daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 5.00 average.
Old July 22nd, 2009, 03:09 AM   #1
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Casas projetadas pelo renomado arquiteto curitibano Marcos Bertoldi

Marcos Bertoldi comemora a inclusão em revistas internacionais de decoração de dois de seus projetos de arquitetura, fotografados por Alan Weintraub.
Nas fotos abaixo, a casa curitibana dos primos do arquiteto, o deputado estadual pelo DEM, Osmar Bertoldi e Maria Cristina Casagrande, que estampam a AD norte americana datada julho 2009.

no texto, Patrícia Leigh Brown chama o projeto curitibano de Marcos de “manifesto modernista” e elogia nossa cidade. A mansão do deputado herdeiro de empresa de transportes coletivos, é edificada em três níveis, os salões principais no último andar, rodeados de verde abrem-se em grandes janelões que capturam notáveis vistas do parque e do lago. Nos níveis inferiores, em parte escondidos pelo aterro do jardim, um ginásio privado para esportes e a típica churrasqueira. Ainda um cinema privê com tela de 100 mm e uma piscina de 20 metros de comprimento, com inclinação especial que permite a Osmar Bertoldi repousar “sem que a água entre em seus ouvidos” (sic).

Em abril passado, a revista alemã MD Moebel Interior Design, mostrou outra casa curitibana do studio Bertoldi, que chamou de “Ramp House”. Casa com rampa de 40 metros de comprimento a contornar os jardins, também fotografada pelo californiano Alan Weintraub, célebre pelos seus registros de Frank Lloyd Wright e Oscar Niemeyer.

http://www.margaritasemcensura.com/b...og/%3Fp%3D2584

Aqui alguns projetos do arquiteto:

Casa 1

1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.

Casa 2

10.
11.
12.
13
14.

Casa 3

16.
17.
18.
19.
20.
21.
22.
23.
24.

Casa 4

25.
26.
27.
28.
29.
30.
31.
32.
33.
34.

Casa 5

35.
36.
37.
38.

Casa 6

39.
40.

Todas as casas mostradas foram feitas em Curitiba-PR

Imagens retiradas do site :http://www.arqbrasil.com.br/_arq/_ar...po1_resid1.htm

Last edited by Gui_p; July 28th, 2009 at 10:28 PM.
Gui_p no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 22nd, 2009, 03:14 AM   #2
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Me desculpem o tamanho das fotos....
Old July 22nd, 2009, 03:43 AM   #3
don_quito
Que deselegante!!!!

don_quito's Avatar

Likes (Received): 79

nossa gui...não sou entendedor de arquitetura mas aos meus olhos agradaram muito as formas dessas casas! essa da casa 1 é bem estilo modernista, pelo que entendi, com vidrões e tals...gostei!

vc poderia numerar as fotos pra facilitar os comentários!

valeu!
Old July 22nd, 2009, 03:55 AM   #4
Greatlakerman
Riopretense

Greatlakerman's Avatar

Likes (Received): 406

Puuutz...tive um orgasmo vendo as Casas 3 e 4!!!!

São simplesmente M-A-R-A!!!!
Old July 22nd, 2009, 04:55 AM   #5
luizz27
Registered User

luizz27's Avatar

Likes (Received): 14

moraria em uma delas fácil fácil

luizz27 no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2009, 12:41 PM   #6
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Quote:
Originally Posted by don_quito View Post
nossa gui...não sou entendedor de arquitetura mas aos meus olhos agradaram muito as formas dessas casas! essa da casa 1 é bem estilo modernista, pelo que entendi, com vidrões e tals...gostei!

vc poderia numerar as fotos pra facilitar os comentários!

valeu!
Já enumerei-as, valeu pela dica .

A casa 1 também achei a melhor das mostradas.

Quote:
Originally Posted by Greatlakerman View Post
Puuutz...tive um orgasmo vendo as Casas 3 e 4!!!!

São simplesmente M-A-R-A!!!!
São excelentes projetos, pena não terem uma foto maior para melhor vizualizar.

Valeu.

Quote:
Originally Posted by luizz27 View Post
moraria em uma delas fácil fácil

Eu também .
Old July 22nd, 2009, 12:51 PM   #7
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 3125

Muito bom gosto. O estilo dele é bem clean
Old July 22nd, 2009, 03:18 PM   #8
Mkmillenium
I need a money tree...

Mkmillenium's Avatar

Likes (Received): 0

Pois é bem estilo modernista dos anos 60 de Mies Van Der hohe, nao me lembro mais se é assim que escreve, sorry, do estilo clean de espacos abertos quadrados totalmente envidracados. É muito bonito este estilo de casa, mas como bem a revista menciona, só para deputado mesmo, afinal quem pode?

O cidadao comum tem que se contentar com os telhadinhos e os ap de 70m² mesmo. Nunca tive um puto trabalho dentre 15 empresas que já trabalhei que o salário me pudesse chegar perto disso, portanto, nao sei nem porque a gente ainda vê, acho que é para dar mais degosto, máguas e raiva, se bem que já passou meu tempo disso. Agora vejo com indiferenca, mas gostei da arquitetura delas... Propaganda show de revista só. E como disse para pouca gente bem infiltrada, como deputados...
Mkmillenium no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2009, 03:59 PM   #9
Julio_Geografia
"Rio 2016" I'll be there

Julio_Geografia's Avatar

Likes (Received): 131

Bem minimalistas. Gostei até.
Julio_Geografia no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2009, 07:40 PM   #10
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Muito bom gosto. O estilo dele é bem clean
Quote:
Originally Posted by Julio_Geografia View Post
Bem minimalistas. Gostei até.
Que bom que gostaram, eu li uma entrevista do próprio arquiteto que casas nesse estilo estão começando a se espalhar por Curitiba.

Quote:
Originally Posted by Mkmillenium View Post
Pois é bem estilo modernista dos anos 60 de Mies Van Der hohe, nao me lembro mais se é assim que escreve, sorry, do estilo clean de espacos abertos quadrados totalmente envidracados. É muito bonito este estilo de casa, mas como bem a revista menciona, só para deputado mesmo, afinal quem pode?

O cidadao comum tem que se contentar com os telhadinhos e os ap de 70m² mesmo. Nunca tive um puto trabalho dentre 15 empresas que já trabalhei que o salário me pudesse chegar perto disso, portanto, nao sei nem porque a gente ainda vê, acho que é para dar mais degosto, máguas e raiva, se bem que já passou meu tempo disso. Agora vejo com indiferenca, mas gostei da arquitetura delas... Propaganda show de revista só. E como disse para pouca gente bem infiltrada, como deputados...
É verdade só para quem pode, fique tranquilo nem 0,5% dos brasileiros mora em uma casa assim... você não é o único.
Old July 22nd, 2009, 07:46 PM   #11
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

A casa da rampa

Uma casa de Curitiba chamou a atenção da revista alemã Moebel Interior Design (MD), que na edição de abril publicou matéria de três páginas do que chamou de ramp house, a casa da rampa. A residência, que fica em um condomínio fechado na região de Curitiba (o proprietário prefere que a localização não seja divulgada), foi assim chamada em função da rampa de 40 metros de comprimento que contorna o jardim da casa e liga um pátio superior ao piso inferior, onde está uma piscina coberta.

Na casa, de 850 metros quadrados, mora um executivo de uma multinacional, a mulher e dois filhos. O projeto é do arquiteto curitibano Marcos Bertoldi. “Quem deu essa denominação para a casa foi o fotógrafo Alan Weintraub, que registrou diversas casas modernistas de Curitiba. Ele entendeu que a rampa era um elemento importante na composição da casa. Ela realmente chama a atenção porque é incomum uma residência com uma rampa tão extensa”, diz Bertoldi. Weintraub foi o responsável pelo levantamento fotográfico de toda a obra residencial de Oscar Niemeyer.

Outra casa, também de Bertoldi, está na revista norte-americana Architecture Digest de julho, que já está em circulação e pode ser vista pelo site. É uma casa no bairro Tingui, em um condomínio fechado onde antes funcionava uma pedreira. Inteira de vidro, foi assim concebida para aproveitar a paisagem do parque. “Está construída no alto da colina, sendo um belvedere particular em uma vista muito bonita. Ela é levemente suspensa para não bloquear a paisagem para os outros moradores do condomínio”, conta o arquiteto. Nesta casa do Tingui, de 700 metros quadrados, mora um casal de empresários. A escolha pelas paredes de vidro foi para propiciar não somente a visão da bela paisagem, mas para dar a sensação de liberdade aos moradores.

http://portal.rpc.com.br/gazetadopov...-casa-da-rampa

Last edited by Gui_p; July 28th, 2009 at 10:33 PM.
Old July 22nd, 2009, 08:15 PM   #12
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Modernist Manifesto by Way of Brazil

IN THE PROGRESSIVE URBAN CENTER OF CURITIBA, A SPIRITED CELEBRATION OF PURISM
Architecture, Interior Design and Landscape Architecture by Marcos Bertoldi
Text by Patricia Leigh Brown/Photography by Alan Weintraub/Arcaid
Published July 2009

The city of Curitiba, Brazil, has a well-earned reputation as an urbanist’s holy grail. It is a rare example of a place where architects and planners have actually wielded political clout. Since the 1970s, the city has brimmed over with creative solutions to environmental and urban challenges, among them the reclaiming of abandoned quarries for parkland and other innovations that former mayor Jaime Lerner, a humanistic city planner, has called “urban acupuncture.”
But even here, in what many consider to be the world’s greenest city, encountering architect Marcos Bertoldi’s structure of gossamer Modernism perched near the edge of a quarry feels surprising. A sculptural white cube floating on thin pilotis, the building possesses a practically unbearable lightness of being. Raised and reflecting off a shallow pool, it has two distinct spatial personalities: A somewhat inward-looking façade soon gives way to a romantic, glass-walled prism of a main wing.
It is announced from a distance by an elegant procession of slender imperial palms. Thatches of orchids grow from the trunks of California fan palms like gaudy costume jewelry. The house and the exotic landscape do an intimate duet: The linear simplicity of the white cube and orderly plantings seem to accentuate the baroque nature of the tropical foliage.
The residence, the architect’s fourth to be built, was designed for his cousin Osmar Bertoldi and Maria Cristina Casagrande Bertoldi, a young couple with a passion for Murano glass and Modern and contemporary furniture. For Marcos Bertoldi, a committed Modernist and native of Curitiba, the location atop an old quarry overlooking a lake in a park filled with quero-queros and other birds was the ideal spot in which “to connect a house to the Modern masters.”
“We were thinking about a Modern house that would integrate nature and architecture,” explains Maria Cristina Bertoldi, who is known as Cris. “The walls are made of glass, which gives a feeling of being free, of being included in something bigger.”
The house, though highly original, is a deep homage to sensuous Brazilian Modernism, a legacy that extends from Le Corbusier, who consulted on the Ministry of Education and Health headquarters in Rio de Janeiro, to the curvaceous forms of protégé Oscar Niemeyer (whose pet adage was “Form follows feminine”) and beyond. “Brazilians are open to new things,” Marcos Bertoldi explains of his country’s jaunty brand of Modernism: the International Style by way of Ipanema. “We had a country to build.”
The residence is arranged on three levels, with the main rooms on the top floor lining the northern façade and green-tinted floor-to-ceiling windows capturing the lake views and the sun. The lower levels, partly hidden and nestled into the site, include a private gym area with an “awesome view of the park,” says Cris Bertoldi.
Unlike many Modernists, with their unswerving worship of white-on-white, Marcos Bertoldi is unafraid of color. (In fact, he is brave enough to swaddle chairs by Le Corbusier in a plush violet cloth.) “I always like a minimalist approach to architecture,” he says. “But contrast and colors can create new appeal.”

The rooms constitute a dazzling who’s who of Brazilian and European Modern and contemporary furniture. Brazilian masters like Sergio Rodrigues commune with the likes of Gerrit Rietveld and Philippe Starck, the Brazilian tauari wood floors throughout providing a rich and consistent visual stage.
The couple’s favorite places to spend time are the dining area and the home cinema, two spaces that flow seamlessly together. “It’s our social room, where we love to receive friends,” Cris Bertoldi says. “Every week we watch movies on the full 100-millimeter screen.”
Perhaps the most unconventional room is the lavabo, a minimalist powder room. Water flows from a spout in the wall, draining directly into openings in the tiled floor instead of into a basin. A half-height glass panel rises from the floor to separate the humid area from the dry one. “It’s not for brushing teeth,” Marcos Bertoldi muses.
The swimming pool, a novel configuration, includes a 20-meter-long deep end for laps, abutted by a shallow square ledge for reclining—a request from Osmar Bertoldi, who wanted to be able to lie down in the pool without getting water in his ears. At the center of the square is a 40-centimeter-deep area for sitting. It is undoubtedly one of the planet’s chicest rafts.
Perhaps the truest measure of an accomplished architect is the knack for fulfilling the demands and even quirks of daily life with enduring beauty. “I work in a very personal and intentional manner,” Marcos Bertoldi says of his architecture. “When two solutions look equally good, it means I haven’t found the best one.”

http://www.architecturaldigest.com/h...rtoldi_article

Aqui vão as imagens que acabei de encontrar da casa de destaque de Marcos Bertoldi na conceituada revista Architectural digest:

In Curitiba, Brazil, known internationally for its advanced urban initiatives, architect Marcos Bertoldi built a sleek Modernist house for his cousin Osmar Bertoldi and his wife, Maria Cristina Casagrande Bertoldi.

The house perches atop a cliff above a former quarry.

The architect flooded the living area with natural light to achieve “a constantly changing interior.” He also designed the décor and, unafraid of introducing bold colors, covered a Le Corbusier club chair, from Cassina, in a purple fabric from Designers Guild. Paintings by Paolo Ridolfi hang above the fireplace. Sofas also from Cassina.

Situated over the pool, the master bedroom commands views of a lake and a park where the quarry used to be.

International Style elements carry into the dressing room. “Architecture cannot go backward,” declares staunch Modernist Bertoldi. Cassina white leather on stool.

Bertoldi designed the landscape to enhance the “architectural promenade” to the house. He describes the north-facing volume containing the main rooms as a “pure prism.” Glazing under the core of the structure admits light into a laundry area and a traditional Brazilian barbecue area.

http://www.architecturaldigest.com/h...oldi_slideshow

Last edited by Gui_p; July 28th, 2009 at 10:36 PM.
Old July 22nd, 2009, 08:54 PM   #13
Phobos
Registered User

Phobos's Avatar

Likes (Received): 57

Casas feitas hoje com cara de há 50 anos atrás.
http://europa.eu/
Phobos no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2009, 09:52 PM   #14
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1441

Arquitetura moderada, simplista e bem composta. Para mim não há erros aparentes e gosto dessa sintonia entre os elementos que busca criar um espaço a ser habitado com qualidade de vida, e não um monumento à ostentação.

De muito bom gosto, diria.

Essas casas têm cara de século XXI, Phobos. São muito diferentes das casas do século passado, e tu sabe disso. Olhos pouco treinados já enxergam as diferenças. O que é análogo são as inspirações e alguns detalhes figurativos, o que de certa forma não as configura como sendo revivalismos, mas sim sequência de uma atitude projetual que venceu as décadas, mostrou-se qualificada e interessantíssima.

Para mim, exemplares notórios de uma qualificada pretensão arquitetônica. Digna de aplausos. Com destaque para a valorização da promenade.

Só critico esse patamar da escada, dessa casa:

Essa laje ao meu ver configurou um pastiche desnecessário de Farnsworth, de Mies, cujas obras certamente foram referenciais ao arquiteto Curitibano.
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2009, 10:37 PM   #15
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Quote:
Originally Posted by FlicK View Post
Arquitetura moderada, simplista e bem composta. Para mim não há erros aparentes e gosto dessa sintonia entre os elementos que busca criar um espaço a ser habitado com qualidade de vida, e não um monumento à ostentação.

Essas casas têm cara de século XXI, Phobos. São muito diferentes das casas do século passado, e tu sabe disso. Olhos pouco treinados já enxergam as diferenças. O que é análogo são as inspirações e alguns detalhes figurativos, o que de certa forma não as configura como sendo revivalismos, mas sim sequência de uma atitude projetual que venceu as décadas, mostrou-se qualificada e interessantíssima.

Para mim, exemplares notórios de uma qualificada pretensão arquitetônica. Digna de aplausos. Com destaque para a valorização da promenade.

Essa laje ao meu ver configurou um pastiche desnecessário de Farnsworth, de Mies, cujas obras certamente foram referenciais ao arquiteto Curitibano.
Eu gostei dessa escada, achei um diferencial.

De qualquer modo de todas mostradas gostei da casa 1, eu já vi ela "ao vivo", fica no bairro Campo Comprido, esta e mais umas 8 casas no mesmo estilo e tamanho é um oásis pouco conhecido em Curitiba.

Flick o que você acho da casa 5 e da casa 6???????
Old July 22nd, 2009, 10:54 PM   #16
Phobos
Registered User

Phobos's Avatar

Likes (Received): 57

Quote:
Mas é claro que são diferentes.Essas ai têm entrada de TV a cabo,de internet,têm eletrodomésticos de ponta,têm um Mercedes Classe-S na garagem(as dos anos 50 tinham um rabo de peixe da Ford),mas o conceito é o mesmo da época da radionovela
O que acontece é que hoje vive-se totalmente diferente dos anos 50,mas essas casas mantêm-se como actuais quando na verdade não o são.
http://europa.eu/
Phobos no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2009, 03:31 AM   #17
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Quote:
Originally Posted by Phobos View Post
Mas é claro que são diferentes.Essas ai têm entrada de TV a cabo,de internet,têm eletrodomésticos de ponta,têm um Mercedes Classe-S na garagem(as dos anos 50 tinham um rabo de peixe da Ford),mas o conceito é o mesmo da época da radionovela
O que acontece é que hoje vive-se totalmente diferente dos anos 50,mas essas casas mantêm-se como actuais quando na verdade não o são.
Eu não acho que essas casas são como as casas de 1950, a unica semelhança é o grande espaço o que e normal para todos os estilos.
Old July 23rd, 2009, 08:04 PM   #18
Maria Theresa
BANNED

Likes (Received): 15

Quote:
Originally Posted by Mkmillenium View Post

Nossa, que falta de informação.

Conheço várias pessoas que moram em casas desse tipo em BH e nenhuma delas é político. São advogados, juízes, promotores, cirurgiões plásticos, cardiologistas, ortodentistas, donos de restaurantes, de lojas, estilistas, etc.

Tá precisando se informar mais.

Para um advogado de classe média alta no Brasil, por exemplo, ter uma casa desse tipo é MUITO mais possível do que para seu equivalente na Inglaterra.
Maria Theresa no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2009, 08:06 PM   #19
Maria Theresa
BANNED

Likes (Received): 15

Aliás, se só políticos morassem em casas assim no Brasil, teríamos uma dezena de casas assim só em cada metrópole, quando pelo menos aqui em BH há inúmeros e inúmeros casas desse tipo espalhadas por vários bairros e condomínios.
Maria Theresa no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2009, 08:13 PM   #20
Raul Neto
Registered User

Likes (Received): 73

Quote:

Aposto que a biblioteca desse arquiteto só tem livros e projetos de Mies...
Raul Neto no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
arquitetura, casas, curitiba

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules