daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Brasil Geral

Reply

Thread Tools Display Modes
Old August 5th, 2009, 04:37 PM   #61
Camilo_Costa
VEMK

Camilo_Costa's Avatar

Likes (Received): 76

É. Só ano que vem saem novos dados de IDH municipal.

Sponsored Links

Old August 5th, 2009, 04:53 PM   #62
Kelsen
Dias lotados...

Kelsen's Avatar

Likes (Received): 224

Mais duas fotos de Joaçaba:

Foto minha

Wikipédia

As andorinhas gritam por falta de uma clave de sol.
Kelsen no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2009, 05:01 PM   #63
Camilo_Costa
VEMK

Camilo_Costa's Avatar

Fico impressionado com a verticalização de Joaçaba... 25 mil habitantes e tantos prédios!
Old August 5th, 2009, 05:03 PM   #64
rodrigorc
BBMP!

rodrigorc's Avatar

Likes (Received): 355

Poxa.. dá até vergonha mostrar essa foto de São Caetano, com o título, melhor IDH do Brasil. Pra agente ver como estamos mal.
Old August 5th, 2009, 05:42 PM   #65
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 11

Quote:
Originally Posted by rodrigorc View Post
Poxa.. dá até vergonha mostrar essa foto de São Caetano, com o título, melhor IDH do Brasil. Pra agente ver como estamos mal.

Quer ver como análises possuem várias perspectivas?

Se a cidade melhor colocada possui uma região árida, quase sem árvores e ainda sim detém o IDH mais alto do país, então aquela associação de cidade verde com qualidade de vida torna-se bem relativa não acha?
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2009, 06:37 PM   #66
Observador_SJC
etc

Observador_SJC's Avatar

Likes (Received): 49

Parabéns pelo trabalho Camilo!

Gostei muito de ver minha cidade nesta lista, mal posso esperar pelos dados do ano que vem, acho que muita mudança vem aí.

Tem cidade pra todo o gosto na lista, interior, capital, litoral, pequena, média e grande.
Observador_SJC no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2009, 08:26 PM   #67
Ice Climber
Registered User

Likes (Received): 114

Quote:
Originally Posted by diMonteiro View Post
Não é só o que importa não. Quando olhamos fotos de Portland, Vancouver ou Sydney, referencias em IDH, olhamos fotos panorâmicas. E a apresentação destas cidades é fundamental, não é desimportante!
Mas comparar Vancouver ou Sydney com Joaçaba, São Caetano do Sul ou Fernando de Noronha é um despropósito não? Cidades pólos dessas nações, com meras cidades de interior do Brasil, de 50 ou 100 mil habitantes (ou menos!).

Há de se fazer comparação entre iguais. São Paulo, Rio, Curitiba ou Porto Alegre são comparáveis a Vancouver ou Sydney (não necessariamente em riqueza ou qualidade de vida, mas em importância e tamanho).

A ocupação de nossas cidades não nos permite termos skylines naquele estilo internacional que conhecemos. Não há legislação que incentive um downtown. É cultural, acima de tudo.

E skyline? Isso indica o que? Harare, no Zimbabwe segue essa linha, tem um skyline definido e bonito. É uma boa cidade para se morar? É melhor que São Paulo? Acho que não...

Por fim, não sou hipócrita, eu admiro skylines definidos, bonitos e espelhados. Preferiria que nossas cidades seguissem uma linha mais próxima disso. Mas há de se levar em conta o lado cultural e até as benécies de se morar num local residencial denso (ainda que a arquitetura padrão esteja longe do ideal...).
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2009, 10:23 PM   #68
maligno
BANNED

maligno's Avatar

Likes (Received): 0

muito bom o thread
pena q nosso IDH ainda seja ridículo
algumas coisas q me chamaram a atenção

1- a falta de cidades mineiras
2- a incrível verticalização das cidades catarinenses(mesmo a com 5000 pessoas..rs)
3- o IDH de Niterói..não sabia q era tão alto
4-as grandes cidades do interior paulista e do litoral presentes(RP,Campinas,SJC e Santos)
5- a última posição da minha cidade do coração, São José dos Campos

aliás uma pergunta..essas cidades(tipo Joaçaba) pequenas mas muito verticalizadas...são turísticas e bastante frequentadas por pessoas das capitais do Sul??...tipo tem muito gente de fora q tem apto nessas cidades só pra passeio??

Last edited by maligno; August 5th, 2009 at 10:30 PM.
maligno no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2009, 10:24 PM   #69
Lukinhaaaz
Registered User

Lukinhaaaz's Avatar

Likes (Received): 21

Uma de minhas fotos de São Caetano.

Aquela primeira foto do thread que mostra São Caetano, é a região dos bairros da Vila Barcelona, Santa Maria e Olímpio. Tenho parentes que moram nessa região e garanto que uma vista aérea da foto não mostra a infraestrutura verdadeira desses bairros. Tem calçadas ótimas para caminhar, entre outros pontos.
A cidade realmente tem qualidade para receber o título de maior IDH do país.

Portfólio
Lukinhaaaz no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2009, 11:40 PM   #70
diMonteiro
Registered User

diMonteiro's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
Mas comparar Vancouver ou Sydney com Joaçaba, São Caetano do Sul ou Fernando de Noronha é um despropósito não? Cidades pólos dessas nações, com meras cidades de interior do Brasil, de 50 ou 100 mil habitantes (ou menos!).

Há de se fazer comparação entre iguais. São Paulo, Rio, Curitiba ou Porto Alegre são comparáveis a Vancouver ou Sydney (não necessariamente em riqueza ou qualidade de vida, mas em importância e tamanho).

A ocupação de nossas cidades não nos permite termos skylines naquele estilo internacional que conhecemos. Não há legislação que incentive um downtown. É cultural, acima de tudo.

E skyline? Isso indica o que? Harare, no Zimbabwe segue essa linha, tem um skyline definido e bonito. É uma boa cidade para se morar? É melhor que São Paulo? Acho que não...

Por fim, não sou hipócrita, eu admiro skylines definidos, bonitos e espelhados. Preferiria que nossas cidades seguissem uma linha mais próxima disso. Mas há de se levar em conta o lado cultural e até as benécies de se morar num local residencial denso (ainda que a arquitetura padrão esteja longe do ideal...).
Exatamente o que eu disse! Nossa legislação não nos permite ter skylines definidos e espelhados. Como já disse, critico não as cidades, mas o conceito urbanístico brasileiro.

Não quero cidades idênticas ás americanas ou européias, isso é ridículo. O Brasil poderia até criar um novo conceito de skyline, com edificios residenciais e arranha-céus comerciais.

E você falou que é injustiça comparar Vancouver ou Portland com São Caetano do Sul. Perfeitamente, é isso o que quero dizer. Por que o Brasil não tem cidades grandes, lindas e com alto IDH???

Compare Brasil com Africa do Sul. A nossa situação é muito melhor, somos muito mais ricos que eles, mas eles criaram um conceito urbanistico maravilhoso, olhando para fotos de Pretoria, Joanesburgo ou Bloemfontein voce consegue enxergar alto padrão de vida, coisa não tão exposta assim quanto em São Caetano do Sul, Aguas de São Pedro, etc.
diMonteiro no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2009, 11:45 PM   #71
Positronn
Registered User

Positronn's Avatar

Likes (Received): 265

Quote:
Originally Posted by maligno View Post
muito bom o thread

2- a incrível verticalização das cidades catarinenses(mesmo a com 5000 pessoas..rs)
4-as grandes cidades do interior paulista e do litoral presentes(RP,Campinas,SJC e Santos)

aliás uma pergunta..essas cidades(tipo Joaçaba) pequenas mas muito verticalizadas...são turísticas e bastante frequentadas por pessoas das capitais do Sul??...tipo tem muito gente de fora q tem apto nessas cidades só pra passeio??
Essas cidades do Oeste que são muito verticalizadas não tem grande tradição turística. Isso fica muito restrito ao litoral e a serra (bem menos) no sul do país. Por exemplo, Balneário Camboriú é assim como você descreveu, cheio de apartamentos de gente de fora, mas essas do interior não, são das pessoas dali mesmo.
Old August 5th, 2009, 11:46 PM   #72
Camilo_Costa
VEMK

Camilo_Costa's Avatar

Quote:
Exatamente o que eu disse! Nossa legislação não nos permite ter skylines definidos e espelhados. Como já disse, critico não as cidades, mas o conceito urbanístico brasileiro.

Não quero cidades idênticas ás americanas ou européias, isso é ridículo. O Brasil poderia até criar um novo conceito de skyline, com edificios residenciais e arranha-céus comerciais.

E você falou que é injustiça comparar Vancouver ou Portland com São Caetano do Sul. Perfeitamente, é isso o que quero dizer. Por que o Brasil não tem cidades grandes, lindas e com alto IDH???

Compare Brasil com Africa do Sul. A nossa situação é muito melhor, somos muito mais ricos que eles, mas eles criaram um conceito urbanistico maravilhoso, olhando para fotos de Pretoria, Joanesburgo ou Bloemfontein voce consegue enxergar alto padrão de vida, coisa não tão exposta assim quanto em São Caetano do Sul, Aguas de São Pedro, etc.
Tem sim! Poa e Curitiba! Pros padrões brasileiros, o IDH dessas cidades é excelente.

E a África do Sul teve colonização britânica, assim como os EUA e Austrália, por isso tem um urbanismo bom. Mas vá na periferia de Cape Town, Joanesburgo que eu quero ver.
Old August 5th, 2009, 11:57 PM   #73
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Quote:

Uma cidade como Curitiba, de 1,8 milhão de habitantes entraria muito bem nessa sua colocação.

Não tem cidade grande com IDH alto no resto do país porque aqui no Sul tem.
E tem 2 ainda, 1 que eu já conheço e outra que não vejo a hora de conhecer.

Aliás esses dados de 2000,já não batem com a realidade. Tenho certeza que quando sair os dados em 2010 ou 2011, o Camilo fará um thread novamente. E teremos esse como base para comparações.
Old August 5th, 2009, 11:59 PM   #74
diMonteiro
Registered User

diMonteiro's Avatar

Justamente isso que eu estou falando, nossos altos IDH são cidades simples, nada que deixe um estrangeiro, por exemplo, boquiaberto. Eu não quero que bote arranha-céus em Aguas de São Pedro, mas que uma cidade com arranha-céus tome o lugar de Aguas de São Pedro, mais ou menos isso!
diMonteiro no está en línea   Reply With Quote
Old August 6th, 2009, 12:00 AM   #75
Camilo_Costa
VEMK

Camilo_Costa's Avatar

Quote:
Originally Posted by GUI Piraí do Sul-PR View Post
Aliás esses dados de 2000,já não batem com a realidade. Tenho certeza que quando sair os dados em 2010 ou 2011, o Camilo fará um thread novamente. E teremos esse como base para comparações.
O que te dá essa certeza??

Faço sim, quando sair novos dados. Aliás, aposto que Sampa vai dar um grande salto do IDH... também acho que Floripa bata os 0,900.
Old August 6th, 2009, 12:03 AM   #76
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Quote:
Originally Posted by Camilo_Costa View Post
O que te dá essa certeza??

Faço sim, quando sair novos dados. Aliás, aposto que Sampa vai dar um grande salto do IDH... também acho que Floripa bata os 0,900.
Ah não vai faze?????? duvido que não faça kkk.

Eu acho que Curitiba, POA, Floripa e SP batam o 0,900.
Old August 6th, 2009, 12:03 AM   #77
Kelsen
Dias lotados...

Kelsen's Avatar

Likes (Received): 224

[QUOTE=maligno;40844478]muito bom o thread

aliás uma pergunta..essas cidades(tipo Joaçaba) pequenas mas muito verticalizadas...são turísticas e bastante frequentadas por pessoas das capitais do Sul??...tipo tem muito gente de fora q tem apto nessas cidades só pra passeio??[/QUOTE]

Falo por Joaçaba e região: não são de apartamentos de pessoas de fora não, é até o contrário muita gente de Joaçaba possui aps no Litoral catarinense, Curitiba, POA...

Algo que acontece é que Joaçaba tem muitos estudantes das Faculdades que são de fora que moram aqui durante a semana. Então durante uma época e ainda atualmente, sempre foi bom negócio construir prédios para locar apartamentos para essa população flutuante. E tem os prédios comerciais também.

As andorinhas gritam por falta de uma clave de sol.
Kelsen no está en línea   Reply With Quote
Old August 6th, 2009, 12:10 AM   #78
Camilo_Costa
VEMK

Camilo_Costa's Avatar

Na minha cidade acontece algo parecido, aqui tem a UFPR, e a cidade recebe vários estudantes. Mas os prédios dos estudantes são geralmente baixinhos (3 andares) e ficam em frente ou próximos à universidade, que é afastada do centro. No centro mesmo tem uns 10 ou 15 prédios.
Old August 6th, 2009, 12:23 AM   #79
Camilo_Costa
VEMK

Camilo_Costa's Avatar

A propósito... aonde será que foi parar o outro thread das 2ªs maiores cidade? To procurando aqui e não achei!
Old August 6th, 2009, 12:51 AM   #80
FelixMadero
Rio 2016 Olympic Games

FelixMadero's Avatar

Likes (Received): 120

Em primeiro lugar: parabéns pelo tred, otima ideia.

Mas, quando eu penso que POA é nossa 9 cidade em qualidade de vida penso como deve ser a última... JESUZ CREDO MELDELZ!!!!

e nao sabia que eu morava na 24 melhor cidade do brasil, dos 5 mil e tantos municipios, devo me orgulhar???
FelixMadero no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
brasil, brazil

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules