search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Aéreo



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools Rating: Thread Rating: 15 votes, 4.47 average.
Old April 5th, 2009, 11:38 PM   #1
Faela
Liberal Econômica
 
Faela's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Posts: 7,317
Likes (Received): 6017

CGH | São Paulo | Aeroporto de Congonhas

Thread para um melhor alinhamento de notícias e debates sobre o Aeroporto de Congonhas. Agradeço a permissão do Moderador Tiago Costa.

Aeroporto de Congonhas

O Aeroporto de Congonhas/São Paulo (IATA: CGH, ICAO: SBSP) é o segundo mais movimentado aeroporto do Brasil. Está localizado na cidade de São Paulo, no distrito do Campo Belo, distante 8 km do marco zero da cidade.

Com uma área um pouco maior que 1,5 km², serve de acesso ao aeroporto a avenida Washington Luís, que tem ligação com as avenidas Vinte e Três de Maio e dos Bandeirantes.

Foi inaugurado em 1936, e seu primeiro vôo teve como destino a cidade do Rio de Janeiro em um aeroplano da VASP. Seu nome deve-se à região em que se situa, a antiga Vila Congonhas, de propriedade dos descendentes de Lucas Antônio Monteiro de Barros, visconde de Congonhas do Campo, presidente da província de São Paulo durante período imperial. Já foi o aeroporto com maior tráfego de passageiros do Brasil, até a ocorrência do acidente com o Vôo TAM 3054 em julho de 2007.

Congonhas foi construído com a intenção de prover São Paulo com um aeroporto que não estivesse sujeito às enchentes do rio Tietê, como ocorria no Campo de Marte. Na década de 1970, um salão do aeroporto com vista para a pista era usado para inúmeras festas de formatura, casamento e assemelhados.


Saguão principal do Aeroporto de Congonhas desde a década de 1980, quando foi planejado e construído o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, Congonhas — de pequena capacidade e localizado no meio da cidade — atende regularmente apenas aos vôos domésticos. Por este motivo, em 2008 a ANAC retirou a determinação de "Internacional" do aeródromo (Segundo o Guia Panrotas de dezembro/2008, o aeroporto continua se chamando Aeroporto Internacional de Congonhas). Entretanto, o mesmo recebe vôos internacionais de comitivas oficiais estrangeiras e nacionais, cabendo à Polícia Federal realizar a imigração das aeronaves. Em que pese a redução no movimento do aeroporto, o mesmo permanece com tráfego elevado, sendo um dos aeroportos mais movimentados do mundo. Um projeto de reformulação e melhorias para adequar o aeroporto ao tráfego de 12 milhões de passageiros/ano foi posto em prática pela Infraero, e suas obras tiveram início em 2003. A primeira etapa da obra, com a reformulação da área de embarque e desembarque, com a instalação de fingers, ficou pronta em 15 de agosto de 2004. Em dezembro de 2005 foi entregue de um prédio de estacionamento com capacidade para mais de 3 mil vagas. Em 25 de janeiro de 2008 foi inaugurada a passagem subterrânea Paulo Autran que elimina uma semáforo no acesso ao aeroporto. O aeroporto também passou por reformas na pista principal e auxiliar entre fevereiro e junho de 2007.

Em 5 de fevereiro de 2007, a Justiça Federal de São Paulo determinou a proibição das operações dos aviões Fokker 100 e dos Boeing 737-300 e 737-700 no aeroporto de Congonhas. Na sentença, o juiz negou o pedido do Ministério Público Federal de fechar a pista principal do aeroporto por causa do risco de derrapagens em dias de chuva, mas determinou a suspensão da operação dessas aeronaves para evitar acidentes.


Filas no aeroporto de Congonhas, dias após o acidente do vôo 3054 da TAMConsoante a decisão do juiz, o trânsito dos modelos Boeing 737-300, Boeing 737-700 e Fokker-100 em Congonhas é arriscado porque eles utilizam mais de 80% da pista principal para pousar e decolar. Da margem considerada de segurança, que corresponde a 388 metros (20% da pista), esses aviões deixam livres, respectivamente, apenas 356 m, 308 m e 378 m. Os outros modelos analisados que operam no terminal, o Boeing 737-800 e os Airbus A-319 e A-320, deixam em média 476 m, 603 m e 447 m sobrantes, respectivamente. O juiz solicitou ainda informações complementares sobre o funcionamento dos Boeing 737-400 e poderia também determinar o cancelamento de suas operações em Congonhas.

