daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old July 13th, 2009, 02:48 AM   #1
Caius
is this it

Caius's Avatar

Likes (Received): 0

Comerciante demora 20 anos para construir castelo em Pernambuco

Edvonaldo Torres disse que pensaria melhor antes de iniciar obra exótica.
Ele afirmou que deputado Edmar é que construiu um verdadeiro castelo

O comerciante Edvonaldo Torres, 47 anos, construiu um castelo ao longo de 20 anos, na cidade de Pesqueira (PE). A construção passa dos dois mil metros quadrados e tem cerca de 40 metros de altura. São duas grandes salas, que se dividem em dois andares da casa e cerca de seis quartos para abigar apenas um casal.

A mulher de Torres, Kaline Cavalcanti, de 39 anos, ainda não sabe descrever com precisão os cômodos da casa. "Acho que são seis quartos, eu acredito, mas não pergunte o número de banheiros", disse ela, enquanto analisava a planta do castelo. Só ao redor da piscina são mais de 40 leões de concreto e outras estátuas de diversos animais no jardim.

O enderço do castelo é a cidade de Pesqueira, que tem pouco mais de 66 mil habitantes e se orgulha de ser considerada pacata, com os tradicionais pontos turísticos de um município do interior como a praça, o coreto, mas também por abrigar o "Castelo do Torres".

A obra foi construída ao redor de uma antiga casa do comerciante. Não há um projeto preliminar, apenas reconstruções feitas para ampliar a residência anterior. "Comecei a construção há 20 anos. Fui parando e recomeçando conforme minhas condições financeiras e psicológicas. Talvez ainda demore uns dez anos para concluir o trabalho. Não sei ao certo se chegarei a terminá-la, pois cansa, desanima e até dá vontade de desistir, mas eu gosto desta casa."

Torres disse que gosta mais dos minaretes ao estilo de Gaudi. "Os vizinhos são todos meus amigos, talvez por isso não reclamem. Mas tenho consciência que minha construção incomoda muita gente, afinal de contas, são 20 anos de poeira e barulho, além do constante fluxo de curiosos atraídos pelo estilo diferente da arquitetura."

O comerciante disse que a rua onde está o castelo, que é residencial, perdeu um pouco em privacidade depois que começou a erguer a obra. "O principal motivo do meu arrependimento é o terreno que escolhi para fazer o castelo. Infelizmente não dá mais para recomeçar em outro lugar. Eu quis esse estilo para chamar a atenção, provocar impacto visual, criar um ponto turístico para a cidade de Pesqueira."

Torres afirmou que chega a se arrepender do castelo que construiu. "Apesar de não ter sido uma idéia bem pensada, o objetivo era atrair pelas formas exóticas e talvez criar um cartão postal. Não sei o que ainda falta para terminar, nem quando vou terminar."

Ele disse que o castelo chega a ter vida própria. "Virou uma mania e uma obsessão. Acho que vou morrer sem concluir a obra. Eu não me contento apenas em olhar a construção. Preciso participar como pedreiro, ajudante e até jardineiro. Este é o prazer maior. Funciona como terapia, lazer."

Concorrência parlamentar

Torres disse que seu castelo é "fichinha" perto do castelo da família do deputado federal Edmar Moreira, que tem mármore por toda a parte - inclusive nos banheiros e na sauna. São 36 suítes, e uma delas ocupa três andares de uma torre. Há piscinas, lago e jardins.

"O castelo do deputado é imenso e suntuoso. Foi concebido para ser um hotel de alto luxo e com pretensões faraônicas. É outro mundo. Quanto ao comparativo com minha construção, ela sequer merece ser chamada de castelo. Nem mesmo o estilo", disse o comerciante.

Torres disse que tem dificuldade de fazer os filhos ficarem no imóvel. "Os meus filhos não se interessam muito pela construção. Não sei se digo felizmente ou infelizmente. Hoje eles estão totalmente ligados nas coisas do tempo deles."

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/...ERNAMBUCO.html

Sponsored Links

Old July 13th, 2009, 02:54 AM   #2
Greatlakerman
Riopretense

Greatlakerman's Avatar

Likes (Received): 408

Admiro o esforço e a determinação do comerciante. Não deve ser fácil juntar tanta grana e ter tanta paciência durante 20 anos para isto. Admiro também o mal gosto dele, coisa dificil de se encontrar mesmo aqui no Brasil. Me desculpem os amantes de arquitetura pré-moderna, mas que construção mais brega!
Old July 13th, 2009, 04:20 AM   #3
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1647

Mau gosto deveria ser crime. Esse cara merece uma prisão. Quem sabe prenter ele no alto de uma torre de um castelo, como as princesas dos contos...
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old July 13th, 2009, 04:26 AM   #4
Greatlakerman
Riopretense

Greatlakerman's Avatar

Quote:
Originally Posted by FlicK View Post
Mau gosto deveria ser crime. Esse cara merece uma prisão. Quem sabe prenter ele no alto de uma torre de um castelo, como as princesas dos contos...

E deveria ser preso na forma de um sapo.
Old July 13th, 2009, 04:31 AM   #5
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1647

Realmente, pelo SSC é unânime a preferência de sapos ao invés de pererecas.
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old July 13th, 2009, 04:33 AM   #6
Greatlakerman
Riopretense

Greatlakerman's Avatar

Quote:
Old July 13th, 2009, 04:06 PM   #7
UrbanistaArquiteto
.

Likes (Received): 868

bem, é menos pior que o castelo do deputado...
[mas que ele não merecia ter tido o dinheiro que teve, ah isso não merecia nao]
UrbanistaArquiteto no está en línea   Reply With Quote
Old July 13th, 2009, 04:13 PM   #8
Kaique
Registered User

Kaique's Avatar

Likes (Received): 133

Se eu fosse ele parava um pouco de incrementar o castelo e comprava as casas dos vizinhos e abria um parque com fosso em volta do castelo.
Quando morresse, tranformaria numa fundação cultural municipal.
Kaique no está en línea   Reply With Quote
Old July 13th, 2009, 07:11 PM   #9
pseudo viajante
Registered User

pseudo viajante's Avatar

Likes (Received): 19

Demorou 20 anos pra fazer um castelo, se fosse político faria em dois...
Já no comercio dele, ele deve fazer em dois anos o que uma estatal faria em 20...
pseudo viajante no está en línea   Reply With Quote
Old July 13th, 2009, 07:40 PM   #10
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

Likes (Received): 2695

O único mérito é a força de vontade do "senhor feudal"...

Quote:
רסיפה, ערש היהדות באמריקה
Mascate no está en línea   Reply With Quote
Old July 13th, 2009, 07:58 PM   #11
Mkmillenium
I need a money tree...

Mkmillenium's Avatar

Eu gostei, cada um faz o que quiser com o próprio dinheiro e nao acho que a liberdade dele deva ser inibida, no tanto que nao incomode os outros. Se os vizinhos nao se incomodam, nao vejo o menor problema nesta construcao. É no mínimo bastante interessante e lembra mesmo Gaudi. Mas acho que quando ele morrer, vai virar motel por estar no Brasil. Ué, nos EUA tem a Disney com castelos, o Michael Jackson fez seu castelo também Neverland, por que no Brasil nao pode ter as aberracoes também? Tem que ser todo mundo igual? Acho que nao. Gosto de caras assim, que fazem coisas diferentes, inventam, transformam esse mundo de mesmice em diversidade. Ele nao cometeu crime algum, nem usou dinheiro público para fazer sua construcao. Crime é o castelo do deputado com dinheiro roubado do povo para prazeres e orgias pessoais exarcebadas.
Mkmillenium no está en línea   Reply With Quote
Old July 13th, 2009, 08:27 PM   #12
Greatlakerman
Riopretense

Greatlakerman's Avatar

Quote:
Originally Posted by Mkmillenium View Post
Eu gostei, cada um faz o que quiser com o próprio dinheiro e nao acho que a liberdade dele deva ser inibida, no tanto que nao incomode os outros. Se os vizinhos nao se incomodam, nao vejo o menor problema nesta construcao. É no mínimo bastante interessante e lembra mesmo Gaudi. Mas acho que quando ele morrer, vai virar motel por estar no Brasil. Ué, nos EUA tem a Disney com castelos, o Michael Jackson fez seu castelo também Neverland, por que no Brasil nao pode ter as aberracoes também? Tem que ser todo mundo igual? Acho que nao. Gosto de caras assim, que fazem coisas diferentes, inventam, transformam esse mundo de mesmice em diversidade. Ele nao cometeu crime algum, nem usou dinheiro público para fazer sua construcao. Crime é o castelo do deputado com dinheiro roubado do povo para prazeres e orgias pessoais exarcebadas.
Ao menos Neverland e a Disney são "bem feitos". São bem mais réplica do que esta...aberração deste castelo.
Old July 13th, 2009, 10:41 PM   #13
Phobos
Registered User

Phobos's Avatar

Likes (Received): 70

Vocês também estão a ser um pouco implicantes com o sujeito ...
Se fosse uma obra do Gaudi ninguém chiava.Deixem o homem construir o que quer!
http://europa.eu/
Phobos no está en línea   Reply With Quote
Old July 13th, 2009, 10:44 PM   #14
Greatlakerman
Riopretense

Greatlakerman's Avatar

Quote:
Originally Posted by Phobos View Post
Mas ninguém quer tirar o direito do Homem de construir as coisas dele. Apenas queremos exercer o nosso direito de criticar. E tentar evitar que pessoas com este "gosto" realizem seus "sonhos"(pesadelos?)
Old July 13th, 2009, 10:52 PM   #15
Bent
Old is new

Bent's Avatar

Likes (Received): 1046

Quote:
Originally Posted by Phobos View Post
Também me lembrou Gaudí
Old July 14th, 2009, 12:46 AM   #16
hugoslz
Morando em SP

hugoslz's Avatar

Likes (Received): 342

Legal.
Refinaria Premium US$ 20 bi/ 132 mil empregos|Companhia Siderúrgica do Mearim US$ 4,1 bi/ 20 mil empregos|Estaleiro Naval R$ 300 mi/ 16 mil empregos|Expansão do Complexo do Porto do Itaqui e Vale R$ 6,64 bi|Hidrelétrica de Estreito R$ 3 bi/ 22 mil empregos|Usina Termoelétrica do Maranhão R$ 1 bi|Suzano R$ 2,9 bi/ 6 mil empregos|+4 shops,1 expans,Atacadão e Sams Club!400 torres e 23mil apts em construç só em SLZ
hugoslz no está en línea   Reply With Quote
Old July 14th, 2009, 04:01 AM   #17
Terra Nova
BANNED

Coitada dessa cidade.
Terra Nova no está en línea   Reply With Quote
Old July 14th, 2009, 05:16 AM   #18
Greatlakerman
Riopretense

Greatlakerman's Avatar

Quote:
Originally Posted by Terra Nova View Post
Coitada dessa cidade.
Coitado de quem mora naquela rua.
Old July 14th, 2009, 05:32 AM   #19
Mangueboy
Cidade Lendária

Mangueboy's Avatar

Likes (Received): 233

Horrivel! E pesqueira é tao bonitinhaa!
"Para conhecer uma paisagem não basta vê-la, é preciso muito mais, é preciso que as duas almas, a do contemplador e a do lugar, cheguem a entender-se, quantas vezes elas nem mesmo se falam!..... Ele não terá sentido os eflúvios desta nossa terra, os quais talvez seja preciso ser pernambucano para sentir e que podem não ter realidade e magia senão para nós mesmos"
Joaquim Nabuco
Mangueboy está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 14th, 2009, 08:19 AM   #20
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 3955

Exotico

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread: