daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old May 1st, 2009, 12:59 AM   #1
CortKing
Registered User

Likes (Received): 2

Megalopole em formação: Rio de Janeiro-São Paulo

Atualmente é impossível imaginar a RMSP e a RMRJ de forma totalmente isolada, isso porque a reestruturação produtiva dessas duas regiões levou muitas empresas a abandonarem essas RM´s em favor de novas localidades que se encontram justamente entre essas duas áreas metropolitanas. Logo, o mercado vem se encarregando de conurbar essas duas RM´S.

Tal fato pode ser comprovado pelo fato dessas RM´s terem perdido a atratividade industrial em favor dos municipios que estão em seus arredores já que os mesmos oferecem condições ideais para o desenvolvimento industrial já que podem oferecer condições de custo muito menores e além disso estão perto da infra-estrutura pré-existente nas RM´s em questão.

Segundo um paper do Instituto de Economia da UFRJ a megalópole brasileira é formada por 232 municipios pertencentes aos estados de RJ,SP e MG. Conforme alguns dados do IBGE essa pequena região tem uma população estimada para 2007 de 41,7 milhões, o que representa 23% da população brasileira, além disso a densidade demográfica dessa região é 22 vezes maior que a média brasileira, 96% da população reside em áreas urbanas e no Brasil a taxa de urbanização é de 81%, a renda média domiciliar é de R$460 cerca de 55% maior que a média brasileira. Apesar desses dados, esta pequena região também apresenta a maior concentração de indigentes e pobres do país cerca 12,5%.

A megalopole contempla as seguintes regiões:
RMRJ,RMSP,Região Serrana do RJ,Vale do Paraiba-RJ e SP, RM de Campinas, Zona da Mata-MG,Baixa Santista,Jundiai,Costa Verde-RJ,Baixa Litoranea-RJ e Norte Fluminense totalizando 232 municipios.

-No eixo Rio-São Paulo está localizado as principais instituições ligadas a pesquisa, bem como as principais universidades do país. IPEA,FGV,IME,ITA,USP,UFRJ,UNICAMP,INPE,IPEN e etc...
-Em termos de ativos produtivos temos que a produção industrial representa 41% da produção nacional, 33% do setor de serviços, a agropecuaria não é muito significativa na região devido ao alto grau de urbanização.
-Além disso boa parte dos ativos culturais do país estão concentrados nessa região.
-No quesito Infra-estrutura:
1)Epicentro da navegação áerea nacional, cerca de 50% dos passageiros do país trafegam nessa região.
2)7 portos, 365 estações ferroviárias, vasta rede rodoviária.

A partir desses dados podemos concluir que esta região é a mais propícia para a inserção competitiva do Brasil na economia global.

Geograficamente a Megalopole é a seguinte:

A ideia aqui não é criar rivalidade e sim debater o assunto.
Será que de fato, existe uma megalopole em formação?
CortKing no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 1st, 2009, 01:02 AM   #2
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Likes (Received): 2178

Não sei... pra mim parece mais evidente o trecho Campinas-SP-Santos (apesar de haver uma Muralha no meio).
Old May 1st, 2009, 01:05 AM   #3
CortKing
Registered User

Barreiras geograficas são várias existe a serra da Mantiqueira no Vale do Paraiba, Serra da Bocaina na Costa Verde, Serra dos Orgãos etc...

Porém essa região é altamente conectada...Via Dutra, Rio-Santos, Imigrantes-Anchieta, BR-040 etc. As bacias de Santos e Campos e a indústria petroquimica de SP e RJ são essas e outras variáveis que fazem essa região formar uma imensa rede socio-economica
Old May 1st, 2009, 01:07 AM   #4
Rajude
Registered User

Eu discordo desta teoria por uma série de razões, e já lí muito sobre isto.
Ainda existe muitos trechos "vazios" entre São Paulo e o Rio de Janeiro.
O processo de conurbação realmente evidente destas regiões, creio eu, apenas poderá começar a ser observado após a metade deste século.

O que existe sim, é o processo de conurbação evidente entre as Regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista, São José dos Campos, e alguns incluem Sorocaba.
Nota-se que a região da baixada Santista possui empecilho geográfico, mas desconsiderando isto, em todos os outros aspectos, pode ser considerado conurbação.

Entretanto, falar de conurbação entre São Paulo e Rio de Janeiro, é algo demais, para minha concepção.
Rajude no está en línea   Reply With Quote
Old May 1st, 2009, 01:11 AM   #5
CortKing
Registered User

O Vale do Paraiba tanto em SP como no RJ possui uma enorme barreira geográfica mas essa região é altamente influenciada por essas duas RM´s......
Old May 1st, 2009, 01:12 AM   #6
eric_montezão
Carioca

eric_montezão's Avatar

Eu acho que a M'bras pode ser um pouco mais restrita ao trecho entre a RMRJ e a RMSP com "vesículas" para a Baixada Santista e a RMC... o interior do estado do Rio, especialmente mais para o norte, não é urbanizado a ponto de apresentar uma conurbação que se estenda por todo o estado.

E acho também que na verdade a primeira megalópole será a que ligará a RMC até o litoral, passando por SP, naturalmente - até porque estamos falando de um espaço de menor extensão, e que já é considerado uma metrópole estendida. Mas a tendência, sem dúvida, é que exista uma mancha contínua ao longo da Dutra e no fim se crie uma gigantesca megalópole interestadual. Isso é tão certo quanto 2 e 2 são 4. Não diria que a megalópole Rio-SP seja algo muito distante de nossa realidade.

Sem dúvida é algo já a se preocupar. Outro dia li na Veja uma proposta interessante para as RMs e que poderia ser aplicada nesse caso especial, também: a criação de um cargo estadual para gerenciar a RM. Uma espécie de superprefeito da área metropolitana. O fato é que a M'bras vai ser maior e seus problemas vão ser maiores (imaginem, o PIB dela vai ser superior ao de todos os estados brasileiros - creio - e de muitos países), e já é hora de se pensar de fato em propostas conjuntas de infra-estrutura. O que se vê hoje é apenas caos.
Old May 1st, 2009, 01:13 AM   #7
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Acho que deveria haver pelo menos uma metrópole no Vale do Paraíba do Rio para que se pudesse pensar em Megalópole. Talvez Resende, Barra Mansa, Volta Redonda e Barra do Piraí um dia formem algo assim.

Mas não considero a megalópole um "símbolo de progresso", "status de desenvolvimento", nada disso. Nosso país é grande, temos boas regiões rurais e de matas preservadas.

Ah, talvez o TAV acelere o processo.
Old May 1st, 2009, 01:13 AM   #8
lorrampaiva
Alcatéia e gramofone

lorrampaiva's Avatar

Likes (Received): 1487

Talvez o que o CortKing quis dizer é que não se trata necessariamente de uma grande conurbação, mas uma localidade que concentra grande parte das atividades econômicas do país, sendo considerada assim o "centro" nesse quesito.

>>>>>>>>> http://lorrampaiva.blogspot.com.br/ <<<<<<<<<
lorrampaiva está en línea ahora   Reply With Quote
Old May 1st, 2009, 01:17 AM   #9
CortKing
Registered User

O processo de urbanização no norte fluminense está em grande expansão em função dos ganhos com o Petróleo na bacia de campos.
Provavelmente a megalopole ficará ainda mais flagrante quando os ganhos com o pré-sal na bacia de santos e futuros investimentos em função desses ganhos começarem a aparecer, logicamente isso não é um processo pra daqui a 10 anos e sim pra 40, 50 anos......
Old May 1st, 2009, 01:19 AM   #10
Rajude
Registered User

Quote:
Talvez o que o CortKing quis dizer é que não se trata necessariamente de uma grande conurbação, mas uma localidade que concentra grande parte das atividades econômicas do país, sendo considerada assim o "centro" nesse quesito.
Se você for considerar sob esta perspectiva, então o eixo interligando Campinas, São Paulo, Baixada Santista, São josé dos Campos, até o Rio de Janeiro, já formam uma megalópole. Há muito tempo. Portanto, não creio que seja viável observar sob esta perspectiva.
Old May 1st, 2009, 01:21 AM   #11
CortKing
Registered User

Boa parte das megalopoles mundiais não são totalmente conurbadas.
P ex: A megalopole Los-San no sul da California não é totalmente conurbada!
A idéia é que há uma forte correlação economica entre essas regiões.
Old May 1st, 2009, 01:25 AM   #12
Rajude
Registered User

Quote:
Boa parte das megalopoles mundiais não são totalmente conurbadas.
P ex: A megalopole Los-San no sul da California não é totalmente conurbada!
A idéia é que há uma forte correlação economica entre essas regiões.
Naturalmente, sim. Mas para que isto se torne real, é necessário que diariamente dezenas de milhares de pessoas se desloquem dentre estes centros, e outros aspectos, o que atualmente não ocorre com tanta veemencia. Talvez num futuro distante, daqui mais de cinquenta anos, isto seja possível. Mas atualmente, não.

Naturalmente, ambas possuem uma determinada correlação econômica, assim como várias outras cidades no mundo, e no Brasil, e portanto não passa a ser algo tão diferente a ponto de ser uma megalópole completamente interligada em todos os sentidos.
Old May 1st, 2009, 01:26 AM   #13
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Megalópole não precisa ser 2 metrópoles se conurbando, acho que Megalópole definiria um lugar em que houvesse uma intensa troca de serviços comerciais, econômicos, culturais; e é isso que ocorre com RIO-SP-CAMPINAS , são regiões que praticamente se tornam dependentes uma das outras, não existe lugar no Brasil até hoje que criou um elo tão forte como elas.

Para elas, muito menos para elas, não seria necessário ter esse aspecto de dependência uma com a outra pelo fato de serem totalmente auto-suficientes: possuem indústrias, serviços, e vaaaaaaarias outras coisas.

É o que acontece na Megalópole de Bowasch (não sei se é assim que se escreve), ela possui uma área igual ou maior que a de RIO-SP-CAMPINAS , mas não está totalmente conurbada.
Gui_p no está en línea   Reply With Quote
Old May 1st, 2009, 01:28 AM   #14
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Megalópole de Bowash: NOVA YORK-WASHIGTON-BALTIMORE-BOSTON
Gui_p no está en línea   Reply With Quote
Old May 1st, 2009, 01:28 AM   #15
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 2805

Quote:
Originally Posted by Rajude View Post
Eu discordo desta teoria por uma série de razões, e já lí muito sobre isto.
Ainda existe muitos trechos "vazios" entre São Paulo e o Rio de Janeiro.
O processo de conurbação realmente evidente destas regiões, creio eu, apenas poderá começar a ser observado após a metade deste século.

O que existe sim, é o processo de conurbação evidente entre as Regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista, São José dos Campos, e alguns incluem Sorocaba.
Nota-se que a região da baixada Santista possui empecilho geográfico, mas desconsiderando isto, em todos os outros aspectos, pode ser considerado conurbação.

Entretanto, falar de conurbação entre São Paulo e Rio de Janeiro, é algo demais, para minha concepção.
Faço minhas as suas palavras

e observando,percebe-se que depois de SJC,até chegar no RH,eh + ou - 200Km,é muito!
Old May 1st, 2009, 01:30 AM   #16
eric_montezão
Carioca

eric_montezão's Avatar

Quote:
Originally Posted by PauloLescaut View Post
Acho que deveria haver pelo menos uma metrópole no Vale do Paraíba do Rio para que se pudesse pensar em Megalópole. Talvez Resende, Barra Mansa, Volta Redonda e Barra do Piraí um dia formem algo assim.
Eu penso nisso de vez em quando, mas acho que a região ainda precisa de um pouco mais de população. Quantos habitantes existem nesse eixo Barra Mansa-Resende? Umas 300, 600 mil?

Quote:
Originally Posted by PauloLescaut View Post
Ah, talvez o TAV acelere o processo.
Sem dúvida. Uma das características mais marcantes de uma megalópole de respeito é uma malha viária complexa e eficiente. O TAV é necessaríssimo! hahahaha

Mas isso em aspectos meramente comparativos. O trem-bala sem dúvida vai revolucionar toda a organização socio-espacial nesta metade do estado do Rio, por exemplo.

Imaginem que moradores de cidades dessa região, em menos de 1 hora, em pleno centro do Rio de Janeiro. Da Barra, eu levo 1 hora e meia!

Se a Barra da Tijuca foi a válvula de escape da expansão da capital, sem dúvida o Sul Fluminense seria uma "nova fronteira". Imagino que não seria raro ver famílias saindo do Rio de Janeiro indo buscar em cidades como Resende ou Volta Redonda calma e custo de vida mais baixo, e vindo trabalhar no Rio. Da mesma forma, ficaria muito mais fácil para uma indústria da capital buscar lá vantagens comparativas e permanecer sempre perto do mercado. Da mesma forma, veremos muitas pessoas de lá vindo muito mais ao Rio para fazer compras ou simplesmente ir à praia!

Naturalmente, falo isso apostando que o custo do trecho Rio-Resende será reduzido o suficiente para possibilitar deslocamentos tão frequentes, o que não deve ocorrer logo de início.

Enfim, com a mobilidade elevada exponencialmente, esse dinamismo trará para a região do Vale do Paraíba uma nova gama de serviços. Seria interessante o governo do estado prestar bastante atenção no desenvolvimento dessa área, que é um pólo econômico bastante importante para o RJ, mas tem potencial para muito mais. Enfim - tudo isso é característica essencial para que Rio-SP seja uma região "megalopolizada". O processo é visível, mas não vai consolidar-se meramente com expansão das cidades ao longo da Dutra. Até porque, ao contrário dos EUA, avião aqui não é exatamente um meio de transporte que se espalhou por quase todos os setores da sociedade.

Boswash, Renana, Tokkaido, todas tem um sistema ferroviário eficiente e bastante necessário.
Old May 1st, 2009, 01:30 AM   #17
CortKing
Registered User

Quote:
Originally Posted by Rajude View Post
Naturalmente, sim. Mas para que isto se torne real, é necessário que diariamente dezenas de milhares de pessoas se desloquem dentre estes centros, e outros aspectos, o que atualmente não ocorre com tanta veemencia. Talvez num futuro distante, daqui mais de cinquenta anos, isto seja possível. Mas atualmente, não.

Naturalmente, ambas possuem uma determinada correlação econômica, assim como várias outras cidades no mundo, e no Brasil, e portanto não passa a ser algo tão diferente a ponto de ser uma megalópole completamente interligada em todos os sentidos.
Contra-exemplo:
Ponte aérea Rio-SP a mais movimentada do mundo.
Rodovia Presidente Dutra

Existe um fluxo considerável de pessoas entre essa duas RM´s.
Old May 1st, 2009, 01:32 AM   #18
CortKing
Registered User

A megalopole está em formação até estar de fato consolidada, é necessário uma estrutura de transporte mt mais eficiente, o trem-bala com certamente vai ser um fator fundamental nessa consolidação!
Old May 1st, 2009, 01:41 AM   #19
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Quote:
Originally Posted by eric_montezão View Post
Eu penso nisso de vez em quando, mas acho que a região ainda precisa de um pouco mais de população. Quantos habitantes existem nesse eixo Barra Mansa-Resende? Umas 300, 600 mil?
Estimativa:

Resende 127.763
Porto Real 15.879
Barra Mansa 176.469
Volta Redonda 259.811
Pinheiral 22.129
Barra do Piraí 102.487

http://www.ibge.gov.br/home/estatist...OP2008_DOU.pdf

Mas isso eu falo como condição para se pensar em megalópole estritamente. Não sei se vai ocorrer, mas penso ser possível.

Pelas imagens de satélite, Barra Mansa e Volta Redonda já estão conurbados...
Quote:

Sem dúvida. Uma das características mais marcantes de uma megalópole de respeito é uma malha viária complexa e eficiente. O TAV é necessaríssimo! hahahaha

Mas isso em aspectos meramente comparativos. O trem-bala sem dúvida vai revolucionar toda a organização socio-espacial nesta metade do estado do Rio, por exemplo.

Imaginem que moradores de cidades dessa região, em menos de 1 hora, em pleno centro do Rio de Janeiro. Da Barra, eu levo 1 hora e meia!

Se a Barra da Tijuca foi a válvula de escape da expansão da capital, sem dúvida o Sul Fluminense seria uma "nova fronteira". Imagino que não seria raro ver famílias saindo do Rio de Janeiro indo buscar em cidades como Resende ou Volta Redonda calma e custo de vida mais baixo, e vindo trabalhar no Rio. Da mesma forma, ficaria muito mais fácil para uma indústria da capital buscar lá vantagens comparativas e permanecer sempre perto do mercado. Da mesma forma, veremos muitas pessoas de lá vindo muito mais ao Rio para fazer compras ou simplesmente ir à praia!

Naturalmente, falo isso apostando que o custo do trecho Rio-Resende será reduzido o suficiente para possibilitar deslocamentos tão frequentes, o que não deve ocorrer logo de início.

Enfim, com a mobilidade elevada exponencialmente, esse dinamismo trará para a região do Vale do Paraíba uma nova gama de serviços. Seria interessante o governo do estado prestar bastante atenção no desenvolvimento dessa área, que é um pólo econômico bastante importante para o RJ, mas tem potencial para muito mais. Enfim - tudo isso é característica essencial para que Rio-SP seja uma região "megalopolizada". O processo é visível, mas não vai consolidar-se meramente com expansão das cidades ao longo da Dutra.
Bem lembrado!

O mais curioso é que todas essas cidades do interior cresceram ao longo das Estradas de Ferro. :P

Eu não sei se se poderá haver movimento pendular através do TAV, pois como você mesmo disse, as passagens podem ser caras demais. Agora, ocorre muito aqui no Rio de gente que trabalha em São Paulo e volta de ponte aérea todo fim de semana para casa, onde mora a família. Isso deve ter se intensificado com o esvaziamento econômico e o fim da BOVERJ. Mas funciona assim. Talvez com o TAV a coisa pudesse ser nesse sentido de "fins de semana".

Last edited by PauloLescaut; May 1st, 2009 at 01:55 AM.
PauloLescaut no está en línea   Reply With Quote
Old May 1st, 2009, 01:41 AM   #20
Rajude
Registered User

Quote:
Ponte aérea Rio-SP a mais movimentada do mundo.
Rodovia Presidente Dutra

Existe um fluxo considerável de pessoas entre essa duas RM´s.
Certamente, é um fluxo muito considerável.
E naturalmente, possuir, na realidade, a segunda ponte aérea mais movimentada do mundo (atrás de Madrid-Barcelona), é muito considerável.

Contudo, se formos observar o aspecto rodoviário, não diz muita coisa, pois, quando falamos em fluxo entre ambas as cidades, estamos dizendo em fluxo constante, todos os dias, muitas vezes das mesmas pessoas, isto significa dizer que um indivíduo mora em uma cidade e trabalha em outra, e isto não é viável devido a distância de ambas as cidades, exceto para casos supra-excepcionais. Ou seja, neste caso não pode-se incluir necessáriamente turismo e/ou viagens "raras".

Ou seja, o que é necessário reafirmar, é que, certamente, existe uma megalópole em formação, mas ainda em estágio latente, que apenas realmente se tranformará, na segunda metade deste século, creio.
Ambas as cidades, possuem forte correlação econômica, mas não a um ponto de ser uma megalópole, uma "cidade única", e aliás, sob minha perspectiva, não está próximo disto. Ainda.

Contudo, o processo ocorre, e precisamos prever aspectos relacionados a infra-estrutura, para um plano futuro. Mas futuro.

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules