daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Brasil Geral

Reply

Thread Tools
Old April 18th, 2009, 08:50 PM   #101
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 3038

Quote:
Originally Posted by Farrapo View Post
Na zona rural de Pelotas, no distrito do Quilombo, há uma colônia de franceses... Aliás, outra colônia não muito comum no Brasil que tem aqui em Pelotas, além dos franceses, é a de irlandeses... Infelizmente não encontrei nenhuma foto decente pra ilustrar...

A propósito, tá muito interessante o teu thread! Parabéns!
No pequeno povoado de Rio Campo no sul da Bahia,com cerca de 400 moradores,é uma colonia irlandesa ou quase isso....

Sponsored Links

Old April 18th, 2009, 09:29 PM   #102
Martelli
Registered User

Likes (Received): 8

Rekarte, essa que citou eu realmente não conhecia, fiz uma pesquisa rápida e encontrei essa reportagem do Globo Rural:

"Rio do Campo é uma comunidade isolada, às margens de uma ilha. No primeiro grupo que a gente encontra só tem brancos. São pouco mais de 150 casas, menos de 400 moradores. Mesmo os mais morenos são claramente misturados. Tem ruivinha que chama a atenção de longe. Estudos mais recentes estão comprovando o que já se desconfiava: grande parte dos moradores de Rio do Campo são mesmo descendentes de irlandeses."

http://globoruraltv.globo.com/GRural...5739-1,00.html

Quote:
Originally Posted by Farrapo View Post
Na zona rural de Pelotas, no distrito do Quilombo, há uma colônia de franceses... Aliás, outra colônia não muito comum no Brasil que tem aqui em Pelotas, além dos franceses, é a de irlandeses... Infelizmente não encontrei nenhuma foto decente pra ilustrar...
Farrapo, nessa região de Pelotas vc encontra de tudo (tudo mesmo), assim como no sudoeste do RS.
É impressionante a diversidade.

Quote:
Originally Posted by ticosk8 View Post
A imigração japonesa para o Brasil começou antes da chegada do famoso navio Kasato Maru
ticosk8, repito o que disse lá no fórum latino, suas intervenções são muito interessantes

Quote:
Originally Posted by Kelsen View Post
Pouca gente sabe mas SC também tem uma colônia de imigrantes japoneses.

Trata-se de Frei Rogério no meio-oeste catarinense.
Kelsen, valeu por postar. Também em Santa Catarina, junto à fronteira com o Paraná, existem cidades constituídas de descendentes de povos eslavos (ucranianos e poloneses)
Martelli no está en línea   Reply With Quote
Old April 18th, 2009, 09:34 PM   #103
Martelli
Registered User

Os Russos-Brancos da Colônia Santa Cruz - Paraná/Brasil

Fugindo do comunismo e das incertezas existentes na Rússia, os russos-brancos (mencheviques e czaristas), migraram desesperadamente para a China e moraram na Ásia por cerca de 25 anos. Em 1949 teve início a revolução da chinesa, liderada por Mao Tsé Tung. Alegando perseguições do exército chinês, os remanescentes russos em terras asiáticas pediram para que a Organização das Nações Unidas intercedesse. Dessa forma, os imigrantes conseguiriam entrar em acordo com o governo brasileiro e alguns se fixaram na localidade de Santa Cruz, entre Ponta Grossa e Palmeira no Paraná em de julho de 1958, dedicando-se a atividade agrícola.

Ortodoxos na religião, vivem isolados e mergulhados em suas tradições. O idioma russo é corrente, poucos falam português.

As mulheres ("penélopes"), desde pequenas se vestem com longos vestidos, descendo até os pés, com mangas longas e fechados até o pescoço, sempre com uma faixa na cintura. As solteiras usam cabelos longos, presos em uma trança, já as casadas fazem duas tranças e podem amarrar um lenço sobre a cabeça, formando um conjunto de rara beleza.

Já os homens, desde cedo usam um camisolão, de cor única, com mangas compridas e fechadas até o pescoço. Na cintura amarram uma fita de cor diferente da camisa. Nunca cortam a barba. Todos se mantêm fieis às tradições do trabalho no campo, mas com um pé no progresso. Não é raro vê-los praticando negócios na cidade, em bancos e em casas comerciais. Nomes como Yukanow, Evdoquia, Nikita e Agafia, o uso da linguagem russa, a vestimenta tradicional, a rígida religião cristã ortodoxa, cabelos longos e a primeira refeição do dia reforçada por carne e legumes, fazem dessa comunidade um mundo completo, recheado de mistérios.

Texto adaptado do blog "Aprendendo por Aí":
http://aprendendoporai.blogspot.com/...-no-paran.html

aprendendoporai.blogspot.com

Last edited by Martelli; April 18th, 2009 at 09:48 PM.
Old April 18th, 2009, 09:35 PM   #104
Martelli
Registered User

os russos-brancos parecem personagens saídos do séc XIX, eles são avessos à entrevistas e não gostam de serem fotografados.

Em Montividiu, estado de Goiás, existe outra comunidade de russos-brancos. Deixo uma ótima matéria sobre eles. Vale a pena ver.

A colônia russa de Primavera do Leste em Mato Grosso Reportagem do SBT Repórter.

Last edited by Martelli; November 7th, 2009 at 09:16 PM. Reason: adicionar vídeo
Old April 18th, 2009, 09:36 PM   #105
Martelli
Registered User

Campina das Missões - Rio Grande do Sul/Brasil

Cidade colonizada por alemães e russos (eslavos). Possui uma das maiores colônias de descendentes russos do Rio Grande do Sul. Curiosamente estes imigrantes, em sua maioria, provinham da Sibéria, acostumados com o frio, sofreram bastante com o clima e com a dificuldade de manejo das terras. Já os alemães, que chegaram posteriormente, vinham das "Colônias Velhas" (São Sebastião do Caí, Feliz, São Leopoldo, Montenegro, Estrela, Lajeado e Santa Cruz do Sul), tinham experiência com a agricultura e, ao contrário dos russos, já estavam acostumados com o clima e ao meio agreste, o que fez com que vingassem melhor suas iniciativas.

Descendentes de alemães

Descendentes de russos

Selo em comemoração aos 100 anos da imigração russa no Rio Grande do Sul

Fotos do site da prefeitura de Campina
Old April 18th, 2009, 09:37 PM   #106
Martelli
Registered User

Troyka (Grupo de Dança Folclórica Russa de Campina das Missões/RS)

No Brasil o número de russos e seus descendentes gira em torno de 200 mil pessoas. A maioria se encontra no estado de São Paulo, com destaque para a capital e a cidade de Nova Odessa.
http://www.brasil-russia.com.br/comunidade.htm

Reportagem sobre a imigração russa no Rio Grande do Sul

Parte 1

Pate 2

Parte 3

Parte 4

Last edited by Martelli; September 17th, 2010 at 03:15 PM. Reason: adicionar reportagem
Old April 19th, 2009, 12:27 AM   #107
Alemão Xucro
Registered User

Likes (Received): 0

Olha, eu que moro no meio da alemoada, ainda me espanto com a quantidade dessas cidades no sul...
Alemão Xucro no está en línea   Reply With Quote
Old April 19th, 2009, 02:09 AM   #108
FG-BR
Registered User

FG-BR's Avatar

Likes (Received): 31

A primeira foto de são bento do sul fui eu que tirei
FG-BR no está en línea   Reply With Quote
Old April 19th, 2009, 03:03 AM   #109
provinciano
Registered User

provinciano's Avatar

É estimado que 15 milhões de brasileiros sejam descendentes de imigração, sendo que a maioria está vivendo no estado de São Paulo. A imigração espanhola já estava no Brasil desde o início da colonização do Brasil, Mas só podemos dizer uma afetiva imigração dos espanhóis nas terras brasileiras no final do século XIX.

Na década de 1880, chegaram os primeiros espanhóis no Brasil. No final do século XIX, a grande maioria era de galegos, que se abrigaram nos principais centros urbanos brasileiros, sendo eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

Os recém-chegados disputavam desde as ofertas de emprego menos qualificado, até os espaços de moradia disponíveis junto aos segmentos mais pobres da população local, sobretudo mestiços e negros que também tomaram o rumo das cidades, após a Abolição da Escravatura.

Os espanhóis no Brasil cresceram no início do século XX, com ajuda do governo paulista, que necessitava atrair trabalhadores para as colheitas de café. A imigração espanhola foi grande até a década de 1930. Até então, mais de 700 mil espanhóis tinham entrado no Brasil, ficando atrás dos Italianos e Portugueses. Com o crescimento da economia espanhola após a guerra, o número de imigrantes caiu e passou a ser pouco significativa.
provinciano no está en línea   Reply With Quote
Old April 19th, 2009, 04:02 AM   #110
Kelsen
Dias lotados...

Kelsen's Avatar

Likes (Received): 2222

Quote:
Originally Posted by Martelli View Post

Kelsen, valeu por postar. Também em Santa Catarina, junto à fronteira com o Paraná, existem cidades constituídas de descendentes de povos eslavos (ucranianos e poloneses)

Sim, mas isso não é novidade, pelo menos para mim, inclusive minha mulher é descendente de polacos heh

As andorinhas gritam por falta de uma clave de sol.
Kelsen no está en línea   Reply With Quote
Old April 19th, 2009, 04:08 AM   #111
Farrapo
.

Likes (Received): 219

Quote:
Farrapo, nessa região de Pelotas vc encontra de tudo (tudo mesmo), assim como no sudoeste do RS.
É impressionante a diversidade.
Sudoeste do RS? Hmmm, nem tanto, viu... A população dessa região é formada, basicamente, por descendentes de portugueses, espanhóis, indígenas e negros (e alguns poucos alemães e italianos na região de Bagé, principalmente)...

Na Metade Sul do RS, Pelotas e Santa Maria (e respectivos entornos) são, sem dúvidas, os locais mais diversos etnicamente, se encontra de tudo mesmo...

Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old April 19th, 2009, 03:27 PM   #112
Martelli
Registered User

xiiii... fiz uma confusão com as regiões do RS.

Eu queria me referir àquela macro região mais ao norte de São Miguel das Missões, a cidade que coloquei acima, Campina das Missões, formada por descendentes de russos, fica nela, Guarani das Missões que é polonesa fica lá e mais algumas que não me lembro. Acho que na verdade é a região noroeste do estado.
Old April 19th, 2009, 03:42 PM   #113
Martelli
Registered User

Quote:
Originally Posted by provinciano View Post
É estimado que 15 milhões de brasileiros sejam descendentes de imigração, sendo que a maioria está vivendo no estado de São Paulo. A imigração espanhola já estava no Brasil desde o início da colonização do Brasil, Mas só podemos dizer uma afetiva imigração dos espanhóis nas terras brasileiras no final do século XIX.

Na década de 1880, chegaram os primeiros espanhóis no Brasil. No final do século XIX, a grande maioria era de galegos, que se abrigaram nos principais centros urbanos brasileiros, sendo eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
Provinciano, li que era muito comum no país se confundir galegos com portugueses.
Old April 19th, 2009, 07:14 PM   #114
Daniel Athias
Registered User

Daniel Athias's Avatar

Likes (Received): 1

Novamente fantastico!

Marteli como sempre surpeendendo com essas cidadezinhas exoticas e simpaticas engolidas neste caldeirão Brasileiro!

Magnífico Thread!

Digo mais pra ti, já pensaste em escrever um livro, nao sei, "guia de cidades étnicas e típicas do Brasil", ia ser muito legal!, e eu ia comprar com certeza!!!!
(ou então sei lá "volta ao mundo sem sair do Brasil")
ou talvez só um livro de fotografias mesmo!..."os muitos Brasis"....muito legal isso que voce mostra!

e no outro thread eles nem comentavam porque era sei lá uma briga de egos entre países, "eu tenho mais cidades típicas" ou "Eu tenho cidades típicas + bonitas" e vc de certa forma com suas milhoes de cidades arrasou com tudo e trouxe junto um forte sentimento de inveja por parte deles
foi fantastico!
Daniel Athias no está en línea   Reply With Quote
Old April 19th, 2009, 09:15 PM   #115
Martelli
Registered User

Daniel Athias, você foi longe - um livro? Não, não tenho tanto talento pra isso.

Sobre a briga de egos, acho que foi mais no começo, não peguei aquela fase. Quando entrei o pessoal estava mais light.
Old April 19th, 2009, 10:05 PM   #116
Farrapo
.

Likes (Received): 219

Quote:

xiiii... fiz uma confusão com as regiões do RS.

Eu queria me referir àquela macro região mais ao norte de São Miguel das Missões, a cidade que coloquei acima, Campina das Missões, formada por descendentes de russos, fica nela, Guarani das Missões que é polonesa fica lá e mais algumas que não me lembro. Acho que na verdade é a região noroeste do estado.
Pois é, acho que tu fez uma confusãozinha, heheh... A região noroeste do RS, sim, é bem variada etnicamente... Ijuí mesmo, por reunir vários grupos étnicos, é conhecida como a "Terra das Culturas Diversificadas"...
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old April 20th, 2009, 03:03 PM   #117
Martelli
Registered User

Colônia Witmarsum (distrito de Palmeira) - Paraná

Os menonitas da Colônia Witmarsum pertencem ao grupo dos menonitas alemães-russos, que tem sua origem na Frísia, no norte da atual Holanda e Alemanha. Através da Prússia eles imigraram para Rússia no século XVIII, de onde fugiram em 1929, quando o comunismo se instalou naquele país. Em 1930 vieram ao Brasil onde, após uma tempo em Santa Catarina, fundaram em 1951 a Colônia Witmarsum no Paraná.

Vista do centro da Colônia

Flickr Tobias Thiessen

Flickr bikesul_1

Flickr Lost in the Wilderness

Flickr Altino Mario

Flickr Valéria Bini

Flickr bikesul_1

Flickr Tobias Thiessen

Flickr Tobias Thiessen

Flickr Tobias Thiessen

Flickr de Danilo Mandioca

Mr. Philipensen, descendente alemão-ucraniano-holandês-turcomeno-soviético, explicando a trajetória menonita pelo mundo
(Descrição tirada do Flickr de Danilo Mandioca)

Flickr de Valéria Bini

Flickr de Valéria Bini

Foto da Associação Menonita Beneficente (AMB)
Old April 20th, 2009, 05:26 PM   #118
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Likes (Received): 15

Contribuindo com um pouco de legado autenticamente germânico no Rio Grande do Sul [chega do show de fakes de concreto! hehe]

Casas construídas com técnica enxaimel, que consiste na montagem da estrutura em madeira apenas com encaixes, sem parafusos ou pregos metálicos. Os vãos são preenchidos com materiais da região: no início, foi comum barro socado com galhos e pedras, em algumas regiões onde havia pedra gres em abundancia, ela era cortada e utilizada. Nas etapas mais posteriores ou em reformas, era utilizado tijolo [como nos exemplares de Santa Catarina], porém sempre rebocado.

Casa enxaimel em Picada Holanda, localidade de Picada Café. Os plátanos em primeiro plano também são influência da colonização.
image hosted on flickr

Casinha em Joaneta, localidade de Picada Café (RS).
image hosted on flickr

Porta esculpida em casa enxaimel de Joaneta, localidade de Picada Café (RS).
image hosted on flickr

Casa no Travessão Rubenich, localidade de Dois Irmãos (RS)
image hosted on flickr

Enxaimel no centro de Santa Maria do Herval (RS)
image hosted on flickr

Antiga atafona em enxaimel, no centro de Sapiranga (RS)
image hosted on flickr

Nucleo de casas enxaimel no Teufelsloch (Buraco do Diabo) de Ivoti (RS)
image hosted on flickr

Em quase todas essas localidades [com exceção de Sapiranga], o dialeto hunsrick é ainda praticamente a "lingua oficial". Isso se comprova escutando as conversas, principalmente nos estabelecimentos comerciais.

Tem mais sobre enxaimel no RS no meu blog, o link está na assinatura.

Last edited by thesapox; May 13th, 2009 at 01:00 AM.
thesapox no está en línea   Reply With Quote
Old April 20th, 2009, 05:31 PM   #119
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Likes (Received): 15

Casinhas ecléticas "frontão recortado" - com abertura do sótão na fachada e telhado com inclinação acentuada, são tão típicas da colonização alemã quanto o enxaimel. Apesar disso, ainda não foram valorizadas e são sistematicamente destruídas, principalmente nos locais de especulação imobiliária mais intensa...

Tiveram seu auge nos anos 20, mas em localidades afastadas e menores, ocorreu com intensidade até 1940. Há exemplares até mesmo dos anos 60, quando o estilo foi finalmente descartado.

image hosted on flickr

Casa em Rolante

image hosted on flickr

Casa em Ivoti

image hosted on flickr

Casinha já demolida, em Novo Hamburgo. Exemplifica a versão mais humilde dessa tipologia.
thesapox no está en línea   Reply With Quote
Old April 20th, 2009, 05:45 PM   #120
Kelsen
Dias lotados...

Kelsen's Avatar

Likes (Received): 2222

@ Thesapox e aquelas casas de madeiras tradicionais de toda a região sul, me refiro àquelas localizadas no meio urbano, são algum " estilo"? As acho realmente curiosas e deve ser um traço da imigração também, embora não as veja como germanizadas, italianas etc....Digo tipo essas ( fotos minhas):

Acho elas extremamente charmosas, e também pararam de ser construídas lá pela de 70 e hoje estão sendo impiedosaente demolidas...

As andorinhas gritam por falta de uma clave de sol.

Last edited by Kelsen; April 20th, 2009 at 05:50 PM.
Kelsen no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules