daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old May 21st, 2009, 10:26 PM   #1
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Likes (Received): 3031

Niterói - Centro, Icaraí e Santa Rosa

Hoje fez um daqueles magníficos dias de outono no Rio. O céu fica num tom EMBASBACANTE de azul, e decidi pegar a barca e ir andando por Niterói (ou, como dizem os franceses: "Nit'ruá"(?) ).

As fotos foram tiradas com um humilde celular por um leigo completo, por favor, não reparem.

Ter ido até Santa Rosa foi, tipo, uma "questão de honra", ainda que tenha me desviado do caminho de casa. Outro dia li um comentário de alguém aqui do fórum dizendo que o bairro era "um lixo", e resolvi provar que não: pelo contrário, é um recanto bucólico em Niterói, completamente arborizado, parece cidadezinha.

Sponsored Links

Old May 21st, 2009, 10:26 PM   #2
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Saída da Praça XV, na Barca

1

Aeroporto Santos Dumont, Pão de Açúcar e Colégio Naval

2

3

Niterói - Ilha de Boa Viagem, plataforma de petróleo e Fortaleza de Santa Cruz

4

Centro de Niterói - Avenida Amaral Peixoto

5

6

Novo prédio do Fórum de Niterói

7

76ª DP (Polícia Civil em Niterói)

8

Câmara Municipal

9

Liceu Nilo Peçanha

10

11

EDIT: RUA RESIDENCIAL DO CENTRO (e torre do Niterói Shopping ao fundo)

Instituto Abel

12

13

Espaço Cultural AMF Unimed (Teatro)

14

15

Jardim Icaraí

16

17

18

Santa Rosa

19

20

21

Colégio Salesiano

22

Igreja de N. Sª Auxiliadora (acho lindíssima, estilo "neo-bizantino"?)

23

24

25

26

27

Estátua de N. Sª Auxiliadora

28

Ruas de Santa Rosa

28

(Estavam podando as árvere)

29

30

31

(pichação feia... prédio bonito)

32

33

A arborizada Rua Santa Rosa

34

Last edited by PauloLescaut; May 22nd, 2009 at 02:21 AM.
PauloLescaut no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2009, 10:54 PM   #3
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Gostei das fotos Paulo Lescaut, apesar de serem de celulares elas ficaram bem boas, pricipalmente as que mostram a densidade das avenidas. Não há uma casinha no meio é impressionante, a densidade é igual a do RIO.

A igreja também e bem bonita, sem falar da vista pro pão de açucar.
Gui_p no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2009, 10:57 PM   #4
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 8476

Paulo,

Nossa! Estou estupefato! Estou de queixo caído! É muita, muita coisa que você me fez rememorar!

Vamos por partes. Em primeiro lugar, que negócio é este de "novo prédio do Fórum de Niterói"?? O furum de Niteroi não funciona mais naquele prédio amarelo junto daquela praça? Pelo visto não mais! Então, o que existe hoje dentro daquele prédio caquético? Reformaram o prédio amarelo? Restauraram ele? Pelo que vi nas fotos o prédio do novo forum fica atrás daquele prédio da polícia, não?

As fotos 12 e 13 evidentemente eu conheço muitíssimo bem, uma vez que estudei neste colégio. Saudades do irmão Abílio, irmão João, irmão José ... Eu acho que o ABEL é o colégio mais lindo de toda Niteroi. Ainda hoje ele é um dos colégios TOP da cidade? Ou já não é mais?

As fotos nr 16 e 17 são por acaso da rua HEROTIDES DE OLIVEIRA?

A foto nr 18 eu reconheci. É de um prédio na rua MIGUEL COUTO, não? Você colocou o prédio como pertencente ao bairro de JARDIM ICARAÍ. Contudo, na minha época, este bairro não existia e este prédio estaria situado no bairro de SANTA ROSA.

O prédio nr 20 eu acho que também sei onde fica: rua MIGUEL COUTO quase esquina com rua SANTA ROSA. É isto mesmo?

O casarão de nr 21 eu sei também onde fica: RUA SANTA ROSA. Ele tem pinturas lindas nas varandas.

Colégio SALESIANOS também conheço bem, uma vez que durante uns 2 anos nadei em seu parque aquático.

As fotos da Basílica de N. Sª Auxiliadora eu também conheço bem. Alías, não sei se você sabe, mas nesta basílica está o SEGUNDO MAIOR ÓRGÃO DO MUNDO!!!!!!! E já subi por 3 vezes até o lugar onde está instalado! E já ouvi a concertos de peças clássicas tocadas nele!

A foto nr 28, da Estátua de N. Sª Auxiliadora eu também conheço bem. Aliás, já subi até os pés da santa, uma vez que no interior da estrutura de concreto existe uma escada caracol. Eu devia ter uns 10 anos quando subi até os pés da santa.

Quanto a foto nr 28 "Ruas de Santa Rosa", eu acho que vem a ser a rua onde eu nasci. Não é por acaso aquela rua que fica ao lado do Colégio Salesianos? Se for, eu nasci na MATERNIDADE SANTA ROSA (ou será que o nome é HOSPITAL SANTA ROSA)?

A foto nr 31 eu também reconheci o prédio. Ele fica próximo daquele casarão lindo.

Que maravilha! É muita recordação!
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2009, 10:58 PM   #5
Tquintan
Niteroiense da gema!!

Tquintan's Avatar

Likes (Received): 92

Só faltou um esticada la no Vital
enfim, Niterói é uma cidade muito boa, nem tem graça eu comentar aqui
Tquintan no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2009, 11:00 PM   #6
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Thiago,

Faça um thread do Vital! Faça! O Paulo hoje me abalou!
Old May 21st, 2009, 11:05 PM   #7
Tquintan
Niteroiense da gema!!

Tquintan's Avatar

Se lembra bem do interior de Niterói heim Osmar, não abriram todas as fotos aqui, mas creio ser a Herotides sim, aquele prédio novo concentra sim quase todas as parte do Fórum de Niterói, salvo alguns departamentos que agora não recordo. O Instituto Abel é fantástico, ainda mais agora com a iluminação noturna, ficou 10, só para constar eu estudo na Uni La Sale (faculdade da entidade) que fica atras do CELAE (um anexo do ABEL) é uma bela universidade.
Old May 21st, 2009, 11:09 PM   #8
Tquintan
Niteroiense da gema!!

Tquintan's Avatar

Quote:
Originally Posted by Osmar Carioca View Post

Thiago,

Faça um thread do Vital! Faça! O Paulo hoje me abalou!
Osmar, o carregador da minha camera sumiu, assim que eu achar eu tiro as fotos, assim como da Uni pra você conhecer.
Old May 21st, 2009, 11:17 PM   #9
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tquintan View Post
Se lembra bem do interior de Niterói heim Osmar, não abriram todas as fotos aqui, mas creio ser a Herotides sim, aquele prédio novo concentra sim quase todas as parte do Fórum de Niterói, salvo alguns departamentos que agora não recordo. O Instituto Abel é fantástico, ainda mais agora com a iluminação noturna, ficou 10, só para constar eu estudo na Uni La Sale (faculdade da entidade) que fica atras do CELAE (um anexo do ABEL) é uma bela universidade.
Thiago,

Eu saí do ABEL no ano de 1977. E, naquela época, só existia o colégio e nada mais. Depois fizeram o ginásio de esportes do outro lado da rua, fizeram uma gráfica grande numa rua cujo nome eu não estou lembrado agora (seria Paulo César?), e depois a Universidade. O ABEL cresceu MUITO!

Tenho tanta vontade de um dia poder entrar no colégio novamente... Ir novamente à capela...
Old May 21st, 2009, 11:18 PM   #10
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Vamos por partes, como diria "a stripper".

Quote:
Originally Posted by SERPGOVBR View Post
locais lindos! adorei o instituto, a igreja e a avenida...

as primeiras fotos perderam a qualidade por causa do zoom mais tb ficaram bem bacanas

vlw
Ah, a qualidade nem conta, vai! Tirei só pra mostrar a cidade. Tenho câmera profissional aqui em casa, uma Canon, mas não me arriscaria com ela na rua. :P

Quote:
Originally Posted by GUI Piraí do Sul-PR View Post
Gostei das fotos Paulo Lescaut, apesar de serem de celulares elas ficaram bem boas, pricipalmente as que mostram a densidade das avenidas. Não há uma casinha no meio é impressionante, a densidade é igual a do RIO.

A igreja também e bem bonita, sem falar da vista pro pão de açucar.
Valeô!
Há algumas avenidas decorrentes de reformas urbanas, principalmente quando Niterói era capital. Mas é impressionante que, entrando-se pelas ruas do Centro, você encontra muitas casinhas!

Quote:
Paulo,

Nossa! Estou estupefato! Estou de queixo caído! É muita, muita coisa que você me fez rememorar!

Vamos por partes. Em primeiro lugar, que negócio é este de "novo prédio do Fórum de Niterói"?? O furum de Niteroi não funciona mais naquele prédio amarelo junto daquela praça? Pelo visto não mais! Então, o que existe hoje dentro daquele prédio caquético? Reformaram o prédio amarelo? Restauraram ele? Pelo que vi nas fotos o prédio do novo forum fica atrás daquele prédio da polícia, não?
Osmar, o niteroiense!

O novo fórum é... novo! Não havia mais espaço no antigo prédio, mas ele continua funcionando, sim. Não tirei fotos dele porque aquela pracinha sempre é mostrada (e não gosto daqueles neo-clássicos...). A 76ª DP cedeu o terreno (acho que era um estacionamento) para a ampliação do fórum, em troca de reformas em seu prédio, que é tombado. Mas até agora nada foi feito.

Quote:
As fotos 12 e 13 evidentemente eu conheço muitíssimo bem, uma vez que estudei neste colégio. Saudades do irmão Abílio, irmão João, irmão José ... Eu acho que o ABEL é o colégio mais lindo de toda Niteroi. Ainda hoje ele é um dos colégios TOP da cidade? Ou já não é mais?

As fotos nr 16 e 17 são por acaso da rua HEROTIDES DE OLIVEIRA?

A foto nr 18 eu reconheci. É de um prédio na rua MIGUEL COUTO, não? Você colocou o prédio como pertencente ao bairro de JARDIM ICARAÍ. Contudo, na minha época, este bairro não existia e este prédio estaria situado no bairro de SANTA ROSA.

O prédio nr 20 eu acho que também sei onde fica: rua MIGUEL COUTO quase esquina com rua SANTA ROSA. É isto mesmo?

O casarão de nr 21 eu sei também onde fica: RUA SANTA ROSA. Ele tem pinturas lindas nas varandas.

Colégio SALESIANOS também conheço bem, uma vez que durante uns 2 anos nadei em seu parque aquático.

As fotos da Basílica de N. Sª Auxiliadora eu também conheço bem. Alías, não sei se você sabe, mas nesta basílica está o SEGUNDO MAIOR ÓRGÃO DO MUNDO!!!!!!! E já subi por 3 vezes até o lugar onde está instalado! E já ouvi a concertos de peças clássicas tocadas nele!

A foto nr 28, da Estátua de N. Sª Auxiliadora eu também conheço bem. Aliás, já subi até os pés da santa, uma vez que no interior da estrutura de concreto existe uma escada caracol. Eu devia ter uns 10 anos quando subi até os pés da santa.

Quanto a foto nr 28 "Ruas de Santa Rosa", eu acho que vem a ser a rua onde eu nasci. Não é por acaso aquela rua que fica ao lado do Colégio Salesianos? Se for, eu nasci na MATERNIDADE SANTA ROSA (ou será que o nome é HOSPITAL SANTA ROSA)?

A foto nr 31 eu também reconheci o prédio. Ele fica próximo daquele casarão lindo.

Que maravilha! É muita recordação!
Que bom que despertei suas lembranças da terrinha!

Você acertou em todas as descrições, sim. Quanto à questão do "Jardim Icaraí", há um tempinho te respondi, mas acho que você não leu: http://www.skyscrapercity.com/showth...=617106&page=3

Quote:
Originally Posted by Tquintan View Post
Só faltou um esticada la no Vital
enfim, Niterói é uma cidade muito boa, nem tem graça eu comentar aqui
Ê raça provinciana! Viva Nikiti!
Old May 21st, 2009, 11:21 PM   #11
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Aliás, o mapinha naïf de Niterói:

Old May 21st, 2009, 11:59 PM   #12
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Quote:
Originally Posted by PauloLescaut View Post

Osmar, o niteroiense!

O novo fórum é... novo! Não havia mais espaço no antigo prédio, mas ele continua funcionando, sim. Não tirei fotos dele porque aquela pracinha sempre é mostrada (e não gosto daqueles neo-clássicos...). A 76ª DP cedeu o terreno (acho que era um estacionamento) para a ampliação do fórum, em troca de reformas em seu prédio, que é tombado. Mas até agora nada foi feito.

Que bom que despertei suas lembranças da terrinha!

Você acertou em todas as descrições, sim. Quanto à questão do "Jardim Icaraí", há um tempinho te respondi, mas acho que você não leu: http://www.skyscrapercity.com/showth...=617106&page=3
Obrigado pelas explicações Paulo!

Ainda vou fazer um thread PORRETA de NIteroi! É uma dívida minha com minha cidade natal querida!
Old May 22nd, 2009, 01:03 AM   #13
Camilo_Costa
I♥CWB

Camilo_Costa's Avatar

Likes (Received): 2594

Gostei das fotos!
Niterói é bastante agradável!
Camilo_Costa no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2009, 01:34 AM   #14
FelixMadero
Libertarian

FelixMadero's Avatar

Likes (Received): 1723

fikadika: fotos muito grandes e de qualidade ruim.

seria lindo se fossem menores e com uma qualidade melhor.

chato eu, mas muito franco.
FelixMadero no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2009, 01:35 AM   #15
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Valeu, Camilo!

Quote:
Originally Posted by GabrielSantaman View Post
A qualidade das fotos não estão muito boas.
A Visconde de Rio Branco é uma bela avenida.
Aquela região do Baymarket , em frente ali do Plaza ..
Praça do Rink...
Sim, são de celular.

Quanto aos lugares que você citou... sou da opinião contrária: são horrorosos. Essa é a parte do Centro que mais precisa de revitalização, principalmente aqueles comércios horríveis em frente ao Terminal.
Old May 22nd, 2009, 01:44 AM   #16
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Quote:
Originally Posted by FelixMadero View Post
fikadika: fotos muito grandes e de qualidade ruim.

seria lindo se fossem menores e com uma qualidade melhor.

chato eu, mas muito franco.
É, eu sei... fui me tocar disso quando já tinha hospedado a maioria das fotos. Vou redimensioná-las aos poucos...
Old May 22nd, 2009, 01:59 AM   #17
diMonteiro
Registered User

diMonteiro's Avatar

Likes (Received): 1

Uau. Mesmo com a qualidade baixa, o thread está otimo! Esse centro, se for revitalizado, ficará demais! Edificios espelhados, palacios, uma avenida com paredão...

Icaraí é muito bonita, um simbolo da cidade. Adorei ver o Abel por aqui, até porque estudo nele! As reformas que fizeram nele ficaram ótimas, e a iluminação noturna ficou perfeia.
diMonteiro no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2009, 02:03 AM   #18
RodrigoVix
Rodrigo!

RodrigoVix's Avatar

Likes (Received): 497

Niterói sempre dá boas fotos, mesmo que sejam do celular...
Gostei do bairro Sta Rosa, super arborizado e acolhedor... Valeu pelas fotos!
RodrigoVix no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2009, 02:03 AM   #19
diMonteiro
Registered User

diMonteiro's Avatar

Likes (Received): 1

Quote:
[B]Paulo,

Nenhum desses irmãos está no Abel ainda. Agora o diretor é Ir. Arno, e tem o Ir. Amadeu, Ir. Hilário e dois rmãos jovens que esqueci o nome! Tabém acho a arquitetura do colégio muito linda. E o Abel ainda é um dos TOP, destas tradicionais, como Salesianos e São Vicente, foi a que melhor se colocou no Enem, e ficou em terceiro na cidade.
diMonteiro no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2009, 02:24 AM   #20
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Quote:
Originally Posted by diMonteiro View Post
Nenhum desses irmãos está no Abel ainda. Agora o diretor é Ir. Arno, e tem o Ir. Amadeu, Ir. Hilário e dois rmãos jovens que esqueci o nome! Tabém acho a arquitetura do colégio muito linda. E o Abel ainda é um dos TOP, destas tradicionais, como Salesianos e São Vicente, foi a que melhor se colocou no Enem, e ficou em terceiro na cidade.
Di MOnteiro,

Irmão Amadeu ainda é vivo? Não é possível! Não é possível! Ele foi diretor do colégio na minha época. E ele já era velhinho! Quantos anos Irmão Amadeu tem? Mais de 90, não?

Na minha época, o colégio que disputava em qualidade com o ABEL era o CENTRO EDUCACIONAL, situado na Av. Amaral Peixoto, no Centro da Cidade.

Reply

Thread Tools

Posting Rules