daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Norte > Projectos

Reply

Thread Tools
Old July 12th, 2009, 10:51 PM   #61
Herrmando
Registered User

Likes (Received): 149

Basicamente o Karlussantus acha que o papel de Guimaraes é viver na "sombra" de Braga. Basicamente o que ele quer é que aquilo que está sempre a dizer que o Porto faz com Braga, Braga faça a Guimaraes
Pelas vezes que vejo a palavra "capital" nos textos do Karlus, mais me parece que ele mora em Lisboa, mas pelo menos já entendi os reais motivos que dominam os posts do Karlus nestes assuntos...
Herrmando no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 12th, 2009, 10:58 PM   #62
Karlussantus
Registered User

Likes (Received): 66

Quote:
Originally Posted by Herrmando View Post
Basicamente o Karlussantus acha que o papel de Guimaraes é viver na "sombra" de Braga. Basicamente o que ele quer é que aquilo que está sempre a dizer que o Porto faz com Braga, Braga faça a Guimaraes
Pelas vezes que vejo a palavra "capital" nos textos do Karlus, mais me parece que ele mora em Lisboa, mas pelo menos já entendi os reais motivos que dominam os posts do Karlus nestes assuntos...
Factos históricos, lamento. Se quiseres apontar alguma imprecisão estás à vontade, agora o discurso desprovido de argumentos, ...

Ser uma centralidade é muito diferente daquilo que tem sido feito pelo Grande Porto actualmente. O peso politico do Grande Porto retirou às outras centralidades do Norte, grande parte do investimento devido.
Basta ver o mapa rodoviário pós 25 de Abril, só há uma centralidade a Norte, o Grande Porto.

O Minho dividido é mais fácil de anexar.

Last edited by Karlussantus; July 12th, 2009 at 11:13 PM.
Karlussantus no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2009, 11:00 PM   #63
Mr Strangelet
BANIDO

Likes (Received): 1

E tu do alto da tua Capital do nordeste peninsular gostas de alimentar uma guerrinha, mesmo que esta não tenha interesse nenhum para o tópico

Este fórum está cada vez pior...

Mas ha alguem interessado em discutir o tema de Guimarães Capital Europeia da Cultura, ou nem por isso?? É que senão pode-se fechar o tópico...

Se quiserem uma valente guerra entre Braga e Guimarães façam um tópico e aí cada um pode tomar partido da sua cidade predilecta e defende-la até gastar o teclado do PC...Agora...estragar mais este tópico é que não...
Mr Strangelet no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2009, 11:19 PM   #64
Karlussantus
Registered User

Quote:
Originally Posted by Mr Strangelet View Post
E tu do alto da tua Capital do nordeste peninsular gostas de alimentar uma guerrinha, mesmo que esta não tenha interesse nenhum para o tópico

Este fórum está cada vez pior...

Mas ha alguem interessado em discutir o tema de Guimarães Capital Europeia da Cultura, ou nem por isso?? É que senão pode-se fechar o tópico...

Se quiserem uma valente guerra entre Braga e Guimarães façam um tópico e aí cada um pode tomar partido da sua cidade predilecta e defende-la até gastar o teclado do PC...Agora...estragar mais este tópico é que não...
Tens razão, peço desculpa pela minha parte. Depois vou criar um tópico só para este tipo de assunto.
Old July 13th, 2009, 12:50 AM   #65
JP_Neptune
Glory to Chairman Meow!

JP_Neptune's Avatar

Só agora estou a ter conhecimento desta informação - passou-me completamente ao lado quando foi divulgada - por isso, independentemente das disputas com Braga, só temos que dar os parabéns à cidade de Guimarães, tenho a certeza que vai ser uma excelente representante de Portugal em 2012 e que a cidade vai ganhar imensa vida graças a esta honra.

"Either he's dead or my watch has stopped."
JP_Neptune no está en línea   Reply With Quote
Old July 14th, 2009, 11:29 PM   #66
Mr Strangelet
BANIDO

Quote:
Em nome de Guimarães
00h27m
CARLOS RUI ABREU

Primeiro-ministro apresenta hoje, terça-feira, oficialmente, o projecto para a Capital Europeia da Cultura.

O primeiro-ministro, José Sócrates, está hoje, às 19 horas, em Guimarães, para apresentar oficialmente o projecto Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012, que promete revolucionar a cidade nos próximos três anos.

A aventura europeia, para a qual os vimaranenses ainda olham de soslaio, foi, inclusive, considerada pelo presidente da Câmara Municipal, António Magalhães, como "o projecto de maior dimensão que já tivemos, maior até do que o centro histórico e com mais frentes, que vai mexer com o conceito tradicional vimaranense".

Não será, por isso, estranho que a cidade-berço se confunda até ao início de 2012 com um estaleiro de obras de grande dimensão, uma vez que os projectos que se perspectivam vão mexer com parte significativa da cidade, dotando-a de novas infraestruturas, que surgirão com o intuito de se tornarem novas âncoras de atractividade de públicos, rivalizando salutarmente com as já existentes, como são os casos de Castelo, Paços dos Duques, Centro Histórico Património da Humanidade e Centro Cultural Vila Flor (CCVF).

Será, aliás, no CCVF que José Sócrates anunciará as linhas programáticas do projecto Capital Europeia da Cultura na sua globalidade e os valores monetários que estarão em causa para que se criem as condições que levem ao êxito da iniciativa.

Das obras que se tornarão referência deste epíteto europeu que Guimarães receberá dentro de três anos, destacam-se a Plataforma das Artes, a Casa da Memória, a reestruturação do Largo do Toural, Alameda de S. Dâmaso e Rua de Santo António e o projecto CampUrbis.

A Plataforma das Artes ocupará o espaço em que durante décadas funcionou o Mercado Municipal e terrenos anexos, num total de cerca de 2 mil metros quadrados de área de exposição, que será consagrada essencialmente ao artista vimaranense José de Guimarães.

A Casa da Memória, local para a instalação das residências dos artistas, ainda não tem um espaço oficializado, mas deverá vir a ocupar um edifício emblemático do centro histórico.

Alvo de enorme discussão, não só nos corredores do poder, mas também na população em geral, tem sido o projecto de reurbanização de locais históricos como o Largo do Toural, Alameda de S. Dâmaso e Rua de Santo António. Após alguns avanços e recuos nos projectos, a autarquia prepara-se para apresentar, amanhã, o estudo prévio da intervenção, que estará a cargo do Centro de Estudos de Arquitectura da Universidade do Minho. Este assunto é tão melindroso na sociedade que a autarquia vai submeter pela segunda vez o projecto a discussão pública.

Por fim, o projecto que está na fase mais adiantada diz respeito ao CampUrbis, iniciativa conjunta com a Universidade do Minho que visa a reabilitação da zona industrial de Couros, transformando-a num espaço nobre de conhecimento e inovação tecnológica, num total de dez hectares, onde serão construídos um Centro de Ciência Viva, Centro de Pós-Graduação, Centro de Formação Profissional e um Instituto de Design.
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cult...ent_id=1307235
Old July 14th, 2009, 11:32 PM   #67
Mr Strangelet
BANIDO

De destacar que o Campurbis já tinha sido proposto antes de a cidade ser escolhida para CEC2012.
Este é talvez o projecto mais arrojado, interessante e inovador!!
Old July 15th, 2009, 04:19 AM   #68
Karlussantus
Registered User

Tomei agora atenção ao valor anunciado para todo o projecto, que ronda os 110M de €.
Se atendermos bem ao valor... parece muito escasso, por exemplo o Estádio Municipal de Braga custou 139.870.880€

Gostava por exemplo de saber quanto foi gasto em Lisboa e no Porto.

P.S. Espero que ao menos em 2012 o PIDDAC para o Distrito de Braga, não volte pelo "37º" ano consecutivo a estar abaixo da média nacional per capita.
Old July 15th, 2009, 04:42 AM   #69
Karlussantus
Registered User

Estive a pesquisar e encontrei o seguinte:

Quote:
O Tribunal de Contas divulgou terça-feira o relatório de uma auditoria à Porto 2001 em que atribuiu a insuficiente planeamento e orçamentação do projecto a derrapagem financeira da sociedade, dos previstos 182,3 para 300,9 milhões de euros.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/lu...611u47168.jhtm
21/07/2004

Isto, quando a Casa da Musica que inicialmente estava com um custo de 16,25, mas com os projectos ambiciosos de Rem Koolhaas, foi aumentando até aos 45,7 previstos, mas em 2004 já ultrapassava os 100M.
A Casa da Música ficou nos 111,1M.

Ou seja está previsto ser gasto menos de 1/3 do que acabou por ser gasto em 2001. Isto 11 anos depois com a devida inflação de 2,5 ao ano... dava 394,8M€, os 111 nem a 1/3 chegam, pouco passam de 1/4!!
Como também podem existir derrapagens é melhor comparar os valores de partida, 182,3 que com a inflação passariam a 239,2 em 2012, ou seja menos de metade.

Concluindo, comparação do investimento previsto para Guimarães CEC 2012 - 111M€:
- 1 Casa da Música(111,1M€)
- Menos de metade do previsto para a CEC Porto 2001, pouco mais de 1/4 do custo final da CEC Porto 2001
(previsto 239,2M€ // custo final 394,8M€ // valores ponderados com inflação 2,5% por ano, valores na época 182,3M€ previstos, 300,9M€ custo apurado em 2004)
- Menos que o Estádio Municipal de Braga (140M€)

Esperemos que com o orçamento menor que já seria de esperar... que em Guimarães consigam com menos de metade, fazer mais do dobro.
Penso que também não devemos colocar as expectativas muito altas, porque 111M€ parece-me um orçamento pequeno...

P.S. Ainda falta comparar com a CEC 1994 de Lisboa. O custo de CEC Porto 2001, foi calculado em 2004, a derrapagem ainda foi maior porque só a Casa da Musica acrescentou mais 11M após 2004.

Last edited by Karlussantus; July 15th, 2009 at 03:12 PM.
Old July 15th, 2009, 01:17 PM   #70
OPO.RVK
Registered User

O projecto de Guimarães como CEC é mais um ponto de afirmação desta cidade como a grande centralidade do Minho.
OPO.RVK no está en línea   Reply With Quote
Old July 15th, 2009, 02:53 PM   #71
smasher_marques
Registered User

Likes (Received): 76

É triste termos um orçamento irrisório. Orçamento esse que terá que ser dividido entre infra-estruturas, programação, custos de pessoal, publicidade, etc... Não sei é o que é que se poderá fazer com um orçamento tão limitado. É triste.

Vejam este vídeo de apresentação da CEC.
smasher_marques no está en línea   Reply With Quote
Old July 15th, 2009, 03:10 PM   #72
Karlussantus
Registered User

Quote:
Originally Posted by smasher_marques View Post
É triste termos um orçamento irrisório. Orçamento esse que terá que ser dividido entre infra-estruturas, programação, custos de pessoal, publicidade, etc... Não sei é o que é que se poderá fazer com um orçamento tão limitado. É triste.

Gostei do vídeo!

Podes colocar assim os videos do youtube:

Old July 15th, 2009, 03:54 PM   #73
Mr Strangelet
BANIDO

Ao bocado passaram excertos do video no Jornal da Tarde, vinha mesmo á procura dele. Excelente video
Old July 15th, 2009, 09:50 PM   #74
JpGuimarães
Registered User

JpGuimarães's Avatar

Quote:
Originally Posted by Karlussantus View Post
Eu acho que confundes a defesa do património feita pela Autarquia de Guimarães e a defesa do património feita pela de Braga, que é muito superior em Guimarães, com o real valor patrimonial das duas cidades.

Depois penso que confundes o amor aos clubes de futebol com o amor às cidades.

Quanto à grandiosidade das cidades...

Na época Romana e na "Antiguidade Tardia" Bracara Augusta foi a capital da Galaecia e posteriormente do Reino Suevo, tendo apenas perdido importância com as invasões muçulmanas onde terá sido fortemente pilhada.
No entanto, já na primeira tentiva de formação do Condado Portucalense, em 711, que viria a ser derrotado novamente pelos Muçulmanos, Braga figura com um papel importante.
E posteriormente com a reconquista, já no inicio da época medieval, 1000 a 1100, Braga surge novamente como a "Metrópole" que lutou pela independência de Portugal, com grande influência religiosa, e o que todos apelidam de monumental, a zona histórica de Guimarães, que realmente é linda, era a aldeia onde habitavam os Duques e que por isso passou a Vila, só aí surgem as primeiras referências a Guimarães, ainda como vila...

Continuando ao longo da história já como Portugal, Braga continuou a ter alguma importância sendo a Capital da província Minho e Douro Litoral, no entanto com a crescente importância do Porto, passaram a repartir o papel de capital. Com a passagem do Porto para a zona da Beira Litoral, Braga volta a capital agora do Minho, e assim o foi nas províncias do Estado Novo, e na actualidade é a capital do Distrito. Braga continuou a ter um importante papel religioso, tendo uma das maiores dioceses nacionais.

Se queres por os pontos nos ii, ao nível histórico, patrimonial, cultural, religioso, etc... Braga sempre foi mais importante, e actualmente em praticamente todos os dados Braga continua a ser mais importante, com algumas excepções, ao nível cultural Guimarães apresenta um maior investimento, e apresenta maior variedade cultural, assim como, na protecção do seu património, com resultados positivos também no turismo.

Resumindo Braga e Guimarães são duas centralidades importantes em Portugal e na região, segundo o INE o município de Braga aparece como a 4ª maior centralidade de Portugal e Guimarães como a 6ª, a Área de Influencia de Braga para funções muito especializadas é de 312.944 habitantes e a de Guimarães de 193.986.

Mesmo em Braga tendo sido contabilizada apenas a cidade, e em Guimarães foi contabilizada todas as freguesias de caracter urbano, o que incluiu todas as Vilas como Moreira de Cónegos e Taipas, por exemplo. (Assim como em Famalicão onde icone de centralidade e de "centro urbano polarizador" até aparece na zona de Riba de Ave).

Como durante todos estes períodos Braga cidade foi sempre de maior dimensão, importância , e na actualidade segundo todas as fontes existentes tem mais do dobro da dimensão de Guimarães cidade, não percebo como podes dizer que comparar Braga a Guimarães é ir do 8 para o 80...

Quem azeda sempre a conversa é a tua defesa por vezes quase irracional de Guimarães... eu adoro ir a Guimarães adoro a forma como o património histórico foi recuperado e a forma como a cultura é tratada. Respeito também o papel de centralidade que Guimarães tem, mas acho que em Guimarães as pessoas têm também que perceber o papel da sua cidade e qual deve ser o seu papel na região, de 2ª centralidade do Minho, ou de um arredor do Grande Porto.
Com tanta asneira junta recuso-me a responder a tudo... Em que mundo vives?
Isso começa a ser um problema sério...
Nem te sei dizer qual a parte mais engraçada, pois todo o texto me deu vontade de rir...
A parte de Braga ser mais do dobro maior do que Guimarães está genial... A essa eu respondo-te para ver se começas a enxergar qualquer coisa para ver se tornas a tua cidade melhor. " Braga poderia ser maior 100 vezes do que Guimarães que isso não me importava nada. Importa-me QUALIDADE. Sabes o que é?Quanto ao tamanho po~e aí o google earth outra vez se quiseres que parece que não ficas-te bem elucidado da última vez. O centro de Braga está mais urbano, não maior... percebes a diferença?
A parte de Guimarães só ter duas opções está mais uma vez de outro mundo. Repara, tu como dono do mundo não deixas que haja uma outra qualquer hipotese. Ou 2ª centralidade do Minho ou anexo do Porto.
Vais ameaçar o Presidente da Camara é para ele te obdecer?
Para te tirar as dúvidas e mesmo com Guimarães em plena crise:
A nível cultural, desportivo, turistico, qualidade de vida, industria, Ciência, tecnologia, inovação Guimarães é mais forte. Braga é mais forte em comércio e serviçios. Agora diz-me lá onde vês a maior centralidade do Minho?
Populações das cidades quase identicas, cidades da mesma dimensão. Guimarães ganha em quase todos os parametros que interessam para medir a influencia e crescimento de uma cidade. Dúvidas?Não há...

Area de Influência de Guimarães: Felgueiras;Fafe;Vizela;Parte de Santo Tirso(p ex. Vila das Aves); Grande parte de Famalicão (p ex Riba de Ave;Pedome;Joane...). Fazes contas com o lápis atrás da orelha?Eu faço de calculadora cientifica para não haver dúvidas e a área de influência é para cerca de 500000 pessoas. Queres os dados do INE de 2001 para não teres dúvidas? Basta consultares a informação do Espaço Guimarães que será construido para uma população-alvo de 470000 pessoas.

Quanto à Bracara Augusta quero visitá-la. Onde está? Num mapa muito antigo... e em alguns achados como por exemplo um balneário romano.
Falam tanto da Bracara Augusta que o ponto com mais património romano até se encontra em Guimarães, de seu nome Citânia de Briteiros. Uma cidade inteira Romana, oinde se percebe e se tem noção de como eles viviam com um percurso por toda a cidade em ruinas. E em Braga onde está para além de alguns achados?Debaixo da terra sabe-se lá onde?Pois, os mortos também...

Quanto à treta de Braga já não sei quê antes de Guimarães e blaá blá blá antes de Guimarães... já a ouvi algumas vezes e apenas em Braga. A história de Portugal está nos livros e aprende-se na primária. Porque não fazes como aquele tipo de Viseu que se lembrou que D. Afonso Henriques nasceu lá para ter protagonismo?Escreve também um livro a mudar a história do teu país... Pode ser que tenhas sucesso... em Braga!

Abre os olhos...

Last edited by JpGuimarães; July 15th, 2009 at 09:56 PM.
JpGuimarães no está en línea   Reply With Quote
Old July 15th, 2009, 10:04 PM   #75
JpGuimarães
Registered User

JpGuimarães's Avatar

Quote:
Originally Posted by Mr Strangelet View Post
@JpGuimaraes:
a azia é tua que não consegues sair desse tema...Parece-me a mim que és a pessoa a quem interessa menos o tema do topico, ja que foste o que menos contribuiu.

O que interessa:

@Correio do Minho

Sou eu que estou a comentar as noticias do vizinho? Tens aí a resposta à azia...
Old July 15th, 2009, 10:06 PM   #76
JpGuimarães
Registered User

JpGuimarães's Avatar

Quote:
Originally Posted by Herrmando View Post
Nem me diga nada caro forista...
Que praga...
Old July 15th, 2009, 10:14 PM   #77
JpGuimarães
Registered User

JpGuimarães's Avatar

Quote:
Originally Posted by Karlussantus View Post
Tomei agora atenção ao valor anunciado para todo o projecto, que ronda os 110M de €.
Se atendermos bem ao valor... parece muito escasso, por exemplo o Estádio Municipal de Braga custou 139.870.880

Gostava por exemplo de saber quanto foi gasto em Lisboa e no Porto.

P.S. Espero que ao menos em 2012 o PIDDAC para o Distrito de Braga, não volte pelo "37º" ano consecutivo a estar abaixo da média nacional per capita.
E eu espero que Braga não fique com ele todo como acontece ano após ano...e sabendo que este é atrbuido atendendo à contribuição para a balança de pagamentos do país (em que Guimarães é a cidade que mais contribui na região)... Falam falam... e são iguais aos outros.
Old July 15th, 2009, 10:15 PM   #78
JpGuimarães
Registered User

JpGuimarães's Avatar

Quote:
Originally Posted by smasher_marques View Post

Nada a que não estejamos já habituados...
Old July 15th, 2009, 10:43 PM   #79
Karlussantus
Registered User

JPGuimarães podias ao menos ter posto isso tudo num só post... eu não fiz qualquer conta, é tudo dados do INE, e o resto são factos históricos...

Mas aqui estamos a falar da CEC 2012, e eu por exemplo também acho que Guimarães devia receber mais fundos para organizar a CEC, assim como também concordo que as verbas atribuídas ao Distrito e no caso particular a Guimarães estão muito abaixo da média atribuída a Portugal.

Espero sinceramente que ao menos em 2012 o concelho de Guimarães fique acima da média nacional.
Old July 16th, 2009, 12:07 AM   #80
Mr Strangelet
BANIDO

Quote:
Governo sublinha compromisso mas não aumenta verbas
Guimarães colocou em marcha a Capital Europeia da Cultura
A cidade de Guimarães iniciou, ontem, formalmente a Capital Europeia da Cultura (CEC) 2012. A sessão pública de apresentação do evento, presidida pelo primeiro-ministro, colocou em marcha o mega evento que promete revolucionar a cidade e colocá-la como uma referência no mapa da Europa.
Ao contrário do que chegou a ser aventado, o governo não vai reforçar o orçamento destinado à CEC 2012, mas o primeiro-ministro fez questão de sublinhar em Guimarães, a «dimensão nacional do projecto», o compromisso e a concordância do poder central «com a ambição» do projecto.
Texto, Rui de Lemos
Foto, Rui de Lemos
Publicado a 15-07-2009
vergonha
Mais uma bandeira eleitoral e nem a apoiam da forma devida...

EDIT: para quê responder.........desperdício de caracteres...

Pelos vistos o novo projecto para o largo do toural vai ser novamente submetido a discussão publica! Por mim deixavam aquilo como está, o toural esta assim muito bem e é uma excelente sala de visitas.
Ninguem arranja imagens/pormenores do novo projecto?

Last edited by Mr Strangelet; July 17th, 2009 at 02:29 AM.

Reply

Thread Tools

Posting Rules