daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 4.00 average. Display Modes
Old August 3rd, 2012, 01:37 AM   #581
Transportrec
Registered User

Likes (Received): 0

O país está passando por uma interresante injeção de capital, na qual há a criação de linhas de BRT em dezenas de cidades juntamete com a pretenção de licitação de diversos sistemas de transportes, o qual criará um cenário estável para o sistema de transporte por cerca de 10 à 20 anos, a maioria dos sistemas são operados por ônibus, aí surjem os questionamentos:
Já pensam em uma próxima fase após a implatação daqui a dois anos do protótipo?
Eu assisti no vídeo algo entorno de 5 passageiros por m² é isso ?
Seria possível em um prazo de + ou – 10 anos a substituição satisfatória com possibilidade de ampliação de linhas de BRT? Algo que pudesse chegar (em dias epecias: jogos, eventos, ou mesmo em um pico acentuado), 8 passageiros por m²? Funcionando em um nicho intermediário entre um BRT e Um Metrô?
Em um sistema de maglevcobra é necessário piloto ou motorista ou tudo será automatico?
Transportrec no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old August 3rd, 2012, 05:20 PM   #582
Uhr Ban
Uhrrhrhrhhshsjzshzinjzzxz

Uhr Ban's Avatar

Likes (Received): 9

Quote:
Originally Posted by Transportrec View Post
O país está passando por uma interresante injeção de capital, na qual há a criação de linhas de BRT em dezenas de cidades juntamete com a pretenção de licitação de diversos sistemas de transportes, o qual criará um cenário estável para o sistema de transporte por cerca de 10 à 20 anos, a maioria dos sistemas são operados por ônibus, aí surjem os questionamentos:
Já pensam em uma próxima fase após a implatação daqui a dois anos do protótipo?
Veja o site do plano diretor do fundão. A proxima fase é a implantação desde o hospital ao parque tecnologico/vila residencial

Quote:
Eu assisti no vídeo algo entorno de 5 passageiros por m² é isso ?
Depende da demanda, da frequencia, dos horários e de quantos modulos terá o veículo.

Quote:
Seria possível em um prazo de + ou – 10 anos a substituição satisfatória com possibilidade de ampliação de linhas de BRT? Algo que pudesse chegar (em dias epecias: jogos, eventos, ou mesmo em um pico acentuado), 8 passageiros por m²? Funcionando em um nicho intermediário entre um BRT e Um Metrô?
Com estes governantes, não. Impossível!!!

Quote:
Em um sistema de maglevcobra é necessário piloto ou motorista ou tudo será automatico?
Depende do sistema que adotarão. Se for um veículo urbano de superfície, é bom que tenha piloto. Se for totalmente segregado, não é necessário.

Last edited by Uhr Ban; August 6th, 2012 at 09:12 PM.
Uhr Ban no está en línea   Reply With Quote
Old August 4th, 2012, 08:58 AM   #583
Transportrec
Registered User

Obrigado!!
Transportrec no está en línea   Reply With Quote
Old August 11th, 2012, 03:38 AM   #584
Tvorjik
Raphael de Moura Ferrão

Tvorjik's Avatar

Likes (Received): 6

E aí, pessoal, como andam as pesquisas com o Maglev Cobra?
Leio, de vez em quando, algumas coisas a respeito, mas são poucas as informações sobre o projeto na internet.
O projeto está parado por falta de investimentos ou houve problemas técnicos?
Eu tenho grande interesse nesse projeto, por ser nacional e pela possibilidade de resolver muitos problemas de mobilidade urbana nas nossas metrópoles.
É verdade que o custo de implementação do Maglev Cobra é menos da metade do metrô?

Acho estranho a grande mídia não falar muito sobre esse projeto...
Tvorjik no está en línea   Reply With Quote
Old August 11th, 2012, 08:46 AM   #585
Rocco Buendía
Cosmopolita de internet

Rocco Buendía's Avatar

Likes (Received): 26

Quote:
Originally Posted by Tvorjik View Post
E aí, pessoal, como andam as pesquisas com o Maglev Cobra?
Leio, de vez em quando, algumas coisas a respeito, mas são poucas as informações sobre o projeto na internet.
O projeto está parado por falta de investimentos ou houve problemas técnicos?
Eu tenho grande interesse nesse projeto, por ser nacional e pela possibilidade de resolver muitos problemas de mobilidade urbana nas nossas metrópoles.
É verdade que o custo de implementação do Maglev Cobra é menos da metade do metrô?

Acho estranho a grande mídia não falar muito sobre esse projeto...
Divulgam como sendo, mais ou menos, 1/3 do metrô [100 mil reais por quilômetro do metro e 33 mil pro maglev, ou troque "mil" por "milhões"].
Ninguém vai entender o quanto dói / Você se sente sem esperanças, como se nada pudesse te salvar
E quando se vai, acabou / Você pode querer ter de volta todas aquelas coisas ruins
Daí você tem as boas."
We found love in Região dos Lagos - RJ
Rocco Buendía no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2012, 09:48 PM   #586
Philipe3d
Registered User

Quote:
Originally Posted by Uhr Ban View Post
A última vez que ouvi notícias do Maglev Cobra, é que ao ser financiado pelo Eike Batista, uma linha do GIG ao hotel Glória, ouve atritos entre o cientista do LASUP e engenheiro de transporte pela patente, sendo que este ultimo sumiu do país e não deixou paradeiros...

Mas boatos...não sei nem posso provar o que aconteceu de verdade.
De fato meu pai (que inventou esta parada) ficou PUTAÇO com a universidade tentando dar um 171 para roubar a patente do Cobra. (o sistema do cobra é a multi-modularidade, o sistema de vias especiais também modulares e o sistema de borracha que conecta os veículos, não a levitação de supercondutores, que já é conhecida há mais de 100 anos) e se mudou para a Espanha, onde esta trabalhando em outros veículos de transporte de massa. Mas ele não sumiu do país, ele vem aqui direto, o tempo todo, alias, diversas vezes ao ano.
Philipe3d no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2012, 09:54 PM   #587
Philipe3d
Registered User

Não se animem com estas reportagens, o que eles mostram é apenas o Mock Up que EU e vários amigos meus fizemos no INT. Isso aí é de madeira, é só um boneco. Ele não é funcional. De funcional o LASUP só tem uma plataforma que levita, e provavelmente sempre só terá isso, já que a empresa que desenvolve esses supercondutores da Alemanha não quer mais vender isso para o Brasil por determinação da comissão de energia nuclear. (os supercondutores são usados para fazer centrífuga de enriquecimento de urânio) E pra piorar o Famoso Dr Brown brasileiro OCULTOU dados importantes como o fato de que o levitador PERDE O GAP (a distancia entre o veículo e a via) com o tempo e eles não sabem resolver. Esse video da Coppe é uma tripla sacanagem, pois Ilude as pessoas de que o veículo existe, quando na verdade ele é um boneco de madeira pintada, ilude que o negócio levita tão alto, quando na verdade o gap não passa de poucos centímetros, e ilude ao ocultar a perda do gap. No final das contas, eles vão é esconder uma roda nesse troço e continuar enganando as pessoas.
Philipe3d no está en línea   Reply With Quote
Old October 19th, 2012, 04:20 AM   #588
Gustavoa
Usuário do Sistema

Gustavoa's Avatar

Likes (Received): 11

Quote:
Originally Posted by Philipe3d View Post
De fato meu pai (que inventou esta parada) ficou PUTAÇO com a universidade tentando dar um 171 para roubar a patente do Cobra. .
É impressionante a intensidade com que isso ocorre no Brasil, e é um dos principais motivos da baixa cooperação entre empresas e universidades: quando recursos de múltiplas fontes são usados (professores, instituições como universidades e iniciativa privada, por exemplo) de quem é patente??? O que a legislação diz sobre isso, se é que diz?

Quote:
(o sistema do cobra é a multi-modularidade, o sistema de vias especiais também modulares e o sistema de borracha que conecta os veículos, não a levitação de supercondutores, que já é conhecida há mais de 100 anos)
O conceito inventivo do Cobra poderia ser utilizado em sistemas roda-trilho ou monotrilho?
Gustavoa no está en línea   Reply With Quote
Old October 20th, 2012, 09:22 PM   #589
Uhr Ban

Uhr Ban's Avatar

Acho justo que a patente seja em conjunto com a universidade, todos sabem que é assim na maioria dos países. Ela é capaz de dar alguns incentivos e afinal, é lá que estão desenvolvendo. Mas se o sujeito acha capaz de buscar seus próprios recursos, vá em frente...quero ver.
Old November 7th, 2012, 05:07 AM   #590
Uhr Ban

Uhr Ban's Avatar

Quote:
Originally Posted by Gustavoa View Post
O conceito inventivo do Cobra poderia ser utilizado em sistemas roda-trilho ou monotrilho?
Só se vc pagar pelos direitos...rs
Old November 15th, 2012, 12:19 PM   #591
kahafax
Registered User

kahafax's Avatar

Likes (Received): 17

Quote:
Originally Posted by Philipe3d View Post
(...) a empresa que desenvolve esses supercondutores da Alemanha não quer mais vender isso para o Brasil por determinação da comissão de energia nuclear. (os supercondutores são usados para fazer centrífuga de enriquecimento de urânio) E pra piorar o Famoso Dr Brown brasileiro OCULTOU dados importantes como o fato de que o levitador PERDE O GAP (a distancia entre o veículo e a via) com o tempo e eles não sabem resolver(...)
Acho que isso sepulta de uma vez por todas o projeto. É uma pena.
Agora é esperar que algum país mais competente compre essa ideia.
kahafax no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2012, 06:43 PM   #592
pedromarga
Registered User

Likes (Received): 20

Quote:
Originally Posted by Gustavoa View Post
É impressionante a intensidade com que isso ocorre no Brasil, e é um dos principais motivos da baixa cooperação entre empresas e universidades: quando recursos de múltiplas fontes são usados (professores, instituições como universidades e iniciativa privada, por exemplo) de quem é patente??? O que a legislação diz sobre isso, se é que diz?
Quando trabalhei em empresa de P&D assinei um termo de tudo que eu desenvolvesse durante o trabalho seria de propriedade da empresa e eu não teria direitos sobre. Na universidade deve ser mesma coisa, nada mais justo, o pesquisador recebe salario da universidade para pesquisar para a sociedade, não em beneficio próprio.
pedromarga no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2012, 10:21 PM   #593
Gustavoa
Usuário do Sistema

Gustavoa's Avatar

Likes (Received): 11

Quote:
Originally Posted by pedromarga View Post
Quando trabalhei em empresa de P&D assinei um termo de tudo que eu desenvolvesse durante o trabalho seria de propriedade da empresa e eu não teria direitos sobre. Na universidade deve ser mesma coisa, nada mais justo, o pesquisador recebe salario da universidade para pesquisar para a sociedade, não em beneficio próprio.
Não sei se é tão fácil assim. O termo "tudo desenvolvido durante o trabalho" acho que se refere apenas àquilo que era objeto do seu trabalho ou da sua pesquisa. Se, durante seu trabalho ou pesquisa, vc desenvolver uma solução inédita para outra área (que não objeto direto do seu trabalho) mesmo que da própria empresa, a coisa complica. Pelo menos era assim até onde sei. Adicionalmente, vc assinar um termo oferecido pela empresa não quer dizer que esse termo seja inteiramente legal. Vou pesquisar um pouco sobre o assunto e acho que estamos saindo demais do tópico. Se quiser continuar por MP, fique à vontade
Gustavoa no está en línea   Reply With Quote
Old November 17th, 2012, 01:42 AM   #594
pedromarga
Registered User

Likes (Received): 20

Ok, se quiser abrir um tópico no boteco para discutir podemos continuar lá. Encerro por aqui o off-topic.
pedromarga no está en línea   Reply With Quote
Old November 17th, 2012, 10:34 PM   #595
Uhr Ban

Uhr Ban's Avatar

Acho válido dicutir aqui tambem, ja que o maglev cobra parou nesse assunto...
Old November 17th, 2012, 10:41 PM   #596
FloripaNation
Não creio no que não vejo

FloripaNation's Avatar

Likes (Received): 258

É bem promissor, mas essa tecnologia está demorando demais para chegar nas cidades.
Old December 29th, 2012, 03:05 AM   #597
Heaven_BR
CEFET-MG - Rodrigo Cunha

Heaven_BR's Avatar

Likes (Received): 100

Um pouco velha mas...

Coppe e UFRJ assinam convênio para construir trem de levitação magnética
Brasil terá o primeiro Maglev-Cobra; convênio tem o valor de R$ 5,8 milhões
O Brasil irá construir o primeiro trem de levitação magnética do país, conhecido como Maglev-Cobra. Esse trem dispensa rodas e não emite gases de efeito estufa nem ruído. Além disso, as obras de infraestrutura para o seu funcionamento chegam a ser 70% mais baratas do que as obras para o metrô subterrâneo, conforme afirmam os responsáveis pelo projeto, na Coppe/UFRJ – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Na tarde desta sexta-feira (15), a proposta de construção será apresentada na Rio+20, no estande da universidade no Parque dos Atletas. A assinatura de um convênio entre a Coppe e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 5,8 milhões, também acontece nesta sexta. O convênio irá permitir a construção desse primeiro trem no Brasil, que terá quatro módulos, com capacidade para transportar até 30 passageiros. Haverá uma linha regular de 200 metros, entre os prédios do Centro de Tecnologia da Coppe.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, enquanto a construção de um metrô subterrâneo no Rio de Janeiro tem o custo de R$ 100 milhões por quilômetro, é possível que o sistema de levitação seja implantado por cerca de R$ 33 milhões. O Maglev-Cobra tem previsão de entrar em operação em 2014. O equipamento foi projetado pela equipe do Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup) da Coppe, em parceria com a Escola Politécnica da UFRJ.

O professor Richard Stephan, da Coppe, considera que o trem pode representar uma alternativa segura, eficiente e limpa de transporte urbano para uma cidade como o Rio de Janeiro. Uma possibilidade é fazer a ligação do Aeroporto Internacional do Galeão ao Santos Dumont, passando pela Ilha do Fundão. “Na área de transporte público, podemos dizer que é o veículo mais limpo do mundo em termos de emissões e perfeitamente adaptável a qualquer topografia”, explicou Stephan.

Tecnologia
O Maglev-Cobra utiliza técnica de levitação, empregando supercondutores e ímãs. Os supercondutores são refrigerados com nitrogênio líquido a uma temperatura negativa de 196 graus Celsius. Um protótipo chamado funcional é utilizado hoje no laboratório de testes e desliza por um trilho de 12 metros, com oito passageiros. De acordo com a Coppe, o Maglev é movido a energia elétrica e possui um baixo consumo. São cerca de 25 kJ/pkm (unidade que mede a quantidade de energia gasta para transportar cada passageiro por um quilômetro). Em termos comparativos, o consumo de um ônibus comum é de 400 kJ/pkm e o de um avião é de 1.200 kJ/pkm, conforme a assessoria da Coppe.

Site especial
Acesse a página que a CNT e o Sest Senat desenvolveram para divulgar as principais notícias de transporte durante a Rio+20. No endereço, estão disponíveis peças publicitárias e publicações exclusivas relacionadas ao setor de transporte e ao meio ambiente, além de vídeos do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte da CNT.

Do Rio de Janeiro (RJ), Cynthia Castro
Agência CNT de Notícias
http://www.cnt.org.br/Paginas/Agenci...ia.aspx?n=8331
Old February 18th, 2013, 02:53 PM   #598
snt3000
trinta zero zero

snt3000's Avatar

Likes (Received): 29

No Cidades & Soluções sobre o aeromovel de Porto Alegre (http://g1.globo.com/globo-news/cidad...entes/2183361/) o engenheiro menciona um trem de levitação magnética alemão.

Segundo a reportagem, o Aeromóvel é ideal para transporte de médica capacidade. O Maglev seria para qualquer capacidade?
snt3000 no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2013, 08:15 PM   #599
Rodrjgw
Fashion

Rodrjgw's Avatar

Likes (Received): 313

Média e baixa, similar ao Aeromóvel. Há, apenas, uma diferença nas possibilidades estéticas dos modais, além do custo energético.
Rodrjgw no está en línea   Reply With Quote
Old March 19th, 2013, 03:50 PM   #600
Dídio Style
Registered User

Dídio Style's Avatar

Likes (Received): 13

Pessoal, infelizmente não tenho tempo para procurar esta informações aqui ou no site, e se alguém souber responder ficarei muito grato!

Qual é a inclinação máxima de rampa que o MagLev Cobra consegue vencer?
Qual é a capacidade de passageiros/hora/sentido?
Qual é o raio máximo de curva?
Qual é o comprimento máximo?
Qual é o custo de manutenção? Este é maior ou menor do que de um VLT ou Monotrilho?
Será possível, com o tempo , que ele seja de grande capacidade, assim como o monotrilho que está sendo construído em SP?
É mais competitivo que o BRT?
Existe a possibilidade os empresários do setor de ônibus urbano operarem o sistema?

Obrigado!

Last edited by Dídio Style; March 19th, 2013 at 05:58 PM.
Dídio Style no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
brasil, maglev cobra

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules