daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old July 21st, 2009, 07:04 PM   #61
Thilindha
Andy

Thilindha's Avatar

Likes (Received): 75

Qual cidade vc mora? Conhece a realidade de todas as cidades do país? Já veio para Rondônia?

Usei Rondônia, pq é a realidade que conheço e sei da necessidade do meio fio pintado, imagino que outras regiões, ainda mais cidades do interior necessitam tb, mas por desconhecer prefiro não incluir no meu questionamento.
║□□║ Projetos de Rondônia e ObrasTodos meus Threads (separados por categoria)

Last edited by Thilindha; July 21st, 2009 at 07:11 PM.
Thilindha no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 21st, 2009, 07:05 PM   #62
lucasluzmg
Registered User

lucasluzmg's Avatar

Likes (Received): 230

Quote:
Originally Posted by Raul Neto View Post
Então porque não é usada em NYC, Paris ou Londres e outras cidades bem urbanizadas e sim só em cidades de interior onde prefeitos sem cultura e senso estético fingem passam o tempo fingindo que estão administrando?

e precisam? com a padronização de suas calçadas? da lavagem DIARIA de suas ruas?
Sinceramente, nao concordo que atrapalhem a estética de uma via, muito pelo contrario... Alias, nesse país nosso, tem TANTA coisa que realmente atrapalha uma estética urbana...que imagino que o meio-fio é o MENOR de qualquer problema.
lucasluzmg no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 07:06 PM   #63
Julio_Geografia
"Rio 2016" I'll be there

Julio_Geografia's Avatar

Likes (Received): 126

Em São Paulo ocorreu a maior revolução estética que já foi vivenciada por uma cidade brasileira nos últimos anos, e ninguém dá o crédito e nem lembra. A lei cidade limpa apareceu em jornais ingleses como um exemplo a ser seguido. Mas só lembremos dos problemas claro, somos brasileiros...
Julio_Geografia no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 07:08 PM   #64
lucasluzmg
Registered User

lucasluzmg's Avatar

Likes (Received): 230

ou se não tem em Londres, NYC ou Paris é "brega"...aném...me irrita.
lucasluzmg no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 07:12 PM   #65
Inconfidente
Argentina Edition

Inconfidente's Avatar

Likes (Received): 662

Quote:
Fico impressionado de ver que há quem defenda essa porcaria inútil e caipira. Parece até aquele thread onde aparecia quem defendia a rede aérea, os postes de cimento, os transformadores dependurados, tudo bem "combinandinho" com essa coisa espantosa que é meio fio pintado. Para ficar ainda mais "lindo" podiam instalar uma fonte musical com azulejos coloridos (tocando música sertaneja, é claro...) no meio das praças. Chega!
É deste preconceito que eu estou falando. Além de falar que isso é coisa de caipira coisa que não é, mesmo porque até Los Angeles usa isso ainda coloca outras coisas no mesmo balaio.

Quote:
Então porque não é usada em NYC, Paris ou Londres e outras cidades bem urbanizadas e sim só em cidades de interior onde prefeitos sem cultura e senso estético fingem passam o tempo fingindo que estão administrando?
Ai, meu Deus! Esse negócio de ter só em cidade do interior é coisa da sua cabeça! Se você considerar que Belo Horizonte é cidade do interior tudo bem, mas e Los Angeles, hein?

Quote:
Originally Posted by Julio_Geografia View Post
Não é preconceito, é fato. Óbvio que esse fato de pintar o meio-fio não têm relação nenhuma com a realidade financeira do estado, nesse ponto foi uma ironia. A tendência é a realidade de lá piorar, com o estado sem possibilidades de investimento e com a massa de imigrantes chegando. A nossa tendência é de crescimento, isso é um ponto. No momento atual, a qualidade de vida do estado é melhor que aqui. Isso não exclui o fato do estado estar quebrado.
Nossa, você nem leu a primeira frase do meu post. Isso é fato, o estado da California está quebrado! Eu concordo com isso!

Eu estou falando desse preconceito de falar que pintar meio-fio é isso ou aquilo. Além do que não tem nada a ver com situação financeira do Estado que por sinal não é nem ele quem faz isso. São as prefeituras.

Só porque na sua cidade não fazem isso não quer dizer é coisa de caipira e mesmo se for é melhor fazer essas coisas de caipira do que se dizer de elite cultural do país e jogar ovo em quem passa na rua por diversão.
Inconfidente no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 07:14 PM   #66
Inconfidente
Argentina Edition

Inconfidente's Avatar

Likes (Received): 662

Quote:
Originally Posted by lucasluzmg View Post

ou se não tem em Londres, NYC ou Paris é "brega"...aném...me irrita.
É, isso irrita demais. Esses preconceitozinhos infantis.
Inconfidente no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 07:43 PM   #67
legal
Registered User

Likes (Received): 1217

Quote:
Originally Posted by lucasluzmg View Post
gente...a pintura de meio-fio não é apenas para estética...é completamente importante para a visualização noturna das vias e principalmente para prevenção de doenças e a higiene do meio urbano, é um serviço complementar ao serviço de limpeza urbana e é feita após a varrição e limpeza geral para dar um melhor acabamento ao serviço de limpeza pública. Como nosso país e em muitos outros que não possuem uma padronização de suas calçadas, umas das melhores formas de prevenção (inclusive de acidentes) é a pintura tracejada de meios fios (muito comum em cidades do Estado de SP e agora em algumas do interior de Minas).
Isso eh lenda!

Em milhoes de cidades no mundo, as guias nao sao pintadas e, ao que se saiba, nenhum cego caiu pelo ralo por isso.
Eh um trabalho porquissimo que deixa qualquer cidade com impressao de um circo ao ar livre.
E-book: at Smashwords: https://www.smashwords.com/books/view/291960

www.globaltradeview.com, a forum for those who like International Business, Global Affairs and International Travels.
legal no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 09:35 PM   #68
UrbanistaArquiteto
a linha curva

UrbanistaArquiteto's Avatar

Likes (Received): 792

bem, sinceramente, e despido de preconceitos a respeito, o que me agrada nesta questão de manutenção da urbanização é que seja bem feito. Já vi muitos meio-fios sem pintar bonitos e muitos feios tb, ou pq são sujos, ou pq são tortos, ou pq são quebrados, etc. Já vi muitos pintados bonitos tb, bem pintados, e "combinam" com muitas cidades (metrópoles e cidades do interior). O que é incompreensível é a pintura mal feita (com a coordenação motora de uma criança de 03 anos) que fazem em muitas cidades, além de ficar horrível é algo absolutamente sem nexo, se é pra ficar ruim pq gastar dinheiro?? Ser feio por desleixo - embora muito reprovável - é compreensível, mas gastar dinheiro e ter trabalho pra enfeiar é que é o fim da picada [pq me recuso a admitir que alguem tenha o senso estático tão distorcido assim]
Old July 21st, 2009, 09:48 PM   #69
Raul Neto
Registered User

Likes (Received): 72

Quote:
Originally Posted by Thilindha View Post
Qual cidade vc mora? Conhece a realidade de todas as cidades do país? Já veio para Rondônia?

Usei Rondônia, pq é a realidade que conheço e sei da necessidade do meio fio pintado, imagino que outras regiões, ainda mais cidades do interior necessitam tb, mas por desconhecer prefiro não incluir no meu questionamento.
Não conheço Rondônia. Nenhum demérito, mas há outros lugares que são prioritários para mim. Mas, fica a pergunta: porque essa coisa de péssimo gosto tem que estar presente nas cidades de seu estado?
Raul Neto no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 09:57 PM   #70
Pé Vermelho
Pé Vermelho

Pé Vermelho's Avatar

Likes (Received): 1100

Raul Neto

Quote:
Fico impressionado de ver que há quem defenda essa porcaria inútil e caipira. Parece até aquele thread onde aparecia quem defendia a rede aérea, os postes de cimento, os transformadores dependurados, tudo bem "combinandinho" com essa coisa espantosa que é meio fio pintado. Para ficar ainda mais "lindo" podiam instalar uma fonte musical com azulejos coloridos (tocando música sertaneja, é claro...) no meio das praças. Chega!
Eu dou graças a Deus que a prefeitura daqui pinta as guias. Isso deve variar de acordo com cada cidade, mas não vejo nada de caipira nisso. Aqui em Maringá amigo, o dia que você ver a cor da terra (meu nick não é esse à toa) talvez você passe a preferir a guia pintada. Quando elas não são, ficam em alguns casos muito sujas...

REALMENTE, NÃO ME AGRADAM A PINTURA DAS GUIAS PAULISTAS (em listras). Felizmente não é o que eles fazem por aqui. Mas manter os meios fios bem pintados passam uma impressão de que a cidade é de certo modo bem cuidada. Sem contar que não deixa de ser uma sinalização tb (claro não é a sinalização principal ou primordial), + é bom dirigir e ver bem marcado o meio fio, o canteiro central e etc...
DENÚNCIA: A cidade de Maringá foi assumida por incompetentes da pior espécie na gestão do lixo urbano. São dez anos de uma gestão que nunca trabalhou na organização do descarte do lixo e muito menos na conscientização da população e comerciantes. Avenidas são inauguradas sem lixeiras e 8 anos após a inauguração permanecem da mesma forma. Os comerciantes fazem todo tipo de descarte em frente as suas lojas de forma irregular e totalmente desorganizada e o município se omite completamente entre inúmeras outras situações.

Last edited by Pé Vermelho; July 21st, 2009 at 10:03 PM.
Pé Vermelho no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 10:00 PM   #71
Raul Neto
Registered User

Likes (Received): 72

Quote:
Originally Posted by Inconfidente View Post
É deste preconceito que eu estou falando. Além de falar que isso é coisa de caipira coisa que não é, mesmo porque até Los Angeles usa isso ainda coloca outras coisas no mesmo balaio.

Ai, meu Deus! Esse negócio de ter só em cidade do interior é coisa da sua cabeça! Se você considerar que Belo Horizonte é cidade do interior tudo bem, mas e Los Angeles, hein?

Nossa, você nem leu a primeira frase do meu post. Isso é fato, o estado da California está quebrado! Eu concordo com isso!

Eu estou falando desse preconceito de falar que pintar meio-fio é isso ou aquilo. Além do que não tem nada a ver com situação financeira do Estado que por sinal não é nem ele quem faz isso. São as prefeituras.

Só porque na sua cidade não fazem isso não quer dizer é coisa de caipira e mesmo se for é melhor fazer essas coisas de caipira do que se dizer de elite cultural do país e jogar ovo em quem passa na rua por diversão.
O meio fio pintado chega num pacote comum a maioria das cidades brasileiras, onde, na quase absoluta maioria, não há a mínima preocupação com urbanização e mobiliário urbano. Nossos administradores buscam a cidade limpinha, não importa o quanto mal urbanizada seja, pois rua limpinha e que não é aberta para enterramento de rede e implantação de mobiliário adequado, costuma render votos. É uma mediocridade só. Não é só esse escrotidão de meio fio pintado, mas é o festival de tralhas que o acompanha: os inúmeros postes de cimento, o festival de cabos aéreos, os transformadores dependurados, as calçadas sem padronização ou com um padrão inadequado, os painéis de propaganda que não respeitam posturas e o censo estético, os out doors que poluem o visual, as árvores com podas mal feitas ou mesmo as ruas sem qualquer vegetação, as construções sem qualquer respeito a estética, as construções antigas e de algum valor seja histório ou de memória coletiva que tem suas janelas substituídas por alumínio e até empastilhadas ou azulejadas, enfim, é tudo aquilo que cria em nossas cidades um espetáculo deprimente, do qual, invariavelmente, o meio fio pintado (isso quando não pintam os troncos das árvores, outro horror) é parte da "decoração". Quanto a Los Angeles, não conheço. Dos Estados Unidos só NYC, Washington e São Francisco, onde não vi estas coisas medonhas. Mas, como LA é tida como um modelo de tudo o que não deve ser feito nos EUA, de fato, deve ser mais uma confirmação do desastre urbano que é.
Raul Neto no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 10:01 PM   #72
Belcity
Carioca

Belcity's Avatar

Likes (Received): 86

acho ridículo
pior ainda quando pintam tracejado como em São Paulo
Old July 21st, 2009, 10:04 PM   #73
Sr. Mauá
Desligado do Fórum

Sr. Mauá's Avatar

Likes (Received): 22

Puxa-Vida, o pior não é isso queridos colegas,
Em época de copa do mundo, a negada pinta as guias de verde e amarelo, pinta o pavimento e ainda penduram bandeirinhas que ficam lá até depois de um ano após a copa!!

Isso sim, as prefeituras deviam fiscalizar e coibir este vandalismo, agora o meio-fio pintado de branco ou amarelo, seria uma sinalização (barata), mas necessária em alguns casos (não todos)
Old July 21st, 2009, 10:08 PM   #74
Thilindha
Andy

Thilindha's Avatar

Likes (Received): 75

Realmente esse lance de pintura de Copa do mundo é o ó... Se bobear tem pintura que é usada em 2 copas .

Quote:
Não conheço Rondônia. Nenhum demérito, mas há outros lugares que são prioritários para mim. Mas, fica a pergunta: porque essa coisa de péssimo gosto tem que estar presente nas cidades de seu estado?
Não é demérito nenhum, mas procure conhecer a realidade de outros lugares.

Veja o post #47 que vc irá entender o motivo para a tal coisa de péssimo gosto ser utlizada (no qual, para minha região não vejo como algo de mal gosto), se ainda não ficar claro, posso postar mais fotos.

Mal gosto para mim é meio-fio encardido, com aspecto de cidade abandonada, e que não é culpa da administração, é problema regional mesmo, clima, solo, etc.
║□□║ Projetos de Rondônia e ObrasTodos meus Threads (separados por categoria)
Thilindha no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 10:13 PM   #75
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Likes (Received): 1687

Quote:
Originally Posted by UrbanistaArquiteto View Post
bem, sinceramente, e despido de preconceitos a respeito, o que me agrada nesta questão de manutenção da urbanização é que seja bem feito. Já vi muitos meio-fios sem pintar bonitos e muitos feios tb, ou pq são sujos, ou pq são tortos, ou pq são quebrados, etc. Já vi muitos pintados bonitos tb, bem pintados, e "combinam" com muitas cidades (metrópoles e cidades do interior). O que é incompreensível é a pintura mal feita (com a coordenação motora de uma criança de 03 anos) que fazem em muitas cidades, além de ficar horrível é algo absolutamente sem nexo, se é pra ficar ruim pq gastar dinheiro?? Ser feio por desleixo - embora muito reprovável - é compreensível, mas gastar dinheiro e ter trabalho pra enfeiar é que é o fim da picada [pq me recuso a admitir que alguem tenha o senso estático tão distorcido assim]
Aí eu concordo com vc. Se for pra fazer mal feito, é melhor nem fazer.

Aliás, deve ser por isso que alguns são tão avessos a meio-fio pintado. Se fazem um serviço porco em sua cidade, devem achar que em todas as outras será feito o mesmo serviço porco.

Quote:
Originally Posted by Pé Vermelho View Post
Eu dou graças a Deus que a prefeitura daqui pinta as guias. Isso deve variar de acordo com cada cidade, mas não vejo nada de caipira nisso. Aqui em Maringá amigo, o dia que você ver a cor da terra (meu nick não é esse à toa) talvez você passe a preferir a guia pintada. Quando elas não são, ficam em alguns casos muito sujas...
Exatamente! Vc mora numa região parecida com a minha nesse aspecto (o que muda é a cor da terra, né... ), então vc entende perfeitamente a questão. Dependendo da região, pintar o meio-fio pode melhorar ou não o aspecto das ruas.
Old July 21st, 2009, 10:21 PM   #76
Pé Vermelho
Pé Vermelho

Pé Vermelho's Avatar

Likes (Received): 1100

Thilindinha e BR36 alguma coisa :)

verdade BR364! E você que já morou por aqui sabe muito bem...

Quote:
Originally Posted by Thilindha View Post

Essa é de 2009, com o meio fio pintadinho
Faz toda diferença...

Olha a terra deixando sua marca por aqui:

Avenida João Paulino Vieira Filho (meio suja)

Avenida Herval (bem suja)

Depois que pinta fica bem mais agradável...
DENÚNCIA: A cidade de Maringá foi assumida por incompetentes da pior espécie na gestão do lixo urbano. São dez anos de uma gestão que nunca trabalhou na organização do descarte do lixo e muito menos na conscientização da população e comerciantes. Avenidas são inauguradas sem lixeiras e 8 anos após a inauguração permanecem da mesma forma. Os comerciantes fazem todo tipo de descarte em frente as suas lojas de forma irregular e totalmente desorganizada e o município se omite completamente entre inúmeras outras situações.
Pé Vermelho no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 10:22 PM   #77
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Likes (Received): 1673

Eu gosto de pintura de Copa... mas o mascote da Copa de 94 ficou estampado na minha rua até a Copa de 98, realmente...
Old July 21st, 2009, 10:38 PM   #78
Mkmillenium
I need a money tree...

Mkmillenium's Avatar

Likes (Received): 0

Sobre o conceito: Tecnicamente falando o Meio-fio é dividido em 2:

Guia: Finalizacao da calcada em concreto geralmente mais alta que a rua, quando nao é rebaixado nas entradas de garagem,

Sarjeta: É a parte também de concreto que escoa a água da chuva e delimita o cascalho e asfalto da rua. Mas hoje em dia acabam asfaltando tudo.

http://www.pavimak.com.br/perfis.php Veja mais aqui

Norma com sua definicao: ftp://ftp.sp.gov.br/ftpder/normas/ET-DE-H00-018_A.pdf

Acho que se chama meio fio, pois é um fio de concreto fino entre calcada mais larga e a rua larga em proporcao. E fica justamente no meio da calcada e rua, divide as duas áreas. Guia é porque é a guia para o trajeto dos carros.

Last edited by Mkmillenium; July 21st, 2009 at 11:10 PM.
Mkmillenium no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2009, 10:53 PM   #79
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 161

Valeu pela explicação!
Old July 21st, 2009, 10:59 PM   #80
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Likes (Received): 1928

Quando entrei no SSC meio-fio pintado era mais comentado, o horror mesmo ficava para as árvores que por estarem próximas também eram pitadas a meio tronco.
Gosto de meio-fio pintado se sempre houver manutenção, pois a pintura falhada ou as vezes sem pintura dá até um aspecto de mal urbanismo, talvez isso se dê porque já estou acostumada com meio fio pintado.
Thina no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules