daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Retroceder   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Respuesta

Herramientas
Antiguo 23-07-2009, 03:40:39   #1
Kehrwald
Registered User

Likes (Received): 525

Serra do Sudeste (RS): uma das regiões serranas mais curiosas e desconhecidas do Brasil

A Serra do Sudeste é o nome de um planalto localizado na região sudeste do Rio Grande do Sul, próximo ao Uruguai.

Este planalto compreende um conjunto de ondulações suaves cobertas por vegetação rasteira, conhecidas como coxilhas. É importante mencionar que apesar de ser conhecida como “serra”, as altitudes dessa região são modestas para os padrões brasileiros: não passam muito dos 500 m!

Apesar das baixas altitudes os invernos são relativamente frios, com geadas freqüentes. Devido à latitude registram-se nessa região ocorrências periódicas de neve, entre uma e duas vezes por década. As últimas precipitações de neve ocorreram em 4 de setembro de 2006, em alguns municípios da região, como Canguçu, e em 5 de setembro de 2008, em Piratini e Pinheiro Machado (município onde a precipitação de neve foi mais forte, durante o período da tarde).

Os municípios mais importantes da Serra do Sudeste são Caçapava do Sul (situada a 444m), Piratini, que é uma interessante cidade historica (situada a 349m), e Canguçu (situada 386m).

Fotos de Darlan Corral, Daniel Freire, Roberto Junger Jr., turtle54, Valeio Pillar, Kitty & Kal-El, Dudu Schneider, Pierson Sena, sydsalton, sandra piccoli, AGM, Ubirajara Cruz, Mlopes 75, Henrique de Borba, Eduardo Amorim, Sintowin, Anita Corral, Poti Campos, Luubs, Geder Barbosa, Maicon Kohler, Tiago Soares, Augusto Pinz (by Flickr e Panoramio)

1) Cenas & paisagens:

1.1
image hosted on flickr

1.2
image hosted on flickr

1.3

1.4
image hosted on flickr

1.5
image hosted on flickr

1.6
image hosted on flickr

1.7
image hosted on flickr

1.8
image hosted on flickr

1.9
image hosted on flickr

1.10
image hosted on flickr

1.11

1.12
image hosted on flickr

1.13
image hosted on flickr

1.14
image hosted on flickr

1.15
image hosted on flickr

1.16
image hosted on flickr

1.17
image hosted on flickr

1.18
image hosted on flickr

2) Imagens da nevada de 2008 em Pinheiro Machado (imagens da Metsul)

2.1

2.2

2.3

2.4

2.5

2.6

3) Piratini

Piratini localiza localiza-se a uma latitude 31º26'53" sul , estando à altitude de 349 metros. O ponto mais alto do município é o Cerro do Sandin, com 510 m de altitude. Sua população estimada em 2004 era de 20.316 habitantes

No cenário político do país, Piratini tornou-se célebre durante a Revolução Farroupilha, por ser a Capital da República Rio Grandense. Nas centenárias "ruas" ressoaram as esporas ao tropel dos corcéis farrapos.

3.1
image hosted on flickr

3.2
image hosted on flickr

3.3
image hosted on flickr

3.4
image hosted on flickr

3.5
image hosted on flickr

3.6
image hosted on flickr

3.7
image hosted on flickr

3.8
image hosted on flickr

3.9
image hosted on flickr

3.10
image hosted on flickr

3.11
image hosted on flickr

3.12
image hosted on flickr

3.13
image hosted on flickr

3.14
image hosted on flickr

4) Caçapava do Sul

Caçapava do Sul localiza-se a uma latitude 30º30'44" sul, estando à altitude de 444 metros. Sua população estimada em 2007 era de 32.576 habitantes

4.1
image hosted on flickr

4.2
image hosted on flickr

4.3
image hosted on flickr

4.4
image hosted on flickr

4.5

4.6
image hosted on flickr

4.7
image hosted on flickr

4.8
image hosted on flickr

4.9
image hosted on flickr

4.10
image hosted on flickr

4.11
image hosted on flickr

4.12
image hosted on flickr

4.13
image hosted on flickr

Forte de D. Pedro II

Caçapava do Sul tem a peculiaridade de apresentar, em plena área urbana, um forte de pedra, único exemplar do Rio Grande do Sul, do qual estão preservadas as paredes externas.

4.14
image hosted on flickr

4.15
image hosted on flickr

4.16
image hosted on flickr

4.17
image hosted on flickr

5) Canguçu

Canguçu localiza-se a uma latitude 31º23'42" sul, estando à altitude de 386 metros. Sua população estimada em 2004 era de 52.001 habitantes.

5.1
image hosted on flickr

5.2
image hosted on flickr

5.3

5.4
Kehrwald no está en línea   Responder Con Cita

Sponsored Links

Antiguo 23-07-2009, 04:13:35   #2
haznobe
Brasiliense da Bahia!

Likes (Received): 65

Bem interessante e bonitas as cidades da região!!

A primeira foto foi a que mais me chamou atenção. É a mais bonita!! O pasto e as ovelhas parecem europa até. Mas não sei se a região pertence aos Pampas, mas me deu uma impressão que a região é de Mata Atlântica desmatada. Procede?
haznobe no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 23-07-2009, 04:16:20   #3
Barriga-Verde
Registered User

Likes (Received): 9957

Eu acho que ela não chega tão ao Sul, acredito que termine no litoral catarinense! A região serrana de SC não tem nenhum vestígio de Mata Atlântica também (não que tenha sido devastada, mas é que a vegetação é Mata de Araucárias mesmo - essa sim foi desmatada ).
Antiguo 23-07-2009, 04:20:35   #4
Barriga-Verde
Registered User

Lindas paisagens dessa região pouco divulgada do RS! Ah, as cidades dessa região parecem ser bem antigas, mas não muito desenvolvidas. Aquela primeira foto (linda), me lembrou do Centro-Sul paranaense...
Antiguo 23-07-2009, 04:43:25   #5
Farrapo
.

Likes (Received): 259

Legal o thread!

Essa região da Serra do Sudeste é bem pobrinha, decadente, mas naturalmente muito bela! Quando vou pra Santa Maria (o que não é muito freqüente, hahah) tenho que passar essa região, a estrada é bem bonita!

Nessa foto aérea de Pelotas dá pra ver a Serra do Sudeste ao fundo:

>>>

O meu vô paterno nasceu em Pinheiro Machado... É uma cidade decadente, mas simpática até...

Piratini eu não conheço, só por fotos mesmo... É uma cidade com muito potencial, tem um patrimônio legal, isso sem falar na baita história que tem... Deveria ser mais aproveitada, divulgada...

Caçapava eu também não conheço, mas também tem uma rica história...

Canguçu fica ao lado de Pelotas, é relativamente próspera, mas tem muita pobreza também... Um caso curioso de Canguçu é que uma boa parcela da população ainda vive na zona rural, muitos deles descendentes de alemães...

Valeu pelas fotos!
Farrapo no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 23-07-2009, 04:46:07   #6
Farrapo
.

Cita:
Empezado por haznobe Ver Mensaje

A primeira foto foi a que mais me chamou atenção. É a mais bonita!! O pasto e as ovelhas parecem europa até. Mas não sei se a região pertence aos Pampas, mas me deu uma impressão que a região é de Mata Atlântica desmatada. Procede?
Não, não tem nada de Mata Atlântica ali... Essa região pertence ao bioma Pampa mesmo...
Antiguo 23-07-2009, 05:54:27   #7
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P

Likes (Received): 383

lindas fotos.

Só o SSC mesmo pra me apresentar meu estado a mim mesmo.

sauhsauhauhsa
Parabens.
Gui_Poa no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 23-07-2009, 05:55:48   #8
Cristian _
Registered User

Likes (Received): 36

Ahhh essas paisagens... Lindas
Cristian _ no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 23-07-2009, 16:25:03   #9
Raynits
...

Likes (Received): 15

Muito boas as fotos! Essa igreja de Caçapava é muito bonita, mas carece de uma reforma.
Raynits no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 23-07-2009, 17:00:17   #10
diMonteiro
Registered User

Likes (Received): 1

Lindas paisagens rurais. Mas como assim desconhecidas, não são os famosos Pampas? Pelo menos por aqui eles são altamente valorizados, por causa do charme e da cultura gaúcha...
diMonteiro no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 23-07-2009, 18:46:54   #11
Farrapo
.

Cita:
Empezado por Raynits Ver Mensaje
Muito boas as fotos! Essa igreja de Caçapava é muito bonita, mas carece de uma reforma.
Essa foto é antiga! Essa igreja de Caçapava tá sendo reformada (ou já concluíram, não sei)! Aqui uma foto:

Cita:
Empezado por diMonteiro Ver Mensaje
Lindas paisagens rurais. Mas como assim desconhecidas, não são os famosos Pampas? Pelo menos por aqui eles são altamente valorizados, por causa do charme e da cultura gaúcha...
Essa região faz parte do bioma Pampa, mas o famoso Pampa Gaúcho é associado à Campanha e à Fronteira Oeste, onde se localizam Bagé e Uruguaiana, por exemplo...
Antiguo 23-07-2009, 19:31:20   #12
snowb
Registered User

Likes (Received): 0

Cita:
Empezado por haznobe Ver Mensaje

Mais Pampas que essa primeira foto impossivel!!Coxilhas,ovelhas,pastos..Lindo.

Muito bonita a regiao. Parabns pelas fotos.
snowb no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 23-07-2009, 21:49:35   #13
tonyssa
.

Que região linda! O interior gaúcho é fantástico.
tonyssa no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 23-07-2009, 21:58:11   #14
EMUVEROM
Registered User

Likes (Received): 0

Essa região è encantadora..já estive algumas vezes em canguçu e já me aventurei nas estradas desta serra..um sobe e desse sem parar..
Não achei canguçu uma cidade pobre e sim pouco desenvolvida(parada no tempo), porém com um belo patrimonio histórico e com um bom nível de vida.
As outras cidades não conheço ainda mas pretendo conhecer um dia.

Segue abaixo mais algumas fotos da neve em pinheiro machado em setembro de 2008.

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

Natureza: Arambaré -RS
Natureza: São Lourenço do Sul - RS
EMUVEROM no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 23-07-2009, 22:12:49   #15
Barriga-Verde
Registered User

Muito bom !
Antiguo 23-07-2009, 22:46:45   #16
gaucho
PAPALEGUAS

Likes (Received): 608

É engraçado que o RS é conhecido no Brasil inteiro pelas tradições gaúchas, o chimarrão, churrasco, os gaúchos e os cavalos no pampa...só que turisticamente isso não é nem um pouco explorado!!

Os turistas de outros estados acabam ficando em POA e na serra, que não são berços dessa cultura, no máximo eles vão numa churrascaria com apresentações em POA e acreditam que aquilo é a cultura gaúcha.

O governo deveria investir pesado no turismo dessa região, pois existem diversas cidades com patrimônio histórico super interessante além de toda uma cultura e paisagens lindas.

Deveria ser criado algum roteiro do Pampa, saindo de Uruguaiana e seguindo por Alegrete(considerada a cidade mais gaúcha do RS), Santana do Livramento (onde os turistas poderiam comprar em Rivera), Bagé(região com os melhores haras do Brasil, que já é considerado o maior centro de cavalos de corridas do Brasil), seguindo pela Serra do Sudeste e terminando em Pelotas, que na minha opinião deveria ser totalmente qualificada para virar um centro turístico.
Antiguo 24-07-2009, 00:18:13   #17
GersonLDN
-*-*-*-

Likes (Received): 3212

Otima selecao de fotos!!

GersonLDN no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 24-07-2009, 01:43:51   #18
Mbv-POA
Registered User

Likes (Received): 18

Kehrwald, beleza de thread, muito bom, valeu por mostrar locais que poucos de nós conhecem... Gostei das cidades, o relevo de algumas é bem interessante tb, acho que esperava menos delas... Torço muito para que a região encontre um futuro mais dinâmico...

A beleza natural de Caçapava é notável, aqueles morros de pedra já serviram de cenário para filmes, e são muito procurados para montanhismo, rapel etc.

Linda aérea de Pelotas, Farrapo!
Mbv-POA no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 24-07-2009, 18:00:12   #19
amsincero1
...

Bela região
amsincero1 no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 24-07-2009, 19:18:07   #20
diMonteiro
Registered User

Likes (Received): 1

Cita:
Empezado por gaucho Ver Mensaje
É engraçado que o RS é conhecido no Brasil inteiro pelas tradições gaúchas, o chimarrão, churrasco, os gaúchos e os cavalos no pampa...só que turisticamente isso não é nem um pouco explorado!!

Os turistas de outros estados acabam ficando em POA e na serra, que não são berços dessa cultura, no máximo eles vão numa churrascaria com apresentações em POA e acreditam que aquilo é a cultura gaúcha.

O governo deveria investir pesado no turismo dessa região, pois existem diversas cidades com patrimônio histórico super interessante além de toda uma cultura e paisagens lindas.

Deveria ser criado algum roteiro do Pampa, saindo de Uruguaiana e seguindo por Alegrete(considerada a cidade mais gaúcha do RS), Santana do Livramento (onde os turistas poderiam comprar em Rivera), Bagé(região com os melhores haras do Brasil, que já é considerado o maior centro de cavalos de corridas do Brasil), seguindo pela Serra do Sudeste e terminando em Pelotas, que na minha opinião deveria ser totalmente qualificada para virar um centro turístico.
Falou TUDO
No fundo tem muitos locais no Brasil que não são muito explorados. E os Pampas já tem todo um apelo cultural, todos no Brasil tem certo fascínio pela cultura gaúcha, as viagens á cavalo pelas montanhas... Tudo isso pode se tornar um dos maiores roteiros do país.

E além disso, esse deslocamento turístico, saindo da zona litorânea e indo ás montanhas brasileiras, seria perfeito para dar um verdadeiro upgrade na imagem do país lá fora, a cultura gaúcha da de 10 na cultura das mulatas
diMonteiro no está en línea   Responder Con Cita

Respuesta

Tags
rio grande do sul, sul

Herramientas

Normas de Publicación