daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Reply

Thread Tools
Old April 4th, 2009, 02:29 AM   #21
pranda2009
PRANDA

pranda2009's Avatar

Likes (Received): 7

Quote:
Originally Posted by rkj View Post
Especulação:

- Melhorar o tempo de set-up no início da operação comercial
- Tirar a necessidade de trens indo na contra-mão até chegar ao AMV do Y para então acessar a outra linha
Verdade não tinha pensado nos trens na contra-mão para o AMV do Y, aliás é primeiro trajeto neste desenho projetado para São Paulo pelo Metro, ou estou enganado ???
pranda2009 no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 4th, 2009, 02:38 AM   #22
rkj
Registered User

Likes (Received): 162

Quote:
Originally Posted by pranda2009 View Post
Verdade não tinha pensado nos trens na contra-mão para o AMV do Y, aliás é primeiro trajeto neste desenho projetado para São Paulo pelo Metro, ou estou enganado ???
É o primeiro sim, apesar de que eu interpretei o projeto de junção das linhas 7 e 8 (Inserção Urbana Lapa - Barra Funda) como Y (compartilhar as mesmas vias) enquanto há quem discorde (quem sabe com razão) de que o projeto é de juntar as vias numa faixa ferroviária mais estreita mas manter seu número.

Mas ainda sim o Y da linha 6 seria o primeiro projeto do Metrô, mesmo que não seja o primeiro das empresas de transporte metropolitano sobre trilhos.

E mesmo que o projeto das linhas 7 e 8 não fosse de Y, eu acho que deveria ser... vamos espalhar Y pela cidade!
rkj no está en línea   Reply With Quote
Old April 4th, 2009, 07:49 AM   #23
Irdiplo
Registered User

Irdiplo's Avatar

Likes (Received): 0

Ola!
nao sou de Sao Paulo nem sou tecnico mas acho que deveriam estender a linha 3 até a futura linha 6. Sei que linha 3 está mais do que saturada mas acho que iria melhorar a baldeiaçao entra as duas linhas. com isso em mente acho que nao seria um problema pra a linha 3.
“…se não te apercebes para integrar a Amazônia na tua civilização, ela, mais cedo ou mais tarde, se distanciará, naturalmente, como se desprega um mundo de uma nebulosa – pela expansão centrífuga de seu próprio movimento”

Euclides da Cunha
Irdiplo no está en línea   Reply With Quote
Old April 4th, 2009, 08:37 AM   #24
XxX_Apple_XxX
Apple Lover

XxX_Apple_XxX's Avatar

Likes (Received): 9

Quote:
Originally Posted by gutooo View Post
A estação Turiaçú (ou Turiassú) Vai ficar em FRENTE ao Palestra Italia!

E a Pacaembú vai ficar em frente ao Pacaembú!

Isso é MUITO bom!
nossa, d+ isso heim!
Estádios com estações praticamente na "porta"... mto bom mesmo!
Old April 4th, 2009, 04:18 PM   #25
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

Likes (Received): 404

Quote:
Originally Posted by pranda2009 View Post

Na verdade, se você fala em projeto, não é o primeiro não, mas é o primeiro que está mais perto de ser construído (se a cabeça fechada de alguns não impedir).

Outros que já existiram:

Ramal Moema (Linha 1 / Linha Norte-Sul)

Ramal Vila Bertioga (Linha 4 / Linha Sudeste-Sudoeste)

Old April 4th, 2009, 04:37 PM   #26
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 6328

E o que achei interessante neste projeto é a construção de um ramal saindo da via principal, o que pode possibilitar a criação de duas linhas distintas no mesmo sistema, facilitando a vida do usuário.

Não consegui ver direito no mapa, mas parece que a Linha 6 não irá ter integração com o Terminal Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte. Se for verdade, irão repetir o erro que fizeram na Linha 5, onde o Metrô não tem uma estação integrada ao Terminal Capelinha de ônibus.
Old April 4th, 2009, 08:31 PM   #27
PHCastro
Registered User

PHCastro's Avatar

Likes (Received): 55

Quote:
Originally Posted by richter30 View Post
Alias, o autodromo de interlagos não fica a quase 1 KM de distancia da estação com o mesmo nome da linha 9 da CPTM??
e no dia da formula 1 em outubro do ano passado parece que o "mar" de fanaticos pela corrida não se importaram nem um pouco com esse percurso para caminhar, qto mais os torcedores de futebol...rsrs

Então eu acho que esse 1km não será empecilho (Apesar que se pudesse ser mais proximo melhor, mas se não...melhor do que como está hj....
Quando eu visitei o Allianz Arena, em Munique, me lembro que a estação era relativamente longe do estádio também. Acho que é pra dar vazão e não causar tumulto... é até melhor assim, na minha opinião.
PHCastro no está en línea   Reply With Quote
Old April 4th, 2009, 09:43 PM   #28
r.lifzer
Guy Kewney from nwless.ne

r.lifzer's Avatar

Likes (Received): 193

Quote:
Originally Posted by gerd.jak View Post
Parabéns pelos threads, muito bem-feito.
Na licitação para os projetos da linha 6 (trecho Cachoeirinha/Brasilândia-São Joaquim) o metrô acrescentou um mapa, que é interessante para quem quiser saber a rota prevista - ainda sujeita a correções. É possível identificar a estação Treze de Maio entre a rua homônima e a Brigadeiro Luiz Antônio, e a Bela Vista na intersecção com a avenida Nove de Julho.

A Estação Angélica vai ter sua saida na Praça Buenos Aires mesmo?!?!?!
r.lifzer no está en línea   Reply With Quote
Old April 4th, 2009, 09:52 PM   #29
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Ainda não se sabe ao certo, esse é um mapa preliminar, mais para mostar a rota e a localização aproximada das estações. A localização defintiva só saberemos quando da conclusão (e dvulgação) do projeto executivo.
Old April 4th, 2009, 10:47 PM   #30
HRLR
Registered User

Quote:
Originally Posted by Irdiplo View Post
Ola!
nao sou de Sao Paulo nem sou tecnico mas acho que deveriam estender a linha 3 até a futura linha 6. Sei que linha 3 está mais do que saturada mas acho que iria melhorar a baldeiaçao entra as duas linhas. com isso em mente acho que nao seria um problema pra a linha 3.
Concordo, eu até já tinha defendido isso numa discussão. Suponho que seria possível, sim, a L3 até Água Branca e um esquema de trens vazios partindo da Barra Funda para não haver superlotação.
HRLR no está en línea   Reply With Quote
Old April 5th, 2009, 12:16 AM   #31
gutooo
neonico

gutooo's Avatar

Likes (Received): 448

Quote:
Originally Posted by richter30 View Post
Alias, o autodromo de interlagos não fica a quase 1 KM de distancia da estação com o mesmo nome da linha 9 da CPTM??
e no dia da formula 1 em outubro do ano passado parece que o "mar" de fanaticos pela corrida não se importaram nem um pouco com esse percurso para caminhar, qto mais os torcedores de futebol...rsrs

Então eu acho que esse 1km não será empecilho (Apesar que se pudesse ser mais proximo melhor, mas se não...melhor do que como está hj....
Mas não é mesmo!

Os torcedores do Palmeiras andam da estação Sumaré até o palestra, quase 3 quilometros (eu já fiz muito isso, para poupar tempo) ou quase 1Km da estação Palmeiras - Barra Funda!

Flickr
Twitter YouTube

gutooo no está en línea   Reply With Quote
Old April 5th, 2009, 02:31 AM   #32
HGP
Viagem Interna

Likes (Received): 321

a Bela Vista será até 2020 o melhor distrito para se morar em SP com cerca de 6 linhas passando por ela ou próxima... Não vou mais vender meu ap....
Old April 5th, 2009, 03:48 AM   #33
Vicente A.O. Junior
Registered User

Likes (Received): 600

Ou trabalhar!!!
Eu trabalho lá...
Se esse mapa for próximo do real, vou ter 2 estações quase que na cara do trabalho (São Joaquim, que uso hoje, e 13 de maio)
Vicente A.O. Junior no está en línea   Reply With Quote
Old April 5th, 2009, 04:25 AM   #34
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rodalvesdepaula View Post
E o que achei interessante neste projeto é a construção de um ramal saindo da via principal, o que pode possibilitar a criação de duas linhas distintas no mesmo sistema, facilitando a vida do usuário.

Não consegui ver direito no mapa, mas parece que a Linha 6 não irá ter integração com o Terminal Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte. Se for verdade, irão repetir o erro que fizeram na Linha 5, onde o Metrô não tem uma estação integrada ao Terminal Capelinha de ônibus.
Na verdade, o maior problema da falta de integração do Terminal Capelinha com a Linha 5 foi a Prefeitura de São Paulo (na época, o prefeito era o Celso Pitta), que ignorou os planos já em andamento quando resolveu construir o terminal entre as estações Capão Redondo e Campo Limpo, que estavam no início de sua construção. Também foi por causa do Pitta que o Metrô-SP alterou seus planos a longo prazo para a Linha 2, por causa do Fura-Fila. A Linha 2 iria até a Estação São Caetano da CPTM, porque o Fura-Fila iria até a Vila Prudente (quer dizer, ainda vai, mas o Metrô-SP revisou os planos para a Linha 2, e agora ela vai até a Estação Ticoatira, integrando com a Linha 12 da CPTM).
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old April 5th, 2009, 04:32 AM   #35
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Likes (Received): 3658

Quote:
Originally Posted by Rodalvesdepaula View Post

Pelo que já vi até aqui, deve haver integração, sim. O C.C.Ruth Cardoso é bem próximo ao terminal, e a estação prevê integração. Também a estação Brasilândia será integrada a um terminal já previsto da SPTrans.
gerd.jak no está en línea   Reply With Quote
Old April 5th, 2009, 05:41 AM   #36
Manauense
Manaus, Amazonas, Brasil

Manauense's Avatar

Likes (Received): 403

Quote:
Originally Posted by HGP View Post
a Bela Vista será até 2020 o melhor distrito para se morar em SP com cerca de 6 linhas passando por ela ou próxima... Não vou mais vender meu ap....
O bairro/região onde moro (o "conurbado" formado por Higienópolis/Santa Cecília/Vila Buarque/Consolação) contará com pelo menos quatro estações: Angélica, Higienópolis-Mackenzie, Marechal Deodoro e Santa Cecília. Todas essas estações ficam bastante próximas do prédio onde moro, sendo que a mais distante (Higienópolis-Mackenzie) não dista mais do que 8 quarteirões de casa e a mais próxima (Marechal), a apenas um quarteirão de onde moro.
Old April 5th, 2009, 07:00 AM   #37
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 785

Quote:
Originally Posted by HGP View Post
hehe eu até aproveitei e reformei geral o meu recentemente.....
se a estação treze de maio realmente sair, o palpite que tenho é que a estação será construida proximo a ponte 13 de maio. Lá há uma praça que mal é utilizada e tem espaço suficiente pra abrigar uma estação sem a necessidade de grandes desapropriações nesse trecho.

Quote:
Originally Posted by Vicente A.O. Junior View Post

Ou trabalhar!!!
Eu trabalho lá...
Se esse mapa for próximo do real, vou ter 2 estações quase que na cara do trabalho (São Joaquim, que uso hoje, e 13 de maio)
as 2 estações mais proximas de casa são a vergueiro da linha 1 e brigadeiro da linha 2. com a estação treze de maio será 3, só que a brigadeiro da linha 2 ainda continuará sendo a mais proxima, pois se construirem onde eu imagino que seja (Se não excluirem ela), servirá para acessar as linhas 7 e 8 com mto mais rapidez pegando ali....
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Old April 5th, 2009, 02:17 PM   #38
HGP
Viagem Interna

Likes (Received): 321

Como Manauense , Richter e o Vicente colocaram, o Mini Centro Expandido - que agrega Higienopolis e Bela Vista, terá uma alta densidade de trilhos, isso que ainda não estamos considerando a linha Vila Maria-Campo Belo do Metrô , que terá integração e estações em Anhangabaú, Viaduto Jaceguai, Treze de Maio, Alameda Santos, etc. Essa região que tem muitos pontos degradados poderá ter uma nova onda de revitalização em poucos anos graças ao metrô- será uma retomada dos serviços e moradores ao Centro de SP??? Lembremos que a operação urbana Água Branca vai dar-se sobre parte do eixo da linha 6.
Old April 5th, 2009, 04:36 PM   #39
Manauense
Manaus, Amazonas, Brasil

Manauense's Avatar

Likes (Received): 403

Tenho certeza de que bairros/distritos como Bela Vista, Santa Cecília e Consolação sofrerão grande valorização em decorrência da farta rede de trilhos e estações que serão implantados nos próximo anos. Em Santa Cecília, Vila Buarque e Consolação a valorização já começou antes mesmo da inauguração das estações Higienópolis-Mackenzie (na esquina da rua da Consolação com a rua Piauí) e Paulista (na rua da Consolação). Higienópolis sempre foi e continua sendo um dos metros quadrados mais caros da capital, mas outros bairros vizinhos a Higienópolis, que estavam "esquecidos" ou "congelados", já apresentam valorização imobiliária significativa, como a Barra Funda e parte dos Campos Elíseos. Apartamentos pequenos, que até dois anos atrás custavam cerca de 120 mil reais, hoje valem pelo menos 160 mil, podendo ultrapassar facilamente o valor de 200 mil, dependendo da localização. Imagine quando as estações inaugurarem...
A região central de São Paulo já é um lugar estruturado, pois tem boa rede de serviços (mesmo tendo partes bem degradadas). O metrô certamente irá trazer mudanças positivas para a região,trazendo mais pessoas para morarem em bairros antigos como a parte baixa da Bela Vista e/ou Santa Cecília. A região de Santa Cecília/Higienópolis/Consolação/Bela Vista será uma das melhores para se viver em São Paulo. Na minha opinião, já é uma das melhores regiões de São Paulo.
Eu já me antecipei e comprei apartamento na região... Santa Cecília e região é um ótimo local para investir e morar.

Last edited by Manauense; April 6th, 2009 at 04:25 AM.
Manauense no está en línea   Reply With Quote
Old April 5th, 2009, 07:58 PM   #40
pranda2009
PRANDA

pranda2009's Avatar

Likes (Received): 7

Isto sim é região para a Prefeitura pensar em aumentar o adensamento, e não a Vila das Belezas como quer o Prof. Jaime Waisman na reportagem da Folha de São Paulo de hoje (5-04-2009).
pranda2009 no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
metro, subway

Thread Tools

Posting Rules