daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old July 8th, 2009, 03:18 AM   #1
marco vinicius
BANNED

marco vinicius's Avatar

Likes (Received): 0

Pinheiro-MA, cidade natal de José Sarney

Em passeio recente pela baixada maranhense, fui até a cidade de Pinheiro (princesa da baixada),com aproximadamente 70.000 habitantes, localizada na região noroeste do Estado do Maranhão, conhecida como baixada ocidental ou pantanal maranhense, concentra-se grande quantidade de rios entre eles o mais importante é o Pericumã e seus afluentes, grandes áreas de campos e várzeas alagadas durante o período chuvoso. A região é uma das mais pobres e isoladas do Estado, com grande quantidade de analfabetos e miseráveis, mas com belíssimas paisagens e gente hospitaleira.

A HISTÓRIA DA CIDADE:

Segundo Cezar Marques, em artigo inserido no Publicador Maranhense, no mês de setembro de 1868, sob o título “ A Freguesia de Pinheiro”, o povoamento da região foi promovido pelo capitão-mor de Alcântara, Inácio José Pinheiro, rico fazendeiro que ali havia chegado em busca de melhores e mais amplas pastagens para seu numeroso rebanho, sendo seguido por outros criadores que igualmente não vislumbravam possibilidades de desenvolvimento da pecuária nos insuficientes campos alcantarenses. Incomodados com o estabelecimentos de Inácio José Pinheiro no lugar em que hoje está a cidade que viria a ser denominada pelo seu sobrenome, os índios que viviam nas vizinhanças foram a Alcântara apresentar queixa ao comandante da fortaleza de São Matias, que lhes deu razão e encaminhou representação ao marechal Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca, então governador do Maranhão.
Esse episódio, ocorrido em 1819, resultou em censura do governador ao capitão-mor, não aceitando aquele que este houvesse ingressado em território pinheirense apenas para fundar uma fazenda. Desgostoso por ser acusado de incitar a ocupação de terras indígenas, Inácio José Pinheiro faleceu em março do ano seguinte. A maior data da história de Pinheiro é, sem dúvidas, a de 2 de setembro de 1856, quando, por força da Lei Provincial Nº 439, o povoado surgido cerca de 38 anos antes foi elevado à categoria de vila. Em 1862, Pinheiro teve sua primeira Câmara e, a 30 de março de 1929, pela Lei Nº 911, foi elevada à categoria de cidade. Entre os ilustres filhos da terra, a que se dá o gentílico de pinheirenses, destaca-se o político e escritor José Sarney, atual senador pelo Estado do Amapá, membro da Academia Maranhense e da Academia Brasileira de Letras, ex-governador do Maranhão , ex-presidente da República e velho gagá.

Vamos as fotos:
01- Balsas que fazem a travessia da ilha de São Luís para a região da baixada.

02-Chegada a cidade

03-

04-Campos alagados:

05-Imagem do rio Pericumã:

06-Chegando a ponte de acesso a cidade:

07-Ponte de acesso a cidade:

08-Meio de transporte muito comum na região:

09-Igreja Matriz:

10-Praça Matriz:

11- Praças e parques variados:

12- Imagens do dia-dia na cidade:

Busto de José Sarney:

Rua do comércio

Entrada do cemitério municipal:

Av. Getúlio Vargas:

Canteiro florido:

Motos, muitas motos...

Camelôs na Av. Getúlio Vargas:

Rua de comércio popular:

Para encerar:
Campo florido e contraste!

Last edited by marco vinicius; July 10th, 2009 at 08:28 PM.
marco vinicius no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 8th, 2009, 06:02 AM   #2
marco vinicius
BANNED

marco vinicius's Avatar

Comentem, por favor!
Old July 8th, 2009, 06:09 AM   #3
motense
Ilha do amor

motense's Avatar

Likes (Received): 313

Parabéns pelo thread Marcos.
Pela primeira vez fotos de Pinheiro aqui no forum.
Faltou foto do famoso carnaval da cidade.
Old July 8th, 2009, 12:42 PM   #4
Bruno SP
Registered User

Bruno SP's Avatar

Likes (Received): 22

Precária, mas até que em algumas fotos consegue aparecer agradável...
Bruno SP no está en línea   Reply With Quote
Old July 8th, 2009, 12:58 PM   #5
marco vinicius
BANNED

marco vinicius's Avatar

Quote:
Originally Posted by motense View Post
Parabéns pelo thread Marcos.
Pela primeira vez fotos de Pinheiro aqui no forum.
Faltou foto do famoso carnaval da cidade.
Realmente faltou fotos do carnaval, mas como fui lá neste domingo dia 05, não deu né?
Old July 8th, 2009, 01:22 PM   #6
Felipe_MA
Saint Louis

Felipe_MA's Avatar

Likes (Received): 2

o melhor carnaval do maranhããão!! \o/
euiheiehuieh... proximo ano vou de novoo!!! \o/
parabéns pelo thread marco!
Felipe_MA no está en línea   Reply With Quote
Old July 8th, 2009, 01:23 PM   #7
dricobel
OFF

dricobel's Avatar

Likes (Received): 1365

A cidade está precisandode um bom banho de loja, nota-se em algumas fotos o estado de abandono de alguns lugares públicos! No mais a cidade parece ter um comercio pujante e bem movimentado!

Estava em dúvidas se eu havia passado por ai quando fui a SLZ, mas fui por Vitória do Mearim.

Se eu for para SLZ de carro via Pinheiro terei de pegar balsa para chegar a ilha, correto?

Valeu pelas fotos Marco
Old July 8th, 2009, 01:24 PM   #8
marco vinicius
BANNED

marco vinicius's Avatar

Obrigado Felipe_MA
Old July 8th, 2009, 01:25 PM   #9
marco vinicius
BANNED

marco vinicius's Avatar

Quote:
Originally Posted by dricobel View Post
A cidade está precisandode um bom banho de loja, nota-se em algumas fotos o estado de abandono de alguns lugares públicos! No mais a cidade parece ter um comercio pujante e bem movimentado!

Estava em dúvidas se eu havia passado por ai quando fui a SLZ, mas fui por Vitória do Mearim.

Se eu for para SLZ de carro via Pinheiro terei de pegar balsa para chegar a ilha, correto?

Valeu pelas fotos Marco
Terá que pegar a balsa realmente, é mais rápido que via estrada, e carro de passeio custa r$50,00 a travessia.
Old July 8th, 2009, 01:39 PM   #10
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 3429

Rapaz, achei a cidade simpática e simples. Parabéns pelo thread

Eu nem ia comentar algo, mas irei (hehehe). Penso que a cidade está precisando de uma REVITALIZAÇÃO URGENTE, pois há vários lugares que estão decadentes ao meu ver.

Vlw por mostrar a cidade do nosso "amado" Sarney
Old July 8th, 2009, 02:21 PM   #11
Alecs_SLZ
Registered User

Alecs_SLZ's Avatar

Likes (Received): 881

^
Há controvérsias. Corre a história de que Sarney nasceu numa cidade próxima, São Bento, filho de um juiz que foi transferido para Pinheiro quando o bicho ruim ainda era criança.
Pinheiro é a terra do meu pai. A cidade é uma lástima. Mas as pessoas são engraçadíssimas, adoram piadas, causos e todos tem apelidos... Pelo menos as que eu conheci.
Alecs_SLZ no está en línea   Reply With Quote
Old July 8th, 2009, 02:59 PM   #12
dricobel
OFF

dricobel's Avatar

Quote:
Originally Posted by marco vinicius View Post
Terá que pegar a balsa realmente, é mais rápido que via estrada, e carro de passeio custa r$50,00 a travessia.
Nossa, achei caro! Sabes me dizer qual tempo de duração da travessia?
Old July 8th, 2009, 03:35 PM   #13
Sr.França
\,,/

Sr.França's Avatar

Likes (Received): 4

ÉÉÉÉÉGUA. Nem acredito que to vendo pinheiro aqui... Certamente é o primeiro thread da cidade com o melhor carnaval do maranhão

Fiquei chocado com a descrição que vc fez sobre ser uma região podre, com miseráveis, etc...

Quando eu fui aí, não consegui ver tudo isso. Inclusive a casa em que fiquei era muit bonita, grande e com um piscinão. As casas na mesma rua e adjacentes tbm seguiam o mesmo parâmetro. Fiquei até surpreso.

No mais, valeu por motrar a cidade.
Parabéns.

@marcosfranca11

Last edited by Sr.França; July 8th, 2009 at 07:32 PM.
Sr.França no está en línea   Reply With Quote
Old July 8th, 2009, 03:36 PM   #14
Sr.França
\,,/

Sr.França's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:

Valeu pelas fotos Marco
Parece que não. pode ser por via terrestre tbm.

@marcosfranca11
Sr.França no está en línea   Reply With Quote
Old July 8th, 2009, 03:53 PM   #15
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Cidade simples encrabvada numa região muito bonita. Valeu pelas fotos.
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old July 8th, 2009, 03:55 PM   #16
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 708

A cidade até que é interessante. Sempre gosto de ver cidades nordestinas aqui no SSC. Mas o que mais me despertou a curiosidade é o fato de ela ser o berço daquele que eu considero o pior presidente que esse país já teve após a ditadura, com todo o respeito.

Nos cinco sofríveis e infindáveis anos em que esse cidadão, JOSÉ RIBAMAR, de alcunha SARNEY, foi presidente deste país, o seu estado natal, o Maranhão, foi o que mais recebeu verbas do governo federal. Mais do que São Paulo e outros estados mais desenvolvidos desta nação, por incrível que pareça.

Sempre que eu vejo o Maranhão na TV, normalmente em materiais de telejornais, é mostrada sempre a face de um estado pobre e sofrido, com infra-estrutura precária, como o que nos passa a última foto deste thread.

Um estado cujo filho mais ilustre já foi presidente do Brasil e, coincidentemente o mais generoso com sua terra natal, não era para ser assim. Foi tanto dinheiro carregado de baldes para o Maranhão que o estado deveria ser hoje tão desenvolvido e próspero quanto São Paulo e os estados do Sul, que o ex-presidente Ribamar tanto odiava na época e que foram os mais sacrificados por ele.

Parabéns pelas fotos!
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old July 8th, 2009, 04:02 PM   #17
RodrigoVix
Rodrigo!

RodrigoVix's Avatar

Likes (Received): 469

Como disseram a cidade precisa de um banho de loja, pequenos detalhes como o cuidado com a grama do jardim, limpeza das ruas, recuperaçao de calçadas ja ajudariam bastante, mas estes problemas encontramos em grande parte das cidades brasileiras.
No mais a achei simpatica, pena que seu filho mais importante trata-se deste parasita politico que tanto atrapalha o desenvolvimento do Brasil como um todo.
Obrigado pelas fotos!
RodrigoVix está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 8th, 2009, 04:09 PM   #18
dricobel
OFF

dricobel's Avatar

Quote:
Originally Posted by Sr.França View Post
Parece que não. pode ser por via terrestre tbm.
Se eu for por Pinheiro, terei de atravessar de balsa, até mesmo para encurtar o percuso!
Old July 8th, 2009, 04:43 PM   #19
hugoslz
Morando em SP

hugoslz's Avatar

Likes (Received): 342

Adorei as fotos!!!! Já conhecia a cidade por passagem mesmo...

Marco, é 50 reais a travessia tem certeza? Nossa, muito caro.
Refinaria Premium US$ 20 bi/ 132 mil empregos|Companhia Siderúrgica do Mearim US$ 4,1 bi/ 20 mil empregos|Estaleiro Naval R$ 300 mi/ 16 mil empregos|Expansão do Complexo do Porto do Itaqui e Vale R$ 6,64 bi|Hidrelétrica de Estreito R$ 3 bi/ 22 mil empregos|Usina Termoelétrica do Maranhão R$ 1 bi|Suzano R$ 2,9 bi/ 6 mil empregos|+4 shops,1 expans,Atacadão e Sams Club!400 torres e 23mil apts em construç só em SLZ
hugoslz no está en línea   Reply With Quote
Old July 8th, 2009, 05:56 PM   #20
marco vinicius
BANNED

marco vinicius's Avatar

Quote:
Nossa, achei caro! Sabes me dizer qual tempo de duração da travessia?
Não chega a 1 hora!

Reply

Thread Tools

Posting Rules