daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Centro - Oeste

Centro - Oeste Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás



Reply

 
Thread Tools
Old August 20th, 2009, 03:02 AM   #1
vinnybsb
Marcus Batista
 
vinnybsb's Avatar
 
Join Date: Apr 2009
Posts: 1,650
Likes (Received): 8

Planaltina, Distrito Federal – 150 anos de história e contrastes (história, características e fotos da região)

O Thread vai ficar dividido em 2 partes: 1ª) Um informativo com fotos; 2ª) Fotos da região.

Hoje, dia 19 de agosto, Planaltina-DF completa 150 anos.

A mais antiga das cidades do DF tem uma história muito peculiar e características que a distinguem bem das outras regiões do Distrito Federal, mas também possui outras que a aproxima destas. 150 anos é um passado recente para muitas regiões do Brasil, mas, em se tratando de Brasília, pode ser um passado remoto, e que por muito tempo ficou no esquecimento.
Dividi em duas partes: História e Particularidades; e Fotos

1. História da Cidade (Uma versão)

Um século mais antiga que a capital federal.
Pela região de Planaltina passaram bandeirantes, tropeiros, a estrada Real do Planalto, o caminho para o desenvolvimento.
Planaltina é berço de duas importantes bacias hidrográficas do Brasil: do rio Tocantins e rio Paraná. As “águas emendadas” formam um singular fenômeno de dispersão de águas bem no meio do cerrado. A partir de um mesmo ponto, as águas do Córrego Vereda Grande, deslizando suas águas cristalinas para o norte, encontram o Rio Maranhão que vai alimentar o caudaloso Rio Tocantins. Para o sul, o Córrego Brejinho engrossa o Córrego Fumal, deste para o Rio São Bartolomeu, depois Corumbá, desaguando no Paranaíba e formando então o Rio Paraná.
A tradição conta que o primeiro nome do povoado, Mestre D’Armas, deveu-se a um mestre armeiro que se estabeleceu na região. Caminho de tropeiros que seguiam pela “Picada da Bahia”, a região começou a atrair muita gente. Foi assim com José Gomes Rabelo, que se tornou proprietário da Fazenda de mesmo nome e é apontado como fundador da cidade.

1 - Atual avenida Goiás, à época da construção.


O povoado passa a ser distrito de Luziânia em 1834 com o nome de São Sebastião de Mestre d’Armas. No dia 19 de agosto de 1859, por meio da Lei Provincial nº 03 é criado em definitivo o Distrito de São Sebastião de Mestre d’Armas, já incorporado ao município de Formosa–GO. Mais um decreto, esse de 19 de março de 1891, eleva o distrito a município. Em 1910 a cidade teria seu nome mudado para Altamir, e em 14 de julho de 1917 foi renomeado em definitivo, chamando-se Planaltina.
A Missão Cruls, encarregada de levantar as informações para a mudança da capital, chega em Planaltina. Seus membros se hospedam onde hoje é o Museu Histórico e artístico de Planaltina. A área definida pelo chamado “Polígono Cruls” engloba áreas do então município de Goiás. Planaltina passa a sonhar com a possibilidade de abrigar a nova capital. O sonho seria desfeito com a escolha do “Sítio Castanho”, local onde hoje se localiza o Plano Piloto. Planaltina perdeu a sua autonomia, passando a ser uma região administrativa do Distrito Federal.

A busca da modernidade, com um pé na tradição
Planaltina tem uma população estimada em mais de 234 mil habitantes (dados de 2005) Além dos descendentes das tradicionais famílias goianas que aqui estavam, a cidade recebeu um grande número de candangos, gente que veio buscar aqui uma nova oportunidade. A cidade tem uma grande área rural. Tem a maior produção de pimentão do país e uma importante produção de grãos. A produção de leite e derivados também é expressiva. Mas ao mesmo tempo sofre com inúmeros problemas, como infraestrutura e transportes.

Depois da construção de Brasília e o aumento da população local, foram feitas algumas tentativas de organização do espaço urbano de Planaltina. Em 1966 foi elaborado um Plano Diretor com objetivo de criar novos espaços institucionais e ao mesmo tempo preservar os espaços antigos e as tradições culturais da cidade. A Vila Burtis (Setor Residencial Leste) surge em 1971 para abrigar moradores da antiga Vila Tenório, no Núcleo Bandeirante. O fato desagradou alguns dos moradores mais antigos (do Setor Tradicional). Então foi previsto um “cordão de isolamento” constituído pelos prédios instrucionais, onde estão Hospital, a Rodoviária, o Estádio Adonir Guimarães, o Fórum e a Administração Regional. Ainda em 1969 surge o Vale do Amanhecer, fundado pela médium Neiva Chaves Zelaya, a tia Neiva.

As décadas de oitenta e noventa foram marcadas pelo aumento das ocupações irregulares. Nesta época surgem o Arapoangas, Mestre d’Armas (Estâncias I a V, Estância Planaltina,) e Aprodarmas. Na mesma época surge o Jardim Roriz, este um assentamento urbano organizado pelo GDF.

2 – Foto da época na região




Em 150 anos, Planaltina passou de município autônomo a região administrativa do Distrito Federal, de possibilidade de abrigar em seu território centenário a nova capital da república a RA 6, muitas vezes considerada mais distante do que as outras. Em 150 anos a cidade viu muitas de suas tradições arrefecerem e ressurgirem com toda a força, como a Festa do Divino. Viu o surgimento de novos setores, faculdades particulares e o campus da UnB. Viu, e ainda vê, seu casario histórico sendo vencido pelo tempo, ao mesmo tempo casas modernas ocupam o lugar. Assim Planaltina segue firmando sua identidade. Como o curioso fenômeno que dá nome à unidade de conservação “Águas Emendadas” a cidade caminha em duas direções: em busca da modernidade, mas com um pé na tradição.

Fonte: www.classificadaodf.com.br (com adaptações)
www.planaltinaemfoco.blogspot.com




2. Pedra Fundamental

Em 1892, a expedição Cruls, a mando do presidente Floriano Peixoto, veio ao Planalto Central estudar a área onde deveria ser erguida a capital do país. O grupo de 22 homens, chefiado por Luiz Cruls, passou por Planaltina, que à época chamava-se Mestre D’Armas por causa de um armeiro que morava lá.



3 - Foto da missão Cruls



A nove quilômetros de Planaltina, no Morro do Centenário, está fincada a pedra fundamental de construção da Capital da República. O monumento, erguido em 1922, a mando do presidente Epitácio Pessoa, marca o centro geográfico da América do Sul. É composto por 33 pedras de concreto, que representam os 33 primeiros anos da República (de 1889 a 1922). Para inaugurá-lo, no dia 7 de setembro de 1922, o então presidente e a comitiva vieram do Rio de Janeiro para cá em 15 caminhões. Sessenta anos depois, em 1982, o Governo do Distrito Federal decretou o tombamento provisório da Pedra Fundamental.


A pedra fundamental de Brasília está localizada no Morro do Centenário a 1033 metros de altitude, na Região Administrativa de Planaltina, Distrito Federal. Foi assentada em 7 de setembro de 1922, em comemoração ao centenário da Independência. Baseada no sonho de Dom Bosco, a pedra fudamental caracteriza o ponto central do Brasil, "entre os paralelos 15 e 20 graus".

O Obelisco tem forma piramidal de base quadrada com 3,75m de altura, a, contar das fundações. As suas faces estão orientadas pelos pontos cardeais. A Placa comemorativa está situada na face oeste. A praça que a entorna, contribui par o bem-estar dos visitantes com passeios e bancos de concreto, existindo também, um heliporto para os visitantes que desejam locomover-se de helicóptero. Do local, tem-se uma boa visão da área em todas as direções.


Fotos
4 – Pedra e inscrição



5 – morro da pedra



6 – mapa da pedra



7 – pedra fundamental – foto antiga



Fontes
http://www.mochileiros.com/pedra-fun...ia-t24575.html
http://wikimapia.org/10440398/pt/Ped...-Bras%C3%ADlia




3. VIA SACRA, uma das maiores do Mundo!
Historia da Via Sacra


1 - HISTÓRICO
Tudo começou com um sonho em pleno meio dia. Pe. Aleixo Susin, então pároco, chegando no côncavo da confluência dos três morros, contemplando as belezas da paisagem, teve um sonho em pleno dia: “... parecia-me Sexta-Feira Santa à tarde e vi uma multidão lotando literalmente as encostas e os topos dos morros, enquanto era feita a Via Sacra ao Vivo”.

Em abril de 1973, portanto, há 36 anos. Primeiramente, com três procissões, partindo das três Igrejas Católicas: Matriz de São Sebastião, São Vicente de Paulo e Santa Rita de Cássia, encontraram-se e se concentraram ao pé do Morro da Capelinha. O grupo JUP da Paróquia, liderados pela Irmã Celina, encenou pela primeira vez, de um modo simples, a Paixão e Morte de Cristo, dando assim origem à tradicional Via Sacra ao Vivo de Planaltina-DF.

Após três anos, o Pe. Aleixo Susin, confiou a tarefa aos Cursilhistas, que com todo o entusiasmo e eficiência, realizaram a Missão. E a multidão foi crescendo de tal forma que já não cabia mais na esplanada no alto do morro e foi necessário transferir a encenação para onde atualmente está sendo realizada.Nos anos seguintes, as encenações foram crescendo em técnica e em público, porém, sempre com o caráter amador, sendo aplicados recursos como microfone, carro de som, figurinos, etc.

O grande salto na Via Sacra aconteceu em 1986, quando o evento da Semana Santa em Planaltina, foi incluído no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal. A partir de então, os espetáculos tiveram um salto em qualidade, atraindo milhares de pessoas de diversas regiões, bem como a atenção da imprensa. A dedicação dos membros do grupo e a parceria com o governo foram decisivas no crescimento das encenações. Em 1991, o historiador planaltinense Mário de Castro, após intensa pesquisa, chegou ao texto usado pela Via Sacra até hoje.

O grupo também deixou de lado os sistemas de som mais simples, partindo para modernas estruturas de sonorização e iluminação, bem como a utilização de play back para melhor audição por parte do público. A cada ano as comemorações da Semana Santa crescem em qualidade e em público.

A introdução do Domingo de Ramos, Santa Ceia, Via Sacra da Criança, além dos shows de música, estimularam o interesse tanto da população como da mídia, sendo que a Via Sacra é hoje, o evento popular que mais atrai a atenção da imprensa e do público em todo o DF e região.
Atualmente, a apresentação realizada na Sexta-Feira Santa chega a reunir mais de 150 mil pessoas.


Fotos da Via Sacra de Planaltina
8 – Público chegando ao alto do morro (ainda não estava cheio!)

9 – Início da encenação, parte baixa do morro

10 –

11 –

12 –


Fontes
http://www.viasacraplanaltinadf.com....&id=1&Itemid=2
http://fotoetal.blogspot.com/2007/04...lanaltina.html
http://zuleikasouza.wordpress.com/20...-da-capelinha/
www.ssp.df.gov.br


Fotos do Morro da Capelinha

13.

14.

Fonte: www.panoramio.com (por raursfr)

15. Do alto do morro



4. FESTA DO DIVINO


Planaltina em festa
(19/05/2009 - 18:21)
O ano de 2009 está sendo de muita festa na mais antiga cidade do Distrito Federal. Em agosto, Planaltina completará 150 anos. E os festejos já começaram. Depois da Via Sacra, agora é a vez da realização da Festa do Divino, que vai de 22 a 31 de maio. O evento atrai mais de quatrocentos festeiros por dia.
Além da Festa do Divino, que consiste na realização de novenas em quatro paróquias da cidade (São sebastião, Santa Rita de Cássia, São Vicente de Paula e Nossa Senhora do Calvário), no mesmo período, é realizada a Folia de Roça, quando as fazendas das áreas rurais abrem suas porteiras para oferecer pouso aos festeiros.
No sábado (30), às 15h, mais de quinze mil pessoas deverão assistir ao Cruzamento das Bandeiras (encontro das duas folias), na Praça Central da Igreja Matriz de Planaltina.

Histórico
A origem da Festa do Divino remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados de Bodo aos Pobres com distribuição de comida e esmolas. Há referências históricas que indicam que foi inicialmente instituída, em 1321, pelo convento franciscano de Alenquer sob proteção da Rainha Santa Isabel de Portugal e Aragão.

A devoção ao Divino encontrou um solo fértil para florescer nas colônias portuguesas, especialmente no arquipélago dos Açores. De lá, espalhou-se para outras áreas colonizadas por açorianos, como a Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América, e diversas partes do Brasil.

A Festa do Divino Espírito Santo em Planaltina é realizada há quase um século e meio.

16. Procissão da Folia de Rua pela cidade

17. Procissão da Folia de Rua pela cidade

18. Idem

19. Altar da igreja matriz, na festa do Divino 2009

http://www.emater.df.gov.br/003/0030...CD_CHAVE=84244 (com adaptações)
www.arquidiocesedebrasilia.com.br




5 -Estação Ecológica de Águas Emendadas

No seio de uma belíssima vereda longilínea, talvez mais delgada que tantas que o cerrado abriga, está o extraordinário fenômeno geográfico da dispersão das águas. Vertendo de um mesmo ponto para duas grandes bacias hidrográficas em direções opostas, Tocantins e Paraná.


20.


Uma área de 10 mil e 547 hectares no centro do Cerrado Brasileiro compõe a Estação Ecológica de Águas Emendadas, situadas no extremo nordeste do Distrito Federal, na Região Administrativa de Planaltina DF. A unidade foi criada originalmente com uma reserva biológica quando ainda não contava com a região da Lagoa Bonita, tendo sido incorporada posteriomente e só foi transformada em estação ecológica em 1988.


20. Entrada da estação



21. Lagoa Bonita


www.planaltinadf.com.br
http://4.bp.blogspot.com
www.unb.br/fac

O Thread vai ficar meio grande...
__________________
"Né, Nicole?"

Last edited by vinnybsb; August 30th, 2009 at 04:46 PM.
vinnybsb no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old August 20th, 2009, 03:34 AM   #2
vinnybsb
Marcus Batista
 
vinnybsb's Avatar
 
Join Date: Apr 2009
Posts: 1,650
Likes (Received): 8

Continuando...

Vamos às fotos!!!

Infelizmente não deu pra tirar fotos de todos os bairros, eu ia andar pra caramba... mas tirei essas aí (quase todas são minhas...):


Setor Tradicional



1. Igrejinha de São Sebastião




2. Casa do Artesão




3. Rua




4. Rua Maranhão





5. Rua em frente à praça da Igrejinha




6. Praça da Igrejinha




7. Idem




8. Idem




9. Idem




10. Idem




11. Igreja Matriz e museu




12. Igreja Matriz



13. Igrejinha – externa



14. Igrejinha – interna



15. Matriz



16. Av. Mal. Floriano Peixoto




17. Praça da Igrejinha



18. idem



19. Idem




20. Av. São Paulo




21. Av. Mal. Floriano Peixoto





22.




23. Rua Bernardo Sayão




24.




25.




26.




27.




28.




29.



30.




31.




32.




33.




34.




35.




36.



37.




38.




39. Setor Tradicional visto do setor recreativo




40.




41.




42.




43.




44.




45.




46.




47.




48.




49. Rua no Setor Tradicional, larga e arborizada




50. Parte de Planaltina vista a partir da Estância, no Setor Mestre d’Armas




51.




52. Prediozinho simpático




53. Praça do Museu




54. Há muitas casas em construção principalmente nos bairros centrais




55.




56.




57. Comércio local em expansão




58. Outras casas, ao lado de casas históricas




59.




60. Av. Mal. Deodoro




61.




62.




63.




64.




65.




66.



67.



68.



69.



70.



Áreas Centrais


71. Parte da Rodoviária




72. Feira de Roupas



73. Parte do comércio



74.



75.



76.



77.



78.



79.



80. Ministério Público



81.



Avenida Independência


82.



83. Entrada Norte da Cidade



84. Uma clínica



85.



86.



87. Av. Independencia no Setor Sul



Setor Sul
Setor que vem se valorizando bem ultimamente


88.



89. Nessa rua há quase pouco tempo quase só havia terrenos



90.



91.



92.



93.



Setor Norte


94.



95.



96.



97.



98.



99.


Setor Residencial Norte (Jardim Roriz)


100. Visto a partir da av. Independência



101.



102.



Vila Vicentina


103. Ipê



104. rua



Bairro N. Sra. de Fátima


105.



106.


Vila Buritis (região grande, com muito comércio, mas infelizmente não pude ir lá tirar fotos...)


107.


Setor Mestre d’Armas – Estância


108. Visto a partir do Setor Norte



109. Estância I – em obras e em regularização


Outras

110. Planador sobre o Morro da capelinha (panoramio)



111. Terreno para a construção do Expansão do Setor Residencial Oeste



112. Obras da Vila Olímpica



113. Condomínio Sarandi (a partir da av. Goiás)



114. Herança do tio Roriz...



115. Praça do Estudante, entregue hoje (a foto é de uma semana antes)



116. Casa no estilo de Fazenda



117. Setor de Chácaras



118. Morro da Capelinha



119.



120. Parte de Planaltina vista do alto do morro da capelinha



121.



122. Na subida...


Desculpem o tamanho, mas merecia.
Espero que gostem e comentem!
P.S.: o número de fotos é quase igual a idade da cidade...


Existe também um thread muito bom que foi feito pelo forista Nunobsb sobre Planaltina: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=938424

O DFTV tem exibido alguns vídeos muito interessantes nessa semana também, o de hoje (19) é belíssimo:

Brasília e Planaltina tem muito em comum: http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFT...+EM+COMUM.html


Planaltina pré Brasília: http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFT...S+GOIANAS.html


Planaltina pós Brasília: http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFT...LANALTINA.html
__________________
"Né, Nicole?"

Last edited by vinnybsb; August 30th, 2009 at 04:43 PM.
vinnybsb no está en línea   Reply With Quote
Old August 20th, 2009, 04:03 AM   #3
nunobsb
Registered User
 
nunobsb's Avatar
 
Join Date: Feb 2009
Location: Planaltina/Brasília/Distrito Federal
Posts: 1,412
Likes (Received): 0


SENSACIONAL AS FOTOS!!
Planlatina é uma cidade única no DF...
Cresci na rua da foto 22...
Era cheia de Flamboyant lá.. mas tiraram pq tava acabando com o asfalto! rsrs
Só uma correção: na foto 111 é a expansão do Setor Residencial Oeste... o leste é a (vila buritis)

Ps: Obrigado pela divulgação do meu thread... vou retribuir! rsrs
nunobsb no está en línea   Reply With Quote
Old August 20th, 2009, 04:16 AM   #4
vinnybsb
Marcus Batista
 
vinnybsb's Avatar
 
Join Date: Apr 2009
Posts: 1,650
Likes (Received): 8

Quote:
Originally Posted by nunobsb View Post

SENSACIONAL AS FOTOS!!
Planlatina é uma cidade única no DF...
Cresci na rua da foto 22...
Era cheia de Flamboyant lá.. mas tiraram pq tava acabando com o asfalto! rsrs
Só uma correção: na foto 111 é a expansão do Setor Residencial Oeste... o leste é a (vila buritis)

Ps: Obrigado pela divulgação do meu thread... vou retribuir! rsrs

Obrigado!
É verdade... desde pequeno eu tenho um misto de admiração, curiosidade e desejo por conhecer melhor a cidade e fazer conhecer também. Já morei em pelo menos dois lugares de Planaltina. (ainda moro... rsrs)
Legal a sua rua, mudou muito de uns anos pra cá! Eu fiquei com pena quando vi cortarem as árvores, mas fazer o que, né? rsrs
Vlw!!!
__________________
"Né, Nicole?"
vinnybsb no está en línea   Reply With Quote
Old August 20th, 2009, 06:08 AM   #5
eamaral
Registered User
 
Join Date: Jan 2008
Posts: 833
Likes (Received): 1

Oi Vinny,

legal o thread, mas era pra ser postado na página principal do fórum, em
http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?f=272
Aqui é só o repositório dos threads, depois q eles passam um tempo lá onde são vistos por mais gente. Pede pra um administrador mover pra vc...

Mt legais as fotos, principalmente do Morro da Capelinha.
eamaral no está en línea   Reply With Quote
Old August 20th, 2009, 01:10 PM   #6
snt3000
trinta zero zero
 
snt3000's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Brasília de Lúcio Costa
Posts: 2,956
Likes (Received): 57

aaaah, finalmente os foristas de Planaltina estão saindo de casa!!

Valeu Vinny, este thread, junto com o do Nuno, mataram muito a minha curiosidade sobre a "mãe de Brasília". Além da cidade ter me surpreendido (positivavemente)

Abraços!
snt3000 no está en línea   Reply With Quote
Old August 20th, 2009, 11:51 PM   #7
vinnybsb
Marcus Batista
 
vinnybsb's Avatar
 
Join Date: Apr 2009
Posts: 1,650
Likes (Received): 8

Quote:
Originally Posted by eamaral View Post
Oi Vinny,

legal o thread, mas era pra ser postado na página principal do fórum, em
http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?f=272
Aqui é só o repositório dos threads, depois q eles passam um tempo lá onde são vistos por mais gente. Pede pra um administrador mover pra vc...

Mt legais as fotos, principalmente do Morro da Capelinha.
Obrigado pela dica!!! Realmente, não sabia...
Já pedi para um dos moderadores mover para a página principal.
Obrigado! Pena que nas fotos a sensação de estar lá no alto não é a mesma! Fica o convite!

Quote:
Originally Posted by snt3000 View Post
aaaah, finalmente os foristas de Planaltina estão saindo de casa!!

Valeu Vinny, este thread, junto com o do Nuno, mataram muito a minha curiosidade sobre a "mãe de Brasília". Além da cidade ter me surpreendido (positivavemente)

Abraços!
é verdade! já tava passando da hora...
que bom que a surpresa foi boa! Geralmente as pessoas só conhecem Planaltina pelos noticiários negativos que só mostram lugares restritos e não a cidade como um todo!
Obrigado!
__________________
"Né, Nicole?"
vinnybsb no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2009, 02:57 AM   #8
felipebarros2003
Registered User
 
felipebarros2003's Avatar
 
Join Date: May 2007
Location: Sobradinho, DF
Posts: 190
Likes (Received): 0

Nossa! Seu thread está EXCELENTE !!!!!!!!!!!!! Arrasou mesmo.
Confesso que me surpreendi muito com Planaltina! Só estive na cidade umas três vezes e a última delas foi há uns sete anos. A cidade parece mais bonita e bem cuidada. As casas estão muito boas. O setor tradicional está muito bonito. Quantas mansões hein?

Espero que o mesmo ocorra com os ''condominios'' ao seu redor e que esta cidade, parte da história de todos os brasilienses, supere seus problemas e se torne um ótimo lugar para viver. Parabéns a cidade e seus moradores!!!!!!!
felipebarros2003 no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2009, 04:27 AM   #9
vinnybsb
Marcus Batista
 
vinnybsb's Avatar
 
Join Date: Apr 2009
Posts: 1,650
Likes (Received): 8

Quote:
Originally Posted by felipebarros2003 View Post
Nossa! Seu thread está EXCELENTE !!!!!!!!!!!!! Arrasou mesmo.
Confesso que me surpreendi muito com Planaltina! Só estive na cidade umas três vezes e a última delas foi há uns sete anos. A cidade parece mais bonita e bem cuidada. As casas estão muito boas. O setor tradicional está muito bonito. Quantas mansões hein?

Espero que o mesmo ocorra com os ''condominios'' ao seu redor e que esta cidade, parte da história de todos os brasilienses, supere seus problemas e se torne um ótimo lugar para viver. Parabéns a cidade e seus moradores!!!!!!!
Poxa, que bom!!! Obrigado!
Pois é... a cidade mudou muito nesses últimos tempos. Costumo comentar com algumas pessoas que nos últimos 4 ou 5 anos muita coisa mudou, a maioria, pra melhor!
O Setor Tradicional anda bem preservado, se modernizando (algumas casas antigas precisam ser mais cuidadas) e arborizado. Acho bem agradável.

Com as obras de infraestrutura e urbanização eu acho que os "condomínios" vão dar uma melhorada também, assim espero.
Obrigado!
__________________
"Né, Nicole?"
vinnybsb no está en línea   Reply With Quote
Old August 23rd, 2009, 12:05 AM   #10
haznobe
Brasiliense da Bahia!
 
haznobe's Avatar
 
Join Date: Jan 2009
Location: Brasília
Posts: 2,704
Likes (Received): 46

Tô gostando de ver Planaltina por aqui!!! Nesses dois threads ficou claro que a RA é grande, em desenvolvimento e muito bonita!
Parabéns pelo thread vinny! Ficou excelente!
haznobe no está en línea   Reply With Quote
Old August 23rd, 2009, 01:22 AM   #11
Driano MG
Mineiro da Mata
 
Driano MG's Avatar
 
Join Date: Sep 2007
Location: Juiz de Fora
Posts: 8,912
Likes (Received): 613

Esse therad é mto informativo, acredito que mta gente como eu jurava que Planaltina era uma cidade satélite formada junto com a criação do DF.

Belo thread!
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old August 24th, 2009, 02:21 AM   #12
vinnybsb
Marcus Batista
 
vinnybsb's Avatar
 
Join Date: Apr 2009
Posts: 1,650
Likes (Received): 8

Quote:
Originally Posted by haznobe View Post
Tô gostando de ver Planaltina por aqui!!! Nesses dois threads ficou claro que a RA é grande, em desenvolvimento e muito bonita!
Parabéns pelo thread vinny! Ficou excelente!
Que bom, haznobe!! bom que ficou uma boa impressão.
Obrigado!

Quote:
Originally Posted by Driano MG View Post
Esse therad é mto informativo, acredito que mta gente como eu jurava que Planaltina era uma cidade satélite formada junto com a criação do DF.

Belo thread!
Pois é, muita gente pensa isso mesmo! é uma parte da história de Brasília ("pré-história"... ) que é pouco ou mal divulgada.
Obrigado!
__________________
"Né, Nicole?"
vinnybsb no está en línea   Reply With Quote
Old August 31st, 2009, 10:46 PM   #13
vinnybsb
Marcus Batista
 
vinnybsb's Avatar
 
Join Date: Apr 2009
Posts: 1,650
Likes (Received): 8

edit...
__________________
"Né, Nicole?"
vinnybsb no está en línea   Reply With Quote
Old September 1st, 2009, 01:14 AM   #14
don_quito
Que deselegante!!!!
 
don_quito's Avatar
 
Join Date: Apr 2008
Location: Brasília
Posts: 3,838
Likes (Received): 16

parabens vinny...bem completo o tread!!! planaltina vem crescendo, desenvolvendo e gostei das tuas fotos!
__________________
Para ter acesso aos meus treads clique AQUI
don_quito no está en línea   Reply With Quote
Old September 1st, 2009, 02:19 AM   #15
tonyssa
.
 
tonyssa's Avatar
 
Join Date: Aug 2007
Posts: 73,258

Muito bom o thread, parabéns! Fiquei impressionado com a grandiosidade do espetáculo da paixão de Cristo!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old September 1st, 2009, 05:07 AM   #16
david!bsb
David Rodrigues
 
david!bsb's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: Brasília
Posts: 2,405
Likes (Received): 73

Parabéns
david!bsb no está en línea   Reply With Quote
Old September 2nd, 2009, 02:38 AM   #17
vinnybsb
Marcus Batista
 
vinnybsb's Avatar
 
Join Date: Apr 2009
Posts: 1,650
Likes (Received): 8

Quote:
Originally Posted by don_quito View Post
parabens vinny...bem completo o tread!!! planaltina vem crescendo, desenvolvendo e gostei das tuas fotos!
Obrigado, don_quito!!! Espero que esse desenvolvimento se consolide de vez!


Quote:
Originally Posted by tonyssa View Post
Muito bom o thread, parabéns! Fiquei impressionado com a grandiosidade do espetáculo da paixão de Cristo!
Obrigado, tonyssa!!! é verdade, a Via Sacra daqui é uma das maiores do mundo e a segunda maior do Brasil, ficando "atrás" somente da Via Sacra de Nova Jerusalém-PE...


Quote:
Originally Posted by david!bsb View Post
Parabéns
Obrigado, david!!!
__________________
"Né, Nicole?"
vinnybsb no está en línea   Reply With Quote
Old October 25th, 2009, 03:09 PM   #18
vinnybsb
Marcus Batista
 
vinnybsb's Avatar
 
Join Date: Apr 2009
Posts: 1,650
Likes (Received): 8

Planaltina ganha Praça do Estudante

(19/10/2009 - 15:20)


Foto: Roberto Rodrigues

Os estudantes de Planaltina ganharam, nesta quinta-feira (15), um espaço que promete incentivar o esporte e o lazer da cidade: a Praça do Estudante. Com aproximadamente 70 mil m², o local oferece quadras poliesportivas, pista de cooper, parquinho, campos de futebol de areia e de grama sintética e área para ginástica. O espaço, localizado entre seis escolas públicas, era um terreno baldio e foram necessários 40 dias para completar as obras. Os materiais usados para confecção dos brinquedos, bancos e mesas são todos reaproveitados.

Segundo o administrador de Planaltina, Aylton Gomes, o local era uma área destinada a um complexo de esportes, mas estava abandonado. “Era muito perigoso passar por aqui durante a noite. As pessoas tinham medo, pois não tínhamos iluminação. Esta praça é um marco na história da nossa cidade”, disse Gomes.

O medo e a insegurança deram lugar a convivência entre os estudantes e moradores. Janaína Tavares, 21 anos, é aluna do terceiro ano do Centro de Ensino 2 e já percebeu as mudanças. “Passo aqui todos os dias. Era muito escuro e abandonado. Agora, os meninos aproveitam para jogar bola e muita gente vem para namorar. A praça ficou muito boa e iluminada”, contou.

Durante a inauguração, O governador José Roberto Arruda aproveitou para relembrar aos moradores e estudantes a antiga condição da praça. "Este era um lugar abandonado no meio da cidade. Agora, é um lugar para o encontro das pessoas. Ficou muito mais bonito do que eu podia imaginar", disse o governador.

Arruda falou que a intenção é dar ao local o nome do professor Mário Alves. “Em homenagem aos estudantes, aos professores e ao aniversário de Planaltina estamos inaugurando esta praça. Acredito que nada mais justo do que chamá-la de Praça dos Estudantes Mário Alves”, afirmou. Para levar a ideia para frente, um Projeto de Lei será encaminhado para a Câmara Legislativa.

Mário foi professor de Educação Física em meados da década de 70. Criador da Associação dos Moradores do Setor O, o professor ficou conhecido na região por acreditar que a educação e o esporte eram um dos melhores caminhos para retirar as crianças e os jovens da marginalidade. “Esta praça era um sonho dele”, contou Arruda.

Thássia Alves - Agência Brasília

Fonte: http://www.planaltina.df.gov.br/003/...CD_CHAVE=91333
__________________
"Né, Nicole?"
vinnybsb no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2009, 04:08 AM   #19
Captain boeing 747
Registered User
 
Join Date: Jul 2008
Posts: 906
Likes (Received): 0

ela faz parte da região metropolitana de brasília ???

Bela cidade...
Captain boeing 747 no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2009, 04:48 PM   #20
vinnybsb
Marcus Batista
 
vinnybsb's Avatar
 
Join Date: Apr 2009
Posts: 1,650
Likes (Received): 8

Obrigado!

Na verdade, não só na "região metropolitana", mas também como parte de Brasília, já que Planaltina é uma das Regiões Administrativas do Distrito Federal (um dos "bairros" de Brasília), pois, como fica dentro do DF, não pode ser considerada município.

não sei se ficou claro... é meio complicada a questão...
__________________
"Né, Nicole?"
vinnybsb no está en línea   Reply With Quote


Reply

Tags
brasilia

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 02:28 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu