daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Brasil Geral

Reply

Thread Tools Display Modes
Old April 14th, 2009, 07:43 AM   #21
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 129

Quote:
Originally Posted by Martelli View Post
A cidade mais alemã do Brasil.
Alguém poderia me explicar qual o critério utilizado afirmar que Pomerode é a cidade mais alemã do Brasil?

Por que Pomerode e não outra? E qual a importância disso?

Eu sempre acho essas afirmações exageradas. Mesmo assim, agradeço se alguém vir com critérios convincentes.

Obrigado.
renehass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 14th, 2009, 02:19 PM   #22
Martelli
Registered User

Likes (Received): 0

Não conheço bem o critério. É uma informação que está em vários sites, acho que é porque praticamente 100% da população da cidade é descendente de alemães.
Martelli no está en línea   Reply With Quote
Old April 14th, 2009, 02:20 PM   #23
Martelli
Registered User

Colônia polonesa em Curitiba - Paraná/Brasil

O número estimado de descendentes de poloneses no Brasil é de + 1,8 milhão. São uma grande influência na cultura, nas artes, na culinária e na música brasileira.

O Paraná é o estado mais influenciado pelos poloneses. Muitos descendentes falam o idioma polonês como língua materna. Curitiba é a 2ª cidade fora da Polônia com o maior número de habitantes de origem polaca, superada apenas por Chicago, nos Estados Unidos. A música e a culinária polonesas são marcas profundas na região. (Fonte: wikipédia)

Memorial da Imigração Polonesa
(Bosque do Papa)

Flickr Cesar Nogarolli

Flickr T.Mazutti

Flickr Luiz4ever

Flickr Rafael Curitiba

Flickr wellingtontf

Comemoração da Pácoa polonesa (Fotos de Claudete Dorocinski)

Old April 14th, 2009, 02:21 PM   #24
Martelli
Registered User

No Brasil a estimativa de descendentes de poloneses gira em torno de 1,5 a 1,8 milhões. Mas, o jornalista Ulisses Iarochinski, doutorando na Uniwersytet Jagielloński, de Cracóvia, fez sua tese colocando em suspeição estes dados, ele diz que este número mágico não tem sustentação em nenhuma estatística confíável. Baseia-se mais no "chutômetro", do que num estudo sério sobre a etnia no Brasil. Pelas suas pesquisas e estudos, muito provavelmente a etnia polaca no Brasil já ultrapassou os 3,5 millhões de descendentes e polacos.

Ele tem um blog onde comenta este fato:
http://iarochinski.blogspot.com/2007...olacos-no.html

Pra não criar polêmica eu fico no meio do caminho com a estimativa de 1,8.
Old April 14th, 2009, 02:22 PM   #25
Martelli
Registered User

Santo Antônio do Palma - Rio Grande do Sul/Brasil

Cidade colonizado por imigrantes italianos e poloneses.

Casa polonesa

Flickr Sandra Hiperativa

Flickr Sandra Hiperativa

www.brazylia2009.org

Last edited by Martelli; November 25th, 2009 at 01:03 PM.
Old April 14th, 2009, 02:22 PM   #26
Martelli
Registered User

Uma curiosidade:

O gentílico "polaco" é motivo de muita briga entre os imigrantes, por ter se transformado numa expressão pejorativa. Sendo assim o termo "polonês" foi adotado no Brasil como forma de substituir o polêmico "polaco", usado para ofender os imigrantes e seus descendentes. As gerações mais antigas simplesmente abominam o gentílico "polaco". -Quando escrevia Saga dos polacos, publicado em 2001, o presidente de uma associação étnico-cultural do interior do Paraná interrompeu a entrevista quando ouviu o termo "polaco". O homem, também descendente de imigrantes da Polônia, afirmou que não prosseguiria a conversa se continuasse a ouvir "polaco". Ele se sentia terrivelmente agredido com a palavra. Perguntei o porquê da irritação. O polonês-paranaense respondeu que era um termo pejorativo.- Adaptado de Ulisses Iarochinski

Polaco ou Polonês?
http://www.parana-online.com.br/colunistas/67/49731/
Old April 14th, 2009, 02:31 PM   #27
Martelli
Registered User

Cruz Machado - Paraná / Brasil

Cidade colonizada predominantemente por poloneses. O município de características eminentemente agrícola está centrado principalmente em culturas como o feijão e milho, possuíndo ainda, na sua base econômica, a pecuária leiteira, a suinocultura a extração da madeira e a erva-mate. Possui belezas naturais como os saltos no rio Palmital entre outros e na sede municipal o lago da Represa de Foz do Areia.

Site do documentário citado abaixo

Flickr piratadacity

Picasa Roder

Picasa Roder

Igreja Ucraniana

Flickr piratadacity

Flickr Naldinho Lourenço

Flickr Naldinho Lourenço

Flickr Naldinho Lourenço

Flickr marcos r dos santos

Fotos de Mauro Giller e descrições tiradas do site: http://detemposemtempos.blogspot.com/

Em um local longe de Cruz Machado, as crianças estudam na pequena escola local ( Papuã ). Os 24 alunos, todos falam polonês. Alguns chegam na escola com dificuldade de falar o português. Durante a aula o professor conversa sobre a questão dos imigrantes, e depois elas correm pelo pátio da escola brincando e contando números em polonês.

-Dunha herdou dos pais o comércio.Vende objetos que nem sempre são encontrados nos mercados.

-Tia Joana e dona Milka (1ª foto à esquerda). As duas vizinhas tem o hábito de conversar pela janela em polonês caipira.
-No tear (1ª foto à direita) Alexandra é surda e só fala polonês. Vive com o seu genro. Herdou um tear da sua mãe que trouxe essa atividade da polônia.
-Dona Emilia (2ª foto à direita das crianças) desde os seus quinze anos faz pirogue, comida típica polonesa. Junto com a sua familia, eles se reúnem para comer a iguaria.

Old April 14th, 2009, 02:33 PM   #28
Martelli
Registered User

Os poloneses são uma etnia muito representativa do Paraná. Outra curiosidade é que vivem no Brasil parentes próximos do Papa João Paulo II que era polonês.
Old April 14th, 2009, 03:00 PM   #29
Martelli
Registered User

Quote:
Originally Posted by haznobe View Post
Imaginei encontrar negros, indígenas e europeus, o titulo me fez pensar assim.
Mas de qualquer jeito, gostei das fotos!
Fiz um trabalho no ano passado sobre estas colônias de imigrantes na américa latina e este fórum me ajudou muito. Estou com uma coleção de centenas destas cidades no Brasil. Inicialmente contribuia para a complementação deste thread: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=318014 e lá o forista Rodrgogs deu a idéia de abrir um tópico no fórum brasileiro. Na verdade o thread será uma coleção de culturas e etnias sem nenhuma ordem aparente.

Infelizmente o foco do meu trabalho ficou restrito às colônias (inclusive comunidades quilombolas) do sul e sudeste. Mas por exemplo, como não encontrei fotos boas dos quilombos, resolvi abrir o leque e passei a postar algumas cidades, inclusive fora do eixo sul-sudeste, com grande presença africana.

No caso dos índios eu não tenho fotos porque na verdade eles não eram o foco.
Old April 14th, 2009, 04:53 PM   #30
Raphael_San
Registered User

Raphael_San's Avatar

Likes (Received): 1

Gostei da iniciativa Martelli de criar um thread sobre cidades colonizadas também no fórum brasileiro.

Espero poder contribuir com fotos e informações de mais municípios capixabas...

Raphael_San no está en línea   Reply With Quote
Old April 15th, 2009, 12:52 AM   #31
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Muito interessante o Thread!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old April 15th, 2009, 01:06 AM   #32
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 540

Ah, muito legal esse thread. Essas cidadezinhas "alemães", "italianas", "polonesas", "austríacas" e tal são absolutamente comuns em SC, e no Sul em geral, hehe. Inclusive, em praticamente qualquer região de SC há uma significativa parcela da população que fale outra língua estrangeira além do português (que é passada de pai pra filho, hehe); então não é incomum ouvir alguém falando alemão ou italiano. E a arquitetura também, essas casas bonitinhas e bem cuidadas...
Barriga-Verde no está en línea   Reply With Quote
Old April 15th, 2009, 01:09 AM   #33
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 540

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Alguém poderia me explicar qual o critério utilizado afirmar que Pomerode é a cidade mais alemã do Brasil?

Por que Pomerode e não outra? E qual a importância disso?

Eu sempre acho essas afirmações exageradas. Mesmo assim, agradeço se alguém vir com critérios convincentes.

Obrigado.
Hm, como já disseram, quase 100% da população da é cidade descendente de alemães, a arquitetura da cidade é germânica (exclua-se os fakes), ainda é comum ouvir pessoas falando em alemão nas ruas etc, hehe. Tá, isso não é lá algo muito incomum em SC, porém, digamos que Pomerode tenha se mantido mais "intocada", hehe, em Blumenau por exemplo eu acredito que mais de 50% da população nem é de lá, hehe, ou seja, se perdeu muito da cultura original.

Importância disso? Turística, principalmente, pois ajuda na divulgação da cidade . E na própria preservação histórico-cultural do município. Qual é o problema nisso?
Barriga-Verde no está en línea   Reply With Quote
Old April 15th, 2009, 01:24 AM   #34
Holz
Registered User

Holz's Avatar

Likes (Received): 8

Aqui no ES, mais especificamente, na região serrana existem muitas cidades que foram colonizadas por imigrantes alemães e italianos, prinicipalmente. Pena que essas cidades quase não são divulgadas. Valeu por mostrar aqui no SSC, mais sobre os imigrantes aqui no ES e no resto do Brasil!
Holz no está en línea   Reply With Quote
Old April 15th, 2009, 02:29 AM   #35
Fourier
lê-se: "FÚRRIÊ!"

Fourier's Avatar

Likes (Received): 173

Muito interessante o thread, mas vocês estão esquecendo de uma colônia muito representativa (acho que até mais que muitas que foram aqui postas).

É a imensa colônia japonesa!!

Já ví afirmações a comunidade japonesa no Brasil é a maior do mundo fora do Japão.
Fourier no está en línea   Reply With Quote
Old April 15th, 2009, 02:41 AM   #36
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 129

Quote:
Originally Posted by Martelli View Post

Não conheço bem o critério. É uma informação que está em vários sites, acho que é porque praticamente 100% da população da cidade é descendente de alemães.
Quote:
Originally Posted by Barriga-Verde View Post
Hm, como já disseram, quase 100% da população da é cidade descendente de alemães, a arquitetura da cidade é germânica (exclua-se os fakes), ainda é comum ouvir pessoas falando em alemão nas ruas etc, hehe. Tá, isso não é lá algo muito incomum em SC, porém, digamos que Pomerode tenha se mantido mais "intocada", hehe, em Blumenau por exemplo eu acredito que mais de 50% da população nem é de lá, hehe, ou seja, se perdeu muito da cultura original.

Importância disso? Turística, principalmente, pois ajuda na divulgação da cidade . E na própria preservação histórico-cultural do município. Qual é o problema nisso?
Quote:
Originally Posted by eSPetaculo View Post
é apenas uma curiosidade...não vejo problema algum!
Também não vejo como algo problemático. Sequer mencionei isso como “problema”. Obrigado pela explicação do critério da população ser praticamente 100% de descendentes de alemães.

Quando questionei sobre “qual a importância disso”, referi-me à importância de Pomerode ser a cidade mais alemã do Brasil. De forma alguma vejo isso como problema.

O Rio Grande do Sul é um outro belo exemplo de estado com inúmeras comunidades formadas quase que 100% de descendentes de imigrantes, muitas das quais ainda se caracterizam por ser bilíngües em que as crianças só aprendem o português quando atingem idade escolar.

Eu já passei férias em uma comunidade bilíngüe próxima à Santa Cruz do Sul quando criança em que todas as crianças locais falavam entre si em alemão, até mesmo as crianças negras. Havia algumas cujos pais trabalhavam nos sítios e lavouras dos descendentes de alemães e que aprenderam o alemão quando interagiam com as crianças brancas.

Ainda há muitos descendentes de imigrantes no RS que apenas falam os dialetos oriundos do alemão e do italiano. Entretanto, pesquisas já apontam que a tendência do biliguismo é desaparecer. Em função das tecnologias, as crianças estão aprendendo a falar o português antes da idade escolar. E se mudam para a cidade quando adolescentes ou em idade adulta, há a tendência de elas deixarem aos poucos de serem falantes dos seus dialetos maternos, passando a falar somente o português até chegar em um estágio em que elas entendem os dialetos, mas não conseguem mais expressarem suas vozes nele.
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old April 15th, 2009, 02:43 AM   #37
Julio_Geografia
"Rio 2016" I'll be there

Julio_Geografia's Avatar

Likes (Received): 61

Sem dúvida, inclusive São Paulo é a cidade mais japonesa fora do Japão. Curitiba também tem muitas influências japonesas, e em homenagem fizeram aquela praça do Japão que é linda, tenho até fotos aqui maravilhosas. Maringá e Londrina são cidades bem influenciadas pela comunidade.
Julio_Geografia no está en línea   Reply With Quote
Old April 15th, 2009, 01:20 PM   #38
EZE
"I'm not that innocent"

EZE's Avatar

Likes (Received): 46

A imigração japonesa foi muito forte também aqui na região...

Na cidade vizinha daqui de Prudente, Álvares Machado, é a única cidade da América Latina a ter um cemitério só de japoneses, você se sente no Japão lá dentro, tudo em estilo, escrita...
EZE no está en línea   Reply With Quote
Old April 15th, 2009, 01:53 PM   #39
WallyP
Registered User

WallyP's Avatar

Likes (Received): 432

Calma gente, o Martelli tem um bom acervo ele vai botando pouco a pouco, deixem por conta dele que não vai faltar cidade, seja de japoneses, suíços, ou poloneses...todos entrarão.
Old April 15th, 2009, 03:00 PM   #40
Martelli
Registered User

Valeu, Wally!

Reply

Tags
ofuturodobrasil, raçaarianasuperior

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules