daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools
Old August 12th, 2009, 10:29 AM   #1
Thambem
LoL

Thambem's Avatar

Likes (Received): 1

Araruama (RJ) - A cidade que deu nome à Lagoa!

Eu tive que fazer uma prova do Detran em Araruama, e como a cidade não aparece muito aqui no SSC, aproveitei pra tirar algumas fotos.

A qualidade de algumas fotos está um pouco ruinzinha, pois foram tiradas de dentro do ônibus, mas espero que gostem!

Araruama é uma cidade na Região dos Lagos. É a cidade que dá nome à Lagoa de Araruama. Nos tempos que a Lagoa era limpinha, Ela recebia muuuuuuuitos turistas, até mais que Cabo Frio; era a pérola da Região! Esse turismo deixou um legado muito grande de belíssimas casas de veraneio! Araruama e Iguaba têm lindíssimas casas! A cidade sofreu um grande baque com a poluição da Lagoa, e também com a inauguração da Via Lagos. Antes da Via Lagos, todos tinham que passar por Araruama e Iguaba para chegar a Cabo Frio, Búzios e Arraial, daí sempre paravam em Araruama para compras, lanchar e etc, tanto que a cidade tinha chegado a construir belíssimos "mini-shoppings", que atraíam todos que passavam em frente (Gigi é o mais conhecido! ). Com a Via lagos, o comércio sentiu um belo recuo, e sem o Turismo da Lagoa, a cidade parou mais ainda.

Dados(Wikipedia):

População: 107.285 hab.
PIB: R$721.957 mil
IDH:0,756

Bom, vamos às fotos:

1 - Pra quem vem de Cabo Frio, o primeiro bairro de Araruama que passa é Iguabinha. O Bairro tem uma orla bonitinha e agradável

2 -

3 - O montinho no meio da Rua é mato. Tinha acabado de ser capinado na hora da foto, e juntaram pra ensacar depois.. xD

4 -

5 - Araruama tem orelhões de Aves (creio que são Araras...) Eu já os vi em Iguabinha e no centro da cidade. Se tem em outros lugares, não conheço... Mas são muito bonitinhos!

6 - Calçamento de pedras entretravadas

7 - Os pontos de ônibus são bem Style! Pena a "Telha" ser um tanto leve a ponto de serlevada pelo vento...

8 - Não se deixe enganar pela orla. O Urbanismo do Bairro em si é um horror.

9 - Mas uma coisa Araruama tem de bom que muitas cidades não têm: Casas bonitas! É incrível como praticamente todas as casas que se vê são bem feitinhas e bem acabadas! Repare as casas ao fundo:

10 - Seguindo viagem em direção ao centro...

11 -

12 -

13 - Aqui já se aproxima do centro. Dá pra perceber como a coisa melhora!

14 - Aqui já é o centro. Tem um conjunto com umas poucas ruas, onde contém a maioria dos pouquinhos residenciais da cidade. Todos eles são beeem velhinhos...

15 - Essa parte, onde estão os residenciais, tem a melhor urbanização de toda a cidade, sem dúvidas (e mesmo assim, não é lá grandes coisa...)!

16 -

17 -

18 -

19 - Descendo na rodoviária...

20 -

21 -

22 - Saindo da Rodoviária, encontramos logo a Av. Brasil. Essa avenida tem um canteiro central Exuberante, com muito verde, vários bancos e quiosques agradáveis!

23 -

24 - Mais um orelhão arara!

25 - Entrando em uma Rua transversal à avenida... Comercio legal!

26 - Um centro comercial bem simpático! Araruama é cheia de centros comerciais tipo esse...

27 - Ponte sobre o Rio Mataruna. Sim, ainda estamos no centro da cidade... =/

28 - Nem precisa dizer que o Rio é Poluído, né...

29 - Ao lado do Rio, tem uma Feirinha! Encontrei mais uma Arara ali!

30 - Ruas normaizinhas... estava a caminho do Detran..

31 -

32 - Av. Getúlio Vargas. Tem muitas casinhas antigas aqui!

33 -

34 -

35 -

36 - Igreja de São Sebastião. Pena que não tinha tempo pra subir as escadarias...Na foto nem parece, mas é um tantinho alto esse morrinho!

37 - Ponte que Liga Av. Brasil com a Getúlio Vargas.

38 - Na bordinha da getúlio Vargas com o Rio Mataruna tem uma pracinha bem simpática!

39 -

40 - Ponte

41 - Detalhe no Poste, Gostei das plantinhas penduradas

42 -

43 - continuando o caminho.

44 - A Av.G. Vargas acaba na Rod. Amaral Peixoto.

45 - Praia do Centro e Amaral Peixoto

46 -

47 -

48 - Belo Tapete verde!!

49 -

50 - Praia do Centro

51 - Outro Orelhão!

52 - Exatamente do ponto da foto anterior, atravessando a Rodovida, Temos a entrada de um enorme complexo de Praças! Essa é a entrada principal:

53 - A Direita, temos um restaurante, e uma grande árvore ao lado.

54 - Na árvore tem vários desses Globinhos feitos de Garrada PET, com lâmpadas. Imaginem como fica lindo de noite!

55 - Placa com nome do Complexo e a cara do Homenageado (todas as placas aqui tem os rostos das pessoas homenageadas! haha!)

56 - Quiosque bem simpático!

57 - Corredor central! Bom calçamento, gramado verdinho, bancos envernizados, Tudo limpinho e em excelente estado!

58 - Academia Popular

59 - Feirinha de Artesanato

60 - Parquinho

61 - Ao fundo, temos a praça que homenageia o Menino João Hélio (A Família tinha uma casa em Praia Seca, distrito de Araruama [onde fica a praia de oceano msm], e o Garoto gostava muito daqui... Daí homenagearam o menino

62 - Dois pequenos chafarizes estão bem no centro do local. Pena estarem desligados.

63 - Vista para o lado com a saída...

64 - Placa do Menino João Hélio

65 - E a placa com o Puxa-saquismo ao governador do RJ.

66 - Chafariz central, bem grande!As escadas são Cascatas, e tem muuuuuitos jatos d'água e luzes! Pena que estava deligado.

67 - Lá em cima tem mais coisas! Subindo uma rampinha que tema direita, vê-se a construção de uma Igreja Católica.

68 - Centro visto do alto

69 - Já lá em cima, bem atrás do Chafariz, dá pra ter uma noção do tamanho da praça!

70 - Olhe isso e imaginem o espetáculo que é esse chafariz ligado!

71 - Mais uma Arara! mas dessa vez não é Orelhão!

72 - Atrás do Chafariz, tem dois viveiros de pássaros. Mas nada de Arara .

73 - Tinha um casal de Pavões em cada viveiro...

74 - E uma família de ?Cacatuas?

75 - Belo Calçamento!

76 - Tem mais escadaria ainda... Só que Não vou subir mais, ... Lá em cima, nessa construção história, funciona a Faetec.

77 - Descendo novamente, em frente à construção da igreja católica, está a verdadeira homenagem ao Menino João Hélio: Um caminho com uma coleção de várias esculturas retratando a Vida e a alma do menino!

78 - São várias esculturas, que retratam o nascimento do menino, coisas que ele gostava de brincar, os amigos, o bichinho de estimação, E td mais...

79 - O Caminho termina com essa bela estátua dizendo "Dei minha vida, em troco peço Paz".

80 - Fizeram até laguinho pra dizer que ele gosta de pescar!

81 - Saindo da praça, está o "Farol do Saber" Tem vários espalhados pela cidade. Neles, tem internet grátis e bibliotecas.

82 - Retornamos ao início da Av. Brasil.

83 - Um belo comercial! Foi ele que quebrou o jejum depois de tantos anos sem Contruções de prédios em Araruama!

84 - Esse aí é o Início do Canteiro da Av. Brasil. Essa ponta é chamada de "Praça da Bíblia".

85 - É lindíssima esta praça!

86 - Basicamente, a "praça" é só as calçadas, pois o espaço todo mesmo é tomado por esse belo laguinho!

87 - Aqui tem mais um viveiro. Será que tem Araras???

88 - NOT! Mais Pavões!

89 - Uma pontezinha que leva para o local que originou o nome da praça

90 - Salmo 23

91 - Atrás, tem muuuuuuuuitas plaquinhas com o nome de várias personalidades que visitaram o local, e de vários eventos realizados ali.

92 - A mesma praça vista de longe.

93 - Aí eu já tinha ido embora. Daí quando passei por esse local, lembrei que tinha esquecido de fotografá-lo. Essa aí é a praia do Barbudo.

94 - Ela passou ano passado por um banho durante a última administração da prefeitura. Ficou bem bonita! Tem parquinhos, uma piscinha coberta para idosos fazerem hidroginástica, outro farol do Saber e um campo Society...mas Não consegui fotografar com o movimento do ônibus)...

95 - Quiosque antiqüíssimo, e que deu nome à praia!!!

Como palavra final, digo: Depois dessas obras grandiosas do último prefeito, Araruama Hoje em dia está endividada até o pescoço!!

Bom, pessoal, desculpem a enoooorme quantidade de fotos! Espero que tenham gostado.

Last edited by Thambem; August 12th, 2009 at 10:35 AM.
Thambem no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old August 12th, 2009, 01:01 PM   #2
ulilopes
Aglomerado Urbano Caipira

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 814

Bela cidade! O visual da lagoa é bacana!
Ruas e praças limpas! Aí não tem farofeiros!
Sobre os orelhões-araras, talvez a explicação seja alguma homenagem ao nome da cidade:
"Araruama" – significa o comedouro, o bebedouro das araras;
Old August 12th, 2009, 03:19 PM   #3

Sá's Avatar

Likes (Received): 946

Eu gostei das imagens da cidade, achei as praças lindas!

Grande Pensador Jeremias
Sá no está en línea   Reply With Quote
Old August 12th, 2009, 04:45 PM   #4
lorrampaiva
Alcatéia e gramofone

lorrampaiva's Avatar

Likes (Received): 1455

Chiquinho da Educação... LOL

Conheci Araruama de passagem há algumas semanas atrás, quando fui para meu puxadinho na Figueira (antes ia por Bacaxá, mas o caminho é pior). Passei por alguns desses locais mostrados nas fotos. É normalzinha, mas tem algumas coisas interessantes, como esse comercial da foto 83. E os semáforos da cidade são iguaizinhos aos de Cabo Frio...

Abraços!

>>>>>>>>> http://lorrampaiva.blogspot.com.br/ <<<<<<<<<
lorrampaiva no está en línea   Reply With Quote
Old August 12th, 2009, 05:01 PM   #5
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 1171

Bela cidade. Gostei das ruas, no geral. Não aparenta decadência nem nada.

Essas praças são um espetáculo a parte. Muito belas. E o Farol do Saber é algo oriundo de Curitiba.

Valeu pro apresentar a cidade!
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old August 12th, 2009, 05:48 PM   #6
Manezinho
Registered User

Manezinho's Avatar

Likes (Received): 51

Cidade bem simpática e agradável, com um entorno natural muito belo.

Gostei do estilo dos orelhões e pontos de ônibus, o complexo de praças também é muito lindo.

As praias são bem largas considerando que são de lagoa, e a grama é muito bem cuidada, a foto 48 está demais.

Ótimo thread! Parabéns.
Manezinho no está en línea   Reply With Quote
Old August 12th, 2009, 06:07 PM   #7
RodrigoVix
Rodrigo!

RodrigoVix's Avatar

Likes (Received): 366

Que bonita é Araruama, surpreendente a quantidade de praças, todas muito belas e bem cuidadas dá gosto de ver.
Estas cidades da região do lagos são ótimas, Valeu!
RodrigoVix no está en línea   Reply With Quote
Old August 12th, 2009, 06:10 PM   #8
DouG Wq
Registered User

DouG Wq's Avatar

Likes (Received): 256

Gostei da cidade!

Não conheço Araruama. Deu pra perceber que sofre do mal da maioria das cidades fluminenses. Alguns locais ótimos e outros nem tanto e locais nem tão distantes assim um do outro.
Mas adorei a praça e a Av. Brasil também parece ter um verde muito legal.
DouG Wq no está en línea   Reply With Quote
Old August 12th, 2009, 06:29 PM   #9
Daniel Athias
Registered User

Daniel Athias's Avatar

adorei araruama!
já tinha passado de carro pela rodovia brevemente e já tinha achado a cidade em si bem simpática, inclusive adorei o mobiliario urbano da orla e da praça, mesmo desses orelhoes kitch..mas gostei mesmo desses postes oldfashioned...muito legal
as praças e orla estao super bem cuidadas....nao sabia dessa homenagem ao joao helio...
muito bacana a cidade...parece algum balneario perdido na florida...
Daniel Athias no está en línea   Reply With Quote
Old August 12th, 2009, 07:07 PM   #10
Thambem
LoL

Thambem's Avatar

Quote:
Originally Posted by ulilopes View Post
Bela cidade! O visual da lagoa é bacana!
Ruas e praças limpas! Aí não tem farofeiros!
Sobre os orelhões-araras, talvez a explicação seja alguma homenagem ao nome da cidade:
"Araruama" – significa o comedouro, o bebedouro das araras;
Tá explicado a fixação da cidade com Araras então! Não sabia o significado do nome "Araruama" (embora o início da palavra pareça óbvio, haha!
Só não entendi porquê nos viveiros só tem pavões e não Araras!

Quote:
Originally Posted by lorrampaiva View Post
Chiquinho da Educação... LOL

Conheci Araruama de passagem há algumas semanas atrás, quando fui para meu puxadinho na Figueira (antes ia por Bacaxá, mas o caminho é pior). Passei por alguns desses locais mostrados nas fotos. É normalzinha, mas tem algumas coisas interessantes, como esse comercial da foto 83. E os semáforos da cidade são iguaizinhos aos de Cabo Frio...

Abraços!
Os semáforos são iguais aos de Cabo Frio mesmo! Também reparei nisso quando colocaram...

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
Bela cidade. Gostei das ruas, no geral. Não aparenta decadência nem nada.

Essas praças são um espetáculo a parte. Muito belas. E o Farol do Saber é algo oriundo de Curitiba.

Valeu pro apresentar a cidade!
Decadência Araruama não tem mesmo! Ela tem é estagnação. eu conheço a cidade desde pequeno (minha família toda é de Araruama...), e digo com toda certeza: A cidade não mudou em NADA! Nem caiu, nem subiu. A diferença que eu vejo, são só essas lindas praças!

E eu achei uma ótima ideia esses "Faróis do Saber"! Legal saber que a origem é de Curitiba. Boas idéias têm mesmo de serem copiadas!

Quote:
Originally Posted by Manezinho View Post
Cidade bem simpática e agradável, com um entorno natural muito belo.

Gostei do estilo dos orelhões e pontos de ônibus, o complexo de praças também é muito lindo.

As praias são bem largas considerando que são de lagoa, e a grama é muito bem cuidada, a foto 48 está demais.

Ótimo thread! Parabéns.
A Lagoa de Araruama é enorme! Vai de Araruama a Cabo Frio, e ainda banha São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Arraial do Cabo! Tem várias e várias praias 'perdidas' bem bonitas!
Old August 12th, 2009, 09:18 PM   #11
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4025

Araruama é linda, o comercial novo é show de bola e os outos prédios parecem ser bem novinhos também, parece que há um processo de adensamento em curso. Parabéns pelo thread, muito bom.
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old August 13th, 2009, 02:20 AM   #12
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Lindo lugar, valeu pelas fotos!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old August 13th, 2009, 09:53 PM   #13
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 1445

Linda, nunca tinha ouvido falar!
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old August 13th, 2009, 11:02 PM   #14
Leo10Rio
Reach your happiness

Leo10Rio's Avatar

Likes (Received): 1693

Po. eu adoro Araruama!!
Não costumava ir ao centro, mas Praia Seca eu conheço bem ( merece um thread no SSC, é um lugar muito bonito )..
Esse prefeito Chiquinho, é bem criticado pelas pessoas de Praia Seca, mas acredito que no Centro a maioria das pessoas goste dele.
Araruama é uma cidade bem bonitinha da região dos lagos, e já de certa forma, bem desenvolvida! Esse parque eu não conhecia, é bem bonito também. Esse shopping GIGI é bom, me lembro dele
Leo10Rio no está en línea   Reply With Quote
Old August 13th, 2009, 11:29 PM   #15
lorrampaiva
Alcatéia e gramofone

lorrampaiva's Avatar

Likes (Received): 1455

Criticado com razão, pois a única rua calçada de Praia Seca, até hoje, é a rodovia principal...

>>>>>>>>> http://lorrampaiva.blogspot.com.br/ <<<<<<<<<
lorrampaiva no está en línea   Reply With Quote
Old August 14th, 2009, 01:26 AM   #16
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 2927

Adorei o thread, apesar de não conhecer Araruama AINDA. Parabéns

Cconfesso que espera algo bem pior do que foi mostrado, mas para a minha surpresa, fiquei encantado pela cidadezinha bucólica. Taí, me deu vontade de conhecê-la. Na primeira oportunidade estarei ai.

Vlw
Old August 14th, 2009, 06:20 AM   #17
Thambem
LoL

Thambem's Avatar

Quote:
Originally Posted by Leo10Rio View Post
Po. eu adoro Araruama!!
Não costumava ir ao centro, mas Praia Seca eu conheço bem ( merece um thread no SSC, é um lugar muito bonito )..
Esse prefeito Chiquinho, é bem criticado pelas pessoas de Praia Seca, mas acredito que no Centro a maioria das pessoas goste dele.
Araruama é uma cidade bem bonitinha da região dos lagos, e já de certa forma, bem desenvolvida! Esse parque eu não conhecia, é bem bonito também. Esse shopping GIGI é bom, me lembro dele
Aí é que você se engana! Ninguém gosta do Chiquinho da Educação nem em Praia Seca, nem no Centro e nem nos outros distritos! Ele fez essas praças lindíssimas, e foi praticamente só isso que ele fez! Não calçou quase nenhuma rua, não fez grandes melhoras ao município, e ainda por cima deixou dívidas em cima de dívidas, o que comprometeu 2/3 do Orçamento desse ano... O novo prefeito está passando por uns males bocados...

A população adorou a praça, mas o critica porque ele preferiu fazer a praça do que coisas mais emergenciais (como saneamento básico, por exemplo... coisa que o município carece demais!)

Mas que a cidade é bonita, é sim, e não dá pra negar!

Quote:
Originally Posted by lorrampaiva View Post
Criticado com razão, pois a única rua calçada de Praia Seca, até hoje, é a rodovia principal...
E o calçamento só está lá porque a avenida principal de Praia Seca faz parte da RJ 102 e provavelmente foi asfaltada pelo Gov. do Estado... ! (Falando em RJ 102...Meu sonho é que terminem ela... Uma estrada de Búzios a Niterói, indo sempre pelo Litoral... Seria um passei fantasticamente lindo!!!). O que a Prefeitura fez em Praia Seca foi a Urbanização das Calçadas e aquelas luminárias amarelonas lindas!! (eu só botaria luzes brancas...as luzes amarelas as vezes "ferem" os olhos ) ...

Last edited by Thambem; August 14th, 2009 at 06:50 AM.
Old August 14th, 2009, 06:41 AM   #18
Abu.EdL
Eduardo Lima

Abu.EdL's Avatar

Likes (Received): 355

Eu não sabia que Araruama tinha prédios! hahaha
Pra mim eram só casas e mais casas. O centro se resumiria a uma padaria, um açougue e uma loja de surfwear. Ainda bem que me enganei!

As praças são muito bonitas mesmo! Muito bem cuidadas, inclusive. A água ainda nem está verde...

Gostei de conhecer a cidade, mudei bastante a imagem que eu tinha dela. Parabéns!
Abu.EdL no está en línea   Reply With Quote
Old August 14th, 2009, 07:32 AM   #19
Thambem
LoL

Thambem's Avatar

Tem poucos, mas tem! A Maioria são antigos, mas recentemente Araruama voltou a construir (primeiro com o prédio da foto 83, que qebrou o "jejum", e o mais recente, que é o da foto 35!

Falando em Prédios, o prédio amarelinho das fotos 68 e 78 é o mais alto da região. Infelizmente temos gabaritos baixos por aqui...

Last edited by Thambem; August 15th, 2009 at 09:13 PM.
Old August 15th, 2009, 09:19 AM   #20
Eddie_Rj
Registered User

Eddie_Rj's Avatar

Likes (Received): 24

O maior patrimônio de Araruama foi destruído em menos de 20 anos. Estou falando da Lagoa de Araruama. Lembro que eu passava o carnaval em Iguabinha na infância e a água era cristalina. Hoje, infelizmente, estão negras. Ja investiram milhões para despoluição mas ainda não foi suficiente. Gosto muito desse lugar!!!
Eddie_Rj no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
fotos, região dos lagos

Thread Tools

Posting Rules