daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 4 votes, 5.00 average.
Old October 17th, 2009, 10:58 PM   #181
WP Gyn
.

WP Gyn's Avatar

Likes (Received): 2308

Sim, entendo!

Porém, ela é sim, mais rica que Goiânia.

Agora a população pode não ser.

Last edited by WP Gyn; October 17th, 2009 at 11:59 PM.
WP Gyn no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 18th, 2009, 01:23 AM   #182
BR 364
** ÜBER ALLES **

BR 364's Avatar

Likes (Received): 2181

O valor da produção dela é maior. Se a população de GYN é mais rica, então a cidade é mais rica. Eu pelo menos penso assim.

Acho errado dizer que uma cidade é mais rica ou mais pobre com base unicamente no PIB, mesmo porque o PIB varia de acordo com o valor daquilo que a cidade produz. Por exemplo, se ocorre uma queda no preço da soja, o PIB das cidades do MT cai. Se ocorre uma queda no preço do petróleo, o PIB das cidades do RJ cai. Acho que a renda per capita da cidade é mais indicada pra medir a riqueza. É um indicador que também tem suas distorções, mas acredito sejam menores que as distorções do PIB e são mais condizentes com a realidade.
Old October 18th, 2009, 01:52 AM   #183
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Concordo com o BR 364.

O PIB determina apenas a riqueza produzida na cidade. De que adianta uma cidade produzir tanta riqueza e não usufruir dela, se ela vai embora?

Acho que para determinar se uma cidade é rica ou não, deve-se considerar o poder de compra da população em 1º lugar.
Old October 19th, 2009, 02:14 AM   #184
lucasrfs
Registered User

lucasrfs's Avatar

Likes (Received): 13

Quote:
Originally Posted by GUI Piraí do Sul-PR View Post
É uma pena BH não comportar mais carros, e olha que vem muito mais por aí, já que uma grande parte da população de BH não tem carros.

E tá na cara que BH e Brasília vão passar Curitiba néh? São cidades BEM mais populosas, mesmo sendo mais pobres, num futuro próximo vão passar Curitiba.

Para Curitiba tanto faz, a tendência a partir de agora é estabilizar o número de veículos já que grande parte da população já tem carro.

Ah, mas pode ficar tranquilo, despreocupado, em BH muito está sendo feito para "comportar" a demanda automotiva de uma cidade de 2,4 milhões de habitantes dentro de uma RM de 5,3 milhões. Mesmo que seja pequeno nós temos um metrô que atende 150.000 passageiros/dia, uma razoável infra-estrutura de ônibus e muitas mudanças estão ocorrendo em várias vias da cidade. Também acho que o número de veículos em BH ainda aumentará muito, isso é sinal de prosperidade e crescimento da economia. E, se "grande parte da população de Curitiba já tem carro", isso ninguém pode saber.. De 1 milhão de veículos "DE CURITIBA", no mínimo 350mil estão fora da cidade rodando pelo Brasil.. Acho que é a única capital brasileira onde não dá mesmo para se medir o número de habitantes com carro, impossível.
lucasrfs no está en línea   Reply With Quote
Old October 19th, 2009, 02:19 AM   #185
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

"No mínimo 350 mil estão fora da cidade rodando pelo Brasil"

Fonte ?
Old October 19th, 2009, 02:20 AM   #186
Bruno Ctba
Registered User

Bruno Ctba's Avatar

Likes (Received): 105

Quote:
Originally Posted by lucasrfs View Post
Ah, mas pode ficar tranquilo, despreocupado, em BH muito está sendo feito para "comportar" a demanda automotiva de uma cidade de 2,4 milhões de habitantes dentro de uma RM de 5,3 milhões. Mesmo que seja pequeno nós temos um metrô que atende 150.000 passageiros/dia, uma razoável infra-estrutura de ônibus e muitas mudanças estão ocorrendo em várias vias da cidade. Também acho que o número de veículos em BH ainda aumentará muito, isso é sinal de prosperidade e crescimento da economia. E, se "grande parte da população de Curitiba já tem carro", isso ninguém pode saber.. De 1 milhão de veículos "DE CURITIBA", no mínimo 350mil estão fora da cidade rodando pelo Brasil.. Acho que é a única capital brasileira onde não dá mesmo para se medir o número de habitantes com carro, impossível.
Não, não , essa conversa de novo !!! Vc contou os 350.000 carros de Curitiba ???
Bruno Ctba no está en línea   Reply With Quote
Old October 19th, 2009, 03:06 AM   #187
PAPITOBA
PAPITO

PAPITOBA's Avatar

Likes (Received): 1565

Salvador e Brasilia estao com muitos carros de locadoras com placa de Curitiba-PR.
Eu mesmo loco, a trabalho, constantemente carros assim.
Isto distorce totalmente os numeros de carros na cidade.

Se colocarem o Governo para administrar o Deserto do Saara vai faltar areia em cinco anos. ~ Frase do economista Milton Friedman
PAPITOBA no está en línea   Reply With Quote
Old October 19th, 2009, 03:12 AM   #188
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Esse discurso "minha cidade não tem mais carros porque estão emplacados em Curitiba" está dominando de Norte a Sul, impressionante todo mundo quer uma "boquinha".
Old October 19th, 2009, 03:14 AM   #189
lucasrfs
Registered User

lucasrfs's Avatar

Ai tá bom gente, cansei. Curitiba é a melhor cidade do universo, totalmente popozuda-siliconada-vitaminada e não tem nenhuma, nenhumazinha placa da cidade rodando fora sequer dos limites territoriais URBANOS da cidade!
Old October 19th, 2009, 03:30 AM   #190
BrunoInteriorano
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA

BrunoInteriorano's Avatar

Likes (Received): 1

Impressionante como ainda pode existir, em pleno ano de 2009 discussões do tipo: "o cemitério da minha cidade é maior" "na minha cidade os alagamentos são mais fundos", "as favelas da minha cidade são mais bonitas"...

Quote:
Esse discurso "minha cidade não tem mais carros porque estão emplacados em Curitiba" está dominando de Norte a Sul, impressionante todo mundo quer uma "boquinha".
É fato inegável que a grande maioria das locadoras de veículos do Brasil (principalmente as maiores como a "Localiza") emplacam seus carros em Curitiba e Belo Horizonte.

Também é fato inegável que Curitiba tem uma população mais rica, se comparada com outras cidades.

E, segundo a maioria das pessoas que conhecem, Curitiba e Goiânia são as duas capitais de grande porte onde o trânsito flui melhor no Brasil.

Agora pelo amor de Deus, não me venha nenhum forista de uma dessas cidades querer dizer o contrário achando que ter um trânsito caótico é vantagem...
Old October 19th, 2009, 04:46 AM   #191
BR 364
** ÜBER ALLES **

BR 364's Avatar

Quote:
Mas isso é verdade!

Ariquemes por exemplo está entre as 10 maiores frotas do Brasil. O problema é que 99,9% da frota da cidade é emplacada em Curitiba, por isso a cidade não aparece entre as maiores nas estatísticas.
Old October 19th, 2009, 06:37 AM   #192
BrunoInteriorano

Quote:
Originally Posted by CAF2000 View Post
Frota TOTAL de veículos de cada capital brasileira esses dados são referentes à MAIO 2009 fonte: Denatran.gov.br. Quem quiser é so checar a sua cidade.

1- São Paulo 5.951.686
2- Rio de Janeiro 1.882.679
3- Curitiba 1.154.438

4- Belo Horizonte 1.149.737
5- Brasília 1.096.293
6- Goiânia 769.165

7- Porto Alegre 653.329
8- Fortaleza 609.312
9- Salvador 568.148

10- Recife 427.861
11- Manaus 383.933
12- Campo Grande 341.772

13- Belém 246.777
14- Natal 241.619
15- Florianópolis 232.087

16- Teresina 227.516
17- Cuiaba 224.838
18- São Luiz 201.702

19- João Pessoa 191.769
20- Aracaju 175.321
21- Maceio 174.735

22-Vitória 147.401
23- Porto Velho 121.085
24- Palmas 92.290

25- Boa Vista 91.867
26- Rio Branco 85.389
27- Macapá 75.743

Realmente Curitiba no momento tem a terceira maior frota de veículos do país, superando cidades muito maiores em tamanho populacional.
Entre os dados da Ciretran e dos Detrans de cada estado, não sei em qual acredotar. Tive o trabalho entrar no detran de cada estado e fiz esta lista para se ter uma noção:

1- São Paulo 6.525.033
2- Rio de Janeiro 2.189.940
3- Curitiba 1.116.018

4- Belo Horizonte 1.149.737 (detran MG não possui dados)
5- Brasília 1.086.015
6- Goiânia 769.165 (detran GO não possui dados)

7- Porto Alegre 653.329 (detran RS não possui dados)
8- Fortaleza 604.790
9- Salvador 643.874

10- Recife 464.571
11- Manaus 383.933 (detran AM não possui dados)
12- Campo Grande 338.525

13- Belém 246.777 (detran PA não possui dados)
14- Natal 241.619 (detran RN fora do ar)
15- Florianópolis 244.229

16- Teresina 227.516 (detran PI não possui dados)
17- Cuiaba 224.838 (detran MT não possui dados)
18- São Luiz 201.702 (detran MA fora do ar)

19- João Pessoa 191.769 (detran PB não possui dados)
20- Aracaju 171.875
21- Maceio 174.735 (detran AL não possui dados)

22- Vitória 147.401 (detran ES não possui dados)
23- Porto Velho 121.085 (detran RO não possui dados)
24- Palmas 92.290 (detran TO não possui dados)

25- Boa Vista 91.867 (detran RR não possui dados)
26- Rio Branco 85.389 (detran AC não possui dados)
27- Macapá 75.743 (detran AP não possui dados)
Old October 19th, 2009, 10:50 AM   #193
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Quote:
Originally Posted by BrunoInteriorano View Post
Impressionante como ainda pode existir, em pleno ano de 2009 discussões do tipo: "o cemitério da minha cidade é maior" "na minha cidade os alagamentos são mais fundos", "as favelas da minha cidade são mais bonitas"...

É fato inegável que a grande maioria das locadoras de veículos do Brasil (principalmente as maiores como a "Localiza") emplacam seus carros em Curitiba e Belo Horizonte.

Também é fato inegável que Curitiba tem uma população mais rica, se comparada com outras cidades.

E, segundo a maioria das pessoas que conhecem, Curitiba e Goiânia são as duas capitais de grande porte onde o trânsito flui melhor no Brasil.

Agora pelo amor de Deus, não me venha nenhum forista de uma dessas cidades querer dizer o contrário achando que ter um trânsito caótico é vantagem...
Em Curitiba o trânsito flui bem, acho que pelo fato da cidade ser bem menos densa que outras capitais, e assim o tráfego não fica concentrado em um lugar apenas. Além de contar com vários binários inteligentes e avenidas largas.

Placas de outras cidades rodando nas nossas cidades sempre vai ter. Na minha que tem 8 mil veículos tem de várias como Campinas, São Paulo, Ponta Grossa, Curitiba.... imagina em cidade grande então.

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post
Mas isso é verdade!

Ariquemes por exemplo está entre as 10 maiores frotas do Brasil. O problema é que 99,9% da frota da cidade é emplacada em Curitiba, por isso a cidade não aparece entre as maiores nas estatísticas.
A minha tem o mesmo problema
Old October 19th, 2009, 02:15 PM   #194
BR 364
** ÜBER ALLES **

BR 364's Avatar

Quote:
Originally Posted by BrunoInteriorano View Post
23- Porto Velho 121.085 (detran RO não possui dados)
Tem sim.

http://www.detran.ro.gov.br/opcoesfrota.asp

Essa diferença provavelmente se deve ao fato de muitos veículos ainda estarem cadastrados com aquelas velhas placas amarelas, que não entram no sistema do Renavam. Pelo menos os dados do Detran/RO pra maio/2009 quase batem com os do Denatran (dá uma diferença de poucas unidades) considerando apenas os veículos Renavam (no site tem o quantitativo dos veículos "não Renavam" também, mas é separado).

Last edited by BR 364; October 19th, 2009 at 02:23 PM.
BR 364 está en línea ahora   Reply With Quote
Old October 19th, 2009, 05:48 PM   #195
WP Gyn
.

WP Gyn's Avatar

Likes (Received): 2308

Goiânia fechou Maio/2009 com uma frota de 871.500 veículos segundo o DETRAN-GO

http://www.hojenoticia.com.br/editor...a.php?id=24826

Goiânia fechou 2008 com uma frota de 848.004 veículos emplacados segundo o DETRAN-GO

http://www.seplan.go.gov.br/sepin/pu...e/11-tab14.htm
WP Gyn no está en línea   Reply With Quote
Old October 19th, 2009, 06:33 PM   #196
lucasrfs
Registered User

lucasrfs's Avatar

Os impostos mais baratos do Brasil são os de Curitiba - PR e Palmas - TO, já até passaram inúmeras reportagens falando de como a presença de placas dessas duas localidades é assustadora em diversas regiões do país. Eu não to aqui pra discutir "a minha é a maior que a sua", "o meu é mais grosso que o seu", muito pelo contrário, já disse aqui e repito; Por mim, Belo Horizonte seria a 40° colocada nesse ranking!
Old October 19th, 2009, 09:58 PM   #197
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Releia o thread desde o início e você vai descobrir uns dados muito interessantes, como o valor do IPVA por estados ( o PR não tem o imposto mais baixo, o que vem abaixo a teoria de alguns), cidades com mais postos de gasolina, cidades que mais vendem carros e etc...

Então já que você não está aqui para discutir "a minha frota é maior que a sua", é melhor parar de falar sobre a frota de Curitiba, já que você diz irrelevante se BH tem menos carros ou mais carros que cidade X.
Old October 19th, 2009, 10:00 PM   #198
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Old October 20th, 2009, 04:05 AM   #199
BrunoInteriorano

Uma outra coisa interessante:

No interior do NE é muitíssimo comum ver carros com placas de outros estados (principalmente SP). Quando eu disse muitíssimos, podem acreditar.

A maioria são carros comprados por pessoas que vão até esses estados, levam para o NE e nunca mais pagam IPVA. Outros, compram documentos pessoais de pessoas mortas ou que não tem conhecimento, malícia, arrumam um comprovante de renda, compra um carro financiado (principalmente em SP) leva emplacado e nem a 1ª parcela paga.

Creio que a metade dos veículos que circulam por pequenas cidades do interior do NE estão nessas condições.

Eu não sei se carros nestas situações ainda são computados na frota.
Old October 20th, 2009, 09:40 PM   #200
Pesquisadorbsb
BANNED

Likes (Received): 8

Quote:
Sim, PIB não tem nada haver com poder aquisitivo da população.

Brasília, relativamente e absolutamente, tem muito mais pessoas nas classes D e E do que Curitiba, e isso basta para ser mais pobre.

Classe E

Curitiba 3,92%
Brasília 9,36%

Classe D

Curitiba 9,59%
Brasília 18,22%

Além de ser BEM mais desigual que Curitiba, isso não é novidade.
La vem a mesma landainha de sempre, isso não prova nada que uma cidade tem mais carros do que outras. Uma coisa é certa, ambas as cidades em breve vão parar devido a explosão no número de carros.

Não sei Curitiba, mas Brasília está investindo pesado em transporte de massa e também em ampliação das rodovias e avenidas. Curitiba está faltando definir seu metrô.

Uns são contras, e outros a favor, nem precisa falar que JL é contra o Metrô, pois, se o mesmo for implantado, com certeza o povo vai migrar em massa para o sistema de transporte.
Pesquisadorbsb no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules