daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old July 11th, 2009, 05:40 PM   #1
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 3425

Rio de Janeiro: Taquara – Um dos melhores bairros de Jacarepaguá - Zona Oeste Carioca [minhas fotos]

TAQUARA/JACAREPAGUÁ
A Taquara é um bairro de classe média da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.
O nome do bairro é originário de uma espécie de bambú utilizado para fabricar cestos, outrora existente em grande quantidade na região, onde foi erguida a sede da Fazenda da Taquara, em 1757, propriedade da família do Barão de Taquara, existente até hoje.
O bairro possui uma expressiva quantidade de imigrantes portugueses, que se instalaram na região desde a época do império e por lá muitos deles instalaram os primeiros estabelecimentos comerciais do local.
Entre suas maiores qualidades, está a pomposa área verde ao longo do bairro, bem como sua vizinhança tranqüila e seu belo relevo, cercado por montanhas. Isso se deve a presença do Parque Estadual da Pedra Branca, que fica nos seus arredores. Já como pontos negativos, o principal é o trânsito caótico ao longo da Avenida Nelson Cardoso e da Estrada dos Bandeirantes (centro do bairro) e seu contínuo problema com as enchentes em épocas de muita chuva.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Taquara...Rio_de_Janeiro)

Caros foristas,
Se a Freguesia é tida como o melhor bairro de Jacarepaguá devido ao seu bom padrão de vida e suas construções, a Taquara prima pelo lado comercial, pois sem dúvida é um bairro com um bom comércio de rua.
Como eu nunca tinha visto um thread ainda que pequeno sobre a Taquara (apenas vi meia dúzia de fotos), resolvi fotografar pequena parte do bairro, visto que o mesmo é imenso.

01 – Mapa do bairro

02 – Idem

03 – Chegando a Taquara

04 – Largo da Taquara x Estrada do Tindiba

05 – Avenida Nelson Cardoso – Uma das "espinhas dorsais" do bairro

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17 – Estrada do Tindiba

18 – Fiz questão de bater essa foto, pois vi uma enorme concorrência: Tele-Rio, Casas Bahia, Ponto Frio, Insinuante e do outro lado da rua Ricardo Eletro (rs...)

19

20

21

22 – Rua Visconde de Asseca

23

24

25

26

27

28

29

30

31 – Templo da Assembléia de Deus

32 – Voltando a Estrada do Tindiba

33

34

35

36 – Voltando ao Largo da Taquara

37 – idem

38 – idem

39 – Estrada dos Bandeirantes – Um das mais extensas de Jacarepaguá. É a Estrada que fica o PROJAC

40

41 – Mc Donald’s estão em todo o planeta (rs...)

42

43

44

45 – Futuro instalações dol Comercial Bandeirantes Offices

46

47

48

49 – Rua André Rocha

50

51 – Igreja Internacional da Graça de Deus

52

53

54

55 – O famoso Motel Mirante

56 – O Motel Mirante é um dos mais famosos do Rio.

57

58 – A Estrada dos Bandeirantes é enorme, além de movimentada, ela vai até Vargem Grande.

59 – Bônus: Foto do PROJAC que fica na Estrada dos Bandeirantes

Crédito: Guilherme Telles (Panoramio)

60 – Bônus: PROJAC

A Central Globo de Produção, o Projac, em Jacarepaguá (Rio de Janeiro), é o maior centro de produção da televisão da América Latina. A área total é de 1.300.000 metros quadrados, sendo 150 mil de área construída. O Projac foi projetado para abrigar os estúdios, administração, direção, entre outros departamentos da empresa. (fonte: site www.telehistoria.com.br)

That's all! Espero que tenham gostado

Last edited by Emanuel Paiva; April 23rd, 2010 at 05:34 AM.
Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 11th, 2009, 05:52 PM   #2
Camilo_Costa
I♥CWB

Camilo_Costa's Avatar

Likes (Received): 2139

Que bairro interessante! Tem um urbanismo razoavelmente bom, mas achei um pouco sujo. Gosto de ver fotos fora da região turística do Rio. Parabéns pelo thread, Emanuel!
Camilo_Costa no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2009, 05:55 PM   #3
Valter
Registered User

Likes (Received): 722

Excelente thread Emanuel. Deu pra ter uma boa noção do bairro. Deu pra notar um contraste com ruas com uma boa urbanização e outras nem tanto. Também me surpreendeu alguns edifícios como o da foto 33. A única coisa que não gosto na maioria das fotos que vejo do Rio é que a concessionária de energia daí faz muitas bizarrices na rede de distribuição, comprometendo a paisagem. No mais gostei do bairro, passou a impressão, como você mesmo disse, de ter um comércio forte e dinâmico.
Como D. Beja Araxá nasceu camponesa.E, como D. Beja, também conheceu a adversidade, sendo o objeto de desejo de poderes superiores. O Estado apropriou-se de suas fontes, maculando sua beleza, ainda que a recompensasse com um rico patrimônio. Por ele, Araxá conheceu o mundo, e o mundo a conheceu. Hoje, D. Beja é Araxá, espelho de suas convicções e metáfora de suas contradições. Nela se refletem simultaneamente, as imagens do seu presente, as representações históricas e as verdades míticas do seu passado; as projeções para o futuro. Rosa Maria Spinoso
Valter no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2009, 06:14 PM   #4
Julio_Geografia
"Rio 2016" I'll be there

Julio_Geografia's Avatar

Likes (Received): 131

Realmente estava sentindo falta de um bom thread da Taquara. O bairro têm um comércio muito bom, é bastante movimentado. Eu lembro da época que a prefeitura fez esse programa urbanístico de reforma das calçadas, porque meu pai trabalhava aí na época. Já fiz muito lanche ali naquele MC Donalds rs. Esse hotel mirante eu sempre lembro dele porque passo aí quando vou pra Bienal do Livro, no Rio Centro, ele sempre me chama atenção.
Julio_Geografia no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2009, 06:26 PM   #5
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Camilo_Costa View Post
Que bairro interessante! Tem um urbanismo razoavelmente bom, mas achei um pouco sujo. Gosto de ver fotos fora da região turística do Rio. Parabéns pelo thread, Emanuel!
Bem, Taquara não é nenhuma "brastemp", mas é um bairro arrumado e com muito bom comércio. Apesar de Jacarepaguá ser um bairro afastado do Centro assim como a Ilha do Governador, oferece bons serviços. Outra coisa interessante é que Jacarepaguá faz ligação com o subúrbio da Zona Norte (Campinho e Madureira), com bairros traidicionais da Zona Norte como o Grajaú e Tijuca (pela Grajaú-Jacarepaguá), com a Barra da Tijuca pela Av. Ayrton Senna. Também pela Linha Amarela pode-se chegar a Avenida Brasil (Bonsucesso). Logo, Jacarepaguá é um bairro beneficiado por diversos fatores. Eu havia feito um thread de um outro bairro de JPA: Freguesia que na minha opinião é o melhor bairro de Jacarepaguá.
Veja o thread: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=800592

Vlw pelos comentários

Quote:
Originally Posted by valter View Post
Excelente thread Emanuel. Deu pra ter uma boa noção do bairro. Deu pra notar um contraste com ruas com uma boa urbanização e outras nem tanto. Também me surpreendeu alguns edifícios como o da foto 33. A única coisa que não gosto na maioria das fotos que vejo do Rio é que a concessionária de energia daí faz muitas bizarrices na rede de distribuição, comprometendo a paisagem. No mais gostei do bairro, passou a impressão, como você mesmo disse, de ter um comércio forte e dinâmico.
É verdade. Jacarepaguá no passado foi um imenso laranjal. Se você andar pelas ruas do bairros, vai perceber que há casas antigas com construções e prédios novíssimos e de bom padrão como na Freguesia. Tudo isto porque a especulação imobiliária acabou avançando para a Zona Oeste, pois nas Zonas Sul e Norte já não há mais espaços físicos para construções. Até mesmo no bairro onde eu moro - que se parece com Jacarepaguá devido a também ter imensos laranjais no passado -, estão sofrendo essa "mutação" gradual.
Claro que por serem bairros imensos, a coisa ocorre em "doses homeopáticas"

Vlw pelos comentários
Old July 11th, 2009, 06:30 PM   #6
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Julio_Geografia View Post
Realmente estava sentindo falta de um bom thread da Taquara. O bairro têm um comércio muito bom, é bastante movimentado. Eu lembro da época que a prefeitura fez esse programa urbanístico de reforma das calçadas, porque meu pai trabalhava aí na época. Já fiz muito lanche ali naquele MC Donalds rs. Esse hotel mirante eu sempre lembro dele porque passo aí quando vou pra Bienal do Livro, no Rio Centro, ele sempre me chama atenção.
Pois é Julio, ninguém gosta de fazer thread de lugares "longes", né?
Eu até que gosto dessas "aventuras", pois sair de Campo Grande para ir a Jacarepaguá, só gostando mesmo. Mas, aqui no RIO está de bom tamanho, pois enquanto o Osmar fotografa a Zona Sul, eu fico com a Zona Oeste e às vezes a Norte

Abração,
Old July 11th, 2009, 07:11 PM   #7
GeoLeoBSB
Registered User

GeoLeoBSB's Avatar

Likes (Received): 2

Então essa é a famosa Taquara, para onde vai o Frescão que me deixa em Copacabana quando venho do Galeão rsrs

É o tipo de bairro que nos dá a dimensão do tamanho do município do Rio de Janeiro. Santa Cruz é o "último" bairro da cidade rumo ao sul/oeste? Quem vai fazer um thread de lá, hein Emanuel?

Agenda cultural de Brasília:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=752660
GeoLeoBSB no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2009, 07:42 PM   #8
Thambem
LoL

Thambem's Avatar

Likes (Received): 48

Taquara é um bom Bairro. A avenida Principal e arredores é bem sujinha mesmo, mas têm um comércio excelente! Um primo meu mora na Estrada do Tindiba, perto do Prezzunic. Aquela área do Prezzunic e da pracinha que tem em frente é muito boa!

Mas de lá do Apartamento dá pra ver lá atrás do Bairro, perto das montanhas, um mooooonte de Blocões populares cor-de-peido enoooormes formando um Paredão... aquilo é um horror!

Não fossem os Blocões e uma favelinha que tem no meio, o Bairro teria uma visão aérea legal, até por causa das montanhas (sem favelas!) que cercam a Taquara!

Se o autor do Thread me permite, eu vou postar uma foto com a visão aérea de uma área da Taquara, tiradas de uma varanda no 5º andar:

Thambem no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2009, 08:09 PM   #9
GilsonBarros
Thiago Agom

GilsonBarros's Avatar

Likes (Received): 194

Tem algum furão aí ?

Ficou legal o thread... Taquara é bem normal né... Nem mais, nem menos...
Naquela Igreja da Graça funciona também os estúdios de gravação de programas da igreja.
Old July 11th, 2009, 09:05 PM   #10
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Belo thread Emanuel, o bairro é bastante agradável.
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2009, 09:49 PM   #11
Ricardo Sandre
BANNED

Likes (Received): 2

Ótimas fotos. Taquara é um bom bairro, com ótimo comércio, redes de serviços , shopping.
Eu não gostei de alguns prédios, muitos blocos.
Só está faltando o thread completo de toda a região de Jacarepagua (Freguesia, Pechincha, Praça Seca, Vila Valqueire etc) e da Ilha também.
Ricardo Sandre no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2009, 10:33 PM   #12
Vini2
EIKE SORRISO!

Vini2's Avatar

Likes (Received): 192

A Taquara me pareceu um bairro muito bom, pelas fotos se nota um pouco sujo nas avenidas prinicipais do bairro.
Vini2 no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2009, 11:16 PM   #13
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by GeoLeoBSB View Post
Então essa é a famosa Taquara, para onde vai o Frescão que me deixa em Copacabana quando venho do Galeão rsrs

É o tipo de bairro que nos dá a dimensão do tamanho do município do Rio de Janeiro. Santa Cruz é o "último" bairro da cidade rumo ao sul/oeste? Quem vai fazer um thread de lá, hein Emanuel?
Bem, o último bairro se chama SEPETIBA e não Santa Cruz. Eu fiz um thread de Santa Cruz também. Veja: http://www.skyscrapercity.com/showth...738&highlight=
Old July 11th, 2009, 11:29 PM   #14
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Thambem View Post
Taquara é um bom Bairro. A avenida Principal e arredores é bem sujinha mesmo, mas têm um comércio excelente! Um primo meu mora na Estrada do Tindiba, perto do Prezzunic. Aquela área do Prezzunic e da pracinha que tem em frente é muito boa!

Mas de lá do Apartamento dá pra ver lá atrás do Bairro, perto das montanhas, um mooooonte de Blocões populares cor-de-peido enoooormes formando um Paredão... aquilo é um horror!

Não fossem os Blocões e uma favelinha que tem no meio, o Bairro teria uma visão aérea legal, até por causa das montanhas (sem favelas!) que cercam a Taquara!

Se o autor do Thread me permite, eu vou postar uma foto com a visão aérea de uma área da Taquara, tiradas de uma varanda no 5º andar:

Claro que eu permito que poste fotos da Taquara. Pode deixar que é 0800 (de grátis)

Brinks a parte, eu vejo muito potencial na Taquara, pois quando a especulação imobiliária "cansar" da Freguesia, migrará para a Taquara ou mesmo para o Pechinha e Praça Seca

Quote:
Originally Posted by GilsonBarros View Post
Tem algum furão aí ?

Ficou legal o thread... Taquara é bem normal né... Nem mais, nem menos...
Naquela Igreja da Graça funciona também os estúdios de gravação de programas da igreja.
Furo fosse se você não tivesse me comunicado com antecedência, mas o outro thread continua de pé, né?

Quote:
Originally Posted by tonyssa View Post
Belo thread Emanuel, o bairro é bastante agradável.
Sim, a Taquara é bem mais agradável do que uns bairros do subúrbio que eu conheço

Vlw Tony

Quote:
Originally Posted by Ricardo Sandre View Post
Ótimas fotos. Taquara é um bom bairro, com ótimo comércio, redes de serviços , shopping. Eu não gostei de alguns prédios, muitos blocos. Só está faltando o thread completo de toda a região de Jacarepagua (Freguesia, Pechincha, Praça Seca, Vila Valqueire etc) e da Ilha também.
Olha, vai ficar difícil, hein. Vou ligar para o Tchelllo me ajudar
Desses que você listou, eu já fiz: Freguesia e Ilha. Faltam Praça Seca e Vila Valqueire, aliás esse último está na "mira"

Quote:
Originally Posted by Vini2 View Post
A Taquara me pareceu um bairro muito bom, pelas fotos se nota um pouco sujo nas avenidas prinicipais do bairro.
Pois é Vini, você não tem noção do tamanha da Taquara, pois eu só fotografei mesmo a parte central do bairro

Vlw por comentar. Abração
Old July 12th, 2009, 12:07 AM   #15
DouG Wq
Registered User

DouG Wq's Avatar

Likes (Received): 389

Não é difícil perceber o descaso das últimas administrações com a ZO e ZN.

O trânsito no bairro pareceu ser bem complicado, as avenidas não são tão largas, mas é um bom bairro e com ótimo comércio. Não gostei muito dos blocões, percebi que o foco dos prédios novos está sendo os comerciais, mas o bairro também precisa de novos residenciais pra mudar o visual.
DouG Wq no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2009, 12:15 AM   #16
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by DouG Wq View Post
Não é difícil perceber o descaso das últimas administrações com a ZO e ZN.

O trânsito no bairro pareceu ser bem complicado, as avenidas não são tão largas, mas é um bom bairro e com ótimo comércio. Não gostei muito dos blocões, percebi que o foco dos prédios novos está sendo os comerciais, mas o bairro também precisa de novos residenciais pra mudar o visual.
Doug, o problema todo é que Jacarepaguá é imenso e, a especulação imobiliária começou pela Freguesia e não pela Taquara. Eu fiquei impressionado quando fiz o thread da Freguesia pelo número de lançamentos de imóveis residenciais; às vezes numa mesma rua havia mais de 5 lançamentos.
Creio que depois que "esgotarem" a Freguesia, a Taquara terá a sua vez.

Vlw
Old July 12th, 2009, 01:12 AM   #17
CortKing
Registered User

Likes (Received): 3

Bom thread!
Jaca City bombando no SSC.
Ficou faltando as áreas de dentro do Bairro! Agora q estou com mais tempo, quem sabe amanhã trago mais fotos da Taquara!
CortKing no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2009, 01:22 AM   #18
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by CortKing View Post
Bom thread!
Jaca City bombando no SSC.
Ficou faltando as áreas de dentro do Bairro! Agora q estou com mais tempo, quem sabe amanhã trago mais fotos da Taquara!
Ficou sim. O problema todo é que o bairro é IMENSO e ficou difícil para que eu pudesse fotografá-lo.
Outro detalhe é que eu conheço mais a parte central mesmo da Taquara, as outras áreas eu quase nunca passei, entende?

Vlw pelo incentivo
Old July 12th, 2009, 02:04 AM   #19
Jorge M
Registered User

Jorge M's Avatar

Likes (Received): 211

A Taquara parece com a Freguesia só que é mais zoneada.

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post

55 – O famoso Motel Mirante
Eu também tenho a imagem desse motel bem marcada na minha mente, assim como o Júlio falou, por que quando vou à Bienal o ônibus faz a curva ali em frente.
Jorge M no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2009, 02:08 AM   #20
lorrampaiva
Alcatéia e gramofone

lorrampaiva's Avatar

Likes (Received): 1533

Um coisa que sempre reparo, ao vivo e em fotos, que os bairros do subúrbio carioca têm sempre algo, um "tchan", que lhes identifica e faz diferenciar de outras cidades. O que seria isso?

Parabéns pelas fotos!

>>>>>>>>> http://lorrampaiva.blogspot.com.br/ <<<<<<<<<
lorrampaiva no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules