|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#4781 |
|
Andrezito
Likes (Received): 307
|
A foto 12 foi alterada no Photoshop? Lembro que ela era candidata ano passado e estava em foco e parece que ela deu uma boa melhorada. Ficou legal. Mas analisando friamente a foto 17 da um ar diferente para a foto por causa da iluminação dos prédios e amplitude. São fotos boas e difíceis de escolher, e acho que algumas serão bem avaliadas.
|
|
|
|
|
|
#4782 |
|
ICKG
Likes (Received): 130
|
Bom.. vamos lá então galera.. à votação!!!
Votem em até 4 imagens (para a primeira fase) **Lembrando q, no final, as duas mais votadas serão enviadas ao JAN 01. ![]() 02. ![]() 03. ![]() 04. ![]() 05. ![]() 06. ![]() 07. ![]() 08. ![]() 09. ![]() 10. ![]() 11. ![]() 12. ![]() 13. ![]() 14. ![]() 15. ![]() 16. ![]() 17. ![]() 18. ![]() Ps. é bom sempre lembrar que caso alguém encontre uma imagem panorâmica de Cuiabá melhor q essas poste aqui no thread (a imagem original e o autor) para q a mesma possa entrar em votação!!! |
|
|
|
|
|
#4783 |
|
Registered User
Likes (Received): 83
|
Achei melhores a 08, 09, 12 e 15.
|
|
|
|
|
|
#4784 |
|
ICKG
|
|
|
|
|
|
|
#4785 |
|
ICKG
|
|
|
|
|
|
|
#4786 |
|
ICKG
|
E o aniversário numero 292 de Cuiabá está chegando
![]() |
|
|
|
|
|
#4787 |
|
Amante dos Traços Urbanos
Likes (Received): 0
|
Eu escolho os banners: 2, 7, 8 e 11
Avante, Cuiabá! Last edited by NiltonCba; March 27th, 2011 at 06:11 AM. Reason: corrigindo |
|
|
|
|
|
#4788 |
|
Morando em C. Grande/MS
Likes (Received): 19
|
|
|
|
|
|
|
#4789 |
|
Morando em C. Grande/MS
|
|
|
|
|
|
|
#4790 |
|
ICKG
|
Sim na Rua 13 de junho e Getulio Vargas se não me engano nessas duas tinha o bonde Cuiabano, eu não sei se eu tô doido mas acho que já vi sinais desse trilho em alguma dessas ruas ai do centro deCuiabá
|
|
|
|
|
|
#4791 |
|
Morando em C. Grande/MS
|
![]() Na restauração do Centro histórico, podiam ressucitar esse bonde. Seria nostálgico! Prá mim, proibiria o tráfego de carros e soltaria bondes de época. Uma volta ao passado, mas um atrativo a mais. |
|
|
|
|
|
#4792 |
|
Arquiteto e Urbanista
Likes (Received): 23
|
A velocidade dos bondes cuiabanos
![]() ![]() ![]() Dois burros apenas puxavam nosso bonde cuiabano. Ali perto da Casa Orlando, Rua de Baixo, nos trilhos que cortavam a capital, da "Mandioca" ao "Porto". Há muito tempo atrás, Cuiabá teve três pontos altos. Os concertos de piano, os comícios e o bonde. Vou deixar os saraus para outra oportunidade. Agora registro apenas os comícios e os bondes. Certo historiador escreveu algo que eu não concordo até hoje. Ele registrou que esses bondes que Cuiabá já teve eram tão lentos que era preciso ir a pé quando houvesse necessidade. Exatamente nesse ponto ele errou. Ninguém tinha pressa em Cuiabá. E entre andar a pé ou a cavalo e burro, a lentidão era a mesma com a grande desvantagem de nosso sol que cascudeava forte nossas cabeças. E, também, não conheceu a história que vou contar. O maior atrativo do bonde, mesmo puxado a burros, era o reencontro com os amigos para aquelas novidades do dia. Como as mulheres nunca entravam nos bondes, a não ser em dias especiais, os leitores podem perceber o quanto de conversa solta rolava dentro daqueles nossos bondes. O bonde urrava forte, não por causa do motor que não tinha, mas das conversas, discussões, piadas e altas risadas. As ruas paravam para ver o bonde lotado de cavalheiros sisudos da época numa sonora gargalhada no lento trote dos burros. Certa vez, os nossos cuiabanos de então resolveram um grave problema que afetava os mais sérios bigodões cuiabanos. Era a velocidade do bonde. Como resolver isso? Uma reunião foi marcada para certo domingo em plena e famosa Praça da República em frente da igreja Matriz do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. O palco era a frente da igreja que tinha tudo para ser um palanque dos mais eficientes do mundo inteiro. Aliás, aquele palco foi realmente um dos mais destacados palanques de nossa história política. Todos os grandes e históricos comícios até pouco tempo atrás, por exemplo os do final da década de sessenta, beirando o ano de 1970 eram realizados ali. Todos os grandes e poderosos partidos escolhiam em duelos memoráveis nos tribunais do judiciário mato-grossense ou nas tribunas de honra de nosso parlamento estadual, sob a esgrima do poder executivo, partidário, os de mais fôlegos e cartas nas mangas, o dia exato para o último grande comício de seus candidatos. E o local era sempre o sagrado palco da igreja Matriz de Cuiabá “de” frente para a Praça da República, cujo povão se comprimia além do córrego da Prainha, quase no meio do Morro da Luz para enxergar,mesmo de longe, por cima das casas da Rua 13 de junho, seus heróis da política de antigamente. Um serviço de alto-falantes que dava aquela microfonia danada, aquele assovio forte que entra nos ouvidos da gente e sai pelo outro, nem era notado, todos queriam aplaudir até o famoso apagão de nossa EFLA – Empresa de Força, Luz e Água, hoje CEMAT, que invariavelmente apagava mesmo tudo. Aí, por alguns instantes, aquele silêncio após o urro das vaias, emoldurava aquele verdadeiro céu estrelado cuiabano que ficava iluminado pela gigantesca força daquele luar indescritível que tanta saudade a gente tem para ver de novo num cenário daquele. Se o comício era da UDN e o governo do PSD, toma escuridão mesmo. E vice-versa. Sem falar nos “extras” que eram os cortes na linha da energia elétrica cortada com facão ou tiro de espingarda por grupos de outra facção partidária. Ninguém morreu naqueles comícios da Praça da República. Era tanto tiroteio e as balas furavam tudo, menos gente. Graças a Deus. Nossos pais nos ensinavam a sermos inteligentes. “-Só dê um tiro num udenista (ou pessedista) quando alguns foguetes explodirem para que não notem de onde partiu a bala na cabeça do inimigo”. Era guerra mesmo, nunca essa tristeza malemolente, covarde, dos mensalões das caixas dois do crime organizado dentro da política e que ficam todos vivos por aí... Antigamente, apenas se matava partidariamente! Essa praça em frente da igreja Matriz era “demais de bom”. De dia, nós, alunos da Escola Modelo Barão de Melgaço fazíamos aquele aranzé danado como formigueiro. À noite, as festas católicas fulgurantes, os comícios... Mas, o que eu sempre gostei foi das quermesses... Ah, quanto doce “cajadinho”, de caju, de laranja, de goiaba, piché, pirulito, maria-mole, queimada hum... Aquela tira com cinco ou seis caramelos puxa-puxa que pregava no céu da boca e nos dentes e ia sumindo devagarinho até a gente descer das nuvens de minha infância. E dos foguetes que até chegava a ficar com a nuca doendo de tanto ficar olhando para cima... Vejam só. Modernizaram tudo. Até a igreja mudou de nome e de construção. Ficou sendo “Basílica” que minha professora Oló, a Diva diretora e Nhara Pimenta jamais sonharam em nos ensinar isso. Hoje, de dia, só camelôs, batedores de carteiras, polícia, ruído de trânsito, mágicos de rua, pobres – coisa que nunca pensei que existia no mundo -, mulheres gordas, homens barrigudos. Coisa que jamais havia em passado recente. Cuiabá engordou demais. O mundo, por sinal. A figura de gordo era única: Papai Noel. Depois, apareceu Momo. Agora, todo mundo ficou gordo. Houve uma época que a rapaziada sonhava em ter um fusquinha para dar uma volta nessa mesma Praça. Bem mais escura, abandonada, silenciosa. À noite. Era por causa das “biscates”, nomes que dávamos a certas garotas más de família boas que adoravam levantar a saia no escurinho da praça dos grandes acontecimentos para mostrar o joelho por cinco mil reis... Só isso. O grande sonho da realização dos rapazes de minha época, melhor dizendo, da turma a que eu pertencia. Quantos gibis eu deixei de comprar só para ver aqueles joelhos encantados. Hoje, procuro como agulha em palheiro essas revistas na Internet para tentar reavê-las para as histórias que deixei de ler... Porém, conheci tantos joelhos nesta vida de meu Deus. Pois bem, nessa praça de tantos segredos, os mais importantes varões de nossa sociedade quase real que havia por aqui, marcaram uma solene reunião para resolver o problema da velocidade dos bondes e como resolvê-la urgentemente. Houve uma unanimidade absoluta. Eram quatro burros que puxavam aquele bonde dos encontros da conversa aberta, ou do telejornal cuiabano mais completo de nossa história de verdade. Surgiu a idéia da solução mágica para o problema da velocidade de nosso lendário bonde e que foi votado e aceito por todos os presentes que festejaram com muito vinho e foguetes a santa idéia e a solução que iriam adotar dali para frente. Antes, porém, agradeceram a Deus assistindo à Santa Missa Dominical. Eram quatro burros que puxavam o bonde. A partir daquela data, tiraram dois burros a fim de que com apenas os dois restantes, a “viagem” de casa até o ponto do destino, com a velocidade propositadamente reduzida, levaria bem mais tempo de se colocar a conversa em dia, sem jornal, rádio e muito menos TV... Isso, o escritor/historiador jamais soube... E, por isso, nos tempos modernos de nossos bondes, apenas dois burros em cada um, sempre foram fotografados para a nossa lenda eterna. E foi uma decisão bem estudada e votada democraticamente pelos homens que fizeram a nossa história. verpz@terra.com.br |
|
|
|
|
|
#4793 |
|
Arquiteto e Urbanista
Likes (Received): 23
|
|
|
|
|
|
|
#4794 |
|
A esperança é Jesus!
Likes (Received): 11
|
essa tá perfeita pra banner gente, eu ja votaria nessa!!!
|
|
|
#4795 |
|
ICKG
|
realmente alguem poderia cortar essa foto?
|
|
|
|
|
|
#4796 | |
|
Morando em C. Grande/MS
|
Quote:
![]() Podia ser um bonde movido a outra coisa qualquer, que não burros. |
|
|
|
|
|
|
#4797 |
|
Morando em C. Grande/MS
|
|
|
|
|
|
|
#4798 |
|
ICKG
|
parece ser montagem, o predio que era para ser Hotel esta esticado.
Tudo bem que da para ver a Igreja que tem no Porto São Gonçalo que é perto do Rio Cuiabá mas esse angulo fica difici lde acreditar, onde tiraram essa foto? parece ser de alguma das pontes mas como? tbm acho que não é de ponte alguma deve ser de algum predinho ali em VG kkkkkk |
|
|
|
|
|
#4799 |
|
A esperança é Jesus!
|
mas nao sei, sabe eu ja vi essa foto só q noturna num folder da SEDTUR nao acredito que seja tdo montagem, pode ser tirada de um barco ou do barranco.
|
|
|
#4800 |
|
A esperança é Jesus!
|
verdade essa foto nao, esse angulo.
|
![]() |
| Tags |