Na prática, nenhuma aeronave deixou de operar em Congonhas em razão de uma liminar concedida, em 7 de fevereiro de 2007, por um desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Para tanto, levou-se em consideração que bastaria fechar a pista principal do aeroporto em dias de chuva, para evitar derrapagens.


Até 17 de julho de 2007, dia do acidente do Voo TAM 3054, o Aeroporto de Congonhas era o mais movimentado do país, recebendo no ano de 2006 18,8 milhões de passageiros, 50% acima de sua capacidade operacional.

O acidente fez com que o governo brasileiro limitasse o percurso dos voos que têm o aeroporto com destino ou origem a 1.000 km e proibisse que o aeroporto fosse usado para escalas e conexões. Desta maneira, Congonhas deixou de ser um aeroporto de distribuição de voos (hub), passando a funcionar somente como terminal de operação direta. Em 21 de janeiro de 2008, o governo anunciou que a partir de 16 de março de 2008 voltam a ser permitidas escalas e conexões e também voôs charter durante os fins de semana.

A intenção do governo era que os vôos retirados de Congonhas fossem transferidos para os Aeroportos Internacional de São Paulo (Cumbica), em Guarulhos, Viracopos, em Campinas, Jundiaí (aviação executiva) e São José dos Campos.



A falha na aterrissagem na pista do aeroporto de Congonhas resultou no maior acidente aéreo da América Latina, o vôo TAM 3054O aeroporto de Congonhas já foi local de dois grandes acidentes aéreos do Brasil, entre eles:

Em 3 de maio de 1963 - o motor de um avião Convair da Cruzeiro do Sul pegou fogo pouco logo após a decolagem. A aeronave caiu perto do Aeroporto matando 34 pessoas. Uma casa ficou destruída.

Em 31 de outubro de 1996, a queda do Vôo TAM 402 deixou 99 mortos. O acidente foi causado por falhas mecânicas no avião. Na época, foi amplamente discutida a localização do aeroporto e a segurança das regiões vizinhas pois vários imóveis foram destruídos ou danificados com a queda da aeronave.

Em 17 de julho de 2007, ocorreu um novo acidente envolvendo o Vôo TAM 3054 por volta das 18:48 com, pelo menos, 199 vítimas fatais, dentre elas 181 que estavam no avião e mais 18 pessoas que trabalhavam no edifício da TAM Express ou que transitavam na rua. O acidente permanece sob investigação e as causas exatas ainda não foram definidas. Ao aterrisar o avião não desacelerou e não arremeteu, levando a aeronave a colidir com o edifício da TAM Express, situado na Avenida Washington Luis, ao lado do aeroporto. O prédio pertencia à mesma empresa proprietária do avião.

Em 3 de setembro de 2008, um bimotor com um passageiro, piloto e co-piloto tentou arremeter o pouso, mas derrapou na pista, quase caindo na avenida Washington Luís. Porém, o nariz do avião bateu no muro que separa o aeroporto da avenida. Ninguém se feriu, mas o aeroporto permaneceu algumas horas fechado para pousos e decolagens.

Este acidente com o vôo TAM 3054 é, até hoje, o pior acidente aéreo da história da América Latina e um dos trinta piores na história da aviação mundial. O acidente levou o Governo a replanejar todas as rotas aéreas que utilizavam o Aeroporto.
__________________
Garota de Direita
Faela no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old April 5th, 2009, 11:40 PM   #2
zolin
Grande Campinas (S.Paulo)
 
zolin's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Posts: 26,022
Likes (Received): 3505

parabéns pelo bom trabalho..
__________________

lovebustrainair liked this post
zolin no está en línea   Reply With Quote
Old April 6th, 2009, 12:28 AM   #3
Faela
Liberal Econômica
 
Faela's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Posts: 7,317
Likes (Received): 6017

Protesto contra ampliação de Congonhas reúne 150 pessoas, diz PM
Para organizadores, possível obra desapropriaria 7 mil pessoas.
Morador afirma que aviões maiores aumentariam o risco de tragédias.


Moradores da vizinhança do Aeroporto de Congonhas, Zona Sul de São Paulo, realizaram um protesto neste domingo (5) contra uma possível ampliação da pista principal, que causaria a desapropriação de 7 mil pessoas, segundo os líderes da manifestação. Cerca de 150 manifestantes, conforme cálculos da Polícia Militar, se encontraram na Avenida Washington Luís a partir das 9h30, em frente ao local interditado desde a queda do avião da TAM em 17 de julho de 2007, e partiram às 10h45 em curta passeata até o saguão do aeroporto, do outro lado da avenida.

Munidos de apitos e com gritos de ordem “Não, não, não ampliação”, os moradores ouviram cerca de 30 minutos de discursos dos idealizadores da passeata, que estavam em um caminhão de som, antes de caminharem pacificamente até a passarela de travessia da avenida. O CET e a Polícia Militar interditaram apenas a faixa direita da pista durante a caminhada, mas foram obrigados a interromper o tráfego nos dois sentidos para os manifestantes atravessarem – eles optaram por não sobrecarregar a estrutura da passarela.



Moradores da região, que ainda não foram notificados oficialmente sobre eventuais planos de desapropriação, querem se proteger caso algum plano vá adiante. “Estamos lutando não é de hoje, pois essa história de ampliação vem desde 2001”, afirmou Nelson Piva, de 66 anos, morador do bairro há 40 anos. “Não adianta ampliar a extensão da pista, pois a largura continuará a mesma e será imprópria para aviões de maior porte, que poderiam causar uma tragédia ainda maior com um simples pneu furado”, disse. “Não há área de escape, seria um atentado contra a vida humana.”

Chegando ao saguão do aeroporto, os manifestantes cantaram o Hino Nacional, antes de ouvirem mais 30 minutos de discursos. Com “apitaço” constante, pedindo a “não ampliação de Congonhas” e proclamando que o “povo unido jamais será vencido”, eles se dispersaram calmamente 11h35, após rezarem o Pai Nosso.



Entenda o caso



Em novembro do ano passado, o ministro da Justiça, Nelson Jobim, o governador de São Paulo, José Serra, e o prefeito paulistano, Gilberto Kassab, discutiram em Brasília a ampliação do aeroporto, para dar mais segurança aos passageiros. Eles cogitaram a construção de uma pista de 1,1 mil metros.



Quatro meses depois, o Ministério da Defesa informou que está realizando estudos sobre a possibilidade de eventual ampliação da pista, mas não há previsão de conclusão dos estudos. Não há definições ainda de quanto e de que forma a pista (ou pistas) poderá ser ampliada e se haverá necessidade de desapropriações.



A Prefeitura de São Paulo, no entanto, negou qualquer plano de desapropriação em Congonhas. Afirmou que não tem responsabilidade pela ampliação da pista ou por desapropriações eventualmente provocadas pela obra. Segundo a prefeitura, quem responde por essas questões é o governo federal. O município nega ter apresentado algum projeto relacionado ao tema.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaul...AS+DIZ+PM.html
__________________
Garota de Direita
Faela no está en línea   Reply With Quote
Old April 6th, 2009, 12:31 AM   #4
Faela
Liberal Econômica
 
Faela's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Posts: 7,317
Likes (Received): 6017

Quote:
Originally Posted by zolin View Post
parabéns pelo bom trabalho..
obrigada
__________________
Garota de Direita
Faela no está en línea   Reply With Quote
Old April 6th, 2009, 01:28 AM   #5
Pedrop.rio
Moderator
 
Pedrop.rio's Avatar
 
Join Date: Jun 2007
Location: Rio de Janeiro
Posts: 4,336
Likes (Received): 2870

Essa ampliação de congonhas, não seria viável fazer um túnel sobre a Avenida que passa ali na cabeceira? (aonde aconteceu o acidente da TAM)

Creio que não seriam necessárias taaaaantas desapropriações...
Pedrop.rio no está en línea   Reply With Quote
Old April 6th, 2009, 01:35 AM   #6
MONORAIL
BANNED
 
Join Date: Mar 2008
Location: Rio de Janeiro
Posts: 1,375
Likes (Received): 3

Aqui vão algumas fotos deste impressionante aeroporto:










































Last edited by MONORAIL; October 9th, 2009 at 08:36 PM.
MONORAIL no está en línea   Reply With Quote
Old April 6th, 2009, 03:15 AM   #7
MONORAIL
BANNED
 
Join Date: Mar 2008
Location: Rio de Janeiro
Posts: 1,375
Likes (Received): 3

Assim deverá ser a ampliação:

USANDO O URBANMAP
Impacto da aterrissagem

UrbanMap quantifica a população afetada pelo projeto de extensão das pistas do aeroporto de Congonhas

Serão pelo menos três bairros atingidos, nos seguintes percentuais: Vila Pq. Jabaquara: 75%; Jabaquara-2: 40%; Jd. Oriental: 5%. Abaixo da foto aérea, veja as quantidades estimadas (em percentagem dos bairros) de moradores atingidos, por tipo de moradia, renda, classe social, nível de escolaridade.
• A tabela é resultante de cálculos aproximados automáticos realizados pela Plataforma UrbanMap.
• Os resultados percentuais podem oferecer números não inteiros para quantidades, que deverão ser desconsiderados nas análises.
• Os números apresentados são apenas uma demonstração e não podem ser usados para efeitos de cálculos para desapropriação, por exemplo.
• O polígono desenhado não reflete qualquer projeto e serve apenas como uma referência para a quantificação da população atingida.
__________________

RG.FRANCA liked this post

Last edited by MONORAIL; April 6th, 2009 at 04:19 AM.
MONORAIL no está en línea   Reply With Quote
Old April 6th, 2009, 04:00 AM   #8
Lucas Barros
Registered User
 
Lucas Barros's Avatar
 
Join Date: Feb 2009
Location: Belém
Posts: 8,733
Likes (Received): 400

Uma boa ampliação seria se tirassem os hangares das companhias aereas e construissem terminais de passageiros para que pudesse comportar um bom numero de passageiros no aeroporto.
Lucas Barros no está en línea   Reply With Quote
Old April 6th, 2009, 05:33 AM   #9
eric_montezão
Carioca
 
eric_montezão's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: Rio de Janeiro
Posts: 2,057
Likes (Received): 3

Antes de ampliar CGH, eu acho que deveriam pensar em GRU. Congonhas pode ser muito seguro, basta que sejam tomados os procedimentos corretos. Assim como em todo o aeroporto. Perigoso é usá-lo de maneira irracional, como estava sendo feito.
__________________
Still the Wonderful City...
eric_montezão no está en línea   Reply With Quote
Old April 6th, 2009, 03:06 PM   #10
ruifo
Brasil | Mexico
 
Join Date: Feb 2009
Location: Ciudad de México
Posts: 14,374
Likes (Received): 10553

Um bom documentário sobre Congonhas, em três partes!


Aeroporto de Congonhas na década de 80 - Parte 1



Aeroporto de Congonhas na década de 80 - Parte 2



Aeroporto de Congonhas na década de 80 - Parte 3
ruifo no está en línea   Reply With Quote
Old April 6th, 2009, 04:20 PM   #11
Osmar Carioca
Registered User
 
Osmar Carioca's Avatar
 
Join Date: Sep 2008
Location: Rio de Janeiro
Posts: 28,916
Likes (Received): 22929

Quote:
Originally Posted by MONORAIL View Post
Assim deverá ser a ampliação:

USANDO O URBANMAP
Impacto da aterrissagem

UrbanMap quantifica a população afetada pelo projeto de extensão das pistas do aeroporto de Congonhas

Serão pelo menos três bairros atingidos, nos seguintes percentuais: Vila Pq. Jabaquara: 75%; Jabaquara-2: 40%; Jd. Oriental: 5%. Abaixo da foto aérea, veja as quantidades estimadas (em percentagem dos bairros) de moradores atingidos, por tipo de moradia, renda, classe social, nível de escolaridade.
• A tabela é resultante de cálculos aproximados automáticos realizados pela Plataforma UrbanMap.
• Os resultados percentuais podem oferecer números não inteiros para quantidades, que deverão ser desconsiderados nas análises.
• Os números apresentados são apenas uma demonstração e não podem ser usados para efeitos de cálculos para desapropriação, por exemplo.
• O polígono desenhado não reflete qualquer projeto e serve apenas como uma referência para a quantificação da população atingida.
Quote:
Originally Posted by eric_montezão View Post
Antes de ampliar CGH, eu acho que deveriam pensar em GRU. Congonhas pode ser muito seguro, basta que sejam tomados os procedimentos corretos. Assim como em todo o aeroporto. Perigoso é usá-lo de maneira irracional, como estava sendo feito.
Concordo inteiramente com o Eric! O dinheiro que provavelmente irão gastar na desapropriação das dezenas de imóveis deve equivaler a construção de um TPS novinho em Guarulhos!
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote
Old July 25th, 2009, 12:19 AM   #12
Ala-7
Registered User
 
Ala-7's Avatar
 
Join Date: Oct 2008
Posts: 4,335
Likes (Received): 384

Anac planeja fazer sorteio de 'slots' em Congonhas
Cruzeiro On Line
24-07-2009

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pretende fazer uma redistribuição de vagas de pouso e decolagem (slots) no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, em até 30 dias. O diretor da Anac Marcelo Guaranys disse que serão distribuídos 15 pares de slots de uma companhia aérea que deverá perder essas vagas porque não alcançou índice de regularidade de voo previstos pela agência. A empresa cancelou mais voos do que poderia. Segundo as normas da Anac, uma companhia aérea perde seus slots se não mantiver o índice de 80% de regularidade de voo pelo período de três meses consecutivo.


De acordo com Guaranys, serão realizados dois sorteios para redistribuição dos slots, um entre as companhias que já operam em Congonhas e outro entre as que ainda não operam voos no aeroporto. Pelas regras da Anac, dos 15 pares que serão sorteados, 12 serão distribuídos entre as que já operam em Congonhas e três entre as candidatas a iniciar operações. Segundo fontes do setor, de acordo com últimos levantamentos de regularidade de voo divulgados pela Anac, a companhia aérea Pantanal é a que deverá perder as vagas.(AE)


Fuente: www.cruzeirodosul.inf.br
Ala-7 no está en línea   Reply With Quote
Old August 27th, 2009, 10:11 PM   #13
snt3000
trinta zero zero
 
snt3000's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Brasília de Lúcio Costa
Posts: 3,395
Likes (Received): 295

ANAC aguarda decisão judicial para redistribuir 412 slots em Congonhas

Brasília, 26 de agosto de 2009 – Em reunião de diretoria realizada ontem (25 de agosto), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) decidiu chamar as empresas aéreas interessadas na redistribuição de 412 autorizações de pouso ou decolagem (slots) no Aeroporto de Congonhas (SP). Inicialmente, deveriam ser redistribuídos 95 slots, sendo 61 da companhia aérea Pantanal e 34 da Gol/Varig, por não cumprimento da Resolução nº 02/2006 da ANAC, além de outros 317 slots que já estão disponíveis por não serem usados nos finais de semana. No entanto, a ANAC somente dará prosseguimento ao processo de redistribuição após a decisão judicial sobre a liminar obtida pela Pantanal na 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca de São Paulo, que impede a Agência Reguladora de realocar os slots hoje destinados à companhia.

A Resolução nº 02/2006 prevê que um slot deve ter o mínimo de 80% de regularidade no prazo de 90 dias. Caso haja cancelamentos superiores a 20% dos voos programados, o slot deve ser devolvido ao órgão regulador para ser redistribuído a outras empresas interessadas em operar no aeroporto. A norma é válida para todos os aeroportos brasileiros que tenham atingido o limite de sua capacidade, mas somente Congonhas opera atualmente nessa situação de segunda a sexta-feira, embora esteja ocioso durante sábados e domingos. Por isso, a possibilidade de outras companhias utilizarem esse aeroporto durante a semana, por onde passam as rotas mais rentáveis do País, depende da redistribuição de slots.

A ANAC avaliou a regularidade dos voos de todas as companhias que operam em Congonhas nos meses de março, abril e maio de 2009. Foi constatado que a empresa Pantanal não cumpriu a norma em 61 dos 196 slots alocados para ela, sendo 31 pousos e 30 decolagens. Somente um destes pousos é programado para sábado, todos os demais são previstos para dias úteis. Já a Gol/Varig descumpriu a Resolução nº 02 em 34 dos 1.472 slots que opera em Congonhas, sendo 19 decolagens e 15 pousos. Apenas um desses pousos é diário (incluindo finais de semana) e uma das decolagens é prevista para segundas e quintas-feiras. As demais empresas que operam em Congonhas mantiveram índices de regularidade acima do previsto para a manutenção dos slots.

Os outros 317 horários de pouso ou decolagem que estarão disponíveis para a redistribuição são referentes a 175 slots aos sábados e 142 aos domingos, que não estão alocados para nenhuma companhia aérea atualmente.

Em 24 de julho, a ANAC encaminhou ofício à Pantanal e à Gol/Varig comunicando os slots que seriam redistribuídos, porém a Pantanal obteve na Justiça uma liminar dificultando o cumprimento adequado da regulamentação, durante o processo de recuperação judicial da empresa. A Agência recorreu da decisão e aguarda a manifestação do juiz.

Nesse quadro, a Agência decidiu aguardar para que a redistribuição seja completa, e não parcial. Isso porque, à exceção dos slots operados pela Pantanal, os demais são quase todos aos finais de semana, enquanto as operações de segunda a sexta-feira são justamente as mais rentáveis e disputadas pelo mercado. Dessa forma, a ANAC pretende evitar as distorções de um processo parcial, que prejudicaria a livre escolha dos horários pelas empresas interessadas.

Como será a redistribuição

Enquanto aguarda a decisão da Justiça, a ANAC irá publicar no Diário Oficial da União, nos próximos dias, o aviso de convocação para as empresas interessadas em slots em Congonhas. Qualquer companhia aérea poderá se registrar para participar da redistribuição desde que atenda aos requisitos previstos na Resolução nº 02, como regularidade fiscal, capacidade técnica e capacidade econômico-financeira.

De acordo com a Resolução nº 02, quando realizar a redistribuição, a ANAC irá obedecer a ordem da lista de empresas interessadas em operar em Congonhas. Essa lista foi feita por sorteio em 2006, ao iniciar o primeiro processo de realocação de slots naquele aeroporto, que não foi concluído devido à restrição da capacidade do aeroporto. De acordo com o que prevê a regulamentação, outras empresas que manifestarem interesse também serão sorteadas para compor a lista na seqüência das já designadas. Formada a lista, e comprovado que todas atendem aos requisitos necessários para a operação, cada empresa escolherá um horário disponível de um pouso e uma decolagem, passando a vez para a próxima, em um rodízio em que todas as companhias sejam contempladas até o término dos slots disponíveis.

Assim que tiverem seus slots colocados em disponibilidade, a Pantanal e a Gol/Varig deverão informar à ANAC eventuais alterações nas suas malhas aéreas, já considerando os horários de pousos e decolagens devolvidos. As rotas que ainda eram operadas nestes slots poderão ser transferidas para outros horários que a empresa tenha alocados em Congonhas, ou mesmo transferidas para outro aeroporto, a critério de cada companhia aérea. Nesses casos, essas empresas também terão que apresentar um plano de contingência para que os passageiros que já tenham adquirido bilhetes para essas operações sejam transferidos para outros voos ou tenham direito ao reembolso integral dos bilhetes.

http://www.anac.gov.br/imprensa/slots_congonhas.asp
snt3000 no está en línea   Reply With Quote
Old October 8th, 2009, 07:40 PM   #14
MONORAIL
BANNED
 
Join Date: Mar 2008
Location: Rio de Janeiro
Posts: 1,375
Likes (Received): 3

MONORAIL no está en línea   Reply With Quote
Old October 8th, 2009, 11:29 PM   #15
EricoWilliams
Annoying ex-moderator
 
EricoWilliams's Avatar
 
Join Date: Sep 2005
Location: Brasil
Posts: 17,528

^ Pelo que entendi a pista principal ficaria com 2.200 metros, adequado para a grande maioria dos voos que chegam e saem de CGH.

Ficaria legal se fizessem uma avenida cruzando por baixo da extensão da pista, como é com a nova pista de Atlanta.
__________________
SSC Brasil
EricoWilliams no está en línea   Reply With Quote
Old October 8th, 2009, 11:49 PM   #16
paulista1978
Registered User
 
Join Date: Jul 2007
Posts: 10,271
Likes (Received): 2699

E estas obras sao o que? ampliacao do Tps?

image hosted on flickr


image hosted on flickr



Maurren Maggi
image hosted on flickr
paulista1978 no está en línea   Reply With Quote
Old October 9th, 2009, 02:54 AM   #17
MONORAIL
BANNED
 
Join Date: Mar 2008
Location: Rio de Janeiro
Posts: 1,375
Likes (Received): 3

Eu acho que essas obras acima é apenas reforma do piso de concreto. Não tenho certeza.
__________________

IcaroSP liked this post
MONORAIL no está en línea   Reply With Quote
Old October 9th, 2009, 03:22 PM   #18
paulista1978
Registered User
 
Join Date: Jul 2007
Posts: 10,271
Likes (Received): 2699

Valeu, monorail
paulista1978 no está en línea   Reply With Quote
Old December 16th, 2009, 01:03 PM   #19
Weber (RJ)
Nascido na Guanabara
 
Weber (RJ)'s Avatar
 
Join Date: Feb 2009
Location: Rio de Janeiro-RJ
Posts: 4,154
Likes (Received): 608

16.12.2009
Conselho determina redução de horários de voos em Congonhas

SÃO PAULO - O Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades) determinou que para obter a licença ambiental, o aeroporto de Congonhas - localizado na capital paulista - deve reduzir os horários de pousos e decolagens. A medida passaria a valer a partir do dia 3 março de 2010. As informações são do jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira.

Com a mudanças, o movimento que hoje ocorre entre 6h e 23h em qualquer dia, passaria a acontecer entre as 7h e as 23h, de segunda a sábado. Nos domingos e feriados, entre 9h e 22h. A Anac disse desconhecer o documento com a determinação. O número de passageiros e voos deve ser também controlado com base no volume de 2009, com exceção de 2014, quando acontece a Copa do Mundo.

Fonte: http://jbonline.terra.com.br/pextra/.../e16127364.asp
Weber (RJ) no está en línea   Reply With Quote
Old December 16th, 2009, 02:42 PM   #20
StreetView
25º25'S 49º15'W
 
Join Date: Jul 2009
Location: Earth
Posts: 469
Likes (Received): 9

Quote:
Originally Posted by Alexandre Olsson View Post
2º) O aeroporto está em área urbana.

Aeroportos devem estar situados em áreas distantes dos centros urbanos.
O aeroporto ficava bem distante da cidade quando foi construído, há mais de 70 anos. Foi a população que passou a morar ao redor do aeroporto voluntariamente. Portanto, acho que ninguém pode reclamar do barulho causado pelo aeroporto, pois todos sabem que os aviões fazem barulho e deveriam ter pensado nisso antes de construir ou comprar/alugar ou seu imóvel.

Ademais, como já foi dito, a operação em Congonhas é segura e oferece praticamente os mesmos riscos de qualquer outro aeroporto. Provavelmente é mais seguro voar de Congonhas do que do Santos Dumont, já que este fica espremido entre a Ponte Rio-Niterói e o Pão de Açúcar. Agora, que deve haver restrição no tráfego aéreo em Congonhas, isso sim. Praticamente não há espaço para expandir o aeroporto e ele já está muito congestionado, então a única alternativa é limitar o tráfego.
__________________
Home is where your heart is
Click here for my pics on Panoramio.

ricardomlp liked this post
StreetView no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Related topics on SkyscraperCity


All times are GMT +2. The time now is 05:56 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.11 Beta 4
Copyright ©2000 - 2017, vBulletin Solutions Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2017 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2017 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu