daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old April 11th, 2009, 05:56 PM   #1
missioneiro
Registered User

missioneiro's Avatar

Likes (Received): 998

Santo Ângelo - RS - 302 anos de história

Bem, este eh meu primeiro thread. Infelizmente nao sao fotos minhas, mas sim um apanhado reunido em buscas no Google, Panoramio, Blogs, sites institucionais, jornais etc.

Infelizmente nao foi possivel coletar os creditos de todos os autores, algumas fotos estao sob Wikimedia Commons, e as outras, sou grato aos autores. Meu objetivo ainda eh criar um topico totalmente a altura de Santo Angelo, mas para nao ficar mais tempo no total `vacuo` estou postando este topico para os foristas terem alguma ideia sobre esta cidade gaucha, historica e excelente para se viver e investir

SANTO ANGELO

POPULACAO: 75.627 hab. est. IBGE/2008
IDH: 0,821 elevado
PIB: R$ 690.828 mil IBGE/2005
LOCALIZACAO:

Santo Angelo foi fundada em 1706 por padres jesuitas espanhois, como parte do Imperio Espanhol na America do Sul. Destruida por portugueses e espanhois na chamada Guerra Guaranitica em 1756, a cidade ficou em ruinas cerca de 100 anos. Em meados do seculo XIX recomecou o povoamento culminando na emancipacao politica em 1873.

Atualmente o principal simbolo da cidade eh seu centro historico, especialmente a Catedral Angelopolitana, cuja construcao iniciou em 1929, no mesmo local da igreja da antiga reducao, cujos remanescentes arqueologicos foram escavados nos ultimos anos.

Vamos as fotos:

1. Pintura baseada em desenhos feitos por andarilhos das ruinas da antiga reducao em meados do seculo XIX:

2. Remanescentes arqueologicos encontrados em 2006

3. Catedral Angelopolitana (1)

4. Catedral Angelopolitana (2)

5. Catedral Angelopolitanta (Detalhe)

6. Predios historicos (os que sobraram ....) [1]

7. Predios historicos [2]

8. Museu Ferroviario / Memorial Coluna Prestes

9. Capela / Museu Teresa Verzeri

10. Prefeitura com Catedral:

11. Prefeitura (Detalhe)

12. IESA - Institudo de Ensino Superior de Sto Angelo - uma das duas instituicoes de ensino superior da cidade, com cerca de 3000 alunos.

13. URI - Universidade Regional Integrada - CAMPUS cerca de 5000 alunos.

14. Forum - Santo Angelo eh um dos maiores polos de servicos publicos do RS.

FOTOS ENVIADAS POR Ander Vaz (VALEU!!! LINDAS FOTOS!!!)

15. Vista catedral

image hosted on flickr

16. Mais uma vez ela... a catedral com a praca (nao tenho acentuacao aqui).

image hosted on flickr

17. Catedral a noite (apesar de ser a Catedral, o centro da cidade fica mais a norte. O predio atras que aparece eh o primeiro do centro, os demais estao escondidos)

image hosted on flickr

18. Zona Sul (possivelmente tirada dos jardins da Zona Sul)

image hosted on flickr

19. Mais uma foto dela...

image hosted on flickr

20. Museu Ferroviario e Memorial Coluna Prestes

image hosted on flickr

21. Museu Ferroviario (detalhe: vagoes antigos)

image hosted on flickr

22. Praca Pinheiro Machado com Catedral ao fundo. Em primeiro plano Rosa dos Ventos em Marmore.

image hosted on flickr

23. Rua XV de Novembro, regiao residencial.

image hosted on flickr

24. Praca Pinheiro Machado com Catedral e Prefeitura (desculpe repetir fotos da mesma regiao, mas estas ficaram muito legais ... obrigado Ander Vaz!!!)

image hosted on flickr

25. Mais uma foto da Catedral (detalhe da colunata):

image hosted on flickr

26. Praca Pinheiro Machado, porticos das reducoes (sao mais de 30 porticos relembrando a fundacao de todos os povos jesuiticos do Brasil, Paraguei e Argentina), Santo Angelo foi o ultimo, fundado em 1706/1707.

image hosted on flickr

27. Cruz de Lorena, simbolo das MIssoes Jesuiticas:

image hosted on flickr

28. Panoramica de Santo Angelo a partir da RS-344 sentido Girua / Santo Angelo. A cidade foi construida no alto, e eh visivel a mais de 30km de distancia em alguns locais.

image hosted on flickr

29. Centro: Avenida Brasil e IPS amarelos. Esta avenida fica simplesmente perfeita quando todas as arvores florescem, formando um tapete de flores amarelas. Notem os predios dos anos 50 a 80, esta avenida nao possui na regiao central edificios altos, mas um conjunto harmonioso de baixinhos.

image hosted on flickr

30. Calcadao da 25 de JUlho: esta foto eh antiga, este calcadao foi remodelado e foi aberta uma via para veiculos no meio, mas sem afetar os canteiros. Ficou mto bom

image hosted on flickr

31. Sede Campestre Clube Gaucho: como nao temos praias, existem aqui varios clubes de recreacao, o clube Gaucho eh um dos melhores e com infra-estrutura mais completa.

image hosted on flickr

Uma pequena dose de SAO MIGUEL DAS MISSOES - PATRIMONIO HISTORICO DA HUMANIDADE PELA UNESCO:

32. Portico de Sao MIguel das MIssoes:

image hosted on flickr

33. Ruinas... simplesmente lindas!

image hosted on flickr

Danilo Brito, carca liked this post

Last edited by missioneiro; April 13th, 2009 at 05:52 PM.
missioneiro no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old April 11th, 2009, 05:59 PM   #2
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 9548

Parabéns a essa linda e próspera cidade gaúcha.
Santo ângelo tem um patrimônio rico e belíssimo, a cidade deveria ser mostrada mais aqui no fórum.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2009, 06:12 PM   #3
Ice Climber
C.A.Paranaense

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 11167

Cara! Que legal essa catedral! Nunca ouvi falar nela.

Quando se fala em Igreja no Rio Grande o Sul eh sempre lembrada as de Santa Cruz do Sul, a de Catedral Metropolitana de Porto Alegre a de Gramado e a de Canela.

Me surpreendi! Muito interessante. Gostaria bastante de conhecer essa regiao dos Sete Povos das Missoes.

Valeu!!
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2009, 06:41 PM   #4
Jvcp
Registered User

Jvcp's Avatar

Likes (Received): 66

Verdade, esta cidade já tinha que ter um thread assim a muito tempo! É uma cidade importante no RS.
Posteriormente esta região foi colonizada por alemães. A minha mãe é desta cidade e era comum se falar alemão, mas por causa da guerra passou a ser proíbido.
A região das Missões também é muito forte culturalmente. A identidade do "gaúcho" foi dada principalmente pela parte dos pampas e pelas Missões.
Jvcp no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2009, 06:42 PM   #5
Rech
Catarinense

Rech's Avatar

Likes (Received): 587

Parabéns pela coletânea de fotos!

Incrível a cidade! Tudo muito limpa e organizada!
A foto 10 está muito boa, mostra os paralelepípedos e árvores, tudo alinhado, um capricho! Bela praça!

E essa Catedral é impressionante! Fica muito linda sem qualquer tipo de pintura! Muito interessante, toda montada usando pedras sob medida.

Pelo jeito a cidade não é muito verticalizada...

Fica nos devendo mais fotos a nível de rua! hehehe

Parabéns novamente, seja bem-vindo ao forum!
Rech no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2009, 06:45 PM   #6
Camilo_Costa
I♥CWB

Camilo_Costa's Avatar

Likes (Received): 7622

Linda cidade, nunca tinha ouvido falar dela.
A prefeitura e catedral formam um cojunto muito belo e imponente.
Camilo_Costa no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2009, 07:56 PM   #7
amsincero1
Anti-Mimimi

Parece ser uma bonita cidade
amsincero1 no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2009, 10:22 PM   #8
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P

Gui_Poa's Avatar

Likes (Received): 858

Cara, fiquei impressionado com essa catedral.

Linda de mais.

o.0
Gui_Poa no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2009, 11:00 PM   #9
Aririto
.

Aririto's Avatar

Likes (Received): 8306

Acho que nunca tinha visto fotos dessa cidade, apesar de conhecer bem o nome. A catedral é mesmo muito bonita, assim como o prédio do Fórum!
Só achei que tinha mais de 100mil hab, mas de resto tá ótimo. Assim que você puder posta mais fotos da cidade, das ruas, etc.
Aririto no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2009, 12:19 AM   #10
Rekarte
Registered User

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 28274

Poxa,gostei foi da Catedral!
Muito linda!
lembra aquelas catedrais de cidades mineiras do Peru,Bolivia e Mexico!
Valeu,por ter postado!
Old April 12th, 2009, 12:19 AM   #11
missioneiro
Registered User

missioneiro's Avatar

Likes (Received): 998

Olá pessoal, muito obrigado pelos comentários fiquei muito contente com o feedback de vcs

Como eu disse esse thread é apenas uma coletânea de material encontrado na Internet, a cidade merece um thread bem mais organizado.

A catedral é um dos principais pontos turísticos da cidade, junto com a praça e o paço municipal. Existem alguns poucos casarões nas proximidades. O centro fica mais para o norte da catedral (a catedral está voltada para o sul). As ruas sao amplas e bem arborizadas.

Em relação a verticalização, realmente existem poucos edifícios. O centro é homogêneo de edifícios principalmente dos anos 50 a 80, reformados de até 2 a 5 andares. Alguns edifícios mais novos chegam a 8 andares (cerca de 20), com um ou outro chegando a 9 (não chegam a 5), se contar sobre-loja tem-se 1 com 10 andares, realmente não sei se existe um limite em altura ou restrição orçamentária. Os edifícios são espalhados, mas tem-se na área central uma concentração visível.

Aririto, realmente, Santo Angelo chegou a possuir quase 110.000 habitantes nos anos 80, a cidade possuia uma area territorial de mais de 4.000 km² contra os atuais 680 km², e também possuía um parque fabril muito forte nos anos 50 a 80, como por exemplo uma fábrica de carrocerias e mini bugs (Mecanica Ritter), várias fábricas de implementos agrícolas, fábrica da Souza Cruz que empregava na safra mais de 5000 pessoas (meus avós trabalharam nela e construíram sua vida graças a essa indústria). Todas as empresas citadas fecharam ou foram embora, deixando a cidade numa crise enorme nos anos 90. Hoje a situação está melhorando. A cidade possui um setor público e de serviços muito forte, com um forte setor acadêmico e comércio bastante diversificado.

Em breve quero fazer um mega thread de Santo Ângelo.

Mais uma vez obrigado pelos comentários
missioneiro no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2009, 04:08 AM   #12
Lucas Souza RF
10th year SSC

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 3607

Acho estranho uma cidade gaúcha como esta, com tamanho e história consideráveis, ser desconhecida, nunca ouvi falar, mas gostei muito das imagens. Esta catedral é de arder os olhos mas é muito bonita!
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2009, 04:25 AM   #13
EricoWilliams
Annoying ex-moderator

EricoWilliams's Avatar

Bonita cidade
Old April 12th, 2009, 04:33 AM   #14
Mbv-POA
Registered User

Mbv-POA's Avatar

Likes (Received): 19

Legal, Missioneiro!

Como é bem comum em vários colégios do RS, visitei São Miguel das Missões e Santo Ângelo, quando estava na 4ª série, mas me lembro relativamente bem da praça central, junto à Catedral. Nos hospedamos em Ijuí.

A Catedral é linda, imponente. Para mim, uma das mais bonitas do RS (junto com Sta Cruz, Canela e POA). Me lembro tb da praça em frente, onde havia um lago com tartarugas e jacarés. Lembro que isso me chamou bastante a atenção. Pra quem não conhece, tb vale mto a pena conhecer as ruínas de São Miguel das Missões (cidade perto de Sto Ângelo), são as mais bem conservadas dos antigos Sete Povos das Missões, e são patrimônio da humanidade, tombado pela UNESCO. A história das Reduções Jesuíticas é fantástica, surpreendente, mas, pelo jeito, meio desconhecida no Brasil.
Mbv-POA no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2009, 05:52 AM   #15
MMichaelN
Jeito de Mato

MMichaelN's Avatar

Likes (Received): 9262

Linda Santo Angelo, e que catedral mais linda, conheci a cidade apenas de passagem, gosto muito do Rio Grande do Sul, a maioria dos meus parentes são da região das missões!
Toda vez que vou, fico deslumbrado com as serras e com as cidades!
MMichaelN no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2009, 05:54 AM   #16
Farrapo
.

Likes (Received): 882

Essa Catedral de Santo Ângelo é maravilhosa! É, sem dúvidas, uma das mais bonitas do Estado, junto com as de Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Canela e Pelotas!

Pena que tu postou poucas fotos... Santo Ângelo parece ser interessante, bonitinha... Vê se tira umas e posta aqui! =P

De qualquer maneira, valeu pelo thread!
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2009, 06:31 AM   #17
Ice Climber
C.A.Paranaense

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 11167

A professora de primario que eu era apaixonado era de Santo Angelo.

hehehehe
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2009, 02:57 PM   #18
ulilopes
Araras dos Barões

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 2943

Belíssimo patrimônio histórico!
Old April 12th, 2009, 05:35 PM   #19
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P

Gui_Poa's Avatar

Likes (Received): 858

Quote:
Originally Posted by Mbv-POA View Post
Legal, Missioneiro!

Como é bem comum em vários colégios do RS, visitei São Miguel das Missões e Santo Ângelo, quando estava na 4ª série, mas me lembro relativamente bem da praça central, junto à Catedral. Nos hospedamos em Ijuí.

A Catedral é linda, imponente. Para mim, uma das mais bonitas do RS (junto com Sta Cruz, Canela e POA). Me lembro tb da praça em frente, onde havia um lago com tartarugas e jacarés. Lembro que isso me chamou bastante a atenção. Pra quem não conhece, tb vale mto a pena conhecer as ruínas de São Miguel das Missões (cidade perto de Sto Ângelo), são as mais bem conservadas dos antigos Sete Povos das Missões, e são patrimônio da humanidade, tombado pela UNESCO. A história das Reduções Jesuíticas é fantástica, surpreendente, mas, pelo jeito, meio desconhecida no Brasil.

Bah, tu comentou agora e eu lembrei.

Hehe...

As ruinas são realamente incriveis, bem que poderia ter um trédi sobre elas aqui no ssc.

Vou ver se encontro minhas fotos do passeio, digitalizar e criar um trédi.

Mas são bem antigas.
Gui_Poa no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2009, 07:27 PM   #20
FaB!O [..SgO..]
Campo Grande é Feliz!!

FaB!O [..SgO..]'s Avatar

Likes (Received): 2081

Linda Cidade!!
Minha namorada tem muitos parentes na cidade, e sempre comenta a beleza do local

| | | S E P 1 9 1 4 | | |

Reply

Thread Tools

Posting Rules