daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Reply

Thread Tools Display Modes
Old April 16th, 2009, 03:28 PM   #61
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Likes (Received): 579

As áreas para Adolfo Pinheiro já estão em posse do metrô? Já houve demolição? Tive esta impressão no google maps atualizado, mas não conferi as áreas.
gerd.jak no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 16th, 2009, 03:33 PM   #62
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Olha, nem sei, mas fiquei muito satisfeito de saber dessa retomada da licitação ! Acho que agora vem a fase de classificação, e acho que como já houve pré-qualificação, não será necessária a habilitação, havendo já a seleção. Só que claro, tanto para a classificação, quanto para a seleção (também quanto à habilitação, se houver), podem haver recursos interpostos pelas empresas, causando mais interrupções. Isso se alguma das empresas não entrar na Justiça, para atrasar ainda mais o processo. Vamos ver no que vai dar, eheheh.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old April 16th, 2009, 03:44 PM   #63
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Que mal lhe pergunte, Tiago, a licitação já foi publicada em todos os seus detalhes? Já foram apresentadas as propostas?
Que eu me lembre, a fase de pré-qualificação mostrava de forma bem macro as atividades a serem realizadas, exigindo dos concorrentes apenas a apresentação de documentos que provassem sua qualificação - obras previamente realizadas, robustez financeira etc. Não houve nem na parte do metrô nem dos consórcios detalhamento sobre obras, custos detalhados, etc, tudo aquilo que faz parte de uma licitação.
Old April 16th, 2009, 03:59 PM   #64
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Ainda não, gerd. Não sei se vai ser aberta outra licitação, e pelo que você falou, acho que vai ser esse o caso. Mas sei lá, depois que eu vi a licitação da consulta pública para a PPP da Linha 4 virando a própria PPP da Linha 4, achei que o mesmo pudesse acontecer com a pré-qualificação da Linha 5. Mas concordo com você, de que agora foram apenas avaliadas as condições financeiras e técnicas das empresas. Reli o edital e realmente não encontrei nenhuma especificação técnica, e nenhuma referência a arquivos técnicos detalhados, apenas àqueles diagramas unifilares.
Old April 16th, 2009, 04:13 PM   #65
FMoretti
VLT no ABC!

FMoretti's Avatar

Likes (Received): 1

Agora vai hein! Só espero que não atrasem mais o processo. Tomara que saia logo!
FMoretti no está en línea   Reply With Quote
Old April 16th, 2009, 04:19 PM   #66
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tiago Costa View Post
Ainda não, gerd. Não sei se vai ser aberta outra licitação, e pelo que você falou, acho que vai ser esse o caso. Mas sei lá, depois que eu vi a licitação da consulta pública para a PPP da Linha 4 virando a própria PPP da Linha 4, achei que o mesmo pudesse acontecer com a pré-qualificação da Linha 5. Mas concordo com você, de que agora foram apenas avaliadas as condições financeiras e técnicas das empresas. Reli o edital e realmente não encontrei nenhuma especificação técnica, e nenhuma referência a arquivos técnicos detalhados, apenas àqueles diagramas unifilares.
Não deve ser uma nova licitação, mas uma nova fase que é a verdadeira licitação. Não sei quão pública será, já que não podem entrar novos players. Talvez as informações, que devem ser muitas, serão passadas diretamente às concorrentes pré-qualificadas. Se bem que as cartas já foram jogadas, e a briga pelas fases prioritárias não será tão grande:
Os trechos em shield, lotes 3 e 7, tiveram 2 concorrentes qualificados para 2 lotes. Vão tirar no par-ou-ímpar.
Para o lote 1, Adolfo Pinheiro, restam outros 2 concorrentes. Quem perder, ainda concorre aos outros lotes, pelos quais a briga será maior.
Old April 16th, 2009, 06:36 PM   #67
PHCastro
Registered User

PHCastro's Avatar

Likes (Received): 17

Quote:
Olha, nem sei, mas fiquei muito satisfeito de saber dessa retomada da licitação ! Acho que agora vem a fase de classificação, e acho que como já houve pré-qualificação, não será necessária a habilitação, havendo já a seleção. Só que claro, tanto para a classificação, quanto para a seleção (também quanto à habilitação, se houver), podem haver recursos interpostos pelas empresas, causando mais interrupções. Isso se alguma das empresas não entrar na Justiça, para atrasar ainda mais o processo. Vamos ver no que vai dar, eheheh.
se eu não me engano, é imprescindível que seja feita a habilitação. vou pesquisar melhor e trago a resposta depois
PHCastro no está en línea   Reply With Quote
Old April 16th, 2009, 10:27 PM   #68
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Valeu, PHCastro!
Old April 16th, 2009, 11:45 PM   #69
andre-per
atitude de calhorda!

andre-per's Avatar

Likes (Received): 0

quanto tempo deve demorar isso ainda? pode haver mais recursos no judiciário ou no tcu que interrompam o processo?
andre-per no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2009, 02:01 AM   #70
PHCastro
Registered User

PHCastro's Avatar

Likes (Received): 17

Quote:
Valeu, PHCastro!
Pelo que andei lendo, Tiago, é imprescindível que seja feita a habilitação antes que se proceda à classificação. A habilitação é a segunda fase do procedimento da licitação, quando há a abertura dos envelopes "documentação" e sua apreciação, conforme a lei de licitações.
Ainda, segundo o artigo 27 da lei 8.666/93, a documentação exigida poderá referir-se tão-somente à habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira, bem como regularidade fiscal e comprovação do cumprimento de uma série de obrigações trabalhistas.
Terminada a habilitação, há abertura dos envelopes "propostas" e o julgamento destas de acordo com os critérios determinados no edital. Quanto aos critérios, a lei permite, e.g., proposta de menor preço, de melhor técnica, de técnica e preço e a de maior lance ou oferta.
Espero ter elucidado alguma coisa...
Abraços!
PHCastro no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2009, 08:15 AM   #71
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Elucidou muito, obrigado! Mas vi que em algumas licitações, já estão com o novo esquema aprovado no ano passado, de inverter as ordens das etapas de classificiação e habilitação (para ficarem na ordem que eu coloquei aqui). Você tem mais detalhes de que tipos de licitações podem ter essa inversão?
Old April 17th, 2009, 02:50 PM   #72
Overmundo
Aes não é Eletropaulo

Overmundo's Avatar

Likes (Received): 152

Quote:
Originally Posted by gerd.jak View Post
As áreas para Adolfo Pinheiro já estão em posse do metrô? Já houve demolição? Tive esta impressão no google maps atualizado, mas não conferi as áreas.
Passei anteontem na frente da Adolfo Pinheiro e infelizmente ainda tudo está "de pé"...dá pra ver os imoveis (2 bancos, 5 a 6 lojas) fechados, sendo que 1 está com um aviso bem antigo de mudança de ponto por causa do metrô...mas acho que agora vai!!!
Overmundo no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2009, 03:01 PM   #73
pranda2009
PRANDA

pranda2009's Avatar

Likes (Received): 3

Quote:
Originally Posted by PHCastro View Post
Pelo que andei lendo, Tiago, é imprescindível que seja feita a habilitação antes que se proceda à classificação. A habilitação é a segunda fase do procedimento da licitação, quando há a abertura dos envelopes "documentação" e sua apreciação, conforme a lei de licitações.
Ainda, segundo o artigo 27 da lei 8.666/93, a documentação exigida poderá referir-se tão-somente à habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira, bem como regularidade fiscal e comprovação do cumprimento de uma série de obrigações trabalhistas.
Terminada a habilitação, há abertura dos envelopes "propostas" e o julgamento destas de acordo com os critérios determinados no edital. Quanto aos critérios, a lei permite, e.g., proposta de menor preço, de melhor técnica, de técnica e preço e a de maior lance ou oferta.
Espero ter elucidado alguma coisa...
Abraços!
No caso em questão a pré-qualificação corresponde exatamente a primeira fase de qualificação, ou seja agora será mesmo a 2ª fase de abertura das propostas de cada licitante.

Last edited by pranda2009; April 17th, 2009 at 03:06 PM.
pranda2009 no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2009, 03:05 PM   #74
pranda2009
PRANDA

pranda2009's Avatar

Quote:
Elucidou muito, obrigado! Mas vi que em algumas licitações, já estão com o novo esquema aprovado no ano passado, de inverter as ordens das etapas de classificiação e habilitação (para ficarem na ordem que eu coloquei aqui). Você tem mais detalhes de que tipos de licitações podem ter essa inversão?
Neste caso não há qualquer inversão, apenas uma concentração de todos os atos relativos a habilitação de cada empresa a cada lote em uma 1ª grande fase chamada pré-qualificação.
Agora já vamos para as propostas técnico-financeiras propriamente ditas.

Quote:
Originally Posted by Overmundo View Post
Passei anteontem na frente da Adolfo Pinheiro e infelizmente ainda tudo está "de pé"...dá pra ver os imoveis (2 bancos, 5 a 6 lojas) fechados, sendo que 1 está com um aviso bem antigo de mudança de ponto por causa do metrô...mas acho que agora vai!!!
O Metrô não tem como fazer a demolição por seus próprios meios. Ele tem que esperar o resultado da licitação que estamos comentando aqui, para após isto dar o OK as empreiteiras vencedoras para elas ocuparem os respectivos terrenos e fazerem elas as demolições.

Antes de agosto, acredito que não veremos nenhuma atividade por aqueles lados.
Old April 17th, 2009, 04:11 PM   #75
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Quote:
Originally Posted by pranda2009 View Post
Neste caso não há qualquer inversão, apenas uma concentração de todos os atos relativos a habilitação de cada empresa a cada lote em uma 1ª grande fase chamada pré-qualificação.
Agora já vamos para as propostas técnico-financeiras propriamente ditas.
Sim, mas acho que elas ainda não foram apresentadas. Até o momento, tudo o que o metrô exigiu foram os documentos de qualificação da empresa ou consórcio. O metrô ainda não apresentou a licitação propriamente dita, com aquilo que conhecemos de detalhamentos, minuta de contrato, tabelas de custos e recursos, etc - ao menos, não em público. Se, de fato, isto ainda tiver de ser feito, vai lá mais um mês ao menos.

Quote:
Originally Posted by pranda2009 View Post
O Metrô não tem como fazer a demolição por seus próprios meios. Ele tem que esperar o resultado da licitação que estamos comentando aqui, para após isto dar o OK as empreiteiras vencedoras para elas ocuparem os respectivos terrenos e fazerem elas as demolições.

Antes de agosto, acredito que não veremos nenhuma atividade por aqueles lados.
Olhando do google map, há um terreno vazio bem na área da futura obra. Mas é provável que já estivesse lá.
De fato, imaginei que teria que ser como vc falou, de as empreiteiras serem responsáveis pela demolição.
Old April 17th, 2009, 04:29 PM   #76
pranda2009
PRANDA

pranda2009's Avatar

Quote:
Sim, mas acho que elas ainda não foram apresentadas. Até o momento, tudo o que o metrô exigiu foram os documentos de qualificação da empresa ou consórcio. O metrô ainda não apresentou a licitação propriamente dita, com aquilo que conhecemos de detalhamentos, minuta de contrato, tabelas de custos e recursos, etc - ao menos, não em público. Se, de fato, isto ainda tiver de ser feito, vai lá mais um mês ao menos.
Isto mesmo Gerd, deve sair uma outra publicação marcando a data da abertura das propostas técnicas/comerciais.
Provavelmente os maiores detalhamentos dos projetos serão apresentados junto com esta publicação que me refiro acima.

Ai façamos a seguinte conta, que esta publicação ocorra em princípio do mês de maio, provavelmente a data de abertura dos envelopes propostas será para 60 (sessenta) dias na frente, começo de julho, não havendo outras paralisações (o que acho complicado) mês de agosto se publica o vencedor, homologa o vencendor, adjudica, em setembro demolições....
Mas mesmo que ocorram outras paralisações, permanecendo o ritimo que o Metrô lida com elas, na pior hipótese, até dezembro "casas no chão".

Quote:
Olhando do google map, há um terreno vazio bem na área da futura obra. Mas é provável que já estivesse lá.
De fato, imaginei que teria que ser como vc falou, de as empreiteiras serem responsáveis pela demolição.
Sim, tb acredito que este terreno já era vazio. Mesmo porque hoje o Metrô, até onde eu sei, não mantem equipes e equipamentos para isso.
Old April 17th, 2009, 04:42 PM   #77
eewann
Registered User

Likes (Received): 6

tenho uma dúvida.
as desapropriações de muitos terrenos para a construção da linha 5 indicam que a linha será elevada como a parte que ja está construida?
eewann no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2009, 04:42 PM   #78
Honda Power
Registered User

Honda Power's Avatar

Likes (Received): 95

Finalmente posso colaborar em algo da L5! A estação Brooklin será a duas quadras do meu serviço - infelizmente, perderemos o Burdog, que fica no local onde será a estação.

Tudo está funcionando. Assim que notar algo de diferente, aviso-os.
Honda Power no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2009, 04:52 PM   #79
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Quote:
Originally Posted by eewann View Post
tenho uma dúvida.
as desapropriações de muitos terrenos para a construção da linha 5 indicam que a linha será elevada como a parte que ja está construida?
Não, será subterrânea, escavada, em sua maior parte, por shield.
Se fosse elevada, o estrago seria bem maior, principalmente através de Campo Belo e Moema, onde a linha deixa de seguir a Av. Santo Amaro e atravessa em diagonal em direção à av. Ibirapuera, e na Vila Clementino, onde as vias são estreitas demais para um elevado.
Old April 17th, 2009, 06:19 PM   #80
pdm
Registered User

pdm's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
A partir do Google Earth 5 dá pra ver imagens de satélite antigas. Esse terreno era aparentemente uma garagem de ônibus, dá para vê-los em imagens de 2004. Em 2007 a garagem está vazia, não sei se fora de operação. O Google ainda não disponibilizou as imagens de 2008 (aquelas que estavam no ar até outro dia) pra tirar a dúvida.
pdm no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
linha 5 sp, linha lilás, metro, metro-sp, são paulo, subway, underground

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules