daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old June 28th, 2009, 04:32 PM   #1
idi_ctba
Registered User

idi_ctba's Avatar

Likes (Received): 95

Centro-Sul Paranaense - A região mais fria do Paraná

Nesse Thread estão algumas cidades e paisagens da mesorregião do Centro-Sul Paranaense, uma das dez mesorregiões do estado do Paraná. É formada pela união de 29 municípios agrupados em três microrregiões: Guarapuava, Palmas e Pitanga.

Características geográficas

Área: 26.409,780 km²
População: 557.032 hab. est. 2006
Densidade: 21,1 hab./km²
Maior Cidade: Guarapuava (Pop: 171.230 hab. est. IBGE/2008)
Municípios: Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Inácio Martins, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Pinhão, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo, Virmond, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa, Mangueirinha, Palmas, Boa Ventura de São Roque, Laranjal, Mato Rico, Palmital, Pitanga e Santa Maria do Oeste.

Indicadores:

IDH médio: 0,732 PNUD/2000
PIB: R$ 4.822.519.480,00 IBGE/2003
PIB per capita: R$ 8.809,92 IBGE/2003

Guarapuava

Wikipédia

Wikipédia

Wikipédia

por Claudio Zeiger

por crevalsabi

por felipepaif

por Camilo Costa

Entre Rios (Guarapuava)

por george lemos

Pinhão

Faxinal do Céu (Pinhão)

por fábio Ps

por marlon_sayajin

por EduPr

por EduPr

por EduPr

por EduPr

por EduPr

Laranjeiras do Sul

por debarembar

por debarembar

Irati

por André U. De Salis

Castelo Anila por Jociel Al Majid

Palmas

por kbernert

por silviopc

Quedas do Iguaçu

por Marco Aurélio Giraldi

por E I B

por E I B

Bituruna

por Giovani Moreira

por fotossul(BRA)

Missa em homenagem a Santa Bárbara Giovani Moreira

General Carneiro

por Fritz Follmer

Pitanga

por stinformatica

Sgt. Pepper's liked this post

Last edited by idi_ctba; September 28th, 2009 at 12:59 AM.
idi_ctba no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old June 28th, 2009, 04:37 PM   #2
Camilo_Costa
no censorship

Camilo_Costa's Avatar

Likes (Received): 654

Lindas cidades! Não é a região mais rica, inclusive é uma das mais pobres, mas não tira o seu mérito!

Guarapuava: É bonita e organizada, parece Curitiba em algumas fotos;
Faxinal do Céu: Esse local é de babar!
Laranjeiras do Sul: Vista de cima é bem bonitinha; já almocei lá uma vez quando ia pra Curitiba;
As demais também são interessantes!
Old June 28th, 2009, 04:43 PM   #3
Pé Vermelho
Pé Vermelho

Pé Vermelho's Avatar

Likes (Received): 1100

belas imagens! A primeira foto de guarapuava está bem bonita...
DENÚNCIA: A cidade de Maringá foi assumida por incompetentes da pior espécie na gestão do lixo urbano. São dez anos de uma gestão que nunca trabalhou na organização do descarte do lixo e muito menos na conscientização da população e comerciantes. Avenidas são inauguradas sem lixeiras e 8 anos após a inauguração permanecem da mesma forma. Os comerciantes fazem todo tipo de descarte em frente as suas lojas de forma irregular e totalmente desorganizada e o município se omite completamente entre inúmeras outras situações.
Pé Vermelho no está en línea   Reply With Quote
Old June 28th, 2009, 04:50 PM   #4
Max_Paraná
Registered User

Max_Paraná's Avatar

Location: Londrina(PR)/ Bela Vista do Paraíso (PR)/ Rio de Janeiro (RJ)
Likes (Received): 1

a paisagem natural dessa região parece ser linda.
essa é uma região desconhecida por mim. eu achava que as cidades fossem meio feinhas devido ao fato IDH da regiao ser um dos mais baixos do estado. mas eu achei as cidades bem agradaval e tem umas fotos aí de guarapuava que mostram que a cidade tem um bom urbanismo. essa regiao superou e muito as minhas expectativas.
valeu pelas fotos!
Max_Paraná no está en línea   Reply With Quote
Old June 28th, 2009, 04:52 PM   #5
Hans Rothemburg
Registered User

Hans Rothemburg's Avatar

Likes (Received): 0

Que thread maravilhoso! Belíssimo! Parabéns!
Hans Rothemburg no está en línea   Reply With Quote
Old June 28th, 2009, 04:57 PM   #6
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Parabéns por mais uma coletânea, idi_ctba! As fotos ficaram ótimas, principalmente a das araucárias.

Estou com o Max, me surpreendi positivamente com a bem cuidada Guarapuava e a aparentemente próspera Laranjeiras do Sul. A região é conhecida por ser uma das mais pobres do PR, mas suas cidades estão muito bem cuidadas. Agora o frio nessa região... Nem no verão faz calor.
Yuri S Andrade no está en línea   Reply With Quote
Old June 28th, 2009, 04:57 PM   #7
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 1167

Muito bonita a coletânea, Guarapuava é grandinha! A região tem mesmo uma aparência de fria, com a típica paisagem de araucárias, perfeita!
Só uma dúvida, esta região seria a segunda região mais pobre do estado do PR? A mais pobre seria a do Vale do Ribeira, certo?
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old June 28th, 2009, 05:02 PM   #8
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Lucas, o Vale do Ribeira seria a região mais pobre do PR. No entanto, é uma região muito pequena com uma população insignificante, sendo que grande parte dos municípios estão dentro da RM Curitiba.

Assim, o Centro-Sul, das grandes regiões, é consideravelmente a mais pobre.
Old June 28th, 2009, 05:09 PM   #9
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Ah certo..ocorreria igual aqui no estado de SP. O Vale do Ribeira é a mais pobre e o oeste paulista a segunda, mas neste caso, o Vale do Ribeira é uma região grande portanto é de longe a mais pobre!
Old June 28th, 2009, 05:13 PM   #10
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Mais um belo thread do Idi, muito bom. A região é bem próxima da minha, porém NUNCA fui em nenhuma das cidades de sua região.

Essa não é a região mais pobre, discordo do Yuri, pois mais que a população do Vale do Ribeira seja pequena ela é a região mais pobre, porque em área é bem considerável.Esta seria a 2ª região mais pobre, acho que devido a grande extensão e a baixa população, assim como o Vale do Ribeira.

Bela coletânea.
Old June 28th, 2009, 05:15 PM   #11
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 747

Já falaram uma vez, mas é impressionante como Lages e Guarapuava são parecidas...
Não sou de ficar fazendo comparações, mas essa é muito interessante.

No mais, bela região, apesar de um pouco pobre, é bem cuidada, agradável, e tem um clima que eu curto muito.
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old June 28th, 2009, 05:17 PM   #12
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

mas quem dera a minha região (oeste paulista) ser bonita assim, pelo menos naturalmente, eu particularmente não gosto de cerrado! E ainda mais o clima quente daqui!
Old June 28th, 2009, 05:17 PM   #13
haznobe
Brasiliense da Bahia!

haznobe's Avatar

Likes (Received): 46

Lindas cidades!!
Bela seleção!
haznobe no está en línea   Reply With Quote
Old June 28th, 2009, 05:19 PM   #14
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Quote:
Originally Posted by GUI Piraí do Sul-PR View Post
Mais um belo thread do Idi, muito bom. A região é bem próxima da minha, porém NUNCA fui em nenhuma das cidades de sua região.

Essa não é a região mais pobre, discordo do Yuri, pois mais que a população do Vale do Ribeira seja pequena ela é a região mais pobre, porque em área é bem considerável.Esta seria a 2ª região mais pobre, acho que devido a grande extensão e a baixa população, assim como o Vale do Ribeira.

Bela coletânea.
Em termos de pobreza, o Vale do Ribeira (e partes do Litoral) parananense é muito mais pobre do que o resto do estado. No entanto, se o total dos habitantes da região somar 50.000 pessoas é muito.

No mais, o Centro Sul (Guarapuava, Pinhão, União da Vitória, Pitanga, especialmente a última) é a mais pobre, seguida do Norte Pioneiro (Cornélio Procópio, Bandeirantes, Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, a região situada entre Ourinhos-SP e Londrina-PR).
Old June 28th, 2009, 05:22 PM   #15
Camilo_Costa
no censorship

Camilo_Costa's Avatar

Likes (Received): 654

Norte Pioneiro é pobre? Tirando Londrina né?
Old June 28th, 2009, 05:28 PM   #16
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Londrina não é Norte Pioneiro, é simplesmente Norte (ou ainda Norte Novo, Norte-Central, menos comuns). O Norte Pioneiro (Norte Velho) começa, à partir de Jataizinho (RM Londrina) às margens do Rio Tibagi, 15 km à leste de Londrina. Tudo à oeste do rio são terras novas, completamente cobertas pela Mata Atlântica até a chegada dos ingleses no final da década de 20 e início de 30. A diferença entre ambas as regiões é muito brusca. Não há como comparar uma cidade com Rolândia à Jacarezinho, por exemplo. É outra realidade.
Old June 28th, 2009, 05:28 PM   #17
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 2321

Essa região é realmente muito bonita. Guarapuava é uma cidade bem interessante, tem alguns parques bem legais, prédios de bom gosto e um bom urbanismo; além, é claro, do clima agradável. É uma pena que seja um pouco pobre, quem passa pela PR 277 vê claramente isso: logo de cara, um bairro bem pobre, cheio de casebres (acho que é por onde passa a linha do trem). Pinhão eu conheço também, tenho parentes lá: é uma cidade pequena, também não é muito desenvolvida, mas tem umas paisagens lindas no interior. Faxinal do Céu é incrível hehe, um dos lugares mais bonitos que eu já conheci: é praticamente um enorme "parque", tudo bem cuidado, aquele clima frio, paisagens únicas, trilhas, bosques, enfim...

Parabéns por mostrar essa bela região do PR , deu até saudade heeh.

Last edited by Barriga-Verde; June 28th, 2009 at 05:41 PM.
Barriga-Verde no está en línea   Reply With Quote
Old June 28th, 2009, 05:30 PM   #18
idi_ctba
Registered User

idi_ctba's Avatar

Likes (Received): 95

Quote:
Originally Posted by Lucas Souza RF View Post
Muito bonita a coletânea, Guarapuava é grandinha! A região tem mesmo uma aparência de fria, com a típica paisagem de araucárias, perfeita!
Só uma dúvida, esta região seria a segunda região mais pobre do estado do PR? A mais pobre seria a do Vale do Ribeira, certo?
A mesorregião do Centro-Sul Paranaense é formada por três Microrregiões: Guarapuava (IDH 0,739), Palmas (IDH 0,734) e Pitanga (IDH 0,700).
Já a microrregião de Cerro Azul (Vale do Ribeira) pertence à mesorregião Metropolitana de Curitiba e possui um IDH médio de 0,670 PNUD/2000.

Entre os vinte municípios da região Sul com pior IDH, estão listadas as cidades paranaenses de Curiúva, Itaperuçu, São Jerônimo da Serra, Mariluz, Godoy Moreira, Rio Bonito do Iguaçu, Cândido de Abreu, Ventania, Rosário do Ivaí, Santa Maria do Oeste, Guaraqueçaba, Laranjal, Reserva, Imbaú, Mato Rico, Doutor Ulysses e Ortigueira. O IDH dessas 17 cidades varia entre 0,620 e 0,675.

Fonte: Wikipédia / http://www.parana-online.com.br/edit...is/news/37383/
Old June 28th, 2009, 05:32 PM   #19
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 2321

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
Já falaram uma vez, mas é impressionante como Lages e Guarapuava são parecidas...
Não sou de ficar fazendo comparações, mas essa é muito interessante.

No mais, bela região, apesar de um pouco pobre, é bem cuidada, agradável, e tem um clima que eu curto muito.
Sim, as duas cidades são "irmãs", meio que se equivalem em tudo: população, clima, estrutura urbana (relativamente planas, espalhadas, e não muito verticalizadas), além de estarem localizadas nas regiões mais pobres dos seus respectivos estados. Mas acho que Lages ainda é um pouco mais desenvolvida (tem PIB/IDH maiores).
Barriga-Verde no está en línea   Reply With Quote
Old June 28th, 2009, 05:33 PM   #20
Calvin_
Registered User

Calvin_'s Avatar

Likes (Received): 1

Apesar de ser uma das mais pobres regiões do Paraná, conta com belas cidades e ainda mais, uma paisagem natural exuberante!
Parabéns pela bela coletânea, idi_ctba!
Calvin_ no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
interior, paraná

Thread Tools

Posting Rules