daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas



Reply

 
Thread Tools Rating: Thread Rating: 2 votes, 5.00 average.
Old May 14th, 2009, 06:25 PM   #1
LJ
Registered User
 
LJ's Avatar
 
Join Date: Feb 2009
Location: Niterói
Posts: 906
Likes (Received): 19

Ponte Rio-Niterói faz 35 anos. Conheça histórias e flagras da maior ponte da América do Sul

Veja flagrantes do Big Brother da maior ponte da América do Sul

Conheça os bastidores da Ponte Rio-Niterói. A construção, que completa 35 anos, não para de crescer.

Veja VIDEO http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,...CA+DO+SUL.html

O trânsito na ponte é cada vez mais intenso. A cada ano, 26 milhões de carros passam por lá. A última novidade para atender esse volume de carros é um trecho, uma espécie de acostamento.
Atravessar a Baía de Guanabara pela ponte, com trânsito bom, é um passeio agradável, de cerca de 10 minutos. Tudo que acontece ao longo do caminho é registrado por câmeras. O Big Brother da ponte não perde nada.

Os olhos da Ponte Rio-Niterói são testemunhas de momentos de perigo.

A qualquer hora do dia e da noite, dois operadores estão de plantão no Centro de Controle de Trafego, observando as imagens registradas por 25 câmeras.

“Hoje, o que mais preocupa quem trabalha aqui é a segurança dos motoristas e dos motociclistas. Hoje, as motos representam 4,5% do fluxo e 15% dos acidente”, observa o gestor de atendimento Virgílio Ramos.

O arquivo tem moto batendo, atrapalhando o trânsito, de noite, na contramão. Dois homens apenas de sunga param e um deles atravessa em busca do melhor ângulo. O outro escala a grade de proteção. Tudo por uma foto - o retrato da imprudência.
Na ponte, pode ter chuva em Niterói, sol no Rio de Janeiro e um arco-íris no meio do caminho. À noite, a lua inspira os apaixonados e um casal namora ali mesmo, sem saber que estava no Big Brother da ponte.

Mesmo quem já viu tudo isso se surpreende: “Um fato interessante foi a manifestação do Greenpeace. Pararam duas kombis, fizeram um rápido procedimento no vão central, começaram, a descer de rapel. Acionamos a Polícia Rodoviária Federal e foi aquele movimento todo, com congestionamento em Niterói e em São Gonçalo”, lembra um operador.
Um ônibus pega fogo, e ninguém anda. Um acidente com 96 feridos envolve um caminhão e quatro ônibus. Resultado: congestionamento inevitável.

Na primeira vez que a ponte abriu para o público, também teve congestionamento, O dentista Sérgio Castro Alves esta lá com toda a família no carro: “Foi o único engarrafamento que eu participei até hoje sem estresse. Todo mundo estava feliz, rindo,
satisfeito, como se tivesse realizando um desejo, ou uma esperança de muitos e muitos anos, que era a promessa da ligação Rio-Niterói”.
Com um passeio de Rolls Royce, o presidente Emílio Garrastazu Médici inaugurou a ponte em março de 1974. São 13 quilômetros e 290 metros de extensão, a maioria sobre a Baía de Guanabara.
O primeiro projeto de criação de uma ponte para unir Rio de Janeiro e Niterói surgiu em 1875. Mas apenas um século depois, esta ideia virou realidade, atendendo a exigência de um vão central para a passagem dos navios e de uma ponte que não fosse tão alta, que atrapalhasse o voo dos aviões.
O soldador que cuida da ponte até hoje começou a trabalhar construindo peças na obra, na década de 1970: “Eu vi a ponte vir brotando dos alicerces, dos pilares, inclusive trabalhei na confecção das brocas perfuratriz que furava até chegar nas rochas".
Os dois filhos dele já começaram a seguir a carreira do pai: “A ponte é a terceira filha, de 35 anos. Eu considero como se fosse minha filha”.

O engenheiro aposentado Bruno Contarini assinou a execução do projeto. Ele trabalhava em uma plataforma flutuante e lembra do dia em que ficou pronta a última parte, o grande caixote de aço de 13 mil toneladas sobre o vão central: “Quando ele parou no meio da ponte e começou a subir a gente sabia que estava ligado de um lado a outro”.
Nós entramos no vão central. Os técnicos usam o velho método dos rabiscos pelas paredes e também uma tecnologia inovadora, desenvolvida pelos engenheiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Desde 2004 a ponte balança bem menos, graças a um sistema de 192 molas que foi instalado dentro do vão central. "Esse é um sistema único no mundo, desenvolvido especialmente para ser usado na ponte, eliminou esta oscilação de cerca de 2 metros de amplitude que ocorria durante ventos fortes”, explica um gestor de manutenção.
Quando isso acontecia, dava medo.

Embaixo da ponte, a 50 metros acima do mar, encontramos Valdeir e Francisco. “Eu acredito que ninguém conhece essa ponte melhor que a gente. Eu trabalho nela há 11 anos. Não tem um buraquinho dela que eu não já passei”, diz o operário.
Mas nem todos tratam a ponte com carinho. De papelzinho em papelzinho, os operários recolhem toneladas de lixo. No meio da pista ficam pequenos e grandes obstáculos: uma caixa d’água, um cavalo e muito mais.

“A gente se depara com andarilhos, objetos estranhos que caem ao longo da ponte, carrinho de mercado, cachorro, jacaré, cobra. Tem de tudo um pouquinho”, aponta a supervisora de interação com cliente Adriana Alves.

Operários invisíveis trabalham na segurança das 400 mil pessoas que passam por lá todos os dias.

“Acho uma maravilha. Para a gente adiantou bastante”, diz um motorista.
“Adoro a ponte. Ela faz parte da minha vida”, admite uma jovem.

Também faz parte da história de aves. As andorinhas do mar estavam ameaçadas de extinção. Nesta época, período de reprodução, elas chegam da América do Norte e guardam o futuro da espécie nos pilares da ponte.


Construção:

1-

http://rosancrist.blog.uol.com.br/

2-

http://www.eobrasil.blogger.com.br/2...1_archive.html

3-

http://banco.agenciaoglobo.com.br/Pa...idimagem=18021

4-Foto 1973

http://picasaweb.google.com/lh/photo...W3MoD_1f_q5btw

5-

http://banco.agenciaoglobo.com.br/Pa...idimagem=18010

6-

http://picasaweb.google.com/lh/photo...r3efyyQGDrYsOA




ATUAIS:

7-

http://www.lamenha.blogger.com.br/20...1_archive.html

8-

http://conhecendoniteroi.wordpress.c...iro-monumento/

9-


10-


11-


12-


13-

http://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...5_Feb_2006.JPG

14-

http://commons.wikimedia.org/wiki/Fi...Niteroi_38.JPG

15-


16-


17-





-----------------------------------------------------------------

CURIOSIDADES:

A PONTE RIO-NITERÓI era a 7.ª maior do Mundo até recentemente quando foi inaugurada na China, a maior Ponte do Mundo, passando esta a ser a 8.ª maior com extensão de 13.754 metros, possuindo vigas de extensão de até 90 metros apoiados sobre os pilares da Ponte, tendo-se 1152 vigas de concreto protendidas e protensão mediante 43.000 cabos de aço. É a maior estrutura em concreto protendido do mundo. Possui também esta Ponte , no vão central, estrutura de aço, representada por duas vigas de aço que formam um caixão ortotrópico com vão livre de 300 metros de extensão, por sinal o maior do mundo em extensão apoiadas sobre pilares, vão central este utilizado como canal de navegação dos barcos e navios. Sua construção iniciou-se em 1.970 terminando em 1.975, custou à época 400.000 milhões de dólares - hoje atualizado seria 2.5 bilhões de dólares, na ocasião em que era Ministro dos Transportes MARIO ANDREAZZA. Importante se destaque que durante o tempo de construção só houve 9(nove) óbitos, curiosamente, não por causa da construção e sim, por causa da borrasca (vento fortes que aliado ao temporal que deixou o mar revolto [ondas muito fortes], que fustigou um barco que levava pessoal para a obra, figurando entre as vítimas um Eng.º civil. A altura da Ponte é de 72 metros, altura esta limitada por causa de exigência da Marinha e Aeronáutica e altura máxima das demarcações. Possui a estrutura de concreto e aço da Ponte um sistema de amortecimento criado por engenheiros da COPPE, por meio de Molas que obedecem a Lei de HOOK e quais absorvem a energia decorrente de vibrações (movimentos de carros e ventos) e assim a Ponte que antes chegava a balançar verticalmente 1, 00 mt ( 0,50 cm para cima e 0,50 cm para baixo ) hoje é reduzido para + 2 cm e -2 cm . Transitam hoje por esta ponte, 140.000 veículos/dia, encurtando a distancia de 140 km (que antes se era obrigado a percorrer entre Rio- Niterói). O custo de pedágio de R$ 3,50, só de ida [não se paga na volta], preço irrisório se comparado aos Países da Europa Áustria/Itália 8 euros cada passagem ; Japão (Ponte em Kobe) 25 U$ cada passagem. O número de embarcações navegáveis (navios e barcos) que passa diariamente sob a Ponte RIO-NITERÓI é a mesmo número de embarcações que passa sob a Ponte no Japão em Kobe.


PROTENSÃO é o posicionamento de cabos de aço interiormente ao concreto, sem posteriormente tensionados (esticados) até o limite da sua resistência e simultaneamente proceder-se o chumbamento de tais cabos nas extremidades, resultando assim o concreto originalmente resistente à compressão, agora com a estrutura resultante, simultaneamente resistente à tração, vencendo-se assim longos vãos, cujo Método de Protensão foi inventada por um Francês, embora já tenham sido usados artifícios semelhantes em barcos de madeira para navegação pelos Egípcios e Fenícios, onde cabos de ferro previamente aquecidos embutidos na madeira(vigas) fazendo assim grandes vãos, embarcações de grande envergadura

Características desta Ponte referente a Eng. elétrica
11 sub-estações de energia,
42 trasnformadores,
980 ptos de iluminação pública,
400 ptos de sinalização náutica/aérea/
60 painéis de propaganda, 4 geradores
Enfim Rodovia Inteligente, Estações metereológicas, PMV S, CFTV, 138 semáforos/DAV

www.marcocito.com.br/noticias.php?nid=1209

---------------------------------------------------------



Videos da ponte:


1-Video de 1997



2-FIAT 147: Comercial de lançamento 1976, ponte Rio Niterói



3-



4-O acidente da Maysa










POSTEM suas fotos tb!
Abração!
__________________
RIO

Last edited by LJ; May 15th, 2009 at 07:21 AM.
LJ no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old May 14th, 2009, 09:17 PM   #2
daniel.zs.rj
Registered User
 
daniel.zs.rj's Avatar
 
Join Date: Aug 2008
Location: Rio de Janeiro
Posts: 6,065
Likes (Received): 988

A Ponte Rio-Niterói é realmente impressionante.

E ela ainda se liga no Rio de Janeiro com aquele complexo de vias elevadas. Fica difícil saber quando se está andando sobre a água e quando chegou em terra firme.

Dá até medo passar embaixo da ponte de barco.

A noite vou postar umas fotos minhas.

A construção da ponte é cheia de histórias. Ouvi dizer certa vez que a construção civil carioca esteve a beira do colapso na época da construção da ponte em função da falta de cimento no mercado, uma vez que o governo comprava quase todo o cimento disponível na cidade.
daniel.zs.rj no está en línea   Reply With Quote
Old May 14th, 2009, 09:28 PM   #3
dricobel
OFF
 
dricobel's Avatar
 
Join Date: Dec 2007
Location: Belém - Pa
Posts: 36,657
Likes (Received): 1199

impressionante essa ponte, sem dúvidas um marco da engenharia brasileira!
__________________
Belém
dricobel no está en línea   Reply With Quote
Old May 14th, 2009, 09:34 PM   #4
AzmodeusBR
BANNED
 
Join Date: Aug 2008
Location: Rio de Janeiro
Posts: 77
Likes (Received): 0

Sensacional! A vista do vão central da ponte é simplesmente alucinante...
AzmodeusBR no está en línea   Reply With Quote
Old May 14th, 2009, 10:14 PM   #5
LJ
Registered User
 
LJ's Avatar
 
Join Date: Feb 2009
Location: Niterói
Posts: 906
Likes (Received): 19

Quote:
Originally Posted by daniel.zs.rj View Post
A Ponte Rio-Niterói é realmente impressionante.

E ela ainda se liga no Rio de Janeiro com aquele complexo de vias elevadas. Fica difícil saber quando se está andando sobre a água e quando chegou em terra firme.

Dá até medo passar embaixo da ponte de barco.

A noite vou postar umas fotos minhas.

A construção da ponte é cheia de histórias. Ouvi dizer certa vez que a construção civil carioca esteve a beira do colapso na época da construção da ponte em função da falta de cimento no mercado, uma vez que o governo comprava quase todo o cimento disponível na cidade.

Legal Daniel,posta suas fotos mesmo!
Seria legal se todos postassem suas fotos para fazermos um albúm de fotos diferente das que vemos da ponte.
__________________
RIO
LJ no está en línea   Reply With Quote
Old May 14th, 2009, 11:33 PM   #6
Vittariano
Location:Canoas - RS - Br
 
Vittariano's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Canoas - RS
Posts: 5,244
Likes (Received): 8

Uma grande obra, sem dúvida! Imagino que a cidade de Niterói deu um grande salto após a construção dessa ponte!
__________________
Gaúcho, Gremista e Português...com muito orgulho!
Vittariano no está en línea   Reply With Quote
Old May 14th, 2009, 11:36 PM   #7
daniel.zs.rj
Registered User
 
daniel.zs.rj's Avatar
 
Join Date: Aug 2008
Location: Rio de Janeiro
Posts: 6,065
Likes (Received): 988

Antes da Ponte tinham umas balsas que faziam a travessia dos carros.


A reportagem do Bom Dia Brasil que tem no 1° post mostra o sistema que foi instalado pra diminuir os movimentos da ponte. Isso foi muito bom. Eu mesmo já fiquei parado uma vez em Niterói pq tinham fechado a ponte em função do vento forte.

Mas isso já tem mtoooos anos.
daniel.zs.rj no está en línea   Reply With Quote
Old May 14th, 2009, 11:55 PM   #8
Osmar Carioca
Registered User
 
Osmar Carioca's Avatar
 
Join Date: Sep 2008
Location: Rio de Janeiro
Posts: 23,205
Likes (Received): 6440

Quote:
Originally Posted by daniel.zs.rj View Post
Antes da Ponte tinham umas balsas que faziam a travessia dos carros.


A reportagem do Bom Dia Brasil que tem no 1° post mostra o sistema que foi instalado pra diminuir os movimentos da ponte. Isso foi muito bom. Eu mesmo já fiquei parado uma vez em Niterói pq tinham fechado a ponte em função do vento forte.

Mas isso já tem mtoooos anos.
Daniel,

Viajei MUITO, mas MUITO mesmo nas balsas (ou seriam ferries?) que faziam o transporte de carros entre RIO e Niteroi.

Havia dois serviços de balsas: um situado na praça Arariboia, eu acho que no local onde hoje há os aero-barcos. E o outro serviço de balsa ficava próximo da atual praça do pedágio da ponte Rio - Niteroi, onde onde há um monte de carcaças de navios.

A viagem na balsa era relativamente rápida. O que era SUPER DEMORADA era a fila para se entrar na balsa!
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote
Old May 15th, 2009, 12:06 AM   #9
Tquintan
Niteroiense da gema!!
 
Tquintan's Avatar
 
Join Date: Feb 2008
Location: Niteroi
Posts: 3,520
Likes (Received): 73

Não tem como medir a importância da ponte para o Rio de Janeiro e principalmente para as cidades que ficam do outro lado dela, uma vez que a RM iria estagnar sem a mesma, é tamanha a importância da ponte, que a construção dela é estudada como uma das maiores intervenções do período do regime militar.
Tquintan no está en línea   Reply With Quote
Old May 15th, 2009, 01:58 AM   #10
Cauê
Registered User
 
Cauê's Avatar
 
Join Date: May 2008
Location: Terra
Posts: 11,689
Likes (Received): 3669

A ponte está entre as 10 maiores do mundo e já foi até considerada a 8ª maravilha da engenharia mundial, se não me engano.
Fantástica, emblemática e importante.
Cauê no está en línea   Reply With Quote
Old May 15th, 2009, 02:02 AM   #11
Cauê
Registered User
 
Cauê's Avatar
 
Join Date: May 2008
Location: Terra
Posts: 11,689
Likes (Received): 3669


Só para encher um pouco mais a bola da ponte, ela é para nós o que a Muralha da China é para aquele país. É uma das maiores obras da Humanidade e um orgulho fluminense.
Cauê no está en línea   Reply With Quote
Old May 15th, 2009, 02:19 AM   #12
portoimagem-II
Capital dos pampas
 
Join Date: May 2007
Location: Porto Alegre
Posts: 7,453
Likes (Received): 3354

A Ponte foi até mesmo cenário de um acidente dramático, e de repercussão nacional: a morte de Maysa.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old May 15th, 2009, 05:56 AM   #13
S.T.Y AP
Sadi
 
S.T.Y AP's Avatar
 
Join Date: Jan 2009
Location: Onde a verdade é o avesso
Posts: 3,527
Likes (Received): 130

É verdade que a ponte treme?
S.T.Y AP no está en línea   Reply With Quote
Old May 15th, 2009, 06:09 AM   #14
PauloLescaut
Registered User
 
PauloLescaut's Avatar
 
Join Date: Apr 2008
Location: Niterói
Posts: 11,955
Likes (Received): 2739

Ao que me consta, desde a Primeira República sabia-se que a ex-Corte e Distrito Federal deveria se juntar ao Estado do Rio, cuja capital era Niterói. A ligação por barcas vem do Império, e como as distâncias são muito curtas, seria óbvio que Niterói estivesse sob área de influência da antiga Capital.

Agora, a cidade se desenvolveu como capital de Estado. Formou uma elite de burocratas, tinha muitos servidores públicos, muitos imigrantes urbanos, uma Universidade Federal de excelência. A Ponte foi fundamental no período de transição, visto que Niterói, por um tempo, era sinônimo de "cidade-dormitório".

Mas a ligação trouxe, sem dúvidas, inúmeros benefícios, principalmente ao comércio (que se instala em Niterói, a exemplo da R. Cel. Moreira César) e à expansão imobiliária. O metro quadrado em Niterói é mais barato, o gabarito é mais alto, a cidade é menor, tem índices menores de violência, etc. Um dos grandes problemas é o trânsito, e isso tem influência direta da Ponte: quando ela para, a cidade para. A maioria das ruas tem traçado dos tempos do Império, só uma faixa ou duas faixas.

Aproveitando: sempre quis saber que são esses "cotocos" ao lado das bases dos pilares. Seriam bases para possível expansão?
__________________
ACORDA BRASIL!!! | EU PAGO UM IPTU ALTÍSSIMO!!! | É POR ISSO QUE ESSE PAÍS NÃO VAI PRA FRENTE!!! | PRA ISSO ELES TÊM DINHEIRO, ENQUANTO ISSO A SAÚDE E A EDUCAÇÃO...!!!
PauloLescaut no está en línea   Reply With Quote
Old May 15th, 2009, 06:09 AM   #15
portoimagem-II
Capital dos pampas
 
Join Date: May 2007
Location: Porto Alegre
Posts: 7,453
Likes (Received): 3354

Quote:
Originally Posted by S.T.Y AP View Post
É verdade que a ponte treme?
Como o texto diz, hoje ela balança bem menos.

Mas antes era diferente: seu balanço era impressionante.

Há muitos vídeos na internet dela balançando !
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old May 15th, 2009, 06:11 AM   #16
portoimagem-II
Capital dos pampas
 
Join Date: May 2007
Location: Porto Alegre
Posts: 7,453
Likes (Received): 3354

Também há vídeos do acidente de Maysa (na minissérie) , uma cena que, apesar de dramática, foi considerada muito bonita.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old May 15th, 2009, 06:14 AM   #17
portoimagem-II
Capital dos pampas
 
Join Date: May 2007
Location: Porto Alegre
Posts: 7,453
Likes (Received): 3354

Quote:
Originally Posted by PauloLescaut View Post
Aproveitando: sempre quis saber que são esses "cotocos" ao lado das bases dos pilares. Seriam bases para possível expansão?
Acho que são "pára-choques" para evitar uma possível colisão de navio direto na ponte.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old May 15th, 2009, 06:39 AM   #18
LJ
Registered User
 
LJ's Avatar
 
Join Date: Feb 2009
Location: Niterói
Posts: 906
Likes (Received): 19


Quote:
Originally Posted by PauloLescaut View Post
Aproveitando: sempre quis saber que são esses "cotocos" ao lado das bases dos pilares. Seriam bases para possível expansão?


Paulo, é exatamente como disse o amigo acima,esses "cotocos" são proteções contra colisões de embarcações com os pilares da ponte.

Se não forem todas,mas acho que a maioria das pontes que tenham tráfego abaixo delas, tem esses "cotocos" para proteção.
__________________
RIO

Last edited by LJ; May 15th, 2009 at 06:46 AM.
LJ no está en línea   Reply With Quote
Old May 15th, 2009, 06:42 AM   #19
daniel.zs.rj
Registered User
 
daniel.zs.rj's Avatar
 
Join Date: Aug 2008
Location: Rio de Janeiro
Posts: 6,065
Likes (Received): 988

Essas fotos eu tirei em 2003.



Não sei se essas madeiras estão sempre aí ou se era algum reparo.




Certa vez vi uma exposição que mostrava projetos que não foram escolhidos de importantes obras no Rio de Janeiro. Alguns eram projetos normais como o Maracanã de Niemeyer ou uma fachada alternativa do Copacabana Palace. Mas um dos mais exóticos foi um da que incluia um conjunto de apartamentos ao longo da Ponte Rio-Niterói. Os carros passariam acima dos imóveis. Não foi escolhido por razões óbvias.
daniel.zs.rj no está en línea   Reply With Quote
Old May 15th, 2009, 06:50 AM   #20
LJ
Registered User
 
LJ's Avatar
 
Join Date: Feb 2009
Location: Niterói
Posts: 906
Likes (Received): 19

Quote:
Originally Posted by daniel.zs.rj View Post

Certa vez vi uma exposição que mostrava projetos que não foram escolhidos de importantes obras no Rio de Janeiro. Alguns eram projetos normais como o Maracanã de Niemeyer ou uma fachada alternativa do Copacabana Palace. Mas um dos mais exóticos foi um da que incluia um conjunto de apartamentos ao longo da Ponte Rio-Niterói. Os carros passariam acima dos imóveis. Não foi escolhido por razões óbvias.
Sério!!!!
Aonde vc viu isso?



Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
A Ponte foi até mesmo cenário de um acidente dramático, e de repercussão nacional: a morte de Maysa.


Olha o video aí:

__________________
RIO

Last edited by LJ; May 15th, 2009 at 07:04 AM.
LJ no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 02:05 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu