daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Brasil Geral

Reply

Thread Tools Display Modes
Old September 15th, 2012, 12:00 AM   #241
Triangulense
Civilização entre rios.

Triangulense's Avatar

Likes (Received): 14

Quote:
Originally Posted by Rdx MG View Post
No caso de MG, é injusto jogar a culpa somente na regiões norte e nordeste do estado, uma vez que elas não devem chegar a uns 15% do total da população. Vamos ser sinceros, grande parte das cidades de Minas são pobres e as regiões que são consideradas "ricas" não são lá essas coisas...
Realmente há outras partes pobres em Minas Gerais além do Norte e Nordeste.
Parece que existe uma linha imaginária cortando MG ao meio, onde a diferença de desenvolvimento de uma metade pra outra é gritante.
Mas acredito que a "metade pobre" abriga mais que apenas 15% da população, e a metade rica tem indicadores socioeconômicos iguais ou talvez maiores que do Paraná.

Sponsored Links

Old September 15th, 2012, 12:17 AM   #242
Dudu Lex
Registered User

Likes (Received): 7

Quote:
Originally Posted by Victor. View Post
AP e RR me parecem serem mais fáceis de administrar, visto que possuem uma população pequena, cidades planejadas, são estados muito novos... são estados com população do tamanho de cidades médias para grandes, mas com status de estados, recebem muito mais verba, diretamente do governo federal.
É talvez seja por aí mesmo...

Isso também ajudaria a explicar o fato do IDH do Acre (estado de população pequena) ser maior que os IDH de PA, TO e dos estados do Nordeste.

Aliás, outro fato curioso, e do qual só agora me dei conta, é que o MAIOR e o MENOR IDH na região nordeste são de dois estados vizinhos: SE (0,660) e AL (0,588).

Como se explica essa diferença tão grande entre estados tão próximos??
Dudu Lex no está en línea   Reply With Quote
Old September 15th, 2012, 06:53 AM   #243
Victor.
Rio Grande do Norte!

Victor.'s Avatar

Likes (Received): 591

Eu não sei dizer... não conheço os dois estados.. mas posso dizer que Sergipe avançou muito em qualidade de vida nos últimos anos com base nos dados do IDH e IBGE. Me parece que foi mais mérito de Sergipe que ultrapassou RN, BA e PE nos últimos anos.. Alagoas, infelizmente, sempre teve nas últimas posições, e se mantém em último...
Victor. no está en línea   Reply With Quote
Old September 15th, 2012, 08:15 PM   #244
FloripaNation
Não creio no que não vejo

FloripaNation's Avatar

Likes (Received): 256

Quote:
Originally Posted by HFHF View Post
Realmente, o que puxa o IDH do Brasil, pelo menos nessa aferição da ONU foi a Saúde 0.844, pois, renda e educação estão praticamente empatadas, educação com 0.663, e renda 0.662.

O que eu fico desapontado, é que estamos abaixo da média da América Latina e Caribe, que teve uma média de 0.731, enquanto nós 0.718.

http://hdrstats.undp.org/en/countries/profiles/BRA.html
O que puxa esse índice para cima é o Índice do México que é 0.770.

Sinceramente eu acho um índice alto demais para um país que em padrão de vida é igual ao Brasil.

O IDH para mim nunca será um parâmetro seguro.
Old September 17th, 2012, 01:03 AM   #245
WYZ
Registered User

Likes (Received): 405

Tb acho. A região sul tem um índice bem baixo. E eu acho que o norte está overrated

WYZ no está en línea   Reply With Quote
Old September 17th, 2012, 08:41 PM   #246
Tvorjik
Raphael de Moura Ferrão

Tvorjik's Avatar

Likes (Received): 6

Quote:
Originally Posted by FloripaNation View Post

Sinceramente eu acho um índice alto demais para um país que em padrão de vida é igual ao Brasil.

Principalmente com essa nova estruturação do índice, que não permite comparabilidade entre o índice de um ano e o de outro e que é altamente contestável com a estruturação do índice na série histórica (1980-2011).
Tvorjik no está en línea   Reply With Quote
Old September 17th, 2012, 08:44 PM   #247
FloripaNation

FloripaNation's Avatar

Mais um índice que não bate, olha as maiores favelas do mundo...

4 milhões em favelas (em uma única favela) somente na Cidade do México, e a cidade com um índice 0.800-0.920 ?

Há algo muito errado aí...
Old September 17th, 2012, 08:44 PM   #248
Tvorjik
Raphael de Moura Ferrão

Tvorjik's Avatar

Quote:
Originally Posted by WYZ View Post

Tb acho. A região sul tem um índice bem baixo. E eu acho que o norte está overrated

Lembrando que esse IDH dos municípios mexicanos é o antigo, antes da mudança de 2010.
Além disso, para calcular o IDH dos municípios o PNUD México utilizou o PIB per Capita ao invés da renda média dos habitantes, e a mortalidade infantil no lugar da expectativa de vida, o que torna esse IDH incompatível com o que mede os municípios e estados do Brasil.
Old September 17th, 2012, 08:51 PM   #249
FloripaNation

FloripaNation's Avatar

Favela de Neza. Assustador o tamanho

Old September 17th, 2012, 09:09 PM   #250
SP underground
Registered User

Likes (Received): 449

Sem dúvida! É tipo as favelas de alvenaria sem acabamento como as que temos no Brasil, mas lá eles optam pelo bloco de concreto ao invés do tijolo vermelho!
O que me chama a atenção é o traçado das ruas! Não me parece que uma população pobre consiga fazer tamanho planejamento sozinha!
Detalhe: 4 milhões só na cidade do México é estranho mesmo! Em São Paulo são 1,28 milhão! O restante da cidade do México teria que ser infinitamente superior à São Paulo, tipo "primeiro mundo" mesmo, para compensar e ter um IDH tão alto! E não é o que me parece vendo pelo GSV!

Last edited by SP underground; September 17th, 2012 at 09:18 PM.
SP underground no está en línea   Reply With Quote
Old September 17th, 2012, 09:26 PM   #251
Tvorjik
Raphael de Moura Ferrão

Tvorjik's Avatar

Quote:
Originally Posted by SP underground View Post
Sem dúvida! É tipo as favelas de alvenaria sem acabamento como as que temos no Brasil, mas lá eles optam pelo bloco de concreto ao invés do tijolo vermelho!
O que me chama a atenção é o traçado das ruas! Não me parece que uma população pobre consiga fazer tamanho planejamento sozinha!
Detalhe: 4 milhões só na cidade do México é estranho mesmo! Em São Paulo são 1,28 milhão! O restante da cidade do México teria que ser infinitamente superior à São Paulo, tipo "primeiro mundo" mesmo, para compensar e ter um IDH tão alto! E não é o que me parece vendo pelo GSV!
O IDH da Cidade do México que está sendo apontado ali é o antigo!
Corrigindo as diferenças metodológicas, a CDM provavelmente tem um IDH semelhante ao de São Paulo.
Old September 17th, 2012, 10:12 PM   #252
FloripaNation

FloripaNation's Avatar

^Se tiver tudo isso de gente vivendo nas favelas. acho que está até abaixo de São Paulo.
Old September 17th, 2012, 10:33 PM   #253
Victor.
Rio Grande do Norte!

Victor.'s Avatar

Likes (Received): 591

Que louco essa imagem de satélite da favela.. mal consigo identificar um casebre
Victor. no está en línea   Reply With Quote
Old September 17th, 2012, 10:36 PM   #254
WYZ
Registered User

Likes (Received): 405

Quote:
Originally Posted by Tvorjik View Post
Lembrando que esse IDH dos municípios mexicanos é o antigo, antes da mudança de 2010.
Além disso, para calcular o IDH dos municípios o PNUD México utilizou o PIB per Capita ao invés da renda média dos habitantes, e a mortalidade infantil no lugar da expectativa de vida, o que torna esse IDH incompatível com o que mede os municípios e estados do Brasil.
Isso é muito interessante.
Se não for usado o mesmo critério para todos os países, o índice simplesmente não significa nada!!!
WYZ no está en línea   Reply With Quote
Old September 18th, 2012, 08:55 PM   #255
ricfelix
Belém - Pará

ricfelix's Avatar

Likes (Received): 1135

Chocado com essa imagem de satélite dessa favela da CDM.
ricfelix no está en línea   Reply With Quote
Old January 2nd, 2013, 02:08 AM   #256
IgorVV
Registered User

Likes (Received): 0

Exagerado²²²² falar que essa foto de satélite é favela, procurei pelo google street view uma rua dessas e olhe : https://maps.google.com.br/maps?q=Ne...216.62,,0,4.78

Se isso é favela, 80% de Vitória/ES onde eu moro é favela e olha que temos um dos maiores IDH entre as capitais.
IgorVV no está en línea   Reply With Quote
Old January 2nd, 2013, 02:26 AM   #257
SP underground
Registered User

Likes (Received): 449

Quote:
Originally Posted by IgorVV View Post
Exagerado²²²² falar que essa foto de satélite é favela, procurei pelo google street view uma rua dessas e olhe : https://maps.google.com.br/maps?q=Ne...216.62,,0,4.78

Se isso é favela, 80% de Vitória/ES onde eu moro é favela e olha que temos um dos maiores IDH entre as capitais.
Na verdade, parece mais um bairro pobre! Entretanto, se for uma área invadida e o povo lá não recolher impostos, não tem jeito, é favela mesmo!!!
O que me intriga não é a imagem ao nível da rua, e sim a imagem de cima, pois nunca vi uma favela tão simétrica assim!
SP underground no está en línea   Reply With Quote
Old January 2nd, 2013, 02:58 AM   #258
IgorVV
Registered User

Likes (Received): 0

https://maps.google.com.br/maps?q=No...212.78,,0,7.85
Só para completar o meu pensamento no link acima está um bairro da região metropolitana daqui, não vejo muitas diferenças. Uma casa de 1 andar caindo aos pedaços nesse bairro custa no minimo 190mil reais, acho que vivemos uma super inflação de imoveis no Brasil inteiro.

Com Relação a pagar ou não impostos acho que vamos ficar na dúvida, mas se bairros "parecidos" com esta "favela" no Brasil pagam impostos, não vejo o porquê de não pagarem no México.
Na minha visão parece um bairro pobre planejado, provavelmente a prefeitura fez a divisão dos terrenos e entregou com casas populares ou até mesmo só o terreno, os quarteirões estão muito perfeitos para serem meras invasões.
IgorVV no está en línea   Reply With Quote
Old January 2nd, 2013, 03:19 AM   #259
FloripaNation

FloripaNation's Avatar

Achei bem mais ajeitado que na CMD, pelo menos as casinhas são de padrão melhor. E leve em consideração que são 4 milhões de pessoas vivendo daquele jeito!

Quote:
Originally Posted by IgorVV View Post

Eu dei uma olhada, é bem feio isso aí!

Algumas casas são mais ajeitadinhas mas é tudo feio e sujíssimo, abaixo de qualquer cidade média do centro-sul do Brasil pelo menos. A única coisa que a deixa menos feia é que ela é organizada e asfaltada...
Old January 2nd, 2013, 05:56 PM   #260
LeandroSLS
Registered User

LeandroSLS's Avatar

Likes (Received): 95

Quote:
Originally Posted by FloripaNation View Post

A esperança de vida do México é de 77 anos, e do Brasil 73,5.

Anos médio de estudo do México 8,5 anos e do Brasil 7,2.

Lá pode ter mais pobreza que no Brasil, mas a população tendo mais acesso aos serviços de saúde e de educação talvez explique o maior IDH deles.

http://hdr.undp.org/en/media/HDR_2011_EN_Tables.pdf

Reply

Tags
brasil, brazil

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules