daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old June 24th, 2009, 01:44 AM   #1
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Rolândia-PR: A Alemã do Norte do Paraná

ROLÂNDIA é a terceira maior cidade da Região Metropolitana de Londrina, distante 20 km de Londrina e 75 km de Maringá. A cidade foi fundada, no meio da Mata Atlântica em 1934, por empreendedores britânicos capitaneados por Lord Lovat, da companhia Paraná Plantation, sendo elevada à condição de município apenas em 1943. Rolândia recebeu então várias ondas de imigrantes alemães, principalmente na década de 30 e após a Segunda Guerra Mundial. Além de alemã, Rolândia é basicamente italiana, japonesa, portuguesa e espanhola. Há também uma pequena comunidade suíça, remanescente das primeiras ondas de ocupação do Norte do Paraná.

O nome da cidade (que toda pessoa de fora do Norte do Paraná acha engraçado) é em homenagem ao guerreiro Roland (mitologia germânica). Além do nome e da Oktoberfest, a cidade abriga um consulado da República Federal da Alemanha devido à forte presença alemã na região.

Rolândia é uma cidade cuja economia é totalmente voltada para o agronegócio. Situada na RM Londrina, a capital do agronegócio parananense (o maior do Brasil), Rolândia é talvez o coração agrícola da RM Londrina. Enquanto Londrina fica com seu sofisticado setor de serviços, Cambé abriga as indústrias e Rolândia é casa dos agricultores e dos grandes armazéns graneleiros. A gigante COROL (Cooperativa Agroindustrial de Rolândia), uma das maiores cooperativas do Brasil, possui sede na cidade e é responsável por grande parte da comercialização e processamento dos produtos agrícolas da região. A instituição possui instalações em 35 municípios e processa os mais variados produtos como soja, milho, café, leite, trigo, arroz, suínos, aves, frutas e cana-de-açúcar.

Além disso, foi em Rolândia que o produtor Herbert Bratz desenvolveu a técnica do plantio direto na década de 70, que dispensa o uso do arado, aumentando a produtividade e evitando erosões além do assoreamento dos rios. Hoje, quase a totalidade da produção de grãos do Brasil se dá dentro dessa técnica, contribuindo para os consecutivos recordes da produção agrícola nacional e para a preservação dos cursos d'água.

Rolândia organiza todo ano sua Oktoberfest, auto-intitulada terceira maior do Brasil e a Festa Del Vino, Del Formaggio e Della Polenta, da comunidade italiana.

Alguns quick facts:

População (IBGE/2008):
Rolândia: 55.750
RM Londrina: 759.033
Exp. Metrop. Londrina-Rolândia-Maringá: 1.973.195

Área:
Rolândia: 460 km²
RM Londrina: 4.285 km²

PIB (2006):
Rolândia: R$ 731.005.000,00
RM Londrina: R$ 9.229.203.000,00

Frota (Dez/2008) - Automóveis+Camionetas+Caminhonetes:
Rolândia: 14.919 (3,74 hab./aut.)
RM Londrina: 241.982 (3,14 hab./aut.)
Paraná: 3.093.921 (3,42 hab./aut.)
Sul: 7.995.650 (3,44 hab./aut.)
BRASIL: 37.128.281 (5,11 hab./aut.)

Composição Étnica (Censo 2000):
Brancos: 72,8%
Pardos: 21,3%
Negros: 4,4%
Asiáticos: 1,5%

Elevação: 750m

Clima:
Ano
Média Max.: 24,7°C
Média Min.: 13,8°C
Precipitação: 1.650 mm

Janeiro
Média Max.: 28,0°C
Média Min.: 18,3°C
Precipitação: 220 mm

Julho
Média Max.: 21,3°C
Média Min.: 9,3°C
Precipitação: 72 mm

Vamos às fotos! Quase a totalidade das fotos de Rolândia foram acessadas no Panoramio (Edson Bellozo e Farina). As da Oktoberfest podem ser encontradas no site da Oktoberfest de Rolândia. Atenção: as melhores estão no fim, principalmente na seção "A Rolândia Bucólica". Espero que gostem:

Eixo Londrina-Cambé-Rolândia-Arapongas:
1.

Observem o traçado do miolo central, projetado pelos ingleses que também foram responsáveis pela fundação de Londrina:
2.

Skyline:
3. Panoramio by José Carlos Farina

4. Panoramio by José Carlos Farina

Estação de Trem, nos primórdios da colonização da região, tirada provavelmente no final da década de 30:
5.

Igreja Matriz:
6. Panoramio by José Carlos Farina

A medonha estátua do guerreiro Roland, réplica da de Bremen, na Alemanha:
7. Panoramio by Edson Bellozo

Ruas e edifícios do Centro:
8. Panoramio by José Carlos Farina

9. Panoramio by José Carlos Farina

10. Panoramio by José Carlos Farina

11. Panoramio by José Carlos Farina

12. Panoramio by José Carlos Farina

13. Panoramio by José Carlos Farina

14. Panoramio by José Carlos Farina

15. Panoramio by José Carlos Farina

16. Panoramio by José Carlos Farina

17. Panoramio by José Carlos Farina

Somente alemã? Comemorações do IMIN 100, no ano de 2008, em Rolândia. A cidade, a exemplo da vizinha Londrina, abriga uma enorme comunidade japonesa:
18. Panoramio by José Carlos Farina

19. Panoramio by José Carlos Farina

Canteiros floridos:
20. Panoramio by José Carlos Farina

21. Panoramio by José Carlos Farina

22. Panoramio by José Carlos Farina

Notem a arborização exuberante de Rolândia. Se cuida, Maringá!
23. Panoramio by José Carlos Farina

Estádio Erick Georg, do glorioso Nacional Atlético Clube, o mais tradicional do Norte do Paraná (me perdoem os torcedores do Londrina e do Grêmio Maringá ):
24. Panoramio by José Carlos Farina

25. Panoramio by José Carlos Farina

26. Panoramio by José Carlos Farina

Caixa d'Água de Rolândia. As cidades de Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana são completamente obcecadas por suas caixa d'água. Cada uma (incluindo Londrina), as exibem orgulhosamente como verdadeiras atrações turísticas.
27. Panoramio by José Carlos Farina

28. Panoramio by José Carlos Farina

Araucárias:
29. Panoramio by José Carlos Farina

30. Panoramio by José Carlos Farina

31. Panoramio by José Carlos Farina

Igreja Luterana:
32. Panoramio by José Carlos Farina

33. Panoramio by José Carlos Farina

34. Panoramio by José Carlos Farina

Fundo de vale:
35. Panoramio by José Carlos Farina

Lago na parte oeste da cidade, perto da saída para Arapongas:
36. Panoramio by José Carlos Farina

Subúrbios e Zona Rural:
37. Panoramio by José Carlos Farina

Mais skylines:
38. Panoramio by José Carlos Farina

39. Panoramio by José Carlos Farina

40. Panoramio by José Carlos Farina

Estrada do Caramuru, que liga Rolândia ao seu distrito de Caramuru, perto da rodovia Londrina-Maringá, no trecho do Contorno Sul:
41. Panoramio by José Carlos Farina

Ponto de encontro da Rodovia Londrina-Maringá com a Estrada do Caramuru no trecho do Contorno Sul:
42. Panoramio

Rodovia Londrina-Maringá, no trecho do Contorno Sul de Rolândia:
43. Panoramio by José Carlos Farina

44. Panoramio by José Carlos Farina

Londrina vista de chácara distante 3 km do Centro de Rolândia:
45. Panoramio by José Carlos Farina

A Rolândia Bucólica

46. Panoramio by José Carlos Farina

47. Panoramio by José Carlos Farina

48. Panoramio

49. Panoramio

50. Panoramio

51. Panoramio by José Carlos Farina

52. Panoramio by José Carlos Farina

53. Panoramio by José Carlos Farina

54. Panoramio

Cemitério São Rafael, situado na Zona Rural de Rolândia (5 km de distância do Centro), com túmulos de alguns pioneiros alemães:
55. Panoramio

Oktoberfest 2008

Ein Prosit!
56.

Desfile:
57.

58.

59.

60.

61.

62.

Opa! Quem são essas intrusas?
63.

64.

65.

66.

67.

"Eu poderia ser mais alemão?"
68.

Trinken Sie?
69.

Ich esse nicht!
70.

--------------------------------------

MAIS FOTOS NA PÁGINA 12

--------------------------------------

MarcosVLR liked this post

Last edited by Yuri S Andrade; September 27th, 2009 at 06:44 PM.
Yuri S Andrade no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old June 24th, 2009, 01:50 AM   #2
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Gostei da cidade, bem organizada e aparentemente com uma ótima qualidade de vida. Valeu pelas fotos!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old June 24th, 2009, 01:51 AM   #3
Fernando
Registered User

Likes (Received): 546

Bem próxima de Londrina.
Fernando no está en línea   Reply With Quote
Old June 24th, 2009, 01:52 AM   #4
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 662

Achei a cidade bastante comum. Normal para uma cidade paranaense. Nada de excepcional. Mas gostei muito das fotos sob a rubrica de “Rolândia Bucólica”. As casas ali são muito lindas.

Parabéns.
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old June 24th, 2009, 02:01 AM   #5
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 488

Adorei as casinhas alemãs , a igreja luterana e achei a rodovia muito bem cuidada com o charme de ter araucárias na beira dela. Há outras cidades alemãs próximas de Rolândia? Wittmarsum é ali perto? Ah, adorei a estátua do Roland. Em Bremen ou Lübeck na Alemanha há a original.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old June 24th, 2009, 02:02 AM   #6
Bruno Ctba
Registered User

Bruno Ctba's Avatar

Likes (Received): 100

Agradável surpresa, gostei muito da cidade !
Bruno Ctba no está en línea   Reply With Quote
Old June 24th, 2009, 02:04 AM   #7
Bruno SP
Registered User

Bruno SP's Avatar

Likes (Received): 21

INCRÍVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
Cidade magnífica! Linda d++ mesmo. Eu já tinha visto algumas poucas fotos antes, mas nada tão completo quanto esse thread!

foto 23: arborização excelente! Maringá que se cuide mesmo
foto 27: até que a caixa d'água é bonitinha mesmo, só acho estranho essa obsessão por uma coisa tão diferente...
foto 32: Paraná mesmo
foto 40: melhor foto do skyline
fotos 43 e 44: rodovia excelente! A nível de rodovia paulista
foto 45: MELHOR FOTO DO THREAD!!!

As fotos "bucólicas" ficaram ótimas. Interessantíssimas.

Parabéns pelo thread Yuri! Bem caprichado!
Bruno SP no está en línea   Reply With Quote
Old June 24th, 2009, 02:06 AM   #8
Camilo_Costa
I♥CWB

Camilo_Costa's Avatar

Likes (Received): 1345

Nunca tinha visto fotos da cidade! É muito bonita e tem uma grande verticalização para sua população!
Camilo_Costa está en línea ahora   Reply With Quote
Old June 24th, 2009, 03:13 AM   #9
Thilindha
Andy

Thilindha's Avatar

Likes (Received): 91

Legal ver Rolândia por aqui.

A cidade tá muito bonitinha, pena que não me simpatizo muito com ela... quase perdi o meu dedo indicador por causa de um maledeto no zoológico . Acho que pelo fato de ter uns 2 anos na época, vinculei o episódio a cidade, rs. Se não fosse por isso, diria que a cidade é mais que lindinha .

Parabéns por mais um excelente thread Yuri.
║□□║ Projetos de Rondônia e ObrasTodos meus Threads (separados por categoria)
Thilindha no está en línea   Reply With Quote
Old June 24th, 2009, 03:57 AM   #10
amsincero1
100% coxinha !

amsincero1's Avatar

Parece ser uma cidade bem desenvolvida
amsincero1 no está en línea   Reply With Quote
Old June 24th, 2009, 04:02 AM   #11
xistracinho
Santa e Bela Catarina

xistracinho's Avatar

Likes (Received): 940

Uma das coisas que eu detesto na verticalização é o exemplo da foto 14.. No mais, belas fotos. Não tinha visto ainda Rolândia, confesso que pelo nome achei que fosse uma cidadezinha feia, mas estava enganado. Até que é bem bonitinha!

única coisa que poderiam fazer uma lei ou algo do tipo para tentar evitar o que acontece na foto 14...
xistracinho está en línea ahora   Reply With Quote
Old June 24th, 2009, 04:08 AM   #12
cidobarossi
Registered User

cidobarossi's Avatar

Likes (Received): 100

As fotos da seção Bucólicas, algumas delas dariam um belo cartão postal. Muito bom.
cidobarossi no está en línea   Reply With Quote
Old June 24th, 2009, 04:21 AM   #13
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 1508

Que legal, Rolândia! Sempre passo por ela quando vou para o interior do PR! A cidade é bem agradável e (assim como a vizinha "colada" Arapongas) tem uma quantidade grande de bicicletas (pelo menos as pessoas tem este bom hábito de usar um meio de transporte ecologicamente correto)...só não sabia do teor do lado bucólico da cidade, gostei de ver! Este norte do PR revela bastante surpresas com cidades desconhecidas, portanto Yuri, apareça sempre com novidades aí!
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old June 24th, 2009, 05:54 AM   #14
MBBV84
Registered User

Likes (Received): 23

belissimas fotos yuri, sao suas mesmo?????

o norte central paranaense, que vai de Mandaguaçu a Ibiporã é o creme de la creme do Paraná, Rolandia é o tipo da cidade que eu vou querer morar quando eu for me aposentar, a cidade é muito boa.

Lembro que dormi um dia ai na casa de um conhecido meu em rolandia e quando eu acordo de manha e olho pro quintal da casa eu aprecio nada mais nada menos do que o skyline Londrinense!!!!

Destaque para a altitude de Rolandia (750 metros) e por ser uma cidade relativamente pequena e bem arborizada tem um dos melhores climas do Norte do PR!!!!
MBBV84 no está en línea   Reply With Quote
Old June 24th, 2009, 06:05 AM   #15
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 1508

Quote:
Originally Posted by MBBV84 View Post

o norte central paranaense, que vai de Mandaguaçu a Ibiporã é o creme de la creme do Paraná, Rolandia é o tipo da cidade que eu vou querer morar quando eu for me aposentar, a cidade é muito boa.

Lembro que dormi um dia ai na casa de um conhecido meu em rolandia e quando eu acordo de manha e olho pro quintal da casa eu aprecio nada mais nada menos do que o skyline Londrinense!!!!

Destaque para a altitude de Rolandia (750 metros) e por ser uma cidade relativamente pequena e bem arborizada tem um dos melhores climas do Norte do PR!!!!
Bem lembrado! Rolândia tem uma vista privilegiada de Londrina, e o clima é bem agradável também, fato importante pra mim definir uma das qualidades de uma cidade...
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old June 24th, 2009, 03:15 PM   #16
Hans Rothemburg
Registered User

Hans Rothemburg's Avatar

Likes (Received): 0

Estes alemães do interior do Paraná vieram a maioria foi de SC e RS. Deve ser o caso de Rolândia.
Hans Rothemburg no está en línea   Reply With Quote
Old June 24th, 2009, 03:19 PM   #17
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Primeiramente, eu gostaria de agradecer a participação de todos os colegas. Fico feliz que tenham gostado da seleção. Eu que moro aqui do lado, não conhecia todos esses lugares.

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Adorei as casinhas alemãs , a igreja luterana e achei a rodovia muito bem cuidada com o charme de ter araucárias na beira dela. Há outras cidades alemãs próximas de Rolândia? Wittmarsum é ali perto? Ah, adorei a estátua do Roland. Em Bremen ou Lübeck na Alemanha há a original.
Não, a "Colônia Wittmarsum" é um distrito localizado entre Curitiba e Ponta Grossa. Há também uma Wittmarsum em SC.

No thread "Londrina-PR: Skyline, Ruas e Imigrantes" http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=895912, sob o título "A Londrina Germânica", eu falo um pouco sobre outros assentamentos germânicos na região de Londrina e Rolândia. No Paraná, também temos Marechal Cândido Rondon (45.000 habitantes), no extremo oeste do estado, à oeste das cidades de Cascavel e Toledo. Ela é talvez mais "alemã" do que Rolândia.

E no mais, os alemãs talvez são o segundo maior grupo étnico do PR, atrás apenas dos italianos, e seus descendentes podem ser encontrados em grande número em todas as regiões do estado: Curitiba, Campos Gerais, Centro-Sul, Sudoeste, Oeste, Norte e Noroeste.

Last edited by Yuri S Andrade; June 24th, 2009 at 07:25 PM.
Old June 24th, 2009, 03:23 PM   #18
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Quote:
Originally Posted by xistracinho View Post
Uma das coisas que eu detesto na verticalização é o exemplo da foto 14.. No mais, belas fotos. Não tinha visto ainda Rolândia, confesso que pelo nome achei que fosse uma cidadezinha feia, mas estava enganado. Até que é bem bonitinha!

única coisa que poderiam fazer uma lei ou algo do tipo para tentar evitar o que acontece na foto 14...
A fotos dos prédios vizinhos? Bom, aquilo lá é no centro da cidade, e um dos edifícios é comercial, então acho que não há grandes problemas.

Então, os nomes terminados em -lândia não são bonitos hehehe. Mas esse não é o caso de Rolândia, que é Roland + ia, como Brasília!

Observe a grafia antiga na Estação Ferroviária:

Last edited by Yuri S Andrade; June 24th, 2009 at 07:27 PM.
Old June 24th, 2009, 03:26 PM   #19
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Quote:
Originally Posted by Lucas Souza RF View Post
Que legal, Rolândia! Sempre passo por ela quando vou para o interior do PR! A cidade é bem agradável e (assim como a vizinha "colada" Arapongas) tem uma quantidade grande de bicicletas (pelo menos as pessoas tem este bom hábito de usar um meio de transporte ecologicamente correto)...só não sabia do teor do lado bucólico da cidade, gostei de ver! Este norte do PR revela bastante surpresas com cidades desconhecidas, portanto Yuri, apareça sempre com novidades aí!
É interessante isso. O relevo plano das duas cidades ajudam. Londrina, é raríssimo ver bicicletas nas ruas, apenas nos parques. O relevo da cidade não ajuda muito. Não conheço muito bem Apucarana, mas seu relevo é o mais acidentado da região, então as bicicletas devem ser também raras por lá.

Quote:
Originally Posted by MBBV84 View Post

Realmente o trecho Mandaguaçu-Maringá-Londrina-Ibiporã é o maior complexo urbano do interior do país e oferece cidades organizadas, prósperas e planejadas. É possível ver o skyline de Londrina, de Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana e vice-versa. Basta subir em qualquer edifício mais alto da cidade. O que ajuda também é que as cidades vão aumentando a altitude:

Londrina: 615m; Cambé: 678m; Rolândia: 750m; Arapongas 815m; e Apucarana 870m, aí começa a cair de novo atingindo os 560m de Maringá.

Last edited by Yuri S Andrade; June 24th, 2009 at 03:40 PM.
Old June 24th, 2009, 03:29 PM   #20
.Kr'st_fer.
Registered User

.Kr'st_fer.'s Avatar

Likes (Received): 847

belo thread Yuri.. adorei a cidade.. tem um aspecto bem legal..
.Kr'st_fer. no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
alemanha, norte do paraná

Thread Tools

Posting Rules