO tem de ajustar a eletrônica e software delas.
Nós também torcemos pra que isso se resolva. É tenso alinhar o trem com a plataforma lotada, vocês não fazem ideia .
Sem falar em uma questão de acesso a equipamentos do trem, que as PSD's deixam horrível dependendo de como o trem parar.
SAC-2: A troca do ATC para CBTC é feita após prestação de serviço.
Atualizado em/Updated on/Mise à jour le 20.05.2013. Informações obtidas em/Information obtained on/Informations obtenues le 10.05.2013.
OOOPS no está en línea   Reply With Quote
Old August 17th, 2012, 05:58 PM   #8964
Vicente A.O. Junior
Registered User

Likes (Received): 47

Obrigado por completar! Eu vi poucas vezes operação da L2.
Vicente A.O. Junior no está en línea   Reply With Quote
Old August 17th, 2012, 06:04 PM   #8965
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

Likes (Received): 535

Quote:
Originally Posted by Vicente A.O. Junior View Post
Esse é um problema político. Desde as especificações técnicas era sabido que deveriam deixar acessos para os equipamentos do trem, principalmente aquelas portinholas localizadas nos carros. Os coreanos nunca tinham fabricado portas com esse detalhe e enquanto tratavam de modificar seu projeto, houve pressão de fora do metrô para realizar a implantação das PSD's o mais rápido possível. O metrô poderia ter barrado a implantação das portas pois não havia sido cumprida essa especificação técnica, porém a empresa não só aceitou como fez incluir em documentos que as portas estavam sendo aceitas assim, pois esse mero detalhe das portinholas não era impeditivo para o funcionamento das mesmas e poderia ser corrigido posteriormente. Por isso que nas 10 estações até agora com PSD's não existe acesso aos equipamentos do trem. Agora com essa parada no projeto, os coreanos estão trabalhando com modificações nas PSD's para contemplar esse detalhe nas próximas estações e corrigir futuramente nas estações existentes.

Reparem na portinhola do trem à direita na foto, bloqueada pelas PSD's
http://noticias.vidrado.com/curiosid...orma-em-vidro/
Ramos no está en línea   Reply With Quote
Old August 18th, 2012, 09:26 AM   #8966
Guga <->
Registered User

Guga <->'s Avatar

Ou seja, é cagada pra todo lado. Nesse lance das portinholas quem acaba perdendo é o próprio usuário.
Old August 18th, 2012, 03:29 PM   #8967
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

Quote:
Originally Posted by Guga <-> View Post
Ou seja, é cagada pra todo lado. Nesse lance das portinholas quem acaba perdendo é o próprio usuário.
É por isso que eu acredito que vocês da operação devem ser mais incisivos e não permitir que coisas assim aconteçam, pois é a operação que vai lidar com esses e outros equipamentos e a opinião da mesma é essencial para que os equipamentos funcionem atendendo as expectativas de todos (os membros do Metrô, empresas terceirizadas e principalmente a população). Infelizmente tem gente de cima do metrô que gosta de jogar a operação contra as empresas terceirizadas, para abafar os erros. A operação do metrô já conseguiu algumas vitórias, porém muita coisa é imposta sem que a mesma tenha sido previamente consultada (lembrando daquele caso ridículo dos trens com bancos minúsculos na cabine).
Old August 20th, 2012, 01:39 AM   #8968
Fabio Farias
Eu amo São Paulo...

Fabio Farias's Avatar

Falando em PSD's e quando eles vão colocar as de Vila Matilde pra funcionar? Elas estão lá há mais de uma ano a toa, só pra decorar! : /

Last edited by Fabio Farias; August 20th, 2012 at 01:39 AM. Reason: Esqueci a letra maiúscula... ;)
Fabio Farias no está en línea   Reply With Quote
Old August 20th, 2012, 02:09 AM   #8969
Diego3336
Registered User

Diego3336's Avatar

Likes (Received): 44

Po cara, esse foi o assunto do tópico nas duas ultimas paginas, faz um esforço de ler os posts anteriores ae hahahaha
Diego3336 no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2012, 12:21 AM   #8970
RobinhoFGCM
Registered User

RobinhoFGCM's Avatar

Quote:
Originally Posted by OOOPS View Post
SAC-2: A troca do ATC para CBTC é feita após prestação de serviço.
Achei que a troca do ATC pro CBTC se dava após o fechamento das portas em AIP-2, pois na mesma, já não se ouve o apito de start-up característico do ATC.
Em SAC-1 já se ouve, mas em AIP-2, não ouvi mais.

Posso estar enganado, só to contando o que eu vejo e ouço.
RobinhoFGCM no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2012, 03:51 AM   #8971
OOOPS
Registered User

OOOPS's Avatar

Quote:
Originally Posted by RobinhoFGCM View Post
Achei que a troca do ATC pro CBTC se dava após o fechamento das portas em AIP-2, pois na mesma, já não se ouve o apito de start-up característico do ATC.
Em SAC-1 já se ouve, mas em AIP-2, não ouvi mais.

Posso estar enganado, só to contando o que eu vejo e ouço.
Quando o trem passa de ATC para CBTC, você pode ver que após as portas fecharem em SAC-2, o mapa de linha fica completamente apagado por algum tempo, depois ele volta como se nada tivesse acontecido, acompanhado do anúncio da estação Tamanduateí. Pelo menos até semana passada, a mudança continua sendo em SAC (ATC para CBTC na 2, CBTC para ATC na 1).

Last edited by OOOPS; August 21st, 2012 at 04:00 AM.
Old August 21st, 2012, 06:50 AM   #8972
Guga <->
Registered User

Guga <->'s Avatar

Quote:
É por isso que eu acredito que vocês da operação devem ser mais incisivos e não permitir que coisas assim aconteçam, pois é a operação que vai lidar com esses e outros equipamentos e a opinião da mesma é essencial para que os equipamentos funcionem atendendo as expectativas de todos (os membros do Metrô, empresas terceirizadas e principalmente a população)
Aí é que está o problema Ramos, isso é jogado GOELA ABAIXO na gente. Todo mundo critica as coisas erradas, reclamamos, tem relatório, CIPA, reunião de desempenho... Aqui é o buraco é mais embaixo, a política atrapalha.
Old August 21st, 2012, 01:11 PM   #8973
FabioMachad0
Registered User

FabioMachad0's Avatar

Likes (Received): 27

Malditas latas velhas sem ar condicionado!!!

Quem é o &@$#%* que tá embaçando a modernização da frota inteira?

#DeusSalveOsTrensGelados

[DESABAFO MODE OFF]

http://pt.fotoalbum.eu/FabioMachad0
FabioMachad0 no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2012, 01:40 PM   #8974
caiocco
Entusiasta!

caiocco's Avatar

Likes (Received): 441

Na Linha 3 eu vejo uma quantidade até que razoável de trens com ar condicionado. Lembrando que ela ficou, digamos, uns 10 anos sem trens com ar enquanto os passageiros observavam tranquilamente a série 2000 que roda na Linha 11 da CPTM passar no trecho paralelo sem falar nada.

Inovação e renovação, dois pilares para a mobilidade urbana que são pouco explorados na Região Metropolitana de São Paulo; muitos não percebem que o transporte coletivo é o mais perfeito espelho da problemática social e da ocupação errônea do solo, possuindo inestimável potencial de transformação e desenvolvimento.

Ideias postadas no SSC: Trem metropolitano na Marginal Tietê.
Quer discutir sobre a CPTM no Facebook? Visite: CPTM - Você Também Anda!. | Descontente com as linhas de ônibus noturnas de São Paulo? Assine a petição.
caiocco no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2012, 08:09 PM   #8975
celosantos
Registered User

celosantos's Avatar

Galera, volto a falar:

É preciso educar a galera que usa o Metrô. Os série H estão com o ar em apenas 2 estágios: desligado (sauna sem gente bonita) e pólo ártico. Assim não dá. Os modernizados (séries I, J, K, L) tem um ar mais "humano", digamos assim. O série H dá até dor de cabeça na galera.

E outra, muita gente na Barra Funda "deixa passar" os série H pela fama de "geladão" que eles vem ganhando. É preciso ajustar estes controles, senão a galera vai ficar cheia de #mimimi com estes carros mais novos. Infelizmente, há maluco para tudo e tem gente que prefere as séries A, C, D e E por que eles são "quentões".

Outra coisa, não/nunca existiu uma série B?

http://www.twitter.com/celosantos
celosantos no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2012, 08:12 PM   #8976
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

Quote:
Originally Posted by Guga <-> View Post
Aí é que está o problema Ramos, isso é jogado GOELA ABAIXO na gente. Todo mundo critica as coisas erradas, reclamamos, tem relatório, CIPA, reunião de desempenho... Aqui é o buraco é mais embaixo, a política atrapalha.
Para isso que vocês deveriam utilizar os coletes de sindicato, fazer protestos,etc, não apenas por questões salariais. O sindicato só denuncia poucas coisas tolas, isso quando não monopoliza seus esforços e protestos apenas na questão salarial (que é importante mas que nhão pode ser a única plataforma de um sindicato) . . .
Old August 21st, 2012, 08:53 PM   #8977
Honda Power
Registered User

Honda Power's Avatar

Likes (Received): 95

Quote:
Originally Posted by celosantos View Post
Então, ela na verdade foi suprimida e se juntou à Série A. Isso porque os Budds foram entregues em dois lotes para a L1, sendo que o segundo seria a Frota "B". Mas até onde sei não há diferença técnica entre eles.
Honda Power no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2012, 09:58 PM   #8978
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Até há, mas são poucas, mais na parte da eletrônica. Hoje TUEs da Frota A (198) estão misturados à "Frota B" (108). Daí fica meio sem sentido ter uma Frota B.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old August 22nd, 2012, 12:01 AM   #8979
OOOPS
Registered User

OOOPS's Avatar

Quote:
Originally Posted by celosantos
Galera, volto a falar:

É preciso educar a galera que usa o Metrô. Os série H estão com o ar em apenas 2 estágios: desligado (sauna sem gente bonita) e pólo ártico. Assim não dá. Os modernizados (séries I, J, K, L) tem um ar mais "humano", digamos assim. O série H dá até dor de cabeça na galera.

E outra, muita gente na Barra Funda "deixa passar" os série H pela fama de "geladão" que eles vem ganhando. É preciso ajustar estes controles, senão a galera vai ficar cheia de #mimimi com estes carros mais novos. Infelizmente, há maluco para tudo e tem gente que prefere as séries A, C, D e E por que eles são "quentões".

Quote:
Originally Posted by Honda Power

Então, ela na verdade foi suprimida e se juntou à Série A. Isso porque os Budds foram entregues em dois lotes para a L1, sendo que o segundo seria a Frota "B". Mas até onde sei não há diferença técnica entre eles.
Quote:
Originally Posted by Tiago Costa
Até há, mas são poucas, mais na parte da eletrônica. Hoje TUEs da Frota A (198) estão misturados à "Frota B" (108). Daí fica meio sem sentido ter uma Frota B.
ATO com componentes discretos (frota 198/A) e microprocessados (frota 108/B). Outras diferenças são posições de chaves, extintores, console, etc. Para a operação, não há nenhuma diferença significativa.

Atualmente há apenas 3 trens da frota 108 em operação: 144, 147 e 151. Todos os outros ou são frota 198, ou mistos (extremos 198, e meio 108).
Atualizado em/Updated on/Mise à jour le 20.05.2013. Informações obtidas em/Information obtained on/Informations obtenues le 10.05.2013.
Old August 22nd, 2012, 06:24 AM   #8980
Guga <->
Registered User

Guga <->'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Ramos View Post
Para isso que vocês deveriam utilizar os coletes de sindicato, fazer protestos,etc, não apenas por questões salariais. O sindicato só denuncia poucas coisas tolas, isso quando não monopoliza seus esforços e protestos apenas na questão salarial (que é importante mas que nhão pode ser a única plataforma de um sindicato) . . .
Concordo contigo. Até que na gestão Jurandir/Alckmin a coisa tá mais suave, porém na gestão Portella...

Reply

Tags
linha 3, metro, metro-sp, subway

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules