search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Centro > Imagens

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old April 25th, 2009, 07:01 PM   #1
Aka
Registered User

Likes (Received): 144

Coimbra - Bairro Norton de Matos

O Bairro Norton de Matos é um dos maiores bairros de Coimbra e estende-se da Estrada da Beira até quase à Ponte Rainha Santa Isabel, do Estádio até ao Vale das Flores.

Tem uma localização privilegiada, pois encontra-se entre estruturas como o CoimbraShopping, a Makro, os bombeiros, o estádio, o Dolce Vita, o Gira Solum, o Atrium Solum, várias escolas (Quinta das Flores, Eugénio, Dona, Brotero, ESEC, etc.), entre outras.

Além disso, nada lhe falta: vários cafés, restaurantes, farmácias, pastelarias, padaria, papelarias, mercearias, cabeleireiros e barbeiros, muitas lojas de informática, gelataria, companhias de seguros, centro recreativo e desportivo, centro de saúde, escolas, escolas de condução, sapateiro, lojas, a Plarq (sim, o mesmo escritório de arquitectos que fez o Estádio Cidade de Coimbra, a futura Arena do Grêmio e outros projectos para estádios no Brasil), etc. E até feira de ciganos ao fim-de-semana! Se bem é mais Vale das Flores do que outra coisa...

Também não lhe faltam transportes públicos, autocarros importantes como o 24T, o 34, o 11, o 11C, etc. passam n'O Bairro, e também tem paragem de táxis. Futuramente, terá uma estação de metro - na realidade duas, porque a de São José até fica mais à mão.

Faz parte da freguesia de Santo António dos Olivais, a maior da região centro e uma das maiores do país.

Infelizmente, não sei dizer qual é a população d'O Bairro.

No entanto, nada melhor do que antigos alunos da Escola do 1º Ciclo do Bairro Norton de Matos para apresentarem esta zona:

Quote:
Bairro Norton de Matos

Origens

Salazar mandou demolir a velha alta de Coimbra para construção da Cidade Universitária. Devido ao aumento de população e ao número de pessoas desabitadas nascem novos bairros, entre os quais, o Bairro do Calhabé ( primeiro nome do Bairro Norton de Matos), que começou a ser habitado em 1945. No dia de Novembro de 1949, o nome mudou para Bairro Marechal Carmona em comemoração dos oitenta anos daquele estadista. Mais tarde, depois do 25 de Abril de 1974, o nome mudou novamente, desta vez para Bairro Norton de Matos, nome que se mantém até hoje. Norton de Matos tinha sido opositor a Marechal Carmona nas eleições para a Presidência da República.

Toponímia

Os nomes das ruas eram letras do alfabeto, mas as ruas eram tantas que o alfabeto se esgotou tendo as letras sido substituídas por nomes de antigas colónias e figuras históricas ligadas aos descobrimentos... Assim às maiores ,por deliberação camarária , foram dados os nomes de Rua de Angola, de Moçambique, Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral. Às ruas mais pequenas o nome dos navegadores , pracetas dos Açores...

Escola

A primeira escola do 1º Ciclo existente no bairro, localizava-se na Rua de Chaimite, ou rua do volta atrás.
A escola nº 16, hoje Escola do Bairro Norton de Matos, construída na R. Dr. Daniel de Matos começou com 171 rapazes e 166 raparigas, conforme consta dos livros de matrículas.
As turmas eram só femininas ou só masculinas, por isso no mesmo edifício existiam duas escolas: A escola nº 25 dos rapazes que ficava no 2ºandar e a Escola nº 31 das raparigas, 1º andar.

Centro recreativo

O Centro Recreativo do Bairro foi fundado em 1951, tendo o terreno sido oferecido pela Câmara Municipal, na Praça de S. Tomé e Príncipe. O actual Centro foi inaugurado em 1966, pelo Presidente da República à época, Almirante Américo Tomás.
Esta colectividade nasceu devido ao isolamento em que as pessoas viviam por falta de infra-estruturas para os moradores poderem conviver.

Casas

O Bairro foi construído para alojar pessoas da velha alta e funcionários dos serviços.
As primitivas casas tinham três tamanhos: pequenas, médias e grandes. As pequenas tinham dois quartos, as médias e as maiores tinham ambas 3 quartos, sendo diferente o tamanho da sala. Todas as casas tinham dois pisos e um pequeno quintal. O bairro começou a ser habitado por volta de 1950.
Como os terrenos eram mais baratos, muitas pessoas começaram a comprar terrenos para fazerem moradias e assim, o bairro foi crescendo perdendo muito da sua harmonia primitiva.

Actividades

Existiam algumas actividades comerciais por parte de profissionais que se deslocavam pelas ruas, porta a porta, oferecendo os seus serviços: o amolador, o sapateiro por medida, o alfaiate, o barbeiro, e o ardina. Também as lavadeiras do Mondego se deslocavam semanalmente para buscar roupa suja e entregar roupa lavada.
Hoje em dia as actividades comerciais já não se fazem de porta a porta, mas sim em lojas à excepção do amolador cujo assobio ainda podemos ouvir de vez em quando.

As noites de Inverno eram calmas, as pessoas ouviam a rádio novela, passavam o serão em família e deitavam- se cedo.
No Verão, as noites eram muito animadas na rua Vasco da Gama, que na altura se chamava rua A .Fazia- se picadeiro , isto é, passeava-se a pé e ouvia-se música transmitida pelo Centro Recreativo .
Agora as noites passam- se nos cafés em conversa com os amigos, ou em casa a ver televisão, ou deslocam-se para outros pontos da cidade.

Pesquisa efectuada por:
Sara Margarida,David e Filipe 2003/2004
Tomei a liberdade de "roubar" algumas fotos aéreas d'O Bairro:

Bem, começando...

Até hoje nunca ninguém se deu ao trabalho de fotografar O Bairro apesar de ser uma das zonas mais habitadas de Coimbra.

Portanto, lá tenho de ser eu a fazer essa maçada.

Começo só com estas fotos de uma parte d'O Bairro. Atenção: estas fotos não têm a menor intenção de beleza, arte, etc. (antes que venha para aí o PedroGabriel com bocas) Servem apenas para mostrar mais uma parte da cidade que é muitas vezes esquecida no SSC.

As condições climatéricas não eram as melhores: nuvens escuras, raios de sol que apareciam do meio do nada só para atrapalhar. Enfim...

Para ajudar a festa, a bateria estava a acabar... e acabou mesmo ainda a meio do caminho - foi profundamente irritante -, por isso foi tudo feito à pressa e apenas a ter em atenção ao geral, sem grandes pormenores.

À medida que for tirando mais vou colocando.

E agora a festa:

Que nem sequer é perto deste edifício...

Não, este não é o centro de saúde. Neste centro há futsal (com campo relvado sintético), danças, karate, bilhar, ballet, etc.

Este Vasco da Gama é o original. Hoje está espalhado por toda a cidade e até há um em Salamanca.

E agora começa a bateria a ir com o c...

Maldito sol. Ficou o estádio... erecto e nestas condições.

E quando ia começar a fotografar as casas da rua de Moçambique... foi-se.

Quem quiser pode juntar-se à festa.

Last edited by Aka; April 25th, 2009 at 07:07 PM.
Aka no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old April 25th, 2009, 07:03 PM   #2
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Likes (Received): 660

o aka a tirar fotos? o benfica já deu 4 ao barça?..
daniel322 no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2009, 07:09 PM   #3
Aka
Registered User

Com golos... de um jogador!!!
Old April 25th, 2009, 07:11 PM   #4
Aka
Registered User

Já agora, não é O Bairro, mas é quase.

Tirada no final do último Académica-FC Porto:

Old April 25th, 2009, 07:13 PM   #5
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 6812

bela reportagem

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2009, 07:16 PM   #6
manel5
Registered User

Likes (Received): 1

Mas o que é que ha de especial neste bairro??
manel5 no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2009, 07:21 PM   #7
Ondas
LISBON Metro Area

Ondas's Avatar

Likes (Received): 10

É O Bairro
Ondas no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2009, 07:26 PM   #8
Aka
Registered User

Quote:
Originally Posted by Ondas View Post
É O Bairro
E está tudo dito.
Old April 25th, 2009, 08:11 PM   #9
kule
Registered User

Likes (Received): 0

Já bebi uns bons finos no samambaia
kule no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2009, 08:47 PM   #10
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Likes (Received): 24

Quote:
Originally Posted by manel5;
Mas o que é que ha de especial neste bairro??
…tens toda a razão em perguntar, até porque o Aka não explicou quase nada…recomendo uma visita ao Cavalo Selvagem, blog do Bairro, entre outros…

…tirando o processo social e politico que deu origem ao Bairro, este não passa de um vulgar e pobre bairro social…mas eu não posso fazer tudo e escrever tudo, pois não tenho tempo…digo sempre, informem-se um pouco mais…porque existe informação…

…e já agora, Aka…não ponhas essa frase triste de tão usada pelos antifascistas:…[…Salazar mandou demolir a velha alta de Coimbra para construção da Cidade Universitária…]…não só é falso, como existem estudos recentes (nomeadamente ROSMANINHO…), onde se pode ler a verdade deste processo…

É a própria vida que tem de mudar…

Crónicas de Coimbra,…país profundo…
O Prof Godin no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2009, 08:52 PM   #11
Aka
Registered User

Eu não disse nada.
Old April 25th, 2009, 08:53 PM   #12
mynuster
10 Years of SSC!

mynuster's Avatar

Likes (Received): 244

boas fotos Aka
Old April 25th, 2009, 08:55 PM   #13
Aka
Registered User

Epá, eu posso admitir tudo, mas... "pobre bairro"?????!!!!!

EDIT: O Cavalo Selvagem é um blog de sexagenários que gostam mais de recordar o bairro de há 40 anos do que pensar no actual.

Last edited by Aka; April 25th, 2009 at 09:02 PM.
Old April 25th, 2009, 09:23 PM   #14
Lino
'tou na lua...

Lino's Avatar

Likes (Received): 4152

Há uns tempos fui lá ao Samambaia desgraçar-me nos bilhares... andei aí na escola, tenho belas recordações... depois para ir almoçar em casa de minha avó tinha que passar todos os dias pela linha férrea... credo! Uma vez, tinha eu 9 anos, vi lá um tipo morto na linha...
Tem tudo, andei também no ACM onde passei umas tardes, ia a casa dos meus colegas, a escola tinha piso de terra e gravilha onde esfolávamos os joelhos e jogávamos à bola, ou fazíamos as fogueiras no magusto... de onde saíamos todos pretos
Mas ainda prefiro O meu bairro.
Old April 25th, 2009, 10:44 PM   #15
Ennis
BANNED

Likes (Received): 7

Que diferença, entre as fotos aéreas e a "realidade" terrestre...
Ennis no está en línea   Reply With Quote
Old April 25th, 2009, 11:42 PM   #16
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Likes (Received): 660

daniel322 no está en línea   Reply With Quote
Old April 26th, 2009, 12:22 AM   #17
DaniFR
Registered User

Likes (Received): 692

Belo thread!

Old April 26th, 2009, 01:16 AM   #18
Aka
Registered User

Quote:
Originally Posted by Ennis View Post
Que diferença, entre as fotos aéreas e a "realidade" terrestre...
É natural. De facto há coisas que estão por arranjar. Mas a quantidade de casas é tanta que é difícil controlar esses aspectos - olha, é como na Baixa. No entanto, não penses que por dentro as coisas são como parecem por fora nem que o valor da habitação é baixo.

Ultimamente tem-se construído algumas casas novas de grande qualidade por cima de antigas demolidas.

Quanto aos commies... Sim, de facto é algo que exteriormente podia ser mais agradável, mas interiormente são bons e é só existem mesmo nessa parte que mostrei - claro que ainda há outros prédios, mas não me parece que aqueles de tijolo possam ser considerados marquises. Porém, não é nada que a retirada das marquises e um revestimento novo não resolvesse.

Outra coisa é que O Bairro tem estado com muitas obras, o Bloco de Esquerda decidiu andar a sujá-lo e, como já disse, ainda não mostrei tudo.

P.S.: Uma coisa é certa, a maior parte do pessoal diz-me sempre "Devia ser fixe viver aqui". E muitos que estão a criticar provavelmente nunca tiveram um jardim em casa, vivem em apartamentos que não são nada doutro mundo e se for preciso estão "longe" de tudo. Mas pronto, eu aceito todas as opiniões como aceito as do manel5 e do Ennis.

O que eu não aceito é que venham com um paleio da treta a dizer que é um bairro pobre e social colocando-o ao nível de bairros miseráveis da periferia da cidade... Mas esse comentário, se calhar, deve-se ao facto d'O Bairro não ter sido projectado por uma certa pessoa. Por que o que não o é costuma não prestar e a dever-se a corrupção... sempre.
Old April 26th, 2009, 01:41 AM   #19
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Likes (Received): 24

…parece-me ler ironia nas tuas palavras…eu que sempre fiz o elogio ao modelo urbano do bairro…
…já a arquitectura e o espaço interior dos edifícios…é o que é…mas também não são todas iguais (as casas), assim como nem tudo é o bairro original…

…era essa história urbana que eu gostava que tu contasses…tipologias, datas de construção, organismos envolvidos, equipamentos existentes, etc…de outra forma, o bairro não passa de mais um bairro social, como existem tantos em Portugal…

É a própria vida que tem de mudar…

Crónicas de Coimbra,…país profundo…
O Prof Godin no está en línea   Reply With Quote
Old April 27th, 2009, 03:25 PM   #20
RuiAvelar
Registered User

RuiAvelar's Avatar

Likes (Received): 0

Não sejam mauzinhos, é um bairro com algum carisma nesta cidade, diferente de outros bairros sociais da mesma época

Prof Godin:
Quote:
…e já agora, Aka…não ponhas essa frase triste de tão usada pelos antifascistas:…[…Salazar mandou demolir a velha alta de Coimbra para construção da Cidade Universitária…]…não só é falso, como existem estudos recentes (nomeadamente ROSMANINHO…), onde se pode ler a verdade deste processo…
Podia explicar algo mais? Ou adiantar algum título bibliográfico? tanto quanto sei a demolição da Alta foi obra do Estado Novo
RuiAvelar no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
bairro, coimbra, norton de matos

Thread Tools

Posting Rules