daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Projetos e Obras > Nossos Projetos

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old April 18th, 2009, 04:31 AM   #1
Scantlebury2
/lixa

Scantlebury2's Avatar

Likes (Received): 25

Mobiliário Urbano | Abrigo de ônibus

Bom, esse projeto fiz para meu estágio do curso técnico de Design do CEFET-PARÁ. Observando as condições da maioria das paradas de ônibus da cidade de Belém, eu e meus colegas resolvemos projetar um abrigo que se adequasse às condições da nossa cidade. Primeiro fizemos uma pesquisa de campo, identificando os maiores problemas encontrados nos abrigos existentes e ouvimos a opinião dos usuários, chegando a conclusão de projetar este abrigo:

Como vocês podem ver, o abrigo tem uma forma bem simples, mas que chega a ser o mínimo necessário pra atender aos usuários. Possui duas rampas de acesso com aquelas placas( não recordo o nome) para guiar deficientes visuais. A altura do piso até o nível da rua é a mesma da escada do ônibus, facilitando a entrada e saída. Há também uma vaga para cadeirantes bem no meio.

Bom, como a maioria já sabe, Belém é uma cidade onde chove constantemente. Nos abrigos pesquisados por mim e meus colegas é quase que impossível de se proteger das chuvas. A ausência de calha faz com que a pessoa se molhe todinha ao sair do abrigo pra entrar no ônibus. A solução encontrada por nós foi fazer uma calha estivesse integrada à estrutura do abrigo. Ou seja. os tubos usados como sustentação também servem para conduzir a água da chuva até a vala

Se lembrar de mais informações eu posto aqui

facebook
Instagram: scantlebury
Email: victorscantlebury@hotmail.com
Scantlebury2 no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 18th, 2009, 04:32 AM   #2
Scantlebury2
/lixa

Scantlebury2's Avatar

Usei o 3d Max para fazer esse trabalho. Os modelos baixei do site do Sketchup e as ávores baixei de um site da net. Tentei usar o render VRAY pra dar mais realidade, mas não consegui um resultado satisfatório

facebook
Old April 18th, 2009, 04:40 AM   #3
dricobel
OFF

dricobel's Avatar

Likes (Received): 1194

Eu acho que poderia ser melhorada a cobertura, dando mais proteção aos usuarios, tipo, se vier a cair uma forte chuva, o abrigo não vai proteger de forma eficiente quem o estiver usando, fora isso, a rampa para portadores de necessidades especiais ficou muito boa, além do alinhamento da altura da calçada com a porta do ônibus!

parabéns
Old April 18th, 2009, 02:12 PM   #4
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Ficou bonito, mas precisa de alguns ajustes para se tornar mais funcional.
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old April 18th, 2009, 04:51 PM   #5
BS
Santo André, SP

Likes (Received): 3

Duas coisinhas, poderia ter uma lâmpada para a noite, que nem no trólebus aqui no ABC. E bancos, porque vai que o onibus demora ;/
BS no está en línea   Reply With Quote
Old April 19th, 2009, 12:42 AM   #6
hugoslz
Morando em SP

hugoslz's Avatar

Likes (Received): 330

Simples e bonito! Só nao gosto da elevação dessas calçadas..Porque nao botam logo nas ruas os onibus que todos os paises desenvolvidos tao usando? Aquele baixinho com suspensão à ar que abaixa? Fala serio..
Refinaria Premium US$ 20 bi/ 132 mil empregos|Companhia Siderúrgica do Mearim US$ 4,1 bi/ 20 mil empregos|Estaleiro Naval R$ 300 mi/ 16 mil empregos|Expansão do Complexo do Porto do Itaqui e Vale R$ 6,64 bi|Hidrelétrica de Estreito R$ 3 bi/ 22 mil empregos|Usina Termoelétrica do Maranhão R$ 1 bi|Suzano R$ 2,9 bi/ 6 mil empregos|+4 shops,1 expans,Atacadão e Sams Club!400 torres e 23mil apts em construç só em SLZ
hugoslz está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 19th, 2009, 06:27 AM   #7
Scantlebury2
/lixa

Scantlebury2's Avatar

Muiito obrigado pelos comentários

Quote:
Originally Posted by dricobel View Post
Eu acho que poderia ser melhorada a cobertura, dando mais proteção aos usuarios, tipo, se vier a cair uma forte chuva, o abrigo não vai proteger de forma eficiente quem o estiver usando, fora isso, a rampa para portadores de necessidades especiais ficou muito boa, além do alinhamento da altura da calçada com a porta do ônibus!

parabéns
Pois é, esse é o maior problema. Chuvas fortes são frequentes

Não sei se vocês já viram as paradas de ônibus de Curitiba como são. Pelas fotos que ví parecem que são todas fechadas, protejendo da chuva. Mas aqui em Belém isso não é possível, pois o calor ia assar quem estivesse entro
Só se colocassem ar condicionado. Mas ia ser um projeto muito mais caro e também correria mais risco de roubo.

Quote:
Originally Posted by tonyssa View Post
Ficou bonito, mas precisa de alguns ajustes para se tornar mais funcional.
É uma pena eu ter perdido o arquivo em 3d max pra senão eu realmente faira alguns ajustes

Quote:
Originally Posted by BS View Post
Duas coisinhas, poderia ter uma lâmpada para a noite, que nem no trólebus aqui no ABC. E bancos, porque vai que o onibus demora ;/
Bom, ele tem bancos sim, mas realmente não dá pra perceber no Render. Eu tinha outros renders onde o banco aparece melhor

facebook
Old April 19th, 2009, 04:25 PM   #8
Mkmillenium
I need a money tree...

Mkmillenium's Avatar

Likes (Received): 0

O ponto de ônibus para um lugar quente é bom. Acho que as rampas deveriam ir do meio fio até o muro. Assim nao precisaria dos corrimoes que atrapalham. Seria mais espacoso. é dificil nessas rampas estreitas passar quando tem muito movimento de gente quando o ônibus pára. Faltam lixeiras e bancos confortáveis em boa quantidade na espera. Mas tá interessante.
Mkmillenium no está en línea   Reply With Quote
Old April 20th, 2009, 04:36 AM   #9
Sergiw
Ser paraense é atitude!

Sergiw's Avatar

Likes (Received): 4

ae victor!!!

esse ja vi... mas tah interessante, só tah faltando umas coisas e tem que ser laranja, a cor padrão da cidade!

Parabéns!!!
Old April 20th, 2009, 07:51 PM   #10
BS
Santo André, SP

Laranja? Meio feinho né. Embora seje minha cor favorita, pra onibus não tá legal
Old April 21st, 2009, 05:24 PM   #11
Sergiw
Ser paraense é atitude!

Sergiw's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by BS View Post
Laranja? Meio feinho né. Embora seje minha cor favorita, pra onibus não tá legal

ahsuahsuashu... quando falei do laranja, são os detalhes das paradas de ônibus. A cidade tem detalhes laranjas! (cor padrão, pois quando mudava de prefeito, mudava de cor )
Não fica feio!
olha uma foto ai do laranja!

13-Entrada do Bosque Jardim Zoobotânico Rodrigues Alves.
by: Scantlebury

Old April 21st, 2009, 06:20 PM   #12
Calvin_
Registered User

Calvin_'s Avatar

Likes (Received): 1

Gostei bastante, muito bom!
Calvin_ no está en línea   Reply With Quote
Old April 21st, 2009, 07:42 PM   #13
BS
Santo André, SP

se for esse laranja, ainda dá pra engolir, pensava que era aquele laranja cenoura
Old April 22nd, 2009, 03:50 PM   #14
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1503

Cores: prata, branco ou preto. As mais neutras. Colorido demais fica brega e faz com que um equipamento que deveria estar camuflado no contexto urbano chame mais a atenção do que deveria. Só ajuda na poluição visual das cidades...

Achei o projeto interessante, a cobertura parece criar bancos, e isto é bem legal. Paradas sem bancos são o fim!

A calha, embora pareça ser legal, talvez não seja tão funcional assim. Nos dias normais, caem coisas na cobertura, folhas por exemplo, que entopem os dutos e fazem a água transbordar. Calhas devem ter grandes diâmetros e serem abertas, para uma limpeza mais fácil.

Gostaria que tu definisse materiais, fica difícil entender o que será utilizado na cobertura.
FlicK no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules